Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será o despedimento de Funcionários Públicos a ...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    citação:Originalmente colocada por André

    As autárquias (nomeadamente as mais pequenas) são grandes empregadores, e admissão não se faz por concursos a sério (são os chamados concursos direccionados :D), faz-se por cunhas políticas, familiares e amigais.

    Porque isso de dizer que são só os políticos que andam na cunhice a no aproveitamento do emprego público é muito giro, até pode encher os ouvidos do senso comum mas a verdade é que a cunhice existe não só para políticos, mas para conhecidos, amigos e familiares, enfim, abrange todos os estratos sociais.
    Será, em parte, assim! Mas, garanto-te, tenho familiares a trabalhar em autarquias que entraram sem ficar a devê-lo a camelo nenhum!...;)

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por joao
      ................

      Eh pá desculpem lá um pormenor.....

      Quem raio és (eras...) tu, joao, com 11.917 posts e eu não tenho ideia de te ter "visto" por cá ?????
      Ou será que me deu alguma amnésia ????
      :D:D:D

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por joao
        ...

        E achas mesmo que cunhas na FP são raras? É que uma coisa é ser indicado, outra coisa é entrar nitidamente porque se conhece alguém e não por causa dos nossos conhecimentos ou capacidades! E isso acontece muito na FP, quase que arriscava a dizer que mais de metade das contratações nas administrações locais são por cunhas[8)]
        Sim, de facto há cunhas!

        Mas, pergunto, como é que funcionam, actualmente, os acessos na privada? São feitos concursos alargados, com provas exigentes e prolongadas no tempo, com cursos de formação, depois estágios e, depois, só depois, a entrada nos quadros, ou basta saber pela "porta do cavalo" que a empresa "x" está a admitir pessoal, conhecer lá alguém (...) e entregar, pela mesma "porta", o curriculum vitae?

        Comentário


          #34
          ...É que, de facto, na função pública há, efectiva e lamentavelmente, entradas com critérios menos claros, mas na privada parece-me que as coisas são mais, mas muito mais, digamos, "escuras" e com processos muito mais "flexíveis"... Ou não será assim?...

          Comentário


            #35
            Acho que já entendi parte da vossa raiva com a fp, mas deixe-me dizer-lhe que essa dor é f.....

            Então se são fp são todos incompetentes, entraram por cunhas e só fazem formação virada para dentro e não para melhorar ou mudar nada.

            Independentemente da formação academica formação pessoal ou acções de formação frequentadas ou dos valores que cultivam enquanto pessoas, são fp e mesmo que sejam melhores, iguais ou piores vão ser sempre maus pq estiveram ou estão na fp.


            Coisa feia a inveja.


            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Pé Leve

              Sim, de facto há cunhas!

              Mas, pergunto, como é que funcionam, actualmente, os acessos na privada? São feitos concursos alargados, com provas exigentes e prolongadas no tempo, com cursos de formação, depois estágios e, depois, só depois, a entrada nos quadros, ou basta saber pela "porta do cavalo" que a empresa "x" está a admitir pessoal, conhecer lá alguém (...) e entregar, pela mesma "porta", o curriculum vitae?
              Estás a falar de empresas de que tamanho?

              Com menos de 30 trabalhadores? Não me admirava nada que houvesse também bastante cunhas, mas acredito que haja mais passagem de conhecimentos do que cunhas.

              Agora em empresas com já alguma dimensão e uma hierarquia alargada acredita que o facto cunha pouco vale. Ou quando é usado é porque de outra maneira qualquer vai ajudar a empresa. Como por exemplo contratar alguém que é filho de uma pessoa que pode trazer negócios para a empresa. Não apoio essa maneira de fazer as coisas, mas se pensares raramente isso é possível acontecer com a FP, porque ninguém quer fazer bons negócios com o Estado, todos o querem chupar até ao tutano[8]

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por Nthor

                Acho que já entendi parte da vossa raiva com a fp, mas deixe-me dizer-lhe que essa dor é f.....

