Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Educação Em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
    Isso já acontece há tanto tempo. Infelizmente, o pessoal por aqui (e noutros lados) prefere atirar-se aos professores ao invés de pensar um pouco mais no que foi feito à Educação, por parte de quem nos governa.

    Fiquei satisfeito com a escolha do Ministro da Educação exactamente por pensar que este regabofe pode terminar ou atenuar-se.
    a realidade é que todas essas ideias foram postas em prática com a conivência dos professores... que só ficaram chateados e decidiram fazer alguma coisa pela vida quando acabaram os aumentos e a progressão na carreira só porque sim.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
      a realidade é que todas essas ideias foram postas em prática com a conivência dos professores... que só ficaram chateados e decidiram fazer alguma coisa pela vida quando acabaram os aumentos e a progressão na carreira só porque sim.
      A conivência dos professores? Só fizeram pela vida quando acabaram os aumentos e a progressão na carreira...

      Primeiro, isto não é a anarquia sem regras nem controlo do superior, onde qualquer incompetente dá aulas uma vida inteira e chumba uns milhares de alunos sem responder a ninguém. Nós trabalhamos com pouquíssima autonomia, devido a um ministério extremamente centralizador. Quem quiser contrariar o que vem de cima, sai da profissão, porque nas escolas pouco se pode fazer. A não ser alertar para o que se passa, algo que fazemos há muitos anos. Pena que alguns só estejam atentos à Educação quando se discutem pretensas regalias.

      Agora espero é que não apareças por aqui para envenenar mais um tópico. Continuas ressabiado, percebe-se bem, mas se queres provocar discussão, começa por explicar (noutro lado, porque aqui discute-se algo diverso) porque acusas outros de trabalharem pouco, quando dás um máximo de 12 horas de aulas semanais (incrível!) ou se consideras que um bom professor é o que impõe disciplina através da expulsão da sala...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
        A conivência dos professores? Só fizeram pela vida quando acabaram os aumentos e a progressão na carreira...

        Primeiro, isto não é a anarquia sem regras nem controlo do superior, onde qualquer incompetente dá aulas uma vida inteira e chumba uns milhares de alunos sem responder a ninguém. Nós trabalhamos com pouquíssima autonomia, devido a um ministério extremamente centralizador. Quem quiser contrariar o que vem de cima, sai da profissão, porque nas escolas pouco se pode fazer. A não ser alertar para o que se passa, algo que fazemos há muitos anos. Pena que alguns só estejam atentos à Educação quando se discutem pretensas regalias.

        Agora espero é que não apareças por aqui para envenenar mais um tópico. Continuas ressabiado, percebe-se bem, mas se queres provocar discussão, começa por explicar (noutro lado, porque aqui discute-se algo diverso) porque acusas outros de trabalharem pouco, quando dás um máximo de 12 horas de aulas semanais (incrível!) ou se consideras que um bom professor é o que impõe disciplina através da expulsão da sala...
        mas quem está a chamar assuntos de outros tópico para aqui és tu... e todas as tuas questões já as respondi no respectivo tópico pelo que lamento mas em relação a esse assunto aqui ficas sem resposta.


        e a realidade pura e dura e que para reclamar pelas regalias vimos centenas de milhar de professores nas ruas... pela defesa do sistema de ensino, contras as alegadas más medidas do ministérios da educação que supostamente já vêm pelo menos desde o governo de guterres não vimos na rua nem um único professor.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
          mas quem está a chamar assuntos de outros tópico para aqui és tu... e todas as tuas questões já as respondi no respectivo tópico pelo que lamento mas em relação a esse assunto aqui ficas sem resposta.


          e a realidade pura e dura e que para reclamar pelas regalias vimos centenas de milhar de professores nas ruas... pela defesa do sistema de ensino, contras as alegadas más medidas do ministérios da educação que supostamente já vêm pelo menos desde o governo de guterres não vimos na rua nem um único professor.
          Tu trata-te. Tens um trauma com os professores que não vais conseguir resolver num mero fórum.

          A tua primeira intervenção aqui foi para dizer que algo a que as escolas estão obrigadas (que é pedir a autorização dos pais para reter os filhos uma segunda vez no mesmo ciclo de ensino) acontecia por conivência dos professores, quando qualquer professor sabe o que nos custam estes truques para ninguém chumbar.

