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Galp com lucros de 441 milhões de euros

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    #91
    Originalmente Colocado por dvck Ver Post
    Podem achar estranho mas são as regras do mercado internacional. Independentemente da proveniência do crude (pode até vir da China ou do Pólo Sul) os preços à saída das refinarias na Europa têm sempre como base a cotação dos produtos refinados em Roterdão. É esta a referência e base dos preços.

    E estes "preços à saída das refinarias" seriam iguais com 10 refinarias em Portugal ou só com uma porque a base são cotações do mercado internacional. É completamente indiferente para a formação dos preços haver 1 refinaria ou 50 no nosso país.

    Este facto "força" as refinarias a serem competitivas. E porquê? Porque se não o forem fica mais barato aos outros players do mercado importarem os combustíveis do que os comprar à saída das refinarias no nosso país.

    Por exemplo a Repsol tem várias refinarias em Espanha mas compra boa parte dos combustíveis nas refinarias da Galp. Será por serem refinarias pouco competitivas e venderem caro? Óbvio que não. Porque os preços são competitivos face à alternativas de importarem.

    Podem discordar das regras mas isso já é outra conversa. Outra coisa também é desconhecer por completo como se formam os preços e mandar "bitaites" só porque o senso comum nos convence que temos razão.

    mas isso explica as diferenças entre a europa central e do norte e a península ibérica? parece-me que não.

    a repsol não tem a maioria das refinarias em espanha?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Se é ruinoso eu não sei. A verdade é que eles estão remodelar as refinarias. De maneiras que não há-se de ser assim tão desinteressante quanto isso.
      A tendência na Europa tem sido o encerramento de refinarias. As refinarias são o elo mais fraco no negócio do petróleo porque muitas vezes são forçadas a produzir com margens de refinação negativas.

      Onde se ganha bem neste negócio não é nas refinarias nem nos postos de combustível mas sim na exploração e produção. Aí é que estão margens brutais.

      Imagina a Arábia Saudita com um custo de extracção de 5/10 dólares por barril e a vendê-lo neste momento a 100 dólares o barril.

      As refinarias têm de comprar o crude (a cotações de mercado internacional), processá-lo e vendê-lo (também a cotações de mercado internacional). Têm margens apertadíssimas (quando não são negativas).

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por dvck Ver Post
        Podem achar estranho mas são as regras do mercado internacional. Independentemente da proveniência do crude (pode até vir da China ou do Pólo Sul) os preços à saída das refinarias na Europa têm sempre como base a cotação dos produtos refinados em Roterdão. É esta a referência e base dos preços.

        E estes "preços à saída das refinarias" seriam iguais com 10 refinarias em Portugal ou só com uma porque a base são cotações do mercado internacional. É completamente indiferente para a formação dos preços haver 1 refinaria ou 50 no nosso país.

        Este facto "força" as refinarias a serem competitivas. E porquê? Porque se não o forem fica mais barato aos outros players do mercado importarem os combustíveis do que os comprar à saída das refinarias no nosso país.

        Por exemplo a Repsol tem várias refinarias em Espanha mas compra boa parte dos combustíveis nas refinarias da Galp. Será por serem refinarias pouco competitivas e venderem caro? Óbvio que não. Porque os preços são competitivos face à alternativas de importarem.

        Podem discordar das regras mas isso já é outra conversa. Outra coisa também é desconhecer por completo como se formam os preços e mandar "bitaites" só porque o senso comum nos convence que temos razão.
        Curioso que há regras de mercados internacionais, mas depois existe uma OPEP que é um... CARTEL.

        Pegas no exemplo da Repsol. E pq deixaria a Repsol de comprar combustíveis cá, sede qq das refinarias à outra ponta do país é um tirinho. E onde se podem dar ao luxo de vender ao consumidor a preços bem elevados?
        Mesmo que comprem caro, compensa na distância de transporte e no preço final elevado.
        Só não vê nas estrelinhas quem não quer, e a prova está nos lucros.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por AMR Ver Post
          Se alguém impede, é perguntar ao Estado, pq ele é que determina se pode ou não. Mas tendo em conta que Portugal faz parte da Península Ibérica, é pequenino, e temos já duas refinarias de uma empresa controlada pelo Estado, acontece como por exemplo os armazéns de peças dos fabricantes de automóveis, que ficam em Espanha.

          Dizes que a Galp assumiu o risco?? De quem era Galp?
          Não, ninguém impede. O Patrick Monteiro de Barros tinha todo o aval do estado...depois virou-se para o nuclear mas por cá é a tal polémica criada mais uma vez por falta de informação de fundo...

