Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sachs V5 - Desmontada! 18/01

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
    Quase todas (mesmo) são assim.
    Eheh olha que não ;)

    Existem mudanças para todos os gostos especialmente nas clássicas de baixa cilindrada. Já vi motas com mudanças à esquerda invertidas, já vi motas com mudanças à esquerda só com o inversor em que se põe mudanças com o calcanhar e se tira com a ponta do pé, já vi este sistema à direita e motas com caixa normal também de direita. Existem ainda mudanças de punho. E provavelmente muitas mais.

    Eu tenho cá por casa uma sachs saxonette de duas mudanças automáticas em que por exemplo a embraiagem só serve para por a mota a trabalhar, e depois de ela a trabalhar se lhe tocas a mota vai abaixo. Sei que existem também uma zundapp com este sistema porque lembro-me há muitos anos quando era puto conhecia um amigo que tinha assim este sistema também na sua motorizada.

    Podes crer que tal como nos carros... são as peculiaridades que dão valor a um veículo clássico a par da sua originalidade. Outra é a história de corridas de determinado modelo mas ai até já entramos noutro campeonato. E é engraçado claro.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por vortex69 Ver Post
      Salvo erro é aquela 'mini-manete' por baixo da manete direita.


      Aquela?? Muito obrigado

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
        Eheh olha que não ;)

        Existem mudanças para todos os gostos especialmente nas clássicas de baixa cilindrada

        Exceptuando as clássicas, são quase todas assim.

        Ficou melhor?

        Comentário


          #64
          Compra gasolina de mistura nova e enche o depósito, se a que estava lá foi a que usaste o mais certo é já não estar boa. Como é de mistura, com o passar do tempo o óleo e a gasolina vão-se separando e o óleo fica por baixo, passando primeiro para o carburador. Neste caso o que acontece é que o carburador apenas apanha óleo e este só não queima, chegando à vela isola-a e deixa de dar faísca. Limpa bem a vela e mete mistura nova. O melhor até é comprar uma vela nova, indicada para esse motor (Bosch W 260T1 ou equivalente).
          Editado pela última vez por mELIANTE; 17 January 2011, 13:34.

          Comentário


            #65
            Por acaso a ver estes topicos , fico sempre com a vontade de arranjar uma mota e ser claro eu mesmo a restaura-la

            E como eu nao tenho carta de mota para mim o ideal é mesmo uma destas de 50cc ou entao uma 125cc. mais potente já nao serve para mim pois nao tenho carta.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
              Exceptuando as clássicas, são quase todas assim.

              Ficou melhor?
              O post anterior foi com um sentido informativo e não de pôr em causa

              Mas e também a título de curiosidade, ainda hoje há motas que usam sistemas não convencionais como por exemplo a Honda Innova 125. Mota muito comum na telepizza para distribuição em que também se joga com o calcanhar e se faz o ponto de embraiagem com o pé. As mudanças são manuais e as manetes em cima são como as scooters normais - travões.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Por acaso a ver estes topicos , fico sempre com a vontade de arranjar uma mota e ser claro eu mesmo a restaura-la

                E como eu nao tenho carta de mota para mim o ideal é mesmo uma destas de 50cc ou entao uma 125cc. mais potente já nao serve para mim pois nao tenho carta.
                Uma carenada 125cc 2T é aposta segura. Uma Rg125, uma tzr125 são motas muito bonitas, andam bastante e se tiverem originais e em bom estado vão ser muito muito cobiçadas daqui a uns anos.

                Face a estas clássicas de 50cc têm a grande vantagem de serem ainda mais práticas para o dia a dia pois aguentam um ritmo mais rápido e têm recuperações melhores que a maioria dos carros que andam na estrada.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                  Uma carenada 125cc 2T é aposta segura. Uma Rg125, uma tzr125 são motas muito bonitas, andam bastante e se tiverem originais e em bom estado vão ser muito muito cobiçadas daqui a uns anos.

