Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inspecção de objectos pessoais nos Supermercados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Tanto disparate junto Lagarto!

    Mas quais autoridades e qual lei? Desde quando os seguranças privados de um supermercado têm autoridade para revistar e desde quando há alguma lei que lhes permita fazer isso?!

    Facilitar é uma coisa, outra é obrigatoriedade.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
      O problema deste país é haver falta de respeito pelas autoridades, sejam elas quais forem. Porque, em países civilizados, os cidadãos respeitam a autoridade e as regras de segurança e até cooperam de livre e espontânea vontade. Mas aqui, devido aos muitos anos de ditadura, o povo ficou com um complexo de inferioridade face às autoridades que o levam a questioná-las e a desrespeitá-las como se fosse algo muito natural. E ainda se acham com direitos acima dos deveres que têm perante a sociedade. É uma questão de mentalidades. Volto a dizer, quem não deve não teme e, se me pedem para ver a mala ou a mochila, que vejam. Se eu souber que levo algo suspeito lá dentro, tenho duas hipóteses: ou não levo a mala/mochila para dentro do estabelecimento, ou peço para fechá-la à entrada. Agora, quem enche o peito e age como se fosse dono e senhor do mundo, merecia mesmo era uma boa dose de humildade e ainda pagar por se ter achado superior à autoridade.
      Cooperar com as autoridades não é o mesmo que baixar as calcinhas e ver os nossos direitos serem espezinhados.

      Um segurança não é uma autoridade judicial ou policial. É um profissional de segurança privada que não pode, em momento algum, praticar actos correspondentes a competências exclusivas das autoridades judiciárias ou policiais, tal como a revista.

      Não é por não dever nem temer que vou esquecer os meus direitos.

      Comentário


        #93
        Acho que tb já se está a ir longe demais.

        Se o segurança vos quisesse revistar:



        ...compreendo e aceito que se recusassem.
        Eu fazia o mesmo.

        Agora, numa situação em que vos é pedido para mostrar o conteúdo do saco/mochila, onde é que está o problema?
        Como se falou aí atrás, se porventura, no interior do saco/mochila houvesse algum objecto mais pessoal/intimo, até percebo.
        Mas partindo do principio que levam algo absolutamente comum, não vejo o motivo de complicar.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
          Acho que tb já se está a ir longe demais.

          Se o segurança vos quisesse revistar:



          ...compreendo e aceito que se recusassem.
          Eu fazia o mesmo.

          Agora, numa situação em que vos é pedido para mostrar o conteúdo do saco/mochila, onde é que está o problema?
          Como se falou aí atrás, se porventura, no interior do saco/mochila houvesse algum objecto mais pessoal/intimo, até percebo.
          Mas partindo do principio que levam algo absolutamente comum, não vejo o motivo de complicar.
          Falando por mim (e pelo que venho da linha de pensamento de alguns users) à entrada das lojas dirijo-me sempre ao segurança para que este verifique se os sacos que levo necessitam de ser selados ou se posso entrar com eles. Ou seja, dou voluntariamente essa possibilidade.

          Se à saída me pedirem para abrir os sacos já entram numa de suspeita de algo e se suspeitam são eles que têm que provar que há motivo para suspeita e nesse caso chamam uma autoridade com a respectiva autoridade (passe a redundância) para passar revista aos meus pertences e comprovar se há, ou não, motivo para suspeita.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
            Como se falou aí atrás, se porventura, no interior do saco/mochila houvesse algum objecto mais pessoal/intimo, até percebo.
            Mas partindo do principio que levam algo absolutamente comum, não vejo o motivo de complicar.
            Obviamente que há muitos tons de cinzento.

            Basicamente tudo depende da atitude/abordagem do segurança, no entanto, e a menos que seja um procedimento padrão, está sempre implícita uma acusação à tua honra e bom nome.

            Pessoalmente, digo-te que só em casos muito específicos acedia de boa vontade ao pedido.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por DomQuixote Ver Post
              Tanto disparate junto Lagarto!

              Mas quais autoridades e qual lei? Desde quando os seguranças privados de um supermercado têm autoridade para revistar e desde quando há alguma lei que lhes permita fazer isso?!

