Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Colegio privado, sim ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Acho que não. Tenho quase 45 anos e nesta idade já dá para perceber, no grupo de amigos, quem teve mais ou menos sucesso. Existem bons e maus exemplos vindos de ambos os sistemas de ensino. ;)
    Mas aqui tens de separar o que foi responsabilidade do sistema de ensino e o que foi responsabilidade das opções de vida que cada um fez durante a sua vida.

    Agora reafirmo que as condições dadas e criadas pelo ensino privado dão maiores hipóteses de um aluno ser mais bem sucedido no seu futuro que no ensino publico.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
      O que digo é que um filho educado num sistema de educação privado tem mais hipóteses de sucesso que se estudar na escola publica.
      Não é só a diferença curricular como também as actividades extra-curriculares e acima de tudo o ambiente escolar.
      Eu, e dezenas de amigos e conhecidos somos o exemplo prático que nem sempre as coisas são assim

      Acredito piamente que as condições são melhores no privado (nem ponho isso em causa) mas não acho (intrinsecamente) que estudar no privado seja sinónimo para sucesso na vida!

      Aliás,(no meu grupo de amigos/conhecidos atenção) são mais os casos de insucesso (universitário) de quem vinha do privado do que do publico

      Comentário


        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Que exagero!
        Depois de tudo o que foi escrito aqui, será que alguns casos é exagero?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
          Das duas uma, ou quem comenta aqui nao tem filhos, ou se teem, espero sinceramente que nunca se virem contra voçes, pois a falarem da forma que muitos de vós falam se teem filhos certamente são maus pais!
          Os bom pais são aquele que colocam os filhos nas escolas privadas.

          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
          Aliás,(no meu grupo de amigos/conhecidos atenção) são mais os casos de insucesso (universitário) de quem vinha do privado do que do publico
          Pois, é normal. Eles no privado têm pouca liberdade, um horário cheiro, quando não é aulas são actividades extra-curriculares que eles são obrigados a frequentar, depois chegam à faculdade podem fazer o que querem e perdem logo o rumo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
            Tenho um filha pequena, que vivo para ela e em função dela desde o falecimento da minha esposa, que a minha filha é a minha unica prioridade nesta vida, apenas quero para ela o melhor que lhe possa proporcionar sem olhar ao resto, acompanho DIÁRIAMENTE o desenvolvimento dela de forma presente, estou sempre ao lado dela em tudo o que ela precisa.

            Das duas uma, ou quem comenta aqui nao tem filhos, ou se teem, espero sinceramente que nunca se virem contra voçes, pois a falarem da forma que muitos de vós falam se teem filhos certamente são maus pais!

            Pensem sériamente no que querem para vida dos vossos filhos, e de que forma pretendem levar a vida, pois como se costuma dizer "what goes around comes around"
            Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
            Os bom pais são aquele que colocam os filhos nas escolas privadas.
            Ele não disse isso e estás a ser muito desonesto ao descontextualizar o que ele disse.

            O que ele disse foi o seguinte: os bons pais são aqueles que dão uma boa educação aos filhos. Se eles acharem que um colégio privado é a melhor opção para os filhos então não tens nada a ver com isso.

            E ele deixou uma advertência muito válida: dêem uma boa educação aos filhos para eles não vos atirarem com nada à cara. Uma advertência a que dou cada vez mais razão apesar de não ter filhos.

            Quanto ao tópico: frequentar um colégio privado não é de si determinante para o sucesso mas, se for um bom colégio, ajuda e muito! Eu sei disso pois tive colegas e namoradas que vinham de colégios privados e eles chegaram à faculdade com uma óptima preparação. Não é por acaso que as 10 melhores escolas do país, medidas em termos de resultados nos exames nacionais, são todas privadas! O ME bem tenta disfarçar isso mas não consegue!

            Acho louvável que uns pais façam o sacrifício de pagar um colégio privado aos filhos se isso for necessário para o seu sucesso! E esse é um direito que ninguém pode retirar!

            Comentário


              Acho sempre alguma piada ao termo "colégio privado".

              Isto é um colégio:

              :: LE ROSEY :: A Prestigious International Boarding School in Switzerland

              O dia a dia em Le Rosey:
              :: LE ROSEY :: A Prestigious International Boarding School in Switzerland

              Percam algum tempo a vê-lo.

              Eu, que nunca me vi em adolescente a frequentar um colegio privado, nem nunca precisei que me estabelecessem regras - pois sempre as auto-estipulei conscientemente - aos 35 anos vejo-me a desejar ser criança e ter oportunidade de o frequentar.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                Será.
                Uma boa escola pública é melhor, na minha opinião.

