Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«Ser Romântico» estará fora de moda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    eu não sou romântico, sou fofo!

    Comentário


      #32
      Não é o romantismo que está fora de moda. O que está na moda é o resultado do crescente individualismo, apimentado de comportamentos narcisistas, auto-destrutivos que depois se reflectem nas relações: incapacidade de exibição de afectos e ainda maior incapacidade de assumpção de um compromisso para com a outra pessoa (independentemente do tipo e da natureza desse mesmo compromisso e dessa mesma relação).

      Comentário


        #33
        Andava aqui eu, a reservar um pouco do meu tempinho para disertar sobre isto, e eu, que sou um inveterado nestas coisas (), lá esmiucei os meus neurónios e em jeito de conclusão veio-me o meu seguinte pensamento:

        É-se hoje romântico por obrigação, não por vontade!
        Nuno Lopes

        Comentário


          #34
          -Romantismo? O quê que é isso, pá? Engatar as gajas e levá-las para a cama é que é!
          Ai sim? Até ao dia em que acordas completamente só. Aí descobres que tiveste muitas mulheres, mas na realidade não tiveste nenhuma. Porque o que une as pessoas são laços invisíveis e impagáveis conquistados por algo que não se compra, mas que se conquista com romantismo e amor.

          Tenho a noção de que hoje a juventude vive sem tempo. Sem tempo para ela própria e muito menos para os outros. Vivem como se o mundo fosse acabar amanhã e acabam por não ter tempo para pensar, para sentir, para apreciar as coisas e os momentos bons da vida.

          Vai-se ouvindo da boca da «criançada» que romantismo é coisa de cotas ou totós, mas depois vê-se como a juventude de hoje lida entre si. Telemóvel ou cigarrinho na mão, encontram-se nos copos, dormem uns com os outros e nem se lembram do parceiro da véspera dando tanto valor ao sexo como a um shot ou nem isso.

          Depois temos a taxa de divórcios nos 60%.
          Seria expectável isso acontecer numa altura em que as pessoas casam presumivelmente por amor e só depois de se conhecerem de todas as formas possíveis e imaginárias?
          Ora, se calhar conhecem-se na discoteca e na cama e diálogo – zero.
          Paciência e atenção com o outro e com a diferença também não há muita, porque foram habituados pelos pais a um mundo que gira à sua volta, pelo que nenhum dos dois quer pensar no outro antes de si. E amor e romantismo é esse condimento mágico de pensar no outro e dar-lhe atenção, que hoje a juventude dispensa.

          Depois oferecem brinquedos uns aos outros porque pensam que isso é que é ser romântico. Pensam de forma materialista porque foram habituados a serem comprados pelos pais com brinquedos e mais tarde alimentam as relações da mesma forma, porque pensam que os sentimentos se compram com bens materiais de satisfação imediata.

          Pois, para mim, o romantismo manifesta-se em coisas simples como deixar-lhe um poema quando ela menos espera, chamá-la com pressa à recepção da escola para dar um beijo e dizer-lhe da saudade tinha, ser apanhado a apreciá-la ou simplesmente o carinho de apertar-lhe os atacadores quando está a experimentar uns ténis. E para tudo isto não é preciso nenhum dinheiro.

          Ser-se romântico é patético, eu sei, mas mesmo sendo um grande pateta, não me importo o que os outros pensam disso, porque não vivo para os outros, mas sim para ela.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por djm Ver Post
            eu não sou romântico, sou fofo!
            porquê? a tua diz que és "um fofo" ou "fofinho"?


            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

            .....

            Tenho a noção de que hoje a juventude vive sem tempo. Sem tempo para ela própria e muito menos para os outros. Vivem como se o mundo fosse acabar amanhã e acabam por não ter tempo para pensar, para sentir, para apreciar as coisas e os momentos bons da vida.

            .....