              Facilitar é uma coisa, outra é obrigatoriedade.
              Disparate é quem se acha superior aos outros e dá motivos para isso. Lá está, são anos e anos de complexos de inferioridade e agora acham-se no direito de encherem o peito e serem mais do que aqueles que deviam respeitar.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                são anos e anos de complexos de inferioridade e agora acham-se no direito de encherem o peito e serem mais do que aqueles que deviam respeitar.
                Como é que se comenta uma coisa destas?!

                Eu curto-te. Tens uma piadas giras ....

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                  Disparate é quem se acha superior aos outros e dá motivos para isso. Lá está, são anos e anos de complexos de inferioridade e agora acham-se no direito de encherem o peito e serem mais do que aqueles que deviam respeitar.
                  Quem é que se acha mais superior?

                  Aquele que faz valer os seus direitos? Ou aquele que se faz valer de uma farda e de uma suposta autoridade para obrigar terceiros a agir?

                  Um bom segurança privado, ao abordar alguém solicitando que mostre o conteúdo de um saco, deve estar à partida preparado para ouvir um não e para, em caso de real necessidade, chamar as autoridades policiais. Não pode achar que só porque usa uma farda é equiparado a uma autoridade.

                  Comentário


                    #99
                    Em suma isto tudo resume-se a atitude das pessoas, seguranças e utentes.

                    Se o segurança for rude, não disser nem água vai nem água vem, nem tampouco um bom dia ou um com licença e pedir o saco ou mochila então é de os mandar passear e pedir para chamarem a policia. O mesmo com os clientes que sendo bem tratados reagem com agressividade.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                      Disparate é quem se acha superior aos outros e dá motivos para isso. Lá está, são anos e anos de complexos de inferioridade e agora acham-se no direito de encherem o peito e serem mais do que aqueles que deviam respeitar.
                      Eu sei que te vai custar ouvir isto mas, neste tópico, estás rapidamente a tomar o lugar da tua Némesis

                      Não tens razão, deixa para lá

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                        É um direito que me assiste, enquanto este país reconhecer a propriedade privada, que ninguém tenha o direito de saber o que tenho comigo, excepção feita a quem está incumbido da autoridade de Estado.

                        Eu lido muito mal com este tipo de situações. Até com o disparo dos alarmes das lojas me chateio. É um vexame por que passamos, sem culpa nenhuma.
                        Concordo com este comentário.

                        Se até tenho o cuidado de perguntar se os saquitos, malas maiores têm de ser embaladas porque razão vou deixar que no fim abusem?

                        Disparar alarmes nas jojas por burrice dos funcionários ou porque está avariado e eles adoram mandar o segurança ver as malas e os sacos é algo que complica com o meu sistema nervoso.



                        Mas agora uma questão: também ficam chataedos quando na entrada de um concerto ou jogo de futebol têm de mostrar a mochila/mala e serem revistados por seguranças?

                        è que mesmo com a polícia por perto nunca vi ninguém a dizer se só o agente de autoridade o deve fazer.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                          Disparate é quem se acha superior aos outros e dá motivos para isso. Lá está, são anos e anos de complexos de inferioridade e agora acham-se no direito de encherem o peito e serem mais do que aqueles que deviam respeitar.
                          Dizes tudo: superioridade dos seguranças privados que se acham com superiores a todos os outros e não cumprem a lei.
                          E se adoram encher o peito! Mas para o meu lado não vale a pena! Não gosto do estilo armário de 2 por 2!!

                          Comentário


                            Aconteceu-me uma porreira à já algum tempo.
                            Em 2008 tinha acabado de ir trabalhar para Lisboa e começei a ir todos os dias a um certo pingo doce fazer aquelas compras diárias tipo pão, sumos, iogurtes etc.
                            O segurança devia achar que eu era mitra e então andava atrás de mim tipo carraça. Uma das vezes andava eu numa ponta de um corredor e o gajo na outra ponta a ver para onde eu andava e sempre que eu andava para tra´s ou para a frente o gajo repetia o gesto na outra ponta do corredor!!!!
                            Só parou quando um certo dia lá fui durante a hora do almoço e como sou militar fui lá fardado. O gajo conheceu-me, ficou assim espantado e a partir daí nunca mais me andou a perseguir!!!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                              Concordo com este comentário.

                              Se até tenho o cuidado de perguntar se os saquitos, malas maiores têm de ser embaladas porque razão vou deixar que no fim abusem?