          Se não percebeste até aqui o que a classe docente pensa destas medidas ou se consideras que só nos manifestamos por interesses próprios, erro teu, mais um no meio de tantos.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
            Tu trata-te. Tens um trauma com os professores que não vais conseguir resolver num mero fórum.

            A tua primeira intervenção aqui foi para dizer que algo a que as escolas estão obrigadas (que é pedir a autorização dos pais para reter os filhos uma segunda vez no mesmo ciclo de ensino) acontecia por conivência dos professores, quando qualquer professor sabe o que nos custam estes truques para ninguém chumbar.

            Se não percebeste até aqui o que a classe docente pensa destas medidas ou se consideras que só nos manifestamos por interesses próprios, erro teu, mais um no meio de tantos.
            o que a classe pensa é irrelevante quando aquilo que fazem para evitar as situações é nulo. e sim os professores só fazem algum coisa quando lhes mexem na carteira.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
              o que a classe pensa é irrelevante quando aquilo que fazem para evitar as situações é nulo. e sim os professores só fazem algum coisa quando lhes mexem na carteira.
              Trata-te. Urgentemente.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                Trata-te. Urgentemente.
                tal como ainda estou à espera que me indiquem quais foram as alternativas para modelo de avaliação dos professores propostas pelos mesmo posso ficar à espera de exemplos de manifestações ou outra acções concretas contra medidas como as que referiste neste tópico...

                mas vou esperar sentado.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                  tal como ainda estou à espera que me indiquem quais foram as alternativas para modelo de avaliação dos professores propostas pelos mesmo (Nota: Se te tivesses dado a algum trabalho - não estará na tua natureza - verificavas que até os sindicatos apresentaram uma proposta alternativa que, aliás não valia grande coisa; a proposta do CDS, retirada do Ensino Privado, foi a que mais consenso, na altura, granjeou entre os professores) posso ficar à espera de exemplos de manifestações ou outra acções concretas contra medidas como as que referiste neste tópico...

                  mas vou esperar sentado.
                  Eu sugeria que te deitasses num divã. Mais apropriado para este tipo de problemas.

                  O resto da resposta está a bold, acima.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                    Eu sugeria que te deitasses num divã. Mais apropriado para este tipo de problemas.

                    O resto da resposta está a bold, acima.
                    Meu caro a proposta do CDS é a proposta de um partido político não é a proposta dos professores. quanto aos sindicatos já visitei vários sites e não encontrei proposta nenhuma pelo que continuarei à espera.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                      Meu caro a proposta do CDS é a proposta de um partido político não é a proposta dos professores. quanto aos sindicatos já visitei vários sites e não encontrei proposta nenhuma pelo que continuarei à espera.
                      És muito atadinho.

                      Demorou-me dez segundos a ver a proposta do modelo à minha frente. O Google é nosso amigo e tu já és crescido o suficiente para caminhar sozinho.
                      Editado pela última vez por Mordor; 25 June 2011, 15:02. Razão: Edição após Googlar...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                        És muito atadinho.

                        Demorou-me dez segundos a ver a proposta do modelo à minha frente. O Google é nosso amigo e tu já és crescido o suficiente para caminhar sozinho.
                        estás a falar daquela proposta que assenta em auto-avaliação (ainda gostava de saber quem se avaliaria de forma séria quando dessa avaliação dependeria o salário) e co-avaliação (pelos amigos da escola?)

                        em que a observação das aulas é calendarizada com o professor? onde para além de ser calendarizada com o professor esta ainda tem influência na escolha de quem vai assistir? onde o professor escolhe quantas aulas são supervisionadas?


                        lamento mas não consigo considerar isso uma proposta... talvez uma piada de mau gosto.
                        Editado pela última vez por Eliminado0008; 25 June 2011, 15:12.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                          estás a falar daquela proposta que assenta em auto-avaliação (ainda gostava de saber quem se avaliaria de forma séria quando dessa avaliação dependeria o salário) e co-avaliação (pelos amigos da escola?)

                          em que a observação das aulas é calendarizada com o professor? onde para além de ser calendarizada com o professor esta ainda tem influência na escolha de quem vai assistir? onde o professor escolhe quantas aulas são supervisionadas?