          A Galp não assumiu o risco...daí que tenha colocado as aspas sobre o termo "sozinha". Que mais outros sectores em Portugal começaram assim? Ao menos este dá lucro ao estado...Nem todas podem ser o cancro que são umas Estradas de Portugal por ex...

          Esta questão dos combustíveis em Portugal é de tal forma sensível que nem o caso faraónica do BPN conseguiu abafar...é incrivel.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por AMR Ver Post
            Curioso que há regras de mercados internacionais, mas depois existe uma OPEP que é um... CARTEL.

            Pegas no exemplo da Repsol. E pq deixaria a Repsol de comprar combustíveis cá, sede qq das refinarias à outra ponta do país é um tirinho. E onde se podem dar ao luxo de vender ao consumidor a preços bem elevados?
            Mesmo que comprem caro, compensa na distância de transporte e no preço final elevado.
            Só não vê nas estrelinhas quem não quer, e a prova está nos lucros.
            Relativamente ao cartel da OPEP. Esse cartel tem influência sim nas cotações internacionais com as suas decisões de produção. Mas aí a Galp e os pequenos players nada podem fazer.

            A Repsol compra nas nossas refinarias porque os preços à saída das nossas refinarias são muito semelhantes aos preços à saída das suas refinarias, com a agravante de terem custos transporte superiores para o distribuir no nosso país.

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              #96
              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
              mas isso explica as diferenças entre a europa central e do norte e a península ibérica? parece-me que não.

              a repsol não tem a maioria das refinarias em espanha?
              Mas qual diferença de preço? Antes de impostos as diferenças são insignificantes!

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                mas isso explica as diferenças entre a europa central e do norte e a península ibérica? parece-me que não.

                a repsol não tem a maioria das refinarias em espanha?
                Só pode explicar, porque a realidade que o dvck relata é a unica que existe.

                Se os ilustres interessados na matéria leram o tal parecer da AdC, concerteza leram as ressalvas muito importantes que se apresentam também na notícia aí colocada atrás pelo António Comprido...

                Atenção a comparar os preços por essa Europa fora...existe um risco alto de não se estar a falar da mesma coisa.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Caro dvck o que acontece aqui é que eu por acaso nem percebo nada disso e de maneiras que citei apenas entrevista na SIC notícias onde foi visível para quem quis ver que o homem da alta autoridade ficou como os tintins bem entaladinhos à medida que era encostado à parede pelo jornalista.

                  Além disso, quem viu, tb terá observado a forma firme como ele defendeu a Galp qd confrontado por factos que suponho serem verdadeiros até porque foram lançados pelo mesmo jornalista.

                  Por fim: é um facto ter lucros é bom... qd se quer vender o porco.

                  De maneiras que na vez de vir para aqui armado em know-it-all pensa 2 x antes de disparar.
                  Pastis, longe de mim querer disparar contra ti.

                  Tens mais tempo de fórum do que eu e pelo pouco que conheço daqui pareces ser uma pessoa ponderada e equilibrada.

                  Fiz quote ao teu post como podia ter feito a outro. Foi apenas para exemplificar o que acontece muito no nosso país em muitos assuntos. As pessoas têm opinião sobre tudo mesmo quando não têm noção nem dominam os temas em causa. Gosto de discussões com factos concretos e argumentos e não apenas "postas de pescada" mandadas para o ar.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                    A tendência na Europa tem sido o encerramento de refinarias. As refinarias são o elo mais fraco no negócio do petróleo porque muitas vezes são forçadas a produzir com margens de refinação negativas.

                    Onde se ganha bem neste negócio não é nas refinarias nem nos postos de combustível mas sim na exploração e produção. Aí é que estão margens brutais.

                    Imagina a Arábia Saudita com um custo de extracção de 5/10 dólares por barril e a vendê-lo neste momento a 100 dólares o barril.

                    As refinarias têm de comprar o crude (a cotações de mercado internacional), processá-lo e vendê-lo (também a cotações de mercado internacional). Têm margens apertadíssimas (quando não são negativas).

                    se isso fosse inteiramente verdade, a Galp andava a mentir aos investidores e accionistas nos últimos anos.

                    as margens de refinação negativas são a excepção, não a regra. e com as obras em sines vão ser memória distante. (segundo os dados deles)

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                      Mas qual diferença de preço? Antes de impostos as diferenças são insignificantes!
                      Esta polémica é bem cultural. Mesmo depois de explicado o fenómeno, provado com factos etc etc...o português fica naquela ..."hum...pois pois"

                      Mas dizia eu, é a sociedade que temos...aquela onde um dia levou este país a falar da tal taxa Robin Hood...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                        Não, ninguém impede. O Patrick Monteiro de Barros tinha todo o aval do estado...depois virou-se para o nuclear mas por cá é a tal polémica criada mais uma vez por falta de informação de fundo...