                              Disparar alarmes nas jojas por burrice dos funcionários ou porque está avariado e eles adoram mandar o segurança ver as malas e os sacos é algo que complica com o meu sistema nervoso.



                              Mas agora uma questão: também ficam chataedos quando na entrada de um concerto ou jogo de futebol têm de mostrar a mochila/mala e serem revistados por seguranças?

                              è que mesmo com a polícia por perto nunca vi ninguém a dizer se só o agente de autoridade o deve fazer.
                              Há que ter bom senso e avaliar as circunstâncias que, neste caso, são muito concretas. Quando vais a um concerto ou a um evento desportivo sabes ao que vais e sabes que há determinados objectos que não é suposto levares e cuja detecção te vai barrar a entrada ou vão ser confiscados. Num supermercado, por exemplo, ninguém te vai impedir de entrar com uma máquina fotográfica, um canivete ou uma garrafa de água.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Há que ter bom senso e avaliar as circunstâncias que, neste caso, são muito concretas. Quando vais a um concerto ou a um evento desportivo sabes ao que vais e sabes que há determinados objectos que não é suposto levares e cuja detecção te vai barrar a entrada ou vão ser confiscados. Num supermercado, por exemplo, ninguém te vai impedir de entrar com uma máquina fotográfica, um canivete ou uma garrafa de água.
                                Nos concertos é desculpável que te revistem, mas no supermercado já não? O curioso é que é nos supermercados que acontecem os roubos e não nos concertos. Lógica da treta.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                  Nos concertos é desculpável que te revistem, mas no supermercado já não? O curioso é que é nos supermercados que acontecem os roubos e não nos concertos. Lógica da treta.
                                  Nephelim... é muito feio roubar o login do Lagarto!!!


                                  Nephilim mau

                                  Nephilim mau

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                    Nos concertos é desculpável que te revistem, mas no supermercado já não? O curioso é que é nos supermercados que acontecem os roubos e não nos concertos. Lógica da treta.
                                    eh... Lagarto, não foi para mim a resposta mas não posso deixar de intervir.

                                    Parece-me que és do contra. Um concerto é um sitio onde podem entrar loucos e cometerem crimes com as consequências de uma multidão em pânico acabar com centenas de mortos. Qual a comparação com um supermercado?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Há que ter bom senso e avaliar as circunstâncias que, neste caso, são muito concretas. Quando vais a um concerto ou a um evento desportivo sabes ao que vais e sabes que há determinados objectos que não é suposto levares e cuja detecção te vai barrar a entrada ou vão ser confiscados. Num supermercado, por exemplo, ninguém te vai impedir de entrar com uma máquina fotográfica, um canivete ou uma garrafa de água.
                                      Ai barra barra! Tens de lhe colocar uma etiqueta com o nome da loja e a data. Se por acaso a utilizares dentro da loja, podes ser chamada no final com suspeita de "roubo"

                                      Sabes que as máquinas fotográficas são proibidas nos concertos, não sabes!? está bem escrito nos bilhetes! O certo é que ninguém liga

                                      Por acaso chateeia-me um bocado ter de ser revistada qdo vou à bola! Acho um abuso. E também já não é a primeira vez que avanço sem o ser porque as gajas são mais que as mães e não há segurança feminina disponível para o fazer! Seria bem mais facil optarem como a maioria dos sitios em que o detector de metais funciona, se apitar e existir suspeita passam ao sr agente para revista

                                      Já me aconteceu no futebol, a esperta da sehurança me dizer que a máquina podia entrar as pilhas é que não! Podia atirar com elas para o relvado!
                                      Só lhe disse que se estivesse assim tão zangada para o fazer, voava a máquina antes de tirar as pilhas! Enquanto as tirava passava-me a fúria!


                                      Daí que a revista aos bens pessoais num supermercado seja à entrada ou à saída, seja para mim igual à revista no futebol ou num concerto

                                      Também não posso entrar com um canivete no supermercado! AInda começo a provar os petiscos antes de comprar!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                        eh... Lagarto, não foi para mim a resposta mas não posso deixar de intervir.

