Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que raio... fenómeno estranho!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
    Gostava de chegar à verdade!

    Vamos descascar isto seguindo o método científico...

    Que tipo de sinal emite o comando? (trata-se de uma peugeot 307 SW de 2006)
    O que poderá interferir com o sinal do dito cujo?
    Rádio-frequência, já há muitos anos que deixaram de fazer comandos por IV.

    Comentário


      #32
      Já me aconteceu o mesmo em Salamanca e uma habitante local explicou-me que em algumas zonas estratégicas estão instalados bloqueadores RF, para dificultar o disparo remoto de bombas ou controlo de dispositivos remotos não licenciados (escutas telefonicas ou equipamentos de video-vigilancia).


      Quanto aos campos magnéticos interferirem com os comandos infra-vermelhos, até é possível (apesar de pouco provável) mas interferem com o circuito e não com o feixe.

      Frequência ou comprimento de onda são duas maneiras de caracterizar o mesmo tipo de fenómeno, mas são utilizadas em condições diferentes.. Por norma utiliza-se a notação de frequência até a gama das microondas (GHz), daí para cima utiliza-se a noção de comprimento de onda por ser mais fácil de escalonar.

      Comentário


        #33
        Comeste gelado de baunilha nas ocasiões em que o carro não abriu ?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
          Em tempos ouvi falar que os campos magnéticos interferiam com os comandos infra-vermlhos...será ?
          Não...

          Comentário


            #35
            Tá visto.. de Espanha nem bom vento nem bom trancamento.

            Lamento mas também não vejo nada disso, a explicação do Mazzeo parece consistente..

            Comentário


              #36
              nao tinhas uma pulseira powerbalance nestas alturas?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                Já me aconteceu o mesmo em Salamanca e uma habitante local explicou-me que em algumas zonas estratégicas estão instalados bloqueadores RF, para dificultar o disparo remoto de bombas ou controlo de dispositivos remotos não licenciados (escutas telefonicas ou equipamentos de video-vigilancia).


                Quanto aos campos magnéticos interferirem com os comandos infra-vermelhos, até é possível (apesar de pouco provável) mas interferem com o circuito e não com o feixe.

                Frequência ou comprimento de onda são duas maneiras de caracterizar o mesmo tipo de fenómeno, mas são utilizadas em condições diferentes.. Por norma utiliza-se a notação de frequência até a gama das microondas (GHz), daí para cima utiliza-se a noção de comprimento de onda por ser mais fácil de escalonar.
                A explicação dos bloqueadores de RF parece-me a mais plausível!
                Mas esses bloqueadores não interfeririam também com o rádio do carro?
                É que o radio funcionava perfeitamente... quer-se dizer... tirando o facto de dar musica espanhola irritante!!

                Quanto à frequência e ao comprimento de onda não concordo com o teu ponto de vista!
                Nos meus tempos universitários tive umas cadeiras de física (não sei bem para quê) em que dávamos que a frequência de uma onda (nº de vezes que a onda se repete por segundo) é inversamente proporcional ao comprimento dessa onda!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                  Comeste gelado de baunilha nas ocasiões em que o carro não abriu ?
                  eh eh! só pode!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                    Em tempos ouvi falar que os campos magnéticos interferiam com os comandos infra-vermlhos...será ?
                    Actualmente já não se deve quase usar os IR mas sim Radio frequência

                    Comentário


                      #40
                      Comando do Alarme e Fenómenos

                      Boas pessoal. Eu tenho um Nubira Wagon 1.6 SW e o sistema de alarme é de origem mas já passei por este fenómeno algumas vezes e coloco este post a ver se ajudo o nosso colega HomoSapiens.

                      O meu comando do sistema de alarme possui 3 botões, sendo o vermelho o que liga o alarme e um azul escuro o que o desliga. O terceiro botão quando é "carregado por engano" e numa situação de distração faz com que o alarme seja desactivado mas qualquer outra cópia de chave ou tentativa de colocação em marcha não funciona porque o carro fica bloqueado e só permite a abertura de portas e só pega se tiver a chave original assim como só fecha e abre portas com a dita chave.

