Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Protestos em Moçambique - Maputo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Ainda bem, senão dentro em pouco tínhamos o dobro da população, do desemprego e da miséria.
    Não digo o contrario...mas achei piada tu dizeres que ias para outro país , resta saber se esse país te aceita como imigrante.

    é que é racional e logico ser um bocado contra a imigração pelas razões que frizaste, mas quando chega a nossa vez achamos que estamos em pleno direito, os outros é que não

    Comentário


      #32
      Tal como o JGuerreiro vivo no centro da cidade

      A situação hoje não está muito melhor

      Mas as pessoas aqui mandam uns bitaites, sem saber o que realmente acontece

      Isto foi um acumular de situações em que as pessoas se cansaram

      A população (falando de 90% das pessoas) ganha em média 2500 meticais.

      2500 meticais ao câmbio actual dá 62.5 USD, e 52 €

      Ora bem com o aumento do combustível em que cada litro está a 0,90€, o pão que cada um custa 0,12€, o aluguer de uma barraca (literalmente barraca) está em 15 €, a luz, a água, o óleo, o arroz subiram, querem que a população aguente...

      Acontece que com o aumento do preço das divisas estrangeiras, a situação tornou-se insustentável para a população. Estamos a falar de um país que tem riquezas naturais (gas, aluminio, ouro, diamantes, carvão) e com prosperação de petróleo (que existe 99% de hipoteses de encontrar).

      Nós os Portugueses estamos mal habituados, viemos para aqui viver nos nossos apartamentos na julius nyerere, polana, não temos uma visão completa das dificuldades que o povo passa.

      A população vive na periferia, sem condições básicas de vida, e ainda paga um transporte diário vulgos "chapas" que não passam de toyotas hiace com lugar para 9 pessoas e em que entram 30 ao "molho", e ainda têm que pagar diariamente 0,50€ para ir e voltar...

      Ora bem com 52€ mensais como querem que o povo aguente?

      Eu tirei umas fotos da cidade do estado em que está, e mais tarde irei postar, mas a situação esta muito triste

      Eu estive cá no dia 5 de fevereiro de 2009, em que aconteceu os ultimos tumultos, e nesse dia, o governo aguentou, subsidiando o combustível, mas hoje o governo está de mãos atadas, pela corrupção e pelo roubo praticado.

      Só existe uma solução... os ladrões subsidiarem com o seu próprio bolso

      Duvido que o façam.... E enquanto a situação não mudar, o povo vai continuar a reinvidicar os seus direitos....

      Abraços a todos,

      Comentário


        #33
        Infelizmente muitos posts deste tópico desvirtuam completamente o essencial. As condições de vida da maior parte da população de Maputo, em Moçambique.

        Moçambique tem uma baixíssima produção industrial e importa praticamente tudo o que consome, seja da África do Sul, Portugal, Brasil, outros países, e face ao rand, dolar e euro desvalorizou o metical na ordem dos 20-35%, ganhando a população praticamente o mesmo, a inflação tem sido muito grande nos últimos tempos.

        Solução? Menos burocracia, menos corrupção, mais investimento nacional e estrangeiro. Mas o Governo da Frelimo (partido que se confunde com o próprio estado) tem sido ineficiente, corrupto e beneficiado muitas vezes dos seus, incluindo muitos empresários alinhados. O resto do povo é que se lixa...

        Moçambique é um país de oportunidades e um bom sítio para se viver, mas infelizmente nem todos querem caminhar para o desenvolvimento e justiça social, começando pelo próprio Governo!

        Comentário


          #34
          Quando grande parte da população vive bem abaixo da nível da miséria(nem digo pobreza, mas sim miséria), aumentar os preços das bens essenciais vai certamente fomentar um sentimento de revolta.

          Isso é a grande problema a volta das nações africanas hoje em dia. Existe muita pobreza e miséria e poucos meios de auxilio, acompanhado por governos que são tão corruptos que faz como nossos governantes parecem santos. Não estamos a falar de pessoas a ganhar RSI e viver a boa vida com o papo para o ar. Estamos a falar de familias de 20 a viver em barracas a trabalhar duramente e ganhar uns €50 por mês.

          Infelizmente, essas coisas não se vão resolver no curto prazo e tumultos como os que estão a passar no Moçambique vão voltar a acontecer.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            Não digo o contrario...mas achei piada tu dizeres que ias para outro país , resta saber se esse país te aceita como imigrante.

            é que é racional e logico ser um bocado contra a imigração pelas razões que frizaste, mas quando chega a nossa vez achamos que estamos em pleno direito, os outros é que não
            Tenho forçosamente de concordar e dizer que foi muito bem metida.