            Pois, para mim, o romantismo manifesta-se em coisas simples como deixar-lhe um poema quando ela menos espera, chamá-la com pressa à recepção da escola para dar um beijo e dizer-lhe da saudade tinha, ser apanhado a apreciá-la ou simplesmente o carinho de apertar-lhe os atacadores quando está a experimentar uns ténis. E para tudo isto não é preciso nenhum dinheiro.

            Ser-se romântico é patético, eu sei, mas mesmo sendo um grande pateta, não me importo o que os outros pensam disso, porque não vivo para os outros, mas sim para ela.
            olha que também temos um patea neste forum. costuma andar pelo roadbook.

            mas sim, concordo com o que disse, que vai de complemento ao meu post no final da página anterior. o romantismo existe, vai (sobre)vivendo, sobretudo nos pequenos gestos do dia-a-dia e nas pequenas loucuras ou excessos que um vai tendo com o outro, mais não seja no simples acto de dizermos à mulher quando a vamos buscar: "hoje vamos jantar fora, não cozinhas nem se lava a louça. assim já não se suja a cozinha". marcamos pontos e ela agradece.

            a minha tem sorte, que eu cozinho, mas o meu sogro, por exemplo, não mexe uma palha, nem pra se servir da comida, com ela ao lado. é muito raro ele pegar na colher e tirar pró prato dele. a minha sogra disse ainda ntem à frente dele isso mesmo, que se ele ao menos ajudasse a levantar a mesa e a arrumar a louça já se dava por satisfeita. bem, vai ao supermercado buscar-lhe algumas coisas e fazer recados, o que não é mau.

            para mim o ser romântico não é estar a fazer mordomias e vénias a toda a hora, mas de vez em quando lembrar-se de ter um acto generoso, de dar uma palavra romântica, de levar o pequeno-almoço à cama.

            por falar e pequeno-almoço, tenho que ir aquecer o meu que pus-me aqui a escrever e nem o tomei!

            Comentário


              #36
              O problema é que há poucas mulheres que tenham conteúdo no topo do corpo.... E isso é essencial para não nos fartarmos delas...

              Comentário


                #37
                Um dia acreditei no romantimo entre as pessoas, fui romantico, estava inebriado pelo amor.
                Mas perdi-o.
                Perdi a chama romantica que gostava de manter acesa, o meu romantismo esbarrou num bloco de dificuldades, incertezas, de tempo e espera, não imaginam o que isto faz ao romantismo, esbate-o, elimina-o.

                Hoje vivo na incerteza do dia a dia, sem amor, sem romantismo, mas sei o que é o romantismo, apenas deixei de acreditar e viver de forma romântica.

                Um dia quem sabe, talvez ganhe coragem e procure reavivar a chama, mas isto implica profundas alterações na vida, para já estou demasiado acomodado, as implicações são enormes, a vida não é perfeita e não se compadece actualmente com mudanças profundas, sou realista, previligiei a estabilidade e esqueci a completa felicidade, deixei de lado o romantismo e o amor.

                Comentário


                  #38
                  pareces as mulheres. as jovens querem tudo a correr, tudo à bruta, tudo com start/stop. as mais velhas, por volta dos 30 e muitos, 40, querem romantismo, que alguém as vá buscar e levar, um ombro amigo pra "chorarem" quando acontece algo de mau. aos 50 e 60 querem respeito e companheirismo, que alguém esteja com elas a ajudá-las nas diferentes tarefas e nas consultas do médico quando surgem os problemas físicos.

                  foi a minha interpretação de psicólogo mais ou menos experiente.

                  Comentário


                    #39
                    Nao sou romantico no sentido em que lhes dou prendas e tudo isso que tão mal fazem á nossa carteira. Sou romantico em paleio, sou muito bom a falar e dar-lhe a volta á cabeça (não soou lá muito bem). Depois é como diz o colega lá de cima, nao sou romantico, sou fofo, se bem que ela me chama tótó