                          lamento mas não consigo considerar isso uma proposta... talvez uma piada de mau gosto.
                          Já encontraste. Então? Não queres agora dizer-nos que afinal existia e que erraste, de novo? Interessante verificar que mesmo assim, continuas queixoso. É tramado! (Mensagem subliminar: divã, divã...)

                          Quanto à proposta, embora não a aprecie, nem responda em sua defesa, é infinitamente mais exigente que aquela que terás, dando umas aulitas no superior.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                            Já encontraste. Então? Não queres agora dizer-nos que afinal existia e que erraste, de novo? Interessante verificar que mesmo assim, continuas queixoso. É tramado! (Mensagem subliminar: divã, divã...)

                            Quanto à proposta, embora não a aprecie, nem responda em sua defesa, é infinitamente mais exigente que aquela que terás, dando umas aulitas no superior.
                            olha na minha proposta caberia pelo menos espaço para avaliação da capacidade científica dos docentes... para não haver professores que continuam a ensinar que plutão é um planeta (entre outras coisas)... não errei porque simplesmente não considero aquilo uma proposta de tão pouco séria que é.

                            a mim não me cabe apresentar nem ter uma proposta de avaliação. a minha participação aqui é como cidadão, como profissional participarei nas avaliações que me digam respeito.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                              olha na minha proposta caberia pelo menos espaço para avaliação da capacidade científica dos docentes... para não haver professores que continuam a ensinar que plutão é um planeta (entre outras coisas)... não errei porque simplesmente não considero aquilo uma proposta de tão pouco séria que é.

                              a mim não me cabe apresentar nem ter uma proposta de avaliação. a minha participação aqui é como cidadão, como profissional participarei nas avaliações que me digam respeito. (Se existir alguma... oops, que isto não era para se saber!)
                              Graças a Deus que ninguém te reconhece competência alguma para tratares destas coisas. Cruz credo!

                              Vá. Vai la tratar disso que hoje já contribui o suficiente...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                                Graças a Deus que ninguém te reconhece competência alguma para tratares destas coisas. Cruz credo!

                                Vá. Vai la tratar disso que hoje já contribui o suficiente...

                                por acaso até há... e vejam lá que até sou avaliado pelos próprios alunos entre outros factores.

                                sou avaliado pela bibliografia que forneço, se cumpro ou não os horários de atendimento, se sou claro na exposição da matéria, se forneço material de suporte, o meu CV é avaliado todos os anos em conselho científico... tantos factores.

                                as consequências desta avaliação? ter o contrato renovado ou não.
                                Editado pela última vez por Eliminado0008; 25 June 2011, 15:53.

                                Comentário


                                  #76
                                  Cometeu-se um erro grasso nas novas oportunidades, fez-se acreditar a que quem obtivesse o 12º EFA ou RVCC, dos primeiros que duravam uns 2 anos( na altura em que nem os formadores tinham consciencia das consequencias destes processos), que dariam para seguir estudos universitarios, completamente falso, nenhum curso ou formaçao desse genero oferece o minimo de bases em disciplinas de matematica, fisico-quimica, outros de nivel secundario. Claro que e possivel ingressar atraves dos + 23 mas neste momento pelo o que tenho constatado a nivel de cursos tecnico-profissionais nao existe oferta para os muitos que foram enganados, a soluçao do Governo para este problema sao os CET(curso especializaçao tecnologica) que exigem na mesma bases solidas de disciplinas do secundario e que foram criados para alunos do ensino normal.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por silvertein Ver Post
                                    Cometeu-se um erro grasso nas novas oportunidades, fez-se acreditar a que quem obtivesse o 12º EFA ou RVCC, dos primeiros que duravam uns 2 anos( na altura em que nem os formadores tinham consciencia das consequencias destes processos), que dariam para seguir estudos universitarios, completamente falso, nenhum curso ou formaçao desse genero oferece o minimo de bases em disciplinas de matematica, fisico-quimica, outros de nivel secundario. Claro que e possivel ingressar atraves dos + 23 mas neste momento pelo o que tenho constatado a nivel de cursos tecnico-profissionais nao existe oferta para os muitos que foram enganados, a soluçao do Governo para este problema sao os CET(curso especializaçao tecnologica) que exigem na mesma bases solidas de disciplinas do secundario e que foram criados para alunos do ensino normal.
                                    Optei no meu percurso escolar entrar num EFA isto é, fiz o 12ºano de Ciências e Tecnologias mas reprovei a Mat e FQ estando com média de 14. Aproveitei a "modalidade" de substituição de horas pelas disciplina que tenho em falta. Poucas opções tinha, o recorrente nocturno acabou e o recorrente privado (colégios, externatos) era totalmente fora de questão a nível monetário e ético, ético porquê? Pagar 220 euros (ou mais, já vi também a 340 euros) para me trocarem as disciplinas, tenho de andar a tocar viola o ano todo sem FAZER NADA, copiar nos testes ou ter o enunciado uns dias antes e no final ter um belo 18 na pauta, claro isto para muita gente é excelente até lhes sobe a média e tudo