                O Privado ganha na segurança e no controlo mais apertado aos putos. Então se for de padres é do melhor nesse aspecto.
                Eu não confiava nessa gente.

                Comentário


                  Eu estudei no público e no privado.

                  Para quem tiver possibilidades o privado é sempre a melhor escolha. Mais segurança, limpeza das instalações, melhores funcionários etc.
                  Fazendo uma analogia com o futebol, será melhor um jogador treinar nas favelas ou treinar num centro de estagio? Claro que há jogadores craques que vieram de favelas... mas dizer que uma favela é melhor que um centro de estagio não faz o minimo sentido.

                  O melhor investimento que se pode fazer num filho é na educação, não é poupar na educação para depois estourar em playstations e afins. O papel de uns pais não é dar o peixe, mas ensinar filho a pescar... Por isso é que acho que se deve canalizar os esforços para a educação.

                  Depois há outro problema, se tiverem o azar de perto de uma escola pública existir bairros sociais, essa escola vai ser muito bem "frequentada" ..
                  Editado pela última vez por Vehicle; 01 May 2010, 09:10.

                  Comentário


                    Deixem-me deixar um pouco de pimenta:
                    Um burro carregado de livros é um doutor.

                    Comentário


                      Não é por acaso que as 10 melhores escolas do país, medidas em termos de resultados nos exames nacionais, são todas privadas!
                      Cuidado com a leitura dessas estatísticas. Não há dúvida que essas escolas privadas são muito boas, mas não nos podemos esquecer que os alunos são logo à partida melhores (do ponto de vista de aprendizagem).

                      Não tenho dúvidas que aqueles alunos, numa escola pública normal, também teriam resultados semelhantes.

                      E já agora, as diferenças entre as melhores privadas e as melhores públicas não é assim tão grande como se pensa.
                      Editado pela última vez por eu; 01 May 2010, 20:40.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                        Eu, e dezenas de amigos e conhecidos somos o exemplo prático que nem sempre as coisas são assim

                        Acredito piamente que as condições são melhores no privado (nem ponho isso em causa) mas não acho (intrinsecamente) que estudar no privado seja sinónimo para sucesso na vida!

                        Aliás,(no meu grupo de amigos/conhecidos atenção) são mais os casos de insucesso (universitário) de quem vinha do privado do que do publico
                        Dada a sua má educação e falta de respeito demonstrada noutros tópicos a mim não me espanta nada a opinião que você tem...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Cuidado com a leitura dessas estatísticas. Não há dúvida que essas escolas privadas são muito boas, mas não nos podemos esquecer que os alunos são logo à partida melhores (do ponto de vista de aprendizagem).

                          Não tenho dúvidas que aqueles alunos, numa escola pública normal, também teriam resultados semelhantes.

                          E já agora, as diferenças entre as melhores privadas e as melhores públicas não é assim tão grande como se pensa.
                          Esse é o argumento contra os colégios privados. Deixa-me responder-te:

                          Se o factor determinante no sucesso de um aluno é o seu nível sócio-económico e não a educação que o colégio lhe dá, então para quê gastar dinheiro num colégio quando se pode chegar ao mesmo resultado de graça?

                          O ME tem tentado esconder esta realidade ao inserir o chamado "contexto sócio-económico" na avaliação das escolas, o que é um critério muito desonesto uma vez que quando os alunos vão fazer os exames nacionais, o contexto sócio-económico não pesa na sua candidatura à faculdade. Vale o que está no papel e ponto-final!

                          A realidade é uma e apenas uma: os colégios privados de excelência oferecem uma educação melhor do que a pública e os alunos que vêm dessas escolas têm geralmente uma preparação melhor! Eu sei disso pois tive muitos colegas que vieram de reputadíssimos colégios - como o colégio Alemão, o Luso-Francês, o Ribadouro, o Rosário - que foram sempre óptimos alunos graças à sua preparação: método de estudo, acompanhamento constante, responsabilidade dos professores, exigência e pedagogia!

                          Fazendo um parelalo com o futebol: há muitos bons jogadores que vêm de favelas; mas isso é um em um milhão; ao passo que os jogadores treinados em centros de estágio têm muita mais facilidade em aceder às equipas A da primeira divisão!

                          Mas o nosso país gosta de esconder a cabeça na areia e viver na ilusão do igualitarismo! Depois queixem-se e vão protestar contra propinas, precaridade laboral e frequentarem cursos que só levam ao desemprego!