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

                      Pois, para mim, o romantismo manifesta-se em coisas simples como deixar-lhe um poema quando ela menos espera, chamá-la com pressa à recepção da escola para dar um beijo e dizer-lhe da saudade tinha, ser apanhado a apreciá-la ou simplesmente o carinho de apertar-lhe os atacadores quando está a experimentar uns ténis. E para tudo isto não é preciso nenhum dinheiro.
                      Ora aí está a chave da coisa: Pelo que percebi, o pessoal não consegue passar dos clichês como flores e jantares, ou atos de puro cavalheirismo como se de romantismo se tratasse. Desistam caros amigos.
                      Se não são capazes de a acordar durante a noite só para a abraçar e dizer-lhe que a amam, ou de lhe pegar na mão, beijá-la e dizer-lhe o quanto está bonita, nunca vão mesmo sentir genuínamente o que é o romantismo.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        pareces as mulheres. as jovens querem tudo a correr, tudo à bruta, tudo com start/stop. as mais velhas, por volta dos 30 e muitos, 40, querem romantismo, que alguém as vá buscar e levar, um ombro amigo pra "chorarem" quando acontece algo de mau. aos 50 e 60 querem respeito e companheirismo, que alguém esteja com elas a ajudá-las nas diferentes tarefas e nas consultas do médico quando surgem os problemas físicos.

                        foi a minha interpretação de psicólogo mais ou menos experiente.
                        Eh lá!!! Querem o quê!?

                        Comentário


                          #42
                          Admito que não sou muito romantico, não quer dizer que não goste, ou que goste menos, apenas não tenho muito jeito para ser e talvez até feitio para isso.

                          Isto é o que eu acho de mim, a minha maria será a mais indicada para dizer o que acha.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            pareces as mulheres. as jovens querem tudo a correr, tudo à bruta, tudo com start/stop. as mais velhas, por volta dos 30 e muitos, 40, querem romantismo, que alguém as vá buscar e levar, um ombro amigo pra "chorarem" quando acontece algo de mau. aos 50 e 60 querem respeito e companheirismo, que alguém esteja com elas a ajudá-las nas diferentes tarefas e nas consultas do médico quando surgem os problemas físicos.

                            foi a minha interpretação de psicólogo mais ou menos experiente.
                            Eu não me acho romantico, mas estou sempre disponivel para ouvir e ajudar, e não sou despegado.

                            Mas tambem só tenho 23, pode ser que com o tempo mude.

                            Comentário


                              #44
                              Quando era adolescente, considerava-me muito romântico.

                              O problema era que tanto romantismo dava muito menos resultado do que a atitude contrária que muitos amigos meus tinham para com as mulheres, e eu achava isso estranho... tinha milhentas amigas, mas para passar disso era complicado!!!

                              Um dia, tive a sorte de ter tido uma "amiga" que me deu uma grande lição: disse ela que, apesar de gostar muito de toda a atenção e carinho que eu lhe dava, aquilo que ela gostava mais num homem era que fosse um FDP com ela!!!

                              Achei que ela é que batia mal, e passei à próxima... devia ser moda ou ares da terra (estavam as duas a morar em Braga, Cadito!!!) porque a seguinte disse-me exactamente a mesma coisa!!!

                              Escusado será dizer que, ainda que contra-natura, lá tive que habituar-me e fazer exactamente o que me pediam e a verdade é que os resultados foram significativamente melhores...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                Eh lá!!! Querem o quê!?
                                Querem é NARSO!!!!


                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  porquê? a tua diz que és "um fofo" ou "fofinho"?
                                  não, é mesmo a diferênca semântica que dou aos termos. acho que ser fofo é ser romântico sem a 'cola' e as 'paneleirices'.

                                  Comentário


                                    #47
                                    elas não gostam de gajos românticos lamechas, gostam é de bad boys, gajos prontos para a aventura e com sentido de humor.

                                    essas *****s de poemas e afins pertencem ao passado,esta é a era das gajas que querem é aventura, gajos ousados sem probelmas de dizer :"comia te toda" em vez daqueles certinhos que querem passar por perfeitos e que vêm com frases poéticas.

