Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A inércia de um Aeroporto ... Beja

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    citação:Originalmente colocada por ebay

    A "fabrica", como é conhecida, está ainda parcialmente revestida com fibrocimentos e no seu interior existem algums milhares de toneladas amianto em sacos, que ninguém sabe o que fazer com aquilo...nem convém lá chegar perto, uma vez que o material ensacado, pelas dimensões das partículas, está em condições de ser respirável. Portugal Não tem unidade de tratamento para este tipo de matérias perigosas.

    Isso foi o presente envenenado da Luftwaffe.

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por Excalibur

      citação:Originalmente colocada por ebay

      A "fabrica", como é conhecida, está ainda parcialmente revestida com fibrocimentos e no seu interior existem algums milhares de toneladas amianto em sacos, que ninguém sabe o que fazer com aquilo...nem convém lá chegar perto, uma vez que o material ensacado, pelas dimensões das partículas, está em condições de ser respirável. Portugal Não tem unidade de tratamento para este tipo de matérias perigosas.

      Isso foi o presente envenenado da Luftwaffe.
      Não, quando a Luftwaffe se foi embora, a exepção de umas poucas ovelhas mortas, a "fabrica" era uma zona +/- segura.



      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por Nthor

        Não, quando a Luftwaffe se foi embora, a exepção de umas poucas ovelhas mortas, a "fabrica" era uma zona +/- segura.
        Mas o amianto é herança deles ...

        ... a degradação e falta de condições é que já serão e"feitos" lusos ou não ??

        Comentário


          #34
          O amianto está em mais sitios do que se pensa...não há galinheiro de aldeia que não tenha uma chapa de fibrocimento ( aka lusalite...). Foi e é material habitual na construção. Simplesmente quando não protegido (por tintas e revestimentos), tendo a esboroar-se em particulas pequenas (pó) o qual é cancerígeno. A "fábrica", que nunca teve o uso previsto, deixou de ter manutenção, pelo que o resultado natural foi aquele. Claro que se pode inundar o imóvel, regá-lo e ao mesmo tempo implodir, mas era chato...faz sempre pó! Só resta mesmo retirá-lo e enterrá-lo num sítio seguro (ex mina de sal em profundidade) ou exportá-lo para a Alemanha, onde é depositado em antigas explorações subterraneas de granito.

          Comentário


            #35
            O amianto não é um bicho de sete-cabeças.
            É recolhido em contentores próprios e vai para aterros industriais.
            Existem várias empresas que fazem isso.

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Excalibur

              citação:Originalmente colocada por Nthor

              Não, quando a Luftwaffe se foi embora, a exepção de umas poucas ovelhas mortas, a "fabrica" era uma zona +/- segura.
              Mas o amianto é herança deles ...

              ... a degradação e falta de condições é que já serão e"feitos" lusos ou não ??
              Acho que não, o que deve ter acontecido (não sei pq saí da tropa em 95) é terem feito o mesmo que fizeram com as farinhas para alimentação das vacas que foram guardadas na BA6 (por causa do prião das vacas loucas) á espera de uma solução.

              Deve ter sido praí em 95/96 em que veio uma directiva qql a dizer que o amianto era cancerisno e tinha de ser retirado das habitações.

              A "fabrica" em si não me recordo bem se estava revestida com fibrocimento, deve haver nos telhados (não me recordo) sei que os outros edificos da base tinham telha Portuguesa.




              Comentário


                #37
                "é terem feito o mesmo que fizeram com as farinhas para alimentação das vacas que foram guardadas na BA6 (por causa do prião das vacas loucas) á espera de uma solução."

                Ainda está à espera..mas no CTA. Concentraram tudo lá.

                Comentário


                  #38
                  Construção do aeroporto de Beja arranca Sábado

                  Comentário


                    #39
                    Mais uma palhaçada deste país..enfim isto é mesmo o afundanço final á Titanic..mas porque é que Portugal precisa de um aeroporto em Beja?? Pior..porque é que no raio de 200km vai haver 3 aeroportos e no Norte do país ha 1 aeroporto, mesmo sendo o melhor da europa, para uma area tao vasta de territorio?? nao era mais justificado um aeroporto por exemplo em Coimbra ou nessa area? Continua a ser um país de interesses sempre virado para um lado..resta esperar que o barco se afunde cada x mais..

