Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Colegio privado, sim ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Two Ver Post
    Depois de necessidades básicas a educação sempre foi para mim a maior prioridade.

    Na minha estimativa gastei cerca de 6000 € por puto por ano. Cerca de 145 M€ no total. Não me arrependo nada.


    Edit: Investi, é o termo correto para mim.
    Isto é muito bonito mas é para poucos...muito poucos!

    Mudando de assunto, conheço pessoas que tiraram os filhos do privado e os colocaram no público e não foi por questões financeiras pois tratam-se de duas pessoas com altos cargos na função pública. Segundo eles nunca encontraram qualidade que justifique o valor pago em nenhum colégio.

    No meu caso, a minha filha anda no público e só tenho bem a dizer. O acompanhamento e transparência são excelentes naquela escola primária. O meu filho irá para lá também quando tiver idade para ir para a pré.

    Analisarei em cada momento de mudança (primária - preparatória - secundária) se deveremos procurar outra solução ou se manteremos o ensino público como referência. Na universidade têm duas opções, como eu tive, público pago por mim ou privado pago por eles.

    Falando do meu caso, que já foi há mais de 20 anos, fez-me muita diferença frequentar escolas más (andei em más escolas até ao 10.º ano). no 11.º ano mudei-me para a melhor escola da minha zona e as coisas mudaram muito para melhor. As notas subiram a pique e o interesse pelas aulas também...embora já não tenha ido a tempo de conseguir apanhar o comboio de conseguir uma universidade pública.

    Depois, fiquei um ano no 12.º ano a melhorar notas, num colégio privado conhecido no Porto e vi o verdadeiro significado de "comprar" notas! Quem tinha dinheiro tudo conseguia! Muito mau...não quero isso para os meus filhos e nem me adiantou de nada...acabei por ir para uma universidade privada.

    Por isso, para mim, espero que não me demitindo dos meus deveres de pai em casa, com grande acompanhamento aos meus filhos, consiga fazer com eles aquilo que os meus pais não conseguiram para mim. Mantê-los em boas escolas públicas, com apoio pós escolar se for necessário e muita ajuda em casa.

    PS: Os meus pais não tiveram culpa...a vida não lhes permitiu fazer doutra forma!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Two Ver Post
      Depois de necessidades básicas a educação sempre foi para mim a maior prioridade.

      Na minha estimativa gastei cerca de 6000 € por puto por ano. Cerca de 145 M€ no total. Não me arrependo nada.


      Edit: Investi, é o termo correto para mim.
      145M€... Chumbaram muitos anos ou tens mesmo muitos putos?!!!

      Ou então tu andaste na pública e enganas-te nos k e nos M?...

      Comentário


        Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
        145M€... Chumbaram muitos anos ou tens mesmo muitos putos?!!!

        Ou então tu andaste na pública e enganas-te nos k e nos M?...
        Abre lá a calculadora do telefone e escreve "600" depois carrgas no "X" depois escreves "10", depois carregas outra vez do "X" depois escreves "12" depois carregas outra vez no "X" e escreves "2" e finalmente carregas no "=".

        Depois se não te importas vem cá dizer ao ignorante quanto é que deu. Agradecido.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Two Ver Post
          Abre lá a calculadora do telefone e escreve "600" depois carrgas no "X" depois escreves "10", depois carregas outra vez do "X" depois escreves "12" depois carregas outra vez no "X" e escreves "2" e finalmente carregas no "=".

          Depois se não te importas vem cá dizer ao ignorante quanto é que deu. Agradecido.
          144.000,00 = 144k,
          144.000.000,00 = 144M

          on topic, fiz todo o meu percurso na pública, e por isso tenho os meus dois putos na provada :/
          Pelo menos até ao 9º ano ficam por lá, o colégio não tem ensino secundário, mas há excelentes opções aqui no público.

          Comentário


            Tenho uma filha no privado e um filho na publica.

            A politica daquele privado é formar/formatar "atletas" para entrarem na faculdade da área que escolheram. Para o resto reina relativa indiferença e algumas das notas parecem-me "inflacionadas" nomeadamente educação física.