                          Comentário


                            Tanto pessoal de direita no fórum... Porque é que não aceitam que há escolas públicas boas?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rks Ver Post
                              Eu acho que a pública prepara melhor os alunos para a vida do que o privado.

                              Concordo.
                              E noto que grande parte dos meus colegas que vieram de privados tinham tudo para se transformarem em "génios" mas falta-lhes muita educação em casa. Dá a ideia que o bom colégio foi forma de compensar a ausência dos pais. Acabam por se tornar pessoas muito eficientes no trabalho, mas insuportáveis de se lidar.

                              Andei numa pública na linha de sintra, as minhas actividades extra-curriculares eram andar na rua até às 20h a jogar à bola e estou no curso com médias de entrada mais altas do país, sem me deixar ficar para trás em termos de notas em relação à maioria dos vindos de privados. A quem devo isso? Aos meus pais, que desde cedo me ensinaram a tirar o máximo partido do ensino que tinha.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                Será.
                                Uma boa escola pública é melhor, na minha opinião.

                                O Privado ganha na segurança e no controlo mais apertado aos putos. Então se for de padres é do melhor nesse aspecto.
                                Até pode ser assim como dizes mas tenho conhecimento através de amigos que frequentam 2 "bons" colégios no Grande Porto e é passada droga lá para dentro... num deles até é referido que é feito por uma criança de 10/11 anos que vai buscar a encomenda na maior das inocências a pedido de colegas mais velhos.

                                Atenção, com isto não quero generalizar nem dizer que não aconteça o mesmo no público mas...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                  Quanto as competições que falas, pelo menos neste colégio nao noto nada disso, os miudos teem todos farda igual (em parte já por causa dessas coisas), criam-se imensas amizades tal como em qualquer outra escola, até arrisco a dizer que se criam amizades mais puras que noutros estabelecimentos de ensino
                                  Nem faz muito sentido que hajam competições (é mais fácil haver entre os pais), não só pelas fardas mas sobretudo porque essas escolas já implicam uma certa distinção.. não é qualquer um que põe um filho numa escola privada onde se paga "bem acima do salário mínimo nacional". Eu acredito que eles lá dentro se dêem todos bem, mas tb acredito que muitos deles acham que são "diferentes" dos miúdos do público. Já trabalhei com crianças no público e sentia muito isso com as que vinham de jardins de infância privados. Cheguei a ouvir comentários cruéis de meninos de "bem" só porque um colega aparecia com o mesmo casaco na escola que tinha usado no dia anterior... não querendo generalizar, é claro. Mas andar no privado não significa necessariamente ser mais bem formado.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                    Bates na porta errada. Não leio o Correio da Manhã.
                                    O estudo foi feito por uma das instituições com mais prestigio do país, e que ensina à mais de 150 anos.
                                    No dia que me disseres que trabalhas ou tens a tua filha numa instituição igual, talvez te dê o crédito que dás aos estudos de instituições de respeito.

                                    Claro que tens que acompanhar as crianças. Caso não o faças vais parar ao desemprego porque o Pai ou Mãe de algum vai lá reclamar. E sim, isto é o que se passa no privado.
                                    Falar de escolinhas até ao ensino básico (1º ciclo) não é a mesma coisa do que estamos aqui a falar.

                                    Não foi a mim de certeza que viste falar de "escolinhas" como tão simpáticamente apelidas.

                                    Estou tão somente a falar de um dos melhores colégios de Lisboa, uma "escolinha" que tem desde o ensino pré escolar até ao ensino secundário.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                      Nem mais, aqui nem há muito a dizer!

                                      Eu nem sou pessoa de elevar a conversa a outros niveis, mas após ler o que li, tenho de o fazer.

                                      Tenho um filha pequena, que vivo para ela e em função dela desde o falecimento da minha esposa, que a minha filha é a minha unica prioridade nesta vida, apenas quero para ela o melhor que lhe possa proporcionar sem olhar ao resto, acompanho DIÁRIAMENTE o desenvolvimento dela de forma presente, estou sempre ao lado dela em tudo o que ela precisa.

                                      Para mim (ao contrário de muita gente aqui que nem devia ter filhos sequer) a minha filha é o meu mundo, é para eu que trabalho, é para ela que eu luto diáriamente, é por ela que eu sofro (Como é o caso neste preciso momento que ela está em casa com uma pneumonia brutal) em que eu como pai, parei quase completamente a minha vida profissional para estar com ela neste momentos mais complicados, e tento a partir de casa orientar as coisas na empresa.