                Então se são fp são todos incompetentes, entraram por cunhas e só fazem formação virada para dentro e não para melhorar ou mudar nada.

                Independentemente da formação academica formação pessoal ou acções de formação frequentadas ou dos valores que cultivam enquanto pessoas, são fp e mesmo que sejam melhores, iguais ou piores vão ser sempre maus pq estiveram ou estão na fp.


                Coisa feia a inveja.
                Se é mau dizer que todos os FPs são maus profissionais, também me parece exagero dizer que alguém afirmou que todos os FPs são incompetentes[8)]

                Uma coisa é certa, existem mais FPs do que moscas (passo a expressão), gasta-se balúrdios com a FP, no entanto os processos burocráticos são lentos, erróneos e muita coisa está mal... se os FPs não têm nada a ver com isto????[8]

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por joao

                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                  Sim, de facto há cunhas!

                  Mas, pergunto, como é que funcionam, actualmente, os acessos na privada? São feitos concursos alargados, com provas exigentes e prolongadas no tempo, com cursos de formação, depois estágios e, depois, só depois, a entrada nos quadros, ou basta saber pela "porta do cavalo" que a empresa "x" está a admitir pessoal, conhecer lá alguém (...) e entregar, pela mesma "porta", o curriculum vitae?
                  Estás a falar de empresas de que tamanho?

                  Com menos de 30 trabalhadores? Não me admirava nada que houvesse também bastante cunhas, mas acredito que haja mais passagem de conhecimentos do que cunhas.

                  Agora em empresas com já alguma dimensão e uma hierarquia alargada acredita que o facto cunha pouco vale. Ou quando é usado é porque de outra maneira qualquer vai ajudar a empresa. Como por exemplo contratar alguém que é filho de uma pessoa que pode trazer negócios para a empresa. Não apoio essa maneira de fazer as coisas, mas se pensares raramente isso é possível acontecer com a FP, porque ninguém quer fazer bons negócios com o Estado, todos o querem chupar até ao tutano[8]
                  De todas, ou da maioria! É que eu já trabalhei em empresas de dimensão europeia (Quimigal, para além de outras mais pequenas...) e, das várias vezes que lá trabalhei, foi assim que entrei! Eu e a maoiria dos trabalhadores que foram para quer para as melhores funções (escritórios e administração...), quer para as secções onde se ganhava muito bem, sobretudo fazendo turnos...;)

                  Comentário


                    #39
                    Estas conversas servem apenas para passar o tempo em boa companhia.

                    Porque há algo aqui que raramente vem à baila e que importa realçar. Que tipo de ou [u]que modelo de máquina do Estado nós queremos</u>?

                    É que eu sei que a máquina é pesada, que impede novos investimentos e que um dia a coisa vai ficar feia, mas não é com vendas nos olhos que podemos fazer grandes considerações sobre o futuro da FP.

                    É que eu não sei, mas Ok, sou um out-sider, mas quem é que sabe qual é a dimensão ideal da máquina, e a habilitação profissional de cada membro da FP?

                    E eu aí, se visse que quem nos Governa soubesse, até que ficaria mais ou menos descansado, porque as reformas têm que se fazer e de um modo ou de outro irão ser feitas.

                    Mas tal como um comboio a alta velocidade, olho para o lugar do maquinista e não vejo lá ninguém.

                    E aí vai ser bonito, vai...

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                      Estas conversas servem apenas para passar o tempo em boa companhia.

                      Porque há algo aqui que raramente vem à baila e que importa realçar. Que tipo de ou [u]que modelo de máquina do Estado nós queremos</u>?

                      É que eu sei que a máquina é pesada, que impede novos investimentos e que um dia a coisa vai ficar feia, mas não é com vendas nos olhos que podemos fazer grandes considerações sobre o futuro da FP.

