Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Venda de medicamento sem informação em português na embalagem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
    Não me digas que foste a Farmácia Turcifalense???

    É que se colocar Urocystill no google e optar pelas "Páginas de Portugal", só aparece meia-dúzia de referências a tal farmácia e ao teu tópico.

    Infarmed com isso. Mas só pelo facto de a bula não estar em português.
    Por acaso não, mas a embalagem é essa mesmo (que aparece no site dessa farmácia).

    A que fui é em Évora.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
      Pois, apesar de supostamente não fazerem mal, provavelmente se fosse tomado em excesso, poderia fazer mal.


      Não fazem mal nenhum...com ou sem excesso.

      Comentário


        #33
        2 coisas:

        1 - Reclama junto às entidades competentes.

        2 - Desculpa lá, mas vais tomar um medicamento sem primeiro ler as instruções? Tomas um medicamento assim sem mais nem menos?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post

          O que me aconselham a fazer? Sinto-me de certa forma "enganada" tendo em conta que não fui informada que era um medicamento homeopático e não tive acesso sequer à informação de que substâncias andava a tomar (porque a informação não está na minha língua).
          Deve ser verdade que não conhecias nenhuma das outras línguas...

          Por acaso acho que a moda homeopata está a pegar forte e feio com anúnci na TV Radio etc...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
            2 coisas:

            1 - Reclama junto às entidades competentes.

            2 - Desculpa lá, mas vais tomar um medicamento sem primeiro ler as instruções? Tomas um medicamento assim sem mais nem menos?
            2- Sim, aconteceu. Foi a primeira vez (houve um conjunto de situações que expliquei no primeiro post , que conjugadas me levaram a isso). Por exemplo, os folhetos dos medicamentos que a médica receitou já os li de fio a pavio. Mas neste caso não tive tempo. Confirmei apenas para a posologia na caixa (que já me tinha sido dita pelo farmacêutico) e tomei. Estranhei não estar em português, mas pensei que estivesse na bula.

            Só à hora de almoço (quando já tinha tomado 2 vezes) é que fui ler com mais atenção.

            Mas isto não muda nada. Eu nunca iria ler a bula à porta da farmácia. Teria sempre de adquirir o medicamento, abri-lo e esta questão que trago aqui, manter-se-ia.

            O problema é a rotulagem (como pode estar algo à venda nestas condições?) e a venda sem avisar do que se trata.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Deve ser verdade que não conhecias nenhuma das outras línguas...

              Por acaso acho que a moda homeopata está a pegar forte e feio com anúnci na TV Radio etc...
              Por acaso o meu francês não é suficiente para entender o que está na caixa. E alemão e holandês (eu ACHO que é holandês) então...esquece.

              Ainda se fosse inglês...

              Edit: A minha avó (até a minha mãe) não fala nenhuma língua para além do português e toma medicamentos. Isto poderia ter sucedido com uma delas. Não somos obrigados a falar línguas para entender algo que é vendido no nosso país.
              Editado pela última vez por Patricinha; 30 November 2010, 22:48.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                Não fazem mal nenhum...com ou sem excesso.
                Pois... devem ser a excepção à regra.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                  Por acaso o meu francês não é suficiente para entender o que está na caixa. E alemão e holandês (eu ACHO que é holandês) então...esquece.

                  Ainda se fosse inglês...
                  Eu ainda me safava...

                  Mas sendo assim estás perdoada

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                    2- Sim, aconteceu. Foi a primeira vez (houve um conjunto de situações que expliquei no primeiro post , que conjugadas me levaram a isso). Por exemplo, os folhetos dos medicamentos que a médica receitou já os li de fio a pavio. Mas neste caso não tive tempo. Confirmei apenas para a posologia na caixa (que já me tinha sido dita pelo farmacêutico) e tomei. Estranhei não estar em português, mas pensei que estivesse na bula.

                    Só à hora de almoço (quando já tinha tomado 2 vezes) é que fui ler com mais atenção.

                    Mas isto não muda nada. Eu nunca iria ler a bula à porta da farmácia. Teria sempre de adquirir o medicamento, abri-lo e esta questão que trago aqui, manter-se-ia.

                    O problema é a rotulagem (como pode estar algo à venda nestas condições?) e a venda sem avisar do que se trata.

                    Não quero que me leves a mal, mas por muito mal que estejamos, devemos saber o que estamos a tomar. Unica e exclusivamente para o nosso bem.

                    Até muda. Sim, adquires o medicamento em questão, é verdade, mas isto é um mal menor. Pior é tomar o medicamento sem saber o que é ao certo. Não sei se me faço entender.