                        A Galp não assumiu o risco...daí que tenha colocado as aspas sobre o termo "sozinha". Que mais outros sectores em Portugal começaram assim? Ao menos este dá lucro ao estado...Nem todas podem ser o cancro que são umas Estradas de Portugal por ex...


                        Esta questão dos combustíveis em Portugal é de tal forma sensível que nem o caso faraónica do BPN conseguiu abafar...é incrivel.

                        na minha opinião não dá para comparar nada sobre o começo da Galp.
                        as circunstâncias da sua fundação foram muito especificas

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                          Esta polémica é bem cultural. Mesmo depois de explicado o fenómeno, provado com factos etc etc...o português fica naquela ..."hum...pois pois"

                          Mas dizia eu, é a sociedade que temos...aquela onde um dia levou este país a falar da tal taxa Robin Hood...

                          cada um acredita na informação que quer

                          ou os valores do atraso na descida do preço final também são inventados.

                          se são, o relatorio e contas falta à verdade

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                            se isso fosse inteiramente verdade, a Galp andava a mentir aos investidores e accionistas nos últimos anos.

                            as margens de refinação negativas são a excepção, não a regra. e com as obras em sines vão ser memória distante. (segundo os dados deles)
                            Excepção? Há quanto tempo são excepção? Faz uma análise ao impacto do acidente do ano passado na Ref. de Sines nas margens de refinação do ano...excepção valente.

                            Mesmo quando não se fala delas negativas, são o que são.

                            Quanto ao revamping das refinarias...há um investimento de 1300M€ para amortizar...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                              cada um acredita na informação que quer

                              ou os valores do atraso na descida do preço final também são inventados.

                              se são, o relatorio e contas falta à verdade
                              na informação que quer....ter acesso (deixa-me completar)

                              O parecer da AdC quando fala que os preços demorar a descer, também lá diz que demorar a subir. Está lá tudo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                Mas qual diferença de preço? Antes de impostos as diferenças são insignificantes!
                                4c não são assim tão insignificantes em comparação com espanha.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                  Excepção? Há quanto tempo são excepção? Faz uma análise ao impacto do acidente do ano passado na Ref. de Sines nas margens de refinação do ano...excepção valente.

                                  Mesmo quando não se fala delas negativas, são o que são.

                                  Quanto ao revamping das refinarias...há um investimento de 1300M€ para amortizar...

                                  os acidentes afectam as margens, mas eu não precisava de dizer isto

                                  e são excepções, ou achas que vão existir acidentes todos os anos?

                                  quanto ao revamping...claro, a ideia é essa

                                  Comentário


                                    http://sic.sapo.pt/online/Templates/2007/videoAlcatel.aspx?NRMODE=Published&NRNODEGUID={47C EDD38-B48B-4921-8617-617478E49282**&NRORIGINALURL=/online/video/informacao/NoticiasDinheiro/2011/2/jose-gomes-ferreira-analisa-lucros-da-galp11-02-2011-14953.htm&NRCACHEHINT=Guest

                                    Aqui fica uma análise, quando a adc diz que os combustiveis são 4c mais caros em portugal que em espanha por causa dos descontos, dá para ver bem com o que estamos a lidar.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                      na informação que quer....ter acesso (deixa-me completar)

                                      O parecer da AdC quando fala que os preços demorar a descer, também lá diz que demorar a subir. Está lá tudo.

                                      mas o balanço final é positivo.


                                      p.s. eu leio os relatórios da ADC com algum esforço...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                        os acidentes afectam as margens, mas eu não precisava de dizer isto

                                        e são excepções, ou achas que vão existir acidentes todos os anos?

                                        quanto ao revamping...claro, a ideia é essa
                                        Sabes perfeitamente que é um negócio de volumes. Falar das margens até nem vem ao caso. Mas compara como andou a margem ao longo dos 4 trimestres e se for isso que te escandaliza...

                                        Onde está o dinheiro já foi explicado...pudesse a Galp ter arcaboiço para acompanhar...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                          4c não são assim tão insignificantes em comparação com espanha.
                                          4 cêntimos, ou 0,4 cêntimos?

                                          Aqui ficam uns gráficos colocados pelo GPL no tópico do preço dos combustíveis...

                                          7.jpg
                                          8.jpg

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                            4 cêntimos, ou 0,4 cêntimos?

