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Receitas do Sá Carneiro vão pagar aeroporto de Lisboa

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    #31
    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Vamos lá analisar uma questão.

    Por acaso o Porto é matemáticamente metade de Lisboa até na área das cidades.
    Só que sendo Lisboa 2 vezes o Porto, o problema é que existem 10 vezes mais coisas em Lisboa do que no Porto.

    Vamos aqui a Espanha e entre Madrid e Barcelona a diferença que respiramos no ar e vemos com os nossos olhos é apenas de tamanho, sendo Madrid "o dobro", mas em tudo o resto não existem assimetrias; em muitos aspectos Barcelona não é nada inferior; para além de ter mar e Madrid ser de interior.

    Depois temos o caso Italiano, onde a Capital é Roma e Milão que é metade de Roma tem muito mais importância do que Roma e se nota claramente um melhor nível de vida em Milão.
    Tens toda a razão, há demasiada assimetria em Portugal.
    Mas tanto Lx - Porto, como Litoral - interior.

    Agora pegar nas estradas...

    Comentário


      #32
      O problema, e isso até compreendo, é que foram feitas reestruturações à nomenclatura de várias vias, só que foi feita tanto no grande Porto como na grande Lisboa. O IC16/IC30 já lá vai, agora é uma AE e paga (em alguns troços), o IC13/IC32 irá passar a ser a AE quando concluído e com portagens (em alguns troços)tal como irá acontecer na região norte a partir de Julho.

      Basicamente, é ela por ela...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
        Tirando a habitação, em que é que é muito mais barata?

        Quanto ao assunto levantado no tópico... Acho uma tremenda injustiça e uma medida sem sentido. Mas eles lá sabem o que fazem
        Em muitas outras coisas.
        Desde o preço da comida nos restaurantes, a bolos, a material eléctrico montes de coisas. Mas contigo não trocar argumentos, porque tu já me tomas de ponta e eu a ti à muito tempo. Já estamos viciados!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
          Em muitas outras coisas.
          Desde o preço da comida nos restaurantes, a bolos, a material eléctrico montes de coisas. Mas contigo não trocar argumentos, porque tu já me tomas de ponta e eu a ti à muito tempo. Já estamos viciados!
          Desde que não se fale de futebol, acho que dá para se conversar normalmente.

          Não concordo nada com o facto de dizerem que é muito mais caro. Será mais caro, mas as diferenças são negligenciáveis. Especialmente pelo facto dos ordenados também serem superiores.

          Comentário


            #35
            Ninguém falou em pagar Avenidas

            Só referi que só em Lisboa se rasgou uma rede de boas Avenidas de nível Europeu, pelo que por si só o trânsito é possível e muito mais fácil do que em becos.

            Quanto a IC's (complementares)

            Analisem o que querem chamar de SCUT's e vejam se não engoliram IC's que já existiam.

            Quanto à habitação, pode ser mais cara em média em Lisboa, mas é preciso conhecer o Porto e saber que só a Cidade em si tem 3 partes bem distintas: Porto em si, Bairros Sociais e "Foz".
            Claro que no Porto em si um T2 ou T3 é muito mais barato do que nas Avenidas Novas em Lisboa... mas a parte Ocidental marítima (Foz) é muito mais cara.
            Não esquecer que em Lisboa não há bem mar e praia e o Porto em si tem uma zona "equivalente" a Cascais / Estoril.

            Comentário


              #36
              Mas agora já se comparam preços de habitações? Isto está cada vez melhor.

              Comentário


                #37
                Eu nestas questões de logística de aeroportos só tenho um comentário a fazer. Porque é que o Sá Carneiro ao longo destes anos tem trabalhado a "meio gás" no que concerne transporte de passageiros?
                Como passageiro não me importo. 30segundos para passar a zona de segurança, uns 5/10min para passar o controlo do passaporte. Não haja dúvida que com aquelas instalações que ainda estão novas (quiça do uso intensivo que têm...) e com esta rapidez só pode ser considerado o melhor aeroporto da europa e talvez do mundo

                Comentário


                  #38
                  Quem vai pagar o Aeroporto de Lisboa somos todos nós, que eu saiba a ANA ainda é uma empresa estatal por isso é indiferente onde eles vão sacar o dinheiro (aquilo dá lucro ) porque no final quem paga a conta são sempre os mesmos.

