Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Soares dos Santos: "Seria uma bênção se o FMI entrasse em Portugal"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    a JM já devia ser cotada lá fora.

    para se ter uma noção, é o maior empregador da polonia, depois do estado.

    Comentário


      #32
      Será que a Europa sabe com quem se tá a meter?

      Não somos aquele povo que no tempo dos Romanos não se governava nem deixava que o governassem?

      As pessoas não querem o FMI, não querem a Ferreira Leite, não querem o Medina, querem coisas boas, aumentos, muitas regalias, tudo que não seja coisas boas... não obrigado.

      As pessoas vão regir mal ao FMI, vão culpar a Europa por engerência.

      Acho que mereciamos que nos deixassem sozinhos a pagar a divida que fizemos.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
        Pois...

        O que me parece é que se (ou quando) o FMI entrar em Portugal, e já foi dito, ajudará a criar condições muito mais favoráveis para o abuso, sendo que o incremento da flexibilidade dos vínculos laborais é apenas um (triste, senão mesmo muito grave...) exemplo!

        O FMI não virá, por certo, criar regras de exigência relativamente à classe empresarial (e também por aí é apoiada a sua vinda...), sobretudo não vindo impor, como deveria, um grau de qualidade empresarial mais convincente, até porque produtividade baixa é uma variável à qual os empresários não estão, como é óbvio, nada alheios e têm uma quota parte de responsabilidade nada menosprezável, e muito menos virá o FMI impor um grau de literacia maior (anda por aí um tópico a falar precisamente disso...) dos nossos empresários, preocupantemente baixa para os padrões e exigências actuais...
        Caro Pé Leve, trabalho há quase 10 anos a recibo verde por opção. Não sei o que é subsídio de alimentação, férias pagas, subsídios de férias e natal e até em termos de segurança social a única regalia que tinha eram 159€ a pagar por mês, agora com o novo código contributivo já nem sei ao certo e acho que prefiro, para já, não saber.

        Portanto a minha perspectiva é contrária a tua, vejo o abuso num ângulo diferente.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
          Caro Pé Leve, trabalho há quase 10 anos a recibo verde por opção. Não sei o que é subsídio de alimentação, férias pagas, subsídios de férias e natal e até em termos de segurança social a única regalia que tinha eram 159€ a pagar por mês, agora com o novo código contributivo já nem sei ao certo e acho que prefiro, para já, não saber.

          Portanto a minha perspectiva é contrária a tua, vejo o abuso num ângulo diferente.
          Claro, meu caro, mas, pergunto, em que é que o FMI pode trazer vantagens às situações como a tua?

          Comentário


            #35
            Não se preocupem que o FMI não vêm sem ser convidado.

            Para o FMI vir é preciso o Governo dizer: " bem meus amigos já ninguem nos empresta dinheiro a não ser o FMI...".

            E essa prenda parece que está guardada para o socrates.

            Mas o BCE é amigo porque aqui na Tugalandia o povo prefere pagar altos juros a ficar sem as coisas.

            Comentário


              #36
              Se isto fôr verdade, o FMI chega já em Abril!

              "Esse tempo ganho acaba por ser inútil porque, segundo a Sic, os ordenados da função pública de Dezembro já foram pagos recorrendo ao desvio de 300 milhões de um fundo de investimento.
              Os de Janeiro, com o empréstimo que se fez 10 dias antes a juros de quase 7% (um sucesso!)
              Os de Fevereiro com a dívida que se vender esta quarta-feira. O dia em que este jornal sair para as bancas.
              Em Março não se sabe. Outro empréstimo, concerteza.
              Mas em Abril já não haverá hipóteses de financiamento sejam quais forem os juros.
              É sabido que Portugal precisa arranjar 18 mil milhões, pelo menos, em Abril, para fazer face à divida contraída. E mesmo que os investidores continuem a manter a procura no triplo da dívida colocada, esta nunca ultrapassou os 1500 milhões. Quer dizer: o que se pode esperar é um financiamento, no máximo de 4,5M a juros especulativos.
              Ora se, de acordo com os principais economistas televisivos, entre os quais se encontram Medina Carreira e Gomes Ferreira, são necessários 18 Milhões, nada feito.

              Como já expliquei nas páginas deste jornal, ou há um milagre em Abril ou isto acabou.
              O BE e o PSD escusam de se preocupar com as moções."


