Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ser professor .....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A minha opinião é discutivel no q diz respeito a este assunto e vou falar em termos genéricos:

    Sempre achei que as profissões de caracter mais "humanista" digamos, são menosprezadas em importância social e institucional.
    E aí me incluo (como enfermeiro que é talvez das profissões ainda mais maltratadas que os professores, desculpem que puxe a brasa para a sardinha, agora que estamos no S. João), os professores, os agentes da autoridade, etc.

    E se essas profissões que estavam (e estão) tradicionalmente ligadas á maquina do Estado tinham ou tiveram durante mtos anos a mais-valia de serem vistas como um oásis para progressão com minimo esforço, comodismo, remuneração segura, a realidade é que, paradoxalmente esses beneficios acarretavam tambem os inconvenientes de se trabalhar na maquina estatal: precaridade de contratos, condições materiais e estruturais sub-humanas (onde qualquer empresa não sobreviveria 1 mês), culto da mediocridade pelo nivelamento homogéneo de todos, trabalhassem bem ou não.

    E depois há algo de extremamente importante que aqui ainda não falaram: são profissões que tendencialmente pertencem aos Serviços, ou seja, não dão lucro!
    E isso é meio caminho andado para ser visto com displicência e maldicência. Para o gestor, estes profissionais só dão prejuizo, pelo menos de forma directa e medidos os indicadores que interessam a qualquer economista.

    Mas a alguém interessa os indicadores de saúde da população? ou mesmo as taxas de absentismo por doença? E o estado da educação de uma população, interessa aos gestores? Pouco, apesar dos textos bonitos previamente ensaiados para a comunicação social ouvir... Não são ganhos directos e mto menos facilmente mensuraveis num curto espaço de tempo.

    Eu, quando faço auditorias de Qualidade, prefiro 1000 vezes ir a uma Unicer ou á Siemens que a um hospital ou universidade. Porquê? Prefiro os indicadores de Qualidade quantitativos, os milhentos processos que tenham para controlar, que a porcaria dos indicadores qualitativos e dificilmente mensuraveis de uma empresa que presta serviço onde nem sempre se mede efectivamente a mais valia do trabalhador e o seu trabalho desenvolvido.

    Se um colégio interno tem uma taxa de aproveitamento de 98%, quer dizer que os profesores que lá trabalham são optimos? que os alunos são fora de série? que promovem uma politica de aprendizagem insuspeita?

    E num hospital? Se o doente preenche um inquérito de Qualidade a referir que ficou extremamente satisfeito com os cuidados...gera mais valia financeira? Mas esse doente, se foi tão bem atendido e pode nem regressar, é, do ponto de vista mercantilista, um cliente satisfeito?
    E se o doente regressa ao fim de 1 ano, foi por alguma complicação ou má pratica imputada á instituição ou foi pela sua situação de doença? E como vou distinguir nas compras, se a rede ou prótese que é comprada é aquela mais conveniente para a saude do doente? E as que deram "asneira" e infectaram, foi por deficiência do material e é uma NC (não conformidade) ou foi pelo contexto multisistematico de doença do utente?
    É que um molde de plástico, um semi-condutor, uma pastilha de café é muitissimo diferente de pessoas. Coisa que mto boa gente se esqueçe.

    Eu gozo com alguns amigos meus quando lhes digo que o trabalho ou os problemas deles são completamente futeis, quando conversamos. Eles ficam F*****s!! (engenheiro de materiais=ganha mais de 3000 euros numa empresa de moldes; engº de minas= acima de 2000 euros numa empresa de terraplanagens; economista=acima de 2000 euros numa multinacional,...)

    Nesse aspecto não tenho qualquer pejo ou problema em afirmar que a profissão de um médico, um juiz, um policia, um professor, um enfermeiro é incomensuravelmente mais importante e injustamente desvalorizada que a de um engenheiro que supervisiona a linha de montagem de um plástico XPTO numa multinacional que até dá milhões ao país...

    Não me inibo nada de ser tendencioso. Sofro esse tendenciosismo todos os dias. E, se eu não gostar mt do que faço...quem gostará?

    Comentário


      Já vi aqui comentários de professores, que enfim, depois admiram-se da educação que temos.....

      Se bem que a mim não me espanta nada, felizmente há professores e professores..

      Comentário


        Eu acho mt bem que os professores defendam o seu trabalho, a sua profissão. Condições filosóficas ou remuneratórias à parte, merece-me mais respeito e admiração que mtas outras tao em voga nos dias de hoje...

        Comentário


          O que se passou neste tópico não é diferente do que se passa com tantas outras profissões. Vá-se lá saber porquê há sempre alguém a opinar sobre a profissão dos outros, particularmente se estiverem sob a alçada do estado, são os polícias que ninguém respeita, os médicos que passam os dias no cafezinho e de vez em quando dão um salto ao hospital, as funcionárias das finanças que passam o dia no solitaire ou na galhofa com as colegas enquanto se amontoa uma fila de 50 utentes, etc, etc...

          Comentário


            Originalmente Colocado por manucas Ver Post

            E depois há algo de extremamente importante que aqui ainda não falaram: são profissões que tendencialmente pertencem aos Serviços, ou seja, não dão lucro!
            E isso é meio caminho andado para ser visto com displicência e maldicência. Para o gestor, estes profissionais só dão prejuizo, pelo menos de forma directa e medidos os indicadores que interessam a qualquer economista.
            Não dão lucro? Claro que dão lucro, e não é pouco.

            Comentário


              E que tal também abrir um tópico intitulado " a vida de um bombeiro" ou " a vida de um médico do mundo" essas são para mim algumas das profissões que merecem o máximo de respeito ( nao desvalorizando profissão de professor.)

              Comentário


                nipnip

                demonstrou sempre a sua razão com um pensamento racional e crítico mas lúcido e coerente.

                Comentário


                  Falar do mal dos outros é a melhor maneira de se evitar falar dos nossos males.
                  Assim se explica que este tópico tenha enchido tantas páginas em tão pouco tempo. Não vejo aqui os professores a criticar outras profissões, porque o respeito pelo trabalho e competência dos outros é o mínimo que por elas se pode fazer. As pessoas valem por aquilo que são e nesse capítulo, viu-se bem por aqui o valor de certas pessoas.

                  Comentário


                    Com o trabalho dos outros, posso eu bem...

                    Toda a gente critica e cobiça o trabalho dos outros, seja ele qual for. Se está no escritório é porque não apanha calor ou frio, se está lá fora é porque apanha ar fresco e não está fechado, se anda todo o dia na estrada é porque só passeia, se está parado é que tem sorte e não se cansa, se está sentado é que está bem, se está de pé não tem problemas de costas...

                    Não conheço nenhuma profissão fácil (se quem a exerce se esforçar e for competente), seja ela qual for...

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X