            A politica daquele publico é selecionar as turmas de acordo com os interesses dos pais. Evitar ao máximo juntar a mer#% com os meninos de família. Em relação às notas existe alguma exigência, por ex. se o aluno estiver entre o 15 e o 16 dão o 15.

            A minha maior surpresa foi constatar que no privado que manda é o corpo docente e no publico são os país . Aqui os professores têm um medo dos pais que roça a humilhação. Não faco a minimi ideia porque razão isso acontece! Eles não podem ser despedidos.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              A minha percepção é que ser público ou privado pouco tem a ver com qualidade e sim o local onde a escola se insere. Na minha zona, por exemplo, existem escolas pública entre as melhores do país, que ombreia com privadas. E para isso influencia mais o nível socioeconómico local.

              Claro que nas privadas poderão existir outras soluções, mas nem sempre justifica a diferença. Principalmente porque explicações em geral é sempre uma realidade para manter o elevado nível.

              Por isso diria sempre que não existe uma solução melhor ou pior. Existe uma realidade local e cada um deverá avaliar a sua. Excluindo claro pensar deslocar miúdos de tenra idade para longe por causa da escola.
              Acho que é muito por aqui. O que distingue a qualidade do ensino de uma escola não é tanto a dicotomia público/privado, mas sim a inserção socio-económica da escola. Numa localização de maior nível sócio-económico os miúdos estão sempre mais expostos a mais bens culturais, o nível médio escolar dos pais é superior, o mesmo para o rendimento médio, o nível de acompanhamento e exigência dos pais também é maior, e tudo isto se reflecte em qualquer escola, seja ela pública ou privada. Claro que numa escola privada há sempre um incentivo adicional para exigir mais: o facto de os pais pagarem diretamente do seu bolso aumenta o grau de exigência e reduz a tolerância para com as falhas.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                Abre lá a calculadora do telefone e escreve "600" depois carrgas no "X" depois escreves "10", depois carregas outra vez do "X" depois escreves "12" depois carregas outra vez no "X" e escreves "2" e finalmente carregas no "=".

                Depois se não te importas vem cá dizer ao ignorante quanto é que deu. Agradecido.
                É láaaa, estava a brincar. Desculpa se ofendi, mas pensava que era uma gralha da tua parte.

                O Mazzeo já respondeu à parte técnica.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Two Ver Post

                  Depois de necessidades básicas a educação sempre foi para mim a maior prioridade.

                  Na minha estimativa gastei cerca de 6000 € por puto por ano. Cerca de 145 M€ no total. Não me arrependo nada.


                  Edit: Investi, é o termo correto para mim.

                  Abre lá a calculadora do telefone e escreve "600" depois carrgas no "X" depois escreves "10", depois carregas outra vez do "X" depois escreves "12" depois carregas outra vez no "X" e escreves "2" e finalmente carregas no "=".

                  Depois se não te importas vem cá dizer ao ignorante quanto é que deu. Agradecido.
                  6000€ por ano, vezes duas crianças, na minha calculadora dá 12000 euros anuais.

                  145 mil euros deve dar para uma turma inteira.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                    6000€ por ano, vezes duas crianças, na minha calculadora dá 12000 euros anuais.

                    145 mil euros deve dar para uma turma inteira.

                    Se multiplicares por 12 anos, dá os tais 144k...

                    A cena foi o M em vez de K... a preguiça de escrever mil deu a confusão

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                      Se multiplicares por 12 anos, dá os tais 144k...

                      A cena foi o M em vez de K... a preguiça de escrever mil deu a confusão
                      Obrigado, apanhei a conversa a meio, não vi isso dos anos de estudo.

                      Comentário


                        O problema das escolas públicas é que mesmo que sejam muito boas e estejam na parte superior dos rankings, sofre com greves caso a FENPROF assim decida fazer...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
                          O problema das escolas públicas é que mesmo que sejam muito boas e estejam na parte superior dos rankings, sofre com greves caso a FENPROF assim decida fazer...
                          Não se já tiveres um serviço privado paralelo para que nem isso possa afectar.

