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Que raio... fenómeno estranho!!!
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Já me aconteceu o mesmo em Salamanca e uma habitante local explicou-me que em algumas zonas estratégicas estão instalados bloqueadores RF, para dificultar o disparo remoto de bombas ou controlo de dispositivos remotos não licenciados (escutas telefonicas ou equipamentos de video-vigilancia).
Quanto aos campos magnéticos interferirem com os comandos infra-vermelhos, até é possível (apesar de pouco provável) mas interferem com o circuito e não com o feixe.
Frequência ou comprimento de onda são duas maneiras de caracterizar o mesmo tipo de fenómeno, mas são utilizadas em condições diferentes.. Por norma utiliza-se a notação de frequência até a gama das microondas (GHz), daí para cima utiliza-se a noção de comprimento de onda por ser mais fácil de escalonar.
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Originalmente Colocado por Mazzeo Ver PostJá me aconteceu o mesmo em Salamanca e uma habitante local explicou-me que em algumas zonas estratégicas estão instalados bloqueadores RF, para dificultar o disparo remoto de bombas ou controlo de dispositivos remotos não licenciados (escutas telefonicas ou equipamentos de video-vigilancia).
Quanto aos campos magnéticos interferirem com os comandos infra-vermelhos, até é possível (apesar de pouco provável) mas interferem com o circuito e não com o feixe.
Frequência ou comprimento de onda são duas maneiras de caracterizar o mesmo tipo de fenómeno, mas são utilizadas em condições diferentes.. Por norma utiliza-se a notação de frequência até a gama das microondas (GHz), daí para cima utiliza-se a noção de comprimento de onda por ser mais fácil de escalonar.
Mas esses bloqueadores não interfeririam também com o rádio do carro?
É que o radio funcionava perfeitamente... quer-se dizer... tirando o facto de dar musica espanhola irritante!!
Quanto à frequência e ao comprimento de onda não concordo com o teu ponto de vista!
Nos meus tempos universitários tive umas cadeiras de física (não sei bem para quê) em que dávamos que a frequência de uma onda (nº de vezes que a onda se repete por segundo) é inversamente proporcional ao comprimento dessa onda!
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Comando do Alarme e Fenómenos
Boas pessoal. Eu tenho um Nubira Wagon 1.6 SW e o sistema de alarme é de origem mas já passei por este fenómeno algumas vezes e coloco este post a ver se ajudo o nosso colega HomoSapiens.
O meu comando do sistema de alarme possui 3 botões, sendo o vermelho o que liga o alarme e um azul escuro o que o desliga. O terceiro botão quando é "carregado por engano" e numa situação de distração faz com que o alarme seja desactivado mas qualquer outra cópia de chave ou tentativa de colocação em marcha não funciona porque o carro fica bloqueado e só permite a abertura de portas e só pega se tiver a chave original assim como só fecha e abre portas com a dita chave.
Numa situação em que verifico que o alarme deixou de dar sinal de si e de se activar quando eu quero só há uma maneira de o colocar a funcionar de novo no modo normal e desta feita é preciso colocar a chave na ranhura e fazer a chave ir só até ao ponto em que o painel central se ilumine todo (sem fazer ponto de ignição e ligar o motor) e ai carregar na tecla vermelha que liga o alarme. Antes desta operação aparece um eloquete no painel que indica que o motor se encontra bloqueado de facto.
Nesta posição da chave e com o carregamento do respectivo botão para accionar o alarme os 4 piscas vão ter que acender e enquanto procedemos a esta operação bem simples as portas vão trancar por dentro e com a gente lá dentro. Depois é só retirar a chave e carregar nobotão que desliga o alrame. Não creio, pois, que seja fenómeno algum mas sim um defeito de construção do sistema de alarme em que afinal o comando e o tal botão de desactivação é o próprio comando.
Quanto a interferências nunca as tive, mas quando carrego a 10 metros no botão de desligar o alarme e caso haja outros carros na mesma área é certo que o alarme só funciona a 1 metro de distância. De resto é só substituir as pilhas a cada 6 meses que afinal me ficam a 3 euros as duas.
Nota - Este carro têm a mania de disparar o alarme quando se encontra na rua e alguém lhe dá um pequeno toque. Só o leve bater das mãos de uma criança em cima do capot do motor já faz disparar o alarme e em tempos de trovoada ele dispara na mesma. Nestas situações toca 2 segundos e cala-se, mas já tive que me levantar de madrugada e abir a janela para desligar o alarme e voltar a ligar porque o desalmado do carro quando sofre uma forte chuvada de Inverno não tem mais a fazer senão a berrar desalmadamente como se o carro estivesse a protestar por eu não o meter na garagem.