                                    Comentário


                                      #48
                                      ora aí está, elas querem romantismo, cavalheirismo e mais uns termos acabados em "ismo", mas depois quando é a sério gostam que nós andemos atrás delas e quando andamos, daõ-nos com os pés a ver se reagimos e voltamos a lutar por elas. há também uma grande fatia que só gosta de nós quando nós as tratamos com indiferença, fazem-nas andar atrás de nós.

                                      quanto àqueles que dizem que elas gostam de pinocada e que ficam com os calores aos 35 e 45 anos, é bem verdade, mas eu estava a referir-me a outra parte, aos sentimentos e estava a pôr a parte física mais de lado.

                                      andam por aqui 2 que gostam que lhes cheguemos a roupa ao pelo e que seja à bruta? porreiro, mas isso hoje em dia é em (quase) todo o lado. assim dá pra todos apreciarem as coisas boas da vida!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por masato Ver Post
                                        elas não gostam de gajos românticos lamechas, gostam é de bad boys, gajos prontos para a aventura e com sentido de humor.

                                        essas *****s de poemas e afins pertencem ao passado,esta é a era das gajas que querem é aventura, gajos ousados sem probelmas de dizer :"comia te toda" em vez daqueles certinhos que querem passar por perfeitos e que vêm com frases poéticas.
                                        por acaso até concordo em grande parte. elas fingem-se de ofendidas com essas bocas foleiras, tipo os gajos das obras. mas depois caem na realidade e dizem: "se ele me comia é porque eu devo ser mesmo sexy(/bo/gira/...". e lá vão elas pró espelho e prós facebooks e cenas assim. depois ficam inchadas e quando estão com um homem querem que eles tenham sexo à bruta e lhes preencham os buracos todos e que falem palavrões durante o ato. nem que isso as impeça de se sentarem de forma correta durante 2 dias. depois o cérebro queixa-se, mas em compensação a endorfina começa a trabalhar e a dizer que, apesar da brutalidade, foi bom e que quer repetir daqui a umas semanas...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por masato Ver Post
                                          elas não gostam de gajos românticos lamechas, gostam é de bad boys, gajos prontos para a aventura e com sentido de humor.

                                          essas *****s de poemas e afins pertencem ao passado,esta é a era das gajas que querem é aventura, gajos ousados sem probelmas de dizer :"comia te toda" em vez daqueles certinhos que querem passar por perfeitos e que vêm com frases poéticas.
                                          E o quê que uma coisa tem a ver com outra. Por tudo e por nada se puxa o sexo à conversa. Anda por aí muita gente confundida ou então esfomeada só a pensar com a cabeça de baixo.
                                          Se há coisa que a experiência ensina a um homem é a descobrir aquilo que elas realmente querem de nós, e o sexo é um dos muitos capítulos da sua agenda em que vamos aprendendo mais e mais a cada dia que passa.

                                          Mas como algum pessoal vai falando tanto de sexo e que faz e acontece vem-me logo à mente a frase “cão que ladra não morde”. É a internet no seu melhor.

                                          Um homem pode ser másculo, envolvente, divertido e ousado, e transmitir segurança a uma mulher, mas ao mesmo tempo ser carinhoso ou romântico. O tempo do “quanto mais me bates mais gosto de ti” já lá vai numa época de grosseria e violência doméstica.

                                          Mas, mesmo assim, devo dizer que vejo muita juventude a tratar-se de forma bruta enquanto namora, conforme constato diariamente nas escolas. Eles arrastam-nas debaixo do braço como gado, são brutos na forma de namorar e não é raro elas aparecerem com nódoas e calarem-se – o 1º passo para um dia mais tarde a coisa passar a vias de facto como muitas vezes acontece.

                                          Ainda hoje li num cartaz no veterinário “Quem gosta, cuida” e fiquei a pensar que o romance é algo tão simples quanto isso.
                                          Não é assim que as pessoas fazem com os objectos que gostam – telemóveis, roupas, carros, ...? Então qual é será o problema de fazer o mesmo com as pessoas que amam?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Há de tudo e Há gostos para tudo.