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por C4

                      Mais uma palhaçada deste país..enfim isto é mesmo o afundanço final á Titanic..mas porque é que Portugal precisa de um aeroporto em Beja?? Pior..porque é que no raio de 200km vai haver 3 aeroportos e no Norte do país ha 1 aeroporto, mesmo sendo o melhor da europa, para uma area tao vasta de territorio?? nao era mais justificado um aeroporto por exemplo em Coimbra ou nessa area? Continua a ser um país de interesses sempre virado para um lado..resta esperar que o barco se afunde cada x mais..
                      O aeroporto de Beja penso que irá aproveitar uma infraestrutura já existente.

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por C4

                        Mais uma palhaçada deste país..enfim isto é mesmo o afundanço final á Titanic..mas porque é que Portugal precisa de um aeroporto em Beja?? Pior..porque é que no raio de 200km vai haver 3 aeroportos e no Norte do país ha 1 aeroporto, mesmo sendo o melhor da europa, para uma area tao vasta de territorio?? nao era mais justificado um aeroporto por exemplo em Coimbra ou nessa area? Continua a ser um país de interesses sempre virado para um lado..resta esperar que o barco se afunde cada x mais..

                        Atafulhar ainda mais o litoral de Aeroportos? E o interior do país??

                        O Aeroporto de Beja poderá acolher companhias low-cost e carga. E já tem infraestruturas básicas, não é o aeroporto de raíz. Que ignorância meu Deus...

                        Vão ser criadas estruturas rodoviárias que há muito têm vindo a ser prometidas. O Intercidades tem 2 ligações diárias Lisboa-Beja por 11€. Mais ligações virão caso efectivamente receba voos low-cost. Poderá denominar-se de aeroporto de Lisboa/Beja (160km de distância) como existe o exemplo da Ryanair ao aeroporto de Barcelona/Girona (100km).
                        As low-cost procuram voar para aeroportos baratos. Beja será barato dado que não serão feitas muitas estruturas, e as ligaçoes a Lisboa são bastante acessíveis comparando com a maioria das capitais europeias. Onde é que po 11eur se vai do aeroporto de Girona para o centro de Barcelona, ou de Standsted para o centro de Londres?? E isso é que importa nos passageiros dos low cost... baixo custo no aviao e nas ligaçoes às cidades.

                        A nível de carga proveniente do Porto de Sines, o porto fica a 122km e é servido pela rede CP Carga.

                        Mania retrógada estes portugueses...

                        Comentário


                          #42
                          Acho que faz falta um ou dois Aeroportos fora de Lisboa para cargas e low-cost, podia ser que assim não se fizesse o elefante branco da ota. Agora se é em Beja ou não...isso já não sei dizer.
                          Várias cidades europeias têm esses aeroportos normalmente a 50-80Km de distancia.
                          Beja parece-me longe para esse fim, talvez sirva para outros fins.

                          Comentário


                            #43
                            Beja fica a meio caminho entre Lisboa e o Algarve, os locais para onde vão mais turistas e outros passageiros dos aviões, logo a localização de um aeroporto lá até se compreende.

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por C4

                              Mais uma palhaçada deste país..enfim isto é mesmo o afundanço final á Titanic..mas porque é que Portugal precisa de um aeroporto em Beja?? Pior..porque é que no raio de 200km vai haver 3 aeroportos e no Norte do país ha 1 aeroporto, mesmo sendo o melhor da europa, para uma area tao vasta de territorio?? nao era mais justificado um aeroporto por exemplo em Coimbra ou nessa area? Continua a ser um país de interesses sempre virado para um lado..resta esperar que o barco se afunde cada x mais..
                              E se deixasse-mos de olhar apenas para o nosso umbigo? Este aeroporto vai aproveitar uma infraestrutura que já existe e ajudar o Alentejo a desenvolver-se, que bem precisa! O Alqueva está ali a meia-hora, para se ter turismo tambem tem que se investir. Por acaso tens ideia da falta de investimento em infraestruturas que grassa por todo o Alentejo e por todo o interior de Portugal? A não ser assim mais vale traçar uma linha de 50km desde a costa e entregar o resto aos espanhois!