                  Face a estas clássicas de 50cc têm a grande vantagem de serem ainda mais práticas para o dia a dia pois aguentam um ritmo mais rápido e têm recuperações melhores que a maioria dos carros que andam na estrada.
                  Uma 125cc tem a GRANDE vantagem de poder passar na ponte 25 de abril e andar nas AE... coisa que a 50cc não tem.

                  Mas detesto esses modelos que falaste...

                  Mas no meu caso em particular o fascinante seria mesmo restaurar a moto dar umas voltitas calmas e curtas, não me fascina nem velocidade, nem usar a moto no dia a dia.
                  Mas primeiro teria de aprender a andar de mota pois nem numa 50cc sei andar

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                    Uma carenada 125cc 2T é aposta segura. Uma Rg125, uma tzr125 são motas muito bonitas, andam bastante e se tiverem originais e em bom estado vão ser muito muito cobiçadas daqui a uns anos.

                    .
                    Eu acho horriveis...nunca gostei.

                    Para mim uma 125cc seria algo desde estilo e de preferencia em vermelho


                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                      Eu acho horriveis...nunca gostei.

                      Para mim uma 125cc seria algo desde estilo e de preferencia em vermelho


                      Estava, agora mesmo, há procura de uma dessas, baratinha, para colocar o link aqui, para ti.


                      A "minha" (do meu pai...) primeira moto foi uma CG....tinha eu 14/15 anos...foi nela que aprendia a conduzir 2 rodas, a fazer TT e a cair

                      Moto robusta, muito básica, mecânica acessível, e MUITO poupada...não gasta nada, nada, nada.....



                      Igual a esta....sentia-me o rei do asfalto

                      Fogo, estou a ficar velho....

                      Comentário


                        #71
                        Tiago Leal essa mota gosto, eu gosto de motas de aspecto classico, com cromados e motor á vista essa tinha de ser era em vermelho em vez de branco.


                        Voces entendidos em motas, digam-me uma coisa que me lembrei agora:

                        Há uns 2anos na casa de um cliente vi uma arrecadação cheia de "lixo" mas reparei que no meio do "lixo" estavam 2 motas , uma vespa de 125cc ou 150cc nem sei, e uma Famel Zundapp de 50cc ambas com ferrugem e com aspecto de avariadas e todas sujas e a precisarem de um restauro completo.
                        Em conversa falei sobre as motas e o dono da casa disse que tinham sido de um familiar distante que morreu e deixou essas motas mas sem documentos alguns. Sei que na altura se quisesse tinha ficado com as 2 por o preço que eu quisesse pois ele tava disposto a livrar-se daquele "lixo".

                        A pergunta que faço é a seguinte:

                        Uma mota de 50cc sem documentos como é? dá para se legalizar? dá para voltar a ter os documentos? e eventuais custos disso?

                        No caso de ser 125cc o processo é igual?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Tiago Leal essa mota gosto, eu gosto de motas de aspecto classico, com cromados e motor á vista essa tinha de ser era em vermelho em vez de branco.


                          Voces entendidos em motas, digam-me uma coisa que me lembrei agora:

                          Há uns 2anos na casa de um cliente vi uma arrecadação cheia de "lixo" mas reparei que no meio do "lixo" estavam 2 motas , uma vespa de 125cc ou 150cc nem sei, e uma Famel Zundapp de 50cc ambas com ferrugem e com aspecto de avariadas e todas sujas e a precisarem de um restauro completo.
                          Em conversa falei sobre as motas e o dono da casa disse que tinham sido de um familiar distante que morreu e deixou essas motas mas sem documentos alguns. Sei que na altura se quisesse tinha ficado com as 2 por o preço que eu quisesse pois ele tava disposto a livrar-se daquele "lixo".

                          A pergunta que faço é a seguinte:

                          Uma mota de 50cc sem documentos como é? dá para se legalizar? dá para voltar a ter os documentos? e eventuais custos disso?

                          No caso de ser 125cc o processo é igual?