                                      Sinceramente prefiro perder tudo o que tenho, a ter de abdicar de apoiar a minha piolha quando ela mais precisa de carinho e de mimo.

                                      Para ela não existe despesas, não existe orçamento familiar, aliás nem tem de existir, uma certeza eu tenho a ela nada pode faltar, e gasto talvez milhares de euros mensalmente com ela, e não estou a falar em brinquedos ou coisas superfulas, mas aproveito todos os momentos que tenho com ela para lhe proporcionar FELICIDADE, seja em fins de semana fora, seja em actividades, seja no que for nunca é dinheiro mal gasto, pois a unica coisa que eu quero é que ela cresca FELIZ sem ressentimentos ou revoltas, e eu defendo uma maxima o dinheiro serve para nos complementar, para nos fazer felizes e não para sermos egoistas, prepotentes e só pensarmos em nós pois no final de contas todos morremos e tudo cá fica.

                                      Das duas uma, ou quem comenta aqui nao tem filhos, ou se teem, espero sinceramente que nunca se virem contra voçes, pois a falarem da forma que muitos de vós falam se teem filhos certamente são maus pais!

                                      Pensem sériamente no que querem para vida dos vossos filhos, e de que forma pretendem levar a vida, pois como se costuma dizer "what goes around comes around"

                                      Tenho Dito!
                                      E peço desculpa se feri susceptibilidades, no entanto se o fiz é porque tenho razão!

                                      Grande post.
                                      Espero que a tua pequenina se recomponha rapidamente, não há nada melhor no mundo que vê-los felizes e saudáveis.

                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      O que digo é que um filho educado num sistema de educação privado tem mais hipóteses de sucesso que se estudar na escola publica.
                                      Não é só a diferença curricular como também as actividades extra-curriculares e acima de tudo o ambiente escolar.

                                      Subscrevo.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Claro que são perguntas válidas. Cada pessoa tem a sua margem de evolução e temos de ser estimulados para alcançar o melhor.

                                        Os meus pais têm a 4ª classe e eu estudei porque sempre fui bom aluno, se não fosse simplesmente ia trabalhar. Se calhar eu agora com os meus filhos, se eles forem maus alunos vou ter uma atenção especial que se calhar os meus pais não iriam ter se tivesse sido necessário.

                                        O que é certo é que mesmo eu acho que poderia ter sido melhor (como qualquer pessoa). Temos de pensar se a melhoria compensa o esforço! Normalmente se estamos num nível muito alto, para uma pequena melhoria é necessário um esforço enorme!
                                        Concordo.

                                        Um abraço.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                          Se o factor determinante no sucesso de um aluno é o seu nível sócio-económico e não a educação que o colégio lhe dá
                                          Ambos são importantes. Existem estudos que demonstram de forma inequívoca uma relação entre o nível sócio-económico da família e os resultados da aprendizagem.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                            Falar de escolinhas até ao ensino básico (1º ciclo) não é a mesma coisa do que estamos aqui a falar.
                                            Por acaso faz-me um bocado de celeuma que se despreze tanto o pré-escolar e o ensino básico. Por puro desconhecimento pois a fase mais importante do desenvolvimento das crianças é nesse período. Logo as "escolinhas" do pré-escolar e do básico, até ao 4º ano têm um papel fundamental e têm mais impacto na formação/desenvolvimento das crianças que qualquer outra fase escolar. Pergunta a qualquer professor, psicólogo... etc.
                                            Editado pela última vez por Phili; 01 May 2010, 20:58.

                                            Comentário


                                              http://jn.sapo.pt/infos/ranking2009.pdf


                                              Sai a bela da amostra

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                Não te esqueças, que como já aqui foi referido, a partir de um certo grau os alunos começam a ser seleccionados.
                                                Não é que tenha algo contra isso, como politica da instituição, simplesmente acaba por viciar os resultados. Desse Top Ten, a namorada de um grande amigo saiu de um deles e um dos meus colegas de outro, e ambos confirmam isso, num a selecção começa logo no final do primeiro ciclo e no outro no final da escolaridade obrigatória (9º ano na altura).

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                  Nem mais. Penso pôr o meu filho na pública porquê a que tenho perto de casa é uma excelente escola (Escola Vasco da Gama). Cada caso é um caso.
                                                  Andei na Vasco da Gama do 5º ao 9º. Excelente escolha.