                          Comentário


                            Eu fiz a escola toda no publico e universidade.

                            Tenho a minha filha no privado desde sempre e assim pretendo continuar. Não tenho confiança no publico, para mim o que vejo é a balda total, os bons perdem-se, aquilo está minado de mediocridade. Fora, nem quero saber.

                            Tou como o colega que falou aí acima. Educação é das coisas que mais valorizo e não encontro fora do privado o padrões que pretendo. Mas sim, é um custo elavado, já que pago impostos e não são poucos... e vejo 0 retorno disso em termos de ensino. E o investimento ronda os 6500 a 7000e por filho por ano.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
                              O problema das escolas públicas é que mesmo que sejam muito boas e estejam na parte superior dos rankings, sofre com greves caso a FENPROF assim decida fazer...
                              Nem sempre. Os meus filhos não foram à escola por greve dos funcionários não docentes. Se não me engano em 2019 houve mais graves de funcionários que professores.

                              Comentário


                                Fiz a escola pública e universidade no público, e vejam o que deu...

                                É isto que vocês querem para os vossos filhos?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                  Fiz a escola pública e universidade no público, e vejam o que deu...

                                  É isto que vocês querem para os vossos filhos?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                    É láaaa, estava a brincar. Desculpa se ofendi, mas pensava que era uma gralha da tua parte.

                                    O Mazzeo já respondeu à parte técnica.
                                    Não apanhei a piada e reagi mal.

                                    Mea culpa.

                                    Comentário


                                      Um bom colégio tem muito melhores condições. Os meus filhos no 10 ano passaram para um bom liceu (tiveram sorte), mas as instalações e meios de ensino eram incomparavelmente inferiores, apesar de ser um dos melhores liceus em termos de ranking.

                                      Mas, pronto, foi escolha deles. Penso que o mais velho terá influenciado o mais novo...

                                      No privado eles tinham laboratórios em fartura, o inglês pelo British, ginásio, piscina, campo de futebol com relva artificial, etc. Os professores não faltam, os pais sabem a todo o momento o que se passa com os filhos, etc. É um mundo completamente diferente.

                                      Mas os meus filhos quiseram ser mais livres e foram para o público onde mantiveram os bons resultados. Portanto, embora não tenha sido com o meu acordo, tenho de reconhecer que a passagem do privado para o público não os terá prejudicado significativamente.
                                      Editado pela última vez por Jbranco; 06 June 2022, 16:01.

                                      Comentário


                                        Eu acho espetacular a forma como a Finlândia resolveu o tema da educação e passou de medíocre para a melhor sistema do mundo: proibiu por lei a cobrança de propinas.
                                        Todas as escolas, excepto algumas raríssimas excepções (escolas internacionais para alunos estrangeiros, pagas pelo país de origem), passaram a ser públicas. Os miúdos estudam onde vivem e não há cá comprovativos de morada de parentes ou amigos.
                                        Todos os miúdos andam na escola pública, desde o filho da padeira ao filho do presidente. Os pais cobram o bom funcionamento.
                                        Universidades são de graça. MBAs idem.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                          Eu acho espetacular a forma como a Finlândia resolveu o tema da educação e passou de medíocre para a melhor sistema do mundo: proibiu por lei a cobrança de propinas.
                                          Todas as escolas, excepto algumas raríssimas excepções (escolas internacionais para alunos estrangeiros, pagas pelo país de origem), passaram a ser públicas. Os miúdos estudam onde vivem e não há cá comprovativos de morada de parentes ou amigos.
                                          Todos os miúdos andam na escola pública, desde o filho da padeira ao filho do presidente. Os pais cobram o bom funcionamento.
                                          Universidades são de graça. MBAs idem.
                                          Como é que eles asseguram a qualidade das aulas e professores?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Como é que eles asseguram a qualidade das aulas e professores?
                                            Tenho ideia que aumentaram significativamente a remuneração dos professores, tornando a carreira bastante comp€nsatória e que atraiu os melhores profissionais.

