Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O emigrante que regressa a Portugal, louco ou nem por isso?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
    Dizer que Londres não tem qualidade de vida é anedótico. Uma coisa é ter saudades da família e lá da santa terrinha, outra é insinuar que Londres não presta, o que é, de todo, falso.
    80% das pessoas que eu conheço que já estiveram em Londres e conhecem bem a cidade dizem que não trocavam Lisboa por Londres. Engarrafamentos, mau tempo, elevado crime, não a considero uma cidade com grande qualidade de vida.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Bondville Ver Post
      80% das pessoas que eu conheço que já estiveram em Londres e conhecem bem a cidade dizem que não trocavam Lisboa por Londres. Engarrafamentos, mau tempo, elevado crime, não a considero uma cidade com grande qualidade de vida.
      Também há certamente quem prefira a vida pacata de Freixo de Espada à Cinta do que ir morar para a metrópole. Está tudo relacionado com o que cada qual necessita para ser feliz. O exemplo dado neste tópico faz-nos perceber porque é que alguém pode morar em Londres e não gostar: se não tiver condições para fazer mais do que uma vida subúrbios - trabalho - subúrbios, é evidente que não vai aproveitar aquilo que de bom a cidade tem para oferecer.

      Nunca morei em Lisboa. Mas já morei em Londres. E posso-te dizer que é uma cidade fervilhante, onde cada dia é diferente do anterior. Há sempre algo novo para fazer, não há a monotonia que se sente aqui em Portugal, onde todos os dias são iguais, onde estás sempre nos mesmos sítios, a fazer as mesmas coisas, com as mesmas pessoas.

      Engarrafamentos nunca apanhei, dado que andava quase sempre de metro. Aliás, creio ser um disparate ter carro próprio em Londres. Mau tempo também não apanhei - era mais frio do que cá, mas também chovia menos. Elevado crime? Nunca tive problemas. Talvez nos arredores seja mais complicado. No centro sinto-me mais seguro do que em Portugal. Muito mais.

      Comentário


        #33
        A minha mãe já teve uma depressão grave, em Portugal (nos anos 90, em que se vivia bem aqui), por saudades de um país do 3º mundo. A estabilidade económica não é sinonimo de felicidade.

        Comentário


          #34
          Isso depende de cada um, estando em Londres há tantos anos não me surpreende que queira mudar, deve querer que a filha cresça a falar português e com os nossos costumes, não acho bem nem mal, é uma opção.

          Convém é ter alguma coisa garantida aqui, isto neste momento está tudo menos para oportunidades.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
            Também há certamente quem prefira a vida pacata de Freixo de Espada à Cinta do que ir morar para a metrópole. Está tudo relacionado com o que cada qual necessita para ser feliz. O exemplo dado neste tópico faz-nos perceber porque é que alguém pode morar em Londres e não gostar: se não tiver condições para fazer mais do que uma vida subúrbios - trabalho - subúrbios, é evidente que não vai aproveitar aquilo que de bom a cidade tem para oferecer.

            Nunca morei em Lisboa. Mas já morei em Londres. E posso-te dizer que é uma cidade fervilhante, onde cada dia é diferente do anterior. Há sempre algo novo para fazer, não há a monotonia que se sente aqui em Portugal, onde todos os dias são iguais, onde estás sempre nos mesmos sítios, a fazer as mesmas coisas, com as mesmas pessoas.

            Engarrafamentos nunca apanhei, dado que andava quase sempre de metro. Aliás, creio ser um disparate ter carro próprio em Londres. Mau tempo também não apanhei - era mais frio do que cá, mas também chovia menos. Elevado crime? Nunca tive problemas. Talvez nos arredores seja mais complicado. No centro sinto-me mais seguro do que em Portugal. Muito mais.
            Uma coisa é garantido para uma pessoa de classe média alta a qualidade de vida em Lisboa é muito melhor que em Londres. Mas de longe. E no Mundo Londres fica fora do Top 30 das cidades com a melhor qualidade de vida.

            Comentário


              #36
              Uma pessoa deve ir para onde se sente bem (de preferência se tiver trabalho).

              Agora com £1000 de ordenado em Londres tenho a certeza absoluta que está bem melhor a viver em Portugal.

