Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tenho ecotank em casa, maravilha, enche-se os reservatórios e aquilo dura milhares de páginas, e é mt mais barato que os tinteiros.

    Comentário


      Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
      Pessoal o que recomendam aí de impressoras boas bonitas e baratas?
      Já ando para comprar uma impressora para casa há que tempos, porque é daquelas coisas que se utiliza uma vez por mês em casa, se tanto por isso tenho andando a adiar.
      Quero uma coisa simples, que já dê para ligar ao smartphone, que tenha tinteiros baratos e que não sequem rapidamente.
      Epson XP-3100 por aqui, utilização infrequente mas tem-se aguentado. Tinteiros genéricos baratos. Wifi, scanner controlado por app, manda PDFs para email.

      (Há uma laser p&b Brother para coisas com mais páginas em dupla-face.)

      Comentário


        Qual o utilitário de linux que preferem para gerir partições de disco?
        Tudo sem GUI. São servers sem interface gráfica.

        Comentário


          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Qual o utilitário de linux que preferem para gerir partições de disco?
          Tudo sem GUI. São servers sem interface gráfica.
          https://www.tecmint.com/linux-partition-managers/

          Comentário


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

            É miserável, mesmo.

            Celerons é a mesma porcaria.

            No minimo i3 ou similar, e aqui já pode chegar e sobrar para muita gente mas pelo menos não empena com 2 processos ao mesmo tempo.

            E, obviamente, 8 GB RAM.

            4 ? pf..
            Ainda recentemente comprei um i5 com 8gb de RAM por €95! (dica daqui do forum). Recondicionado, claro, mas impecável. E já o considero fraco, mas pelo valor em causa...

            Comentário


              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Qual o utilitário de linux que preferem para gerir partições de disco?
              Tudo sem GUI. São servers sem interface gráfica.
              "Sempre" usei o fdisk.

              Comentário


                Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

                Epson XP-3100 por aqui, utilização infrequente mas tem-se aguentado. Tinteiros genéricos baratos. Wifi, scanner controlado por app, manda PDFs para email.

                (Há uma laser p&b Brother para coisas com mais páginas em dupla-face.)
                A minha empresa permite o uso das impressoras laser a cores para impressões pessoais. Até 30 páginas de texto por mês e 10 fotos ou similares. Nunca uso nem 3 quanto mais 30. Já não tenho impressora em casa desde o fim da pandemia.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por lmrsa Ver Post

                  Ainda recentemente comprei um i5 com 8gb de RAM por €95! (dica daqui do forum). Recondicionado, claro, mas impecável. E já o considero fraco, mas pelo valor em causa...
                  I5 qual geração?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                    I5 qual geração?
                    6ª gen

                    É fraco, claro, mas para utilização básica chega perfeitamente. Pelo menos durante uns tempos

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por lmrsa Ver Post

                      6ª gen

                      É fraco, claro, mas para utilização básica chega perfeitamente. Pelo menos durante uns tempos
                      Sim, claro, desenrasca mas já mostra bem as limitações.

                      Quando eu digo I3 é de geração recente, 11ª, 12ª e pelo menos já tem uma boa agilidade.

                      Mas tb é por isso que não gosto de recondicionados.
                      Safam agora. Daqui a uns meses sai mais um update dos pesados e lá se vão ainda mais os CPU de gerações mais antigas.

                      Comentário


                        Estou bem surpreendido com os N100; consumos bem comedidos para a performance que têm (e sobretudo sem as limitações dos ARM tipo Raspberry Pi). Até a GPU surpreende (sempre neste contexto claro)

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                          Sim, claro, desenrasca mas já mostra bem as limitações.

                          Quando eu digo I3 é de geração recente, 11ª, 12ª e pelo menos já tem uma boa agilidade.

                          Mas tb é por isso que não gosto de recondicionados.
                          Safam agora. Daqui a uns meses sai mais um update dos pesados e lá se vão ainda mais os CPU de gerações mais antigas.
                          Isso com o W11 foi uma machadada..

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Isso com o W11 foi uma machadada..
                            É esperar pelo 12 😅



                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Isso com o W11 foi uma machadada..
                              E nem precisas de outra versão do Windows. Há por vezes updates que faz com que mude muita coisa e fiquem mais pesados.