                          Não sei o processo, mas uma vespa restaurada já começa a valer dinheiro

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                            Não sei o processo, mas uma vespa restaurada já começa a valer dinheiro
                            A duvida aqui era no caso de a mota nao ter documentos nenhuns o que fazer? , ou melhor o que é possivel fazer

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              A duvida aqui era no caso de a mota nao ter documentos nenhuns o que fazer? , ou melhor o que é possivel fazer
                              Estás registado no fórum dos Clássicos? Lá encontras a resposta, de certeza.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                Estás registado no fórum dos Clássicos? Lá encontras a resposta, de certeza.
                                Sim o melhor...

                                Lembrei-me disto agora, pois ha muita mota a apodrecer por aí guardada em barracões e garagens mas sem documentos, e essas arranjam-se quase de borla, mas ha sempre a duvida de se é possivel legalizar e os eventuais custos disso.

                                Ja agora vou aproveitar e perguntar que motas me aconselham de 50cc e de 125cc para não cair no erro de um dia restaurar uma mota de 50cc que seja a pior delas todas

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  Sim o melhor...

                                  Lembrei-me disto agora, pois ha muita mota a apodrecer por aí guardada em barracões e garagens mas sem documentos, e essas arranjam-se quase de borla, mas ha sempre a duvida de se é possivel legalizar e os eventuais custos disso.

                                  Ja agora vou aproveitar e perguntar que motas me aconselham de 50cc e de 125cc para não cair no erro de um dia restaurar uma mota de 50cc que seja a pior delas todas
                                  Visto agora ser possível conduzir uma 125cc com carta de carro, esquece as 50cc...

                                  A pior em que sentido?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                    Visto agora ser possível conduzir uma 125cc com carta de carro, esquece as 50cc...
                                    Pois.... se bem que a mota para mim era mais uma brincadeira que um transporte... mas a 50cc nao dá para ir a lisboa pela ponte nem andar na AE , neste aspecto é limitativa pois tinha de a levar no barco como uma bicicleta a pedal, mas pode ser algo mais economico em combustivel que a 125cc.



                                    A pior em que sentido?
                                    Imagina, eu percebo pouco de motos de 50cc, ou seja a vir a ter uma, não queria arranja-la e vir algum entendido depois dizer: "epá essa moto sempre foi má, tinha problemas de fabrica que só ficaram resolvido no medelo a seguir , ou uma que seja muito dificil arranjar peças, ou uma que gaste muito mais com as outras ou tenho um desenho mau..bla bla bla.

                                    era mais nestes aspectos que me estava a referir.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Boas, isso da mota não pegar deve-se ao facto de a vela estar encharcada. Depois de ela ter estado a trabalhar deves ter acelerado demais o que fez entrar muita gasolina e encharcou a vela. Isso acontece muitas vezes, e como viste assim que abriste a tampa v5 estavam lá algumas velas suplentes e uma chave de velas. Tiras a vela que está na cabeça do motor e metes uma vela suplente. Colocas a mota em ponto morto e voltas a repetir o processo de dar ao kick starter. Assim que ela começar a trabalhar vai acelerando aos poucos e nunca a fundo. Em último caso engata-lhe uma segunda e dá-lhe um empurrão que ela pega logo. Tem atenção aos travões que podem não estar lá grande coisa e depois não a consegues parar...
                                      Editado pela última vez por JorgeS; 17 January 2011, 17:30.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por JorgeS Ver Post
                                        Boas, isso da mota não pegar deve-se ao facto de a vela estar encharcada. Depois de ela ter estado a trabalhar deves ter acelerado demais o que fez entrar muita gasolina e encharcou a vela. Isso acontece muitas vezes, e como viste assim que abriste a tampa v5 estavam lá algumas velas suplentes e uma chave de velas. Tiras a vela que está na cabeça do motor e metes uma vela suplente. Colocas a mota em ponto morto e voltas a repetir o processo de dar ao kick starter. Assim que ela começar a trabalhar vai acelerando aos poucos e nunca a fundo. Em último caso engata-lhe uma segunda e dá-lhe um empurrão que ela pega logo. Tem atenção aos travões que podem não estar lá grande coisa e depois não a consegues parar...
                                        Exactamente O meu avô prevenido já tinhas umas velas suplentes E sim, também acelerei meio que fundo
                                        Obrigado a todos

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          Pois.... se bem que a mota para mim era mais uma brincadeira que um transporte... mas a 50cc nao dá para ir a lisboa pela ponte nem andar na AE , neste aspecto é limitativa pois tinha de a levar no barco como uma bicicleta a pedal, mas pode ser algo mais economico em combustivel que a 125cc.