              Tirado de João Tilly - Lutando diária e ingloriamente contra a mediocridade dos decisores e a inacreditável passividade popular que fazem regredir Portugal e publicado no jornal Novaguarda

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Claro, meu caro, mas, pergunto, em que é que o FMI pode trazer vantagens às situações como a tua?
                O que está aqui em causa é o país, não é a minha situação. Os tempos que se avizinham não vão ser bons.

                A questão que se coloca é se nós queremos sacrificar para que a irresponsabilidade continue a imperar, ou se permitimos a entrada a uma entidade externa, para que se tomem as medidas necessárias a custo também, de muito sacrifício. Opto pela segunda alternativa.

                E se os irresponsáveis que estão no poder fossem mais humildes, já há muito tinham pedido ajuda. Só estão a complicar cada vez mais a situação em que nós encontramos, o que se traduzirá em mais sacrifício.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                  O que está aqui em causa é o país, não é a minha situação. Os tempos que se avizinham não vão ser bons.
                  Claro que sim! Só perguntei porque deste a tua perspectiva pela tua experiência profissional!

                  A questão que se coloca é se nós queremos sacrificar para que a irresponsabilidade continue a imperar, ou se permitimos a entrada a uma entidade externa, para que se tomem as medidas necessárias a custo também, de muito sacrifício. Opto pela segunda alternativa.
                  A questão é o que é que iremos sacrificar mais...

                  E se os irresponsáveis que estão no poder fossem mais humildes, já há muito tinham pedido ajuda. Só estão a complicar cada vez mais a situação em que nós encontramos, o que se traduzirá em mais sacrifício.
                  Quando pedirem ajuda não lhes resta outra saída senão abandonarem as respectivas funções, digo eu, até porque isso é sinal da respectiva incapacidade em resolver a situação, logo têm de sair...

                  Comentário


                    #39
                    Mas alguém no seu perfeito juízo, imagina o Sócrates a admitir que precisa de ajuda? Eu quando vejo o fulano nos media, parece que está tudo bem...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                      Mas alguém no seu perfeito juízo, imagina o Sócrates a admitir que precisa de ajuda? Eu quando vejo o fulano nos media, parece que está tudo bem...
                      é precisamente essa atitude que nos levou para o buraco

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                        O que está aqui em causa é o país, não é a minha situação. Os tempos que se avizinham não vão ser bons.

                        A questão que se coloca é se nós queremos sacrificar para que a irresponsabilidade continue a imperar, ou se permitimos a entrada a uma entidade externa, para que se tomem as medidas necessárias a custo também, de muito sacrifício. Opto pela segunda alternativa.

                        E se os irresponsáveis que estão no poder fossem mais humildes, já há muito tinham pedido ajuda. Só estão a complicar cada vez mais a situação em que nós encontramos, o que se traduzirá em mais sacrifício.
                        Eu concordaria contigo, se não tivesse o receio que quando o FMI fosse embora tudo voltasse ao mesmo e os mesmo irresponsáveis voltassem ao poder!

                        Duvido que o FMI venha mudar o país, por isso vamos perder uma oportunidade para nos (portugueses) obrigar a resolver o problema!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                          Eu concordaria contigo, se não tivesse o receio que quando o FMI fosse embora tudo voltasse ao mesmo e os mesmo irresponsáveis voltassem ao poder!

                          Duvido que o FMI venha mudar o país, por isso vamos perder uma oportunidade para nos (portugueses) obrigar a resolver o problema!
                          Exactamente.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                            é precisamente essa atitude que nos levou para o buraco
                            Exacto. E a culpa morre sempre solteira...


                            Hoje brinca-se às censuras, amanhã brinca-se a outra coisa...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                              Exacto. E a culpa morre sempre solteira...


                              Hoje brinca-se às censuras, amanhã brinca-se a outra coisa...
                              Sim, mas http://forum.autohoje.com/off-topic/...je-em-dia.html

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                Exactamente.
                                Andamos muito de acordo

                                Só para deixar um exemplo que me lembrei agora:

                                Portugal parece o mau aluno que só vai fazendo asneiras durante o ano e nunca trabalha ou estuda, mas no final do ano a escola arranja maneira de umas aulas extra e exames extraordinários para não chumbar o rapaz! No ano seguinte tudo volta ao mesmo....