            Comentário


              #36
              Há agora um outro problema, que é, se a situação sai de fora do controlo da autoridades moçambicanas, lá vai Portugal ter de intervir e nós não andamos propriamente a abundar em dinheiro.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                Há agora um outro problema, que é, se a situação sai de fora do controlo da autoridades moçambicanas, lá vai Portugal ter de intervir e nós não andamos propriamente a abundar em dinheiro.
                Mas porque razão Portugal tem de intervir?

                Eles que se matem uns aos outros. Não tenho pena nenhuma deles.

                Não quiseram ser independentes? Peçam dinheiro aos russos ou á África do Sul.

                Agora dinheiro dos nossos impostos é que não.

                Trabalhem!!!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Mas porque razão Portugal tem de intervir?

                  Eles que se matem uns aos outros. Não tenho pena nenhuma deles.

                  Não quiseram ser independentes? Peçam dinheiro aos russos ou á África do Sul.

                  Agora dinheiro dos nossos impostos é que não.

                  Trabalhem!!!
                  Sou obrigado a concordar! Nunca entendi como se passa fome num país em que se fazem colheitas pelo menos duas vezes por ano. Isto para não falar dos imensos recursos naturais...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Mas porque razão Portugal tem de intervir?

                    Eles que se matem uns aos outros. Não tenho pena nenhuma deles.

                    Não quiseram ser independentes? Peçam dinheiro aos russos ou á África do Sul.

                    Agora dinheiro dos nossos impostos é que não.

                    Trabalhem!!!
                    Posso estar enganado, mas acho que, segundo a carta do ONU, os ex-colonizadores foram responsabilizados pela ajuda humanitária e manutenção de segurança das ex-colónias em casos de crise. Acho que é por essa razão que a França está metida em quase metade dessa continente com a sua Legião Estrangeira.

                    Se isso for o caso, se a situação em Moçambique agrava-se, o Portugal(nós) não temos escolha no assunto. Agora, duvido que não entrava sem um forte apoio do governo Europeu.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                      Posso estar enganado, mas acho que, segundo a carta do ONU, os ex-colonizadores foram responsabilizados pela ajuda humanitária e manutenção de segurança das ex-colónias em casos de crise. Acho que é por essa razão que a França está metida em quase metade dessa continente com a sua Legião Estrangeira.

                      Se isso for o caso, se a situação em Moçambique agrava-se, o Portugal(nós) não temos escolha no assunto. Agora, duvido que não entrava sem um forte apoio do governo Europeu.
                      Então fomos assassinados, escorraçados e ainda temos de tomar conta deles?

                      Era só o que faltava

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Então fomos assassinados, escorraçados e ainda temos de tomar conta deles?

                        Era só o que faltava
                        Como disse, posso estar enganado nisso. Mas lembro ler a carta quando estava na escola e lembro algo desse género.

                        Estou a tentar ver se o Google fornece algum link para ver se esse texto realmente existe ou não.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                          Como disse, posso estar enganado nisso. Mas lembro ler a carta quando estava na escola e lembro algo desse género.

                          Estou a tentar ver se o Google fornece algum link para ver se esse texto realmente existe ou não.
                          Já passaram 30 anos desde a independência, já tem idade de serem crescidos.

                          Ou teremos de tomar conta dos "meninos" para sempre?

                          Comentário


                            #43
                            Tenho lá o meu melhor amigo, ainda não consegui apanhar ele na net, mas espero que esteja tudo bem..

                            Comentário


                              #44
                              O valor da moeda deles face ao euro ou ao dólar assusta... e desde há pelo menos 8 anos para cá que é sempre a cair...
                              É nestas alturas que dou 'graças a Deus' por viver num grupo onde se mantém mão firme no valor forte da moeda e inflação...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                Mas quantos conhecem Moçambique ou qualquer outra realidade Africana sem ser pelas noticias?

                                Eu conheço, adoro as praias e o clima, Maputo pouco mudou desde o 25 de Abril... Parece que parou nos anos 70 e isso tem a sua piada....

                                Pareceu-me um país calmo e sem grandes problemas de insegurança quando comparado com a África do Sul.

                                O grande problema foi terem enfiado o barrete do marxismo durante 30 e tal anos.

                                PS: Tenho lá família, moram nos arredores de Maputo e as estradas nos arredores estão cortadas.

                                Comentário


                                  #46
                                  Acho que não temos uma obrigação escrita, mas mais uma obrigação "moral".

                                  Mas é muito improvavel que isso vá acontecer.

                                  Abandonamo-los de um dia para o outro, sem condições, depois de uma guerra. Não foi propriamente correcto.