                      É que eu não sei, mas Ok, sou um out-sider, mas [u]quem é que sabe qual é a dimensão ideal da máquina, e a habilitação profissional de cada membro da FP?</u>

                      E eu aí, se visse que quem nos Governa soubesse, até que ficaria mais ou menos descansado, porque as reformas têm que se fazer e de um modo ou de outro irão ser feitas.

                      Mas tal como um comboio a alta velocidade, olho para o lugar do maquinista e não vejo lá ninguém.

                      E aí vai ser bonito, vai...
                      Ora aí é que está o busílis da questão, ao qual, finalmente, alguém faz referência!

                      De facto urge fazer alguma coisa, mas à cegas é que não me parece correcto! Que se aja, mas como deve ser...

                      Comentário


                        #41
                        "mas quem é que sabe qual é a dimensão ideal da máquina, e a habilitação profissional de cada membro da FP?"

                        Neste momento, se fizessem desaparecer 50 mil elementos da FP, não se daria pela diferença no funcionamento dos serviço...cá fora já seria diferente, uma vez que seria mais 50 mil consumidores a retrair a consumo.

                        Em termos da habilitação profissional, o que não falta neste momento são licenciados em funções administrativas.

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por Omega

                          citação:Originalmente colocada por joao
                          ................

                          Eh pá desculpem lá um pormenor.....

                          Quem raio és (eras...) tu, joao, com 11.917 posts e eu não tenho ideia de te ter "visto" por cá ?????
                          Ou será que me deu alguma amnésia ????
                          :D:D:D
                          Deves ter tido amnésia... já cá ando desde que o fórum é fórum, e antes também, sempre com o mesmo nome[:P]

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por joao

                            citação:Originalmente colocada por Nthor

                            Acho que já entendi parte da vossa raiva com a fp, mas deixe-me dizer-lhe que essa dor é f.....

                            Então se são fp são todos incompetentes, entraram por cunhas e só fazem formação virada para dentro e não para melhorar ou mudar nada.

                            Independentemente da formação academica formação pessoal ou acções de formação frequentadas ou dos valores que cultivam enquanto pessoas, são fp e mesmo que sejam melhores, iguais ou piores vão ser sempre maus pq estiveram ou estão na fp.


                            Coisa feia a inveja.
                            Se é mau dizer que todos os FPs são maus profissionais, também me parece exagero dizer que alguém afirmou que todos os FPs são incompetentes[8)]
                            Nem todos, falam apenas do mau funcionamento de repartições de atendimento ao publico (como se a fp só fosse guichets de atendimento) que é apontado como exemplo de toda a fp, esquecendo-se que se há (há com certeza) um mau funcionamento, esse tem origem na hieraquia e quando acontece prejudica todos os cidadãos (ou achas que os restantes fp tb não se insurgem quando deparam com o um serviço mal organizado e a funcionar mal ou que passam a frente nas filas?)

                            citação:Originalmente colocada por joao

                            Uma coisa é certa, existem mais FPs do que moscas (passo a expressão), gasta-se balúrdios com a FP, no entanto os processos burocráticos são lentos, erróneos e muita coisa está mal... se os FPs não têm nada a ver com isto????[8]
                            Na maioria dos casos (não todos) fazem o que qql pessoa faz no seu serviço, seguem orientações de serviço, para o mal ou para o bem, mesmo reclamando e propondo alterações (nem todos) para um melhor funcionamento.

                            Reclamações e propostas que na maioria dos casos afetam o ego ou os interesses de "quem pode e manda" e que põe entraves por temer (ou por ignorancia) que o chefe do chefe ache que lhe passaram por cima (sim tb temos disso na fp).



                            Comentário


                              #44
                              Eu gostava era de saber porque é que um FP goza de uma posição de intocável?????

                              Porque razão é que, como todos nós sabemos e nem vale a pena negar, existe muita gente incompetente que não merece 1/10 do ordenado que ganham, mas continuam ano após ano na FP e quase de certeza com boas avaliações, progressões de carreira, etc...

