Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ser controlador de trafego aéreo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Pastis, podes admitir que o outro método além de mais fiável, é mais fácil... garanto-te que não te cai nada por isso...


    Quantos e quantos sites corporativos (ou não) Portugueses não têm domínios .com, .eu, .edu, .net, etc etc etc...


    Ao fazer isso, estás a restringir todos estes!
    Editado pela última vez por Rasec; 07 December 2010, 13:20.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      Pastis, podes admitir que o outro método além de mais fiável, é mais fácil... garanto-te que não te cai nada por isso...


      Quantos e quantos sites corporativos (ou não) Portugueses não têm domínios .com, .eu, .edu, .net, etc etc etc...


      Ao fazer isso, estás a restringir todos estes!
      Normalmente, o registo em .pt, dá-nos resultados mais fiáveis, de empresas ou entidades mais estruturadas devido às limitações do uso desse domínio.

      Mas não vamos andar à porrada por isso. A ideia ficou exposta.

      Comentário


        #33
        ironias á parte eu ja tinha pesquisado tudo o que há no google sobre o assunto, mas mesmo assim ficam muitas duvidas

        Comentário


          #34
          O pessoal sabe que primeiro deve procurar no google, mas perguntar num forum é bem diferente, obtém-se muitas e variadas respostas mais directas o que pode ajudar muito mais. É para isso que servem os foruns, se não o pessoal não precisava e ia tudo ao google. Não sejamos mais papistas que o papa

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por riddik Ver Post
            ahah também ouvi dizer que sim mas eu quero trabalhar em Portugal por acaso não sei quanto recebe um controlador aereo em Portugal em inicio de carreira alguem sabe?

            3000€ brutos

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por dcarvalho Ver Post
              3000€ brutos
              Ver tópico da greve dos controladores. Eu meti lá um post com os vencimentos exactos e com link para a fonte.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por riddik Ver Post
                Acabo o curso este ano de certeza, em termos saude nao tenho nenhum problema mas uso oculos mas ja me informei que não é problematico, sei também que tenho de realizar exames de ingles mas isso não é problema para mim, tenho apenas 19 anos logo estou na data limite agora os testes psicotecnicos é que me assustam...
                Não tens de te preocupar com isso. Fazes e pronto. Se tiveres perfil, passas. Se não tiveres, não passas (nem quererias passar). Se tentares ludibriar o esquema pode ser ainda pior.

                Comentário


                  #38
                  Numa Pública de um domingo passado não há muito tempo, vinha uma reportagem sobre os controladores aéreos em Portugal.

                  É uma questão de procurares. Tinha bastante informação sobre os trâmites da entrada, formação e carreira, pelo que me lembro.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                    Não tens de te preocupar com isso. Fazes e pronto. Se tiveres perfil, passas. Se não tiveres, não passas (nem quererias passar). Se tentares ludibriar o esquema pode ser ainda pior.
                    Olha que não é assim tão linear
                    Se tens "família" é muito mais fácil entrar.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por riddik Ver Post
                      Boa noite, gostaria de saber se alguém aqui do forum me podia ajudar, adorava ser controlador aéreo, mas infelizmente existe pouquissima informação na net, alguém pertence a esta profissão ou conhece quem faça? Era muito importante e agradecia imensamente a vossa ajuda

                      Obrigado desde já
                      Tens que estar atento à abertura do concurso pela NAV ( não abrem concursos todos os anos); normalmente é exigida licenciatura ( quando frequentei o curso não exigiam matemática ou física, mas inglês é obrigatório); tem limite de idade - penso que o máximo é 25anos no fim do curso; os candidatos passam por testes médicos e psicotécnicos e poteriormente por entrevista; quando selecionados fazem um curso de cerca de um ano de teoria, seguido de alguns meses de simulador; findo o curso e se aprovados são colocados nos aeroportos das ilhas durante alguns anos até conseguirem transferência para o continente. Frequentei o curso teórico todo mas fiquei inapto no simulador de aproximação convencional; é sem dúvida uma carreira aliciante, com bastante stress mas financeiramente muito compensadora

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por dcarvalho Ver Post
                        Frequentei o curso teórico todo mas fiquei inapto no simulador de aproximação convencional;
                        Isso foi morrer na praia... deve ter sido duro. Ainda para mais sabendo das condições oferecidas a quem consegue terminar o curso.