                                            Aqui no meu trabalho conheço cada gaja mais bruta!!!

                                            Já agora pesquisem por David d'Angelo hehe

                                            Comentário


                                              #52
                                              O meu romantismo neste momento está guardado num cofre por aí perdido numa ilha, na esperança de haver uma pirata que se dê, para saquear esse meu tesouro.

                                              Quando ela aparecer, já estou prevenido e tenho a minha pá guardada, para começar a cavar.




                                              EDIT: O tesouro chama-se amor, o romântismo é o seu complemento!
                                              Editado pela última vez por nunomplopes; 07 March 2011, 19:51.

                                              Comentário


                                                #53
                                                E quando se faz um upgrade, será que o romantismo desaparece? Pelas palavras que se seguem parece que alguém acha que sim.

                                                UPGRADE DE NAMORADO 5.0 PARA MARIDO 1.0

                                                Caro Apoio Técnico,

                                                No ano passado fiz um upgrade do NAMORADO 5.0 para o MARIDO 1.0 , (ou seja: casei!!!) e notei uma redução significativa de performance, principalmente nas aplicações FLORES e JÓIAS, que operavam sem falhas no NAMORADO 5.0 .

                                                Além disso, o MARIDO 1.0 desinstalou outros programas importantes como ROMANCE 9.5 e ATENÇÃO AO QUE EU DIGO 6.5 e instalou aplicações indesejáveis como JOGO DE FUTEBOL 5.0.

                                                Também não tenho conseguido rodar o programa CONVERSAÇÃO 8.0 e o AJUDAR EM CASA 2.5: o sistema simplesmente bloqueia. Tentei fazer correr o RECLAMAÇÕES 5.3 para corrigir esses problemas mas não consegui nada. O que faço?

                                                Ass.: Utilizadora desesperada.

                                                ____________________________

                                                RESPOSTA DO APOIO TÉCNICO

                                                Cara Utilizadora desesperada,

                                                Primeiro, tenha em mente que o NAMORADO 5.0 é um pacote gratuito e de entretenimento, enquanto MARIDO 1.0 é um sistema operativo.

                                                Comece por fazer o download de Lágrimas 6.2 e depois digite o comando C:/EU PENSEI QUE ME AMAVAS para instalar o SENTIMENTO DE CULPA 3.0. Essa operação actualiza automaticamente as aplicações FLORES 3.5 e JÓIAS 2.0.

                                                Mas lembre-se que o uso em excesso dessas aplicações no Marido 1.0 pode activar alguns programas indesejáveis como SILÊNCIO TOTAL 6.1 , IR VER O FUTEBOL COM OS AMIGOS 7.0, que invariavelmente instala o CERVEJA 6.1.

                                                Este último é terrível, pois cria arquivos do tipo WAV da versão RESSONANDO ALTO 2.5.

                                                De qualquer forma, NUNCA instale SOGRA 1.0 ou reinstale qualquer versão de NAMORADO. Estas aplicações são incompatíveis e vão bloquear o MARIDO 1.0.

                                                Em resumo, MARIDO 1.0 é um óptimo sistema, mas ele tem limitações de memória e demora a correr certas aplicações. Para o perfeito funcionamento do sistema, sugerimos que a senhora adquira alguns programas adicionais.
                                                Recomendamos:

                                                JANTAR ROMÂNTICO 3.0 e LINGERIE 6.9!!!

                                                Muito cuidado : Algumas clientes instalam o FILHO 1.0 para tentar dar estabilidade ao sistema e muitas vezes isso causa alguns efeitos contrários, sendo necessário, antes, uma verificação total no sistema para garantir espaço no disco e, principalmente, ter um SWAP adequado no MONEY 3.0.

                                                Boa Sorte.
                                                Atenciosamente.
                                                Apoio Técnico

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                  O problema é que há poucas mulheres que tenham conteúdo no topo do corpo.... E isso é essencial para não nos fartarmos delas...
                                                  E pá,...vou já tirar-te dos meus amigos!!!!!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por MariaHelena Ver Post
                                                    E pá,...vou já tirar-te dos meus amigos!!!!!