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                  Andamos muito de acordo
                                  Sim, também estranhei...

                                  Só para deixar um exemplo que me lembrei agora:

                                  Portugal parece o mau aluno que só vai fazendo asneiras durante o ano e nunca trabalha ou estuda, mas no final do ano a escola arranja maneira de umas aulas extra e exames extraordinários para não chumbar o rapaz! No ano seguinte tudo volta ao mesmo....
                                  Ou isso, ou faz e envia o exame por um qualquer meio tecnológico eficaz...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                    claro que soares dos santos quer a entrada do FMI em Portugal tal como o Belmiro. E porquê? Porque uma das áreas de imediata intervenção do FMI seriam as leis laborais...
                                    ...Porque a Alemanha diz.
                                    Porque se a moda que a Alemanha mandasse cantar neste momento fosse a dos empregos vitalícios para toda a gente, seria essa a política do FMI.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                      Será que a Europa sabe com quem se tá a meter?

                                      Não somos aquele povo que no tempo dos Romanos não se governava nem deixava que o governassem?

                                      As pessoas não querem o FMI, não querem a Ferreira Leite, não querem o Medina, querem coisas boas, aumentos, muitas regalias, tudo que não seja coisas boas... não obrigado.

                                      As pessoas vão regir mal ao FMI, vão culpar a Europa por engerência.

                                      Acho que mereciamos que nos deixassem sozinhos a pagar a divida que fizemos.
                                      Um post como deve ser. Em poucas linhas resumiste tudo.

                                      Sublinho a parte de : "As pessoas não querem o FMI, não querem a Ferreira Leite, não querem o Medina, querem coisas boas, aumentos, muitas regalias, tudo que não seja coisas boas... não obrigado."

                                      Quem fala verdade não tem lugar neste país.

                                      E acabo com a citação original do que disseste na primeira linha:

                                      ""Nos confins da Ibéria, vive um povo que não se governa, nem se deixa governar."

                                      Estamos entregues à bicharada.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                        para quem diz eles que bazem não se esqueçam ai dos 2 ou 3 ou 4 ou 10 mil empregos que eles dão, e não venham com a historia do recebem pouco, porque mais vale receber pouco e receber que não receber
                                        Não digas isso muitas vezes é perigoso, tá bem que precisamos dele e doutros, mas eles vivem do nosso consumo, se houvesse ordenados mais justos, havia mais consumo e menos falencias de modo geral. Ouvir da boca daquele nojento " discutir a porcaria dum ordenado minimo" é no mínimo, cuspir na cara de quem lhe enche os bolsos!
                                        Essa gente só pensa nos gastos directos(custos de produção, competividade), o problema é que isto não é a Alemanha nem a França, não dá para esticar mais, é impossivel.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                          para quem diz eles que bazem não se esqueçam ai dos 2 ou 3 ou 4 ou 10 mil empregos que eles dão, e não venham com a historia do recebem pouco, porque mais vale receber pouco e receber que não receber
                                          Eu acho que muitos só gostam de ler o que querem. ( alias como eu)

                                          Eu disse: "bazem" para dar lugar ao comércio de bairro que desapareceu graças os Pingo Doces e similares. ( se sou retrograda? Azar.)

                                          Antigamente eu tinha 3 mercearias e 1 talho na minha rua, agora tenho que andar 1km para comprar um pacote de Leite.
                                          Tudo isso pq o "Jerónimo" é o melhor empresário do Mundo e arredores e eu tenho é que me fdr, e perder comodidades que tinha antes.

                                          Além disso, quem disse que o modelo de distribuição o moderna é o mais correcto socialmente e aquele que serve melhor as populações? Dizem eles, os seus analistas e todo os que enchem o bucho através desse modelo. E também e os que lá trabalham como alguns q já aqui postaram.

                                          Mentalizem-se duma coisa: estas empresas, têm, a par da banca, e petrolíferas, o melhor negócio do mundo. Não só em Portugal como em qq outro pais. Essas cadeias são sistematicamente as empresas mais lucrativas e maiores empregadoras de todos os países.