                        Comentário


                          #42
                          A ida para os Açores não é obrigatória. Existe um determinado nrº de vagas para os diferentes aeroportos e sectores. A tua escolha do local de trabalho fica limitada pela tua classificação final do curso de ab-initio. É claro que as vagas nos Açores e na Madeira são geralmente ocupados pelos ultimos classificados dos cursos, mas não só, porque depois existe a parte profissional em que, se calhar, é mais "cativante" trabalhar nos Açores ou na Madeira que por exemplo em Cascais. Mas isso são coisas que depois durante o curso vais ficando a saber. Devido à baixa idade para se reformarem(56 neste momento) está sempre a surgir vagas nos diferentes aeroportos e sectores, existindo assim sempre grande rotatividade dos trabalhadores.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                            Isso foi morrer na praia... deve ter sido duro. Ainda para mais sabendo das condições oferecidas a quem consegue terminar o curso.
                            pois... em 25 alunos, metade ficaram pelo caminho; no ínicio custa um bocado, mas já se sabe, quando se fecha uma porta, por vezes abre-se uma janela e a vida continua; há outras profissões e realidades a perseguir; mas em termos de €€€, a profissão de controlador está no TOP

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                              A ida para os Açores não é obrigatória..

                              depende das vagas; no final do meu curso não havia vagas no continente ( e estas quando abrem são para as pessoas que estão nas ilhas há imenso tempo em lista de espera para vir para Lisboa, Porto ou Faro); não estão a imaginar um formando no final do curso ir para a torre de Lisboa ou Porto, pois não; muito menos para o ACC

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                                Devido à baixa idade para se reformarem(56 neste momento) está sempre a surgir vagas nos diferentes aeroportos e sectores, existindo assim sempre grande rotatividade dos trabalhadores.

                                Isso da rotatividade também é relativo; conheço pessoas que acabaram o curso e estiveram 5 anos nos Açores à espera de uma vaga para regressar a Lisboa ( obviamente que isto exige alguns sacrificios familiares, acaba-se o tempo para estar com amigos, namoradas, etc)

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por dcarvalho Ver Post
                                  Isso da rotatividade também é relativo; conheço pessoas que acabaram o curso e estiveram 5 anos nos Açores à espera de uma vaga para regressar a Lisboa ( obviamente que isto exige alguns sacrificios familiares, acaba-se o tempo para estar com amigos, namoradas, etc)
                                  Também há quem lá tenha estado 6 meses, quem nunca lá tenha posto os pés e outros que ficaram por lá.
                                  Se fores dos primeiros no curso dificilmente irás para as Ilhas.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                                    Se fores dos primeiros no curso dificilmente irás para as Ilhas.
                                    Só posso falar dos cursos que conheço e desses, do 1º ao último classificado, foram todos parar às ilhas

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por dcarvalho Ver Post
                                      depende das vagas; no final do meu curso não havia vagas no continente ( e estas quando abrem são para as pessoas que estão nas ilhas há imenso tempo em lista de espera para vir para Lisboa, Porto ou Faro); não estão a imaginar um formando no final do curso ir para a torre de Lisboa ou Porto, pois não; muito menos para o ACC
                                      E porque não????
                                      Ia jurar que uma pessoa que termina o curso estava apta, após qualificação e especialização, a trabalhar independentemente do aeroporto ou sector.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                                        E porque não????
                                        .
                                        Devido ao volume de tráfego; até os controladores que vêm das ilhas para Lisboa, por exemplo, tem que passar por um período de adaptação acompanhados por um instrutor/supervisor, pois a exigência a nível de tráfego é muito maior, quanto mais um "controlador" recém formado;
                                        Fazer aproximação em Lisboa não é o mesmo que fazer controlo nas Flores e como é óbvio, não se pode pegar num controlador que venha das Flores, sentá-lo no ACC de Lisboa e dizer-lhe : " vá, separa aí o tráfego" quando o homem nas flores tem um avião e nem é todos os dias da semana

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por riddik Ver Post
                                          Boa noite, gostaria de saber se alguém aqui do forum me podia ajudar, adorava ser controlador aéreo, mas infelizmente existe pouquissima informação na net, alguém pertence a esta profissão ou conhece quem faça? Era muito importante e agradecia imensamente a vossa ajuda