                                    Uma pequena correcção, quem tira um curso EFA só tem apenas uma (no máximo) duas oportunidades para fazer a sua média para a faculdade pois tem de fazer exame obrigatoriamente (ou seja tem que estudar), enquanto no ensino diurno (público) fazes em 3 anos e no privado é a história que se sabe calcam tudo e todos (ensino diurno, nocturno) mas isso enfim..

                                    E assim optei pelo o EFA (olha que já aprendi no EFA também já estamos em 2011 não sei como era no início) já os RVCC é uma banhada, penso que foi isto que sujou um pouco este "programa" da CE com PT. Em França também estão a pensar em reformular os RVCC.
                                    Para mim o melhor modelo (continuar os estudos, etc) é do UK bate a pontos todos os países.
                                    Os Cet's e os EFA são os mais próximos que temos deles se bem que a diferença é que eles tem EFA de várias áreas.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Tenho lido divertido o que escreves, mas o disparate está a ser tão grande que não me consigo conter mais:

                                      Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                      por acaso até há... e vejam lá que até sou avaliado pelos próprios alunos entre outros factores.
                                      Dizes isso como se fosse uma coisa boa: quando dei aulas no Superior ouvi diversas vezes alunos combinarem esse tipo de avaliações como forma de pressionarem os professores.

                                      E lá que resultava bem, resultava: PARA OS ALUNOS!

                                      sou avaliado pela bibliografia que forneço, se cumpro ou não os horários de atendimento, se sou claro na exposição da matéria, se forneço material de suporte, o meu CV é avaliado todos os anos em conselho científico... tantos factores.
                                      Bibliografia: ou estás num sítio muito desorganizado ou deixas convenientemente passar que quem define a bibliografia é o regente da cadeira. Era o maior LOL se deixassem isso nas mãos de um assistente.

                                      Horários de atendimento: deves estar a falar dos horários de dúvidas (1h semanal por cada turma). Se são estipulados, também era melhor que não os cumprisses...

                                      Clareza na exposição: se for honestamente avaliado, será o item mais importante; como já disse, vi muitas vezes acontecer o contrário

                                      Material de suporte: ver Bibliografia

                                      CV: embora perceba a sua fundamentação, sempre vi muitos contras nisto, pois pode-se ser um excelente professor e um mau investigador e vice-versa.

                                      as consequências desta avaliação? ter o contrato renovado ou não.
                                      Pois, mas isso é porque ainda estás a recibos verdes, és um mero tarefeiro. E deves saber bem que há quem faça toda uma carreira no Superior sem nunca chegar a Associado.

                                      No entanto, e como pareces achar que assim é que está certo, não tens motivos para te queixar.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Passámos por muitos anos de faz-de-conta. Pior ainda, os professores foram descredibilizados e desautorizados.

                                        As medidas que vemos agora implementadas no Ensino só podem ser originárias de contabilistas, de quem nunca estudou o mínimo sobre Educação.

                                        Na nossa progressão a caminho da vida adulta passamos por várias etapas de crescimento, uma das quais é o da formação de conceitos como a ética, moral e disciplina.

                                        As duas primeiras não são valorizadas pela sociedade em geral (muito pelo contrário!), havendo até algum desdém da parte de alguns quando se fala destes aspetos: os resultados são bons de ver, pois por cada video de adolescentes espancados, há muito sofrimento que fica calado.