                                            Aqui ficam uns gráficos colocados pelo GPL no tópico do preço dos combustíveis...

                                            [ATTACH]92916[/ATTACH]
                                            [ATTACH]92915[/ATTACH]
                                            Vê o video que coloquei.
                                            Ele fala a partir do relatório da adc, e em relação á media europeia(não é espanha enganei-me,my bad), é 4c mais caro.
                                            Além da gasolina e o gasoleo serem dos mais caros, antes de impostos.
                                            E salvo erro, ele até fala de ser 14c mais caro do que em roterdão:sh


                                            Mas a cereja para mim é quando ele fala dos descontos.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                              Sabes perfeitamente que é um negócio de volumes. Falar das margens até nem vem ao caso. Mas compara como andou a margem ao longo dos 4 trimestres e se for isso que te escandaliza...

                                              Onde está o dinheiro já foi explicado...pudesse a Galp ter arcaboiço para acompanhar...

                                              já nada me escandaliza

                                              quanto ao arcaboiço, nisso não há milagres, e já estão bem melhores.
                                              há uns anos um ex presidente quis encerrar a divisão de prospecção...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                se isso fosse inteiramente verdade, a Galp andava a mentir aos investidores e accionistas nos últimos anos.

                                                as margens de refinação negativas são a excepção, não a regra. e com as obras em sines vão ser memória distante. (segundo os dados deles)
                                                Obviamente que são a excepção (mas que por vezes acontece). Se fosse regra já teriam sido encerradas as refinarias.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                  já nada me escandaliza

                                                  quanto ao arcaboiço, nisso não há milagres, e já estão bem melhores.
                                                  há uns anos um ex presidente quis encerrar a divisão de prospecção...
                                                  A estratégia actual é correcta. Peca por tardia.

                                                  Esse ex presidente tinha uma "pancada" por lojas de conveniência. Prospecção era pouco interessante.

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                                                    Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                                                    A estratégia actual é correcta. Peca por tardia.

                                                    Esse ex presidente tinha uma "pancada" por lojas de conveniência. Prospecção era pouco interessante.
                                                    true

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                                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                      já nada me escandaliza

                                                      quanto ao arcaboiço, nisso não há milagres, e já estão bem melhores.
                                                      há uns anos um ex presidente quis encerrar a divisão de prospecção...
                                                      Era ela maluco...gestores...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                        Era ela maluco...gestores...

                                                        tu estás a dizer que o futuro da empresa não era vender sandes de ovo?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                          tu estás a dizer que o futuro da empresa não era vender sandes de ovo?
                                                          Claro que não e ainda bem que não!! É como quando vou pagar o combustível, e me perguntam "é só?" E eu fico naquela "pois que mais haveria de ser??" esquecendo-me que estou num supermercado inserido num posto de abastecimento

                                                          Mas tanto se viu que não era por aí, que os resultados do exercício, e mesmo alegando eles que nesse resultado a maior proveniência dos lucros não vem dos combustíveis, o aumento dos lucros veio da maior margem de refinação, e da subida dos preços finais ao consumidor, mesmo com a diminuição da procura, aumentando o preço para compensar a menor procura.


                                                          Isto a acontecer num país que tem que ser competitivo, em que se procura estimular o empreendedorismo pelo trabalho independente e micro-empresas para combater o desemprego, e em que os custos de actividade disparam pq se tem que pagar portagens em todo o percurso e mais algum, e pq os combustíveis estão caros, pq para além das influências externas no custo devido à escalada do petróleo, ainda temos cá um mamão chamado Estado, e outro chamado Galp que detém o monopólio da refinação no nosso país.


                                                          E há quem diga que há-de chegar o dia em que esses mamões ficam a ver navios. Mas ficam a ver navios já cheios dele!! A mama acaba-se mas já estão servidos! E entretanto vai um país pelo cano, e eles quais parasitas, pegam na bagagem e vão para outro paraíso.

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                                                            Já que os lucros da Galp estão sempre ligados ao preço (ou como dizem ao aumento deste), porque não mudar as regras do imposto? Em vez de ser % do preço, porque não ser um valor por litro? É que quanto mais alto o preço do combustível, mais ganha o estado...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                              Já que os lucros da Galp estão sempre ligados ao preço (ou como dizem ao aumento deste), porque não mudar as regras do imposto? Em vez de ser % do preço, porque não ser um valor por litro? É que quanto mais alto o preço do combustível, mais ganha o estado...
                                                              Achas que nesta época de completo saque fiscal o Estado vai alterar essa política?

                                                              Mais depressa a palavra do Sócrates passa a ter credibilidade

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