                                          Obrigado desde já
                                          Quando abrirem concursos: NAV

                                          Boa sorte!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                                            E porque não????
                                            Ia jurar que uma pessoa que termina o curso estava apta, após qualificação e especialização, a trabalhar independentemente do aeroporto ou sector.
                                            A formação para a carteira profissional de controlador transoceânico (não tenho a certeza de ser este o nome), ou seja, o equivalente a "carta de pesados com reboque" para o controlo aéreo, é obrigatória e é feita no ATC de Santa Maria. E a história de voltar para o continente está condicionada a uma coisa: vagas! Porque toda a gente quer voltar e, como deves supor, são precisos profissionais em Santa Maria e não há vagas para todos no continente. Quanto ao tráfego, em Sta. Maria controlam praticamente todo o tráfego que passa no Atlântico, portanto, também não é por aí...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                              A formação para a carteira profissional de controlador transoceânico (não tenho a certeza de ser este o nome), ou seja, o equivalente a "carta de pesados com reboque" para o controlo aéreo, é obrigatória e é feita no ATC de Santa Maria. E a história de voltar para o continente está condicionada a uma coisa: vagas! Porque toda a gente quer voltar e, como deves supor, são precisos profissionais em Santa Maria e não há vagas para todos no continente. Quanto ao tráfego, em Sta. Maria controlam praticamente todo o tráfego que passa no Atlântico, portanto, também não é por aí...
                                              Em relação às vagas, estou completamante de acordo;)
                                              Em relação ao tráfego ha que ter atenção ao seguinte: as qualificações são 3 e diferentes: qualificação oceânica ( controlo de sobrevoos na Fir oceânica de Stª Maria), qualificação de aproximação ( controlo de tráfego aéreo na aproximação aos aeroportos - vulgo TMA)e qualificação de torre ( controlo de aeronaves no aeródromo e no espaço aéreo envolvente- CTR).

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por dcarvalho Ver Post
                                                Devido ao volume de tráfego; até os controladores que vêm das ilhas para Lisboa, por exemplo, tem que passar por um período de adaptação acompanhados por um instrutor/supervisor, pois a exigência a nível de tráfego é muito maior, quanto mais um "controlador" recém formado;
                                                Fazer aproximação em Lisboa não é o mesmo que fazer controlo nas Flores e como é óbvio, não se pode pegar num controlador que venha das Flores, sentá-lo no ACC de Lisboa e dizer-lhe : " vá, separa aí o tráfego" quando o homem nas flores tem um avião e nem é todos os dias da semana
                                                Percebo o que queres dizer, mas as coisas não são bem assim.
                                                Não tem haver com tráfego.
                                                Qualquer controlador quando é transferido tem de ter um estágio(aprender procedimentos, trabalhar nos sistemas, etc...) e isso acontece independentemente do sitio onde trabalhou ou começa a trabalhar ex: um controlador que trabalhou na torre de Lisboa se for para a torre das Flores, não se senta logo a trabalhar, tem de ter estágio.

                                                Olha que pela tua afirmação está a fazer descriminação dentro da classe, entre quem tem mais tráfego e quem tem menos.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                  A formação para a carteira profissional de controlador transoceânico (não tenho a certeza de ser este o nome), ou seja, o equivalente a "carta de pesados com reboque" para o controlo aéreo, é obrigatória e é feita no ATC de Santa Maria. E a história de voltar para o continente está condicionada a uma coisa: vagas! Porque toda a gente quer voltar e, como deves supor, são precisos profissionais em Santa Maria e não há vagas para todos no continente. Quanto ao tráfego, em Sta. Maria controlam praticamente todo o tráfego que passa no Atlântico, portanto, também não é por aí...
                                                  É controlador oceânico.
                                                  Não é nada obrigatória.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                                                    Olha que não é assim tão linear
                                                    Se tens "família" é muito mais fácil entrar.
                                                    Sim, mas isso é em tudo...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                      Numa Pública de um domingo passado não há muito tempo, vinha uma reportagem sobre os controladores aéreos em Portugal.

                                                      É uma questão de procurares. Tinha bastante informação sobre os trâmites da entrada, formação e carreira, pelo que me lembro.
                                                      O mundo alucinante dos controladores aéreos - Sociedade - PUBLICO.PT

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X