                                        Parece-me que és do contra. Um concerto é um sitio onde podem entrar loucos e cometerem crimes com as consequências de uma multidão em pânico acabar com centenas de mortos. Qual a comparação com um supermercado?
                                        Um supermercado é um sitio onde entra toda a gente, loucos, ladrões, já para não falar que é um local privado, logo quem lá entra tem que se reger pelas regras que lá existem. Se não gostam, têm bom remédio: não entram. Vão à mercearia do bairro, onde já vos conhecem e não vos revistam como um qualquer estranho. Porque todos os estranhos podem ser ladrões.

                                        Comentário


                                          A questão para mim é simples:

                                          À entrada todos têm o direito me me solicitar tudo o que bem entenderem e só me permitirem o acesso (dado que estou aceder a um espaço que é propriedade privada) caso aceite as condições deles.

                                          À saída, não têm esse direito, que cabe exclusivamente à policia. Eu posso facilitar.

                                          Pessoalmente não o farei. Simplesmente porque tenho o direito à minha privacidade, como eles têm o direito a restringir-me a entrada se acharem que tenho um ar suspeito ou o pôr-me fora do estabelecimento se acharem que tenho comportamentos suspeitos lá dentro.
                                          Editado pela última vez por DomQuixote; 12 January 2011, 12:05. Razão: Correcção ortográfica

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                            Nos concertos é desculpável que te revistem, mas no supermercado já não? O curioso é que é nos supermercados que acontecem os roubos e não nos concertos. Lógica da treta.
                                            Não disse que era desculpável. Tanto criticas o Nephilim que já fazes como ele e interpretas como queres... Nem sequer mencionei a revista.

                                            Num recinto de espectáculos, os objectos que trazes contigo podem constituir perigo para milhares de pessoas. É expectável que seja feito um controlo de entradas rigoroso. E por alguma razão a polícia está presente. Não é apenas para mostrar a sua bela fardoca. Uma das razões passa por estar imediatamente disponível caso seja solicitada pois qualquer pessoa pode recusar ser revistada por um segurança sem a presença de uma autoridade.

                                            Num supermercado não é previsível, pelo menos por enquanto, que alguém leve objectos ou chegue a um tal estado de euforia que coloque os outros utentes em perigo, logo, não é feita revista à entrada. Uma revista à saída pressupõe uma suspeita. É uma circunstância em que a tua honra e boa imagem estão a ser colocadas em causa. E aí, tal como no recinto desportivo é possível exigir a presença de uma autoridade.

                                            Mas como em tudo na vida, há que imperar o bom senso.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                              Um supermercado é um sitio onde entra toda a gente, loucos, ladrões, já para não falar que é um local privado, logo quem lá entra tem que se reger pelas regras que lá existem. Se não gostam, têm bom remédio: não entram. Vão à mercearia do bairro, onde já vos conhecem e não vos revistam como um qualquer estranho. Porque todos os estranhos podem ser ladrões.
                                              Mas diz lá onde é que num concerto uma pessoa é revistada à saida?

                                              À entrada podem e têm legitimidade para pedir e se a pessoa quer entrar pode ou não aceitar a revista!

                                              E isso é valido num supermercado, num concerto whatever!

                                              Agora à saida??? Não, meu caro, não é a mesma coisa.

                                              Num concerto... para começar as pessoas não são revistadas à saida!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por DomQuixote Ver Post
                                                A questão para mim é simples:

                                                À entrada todos têm o direito me me solicitar tudo o que bem entenderem e só me permitirem o acesso (dado que estou aceder a um espaço que é propriedade privada) caso aceite condições deles.

                                                À saída, não têm esse direito, que cabe exclusivamente à policia. Eu posso facilitar.

                                                Pessoalmente não o farei. Simplesmente porque tenho o direito à minha privacidade, como eles têm o direito a restringir-me a entrada se acharem que tenho um ar suspeito ou o pôr-me fora do estabelecimento se acharem que tenho comportamentos suspeitos lá dentro.
                                                Nem mais.

                                                O pessoal até se dispoe a verem à entrada. E nunca vi ninguém a dizer que não à entrada.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                  Mas diz lá onde é que num concerto uma pessoa é revistada à saida?

                                                  À entrada podem e têm legitimidade para pedir e se a pessoa quer entrar pode ou não aceitar a revista!