                    Acho que tudo o que seja vendido em Portugal, tem que ter as instruções em Português, principalmente os medicamentos! Aqui há que reclamar junto das entidades competentes!

                    Contudo, espero que não me leves a mal, mas não consigo compreender como tomas medicamentos sem antes ler as instruções

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Eu ainda me safava...

                      Mas sendo assim estás perdoada
                      Eu safei-me na parte da posologia que diz:

                      "Mode d'emploi: Adults et enfants de plus de 12 ans: 2 comprimés enrobés 4 fois par jour". (isto é fácil, certo?)

                      A partir daí...não entendo mais.

                      Nem vou falar da língua-mistério-que-eu-acho-que-é-holandês, em que posologia se escreve: TOEDIENINGSWIJZE.

                      (Não estou a brincar!!!!)

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                        Não quero que me leves a mal, mas por muito mal que estejamos, devemos saber o que estamos a tomar. Unica e exclusivamente para o nosso bem.

                        Até muda. Sim, adquires o medicamento em questão, é verdade, mas isto é um mal menor. Pior é tomar o medicamento sem saber o que é ao certo. Não sei se me faço entender.

                        Acho que tudo o que seja vendido em Portugal, tem que ter as instruções em Português, principalmente os medicamentos! Aqui há que reclamar junto das entidades competentes!

                        Contudo, espero que não me leves a mal, mas não consigo compreender como tomas medicamentos sem antes ler as instruções
                        Não levo a mal e admito a minha negligência nesse sentido.

                        Confesso que tenho bastante confiança nos farmacêuticos de uma forma geral e considero-os profissionais muito próximos das pessoas. Acho que conhecem muito bem os medicamentos, pois acabam por saber os seus efeitos, de certa forma, melhor do que os outros profissionais de saúde.

                        Mas isso não desculpa, obviamente o facto de eu não ter lido a bula antes de emborcar os comprimés enrobés (desculpem mas achei piada ao nome). Mas a minha questão é outra... Tem a ver com a venda de algo sem avisar o consumidor das condições (neste caso que se trata de um suplemento alimentar). Em suma, é um pouco a história do "gato por lebre".

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                          Pois, o Infarmed. Tens razão. Já agora, pergunto-te: as farmácias também têm livro de reclamações, certo? Nesse caso, as queixas são enviadas directamente para o Infarmed, ou passam primeiro por alguma outra autoridade?
                          Creio que directamente para o Infarmed.

                          Comentário


                            #43
                            Ei pessoal, seja medicamento, suplemento ou raio, tudo o que está à venda em PT tem de ter instruções em português.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                              Pois... devem ser a excepção à regra.
                              Partindo do principio que deves saber do que estamos aqui a discutir e apesar de eu ter a impressão que não sabes, aqui vai a minha resposta à tua ironia.
                              Qual regra?
                              A questão não passa por aí..não fazem mal com ou sem excesso e ponto final. E porquê?
                              Os homeopáticos diferenciam-se dos outros medicamentos (base de plantas-bases naturais) pelo seu método de fabrico e preparação (dinamizações e diluições sucessivas das substancias activas).
                              Quando existem substancias activas ( neste caso,naturais) mínimas (aqui falamos de valores muito baixos) o excesso não faz parte do "menu" dos malefícios.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                                Partindo do principio que deves saber do que estamos aqui a discutir e apesar de eu ter a impressão que não sabes, aqui vai a minha resposta à tua ironia.
                                Qual regra?
                                A questão não passa por aí..não fazem mal com ou sem excesso e ponto final. E porquê?
                                Os homeopáticos diferenciam-se dos outros medicamentos (base de plantas-bases naturais) pelo seu método de fabrico e preparação (dinamizações e diluições sucessivas das substancias activas).
                                Quando existem substancias activas ( neste caso,naturais) mínimas (aqui falamos de valores muito baixos) o excesso não faz parte do "menu" dos malefícios.
                                ABS:
                                1º- Tudo o que é ingerido em excesso, faz mal. Seja o que for.

                                2º- um medicamento homeopático, para fazer bem a algo, tem de ter outros efeitos colaterais. Senão entramos numa de magia!!!

                                Então as mentes mais brilhantes do mundo, contratadas por quantias relativamente elevadas por laboratórios conceituados, fazem estudos que demoram uma eternidade, para encontrar uma molécula que resulta num fármaco que é consistentemente eficaz e, de um momento para o outro, um laboratório com 1/1000 do orçamento, em 1/100 do tempo, encontra algo milagroso que nem tem efeitos secundários???