                                          Imagina, eu percebo pouco de motos de 50cc, ou seja a vir a ter uma, não queria arranja-la e vir algum entendido depois dizer: "epá essa moto sempre foi má, tinha problemas de fabrica que só ficaram resolvido no medelo a seguir , ou uma que seja muito dificil arranjar peças, ou uma que gaste muito mais com as outras ou tenho um desenho mau..bla bla bla.

                                          era mais nestes aspectos que me estava a referir.

                                          Uma 125 com motor 4 tempos gasta pouco...gasta o mesmo, ou menos que uma 50cc 2 tempos, que gasta mistura (gasolina mais óleo), e que tem um motor muito mais rotativo.
                                          Os motores 4 tempos são mais fiáveis também...

                                          Uma CG como a que postei, em passeio, gasta uns 2 litros e tal ou 3, em 100 km's... Sem problema.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Eu apostaria sempre em 2T. Embora precisem de uma manutenção mais frequente, têm uma mecânica muito mais simples e barata. Pões um motor 2T em bom estado relativamente barato enquanto um 4T se dá raia a reparação supera por vezes o valor da mota, embora (como já foi dito) tenham manutenção mais espaçada.

                                            Os 2T estão também em extinção, pelo que daqui a uns anos serão muito mais apetecíveis pelo seu carácter mais nervoso e condução mais apaixonante. Saudosismo dos aficcionados (muitos) penso que fará com que haja também maior valorização.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Com essa conversa toda das 125cc lembrei-me que não posso conduzir sequer 50cc Lá vou ter de desembolsar uns extras para o imtt

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                Eu apostaria sempre em 2T. Embora precisem de uma manutenção mais frequente, têm uma mecânica muito mais simples e barata. Pões um motor 2T em bom estado relativamente barato enquanto um 4T se dá raia a reparação supera por vezes o valor da mota, embora (como já foi dito) tenham manutenção mais espaçada.

                                                Os 2T estão também em extinção, pelo que daqui a uns anos serão muito mais apetecíveis pelo seu carácter mais nervoso e condução mais apaixonante. Saudosismo dos aficcionados (muitos) penso que fará com que haja também maior valorização.

                                                Pois, e a sua manutenção tende a ficar cada vez mais cara...porque há menos peças, etc....
                                                Em relação ao caracter do motor, tens razão....mas nem todos procuram isso....

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                  Eu apostaria sempre em 2T. Embora precisem de uma manutenção mais frequente, têm uma mecânica muito mais simples e barata. Pões um motor 2T em bom estado relativamente barato enquanto um 4T se dá raia a reparação supera por vezes o valor da mota, embora (como já foi dito) tenham manutenção mais espaçada.

                                                  Os 2T estão também em extinção, pelo que daqui a uns anos serão muito mais apetecíveis pelo seu carácter mais nervoso e condução mais apaixonante. Saudosismo dos aficcionados (muitos) penso que fará com que haja também maior valorização.
                                                  Depende muito da utilização que pretendes dar à mota. Se for uma mota para percursos citadinos que primam pelo baixo consumo sem dúvida uma mota a 4T. São motas mais civilizadas.
                                                  Para quem pretende uma condução mais "desportiva" de levar as mudanças ao corte, e quem gosta de ouvir o motor a alta rotação, sem dúvida uma mota a 2T. As motas a 2t são mais ruidosas, mais sujas (por causa do óleo de mistura que acaba sempre por "babar" o cano de escape e afins e quando por distracção se encosta lá acaba por ficar marcado), e mais poluidoras e sempre com o cheiro característico dos motores a 2T e normalmente são mais gastadoras.
                                                  Quanto a manutenção, as motas a 4T têm uma manutenção mais cara apenas quando se trata de reparações no motor mas por outro lado são mais resistentes e menos problemáticas que as motas a 2T.
                                                  Editado pela última vez por JorgeS; 17 January 2011, 20:07.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                    Pois, e a sua manutenção tende a ficar cada vez mais cara...porque há menos peças, etc....
                                                    Em relação ao caracter do motor, tens razão....mas nem todos procuram isso....
                                                    Não concordo! À excepção dos motores Casal, todos os outros motores utilizados nas motorizadas nacionais são estrangeiros, como é o caso da Sachs, Zundapp, Puch, etc. Ou seja, são motores que também existem nas motorizadas de marcas estrangeiras e portanto existe sempre empresas a fabricar essas peças. Até mesmo para a Casal isso não é problema!