                  Mas atenção, isto não invalida que haja uma preferência descarada e desmesurada de investimento em certas capitais de distrito (Lisboa não é a única apesar de ser a preferencial).
                  Este tipo de gestão faz com que a desertificação de certas zonas do interior (e não só) seja inevitável, leva ao desinteresse no investimento de empresas nesses locais, faz com que Portugal concentre as suas actividades/população em apenas alguns centros urbanos condicionado assim a qualidade de vida de todos os Portugueses.

                  Olhemos para a Espanha, já organizaram duas Exposições Mundiais e nenhuma delas foi na capital. Eles têm aeroportos, têm acessibilidades, têm investimento estratégicos em várias zonas do país e não apenas em 2 ou 3.

                  Aqui poderia entrar a regionalização, a distribuição equitativa do rendimento per capita de cada região de distrito, existem regiões que por si só já são auto-suficientes (pelo menos deveriam ser) e não necessitam de tantos apoios/investimento.
                  O problema da regionalização em Portugal é a má gestão desses fundos, se o dinheiro já é mal gerido por apenas um imaginem agora se ele for distribuído por mais uma dezena. Se houvessem políticos que estivessem realmente interessados em fazer evoluir o nosso país/regiões acredito que a regionalização seria uma óptima solução, mas como estamos em Portugal a regionalização não é solução.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                    Eu nestas questões de logística de aeroportos só tenho um comentário a fazer. Porque é que o Sá Carneiro ao longo destes anos tem trabalhado a "meio gás" no que concerne transporte de passageiros?
                    Como passageiro não me importo. 30segundos para passar a zona de segurança, uns 5/10min para passar o controlo do passaporte. Não haja dúvida que com aquelas instalações que ainda estão novas (quiça do uso intensivo que têm...) e com esta rapidez só pode ser considerado o melhor aeroporto da europa e talvez do mundo
                    A meio gás?
                    As instalações são novas e tem aumentado o número de clientes.
                    Mas obviamente que tem sempre menos gente do que em Lisboa até porque o de Lisboa é o hub nacional. Podes estar na Madeira, nos Açores, no Porto, Algarve. Se queres ir para Nova Iorque, Luanda, etc, etc, tens sempre de ir primeiro a Lisboa. Mesmo para Londres, se não me engano, uma boa parte dos voos tens de ir a Lisboa fazer escala (andar para trás) e depois seguir para Londres. E quem diz Londres, diz muitos outros destinos. Obviamente que o de Lisboa tem muito mais movimento. E à custa disso, felizmente que as lowcost apareceram.

                    Quanto ao tema em si, não sendo administrador da ANA, não tenho todos os dados, mas muito possivelmente é possível redistribuir melhor os voos. Utilizar melhor todas as infra-estruturas.

                    Mas, apesar de o aeroporto de Lisboa ser em Lisboa, mais uma grande obra naquela área metropolitana, o maior problema das desigualdades não reside aí (porque até é para substituição de um já existente).

                    Mas sim, o tipo de investimentos que atraem cada vez mais gente para Lisboa. Por exemplo, o TGV, em vez de fazerem, como se chegou a falar, uma linha Porto-Lisboa e depois dessa linha saía o troço para Madrid, fazem apenas até Lisboa. Obviamente que quem precisa de se estabelecer em Portugal, vir é mais fácil ficar-se por Lisboa que vir até ao Porto.

                    E depois à uma série de coisas, o mais essencial, que prejudica todas as regiões. O excesso de centralismo.
                    Todas as médias e grandes empresas nacionais, mais cedo ou mais tarde são obrigadas a abrir escritório/transferir a sede para a capital. As multi-nacionais, são propícias a instalarem-se na capital. Serviços são bem melhores na capital, etc, etc.