              Comentário


                #37
                Era louco se andasse na rua a imitar uma galinha e a mostrar o rabo aos policias...


                Se não é o caso, então é uma ideia perfeitamente aceitável.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Bondville Ver Post
                  Uma coisa é garantido para uma pessoa de classe média alta a qualidade de vida em Lisboa é muito melhor que em Londres. Mas de longe. E no Mundo Londres fica fora do Top 30 das cidades com a melhor qualidade de vida.
                  Não sei quais são as bases que tens para fazer uma afirmação dessas. Não me parece que seja assim, de todo.

                  E depois há o problema da subjectividade da "qualidade de vida". O que não devem faltar são estudos que dizem que Lisboa está longe de ser a cidade Portuguesa com melhor qualidade de vida. Depende daquilo que se valorizar.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                    Não sei quais são as bases que tens para fazer uma afirmação dessas. Não me parece que seja assim, de todo.

                    E depois há o problema da subjectividade da "qualidade de vida". O que não devem faltar são estudos que dizem que Lisboa está longe de ser a cidade Portuguesa com melhor qualidade de vida. Depende daquilo que se valorizar.

                    Aí está!!

                    Tenho um colega português que adora viver cá em Tenerife. O clima é excelente, as paisagens são BRUTAIS, o custo de vida é acessível, a gasolina custa, com os recentes aumentos, 0,88€, há segurança.
                    Anda de calções e T-shirt o ano todo, a filha de 9 anos anda à vontade dentro do condomínio. paga cerca de 500/550 por um T2 com piscina, garagem, vista mar e a 3 minutos a pé da praia, em condomínio fechado. Sente que está de férias o ano todo, apesar de trabalhar bastante.

                    Eu já não vejo as coisas assim...sinto falta de estar perto de uma cidade, de ver gente, de ter um Hiper a menos de 80 km's de casa. Apesar de ser uma ilha, até há infraestruturas, AE, etc...mas como há "pouca" população, as coisas ficam centralizadas na capital..não gosto muito das pessoas de cá....como não tenho filhos, é uma preocupação menos...
                    É obvio que valorizo o que a ilha tem de bom...e tenho perfeita consciência que, com o (pouco) que ganho actualmente, dificilmente terei melhor "qualidade de vida" em termos de custos....

                    Se calhar, depois de sair daqui, até vou ter saudades....mas posso sempre voltar....

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      Eu andava a trabalhar 12h por dia em PT e cá fora trabalho 8h (e com muita flexibilidade).

                      Não peguem nos exemplos de há 20 anos a trás e façam a regra
                      Desculpa amigo, os emigrantes a trabalhar nas condições que referiram perfazem para aí 98%, se não mais. Agora começou a mudar, é certo. Começam a ir licenciados ou técnicos com elevada formação para empregos "melhores" e mais bem pagos. Mas a grande maioria ainda vai para lá para as obrinhas ou para a limpeza.
                      Por isso, sim os exemplos de 20 anos ainda são a regra, mas a diferença é que agora há excepções.

                      Cumprimentos.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                        Aí está!!

                        T

                        Eu já não vejo as coisas assim...sinto falta de estar perto de uma cidade, de ver gente, de ter um Hiper a menos de 80 km's de casa. Apesar de ser uma ilha, até há infraestruturas, AE, etc...mas como há "pouca" população, as coisas ficam centralizadas na capital..não gosto muito das pessoas de cá....como não tenho filhos, é uma preocupação menos...
                        É obvio que valorizo o que a ilha tem de bom...e tenho perfeita consciência que, com o (pouco) que ganho actualmente, dificilmente terei melhor "qualidade de vida" em termos de custos....

                        Metes te no Fred Olson e das um saltinho a Las Palmas! Já tens uma cidade jeitosa.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
                          Desculpa amigo, os emigrantes a trabalhar nas condições que referiram perfazem para aí 98%, se não mais. Agora começou a mudar, é certo. Começam a ir licenciados ou técnicos com elevada formação para empregos "melhores" e mais bem pagos. Mas a grande maioria ainda vai para lá para as obrinhas ou para a limpeza.
                          Por isso, sim os exemplos de 20 anos ainda são a regra, mas a diferença é que agora há excepções.