                                                    Não o farias por eu dizer uma verdade

                                                    Muitas mulheres têm pouco na cabeça... Mulheres e homens... (até me faz lembrar o tópico ao lado)

                                                    Falando por mim, até posso conhecer uma rapariga que seja linda de morrer e que tenha um corpo fenomenal etc etc mas a quantidade de massa cinzenta também conta e é essencial para criar uma relação saudável

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                      Não o farias por eu dizer uma verdade

                                                      Muitas mulheres têm pouco na cabeça... Mulheres e homens... (até me faz lembrar o tópico ao lado)

                                                      Falando por mim, até posso conhecer uma rapariga que seja linda de morrer e que tenha um corpo fenomenal etc etc mas a quantidade de massa cinzenta também conta e é essencial para criar uma relação saudável
                                                      Não??!!! Depende,...

                                                      Quando dizem para eu não fazer,...é quando me dá uma vontade irresístível,..., bem vou pensar no caso,...

                                                      Falando do assunto, isso não depende só do físico, etc, que parece ser aqui o foco constante, mas da química. E o romantismo para mim depende desse ímpeto e vontade de fazer coisas e de fazer feliz quem vive conosco. Fazer coisas inesperadas, diferentes da rotina que demontram o nosso interesse e prazer em fazer o outro feliz.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por MariaHelena Ver Post
                                                        Não??!!! Depende,...

                                                        Quando dizem para eu não fazer,...é quando me dá uma vontade irresístível,..., bem vou pensar no caso,...

                                                        Falando do assunto, isso não depende só do físico, etc, que parece ser aqui o foco constante, mas da química. E o romantismo para mim depende desse ímpeto e vontade de fazer coisas e de fazer feliz quem vive conosco. Fazer coisas inesperadas, diferentes da rotina que demontram o nosso interesse e prazer em fazer o outro feliz.
                                                        Não faças isso, não vale a pena ahhahahahah

                                                        No more no less, ou seja, compatibilidade de feitios e evitar fazer sempre as mesmas coisas, evitar a monotonia da rotina

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                          O problema é que há poucas mulheres que tenham conteúdo no topo do corpo.... E isso é essencial para não nos fartarmos delas...
                                                          “Pensamento do Século”

                                                          -O primeiro protector de testículos, na prática do hóquei, foi criado em 1874.

                                                          -O primeiro capacete para protecção da cabeça foi usado em 1974.

                                                          Conclusão:
                                                          Foi necessário um século para que os homens percebessem que o cérebro também é importante.

                                                          Interessante esta a noção de prioridades!!!
                                                          Se "há poucas mulheres que tenham conteúdo no topo do corpo", como dizes, também sei que há muitos homens que o deixam cair para dentro das calças.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                            “Pensamento do Século”

                                                            -O primeiro protector de testículos, na prática do hóquei, foi criado em 1874.

                                                            -O primeiro capacete para protecção da cabeça foi usado em 1974.

                                                            Conclusão:
                                                            Foi necessário um século para que os homens percebessem que o cérebro também é importante.

                                                            Interessante esta a noção de prioridades!!!
                                                            Se "há poucas mulheres que tenham conteúdo no topo do corpo", como dizes, também sei que há muitos homens que o deixam cair para dentro das calças.
                                                            Ou seja, os homens dão prioridade à cabeça menos importante... Não é novidade, já se sabe

                                                            Não defendo os homens, de maneira alguma. Acho que hoje em dia ambos os sexos falham. Mas com conhecimento de causa só posso falar de mim e das mulheres que conheço

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Se este fosse um fórum mais frequentado por mulheres era ouvi-las a falar mal dos homens... mas também não falavam de outra coisa.

                                                              Nós, homens que estamos aqui em maioria, fazemos exactamente o mesmo.

                                                              Mas no fim do dia, estamos juntos e vamos dando continuidade à humanidade... falando de quem mais nos interessa.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X