                    E depois, tudo isto é um ciclo vicioso. Melhor qualidade de vida/empregos e para uma zona melhorar, haverá outras que pioram. E aparentemente ninguém quer estancar esta enorme assimetria. O interior, já está completamente condenado (dentro de anos, a continuar assim, haverá centenas de aldeias desertas em Portugal). Veremos até onde. Obviamente que o que digo não é uma guerra norte-sul ou Porto-Lisboa. É o constatar do que há em Portugal, seja Bragança, Viseu, Castelo Branco, Beja, Faro, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, etc.

                    Não é o aeroporto que a ser feito provoca a assimetria. Mas sim uma série de eventos/atitudes, boa parte da "culpa" do poder político mas que, com os anos, continuará sem a intervenção destes.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                      Aqui poderia entrar a regionalização, a distribuição equitativa do rendimento per capita de cada região de distrito, existem regiões que por si só já são auto-suficientes (pelo menos deveriam ser) e não necessitam de tantos apoios/investimento.
                      O problema da regionalização em Portugal é a má gestão desses fundos, se o dinheiro já é mal gerido por apenas um imaginem agora se ele for distribuído por mais uma dezena. Se houvessem políticos que estivessem realmente interessados em fazer evoluir o nosso país/regiões acredito que a regionalização seria uma óptima solução, mas como estamos em Portugal a regionalização não é solução.
                      Aí é que está.
                      Os políticos investem nos locais que passam/onde lhes dá votos.
                      Com a regionalização, ficaria mais disperso o investimento.

                      Comentário


                        #41
                        Gestão descentralizada pode ser ruinosa para o Sá Carneiro - JN

                        Parece que um estudo encomendado pela ANA à Boston Consulting Group e à Universidade Católica diz que afinal o Lisboa é que paga ao Porto.

                        Gostei desta parte:
                        Assim, uma análise do impacto do modelo de gestão separada aponta para um cenário no qual o aeroporto do Porto "teria que aumentar o preço médio cobrado por passageiro em 165%".

                        (..)
                        Lisboa desde logo, porque ficando aliviada de subsidiar o Porto, pode baixar os seus próprios preços em 45%


                        Desconfio de alguns pontos, mas não tenho factos/argumentos para os apontar, no entanto fica aqui uma noticia que acho que fica aqui bem.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                          A meio gás?
                          As instalações são novas e tem aumentado o número de clientes.
                          Mas obviamente que tem sempre menos gente do que em Lisboa até porque o de Lisboa é o hub nacional. Podes estar na Madeira, nos Açores, no Porto, Algarve. Se queres ir para Nova Iorque, Luanda, etc, etc, tens sempre de ir primeiro a Lisboa. Mesmo para Londres, se não me engano, uma boa parte dos voos tens de ir a Lisboa fazer escala (andar para trás) e depois seguir para Londres.
                          E quem diz Londres, diz muitos outros destinos. Obviamente que o de Lisboa tem muito mais movimento. E à custa disso, felizmente que as lowcost apareceram.

                          Quanto ao tema em si, não sendo administrador da ANA, não tenho todos os dados, mas muito possivelmente é possível redistribuir melhor os voos. Utilizar melhor todas as infra-estruturas.

                          Mas, apesar de o aeroporto de Lisboa ser em Lisboa, mais uma grande obra naquela área metropolitana, o maior problema das desigualdades não reside aí (porque até é para substituição de um já existente).

                          Mas sim, o tipo de investimentos que atraem cada vez mais gente para Lisboa. Por exemplo, o TGV, em vez de fazerem, como se chegou a falar, uma linha Porto-Lisboa e depois dessa linha saía o troço para Madrid, fazem apenas até Lisboa. Obviamente que quem precisa de se estabelecer em Portugal, vir é mais fácil ficar-se por Lisboa que vir até ao Porto.

                          E depois à uma série de coisas, o mais essencial, que prejudica todas as regiões. O excesso de centralismo.
                          Todas as médias e grandes empresas nacionais, mais cedo ou mais tarde são obrigadas a abrir escritório/transferir a sede para a capital. As multi-nacionais, são propícias a instalarem-se na capital. Serviços são bem melhores na capital, etc, etc.