                          Cumprimentos.
                          True. Não é preciso ser-se emigrante para conhecer a realidade da emigração portuguesa. Há países então onde os emigrantes portugueses são super explorados e mal tratados. Infelizmente é uma realidade e está-se sempre a ouvir nas notícias. Isto não é estar a chamar coitadinhos a ninguém, é estar a constatar uma realidade. Aliás negar isso das duas uma: ou é desconhecimento ou é recusar-se a ver a verdade.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                            Uma pessoa deve ir para onde se sente bem (de preferência se tiver trabalho).

                            Agora com £1000 de ordenado em Londres tenho a certeza absoluta que está bem melhor a viver em Portugal.
                            Pá, é assim, não sabes o que dizes certamente.
                            Sabes o custo de vida de Londres? É só uma das cidades mais caras do mundo. Sim, para o apartamento (se quiseres um apartamento normal, numa localização razoável), é quase isso. E mais, ele está a trabalhar 12h, não 8.
                            Se ele trabalhasse 12h cá ganhava à volta dos €650/€700. E com €700 vives muito melhor cá do que lá.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
                              Pá, é assim, não sabes o que dizes certamente.
                              Sabes o custo de vida de Londres? É só uma das cidades mais caras do mundo. Sim, para o apartamento (se quiseres um apartamento normal, numa localização razoável), é quase isso. E mais, ele está a trabalhar 12h, não 8.
                              Se ele trabalhasse 12h cá ganhava à volta dos €650/€700. E com €700 vives muito melhor cá do que lá.
                              LOOL e ler o que se escreve antes de mandar postas?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                                LOOL e ler o que se escreve antes de mandar postas?
                                Postas mandas tu.
                                Se achas que estou a desinformar, faz o favor de corrigir e dar casos/exemplos concretos. Agora o típico: LOLOLOL. Essa já é velha.
                                E achas que vives melhor com €1156 em Londres do que em Portugal com €700? Se achas mesmo isso então tu é que não estás bem da cabeça amigo.
                                Por €1156 em Londres a 12h é exploração, semi-escravatura mesmo.

                                Comentário


                                  #46
                                  foi exactamente o que ele disse

                                  Comentário


                                    #47
                                    Não havia necessidade...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Phili Ver Post
                                      Sim, mas esse é o teu caso. Já agora só para a estatística não queres dizer a idade, habilitações, o que fazes, és solteiro, casado, filhos? É que dependendo das respostas os cenários podem ser muuuito diferentes. Estou a falar sobretudo do português de meia idade, poucas habilitações, emprego pouco qualificado, com filhos...

                                      Quanto ao resto eu estou a falar de casos que conheço. Conheço emigrantes com 2 empregos, trabalham que se matam e não fazem mais nada que é trabalhar... Mas sim, não se pode generalizar e tb há gente muito bem de vida. Não digo que os emigrantes que lá andam a matar-se a trabalhar não estejam alguns tb de certa forma bem, só que isso para mim não é vida.
                                      Claro que é diferente. Eu tenho 25 anos e sou eng mecânico. Estou a fazer um estágio no CERN. Sou solteiro e bom rapaz (embora sem autorização para má vida ).

                                      Sei que a grande parte da emigração é a de antigamente, mas isso está a mudar. Hoje já não se imigra pelo dinheiro, simplesmente porque a diferença de ordenado já não é tão grande como há 20 anos atrás. Hoje se queres morar numa grande cidade europeia, com o ordenado normal e a fazer uma vida normal (sair, passear, jantar fora de vez em quando, etc.) poupas tanto dinheiro como em Portugal a fazer o mesmo.

                                      Claro que quem não tem emprego pode ter apenas esta opção.

                                      Cada caso é um caso!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                        Não havia necessidade...
                                        Pois não não...mas quem não consegue ler direitinho e é impulsivo até dizer chega dá nistoO teu nick é porreiro...Fumega...
                                        Postas mandas tu.
                                        Se achas que estou a desinformar, faz o favor de corrigir e dar casos/exemplos concretos. Agora o típico: LOLOLOL. Essa já é velha.
                                        E achas que vives melhor com €1156 em Londres do que em Portugal com €700? Se achas mesmo isso então tu é que não estás bem da cabeça amigo.
                                        Por €1156 em Londres a 12h é exploração, semi-escravatura mesmo.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Por acaso gostava de saber como é que se vive com £1000 por mês em Londres.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Por acaso gostava de saber como é que se vive com £1000 por mês em Londres.
                                            Também eu. Mesmo aqui (Bristol) vejo a dificuldade do pessoal com quem trabalho com ordenados de £1200 (e vivem em casa dos pais).