                              É que isto é uma coisa que me faz confusão!!!!
                              Que argumentos pode haver para que não haja despedimentos na FP?
                              Que argumentos há para que os FPs não sejam avaliados pelo seu desempenho e sofram consequências dessas avaliações


                              E isto é completamente independente de modelos de administração pública, whatever! É um princípio básico se queremos ter competetividade e termos as melhores pessoas do nosso lado.

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por joao

                                citação:Originalmente colocada por Omega

                                citação:Originalmente colocada por joao
                                ................

                                Eh pá desculpem lá um pormenor.....

                                Quem raio és (eras...) tu, joao, com 11.917 posts e eu não tenho ideia de te ter "visto" por cá ?????
                                Ou será que me deu alguma amnésia ????
                                :D:D:D
                                Deves ter tido amnésia... já cá ando desde que o fórum é fórum, e antes também, sempre com o mesmo nome[:P]
                                Desculpa lá o esquecimento, mas às vezes lemos os posts e nem ligamos ao nome ....;)

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por ebay

                                  "mas quem é que sabe qual é a dimensão ideal da máquina, e a habilitação profissional de cada membro da FP?"

                                  Neste momento, se fizessem desaparecer 50 mil elementos da FP, não se daria pela diferença no funcionamento dos serviço...cá fora já seria diferente, uma vez que seria mais 50 mil consumidores a retrair a consumo.

                                  Em termos da habilitação profissional, o que não falta neste momento são licenciados em funções administrativas.
                                  És capaz de afirmar isso como sendo uma verdade inabalável e, de algum modo, "cientifica"?...

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por Nthor

                                    Nem todos, falam apenas do mau funcionamento de repartições de atendimento ao publico (como se a fp só fosse guichets de atendimento) que é apontado como exemplo de toda a fp, esquecendo-se que se há (há com certeza) um mau funcionamento, esse tem origem na hieraquia e quando acontece prejudica todos os cidadãos (ou achas que os restantes fp tb não se insurgem quando deparam com o um serviço mal organizado e a funcionar mal ou que passam a frente nas filas?)
                                    Bom eu pelo menos vou tentando falar do que sei e conheço.
                                    Se o mau funcionamento no front-office é muitas vezes um reflexo do que se passa no back-office então só me estás é a dar razão quando implicitamente agrupei "todos" mas referindo o exemplo do front-office.


                                    citação:Na maioria dos casos (não todos) fazem o que qql pessoa faz no seu serviço, seguem orientações de serviço, para o mal ou para o bem, mesmo reclamando e propondo alterações (nem todos) para um melhor funcionamento.

                                    Reclamações e propostas que na maioria dos casos afetam o ego ou os interesses de "quem pode e manda" e que põe entraves por temer (ou por ignorancia) que o chefe do chefe ache que lhe passaram por cima (sim tb temos disso na fp).
                                    Estás então a admitir que existem podres na FP?
                                    E não é preciso ir contra as ordens para prestar um melhor serviço!! Esse é para mim dos piores defeitos da FP, a falta de capacidade de serem auto-suficientes e terem iniciativa. Basicamente não mexem uma palha a não ser que alguém lá de cima lhes dê a ordem[8]


                                    E porque raio é que se existem 10 pessoas na fila à hora de fecho os trabalhadores não ficam a trabalhar até os despacharem??? É o que se espera de qualquer empresa privada! Na FP estão-se a borrifar, querem é ir-se embora às 17h e siga para bingo. O que nos leva ao facto de na FP não fazerem 40 horas como o resto de nós.


                                    Existem tantas coisas que não fazem sentido, que só numa mente muito retorcida é possível arranjar argumentos que contrariem essas "coisas estranahas"

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por ebay

                                      Neste momento, se fizessem desaparecer 50 mil elementos da FP, não se daria pela diferença no funcionamento dos serviço...
                                      No meu serviço faltam pelo menos umas 100 a 150 pessoas, mas da maneira que é gerido, nem mil chegavam para os gastos.