                          E depois, tudo isto é um ciclo vicioso. Melhor qualidade de vida/empregos e para uma zona melhorar, haverá outras que pioram. E aparentemente ninguém quer estancar esta enorme assimetria. O interior, já está completamente condenado (dentro de anos, a continuar assim, haverá centenas de aldeias desertas em Portugal). Veremos até onde. Obviamente que o que digo não é uma guerra norte-sul ou Porto-Lisboa. É o constatar do que há em Portugal, seja Bragança, Viseu, Castelo Branco, Beja, Faro, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, etc.

                          Não é o aeroporto que a ser feito provoca a assimetria. Mas sim uma série de eventos/atitudes, boa parte da "culpa" do poder político mas que, com os anos, continuará sem a intervenção destes.
                          Existem penso que 2 voos semais do OPO para EWR. Quanto aos voos para Londres passou por uma (má) estratégia da TAP em canalizar todos os voos do OPO para LGW, deixando apenas a pior slot(6:30 am(de LHR) e 21:00 pm(para LHR))para os voos do Porto para Heathrow (que pela primeira vez em muitos anos deixou por meses de haver ligação directa entre LHR e OPO). Isto tudo para enviar Fokkers de Lisboa para Heathrow...não compreendo, a recuar assim por causa da Ryanair e Easyjet, só espero a Ryanair não invada Lis ou então não sei o que vai ser da estratégia da TAP.

                          Quanto ao tópico em si, não vejo mal nenhum em os restantes aeroportos contribuirem para o financiamento do novo aeroporto, desde que, a sua sustentabilidade e programas de expansão possam ser cumpridos na integra, sem que leve a um decréscimo nos padrões de qualidade (que no OPO é grande).


                          Cumps

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                            A meio gás?
                            As instalações são novas e tem aumentado o número de clientes.
                            Mas obviamente que tem sempre menos gente do que em Lisboa até porque o de Lisboa é o hub nacional. Podes estar na Madeira, nos Açores, no Porto, Algarve. Se queres ir para Nova Iorque, Luanda, etc, etc, tens sempre de ir primeiro a Lisboa. Mesmo para Londres, se não me engano, uma boa parte dos voos tens de ir a Lisboa fazer escala (andar para trás) e depois seguir para Londres. E quem diz Londres, diz muitos outros destinos. Obviamente que o de Lisboa tem muito mais movimento. E à custa disso, felizmente que as lowcost apareceram.

                            Quanto ao tema em si, não sendo administrador da ANA, não tenho todos os dados, mas muito possivelmente é possível redistribuir melhor os voos. Utilizar melhor todas as infra-estruturas.

                            Mas, apesar de o aeroporto de Lisboa ser em Lisboa, mais uma grande obra naquela área metropolitana, o maior problema das desigualdades não reside aí (porque até é para substituição de um já existente).

                            Mas sim, o tipo de investimentos que atraem cada vez mais gente para Lisboa. Por exemplo, o TGV, em vez de fazerem, como se chegou a falar, uma linha Porto-Lisboa e depois dessa linha saía o troço para Madrid, fazem apenas até Lisboa. Obviamente que quem precisa de se estabelecer em Portugal, vir é mais fácil ficar-se por Lisboa que vir até ao Porto.

                            E depois à uma série de coisas, o mais essencial, que prejudica todas as regiões. O excesso de centralismo.
                            Todas as médias e grandes empresas nacionais, mais cedo ou mais tarde são obrigadas a abrir escritório/transferir a sede para a capital. As multi-nacionais, são propícias a instalarem-se na capital. Serviços são bem melhores na capital, etc, etc.