                      Numa situação em que verifico que o alarme deixou de dar sinal de si e de se activar quando eu quero só há uma maneira de o colocar a funcionar de novo no modo normal e desta feita é preciso colocar a chave na ranhura e fazer a chave ir só até ao ponto em que o painel central se ilumine todo (sem fazer ponto de ignição e ligar o motor) e ai carregar na tecla vermelha que liga o alarme. Antes desta operação aparece um eloquete no painel que indica que o motor se encontra bloqueado de facto.

                      Nesta posição da chave e com o carregamento do respectivo botão para accionar o alarme os 4 piscas vão ter que acender e enquanto procedemos a esta operação bem simples as portas vão trancar por dentro e com a gente lá dentro. Depois é só retirar a chave e carregar nobotão que desliga o alrame. Não creio, pois, que seja fenómeno algum mas sim um defeito de construção do sistema de alarme em que afinal o comando e o tal botão de desactivação é o próprio comando.

                      Quanto a interferências nunca as tive, mas quando carrego a 10 metros no botão de desligar o alarme e caso haja outros carros na mesma área é certo que o alarme só funciona a 1 metro de distância. De resto é só substituir as pilhas a cada 6 meses que afinal me ficam a 3 euros as duas.

                      Nota - Este carro têm a mania de disparar o alarme quando se encontra na rua e alguém lhe dá um pequeno toque. Só o leve bater das mãos de uma criança em cima do capot do motor já faz disparar o alarme e em tempos de trovoada ele dispara na mesma. Nestas situações toca 2 segundos e cala-se, mas já tive que me levantar de madrugada e abir a janela para desligar o alarme e voltar a ligar porque o desalmado do carro quando sofre uma forte chuvada de Inverno não tem mais a fazer senão a berrar desalmadamente como se o carro estivesse a protestar por eu não o meter na garagem.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
                        O meu carro está possuído...

                        Há cerca de um mês fui andar de bicicleta com a minha catraia para uma ciclovia que fica em Espanha (Salvaterra do Minho - junto a Monção).
                        Quando cheguei lá, fui para fechar o carro com o comando das chaves e não consegui... após algumas tentativas lá acabei por conseguir.
                        Pensei que fosse a pilha a dar o berro.
                        Quando cheguei a casa experimentei e dava perfeitamente.
                        Antes de Ontem voltei ao mesmo local e voltou a acontecer o mesmo. Desta vez nem consegui de maneira nenhuma fechar o carro com o comando. Tive de recorrer à chave!

                        Cheguei a casa, voltou a dar!

                        Alguém já teve uma experiência parecida?
                        Sabem o que pode bloquear o sinal do comando da chave?

                        Será aquele local um buraco inter-dimensional?

                        Já tive algo parecido e depois de muito pesquisar, o problema estava no retransmissor de sinal de TV que um vizinho tinha em casa. Era foleiro e quando ligado »abafava» o sinal do que havia em volta da casa. Até o alarme da minha casa que dista cerca de 15 metros do vizinho acusava «anomalia» e os comandos não funcionavam...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por HomoSapiens
                          A explicação dos bloqueadores de RF parece-me a mais plausível!
                          Mas esses bloqueadores não interfeririam também com o rádio do carro
                          Funcionam nas frequências escolhidas

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
                            A explicação dos bloqueadores de RF parece-me a mais plausível!
                            Mas esses bloqueadores não interfeririam também com o rádio do carro?
                            É que o radio funcionava perfeitamente... quer-se dizer... tirando o facto de dar musica espanhola irritante!!

                            Quanto à frequência e ao comprimento de onda não concordo com o teu ponto de vista!
                            Nos meus tempos universitários tive umas cadeiras de física (não sei bem para quê) em que dávamos que a frequência de uma onda (nº de vezes que a onda se repete por segundo) é inversamente proporcional ao comprimento dessa onda!
                            Aquilo bloqueia bandas específicas e estreitas, não interferem com outras comunicações. Alias, esses comandos funcionam a ~450MHz e a banda de rádio-difusão é estre os 88 e os 108MHz.

                            Quanto à frequência vs comprimento de onda, vou tentar explicar melhor:

                            Tua noção de Frequência está certa, quantifica o número de ciclos por unidade de tempo de um sinal periódico.

                            Já o comprimento de onda não é mais que a razão entre a velocidade de propagação e a frequência (Vel./f) e é utilizado para frequências muito altas, onde a velocidade de propagação é afectada pela frequência (frequências diferentes viajam em velocidade diferentes, ver conceito de velocidade de grupo).