                                - Milagre!!! Magia!!!


                                3º- Vai lá ler as bulas de medicamentos homeopáticos como deve de ser (tenho os da Boiron em boa conta), como o Homeovox, o Oscillococcinum (o raio como se chama aquilo!!!), ou o Sedatif PC...
                                Todos têm advertências a situações em que, por um motivo ou outro, não se deve tomar tal medicamento e não se deve exceder as doses recomendadas!!!

                                Porque é que achas que isso acontece, se, como tu dizes, não faz mal nenhum a ninguém???

                                Comentário


                                  #46
                                  Já te deram alguns conselhos.

                                  Além de comunicares às entidades competentes o facto de não ter presente informação em português penso que também devias entrar em contacto com o farmacêutico/farmácia em questão. Só tens a ganhar com isso. E eles, se forem inteligentes, também.
                                  Editado pela última vez por KeyserSoze; 01 December 2010, 08:06.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                                    Um medicamento homeopático não tem efeitos colaterais ou nocivos (contra indicações)...por isso não "mexe" com a tua saúde (aspecto mais importante).
                                    Já agora, esse medicamento que tomas-te fez-te sentir melhor?
                                    Quanto à questão da rotulagem tens toda a razão e deves apresentar queixa.

                                    Não tem?! A informação que passaste é falaciosa, para não dizer criminosa. Tudo depende da dose.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                      ABS:
                                      1º- Tudo o que é ingerido em excesso, faz mal. Seja o que for.

                                      2º- um medicamento homeopático, para fazer bem a algo, tem de ter outros efeitos colaterais. Senão entramos numa de magia!!!

                                      Então as mentes mais brilhantes do mundo, contratadas por quantias relativamente elevadas por laboratórios conceituados, fazem estudos que demoram uma eternidade, para encontrar uma molécula que resulta num fármaco que é consistentemente eficaz e, de um momento para o outro, um laboratório com 1/1000 do orçamento, em 1/100 do tempo, encontra algo milagroso que nem tem efeitos secundários???

                                      - Milagre!!! Magia!!!


                                      3º- Vai lá ler as bulas de medicamentos homeopáticos como deve de ser (tenho os da Boiron em boa conta), como o Homeovox, o Oscillococcinum (o raio como se chama aquilo!!!), ou o Sedatif PC...
                                      Todos têm advertências a situações em que, por um motivo ou outro, não se deve tomar tal medicamento e não se deve exceder as doses recomendadas!!!

                                      Porque é que achas que isso acontece, se, como tu dizes, não faz mal nenhum a ninguém???

                                      1- Não é isso que esta em causa, nem entendo essa afirmação, mais um bocado estas a dizer que 1+1=2 ou que a foca é um animal mamífero.


                                      Quanto ao resto, nada a declarar, referi excesso num contexto talvez mal entendido, apenas e somente em comparação com os "outros" medicamentos.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ARDav Ver Post
                                        Não tem?! A informação que passaste é falaciosa, para não dizer criminosa. Tudo depende da dose.


                                        Sim,sim se queres mando-te pm com os meus dados pessoais e apresentas queixa.
                                        Aliás, até te digo que num recente estudo efectuado no Burkina Faso, na Papua Nova Guiné e na cidade de Kailua-Kona no Hawai a percentagem de tentativas de suicídio com sobre-dosagem de homeopáticos é elevadíssima!!! O problema relatado pelas autoridades de saúde desses locais já chegou ao resto de mundo e vão colocar avisos triangulares nas caixas( tipo aqueles que estão nas catenárias da CP) em que diz " PERIGO DE MORTE-TUDO DEPENDE DA DOSE"

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                                          1- Não é isso que esta em causa, nem entendo essa afirmação, mais um bocado estas a dizer que 1+1=2 ou que a foca é um animal mamífero.
                                          É isto mesmo que está em causa.

                                          E o que é que isto tem a haver com o tópico?!? É simples, se a Patricinha não consegue entender o que está escrito na bula, pode exagerar na toma do "medicamento" homeopático.

                                          É preciso ter cuidado com a expressão do que é natural não faz mal, se assim fosse, ninguém morria da picada de uma cobra venenosa.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                            Também.(ganda nome)

                                            Mas indo à base de dados Medicamentos do infarmed não está lá:

                                            Resultados da Pesquisa de Medicamentos

                                            pelo menos por este nome comercial.

                                            Aqui está ela

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                              É isto mesmo que está em causa.