                            E depois, tudo isto é um ciclo vicioso. Melhor qualidade de vida/empregos e para uma zona melhorar, haverá outras que pioram. E aparentemente ninguém quer estancar esta enorme assimetria. O interior, já está completamente condenado (dentro de anos, a continuar assim, haverá centenas de aldeias desertas em Portugal). Veremos até onde. Obviamente que o que digo não é uma guerra norte-sul ou Porto-Lisboa. É o constatar do que há em Portugal, seja Bragança, Viseu, Castelo Branco, Beja, Faro, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, etc.

                            Não é o aeroporto que a ser feito provoca a assimetria. Mas sim uma série de eventos/atitudes, boa parte da "culpa" do poder político mas que, com os anos, continuará sem a intervenção destes.
                            Sim a meio gás. Ou sou um sortudo quando voo, ou o que vejo é um número muito reduzido de pessoas (e não o aeroporto não tem dimensões por aí além)...

                            Repito sempre que voo do e para o Sá Carneiro aquilo está às moscas.

                            Como disse como passageiro é um luxo, se for preciso chego 15min antes do embarque ao aeroporto e ainda voo...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                              Sim a meio gás. Ou sou um sortudo quando voo, ou o que vejo é um número muito reduzido de pessoas (e não o aeroporto não tem dimensões por aí além)...

                              Repito sempre que voo do e para o Sá Carneiro aquilo está às moscas.

                              Como disse como passageiro é um luxo, se for preciso chego 15min antes do embarque ao aeroporto e ainda voo...
                              O aeroporto está sempre com poucas pessoas, o que é compreensivel pois como dizes e bem, os tempos para efectuar o security check e passport control são reduzidos o que leva a que nunca acumule muitas pessoas.

                              É uma maravilha nesse aspecto

                              Comentário


                                #45
                                Este titulo é mesmo à la TVI

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                                  O aeroporto está sempre com poucas pessoas, o que é compreensivel pois como dizes e bem, os tempos para efectuar o security check e passport control são reduzidos o que leva a que nunca acumule muitas pessoas.

                                  É uma maravilha nesse aspecto
                                  Mas o security check e o passport control, também são pequenos, como tal deviam acumular filas se houvessem muitos passageiros...

                                  O meu termo de comparação é o aeroporto de Bristol, mais pequeno, com muito mais entradas para security check e passport control (os electrónicos pelo menos têm funcionado em plenitude) e sempre com filas grandes.

                                  Para terminar dá gosto ir às casas de banho do Sá Carneiro...nunca vi nada tão limpo em Portugal

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                    Gestão descentralizada pode ser ruinosa para o Sá Carneiro - JN

                                    Parece que um estudo encomendado pela ANA à Boston Consulting Group e à Universidade Católica diz que afinal o Lisboa é que paga ao Porto.

                                    Gostei desta parte:
                                    Assim, uma análise do impacto do modelo de gestão separada aponta para um cenário no qual o aeroporto do Porto "teria que aumentar o preço médio cobrado por passageiro em 165%".

                                    (..)
                                    Lisboa desde logo, porque ficando aliviada de subsidiar o Porto, pode baixar os seus próprios preços em 45%


                                    Desconfio de alguns pontos, mas não tenho factos/argumentos para os apontar, no entanto fica aqui uma noticia que acho que fica aqui bem.
                                    Sinceramente não percebo esta preocupação da ANA nestes estudos para o aeroporto do Porto.

                                    É mais que sabido que há empresas privadas que querem ficar, exclusivamente, com a gestão do Sá Carneiro. Essas empresas é que se devem preocupar com esses estudos. A ANA só tem de o vender, mais nada. Ainda por cima se diz que o de Lisboa paga ao do Porto, só ficaria a ganhar em vender aquele que, pelo estudo, dá prejuízo.

                                    O Sá Carneiro é o 2º maior aeroporto português (a nível de passageiros por ano, bastante próximo de Faro)

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                      Sinceramente não percebo esta preocupação da ANA nestes estudos para o aeroporto do Porto.

                                      É mais que sabido que há empresas privadas que querem ficar, exclusivamente, com a gestão do Sá Carneiro. Essas empresas é que se devem preocupar com esses estudos. A ANA só tem de o vender, mais nada. Ainda por cima se diz que o de Lisboa paga ao do Porto, só ficaria a ganhar em vender aquele que, pelo estudo, dá prejuízo.