                                            Mas posso estar enganado.

                                            Comentário


                                              isso aqui nao funciona
                                              os prof já são todos avaliados como excelentes

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Como é que eles asseguram a qualidade das aulas e professores?
                                                Acabaram com a FENPROF lá da zona...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                  isso aqui nao funciona
                                                  os prof já são todos avaliados como excelentes
                                                  Eu também tenho essa percepção mas se por hipotese chegassem aos professores e dissessem: "Amiginhos, nós duplicamos o ordenado, mas a avaliação de desempenho é para funcionar. E bem." O que é que achas que acontecia?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                    Eu também tenho essa percepção mas se por hipotese chegassem aos professores e dissessem: "Amiginhos, nós duplicamos o ordenado, mas a avaliação de desempenho é para funcionar. E bem." O que é que achas que acontecia?
                                                    obrigava a acabar com as quotas
                                                    ninguem queria ... o sindicato é muito forte
                                                    e obrigava a fazer relatorios para justificar as notas, a preparar as aulas, a conhecer as escolas onde iam leccionar, etc

                                                    se um prof reformado do 1º ciclo já ganha mais de 4.000€

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                      Eu também tenho essa percepção mas se por hipotese chegassem aos professores e dissessem: "Amiginhos, nós duplicamos o ordenado, mas a avaliação de desempenho é para funcionar. E bem." O que é que achas que acontecia?
                                                      O mais interessante de uma política dessas é que, mesmo pagando o dobro a alguns professores, o País ganhava dinheiro a médio/longo prazo.

                                                      Cada vez mais a produtividade está ligada a uma atitude de trabalho, esforço e conhecimento. A educação é a base para desenvolver estas atitudes e conhecimentos. Mas não basta despejar dinheiro, é preciso avaliar e criar uma cultura de meritocracia.

                                                      Comentário


                                                        Quem tenha na familiares/amigos professores saberá o que muitos passam ou passaram nos últimos 10-20 anos. As atitudes que muitos têm são reflexo do que esperam deles (ministério).

                                                        Depois também conheci colegas meus que passaram de burro para cavalo só mudando para o privado. Achei o máximo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                          isso aqui nao funciona
                                                          os prof já são todos avaliados como excelentes
                                                          Isso não é assim porque existe uma espécie de sistema de quotas por nível de avaliação. Seja como for, o que importa mesmo saber se há consequências das avaliações, isto é, e os melhores são premiados e os piores levam algum puxão de orelhas. Confesso que não sei como funciona.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                            Eu acho espetacular a forma como a Finlândia resolveu o tema da educação e passou de medíocre para a melhor sistema do mundo: proibiu por lei a cobrança de propinas.
                                                            Todas as escolas, excepto algumas raríssimas excepções (escolas internacionais para alunos estrangeiros, pagas pelo país de origem), passaram a ser públicas. Os miúdos estudam onde vivem e não há cá comprovativos de morada de parentes ou amigos.
                                                            Todos os miúdos andam na escola pública, desde o filho da padeira ao filho do presidente. Os pais cobram o bom funcionamento.
                                                            Universidades são de graça. MBAs idem.
                                                            O sistema finlandês intriga-me. Não o conheço muito a fundo, mas tenho um casal amigo lá a viver, com uma filha de 8 anos penso, que me falam daquilo. Não tem chumbos, não tem testes, não tem TPCs, os alunos aprendem cada um ao seu próprio ritmo, entre outras coisas bastante contra-intuitivas. Mas a verdade é que se saem bem.

                                                            Comentário


                                                              Será que a Finlândia é assim tão maravilhosa ?
                                                              Existem desportivas de sucesso mundial ? Escritores? Arquitectos ? Empresas inovadoras ? Patentes ? Etc, etc
                                                              Será que a cultura do norte da europa não é tão diferente que confundimos isso com sucesso ? Com tão poucas horas de sol e tanto frio será que o ensino é assim tão bom, ou a sociedade, cultura, valores, etc é que são muito diferentes/melhores

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X