                                          Eu acho que vcs não tão bem a ver. O problema dele não "salvar" a empresa da falência, é querer aumentar os lucros! A empresa dele gera milhões de Lucros e não lhe chega. Eu fico estupefacto com a forma como vejo alguns user defenderam essas empresa como modelos a seguir. Mas qual modelo?

                                          Eu defendo e apoio empresa em dificuldades. Não máquinas de fazer dinheiro que querem fazer ainda mais.
                                          Editado pela última vez por ; 20 February 2011, 11:01.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                            para quem diz eles que bazem não se esqueçam ai dos 2 ou 3 ou 4 ou 10 mil empregos que eles dão, e não venham com a historia do recebem pouco, porque mais vale receber pouco e receber que não receber
                                            Anda aí uma musica que fala de situações destas.... Como é que é mesmo o nome ?


                                            Ah já sei .... "Que parva que eu sou ...."

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                              Eu concordaria contigo, se não tivesse o receio que quando o FMI fosse embora tudo voltasse ao mesmo e os mesmo irresponsáveis voltassem ao poder!

                                              Duvido que o FMI venha mudar o país, por isso vamos perder uma oportunidade para nos (portugueses) obrigar a resolver o problema!
                                              Mas nós não conseguimos sozinhos. Já não há tempo.
                                              Ou vocês acham que têm sido os diversos "sucessos" de colocação de divida, comprada por países e pessoas com intenções duvidosas, com taxas de juro negociadas com contrapartidas que ninguém conhece, etc?
                                              Nos últimos 2 anos mais que triplicamos o valor da nossa dívida, que pagamos cada vez mais caro.
                                              Aqui culpo o PR. Acho que nesta questão da dívida quando se apercebeu o caminho que as coisas estavam a levar devia de ter feito alguma coisa.
                                              Andamos a hipotecar o país, as familias e as empresas pela gestão criminosa dos nossos governantes. Sabem quem vai pagar os sucessos destas emissões de divida? pois... os mesmos de sempre.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Eu acho que muitos só gostam de ler o que querem. ( alias como eu)

                                                Eu disse: "bazem" para dar lugar ao comércio de bairro que desapareceu graças os Pingo Doces e similares. ( se sou retrograda? Azar.)
                                                Sim, azar o teu, basicamente.

                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Antigamente eu tinha 3 mercearias e 1 talho na minha rua, agora tenho que andar 1km para comprar um pacote de Leite.
                                                Tudo isso pq o "Jerónimo" é o melhor empresário do Mundo e arredores e eu tenho é que me fdr, e perder comodidades que tinha antes.
                                                Não, a culpa é do consumidor que escolhe as grandes superfícies em detrimento do comercio tradicional. E só há uma razão para o ter feito. Os preços são mais baixos.


                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Além disso, quem disse que o modelo de distribuição o moderna é o mais correcto socialmente e aquele que serve melhor as populações? Dizem eles, os seus analistas e todo os que enchem o bucho através desse modelo. E também e os que lá trabalham como alguns q já aqui postaram.

                                                Não, quem o diz é consumidor, mais ninguém.

                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Mentalizem-se duma coisa: estas empresas, têm, a par da banca, e petrolíferas, o melhor negócio do mundo. Não só em Portugal como em qq outro pais. Essas cadeias são sistematicamente as empresas mais lucrativas e maiores empregadoras de todos os países.

                                                Eu acho que vcs não tão bem a ver. O problema dele não "salvar" a empresa da falência, é querer aumentar os lucros! A empresa dele gera milhões de Lucros e não lhe chega. Eu fico estupefacto com a forma como vejo alguns user defenderam essas empresa como modelos a seguir. Mas qual modelo?

                                                Eu defendo e apoio empresa em dificuldades. Não máquinas de fazer dinheiro que querem fazer ainda mais.
                                                Ou seja, se uma empresa não tem a capacidade de se sustentar a ela própria então merece ser recompensada, se a tem, então deve ser penalizada. Estás no país certo então.

                                                És, ideologicamente, uma Socialista.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post

                                                  Não, a culpa é do consumidor que escolhe as grandes superfícies em detrimento do comercio tradicional. E só há uma razão para o ter feito. Os preços são mais baixos.
                                                  Não, quem o diz é consumidor, mais ninguém.