                                      O Sá Carneiro é o 2º maior aeroporto português (a nível de passageiros por ano, bastante próximo de Faro)
                                      Então só posso dar os parabéns à organização por o aeroporto respirar qualidade

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                                        #49
                                        Enfim, mais um assunto do mesmo infelizmente (já foram dadas inúmeras opiniões com pontos de vista diferentes que não vale a pena repetir).

                                        Gostava só de reforçar um ponto. Refere-se que em Lisboa as únicas estradas que não são pagas são IC's. É importante referir que, no Porto, havia IC's que passaram a AE's (as tais scuts), sendo que essa mudança passou por trocar as placas e pouco mais e agora leva com portagens.

                                        Era a mesma coisa que chegar agora ao IC19 e ao IC2 e mudar para A qualquer coisa e meter portagens

                                        Com isto só quero dizer que nem tudo o que se ouve como AE's no Porto são/eram verdadeiramente AE's (sem querer com isto criar aqui qualquer divisão de opiniões ou conflitos).

                                        Um bom exemplo disso é a A28, que era um IC, e ainda hoje tem algumas entradas e saídas que ai Jesus

                                        O que é importante frisar é que existem acessos gratuitos às grandes cidades, independentemente da sua nomenclatura (o próprio IC19 no seu geral tem melhores condições que muitos pontos da A28, por exemplo). E nesse contexto em Lisboa há alternativas com condições (excepto no que diz respeito a trânsito/confusão) a vários acessos (margem sul não há hipótese...).

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                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                          Gestão descentralizada pode ser ruinosa para o Sá Carneiro - JN

                                          Parece que um estudo encomendado pela ANA à Boston Consulting Group e à Universidade Católica diz que afinal o Lisboa é que paga ao Porto.

                                          Gostei desta parte:
                                          Assim, uma análise do impacto do modelo de gestão separada aponta para um cenário no qual o aeroporto do Porto "teria que aumentar o preço médio cobrado por passageiro em 165%".

                                          (..)
                                          Lisboa desde logo, porque ficando aliviada de subsidiar o Porto, pode baixar os seus próprios preços em 45%


                                          Desconfio de alguns pontos, mas não tenho factos/argumentos para os apontar, no entanto fica aqui uma noticia que acho que fica aqui bem.
                                          Claro que quem diz isso é um estudo encomendado pela ANA, que tem os seus interesses. De qualquer forma, acredito mais na ANA do que em autarcas e outros pataratas que berram por uma gestão autónoma. Esquecem-se que, apesar de ser um bom aeroporto, o Sá Carneiro tem muito pouco movimento e vai necessitar a curto prazo de investimento para aumentar a área para estacionamento de aeronaves. Esta ampliação vai necessitar "só" da construção de uma nova pista paralela à actual.

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                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                                            Claro que quem diz isso é um estudo encomendado pela ANA, que tem os seus interesses. De qualquer forma, acredito mais na ANA do que em autarcas e outros pataratas que berram por uma gestão autónoma. Esquecem-se que, apesar de ser um bom aeroporto, o Sá Carneiro tem muito pouco movimento e vai necessitar a curto prazo de investimento para aumentar a área para estacionamento de aeronaves. Esta ampliação vai necessitar "só" da construção de uma nova pista paralela à actual.

                                            São "só" cerca de 5 milhões de pessoas por ano.
                                            Ainda tem muita capacidade de transporte até precisar de uma segunda pista.

                                            Se berrassem mas não tivessem propostas, era uma coisa. Agora quando "berram" e têm propostas em cima da mesa, não faz muito sentido negá-las e encomendar estudos que dizem que não é viável (mais um motivo para entregarem uma gestão autónoma).