                                        Quanto à terceira interessa perceber o porquê da sua importância: numa altura em que os jovens só vêm os pais uma ou duas horas por dia, a que se somam uns fins de semana passados frente à televisão, é na escola que se desenvolvem conceitos como a obediência e o respeito à autoridade e pelas normas instituídas.

                                        Se o professor não tem meios de fazer valer a sua autoridade, ou se um poder superior (família) se lhe sobre põe, desautorizando-o, formamos indivíduos que nunca cumpriram uma ordem, que nunca foram responsabilizados por nada.

                                        Assim, pior do que índices de insucesso e de abandono, ao negar-se este tipo de educação estamos a negar chances de uma vida melhor a muitos jovens. Muitos deles vêm a adquirir estas competências (perdão pelo eduquês ) apenas após um ou dois despedimentos. Outros não têm essa sorte e vêem-se de repente a contas com a lei.

                                        Podemos dizer que funcionários inadaptados e crime sempre houve, no entanto a evolução dos números está aí, de tal forma que a Adminstração Interna se viu na obrigação de também os manipular para não parecerem tão preocupantes.

                                        Razões para isto ter tomado este caminho há muitas, e é muito importante falar-se sobre elas, embora neste momento não tenha tempo para o fazer.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Rodalivre Ver Post
                                          Tenho lido divertido o que escreves, mas o disparate está a ser tão grande que não me consigo conter mais:



                                          Dizes isso como se fosse uma coisa boa: quando dei aulas no Superior ouvi diversas vezes alunos combinarem esse tipo de avaliações como forma de pressionarem os professores.
                                          sim para mim os alunos, principalmente neste nível de ensino, têm uma palavra a dizer e a palavra deles é importante.

                                          E lá que resultava bem, resultava: PARA OS ALUNOS!

                                          Bibliografia: ou estás num sítio muito desorganizado ou deixas convenientemente passar que quem define a bibliografia é o regente da cadeira. Era o maior LOL se deixassem isso nas mãos de um assistente.
                                          não meu caro, regente e assistentes sim trabalham em conjunto para melhor servirem os alunos, tendo em conta que numa das disciplinas a regente não deu uma única aula o que mais faltava era que fosse ela a definir a bibliografia.

                                          a ficha de disciplina foi revista por mim, teve o aval da regente e foi aprovada em conselho científico. o processo é perfeitamente claro.

                                          Horários de atendimento: deves estar a falar dos horários de dúvidas (1h semanal por cada turma). Se são estipulados, também era melhor que não os cumprisses...
                                          nem eu disse o contrário.
                                          Clareza na exposição: se for honestamente avaliado, será o item mais importante; como já disse, vi muitas vezes acontecer o contrário
                                          por algum motivo faço questão de tratar os meus alunos como adultos.
                                          Material de suporte: ver Bibliografia
                                          material de apoio e bibliografia são coisas distintas.
                                          CV: embora perceba a sua fundamentação, sempre vi muitos contras nisto, pois pode-se ser um excelente professor e um mau investigador e vice-versa.
                                          Por isso é que o CV contempla as diversas vertentes e o conselho científico valoriza as que considera mais importantes para as funções que tenho que desempenhas.
                                          Pois, mas isso é porque ainda estás a recibos verdes, és um mero tarefeiro. E deves saber bem que há quem faça toda uma carreira no Superior sem nunca chegar a Associado.
                                          recibos verdes são coisas que não existem naquela escola (pelo menos entre docentes). sou contratado a termo certo.

                                          Posso-te dizer que não é apenas porque sou um tarefeiro, te garanto que conheço casos de professores da carreira que foram dispensados depois de 2 ou 3 avaliações negativas.

                                          Acho que devias ler o Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico é que os não há professores associados nesta carreira.

                                          quanto a nunca chegarem a associados ou ao que quer que seja não vejo nenhum problema. nem toda a gente tem que subir na carreira.
                                          No entanto, e como pareces achar que assim é que está certo, não tens motivos para te queixar.
                                          acho que ainda ninguém me viu queixar acerca da minha actual situação profissional pois não?
                                          Editado pela última vez por Eliminado0008; 26 June 2011, 23:25.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X