                                              E o que é que isto tem a haver com o tópico?!? É simples, se a Patricinha não consegue entender o que está escrito na bula, pode exagerar na toma do "medicamento" homeopático.

                                              É preciso ter cuidado com a expressão do que é natural não faz mal, se assim fosse, ninguém morria da picada de uma cobra venenosa.

                                              1-O "capitão óbvio" nunca esteve em causa.
                                              2-O que é exagerar? Partindo principio de que a Patricinha é uma pessoa normal, iria abrir a goela e mandar a caixa toda por ali abaixo só porque não consegue ler a bula? ( nunca me referi a este tipo de exagero, aliás nem considero isso exagero mas sim perturbação)...ou iria exagerar no sentido de em vez de tomar 1 comprimido de 4 em 4 horas, tomar 4 de 2 em 2 duas horas?
                                              3- O que é natural é bom (sexo com protecção vs sexo sem protecção, compal ameixa alentejana vs sumol borbulhas ice ameixa xpto ), capitão óbvio strikes, o que é natural não faz mal ( pontas da setas dos Índios patchuqualquercoisa da Amazónia ou os cogumelos vermelhos com pintas brancas da floresta negra), capitão strikes again


                                              Uma pergunta para ti:
                                              Uma cobra má dá uma dentada e espeta com 0.010 mg de veneno natural mortal no incauto turista que passeava de havaianas calçadas no grande deserto de Gibson. Quantidade suficiente de substancia para provocar morte por paragem respiratória.
                                              Uma cobra homeopática dá uma dentada e espeta com 0.000000000010 mg (dinamizações e diluições sucessivas da substancia activa)do mesmo veneno natural mortal....

                                              Quantas dentadas tinha a cobra homeopática de dar para provocar a morte?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ABS Ver Post

                                                Sim,sim se queres mando-te pm com os meus dados pessoais e apresentas queixa.
                                                Aliás, até te digo que num recente estudo efectuado no Burkina Faso, na Papua Nova Guiné e na cidade de Kailua-Kona no Hawai a percentagem de tentativas de suicídio com sobre-dosagem de homeopáticos é elevadíssima!!! O problema relatado pelas autoridades de saúde desses locais já chegou ao resto de mundo e vão colocar avisos triangulares nas caixas( tipo aqueles que estão nas catenárias da CP) em que diz " PERIGO DE MORTE-TUDO DEPENDE DA DOSE"
                                                Não quero os teus dados, mas quero o teu telemóvel para quando for preciso um fígado para um tipo qualquer que volta e meia pinga num serviço de gastro derivado do abuso de *****s compradas nesses sítios, a ver se o dás.

                                                O teu tom jocoso dispensa-se. Estamos a falar de saúde, não estamos a brincar com legos. Espanta-me o levianismo com que se fala de coisas sérias.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por ARDav Ver Post
                                                  Não quero os teus dados, mas quero o teu telemóvel para quando for preciso um fígado para um tipo qualquer que volta e meia pinga num serviço de gastro derivado do abuso de *****s compradas nesses sítios, a ver se o dás.

                                                  O teu tom jocoso dispensa-se. Estamos a falar de saúde, não estamos a brincar com legos. Espanta-me o levianismo com que se fala de coisas sérias.



                                                  Quando encontrares um tipo qualquer que precisa de um fígado porque abusou de homeopáticos sou o primeiro a dar-te o meu numero.

                                                  O jocoso foi o teu tom em afirmares que passei informação falaciosa e criminosa.
                                                  Fiquei ofendido, mas não te preocupes que esse problema é meu

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por ABS Ver Post
                                                    1-O "capitão óbvio" nunca esteve em causa.
                                                    2-O que é exagerar? Partindo principio de que a Patricinha é uma pessoa normal, iria abrir a goela e mandar a caixa toda por ali abaixo só porque não consegue ler a bula? ( nunca me referi a este tipo de exagero, aliás nem considero isso exagero mas sim perturbação)...ou iria exagerar no sentido de em vez de tomar 1 comprimido de 4 em 4 horas, tomar 4 de 2 em 2 duas horas?
                                                    3- O que é natural é bom (sexo com protecção vs sexo sem protecção, compal ameixa alentejana vs sumol borbulhas ice ameixa xpto ), capitão óbvio strikes, o que é natural não faz mal ( pontas da setas dos Índios patchuqualquercoisa da Amazónia ou os cogumelos vermelhos com pintas brancas da floresta negra), capitão strikes again


                                                    Uma pergunta para ti:
                                                    Uma cobra má dá uma dentada e espeta com 0.010 mg de veneno natural mortal no incauto turista que passeava de havaianas calçadas no grande deserto de Gibson. Quantidade suficiente de substancia para provocar morte por paragem respiratória.
                                                    Uma cobra homeopática dá uma dentada e espeta com 0.000000000010 mg (dinamizações e diluições sucessivas da substancia activa)do mesmo veneno natural mortal....