                              Por isso que recondicionados de gerações antigas só mesmo para coisas especificas.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                E nem precisas de outra versão do Windows. Há por vezes updates que faz com que mude muita coisa e fiquem mais pesados.

                                Por isso que recondicionados de gerações antigas só mesmo para coisas especificas.
                                Intel 8+
                                Originalmente Colocado por topspeedPT Ver Post

                                É esperar pelo 12 😅


                                Excelente desenho.

                                Comentário


                                  Rapaziada...
                                  Uma ajuda / questão meio manhosa:

                                  Tenho um HP e queria actualizar a tralha da HP (drivers e afins), mas sem instalar a framework da HP que há muitas queixas de ser pesada.
                                  Isto tudo porque uns processos "HPAudioAnalytics" e "HP HotKey UWP Service" começam a consumir 25% do CPU do nada e não tenho outra maneira que não seja parar o serviço.

                                  Já procurei pelas Internet e recomendam actualizar o driver, a questão é que se for ao site da HP e pelo SN# aparecem centenas de "actualizações". O que dizem é que parando este serviço algumas teclas deixam de funcionar, mas na realidade até hoje, ainda não achei falta de nada (tenho o serviço parado e definido como arranque manual).

                                  Tenho as actualizações feitas mas é pela framework da Intel, que me parece ser mais leve e simples.

                                  Indo então à questão: como é que sei qual dos downloads fazer, desde o site da HP?


                                  Obrigado e espero que me tenha explicado bem.


                                  Edd

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                    210 dá para 8 streamings simultâneos da Netflix em 4K!
                                    Dificilmente o teu problema é largura de banda.
                                    eu inicialmente deveria ter optado logo por uma solução Mesh, como alguém disse

                                    mas olhei para a caixa, com 3 ou 4 aparelhos, todos com ligação ethernet, a 200 e tal euros....e como não sabia ligar aquilo optei por um extensor

                                    mas no fundo gastei tipo 70 no primeiro ( RE505X ) e 100 no segundo ( RE705X ), tudo da TP-LINK, ficou por 170 euros.....

                                    bem podia ter optado pela aquela mesh, mas eu na minha ignorância não sabia

                                    já troquei os aparelhos, e a melhoria é bem significativa, 5G a 160Mhz de largura de banda faz toda a diferença

                                    um dos quartos mais distante da sala ( em relação ao router da MEO ), consegue agora velocidades de quase 400Mbps com pings baixos ( é o onde está aquele PC recentemente montado )

                                    por isso acho que estás enganado relativamente à largura de banda

                                    o próprio windows tem uma banda reservada, se calhar não serve para nada porque eu reduzi para 1 ( vê a imagem em baixo)

                                    por isso se retirarmos os 80Mhz essa banda reservada ao Windows faz as contas

                                    a operar a 160Mhz é como se tivéssemos 2 bandas reservadas para nós, mas claro que há inconvenientes, menos aparelhos podes conectar

                                    posso estar errado, por isso alguém que me corrija



                                    acesso via comando gpedit.msc

                                    Comentário


                                      ontem até tive uma ideia algo maluca

                                      como estes extensores também podem operar como AP

                                      pensei colocar o mais fraco mais perto do router da meo e a servir o mais forte....

                                      mas em termos de configuração está tudo bem, andei a medir o ruído e o dBms​ é menor que 40
                                      Editado pela última vez por Altar; 20 December 2023, 18:03.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                        Rapaziada...
                                        Uma ajuda / questão meio manhosa:

                                        Tenho um HP e queria actualizar a tralha da HP (drivers e afins), mas sem instalar a framework da HP que há muitas queixas de ser pesada.
                                        Isto tudo porque uns processos "HPAudioAnalytics" e "HP HotKey UWP Service" começam a consumir 25% do CPU do nada e não tenho outra maneira que não seja parar o serviço.

                                        Já procurei pelas Internet e recomendam actualizar o driver, a questão é que se for ao site da HP e pelo SN# aparecem centenas de "actualizações". O que dizem é que parando este serviço algumas teclas deixam de funcionar, mas na realidade até hoje, ainda não achei falta de nada (tenho o serviço parado e definido como arranque manual).