                                  Comentário


                                    #47
                                    A unica intervenção Portuguesa que vejo é em caso de guerra civil/golpe de estado (frelimo?)ou similar consite na evacuação dos cidadãos portugueses. Isso a acontecer é via FAP (força aerea portuguesa) com C-130´s e aviões civis fretatos. Enviar para lá fragatas/navios demorará uma eternidade e não teem condições para transportar muitas pessoas nem estou a ver o que possam fazer.

                                    Eventualmente uma força de apoio ao governo/manutenção de paz no ambito da CPLP juntamente com Brasil (e talvez Angola), no entanto se as coisas entrarem pela guerra civil duvido que estejamos lá muito tempo ou se faça algo mais do que proteger embaixada/eventuais cidadaos que queiram ficar.
                                    Finalmente convem ter atençao atenção que se formos lá teremos de ir para a Guiné Bissau sempre no ambito da CPLP para não ter 2 pesos e varias medidas.
                                    Editado pela última vez por Shark; 02 September 2010, 19:48.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                      Acho que não temos uma obrigação escrita, mas mais uma obrigação "moral".

                                      Mas é muito improvavel que isso vá acontecer.

                                      Abandonamo-los de um dia para o outro, sem condições, depois de uma guerra. Não foi propriamente correcto.



                                      Não sei se hei-de rir ou de chorar

                                      Tens veia para a comédia

                                      Comentário


                                        #49
                                        Escrever, só por escrever pouco interessa para a discussão. Podias ao menos elaborar do porque desse comentário infeliz. Ou será que desconheces o processo de abandono das nossas antigas colónias?

                                        Tambem ajudámos Timor...
                                        Editado pela última vez por CharGerGTi; 02 September 2010, 21:30.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Que exagero se vê nos comentários por aqui... muitos de vocês nem têm uma mínima consciência da realidade moçambicana e limitam-se a mandar bitaites.

                                          Factos:
                                          Moçambique apesar de ser uma partidocracia da Frelimo é dos mais estáveis de toda a África, não vai haver guerras e estes conflitos são apenas fora da cidade, não vai ser preciso ajudas nenhumas de Portugal nem os moçambicanos são uns coitadinhos e que se lixem só por terem o direito a serem independentes! Que uma coisa tem a ver com a outra?

                                          Moçambique precisa de desenvolvimento, produzir mais, mais educação, mais investimento nacional e estrangeiro e do Estado menos burocracia, menos corrupção, para não estar tão dependente do exterior (importações, doações, remessas) como está!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                            Acho que não temos uma obrigação escrita, mas mais uma obrigação "moral".

                                            Mas é muito improvavel que isso vá acontecer.

                                            Abandonamo-los de um dia para o outro, sem condições, depois de uma guerra. Não foi propriamente correcto.
                                            Foste corrido de lá á porrada e finalmente saiste. Lourenço Marques passou a Maputo e Moçambique tornou-se independente. Qual é a obrigação moral? AHH sim Cahora Bassa que foi este ano vendida por tuta e meia... ahh e acordos médicos e ajuda humanitaria e afins. Sejamos realistas eles (população geral) perdeu MUITO com a independencia para alguns (largas centenas ou pouquissimos milhares) ganharem tudo.
                                            São independentes, não temos mais obrigação com eles do que com Espanha com o Haiti ou Trinidad&Tobago, se me disseres que temos uma obrigação moral de ajudar tal como temos essa obrigação de ajudar qualquer pais independente com o qual tenhamos muitissimas boas relações estou de acordo, agora porque eram uns coitadinhos e nós abandonamo-los acho uma tolice. (sem desrrespeito)
                                            Editado pela última vez por Shark; 02 September 2010, 21:28.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post

                                              Abandonamo-los de um dia para o outro, sem condições, depois de uma guerra. Não foi propriamente correcto.
                                              Perdão?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                Escrever, só por escrever pouco interessa apra a discussão. Podias ao menos elaborar do porque desse comentário infeliz. Ou será que desconheces o processo de abandono das nossas antigas colónias?

                                                Tambem ajudámos Timor...
                                                Quer dizer, escorraçaram os portugueses de lá, a maioria deles teve de fugir só com camisa que tinha no corpo e sempre com medo de serem assassinados e ainda tem a lata de dizer que temos de os ajudar?

                                                Por mim, nem um cêntimo do nosso dinheiro deve ser dado ás ex-colónias.

                                                Não quiseram correr com os portugueses, para serem independentes?

                                                Ganhem juízo.

                                                Agora que se amanhem ou então peçam ajuda ao países que os ajudaram e que os financiaram na guerra contra Portugal.