                                                    Quantas dentadas tinha a cobra homeopática de dar para provocar a morte?
                                                    Fica com a bicicleta.

                                                    De facto os homeopáticos são tão diluídos que as vezes nem têm uma única molécula do principio activo. Efeito placebo??? Não!!!!!

                                                    Qualquer das formas, acho que é preferível não abusar do que quer que seja.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                                                      Aqui está ela
                                                      Aqui está ela o quê?

                                                      O produto já se sabia qual é. Na BD do infarmed não está registado como medicamento.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                        Fica com a bicicleta.

                                                        De facto os homeopáticos são tão diluídos que as vezes nem têm uma única molécula do principio activo. Efeito placebo??? Não!!!!!

                                                        Qualquer das formas, acho que é preferível não abusar do que quer que seja.
                                                        Se fosse só ás vezes!!!

                                                        A partir dos 12CH já não existe possibilidade de terem nem uma molécula do composto inicial!!!

                                                        Mas o Urocystil (que, curiosamente, tenho aqui com caixa e bula em português!!!), contem 500mg de uva-ursina, entre outras coisas...
                                                        (uma cápsula de Uva ursina da Arkocápsulas contem cerca de 270, por isso é significativo!!!)

                                                        E, se juntarmos que a dose diária recomendada é de 8 cápsulas do Urocystil, mas só 6 da formulação da Arkocápsulas, temos um medicamento homeopático aparentemente com mais quantidade de príncipio activo na DDR (dose diária recomendada) que um natural.

                                                        Obviamente que a absorção do mesmo pode é ser condicionada por outros excipientes, o que pode subverter estes dados, mas não deixa de ser curioso!!!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                                          Aqui está ela o quê?

                                                          O produto já se sabia qual é. Na BD do infarmed não está registado como medicamento.

                                                          É um suplemento alimentar, a nível de registo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                                            Fica com a bicicleta.

                                                            De facto os homeopáticos são tão diluídos que as vezes nem têm uma única molécula do principio activo. Efeito placebo??? Não!!!!!

                                                            Qualquer das formas, acho que é preferível não abusar do que quer que seja.

                                                            Não quero bicicleta nenhuma, provavelmente interpretaste mal o que eu queria dizer. Eu não sou ganhador e tu não és perdedor
                                                            Sempre me referi às contra indicações do medicamento normal comparativamente ao medicamento homeopático ( oriundo da mesma planta). Podes tomar um à vontade(por isso é que muitos deles nem sequer estão registados no infarmed) e os outros não.
                                                            Aquilo está de tal maneira diluído que faz com que eu não acredite muito no seu efeito curativo,mas, e aqui existe sempre um mas, tenho uma amiga que está gravida e não pode tomar um determinado medicamento por causa do feto e agora toma um homeopático (receitado por um médico) e sente-se óptima.Provavelmente existem milhares de pessoas que tomam homeopáticos e aquilo funciona.Se é efeito placebo ou não teria de ter dados científicos e comparativos para fazer juízo.


                                                            P.S.- Mais uma vez ressalvo que o termo "à vontade" não é no sentido patológico

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                              Se fosse só ás vezes!!!

                                                              A partir dos 12CH já não existe possibilidade de terem nem uma molécula do composto inicial!!!

                                                              Mas o Urocystil (que, curiosamente, tenho aqui com caixa e bula em português!!!), contem 500mg de uva-ursina, entre outras coisas...
                                                              (uma cápsula de Uva ursina da Arkocápsulas contem cerca de 270, por isso é significativo!!!)

                                                              E, se juntarmos que a dose diária recomendada é de 8 cápsulas do Urocystil, mas só 6 da formulação da Arkocápsulas, temos um medicamento homeopático aparentemente com mais quantidade de príncipio activo na DDR (dose diária recomendada) que um natural.

                                                              Obviamente que a absorção do mesmo pode é ser condicionada por outros excipientes, o que pode subverter estes dados, mas não deixa de ser curioso!!!


                                                              Tenho quase a certeza que é condicionada, mas isso é a minha opinião.
                                                              Interessante teres colocado esses dados, dão sempre que pensar...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X