                                      É tb com esta realidade com que temos de trabalhar, já para não falar na falta de meios.

                                      Tb sei que há falta de formação especifica da função (pq a que temos feito não é tão comum como deveria ser nem orientada á função especifica que é desempenhada) mas são opções hieraquicas que muitas vezes quando confrontados com propostas alternativas respondem que não há dinheiro (o que muito nos espanta depois de ver de que maneira os directores nomeados pelo governo gastam o tal dinheiro que não há).

                                      Mas como diz o Carlos.L

                                      citação:E eu aí, se visse que quem nos Governa soubesse, até que ficaria mais ou menos descansado, porque as reformas têm que se fazer e de um modo ou de outro irão ser feitas.

                                      Mas tal como um comboio a alta velocidade, olho para o lugar do maquinista e não vejo lá ninguém.


                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por ebay

                                        Neste momento, se fizessem desaparecer 50 mil elementos da FP, não se daria pela diferença no funcionamento dos serviço...cá fora já seria diferente, uma vez que seria mais 50 mil consumidores a retrair a consumo.
                                        Isto é a mesma coisa que ires a um médico com dores nas costas e ele começar por am****r-te um , para ficares mais leve...

                                        Pé Leve, só agora é que reparei, mas foi sem intenção..., a sério.

                                        Há 2 sectores dos quais temos falado ultimamente, Finanças e Justiça que funcionam mal, muito mal para as necessidades deste País. Agora, reduzir o nº de funcionários só irá complicar a coisa.
                                        Eu sei que isto é tramado.

                                        Mas como a nós apenas nos move a vontade de melhorar, porque não fazer as coisas pela cartilha?

                                        E eu já o disse aqui uma vez. Podemos não conseguir resolver o problema do excesso de funcionários de um momento para outro, além de não esquecer de que em termos de votos a FP tem muito peso junto de qualquer Governo. Mas ao menos que coloquemos a coisa a funcionar.

                                        E depressa, que já se faz tarde.

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por joao

                                          Eu gostava era de saber porque é que um FP goza de uma posição de intocável?????

                                          Porque razão é que, como todos nós sabemos e nem vale a pena negar, existe muita gente incompetente que não merece 1/10 do ordenado que ganham, mas continuam ano após ano na FP e quase de certeza com boas avaliações, progressões de carreira, etc...

                                          É que isto é uma coisa que me faz confusão!!!!
                                          Que argumentos pode haver para que não haja despedimentos na FP?
                                          Que argumentos há para que os FPs não sejam avaliados pelo seu desempenho e sofram consequências dessas avaliações


                                          E isto é completamente independente de modelos de administração pública, whatever! É um princípio básico se queremos ter competetividade e termos as melhores pessoas do nosso lado.
                                          Isso tens de perguntar aos boys .



                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por joao
                                            ...Na FP estão-se a borrifar, querem é ir-se embora às 17h e siga para bingo. O que nos leva ao facto de na FP não fazerem 40 horas como o resto de nós.
                                            Mas quem foi que te disse isso?

                                            Em muitas carreiras as 35 horas semanais estipuladas são largamente ultrapassadas sem, sequer, remuneração por isso! Se pensar nas horas que dou ao serviço a mais durante a semana e nas que faço aos fins de semana e feriados, tantas vezes até altas horas, onde não vão essas 35, 40, 45, 50 horas?...


                                            Comentário


                                              #52
                                              "És capaz de afirmar isso como sendo uma verdade inabalável e, de algum modo, "cientifica"?...