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                              Por acaso gostava de saber como é que se vive com £1000 por mês em Londres.
                                              Ora bem, aqui vai:

                                              -Habitacao: Alugas um quarto, porque nao tens rendimentos para alugar um apartamento, muitos Portugueses fazem isso aqui, principalmente em Stockwell. Por vezes tem 2 a 3 familias por apartamento, cada uma no seu quarto. Um quarto de solteiro fica por volta de £80 semanais, se quiseres dividir o quarto sai-te a £60 semanais, mas diz adeus a privacidade. Ou, como alguns fazem, pedes habitacao social, mas tas sujeito a ir parar num ghetto.

                                              - Passe: Tiras o bus pass (passe apenas de autocarro), muito mais barato que o travelcard que permite viajar no metro. Penso que anda por volta dos £13.80 a semana.

                                              -Alimentacao: Levar sandes para o trabalho, e fazer as compras nos sitios mais baratos (Lidl, Aldi, Iceland e lojas de £1)

                                              -Roupa: Compras na Primark, New Look ou Peacock

                                              - Telemovel: Pay as you go da T-Mobile

                                              Ah pois é amigos, vida de emigrante nao é facil nao...

                                              P.S- Esqueci-me de adicionar que a esposa dele tambem trabalha, penso que ganha mais ou menos o mesmo

                                              Comentário


                                                #53
                                                Fumega lê bem o que o user tonyV escreveu.... mas não fumegues muito

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                  Ora bem, aqui vai:

                                                  -Habitacao: Alugas um quarto, porque nao tens rendimentos para alugar um apartamento, muitos Portugueses fazem isso aqui, principalmente em Stockwell. Por vezes tem 2 a 3 familias por apartamento, cada uma no seu quarto. Um quarto de solteiro fica por volta de £80 semanais, se quiseres dividir o quarto sai-te a £60 semanais, mas diz adeus a privacidade. Ou, como alguns fazem, pedes habitacao social, mas tas sujeito a ir parar num ghetto.

                                                  - Passe: Tiras o bus pass (passe apenas de autocarro), muito mais barato que o travelcard que permite viajar no metro. Penso que anda por volta dos £13.80 a semana.

                                                  -Alimentacao: Levar sandes para o trabalho, e fazer as compras nos sitios mais baratos (Lidl, Aldi, Iceland e lojas de £1)

                                                  -Roupa: Compras na Primark, New Look ou Peacock

                                                  - Telemovel: Pay as you go da T-Mobile

                                                  Ah pois é amigos, vida de emigrante nao é facil nao...

                                                  P.S- Esqueci-me de adicionar que a esposa dele tambem trabalha, penso que ganha mais ou menos o mesmo
                                                  Pois assim é complicado, por isso penso que nessas condições se preferem Portugal parece-me a melhor opção.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Eu tenho vários casos na familia de emigrantes incluindo os meus pais, e nenhum deles pensa regressar a Portugal. Os meus pais em 1996 tomaram a decisão de regressar, passado dois anos decidiram voltar para a França porque sentiam-se mais estrangeiros em Portugal do que em França. Quando vinham cá de férias era tudo muito bonito, muito bom, etc... mas eram só 2-3 semanas de cada vez, não dava para se aperceber da realidade do nosso país. Em termos financeiros não têm comparação, apesar do custo de vida no dia-a-dia ser tambem um pouco mais caro que em Portugal mas mesmo assim compensa. A nivel de saúde a diferença então é da noite para o dia, não têm comparação possivel com Portugal.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Realmente ganhar 1000 paus por estas bandas não é grande espingarda, e é verdade que em Portugal se consegue ter muitas coisas boas por menos dinheiro. Certamente que não acho que ele é louco por voltar. Simplesmente depende das pessoas. Eu pessoalmente estou satisfeito de estar em Londres, mas quando quiser constituir família vou para Portugal, ou outro país Europeu com mais qualidade de vida, como a Suíça. Londres é óptimo para solteiros/ casais jovens. Mas não me estou a ver a andar de carrinho de bebé no metro.