                                                Timor foi um caso particular, pois fomos forçados a abandonar o pais, contra a vontade dos próprios timorenses, aquando da invasão da Indonésia.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Antes da guerra, podiamos perfeitamente ter aceite a sua independencia com o devido tempo/sistema de transição.

                                                  Não me estou a referir a depois da guerra termos "basado".

                                                  É assim tão dificl perceber isso?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Nos podiamos ter feito tudo de forma diferente e afins mas não nos podemos culpabilizar pelo passado seja ele bom ou mau. Temos sim de fazer as coisas correctamente hoje em dia, e vamos gastar montes de guito de impostos para os moçambicanos quando temos problemas internos GRAVES. (desemprego, problemas sociais etc etc)

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                      Antes da guerra, podiamos perfeitamente ter aceite a sua independencia com o devido tempo/sistema de transição.

                                                      Não me estou a referir a depois da guerra termos "basado".

                                                      É assim tão dificl perceber isso?
                                                      Não era a opção do governo deixar de controlar as colónias, logo a independência nem era coisa que se punha.
                                                      O mais que poderiam pensar era dar aos poucos mais influencia aos nativos em governos locais mas nunca abdicar das colónias.
                                                      Alem disso, são processos que podem levar décadas a serem implementados e não é feito de um dia para o outro.
                                                      Muito importante a ter em conta que desde há muito que as colónias eram terreno de disputa de influencias entre os americanos e os russos, que criaram e apoiavam grupos independentistas contra Portugal e contra os seus inimigos políticos.
                                                      Mesmo que Portugal desse a independência ás colónias, as guerras civis nas colónias eram inevitáveis.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                        Acho que não temos uma obrigação escrita, mas mais uma obrigação "moral".

                                                        Mas é muito improvavel que isso vá acontecer.

                                                        Abandonamo-los de um dia para o outro, sem condições, depois de uma guerra. Não foi propriamente correcto.
                                                        Mas não foram eles que iniciaram a guerra?

                                                        Então antes de a fazerem deviam pensar primeiro nas consequências da mesma.
                                                        Agora que se lixem, ou então vão pedir ajuda a Russia ou a China, que foram aqueles que lhes deram as AK47 e os RPG7, portanto agora que lhes dêm comida.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                          Mas não foram eles que iniciaram a guerra?

                                                          Então antes de a fazerem deviam pensar primeiro nas consequências da mesma.
                                                          Agora que se lixem, ou então vão pedir ajuda a Russia ou a China, que foram aqueles que lhes deram as AK47 e os RPG7, portanto agora que lhes dêm comida.
                                                          há uns tempos vi uma reportangem de um elemento(nao me lembro o nome) que começou com a guerrilha em Angola em 1961 pela luta pela independencia angolana...

                                                          Lutou durante anos contra os portugueses e foi o responsavel por um elevado numero de mortes...

                                                          Em 1974 angola finalmente teve a independencia e essa personagem resolveu vir viver para portugal e ainda hoje cá vive.

                                                          Serei só eu que acho esta situação no minimo surreal?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            há uns tempos vi uma reportangem de um elemento(nao me lembro o nome) que começou com a guerrilha em Angola em 1961 pela luta pela independencia angolana...

                                                            Lutou durante anos contra os portugueses e foi o responsavel por um elevado numero de mortes...

                                                            Em 1974 angola finalmente teve a independencia e essa personagem resolveu vir viver para portugal e ainda hoje cá vive.

                                                            Serei só eu que acho esta situação no minimo surreal?
                                                            Isso são situações que até me arrepiam cada vez que penso nelas.

                                                            Como é que o Estado autorizou que essas pessoas pudessem entrar em Portugal, e pior ainda cá viver?

                                                            E com um pouco de sorte, ainda vivem á nossa conta, recebendo subsídios do Estado

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                              Isso são situações que até me arrepiam cada vez que penso nelas.

                                                              Como é que o Estado autorizou que essas pessoas pudessem entrar em Portugal, e pior ainda cá viver?

                                                              E com um pouco de sorte, ainda vivem á nossa conta, recebendo subsídios do Estado
                                                              O Estado permite estas situações, porque perdeu o respeito e a concideração pelos seus cidadãos que em determinado momento da historia lutaram (alguns deram a vida), pela defesa do que na altura eram os interesses do País.
                                                              Deixam-do muitos deles agora a viverem na miseria por esse País fora, enquanto que os traidores e desertores são louvados e recompensados pelos altos serviços prestados aos inimigos de antão.
                                                              Alguns deles são actualmente deputados, governantes e até candidato a PR.

                                                              Faz falta dizer mais alguma coisa?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X