                                              Se juntares professores com dispensa de tempos lectivos por razões de natureza psiquiatrica ( que em regra são aqueles no 8.º, 9.º escalão)que vão cumprindo umas vagas tarefas nas escolas), pessoal do MOPTC colocado politicamente em institutos, mais aqueles pertencentes ao INGA, IFADAP e Min. Agricultura e que, objectivamente, não têm funções relevantes, e, especialmente, a C.M de Lisboa, chegas a esses valores...

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por joao

                                                Bom eu pelo menos vou tentando falar do que sei e conheço.
                                                Se o mau funcionamento no front-office é muitas vezes um reflexo do que se passa no back-office então só me estás é a dar razão quando implicitamente agrupei "todos" mas referindo o exemplo do front-office.
                                                É um erro comum meu caro, confundir-se os dois.


                                                citação:Originalmente colocada por joao

                                                citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                Na maioria dos casos (não todos) fazem o que qql pessoa faz no seu serviço, seguem orientações de serviço, para o mal ou para o bem, mesmo reclamando e propondo alterações (nem todos) para um melhor funcionamento.

                                                Reclamações e propostas que na maioria dos casos afetam o ego ou os interesses de "quem pode e manda" e que põe entraves por temer (ou por ignorancia) que o chefe do chefe ache que lhe passaram por cima (sim tb temos disso na fp).
                                                Estás então a admitir que existem podres na FP?
                                                Temos e não são mais nem menos do que no privado.


                                                citação:Originalmente colocada por joao

                                                E não é preciso ir contra as ordens para prestar um melhor serviço!! Esse é para mim dos piores defeitos da FP, a falta de capacidade de serem auto-suficientes e terem iniciativa. Basicamente não mexem uma palha a não ser que alguém lá de cima lhes dê a ordem[8]
                                                Depende do que o chefe entender como "ir contra as ordens".


                                                citação:Originalmente colocada por joao

                                                E porque raio é que se existem 10 pessoas na fila à hora de fecho os trabalhadores não ficam a trabalhar até os despacharem??? É o que se espera de qualquer empresa privada! Na FP estão-se a borrifar, querem é ir-se embora às 17h e siga para bingo. O que nos leva ao facto de na FP não fazerem 40 horas como o resto de nós.
                                                Isso teras de questionar no local certo, quanto as 40 horas, no meu serviço (e em outros) há quem faça mais muito mais e que nem chegam a ser contabilizadas.


                                                citação:Originalmente colocada por joao

                                                Existem tantas coisas que não fazem sentido, que só numa mente muito retorcida é possível arranjar argumentos que contrariem essas "coisas estranahas"
                                                É essa tb a minha opinião e já trabalho para o estado há uns 15 anos.



                                                Comentário


                                                  #54
                                                  "No meu serviço faltam pelo menos umas 100 a 150 pessoas,"

                                                  Serviços especializados é uma coisa...assistentes administrativos no Min. da Agricultura é outra, quando se sabe que 80% deste ministério está em LX...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por ebay

                                                    "És capaz de afirmar isso como sendo uma verdade inabalável e, de algum modo, "cientifica"?...

                                                    Se juntares professores com dispensa de tempos lectivos por razões de natureza psiquiatrica ( que em regra são aqueles no 8.º, 9.º escalão)que vão cumprindo umas vagas tarefas nas escolas), pessoal do MOPTC colocado politicamente em institutos, mais aqueles pertencentes ao INGA, IFADAP e Min. Agricultura e que, objectivamente, não têm funções relevantes, e, especialmente, a C.M de Lisboa, chegas a esses valores...
                                                    Bem, se formos a todos os que apresentam atestado médico para "fugir ao trabalho" certamente encontrarás muitos mais na privada do que na função pública, e estou a referir-me, claro, às baixas fraudulentas ou "perto disso", já para não falar daqueles parasitas que nunca trabalharam e agora estão reformados!...[8]