                                                      ps. Stockwell talvez já tenha sido pacata, mas a reputação da zona é de ser tudo menos pacata. Aliás, sendo sincero, o próprio tipo de emigrantes portugueses de 1a geração que por lá pára também contribui para algum mau aspecto da zona. Quando se quer morar numa zona realmente segura estamos a falar de chelsea, fulham, marble arch e zonas a norte do Regent´s park. Mas o preço é completamente diferente. Sendo normal uma pessoa gastar perto de £1000 por mês por um quarto num apartamento decente, mas partilhado.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                                        ........... Mas o preço é completamente diferente. Sendo normal uma pessoa gastar perto de £1000 por mês por um quarto num apartamento decente, mas partilhado.

                                                        Upa, upa, puxadote!
                                                        Quando estive aí deu para ter uma noção das coisas.
                                                        Além das partes "bonitas" da cidade, fui visitar um amigo a Kilburn. Apanhei o autocarro de regresso para Earls Court à 1h da manhã... Havia algum pessoal "diferente" na rua...
                                                        No dia seguinte fomos a casa de um amigo desse meu amigo, também Português, ver a final da taça. Era a uns 5 minutos de Bus da estação de metro de Elephant & Castle...não gostei muito da zona...mas esse rapaz conseguiu um T1, humilde, por 600 ou 650 pounds mais os gastos....mas não era uma zona muito simpática....

                                                        Realmente, para poder viver aí com algum conforto, tem que se dividir casa e, mesmo assim, gastar umas £££...ou então um casal que ganhe decentemente...

                                                        off topic.:

                                                        apesar da cidade ser GRANDE, o mundo é pequeno No dia a seguir a ter estado contigo, fui dar um passeio. Atravessei a Tower Bridge, viro á direita e entrei neste restaurante


                                                        Estamos os dois sentados, olho, e vejo um ex-colega que estudou conosco. Fui falar com ele, e estavam mais 2 ex-colegas nossos. Grande coincidência!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Lembro-me da primeira vez que viajei a Barcelona (foi em férias). A vontade que tive foi de rasgar o bilhete de regresso e nunca mais voltar para Portugal. Já tive a oportunidade de viajar para muitos sitios na Europa e se já achamos Portugal um país de m****, então quando sentimos a experiencia de um país como Espanha, França ou UK em cidades como Madrid, Barcelona, Paris ou Londres, aí chegamos à conclusão que o nosso país não é uma m****, mas sim uma grande m****. Desculpem lá, mas é verdade e não me venham com a treta do patriotismo, pois tirando a geografia, demografia e condições climáticas, o nosso país não nada de melhor que os restantes do Euro

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                                            Eu se fosse teu namorado, só pela consideração que tinhas tido, ja te tinha posto a andar!
                                                            Faz-me lembrar a minha situação: candidatei-me a uma pós-graduação da CMU nos EUA. Sei que dificilmente consigo entrar, mas a minha namorada já disse que não quer sair de Portugal. Também já lhe disse que se entrar no tal curso, ela sabe o caminho para o aeroporto e eu vou estar dentro do avião, quer ela esteja lá quer não...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Bondville Ver Post
                                                              Uma coisa é garantido para uma pessoa de classe média alta a qualidade de vida em Lisboa é muito melhor que em Londres. Mas de longe. E no Mundo Londres fica fora do Top 30 das cidades com a melhor qualidade de vida.
                                                              Londres é o centro financeiro do mundo. É a cidade com mais multinacionais do mundo. É juntamente com NY a cidade com mais espectáculos de teatro. Tem os melhores museus do mundo (British museum, história natural, ciência, cera, etc.) e são quase todos gratuitos. É a cidade mais multi-cultural do mundo (provavelmente não deve existir uma nacionalidade/etnia que não represente pelo menos um habitante de Londres). Possui o maior metro do mundo com 400km de linhas. Possui o principal aeroporto da Europa com ligações para todo o mundo, a maioria sem escalas. As melhores universidades do mundo estão em Londres ou lá perto (Oxford, Cambridge, LBS).

                                                              Bem, acho melhor parar por aqui... Lisboa é melhor que isto? Onde? Como?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X