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                                              #52
                                              Não percebo muito bem onde é que vêem a qualidade do aeroporto Sá Carneiro.
                                              Será por ter que esperar 3 quartos de hora desde o desembarque até as malas sairem?
                                              Ou será por se pagar 1 euro por um café lá no bar?
                                              Ou será por ter que andar imenso desde o avião atá aos tapetes? (que são meia dúzia)

                                              Mas OK o aeroporto é bonito e quem desmebarca tem oportunidade de apreciar as magníficas instalações.

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                                                #53
                                                Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                São "só" cerca de 5 milhões de pessoas por ano.
                                                Ainda tem muita capacidade de transporte até precisar de uma segunda pista.

                                                Se berrassem mas não tivessem propostas, era uma coisa. Agora quando "berram" e têm propostas em cima da mesa, não faz muito sentido negá-las e encomendar estudos que dizem que não é viável (mais um motivo para entregarem uma gestão autónoma).
                                                O Sá Carneiro não necessita de uma segunda pista. Ele vai esgotar a sua capacidade dentro de dois anos, porque tem uma capacidade de estacionamento demasiado limitada. A ampliação da área de estacionamento vai obrigar a deslocar a pista. Por isso é necessário construir uma pista nova; a actual fica fora de serviço.

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                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                  O que é importante frisar é que existem acessos gratuitos às grandes cidades, independentemente da sua nomenclatura (o próprio IC19 no seu geral tem melhores condições que muitos pontos da A28, por exemplo). E nesse contexto em Lisboa há alternativas com condições (excepto no que diz respeito a trânsito/confusão) a vários acessos (margem sul não há hipótese...).
                                                  O IC19 era bom se não servisse 650 mil habitantes em 15Km.

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                    Não percebo muito bem onde é que vêem a qualidade do aeroporto Sá Carneiro.
                                                    Será por ter que esperar 3 quartos de hora desde o desembarque até as malas sairem?
                                                    Ou será por se pagar 1 euro por um café lá no bar?
                                                    Ou será por ter que andar imenso desde o avião atá aos tapetes? (que são meia dúzia)

                                                    Mas OK o aeroporto é bonito e quem desmebarca tem oportunidade de apreciar as magníficas instalações.
                                                    É capaz de ser por ao fim de tanto esforço, só teres arranjado esses defeitos

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                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                                                      O Sá Carneiro não necessita de uma segunda pista. Ele vai esgotar a sua capacidade dentro de dois anos, porque tem uma capacidade de estacionamento demasiado limitada. A ampliação da área de estacionamento vai obrigar a deslocar a pista. Por isso é necessário construir uma pista nova; a actual fica fora de serviço.
                                                      Se o problema é estacionamento que o façam fora do aeroporto...acho que não tem lógica mexer no aeroporto por causa do estacionamento

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                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                        talvez pela mesma razão que existe a a41, a29 e a28 que tem mais kms e não se paga

                                                        fogo não devia dizer isto
                                                        Essa foi tiro nos pés, em Julho já estão a cobrar

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                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                                                          O Sá Carneiro não necessita de uma segunda pista. Ele vai esgotar a sua capacidade dentro de dois anos, porque tem uma capacidade de estacionamento demasiado limitada. A ampliação da área de estacionamento vai obrigar a deslocar a pista. Por isso é necessário construir uma pista nova; a actual fica fora de serviço.
                                                          Bem, li esta frase umas 4 x até perceber.

                                                          Estava a pensar no estacionamento dos carros e do facto dos parques estarem sempre cheios de lugares vagos...
                                                          Editado pela última vez por ; 16 May 2010, 09:52.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Essa foi tiro nos pés, em Julho já estão a cobrar

                                                            sim ca a a9 e a a5 e as pontes ja se pagam ha muito tempo

                                                            qual é a alternativa???

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                              Se o problema é estacionamento que o façam fora do aeroporto...acho que não tem lógica mexer no aeroporto por causa do estacionamento
                                                              Trata-se de um problema de estacionamento de aeronaves e não de automóveis (o meu post anterior prestava-se a confusão). Sem mais posições de estacionamento - os famosos slots - o aeroporto vai ter que começar a recusar voos. Não convém nada que isso venha a acontecer.

                                                              Comentário

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