                                                  E depois? São mais baixos à custa de exploração inconsciente de recursos naturais, animais etc. Tudo explorado ao máximo para baixar preços, optimizar e fazer dinheiro à custa das economias de grande escala. Quem lucra com isso? A curto prazo, lucras tu porque compras os bens mais baratos. A longo prazo prejudicas o ambiente, destróis as pequenas e médias empresas as empresas familiares que não sabem lidar/ não aguentam com o sistema de compras da grande distribuição.
                                                  Segundo alguns economistas isto é desenvolvimento. Eu tenho cada vez mais dúvidas.


                                                  Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post


                                                  Ou seja, se uma empresa não tem a capacidade de se sustentar a ela própria então merece ser recompensada, se a tem, então deve ser penalizada. Estás no país certo então.

                                                  És, ideologicamente, uma Socialista.
                                                  Onde é que eu disse que deve ser penalizada? Não deve ser premiada.
                                                  Aliás qualquer empresa que actue em regime de oligopólio não tem de ser levada ao colo.

                                                  BTW: acabei de chegar o Pingo Doce

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                    Andamos muito de acordo

                                                    Só para deixar um exemplo que me lembrei agora:

                                                    Portugal parece o mau aluno que só vai fazendo asneiras durante o ano e nunca trabalha ou estuda, mas no final do ano a escola arranja maneira de umas aulas extra e exames extraordinários para não chumbar o rapaz! No ano seguinte tudo volta ao mesmo....
                                                    É bem verdade, mas toda a gente sabe qual é a solução para esse mau aluno.

                                                    Aqui no nosso cantinho também toda a gente sabe qual era a solução, acontece que ninguém fala dela, é quase um assunto tabu, achavam que o leite da teta da vaquinha nunca acabava, mas parece que está a acabar.

                                                    É como governar a casa mas gastando mais do que se recebe, isto é possível durante uns meses, claro que não muitos meses.
                                                    Eu sou o primeiro a dizer que não percebo nada disto, não acompanho muito politiquices e finanças mas ainda sei que temos mais despesas do que receitas. Ora se as nossas receitas provêem dos impostos que já são estupidamente altos só nos resta cortar nas despesas é a coisa mais evidente do mundo.

                                                    Onde? Vencimentos, subsídios, mas por mim podia começar nas reformas.
                                                    Há coisas que nunca compreendi a lógica tal como as reformas por inteiro. Mas alguém em seu perfeito juízo acha justo quem não trabalha ganhe mais do que o seu equivalente que está a produzir? Sinceramente acho que isto não cabe na cabeça de ninguém. A reforma nunca podia ser maior que o valor actual do inicio de carreira desse profissional. É o prémio de uma vida de trabalho? Não para uma trabalhador fabril por conta de outrem, mas porquê se sempre descontou e nunca esteve tão protegido pela própria legislação?
                                                    Pois... é apenas injustiça na forma mais pura, para que alguns possam auferir de tais benefícios alguém tem de trabalhar para isso.
                                                    E atenção, nem estou a falar de acumulação de reformas e tudo mais que isso então...

                                                    O exemplo tem de vir de cima, mas os que estão no topo talvez para se manterem assim sempre distribuíram riqueza pelos restantes da mesma forma que um faraó no topo de uma pirâmide e quando chega ao solo são apenas migalhas. Infelizmente que quando toca a cortes, começa-se sempre por baixo. Os tempos mudam, mas há coisas que ficam sempre igual e os piores são esses partidos de esquerda que dizem defender estas causas. Não é preciso subsídios, apenas meios para se trabalhar.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                      Eu concordaria contigo, se não tivesse o receio que quando o FMI fosse embora tudo voltasse ao mesmo e os mesmo irresponsáveis voltassem ao poder!

                                                      Duvido que o FMI venha mudar o país, por isso vamos perder uma oportunidade para nos (portugueses) obrigar a resolver o problema!
                                                      Tenho mais receio do actual e eventualmente futuro governo PSD do que do FMI.

                                                      O PSD está claramente a deixar a situação chegar ao fundo. Se fossem responsáveis logo que o PR tomasse posse deitavam abaixo o governo, mas não é isso certamente que vão fazer. Há quem diga que de Abril não passamos. É preciso deixar a situação do país chegar ao extremo para começar a fazer aquilo que é preciso??