                            Quando se fala em comprimento de onda (e não em velocidade de grupo), fala-se em apenas uma frequência específica e não numa banda, logo pode-se considerar a velocidade constante e igual a C (velocidade da luz no vazio, 3E8 m/s). Com isso, comprimento de onda varia apenas com a frequência de modo inverso e linear, ou seja, λ=C/f.

                            Quando se trabalha com frequências na zona do espectro visível (aliás, a partir dos infra-vermelhos), é mais fácil trabalhar com valores de comprimentos de onda do que com frequência.
                            É também mais correcto por ser a zona inicial da influência considerável da velocidade de grupo.

                            Espero ter dado umas "luzes" sobre o assunto :P
                            Editado pela última vez por Mazzeo; 30 July 2010, 11:27.

                            Comentário


                              #44
                              Essa situação já me aconteceu por 2 vezes na Lousã: numa das vezes foi em frente á Pastelaria São Silvestre (a que fica numa rotunda) e a outra (creio que no dia seguinte) á porta da casa de um dos meus cunhados.
                              Isso aconteceu com o Corsa... mas nessa altura acho que ra mesmo o carro que andava possuido.
                              Abençoado o dia (7 de Outubro de 2007) em que o vendi

                              Comentário


                                #45
                                Obrigado, Mazzeo, pela explicação!
                                Confesso que a física nunca foi o meu forte e que perdia mais tempo a estudar o físico da professora do que a física em si!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
                                  Obrigado, Mazzeo, pela explicação!
                                  Confesso que a física nunca foi o meu forte e que perdia mais tempo a estudar o físico da professora do que a física em si!
                                  Nunca tive professoras de Física boas (ou eram homens ou camafeus xD), mas tive de levar com isso durante toooodo o meu percurso académico e vou levar com isto para o resto da vida profissional (Engª de Telecomunicações).

                                  ao reler a explicação vi que estava uma *****, mas sem saber o que está por trás acho que dá pra ter uma ideia..

                                  Comentário


                                    #47
                                    És um ET, portanto!!

                                    Por acaso não foi na UA?!

                                    Comentário


                                      #48
                                      ainda não tinha pensado nisso, mas prece que sim

                                      foi no ISEL que tudo aconteceu.. :p

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                        ainda não tinha pensado nisso, mas prece que sim

                                        foi no ISEL que tudo aconteceu.. :p


                                        Camafeus??? Estás a ser simpático de certeza

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                          Que eu saiba isso que estás a dizer é fisicamente impossível. Mas tb não pego num livro de electromagnetismo há uns bons anitos.

                                          Havendo uma interferência, essa interferência deverá ser na mesma frequência ou será comprimento de onda ( já tou mesmo esquecido )

                                          Isto é, no caso do comando ser IR, só outro dispositivo IR pode interferir.
                                          Frequência é "igual" a comprimento de onda.
                                          São proporcionais. Um calcula-se pelo outro.

                                          Ou seja, para que o ruído possa interferir, a frequência (ou comprimento de
                                          onda) da portadora desse ruído deverá ser semelhante (depende da largura
                                          de banda que o receptor escuta) à frequência (ou comprimento de onda) da
                                          portadora do sinal com o qual interfere.

                                          No caso do IR... O Sol emite IR.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Frequência é "igual" a comprimento de onda.
                                            São proporcionais. Um calcula-se pelo outro.

                                            ...

                                            São inversamente proporcionais!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
                                              São inversamente proporcionais!
                                              Eu não especifiquei...
                                              Só disse que eram proporcionais, não disse se eram inversamente ou directamente
                                              proporcionais.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post

                                                Será aquele local um buraco inter-dimensional?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                                  nao tinhas uma pulseira powerbalance nestas alturas?
                                                  Por falar nisso, no outro dia vi uma senhora com a pulseira a espatifar-se no chão Enquanto a ajudava, reparei na pulseira e instintivamente tive de dizer um "imagine se não tivesse a pulseira, o que lhe teria acontecido"

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O comando não funciona? usem a cabeça:
                                                    YouTube - Top Gear - Jeremy Clarkson tests central locking range - BBC

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X