                                        Tenho as actualizações feitas mas é pela framework da Intel, que me parece ser mais leve e simples.

                                        Indo então à questão: como é que sei qual dos downloads fazer, desde o site da HP?


                                        Obrigado e espero que me tenha explicado bem.


                                        Edd
                                        Eu diria que é ver pela data e downloadar o mais recente.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Eu diria que é ver pela data e downloadar o mais recente.
                                          Certo, resposta correcta, mas faço download do quê? 😉😄


                                          Edd

                                          Comentário


                                            qualquer software de drivers faz o serviço

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                              qualquer software de drivers faz o serviço
                                              Para meter m€rda no PC meto o framework da HP! 😆


                                              Edd

                                              Comentário


                                                Não percebi.

                                                Tu no site da HP tens lá os diversos drivers para download manual, com a respectiva descrição e data. Há variantes conforme o equipamento por isso só lendo cada 1 deles.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                                                  eu inicialmente deveria ter optado logo por uma solução Mesh, como alguém disse

                                                  mas olhei para a caixa, com 3 ou 4 aparelhos, todos com ligação ethernet, a 200 e tal euros....e como não sabia ligar aquilo optei por um extensor

                                                  mas no fundo gastei tipo 70 no primeiro ( RE505X ) e 100 no segundo ( RE705X ), tudo da TP-LINK, ficou por 170 euros.....

                                                  bem podia ter optado pela aquela mesh, mas eu na minha ignorância não sabia

                                                  já troquei os aparelhos, e a melhoria é bem significativa, 5G a 160Mhz de largura de banda faz toda a diferença

                                                  um dos quartos mais distante da sala ( em relação ao router da MEO ), consegue agora velocidades de quase 400Mbps com pings baixos ( é o onde está aquele PC recentemente montado )

                                                  por isso acho que estás enganado relativamente à largura de banda

                                                  o próprio windows tem uma banda reservada, se calhar não serve para nada porque eu reduzi para 1 ( vê a imagem em baixo)

                                                  por isso se retirarmos os 80Mhz essa banda reservada ao Windows faz as contas

                                                  a operar a 160Mhz é como se tivéssemos 2 bandas reservadas para nós, mas claro que há inconvenientes, menos aparelhos podes conectar

                                                  posso estar errado, por isso alguém que me corrija



                                                  acesso via comando gpedit.msc

                                                  No espectro de rádio nada é linear e mudar um parâmetro raramente chega para mudar a eficiência do conjunto. Por isso é que eu sugeri que deixasses essa gestão para os aparelhos e o SO em vez de andares a fazer tweaking.
                                                  A largura de banda por exemplo. Imagina que 80mhz é um tubo com 10cm de diâmetro e 25 metros de comprimento. 160mhz será um tubo com 20cm de diâmetro, mas em contrapartida não terá mais que 15 metros de comprimento. Ou seja, para pontos de acesso mais distantes vai haver muitos "packet losses" o que na prática irá resultar em velocidade reais inferiores aos 80mhz. Por isso é que convém deixar os aparelhos gerirem automaticamente estas coisas.
                                                  Por outro lado, é preciso ter cuidado com o muito marketing que há à volta destas coisas. Para uso doméstico normal, a partir de uma velocidade real decente tipo 100 mbps, ganhos de latência são muito mais importantes do que ganhos de velocidade de download/streaming.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                                    No espectro de rádio nada é linear e mudar um parâmetro raramente chega para mudar a eficiência do conjunto. Por isso é que eu sugeri que deixasses essa gestão para os aparelhos e o SO em vez de andares a fazer tweaking.
                                                    A largura de banda por exemplo. Imagina que 80mhz é um tubo com 10cm de diâmetro e 25 metros de comprimento. 160mhz será um tubo com 20cm de diâmetro, mas em contrapartida não terá mais que 15 metros de comprimento. Ou seja, para pontos de acesso mais distantes vai haver muitos "packet losses" o que na prática irá resultar em velocidade reais inferiores aos 80mhz. Por isso é que convém deixar os aparelhos gerirem automaticamente estas coisas.
                                                    Por outro lado, é preciso ter cuidado com o muito marketing que há à volta destas coisas. Para uso doméstico normal, a partir de uma velocidade real decente tipo 100 mbps, ganhos de latência são muito mais importantes do que ganhos de velocidade de download/streaming.
                                                    pois, tens razão