                                                      O FMI calculo que ajudaria Portugal com a condição de se tomarem as medidas necessárias. Obviamente que quando as coisas estiveres alinhavadas, somo nós que voltamos a tomar conta das rédeas, com o risco de se voltarem a cometer os mesmo erros. Nisto estamos de acordo.

                                                      A questão de fundo é deixar o futuro do país (se é que ainda tem) nas mãos dos habituais irresponsáveis ou permitir uma entidade externa que faça aquilo que não há coragem para fazer por cá.
                                                      Editado pela última vez por smi1e; 20 February 2011, 16:37.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        E depois? São mais baixos à custa de exploração inconsciente de recursos naturais, animais etc.

                                                        Desculpa? Mas tu achas que os animaizinhos que acabam no talho da tua rua tiveram algum tratamento privilegiado em relação aos que acabam nas grandes superfícies?

                                                        E além disso, o comercio em larga escala prejudica menos o ambiente, pois precisamente devido à sua escala usa menos recursos. Um camião TIR carregado a abastecer uma grande superfície gasta menos do que muitas camionetas pequenas a fazer quilómetros intermináveis a abastecer uma data de mercearias.

                                                        O que dizes é simplesmente falso, em termos ambientais o comércio em larga escala é muito mais ecológico.

                                                        O teu problema aqui é ideológico.

                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        Onde é que eu disse que deve ser penalizada? Não deve ser premiada.
                                                        Aliás qualquer empresa que actue em regime de oligopólio não tem de ser levada ao colo.

                                                        BTW: acabei de chegar o Pingo Doce
                                                        Se vais premiar as empresas falhadas com ajudas, então as outras (as que são viáveis) saem sempre prejudicadas, pois estão a concorrer contra quem tem uma vantagem injusta (as esmolas governamentais).

                                                        Discriminar positivamente um grupo equivale sempre a discriminar negativamente todos os restantes, algo muito em moda em Portugal e noutros países socialistas.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          O pessoal comenta isto na base de preconceitos e depois dá sempre no mesmo: em nada

                                                          Facto n.º1: a quantidade de dívida pública a renegociar este ano, às taxas de juros que estamos a conseguir e face às perspectivas de crescimento da próxima década = falência inevitável, veja-se, incapacidade de pagar a nova dívida às taxas de juro que ela está a ser conseguida.

                                                          Sim, isto é algo que ainda não está a ser debatido na praça pública mas é a verdade.

                                                          Nós não "nos estamos a safar" emitindo dívida com sucesso como diz o governo. Nós estamos simplesmente a sobreviver no dia-a-dia, com a certeza matemática que NÃO HÁ FUTURO para este país e que a bancarrota é MATEMATICAMENTE CERTA nos próximos 3-5 anos.

                                                          Não havia problema nenhum em estarmos a renegociar dívida, trocando uma taxa de 3-4% por 7%...se fossemos crescer nos próximos anos.

                                                          Como não vamos (e isso é algo independentemente à crise da nossa dívida, mas antes inerente ao estado da economia portuguesa), temos um sério problema básico que é NÃO CONSEGUIR cumprir os compromissos financeiros que o país JÁ assumiu.

                                                          Não estamos a falar de compromissos por assumir, mas compromissos volto a dizer JÁ assumidos.

                                                          Facto n.º2: um empréstimo do FMI/fundo europeu só será útil se permitir ao Estado Português renegociar a dívida que está a emitir nos últimos meses a taxas incomportáveis.

                                                          O resto é conversa de treta.

                                                          Não está em causa aqui se o FMI é amigo ou não amigo, ou se vem fazer o trabalho de casa por nós.

                                                          Essa questão já não se põe dado que...

                                                          ...facto n.º3: a intervenção do FMI não pode ter os mesmos moldes das de 78/83, dado que já não podemos desvalorizar moeda.

                                                          A única coisa que o FMI pode fazer é dar-nos um empréstimo a juros mais reduzidos (veja-se permitir que renegociemos a dívida entretanto...renegociada a 7 e tal%) e assegurar que o país salde as suas dívidas com os credores. Mais nada. Nem mais, nem menos.

                                                          Há muito que isto não é uma questão de se achar bem ou mal, de se gostar ou não, do governo x ou y.