                              Comentário


                                #45
                                Vamos la entao "aproveitar as infraestruturas"..Fico entao a espera do investimento no turismo e nao so no resto do interior do país..

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por C4

                                  Vamos la entao "aproveitar as infraestruturas"..Fico entao a espera do investimento no turismo e nao so no resto do interior do país..
                                  Além disso seria bom uma abstenção a comentários idiotas, quando não se tem a mínima noção do que se fala...

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por ebay

                                    O engraçado é que a história dos aeroportos é um bocado como os estádios, são uns ao lado dos outros, se tudo avançar ( e não estamos livres desse risco..). Neste momento já temos as seguintes infra-estruturas aeronáuticas: Faro (civil/militar), Beja(militar/civil), Montijo (militar/civil), Lisboa(civil/militar), Ota(militar inop), Tires( civil/militar), Sintra (militar/civil) e Tancos (militar)...isto tudo em 40% do país !! É ganância...
                                    beja montijo sintra não tem nada de civil ainda
                                    tal como alguns dos que puses-te não tem nada de militar


                                    o problema da portela são os aviões que estão mais de 6 horas no solo
                                    seria preferivel eles irem para outro lado

                                    do tipo eles aterravam as 8 da manha e só iam sair as 10 da noite então largavam os passageiros ou carga e iam para alverca ou algo semelhante e ai 4 horas antes do voo voltavam a portela

                                    basta pensar que a dhl, tnt, air contractor(fedex) taag tap a340 estão muitas horas ali a ocupar lugares

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                      O aeroporto de Beja não serve para nada disso...

                                      Foi pena que o aerodromo de Tires não tenha sido protegido (apesar de poder acolher Boeings 737).

                                      É pena que não se use uma destas três bases militares: Montijo, Sintra ou mesmo Alverca...

                                      Estas sim, verdadeiras alternativas à Portela.

                                      tires não pode acolher 737, tires tem capacidade para aeronaves até 40 toneladas, o 737 ja tem mais que isso

                                      Maximum Takeoff Weight 145,500 lb (66,000 kg)

                                      isto é peso maximo, mas ele sem fuel e passageiros deve ter mais de 40, mas mesmo tendo menos ele só pode ir até aos 40 logo teria muito pouca autonomia

                                      este dado é para a versão 600 que é a mais pequena


                                      o problema é que tires não suporta aviões privados bbj(737) acj(319) nem o novo lineage1000(embraer)

                                      Comentário


                                        #49
                                        Aeroporto de Beja poderá atingir 1,8 milhões de passageiros em 2020

                                        O aeroporto de Beja prevê atingir, entre partidas e chegadas, uma média de 178 mil passageiros em 2009, que poderão aumentar até 1,8 milhões em 2020, segundo as previsões da empresa responsável pelo projecto.

                                        Em entrevista à Lusa, o presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), José Queirós, justificou as estimativas com a "existência de condições para um crescimento da procura turística".

                                        O responsável apontou o aproveitamento civil das infra-estruturas da Base Aérea nº 11 (BA11) como a "principal razão" justificativa da construção da plataforma aeroportuária.

                                        "Sem as infra-estruturas militares da BA11 perfeitamente operacionais e de boa qualidade, como é o caso da pista, seria difícil e injustificável construir um aeroporto de raiz em Beja", disse, acrescentando que "nenhuma infra-estrutura do género custa 33,1 milhões de euros".

                                        Os empreendimentos turísticos de grande dimensão que se "avizinham" no Litoral Alentejano e na zona de Alqueva, que "vão transformar o Alentejo numa região de alto valor turístico", são outras das razões apontadas por José Queirós.

                                        O turismo será, por isso, afirmou, a "vocação de lançamento" do aeroporto, que deverá assumir-se como complementar aos de Lisboa e Faro e apostar, graças à sua estrutura simples e custos operacionais reduzidos, nos voos de passageiros de companhias "charter" (voos ocasionais) e de "low cost" (voos regulares de baixo custo).