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Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver PostO meu carro está possuído...
Há cerca de um mês fui andar de bicicleta com a minha catraia para uma ciclovia que fica em Espanha (Salvaterra do Minho - junto a Monção).
Quando cheguei lá, fui para fechar o carro com o comando das chaves e não consegui... após algumas tentativas lá acabei por conseguir.
Pensei que fosse a pilha a dar o berro.
Quando cheguei a casa experimentei e dava perfeitamente.
Antes de Ontem voltei ao mesmo local e voltou a acontecer o mesmo. Desta vez nem consegui de maneira nenhuma fechar o carro com o comando. Tive de recorrer à chave!
Cheguei a casa, voltou a dar!
Alguém já teve uma experiência parecida?
Sabem o que pode bloquear o sinal do comando da chave?
Será aquele local um buraco inter-dimensional?
Já tive algo parecido e depois de muito pesquisar, o problema estava no retransmissor de sinal de TV que um vizinho tinha em casa. Era foleiro e quando ligado »abafava» o sinal do que havia em volta da casa. Até o alarme da minha casa que dista cerca de 15 metros do vizinho acusava «anomalia» e os comandos não funcionavam...
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Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver PostA explicação dos bloqueadores de RF parece-me a mais plausível!
Mas esses bloqueadores não interfeririam também com o rádio do carro?
É que o radio funcionava perfeitamente... quer-se dizer... tirando o facto de dar musica espanhola irritante!!
Quanto à frequência e ao comprimento de onda não concordo com o teu ponto de vista!
Nos meus tempos universitários tive umas cadeiras de física (não sei bem para quê) em que dávamos que a frequência de uma onda (nº de vezes que a onda se repete por segundo) é inversamente proporcional ao comprimento dessa onda!
Quanto à frequência vs comprimento de onda, vou tentar explicar melhor:
Tua noção de Frequência está certa, quantifica o número de ciclos por unidade de tempo de um sinal periódico.
Já o comprimento de onda não é mais que a razão entre a velocidade de propagação e a frequência (Vel./f) e é utilizado para frequências muito altas, onde a velocidade de propagação é afectada pela frequência (frequências diferentes viajam em velocidade diferentes, ver conceito de velocidade de grupo).
Quando se fala em comprimento de onda (e não em velocidade de grupo), fala-se em apenas uma frequência específica e não numa banda, logo pode-se considerar a velocidade constante e igual a C (velocidade da luz no vazio, 3E8 m/s). Com isso, comprimento de onda varia apenas com a frequência de modo inverso e linear, ou seja, λ=C/f.
Quando se trabalha com frequências na zona do espectro visível (aliás, a partir dos infra-vermelhos), é mais fácil trabalhar com valores de comprimentos de onda do que com frequência.
É também mais correcto por ser a zona inicial da influência considerável da velocidade de grupo.
Espero ter dado umas "luzes" sobre o assunto :PEditado pela última vez por Mazzeo; 30 July 2010, 11:27.
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Essa situação já me aconteceu por 2 vezes na Lousã: numa das vezes foi em frente á Pastelaria São Silvestre (a que fica numa rotunda) e a outra (creio que no dia seguinte) á porta da casa de um dos meus cunhados.
Isso aconteceu com o Corsa... mas nessa altura acho que ra mesmo o carro que andava possuido.
Abençoado o dia (7 de Outubro de 2007) em que o vendi
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Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver PostObrigado, Mazzeo, pela explicação!
Confesso que a física nunca foi o meu forte e que perdia mais tempo a estudar o físico da professora do que a física em si!
ao reler a explicação vi que estava uma *****, mas sem saber o que está por trás acho que dá pra ter uma ideia..
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostQue eu saiba isso que estás a dizer é fisicamente impossível. Mas tb não pego num livro de electromagnetismo há uns bons anitos.
Havendo uma interferência, essa interferência deverá ser na mesma frequência ou será comprimento de onda ( já tou mesmo esquecido )
Isto é, no caso do comando ser IR, só outro dispositivo IR pode interferir.
São proporcionais. Um calcula-se pelo outro.
Ou seja, para que o ruído possa interferir, a frequência (ou comprimento de
onda) da portadora desse ruído deverá ser semelhante (depende da largura
de banda que o receptor escuta) à frequência (ou comprimento de onda) da
portadora do sinal com o qual interfere.
No caso do IR... O Sol emite IR.
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Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Postnao tinhas uma pulseira powerbalance nestas alturas?
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O comando não funciona? usem a cabeça:
YouTube - Top Gear - Jeremy Clarkson tests central locking range - BBC
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