                                                  Em relação ao tópico, uma boa escola pública será a melhor opção.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    Não te esqueças, que como já aqui foi referido, a partir de um certo grau os alunos começam a ser seleccionados.
                                                    Não é que tenha algo contra isso, como politica da instituição, simplesmente acaba por viciar os resultados. Desse Top Ten, a namorada de um grande amigo saiu de um deles e um dos meus colegas de outro, e ambos confirmam isso, num a selecção começa logo no final do primeiro ciclo e no outro no final da escolaridade obrigatória (9º ano na altura).

                                                    Vou falar pela experiência que tenho num desses primeiros colégios da lista.
                                                    Nunca ninguêm saiu por ter más notas, o que acontece é que se quiserem entrar, têm que prestar provas e, assim sim, apenas entram os melhores.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                      Vou falar pela experiência que tenho num desses primeiros colégios da lista.
                                                      Nunca ninguêm saiu por ter más notas, o que acontece é que se quiserem entrar, têm que prestar provas e, assim sim, apenas entram os melhores.
                                                      Acredito que sim, mas apenas posso expressar o que me contaram, e não divulgo os nomes das instituições porque não tendo sido comigo não acho que tenha esse direito.
                                                      O que se passava numa delas, e pelos vistos ainda passa, é que há provas exigentes nas passagens de cada ciclo de ensino, e convida-se a sair os alunos que ficam abaixo da bitola. Como já disse são politicas de ensino de entidades privadas que são livres de as escolher, podem é ser moralmente discutíveis no ponto de vista de que será tarefa deles tentar melhorar os individuos.

                                                      Comentário


                                                        Eu andei numa escola privada até ao 11º e acabei o secundário na escola que maltratou a Texuga.

                                                        A verdade é que só por um ano, não posso fazer grandes juízos sobre a escola pública.

                                                        A exigência era menor, claro, lá estão-se a borrifar se o aluno tem boas notas ou não, ou vai às aulas. os problemas dos alunos também são diferentes. E o acompanhamento do aluno é muito menor que na privada.

                                                        No entanto a dificuldade era igual, não notei grandes diferenças nos testes.

                                                        A escola não era de todo problemática, pelo menos o ano que lá andei, foi muito mais calminho, que nos 2 primeiros anos de secundário na privada.

                                                        E só acaso tive melhores notas na pública que na privada. Mas não posso dizer que foi da qualidade de ensino, porque anulei cadeiras para subir a nota no exame nacional.

                                                        Como estive numa privada das ditas, digo-vos que ninguém foi expulso. Lá, o que costumam fazer era convidar a sair assim de forma indirecta.

                                                        O único aluno que conheço que foi expulso, foi por razões disciplinares. E deve ter sido bem expulso, que gajo mais maldoso que aquele gajo não conheço.

                                                        E lá está, na nossa turma como os nossos pais pagaram para nos facilitarem as notas, nós, quando chegámos ao 1º ano de faculdade desistimos.

                                                        Comentário


                                                          Depois há a questão dos professores que no publico de for preciso está la um que veio colocado longe de casa, e que para o ano vai estar no algarve ou no porto e que deverá ter uma boa motivação para dar aulas

                                                          Tive vários colegas que eram alunos de 3 e quando passaram para o publico passaram para notas de 4 e 5.

                                                          Acho que ha aqui quem defenda o publico apenas e só porque estudou sempre lá e está a defender a sua dama

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                                            Andei na Vasco da Gama do 5º ao 9º. Excelente escolha.

                                                            Em relação ao tópico, uma boa escola pública será a melhor opção.
                                                            Obrigado pelo feedback. Toda a gente fala muito bem da escola. É pública, mas pelo que me dizem não fica a dever nada à maioria dos colégios. Claro que não estou a falar de S. joão de Brito, Valsassina ou outros do género... mas esses são as referências e são indiscutivelmente superiores a qualquer escola pública.
                                                            Uma colega minha tem 2 filhos no Valsassina. Paga cerca de 1500 euros por mês com alimentação e actividades extra-curriculares incluídas... o que é bom paga-se bem. Agora há colégios privados que, até para os padrões de uma escola pública, são péssimos! Disso ninguém duvide.
                                                            Editado pela última vez por Sweden; 02 May 2010, 00:41.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                              Vendo o Porto que é o que conheço gostava de mencionar que para o honroso lugar da Aurélia de Sousa de certeza que contribui a preparação do Colégio das Escravas do Sagrado Coração de Jesus até ao 9º e que coloca a maioria dos seus alunos lá.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X