                                        Com condições naturais "excelentes" e "difíceis" de encontrar nos aeroportos próximos de grandes cidades, o aeroporto de Beja, salientou José Queirós, "está também vocacionado para a carga aérea e pode tornar-se a mais importante plataforma logística aeroportuária do Sul do país".

                                        "Mais do que um complemento, pode ser uma alternativa ao aeroporto de Faro, que praticamente não processa carga devido às limitações logísticas e de comprimento de pista", afirmou.

                                        Por outro lado, defendeu, o aeroporto "deve explorar a sua proximidade com o porto de Sines para se transformar também numa importante plataforma de distribuição aérea de produtos destinados à Europa".

                                        Negocios.pt

                                        Comentário


                                          #50
                                          o problema é que aquilo não tem uma boa rede de transportes

                                          Comentário


                                            #51
                                            O aeroporto de Beja poderá tambem servir algumas zonas de Espanha, alem de ser uma alternativa viavel a Lisboa e Faro, nas alturas de sobrelotação.

                                            Comentário


                                              #52
                                              mas como as transportas para lisboa e faro??

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por bruno_dias

                                                mas como as transportas para lisboa e faro??
                                                Basta melhorar os acessos de Beja á A2 para as transportar via terrestre para Lisboa e Faro.
                                                Ou atravez de comboio para Lisboa, com o Intercidades.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por bruno_dias

                                                  mas como as transportas para lisboa e faro??
                                                  Para o Algarve, por estrada. As estradas daqueles sítios estão literalmente às moscas, é uma forma de as rentabilizar. E depois pela AE é num instantinho até ao destino.

                                                  Para Lisboa podem vir por estrada ou por comboio. Um bilhete no intercidades em 1ª classe custa 15,5€ e deixa-te em Entrecampos.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    E não sei se a linha que passa por beja está electrificada, mas se estiver até podem criar mais horários para o alfa, que fazia lisboa-algarve, mas desviavam alguns pela linha de beja para lá parar.

                                                    Os alfa Lisboa - Algarve estão sempre cheios, se criarem mais outro horário a fazer o mesmo percurso, via Beja, com o Aeroporto lá talvez compense, é uma questão de se ver custos e tempos de viagem.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                                                      E não sei se a linha que passa por beja está electrificada, mas se estiver até podem criar mais horários para o alfa, que fazia lisboa-algarve, mas desviavam alguns pela linha de beja para lá parar.

                                                      Os alfa Lisboa - Algarve estão sempre cheios, se criarem mais outro horário a fazer o mesmo percurso, via Beja, com o Aeroporto lá talvez compense, é uma questão de se ver custos e tempos de viagem.
                                                      Penso que não está, mas se o tráfego justificar pode ser que a electrifiquem.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        não me parece que vaiam investir nisso

                                                        ja agora ainda hoje houve um acidente no ip8 ou seja saida da a2 beja, ali naquela aldeia margarida do sado ou algo parecido

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Fazer " Liftoff " a este aeroporto.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            As razões de um atraso monumental, ou interesses não esclarecidos ?


                                                            Aeroporto de Beja esbarra na burocracia

                                                            Caderno DN Economia
                                                            LUÍS MANETA 18 Dezembro 2009


                                                            Só em Setembro de 2010 é que o projecto, que deveria estar concluído em 2008, estará operacional. As obras estão quase terminadas, mas falta a certificação do INAC

                                                            O Aeroporto Internacional de Beja, cuja inauguração chegou a ser apontada pelo Governo para 2008, só deverá estar operacional em Setembro do próximo ano, depois de a pista estar certificada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). As obras estão praticamente concluídas.
                                                            Embora sem avançar uma data concreta, a ANA - Aeroportos de Portugal, a quem foi entregue a concessão da nova infra-estru-tura aeroportuária, garantiu à ex-secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino que só "dentro de nove meses" estarão reunidas "todas as condições operacionais e de certificação" para que o aeroporto alentejano possa ser utilizado "na sua plenitude do ponto de vista do transporte aéreo civil".