                                                          O país vai à falência no curto prazo se continuar a financiar-se com as taxas actuais PONTO

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Penso que a vinda do FMI já è inevitavel!
                                                            E neste momento já a considero desejavel. Porque este País não tem outra solução, toda a gente sabe que vivemos acima das nossas possibilidades, vivemos virgula, vivem os amigos e os boys do Socrates, mas cada vez que se fala nisso ele asobia para o lado. depois vai cortar ordenados, subsidios a quem já não tem que chegue para viver, aumenta impostos e continua a assubiar para o lado. O PSD que sabem muito bem a porcaria de povo que tem, não pode derrubar o governo porque provavelmente o Sócrates voltava a ganhar.
                                                            Assim só nos resta uma alternativa. È deixar isto bater no fundo, e quando não houver dinheiro para os ordenados da função Pública, da PSP, GNR, exercito, força aerea, subsidios de desemprego, abonos de família, etc. O que previsivelmente vai demorar quatro ou cinco meses.
                                                            O Socrates e todos os seus amigos, Boys e afins não vão pedir ajuda ao FMI, vão fazer como o outro que fugiu do pantano, Só que o outro fugiu mas deixou cá os crocodilos todos, agora irão eles, os crocodilos fugir e deixar-nos ao abandono, quem vai ter de pedir ajuda vamos ser nós todos, o Presidente da Républica, e um governo de salvação que se vai ter de formar a pressa.
                                                            Só espero que quando isto acontecer não sobre um só crocodilo,
                                                            Espero que o povo pelo menos uma vez abra os olhos e saiba fazer justiça.
                                                            Editado pela última vez por lufra; 20 February 2011, 17:34.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Esta crónica do Ricardo Araújo Pereira na Visão da passada semana está muito boa:

                                                              É falta de educação chamar a atenção para a falta de educação de outra pessoa? E será educado chamar a atenção para a falta de educação que é chamar a atenção para a falta de educação, como estou a fazer agora? Enfim, são dilemas cruéis, os que a etiqueta coloca.

                                                              Alexandre Soares dos Santos acusou o governo de estar a mentir quando diz que Portugal não está em recessão económica e José Sócrates respondeu que o empresário era mal-educado. Raras vezes uma conversa que podia ter decorrido no recreio de uma escola primária ("Este menino está a mentir", "Aquele menino é mal-educado") terá conseguido ser tão interessante. Em primeiro lugar, há que ponderar se uma acusação pública de falta de educação não é, em si mesma, falta de educação. É falta de educação chamar a atenção para a falta de educação de outra pessoa? E será educado chamar a atenção para a falta de educação que é chamar a atenção para a falta de educação, como estou a fazer agora? Enfim, são dilemas cruéis, os que a etiqueta coloca. Não deixa de ser significativo que vários grandes filósofos tenham escrito grossos compêndios sobre ética e nenhum sobre etiqueta. Alguém andou a evitar as grandes questões, não foi sr. Kant?
                                                              A segunda questão interessante é o critério que o primeiro-ministro usa para detectar falta de educação em empresários. Os empresários que usam a "zona franca" da Madeira (que é o eufemismo com que as pessoas educadas designam um offshore) para pagar menos impostos (2435 empresas, 81,6% das quais não têm qualquer funcionário) nunca ouviram admoestações de José Sócrates, o que só pode significar que, para ele, são gente de uma cortesia irrepreensível. As empresas que têm "morada fiscal" na Madeira (que é o eufemismo com que as pessoas educadas designam uma ficção trapaceira) tiveram, em 2009, resultados líquidos de 3,7 mil milhões de euros. Caso tivessem "morada fiscal" fora da "zona franca", teriam pago ao Estado 750 milhões de euros em impostos. Assim, pagaram apenas 5,9 milhões. O que, faltando um pouco à ética, respeita a etiqueta - que, como o próprio nome indica, é uma ética pequenina.
                                                              É possível que uma das causas da recessão seja precisamente o facto de certas empresas não pagarem os seus impostos, o que adensa o problema. Neste caso, os empresários que respeitam a etiqueta podem ter provocado a falta de etiqueta do empresário que Sócrates repreendeu, uma vez que, se não fosse a conduta dos primeiros, o segundo não teria uma recessão para, com a falta de educação que se conhece, apontar. Se o leitor não tem formação em ética e etiqueta, não tente pensar sobre isto em casa. Faz dor de cabeça.
                                                              Ricardo Araújo Pereira - Visao.pt

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X