                                                  Agora à saida??? Não, meu caro, não é a mesma coisa.
                                                  É claro que não é a mesma coisa. Tu não roubas coisas num supermercado à entrada, roubas à saída. Não vais entrar num supermercado com produtos roubados na mala e deixá-los nas prateleiras. Vais entrar com a mala vazia e enchê-la pelo caminho e sair com os produtos roubados à saída. Logo, faz todo o sentido que te peçam, pela segunda vez, para mostrares a mala, à saída. Mostras à entrada para ver se não levas objectos perigosos ou suspeitos para dentro da loja. Mostras à saída para ver se não levas produtos roubados. Simples. Quem não deve, não teme.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                    Ai barra barra! Tens de lhe colocar uma etiqueta com o nome da loja e a data. Se por acaso a utilizares dentro da loja, podes ser chamada no final com suspeita de "roubo"

                                                    Sabes que as máquinas fotográficas são proibidas nos concertos, não sabes!? está bem escrito nos bilhetes! O certo é que ninguém liga

                                                    Por acaso chateeia-me um bocado ter de ser revistada qdo vou à bola! Acho um abuso. E também já não é a primeira vez que avanço sem o ser porque as gajas são mais que as mães e não há segurança feminina disponível para o fazer! Seria bem mais facil optarem como a maioria dos sitios em que o detector de metais funciona, se apitar e existir suspeita passam ao sr agente para revista

                                                    Já me aconteceu no futebol, a esperta da sehurança me dizer que a máquina podia entrar as pilhas é que não! Podia atirar com elas para o relvado!
                                                    Só lhe disse que se estivesse assim tão zangada para o fazer, voava a máquina antes de tirar as pilhas! Enquanto as tirava passava-me a fúria!


                                                    Daí que a revista aos bens pessoais num supermercado seja à entrada ou à saída, seja para mim igual à revista no futebol ou num concerto

                                                    Também não posso entrar com um canivete no supermercado! AInda começo a provar os petiscos antes de comprar!
                                                    Nem me lembrei disso! Ando quase sempre com uma garrafa pequena na mala e nunca tive problemas... qualquer dia lixo-me!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                      Nem mais.

                                                      O pessoal até se dispoe a verem à entrada. E nunca vi ninguém a dizer que não à entrada.
                                                      Óbvio, não é? "Veja, senhor segurança, a mala está completamente vazia, posso entrar?" Mas depois à saída, leva a mala cheia de produtos roubados, "não, não, a minha mala não vêem, já viram à entrada e estava vazia, agora só com a policia e na presença do meu advogado."

                                                      Comentário


                                                        Fácil de resolver...uns users não se importam de mostrar sacos, malas, etc...outros não mostram (como eu)...qual é o stress? Resolvido...

                                                        Comentário


                                                          Oh pessoal quem levantou a dos concertos/futebol fui eu.
                                                          E pela simples questão de que essa revista também não é feita por agentes de autoridade mas sim por seguranças privados.
                                                          E se no supermercado nós entramos se quisermos, no concerto se não nos agradar acabamos por entrar na mesma e sujeitarmo-nos pois já pagámos para lá estar.

                                                          A questão ía no sentido de não reclamarem nestas entradas por não serem agentes de autoridade.

                                                          E eu também não reclamo qdo me pedem para abrir a mala. È simples, mas podia dizer que não e esperar pela polícia.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                                            É claro que não é a mesma coisa. Tu não roubas coisas num supermercado à entrada, roubas à saída. Não vais entrar num supermercado com produtos roubados na mala e deixá-los nas prateleiras. Vais entrar com a mala vazia e enchê-la pelo caminho e sair com os produtos roubados à saída. Logo, faz todo o sentido que te peçam, pela segunda vez, para mostrares a mala, à saída. Mostras à entrada para ver se não levas objectos perigosos ou suspeitos para dentro da loja. Mostras à saída para ver se não levas produtos roubados. Simples. Quem não deve, não teme.

                                                            Quem não deve não teme solicitar que a revista seja efectuada por uma autoridade policial. Simples!

                                                            A única coisa que no fundo se está aqui a querer dizer é que um mero segurança privado tem a mesma autoridade que eu para te pedir para mostrares a tua mala! Ou seja, nenhuma!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                              Nem me lembrei disso! Ando quase sempre com uma garrafa pequena na mala e nunca tive problemas... qualquer dia lixo-me!
                                                              Pois podes. A minha mãe já se habituou a fazer uma coisa simples que é mostrar o saquinho da água e bolachas quando entra. Eles colocam a etiqueta e tá a andar!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X