                                                            Diversas fontes autárquicas e empresariais contactadas pelo DN referem a sua "estranheza" pelo arrastar do processo de certificação, que "talvez pudesse ter sido iniciado mais cedo, uma vez que as obras estão no terreno há aproximadamente dois anos". As mesmas fontes lamentam que permaneçam em aberto "aspectos determinantes" para o projecto, designadamente as negociações com a Força Aérea Portuguesa para a utilização conjunta da pista tanto por aviões civis como militares, e com os operadores turísticos e de transporte aéreo.


                                                            Relativamente à primeira questão, o presidente da ANA, Guilhermino Rodrigues, confirma a existência de negociações, explicando que "a operação civil tem requisitos muito mais apertados do que a operação militar", sendo que a certificação pelo INAC deverá obrigar à realização de "adaptações" nas instalações militares de Beja.


                                                            Em relação aos operadores, Guilhermino Rodrigues diz que a empresa está a definir as ligações que "venham a corresponder a necessidades regionais e que tragam pessoas e turistas para a região", sendo a aposta inicial nos voos charter: "Quase todos os aeroportos de cariz turístico começam por voos charter, com duas a três ligações semanais, e depois vão crescendo."


                                                            O problema é que duas empresas do sector já manifestaram reservas quanto à utilização de Beja - a EasyJet afastou mesmo a hipótese de voar para o Baixo Alentejo, pelo menos a curto prazo, e a Ryanair, que inaugurou recentemente em Faro a sua 39.ª base na Europa, adverte que a concorrência à escala europeia é apertada. "O aeroporto cria acessibilidade, mas é preciso que a região atraia passageiros", defende Guilhermino Rodrigues.


                                                            A primeira pedra do aeroporto foi lançada por José Sócrates a 27 de Janeiro de 2007, tendo o então ministro das Obras Públicas Mário Lino garantido que as obras seriam executadas para a pista "estar operacional em finais de 2008".


                                                            Diversos atrasos relacionados com o concurso público fizeram que a construção dos terminais (um de carga e outro de passageiros) e dos edifícios de apoio só arrancasse em Setembro de 2008, cerca de 10 meses após o prazo inicialmente previsto.


                                                            Março de 2009 passou, então, a ser a data anunciada para a conclusão das obras, que deveriam durar pouco mais de seis meses. Mas nem este prazo foi cumprido. Segundo apurou o DN, as obras não deverão estar concluídas antes do final do ano. E a compra de equipamentos aeronáuticos ainda se encontra em fase de concurso.


                                                            "A paciência dos alentejanos está a esgotar-se", diz João Paulo Ramoa, empresário e ex-governador civil de Beja, lamentando que persistam "dúvidas" sobre o modelo de gestão do novo aeroporto.


                                                            "Não percebemos porque é que o Governo demorou tanto tempo a decidir sobre o modelo de gestão. É uma infra-estrutura na qual se gastaram milhões de euros e que vai ficar meses na mais completa indefinição", lamenta.


                                                            Em 2006, João Paulo Ramoa anunciou um investimento de 1,5 milhões de euros, tendo solicitado à Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) um terreno para construir um entreposto frigorífico para mercadorias.


                                                            "Fomos os primeiros a fazer um pedido do género. Foi-nos respondido que os terrenos existiam mas que a EDAB não podia tomar uma decisão, nem indicar um preço, nem dizer se esses terrenos seriam vendidos ou arrendados." Três anos depois, "o projecto continua por aprovar, uma vez que ninguém o pode aprovar porque ninguém é proprietário do terreno".


                                                            "Só parto para o investimento quando vir que o Estado tem interesse em que isto se desenvolva", resume João Paulo Ramoa.


                                                            Ao DN, o presidente da Câmara de Beja disse que estes atrasos "não são dramáticos". "O importante é a abertura do aeroporto ao tráfego de passageiros e de mercadorias. É uma obra estruturante para o Alentejo e para o País."

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Nada de novo no reino das obras publicas em Portugal, aonde reina a incompetência e o laxismo

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X