                                                    mas hoje estive horas à volta com o meu router da MEO FiberGateway wifi 6, ultimo modelo

                                                    e o gajo só transmitia em 2G a 20Mhz e a 5G a 80Mhz, indicava um triangulo de erro

                                                    não importa o sistema que uses, se o router não transmitir boas velocidades numa largura de banda aceitável, vais ter sempre mau wifi na casa toda

                                                    dava erros, eu não podia mudar o 2G para 40Mhz e não podia mudar o 5G para 160Mhz

                                                    fiz resets atrás de resets ao router, no fim lá consegui, vê a imagem em baixo, tenho as larguras máximas para as duas bandas

                                                    mas não sei se foi pelos resets que fiz ou se foi por ter escolhido um canal fixo em ambos, sinceramente eu não entendo

                                                    queria por exemplo também mudar o DNS Primário e Secundário para o do Google

                                                    8.8.8.8
                                                    8.8.4.4

                                                    também não consigo

                                                    mas eu só espero que se aguente assim

                                                    Editado pela última vez por Altar; 22 December 2023, 22:38.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                                                      pois, tens razão

                                                      mas hoje estive horas à volta com o meu router da MEO FiberGateway wifi 6, ultimo modelo

                                                      e o gajo só transmitia em 2G a 20Mhz e a 5G a 80Mhz, indicava um triangulo de erro

                                                      não importa o sistema que uses, se o router não transmitir boas velocidades numa largura de banda aceitável, vais ter sempre mau wifi na casa toda

                                                      dava erros, eu não podia mudar o 2G para 40Mhz e não podia mudar o 5G para 160Mhz

                                                      fiz resets atrás de resets ao router, no fim lá consegui, vê a imagem em baixo, tenho as larguras máximas para as duas bandas

                                                      mas não sei se foi pelos resets que fiz ou se foi por ter escolhido um canal fixo em ambos, sinceramente eu não entendo

                                                      queria por exemplo também mudar o DNS Primário e Secundário para o do Google

                                                      8.8.8.8
                                                      8.8.4.4

                                                      também não consigo

                                                      mas eu só espero que se aguente assim

                                                      Eu mudaria o dns para outro que nao google.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                        Vocês que gostam de comentar builds, que acham das duas seguintes situações para substituir um i5 2500K?

                                                        O AM4, um pouco mais barato e sem hipótese de atualização.
                                                        O AM5, um pouco mais caro e atualizável, mas daqui a 12 anos, também ninguém vai querer saber.

                                                        Também podem propor troca de componentes, se forem mais baratos e melhores.





                                                        Imaginem agora que conseguiam negociar um 5950X + motherboard + 32GB 3600Mhz CL16 por 390€ (usado, claro está).
                                                        Continuavam a ir para a geração atual, ou ponderavam seriamente esta opção?

                                                        Comentário


                                                          O 7600X vai ser melhor em jogos e programas que não usem mais de 6 núcleos. Tem 20% melhor performance em single-core.

                                                          Comentário


                                                            Too late. Talvez me tenha precipitado, mas o material ainda tem mais um ano de garantia e achei o preço aceitável. Mas admito que não fiz os trabalhos de casa para um bicho neste segmento.

                                                            Agora a questão que se levanta é: de que PSU é que vou precisar para alimentar esta besta e uma eventual 3060/3070 lá mais para a frente?

                                                            Penso que a ideia do Thermalright Peerless Assassin 120 SE que tinham dado também fica para trás, certo? Isto já entrará mais na casa de um NH-D15 ou algo do género. 🤔 ​

                                                            Comentário


                                                              Uma pergunta um bocado disparatada mas cá vai:

                                                              Existe alguma espécie de "data switch" como havia antigamente para impressoras (LPT1 ) mas para audio de maneira a que eu possa ter as colunas e auscultadores sempre ligados mas que quando queira usar um ou outro não tenha de andar tipo Monica Lewinsky debaixo da secretária, à procura da saída do PC?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X