                                                    Há uns meses acabei o restauro de uma motorizada nacional e neste momento estou a restaurar outra e peças para o motor é o menor dos meus problemas. O grande problema nestes restauros está naquilo que era fabricado pelas marcas portuguesas (quadro, depósito, amortecedores, escape, etc..) e que com o tempo começa a desaparecer pois as marcas já não existem. O que tem safado muitos restauros é o facto de já existirem empresas que fabricam réplicas de alguns componentes como é o caso dos escapes, e mesmo assim não são todos!

                                                    No caso da V5, que é a motorizada em questão aqui no tópico, o que não falta são peças para aquilo. É provavelmente, de todas as motorizadas, a mais fácil de restaurar!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Estou de acordo. Até porque motores 2T de 50cc uma boa parte dos componentes do motor é praticamente universal. É preciso um piston escolhe-se pela medida não pelo modelo de mota, o cavilhão e freios é tudo praticamente universal a cambota-biela é também quase tudo a mesma medida, se é preciso uns rolamentos cambota ou para outra coisa qualquer vai-se a uma casa de rolamentos escolhe-se por medida. E há imenso material concorrência e de preços para todos os gostos.

                                                      Para terem uma noção um motor que amarra o piston (gripa) a reparação dificilmente ultrapassa os 60€, e depois de rectificado demora 30min a montar. Numa 4T dificilmente desce dos 600€ porque normalmente já envolve mão de obra numa oficina já que é preciso muita ferramenta e conhecimentos. Por exemplo não sei sincronizar válvula(s) nem tenho como ver as folgas e etc etc

                                                      Já uma 4T quase todos os componentes do motor são específicos de modelos, isso encarece exponencialmente qualquer futura reparação.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                        Visto agora ser possível conduzir uma 125cc com carta de carro, esquece as 50cc...

                                                        ?
                                                        Isso já seria começar a pensar em andar de mota a serio..

                                                        Mas curiosamente a ideia que me fascina mais é mesmo o 50cc a 2T e o restauro, e não a potencia a velocidade ou mesmo a versatilidade.

                                                        E deixo aqui um selo a ver com o topico




                                                        mas a dele acho que é esta:

                                                        Editado pela última vez por Nephilim; 17 January 2011, 23:38.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Isso já seria começar a pensar em andar de mota a serio..

                                                          Mas curiosamente a ideia que me fascina mais é mesmo o 50cc a 2T e o restauro, e não a potencia a velocidade ou mesmo a versatilidade.

                                                          E deixo aqui um selo a ver com o topico




                                                          mas a dele acho que é esta:

                                                          Sim, a dele é a da foto!

                                                          A do selo é uma V5 Sport. É a V5 menos comum e a mais cara de todas. Uma por restaurar, e consoante o seu estado de conservação, pode valer quase tanto como uma das outras restaurada. Pessoalmente acho-a a V5 mais bonita de todas!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Estou com um bocado de pressa portanto cá vai:

                                                            Hoje madruguei e tive de volta a menina a manhã toda :D Aproveitei e dei uma limpezazinha com a gasolina que tirei e até teve bons resultados..










                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              As fotos estão trocadas, 1º deviam aparecer as fotos com ela suja e depois mais ou menos limpa, mas enfim..











                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X