                                                    Mas a minha pergunta não era sobre inúteis e desonestos da sociedade, pois desses há-os, infelizmente, a rodos e em todos os sectores de produtividade! A pergunta era àcerca de uma redução de efectivos na ordem de grandeza que citaste num qualquer serviço do Estado...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Os exemplos que dei não são"fugas ao trabalho" no caso dos profs. com dispensa da componente lectiva. São pessoas que já não dão aulas, por razões médicas, que eu acredito serem verdadeiras! mas não dando aulas, o que acontece é que acabam também por não ter mais funções relevantes na escola, a não ser umas tarefas ligeiras que os CE vão distribuindo...e tens ainda os tais professores destacados nos sindicatos. No computo geral da Admn. Publica, é fácil "eliminar" 50 mil...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu tenho os 2 pais na FP e trabalho no privado.

                                                        Embora reconheça que haja maus funcionário e generalizando mas na minha experiencia eu vejo assim:

                                                        Todos os estudos dizem que uma equipa promove ao nivel da gestão. Ou seja se a equipa falha (isto na teoria pois nem no privado em Portugal aplicam) a culpa é da gestão.

                                                        Agora só para te dar um exemplo: Um chefe da equipa administrativa (existe administrativo depois principal depois especialista depois chefe de equipa) nas urgências ganha 1000 euros. Podes ver que é tabelado.

                                                        Ópinar num post é sempre complicado mas devido aos posts que meto acho que deduzes que eu acho que devia haver brio na funçao que se desempenha e isto é outro problema. Se tu ganhas sempre o mesmo (o salario é a categoria que tens e nao o teu desempenho) qual a motivação para melhorar um serviço? Tu regulas-te pela media da equipa e em pior casos pelo pior. Pois se tu te esforçares, o máximo que podes receber é o mesmo salário...

                                                        Com este intróito vou voltar atras. Um chefe de equipa ganha 1000 euros ou pouco mais. E nas urgencias do Sao Joao há 1. Especialistas 800 euros.

                                                        Com a agravante da nao promocao vertical. Na PT Inovacao, um chefe de equipa (tem as mm provas p la chegar - tentei meter cargos iguais - tem salario de 2000 para cima, tlm a descricao e carro da empresa e possibilidade sempre de a sua experiencia ir para uma empresa exercer funcoes melhores a nivel de salario, regalias e realizacao pessoal.

                                                        Excepto alguns casos (enfermagem, medicina, etc) a realidade é a que eu disse. A motivacao para melhorar um serviço ou subir verticalmente nao e muita.

                                                        Enquanto isso nao acontecer vais ter serviços ineficientes. Isto e a minha opiniao. Aceito criticas

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por ebay

                                                          Os exemplos que dei não são"fugas ao trabalho" no caso dos profs. com dispensa da componente lectiva. São pessoas que já não dão aulas, por razões médicas, que eu acredito serem verdadeiras! mas não dando aulas, o que acontece é que acabam também por não ter mais funções relevantes na escola, a não ser umas tarefas ligeiras que os CE vão distribuindo...e tens ainda os tais professores destacados nos sindicatos. No computo geral da Admn. Publica, é fácil "eliminar" 50 mil...
                                                          Sim, admito que até possa ter razão nesse caso específico, mas generalizar essa "receita" já me parece complicado!

                                                          Por exemplo se "eliminasses" 50000 funcionários das finanças, ou das autarquias locais, dos tribunais, das policias, etc, ficavas com o país num caos de um dia para o outro...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Bem, gostei muito deste bocadinho de conversa, ao qual voltarei amanhã (mais logo), sempre que tenha um bocadinho "livre", já que amanhã a jornada de trabalho deste funcionário público talvez passe da meia noite, apesar de ser sexta feira...[xx(]

                                                            ;)

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                              Mas se as empresas absorverem os fp a mais, então quantos anos se vai ter de esperar para passar a haver emprego para os jovens que acabam a escola?

                                                              Um convite ao regresso às malas de cartão e às fugas para o estrangeiro. O problema é que tal pode significar a partida de bons quadros ou técnicos, o que não ajudaria o País...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X