Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque que em Portugal se paga os salários ao mês?... não se devia mudar para semana?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
    Antes de mais, nos States a média final (que é o que importa) é designada de GPA (Grade Point Average) cujo intervalo de valores é entre 0 e 4, sendo 2.0 positivo.
    Lá um aluno que tire 70 (num máximo de 100) a todas as disciplinas tanto pode ter no final do curso média 2.0 ou média 4.0:

    Se apesar de ter tido 70 a tudo, foi o pior aluno da turma (toda a gente tirou mais de 70 excepto ele), logo fica com média 2.0
    Se apesar de ter tido 70 a tudo, foi o melhor aluno da turma (toda a gente tirou menos de 70 excepto ele), logo fica com média 4.0

    É uma média baseada na performance global, o que é muito mais justo, pois distingue os melhores entre cada turma/escola.
    Existem muitos alunos em Portugal com média 14 que nos states conseguiam tirar GPA 4.0 (tive uma colega minha na universidade, que acabou a licenciatura em química com média 14 e foi a melhor aluna do curso, num total de mais de 100 alunos - as notas das cadeiras daquele curso era tudo 4, 5, 6 valores e quando alguém lá conseguia passar era com um 10 ou 11 à rasquinha).
    12 valores para esta análise.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
      Acredito que hajam universidades que o fazem, mas eu pessoalmente não conheço nenhuma (eu pessoalmente quando acabei o curso, acabei com 14.5 e na certidão aparecia média de 15 valores). Quais são as que fazem isso?
      Depende da universidade. Há delas que põem, outras não. Ou seja, em concursos públicos e assim, quem tem uma média de 14,5 e no certificado diz 15 por a universidade arredondar à unidade, sai beneficiado em relação a quem teve um 14,9 mas numa universidade que NÃO arredonda a nota à unidade.

      São estas diferenças entre instituições que desmotivam quem procura resultados pelo mérito.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
        Para mim isso tem outro nome: estupidez.

        Nos States há diferenciação entre um estudante com nota 91 e outro com nota 95. Aqui, são iguais.

        Aliás, aqui um 14 é "uma boa nota", mas nos States equivale a um 70, o que é uma nota péssima!

        A meu ver o sistema 0-100 põe as pessoas a lutarem mais pelos lugares cimeiros, e premeia-se o mérito. Por cá pelos vistos "de 10 para cima tá-se bem" e o tal aluno de 95 vê o seu esforço reduzido para o nível de um 91, e quem tem um "91 à tangente" pode considerar-se em pé de igualdade com quem tem um 95... enfim.
        Não percebi como é que de periodicidade de pagamento se passa para sistemas de avaliação académica.





        Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
        Antes de mais, nos States a média final (que é o que importa) é designada de GPA (Grade Point Average) cujo intervalo de valores é entre 0 e 4, sendo 2.0 positivo.
        Lá um aluno que tire 70 (num máximo de 100) a todas as disciplinas tanto pode ter no final do curso média 2.0 ou média 4.0:

        Se apesar de ter tido 70 a tudo, foi o pior aluno da turma (toda a gente tirou mais de 70 excepto ele), logo fica com média 2.0
        Se apesar de ter tido 70 a tudo, foi o melhor aluno da turma (toda a gente tirou menos de 70 excepto ele), logo fica com média 4.0

        É uma média baseada na performance global, o que é muito mais justo, pois distingue os melhores entre cada turma/escola.
        Existem muitos alunos em Portugal com média 14 que nos states conseguiam tirar GPA 4.0 (tive uma colega minha na universidade, que acabou a licenciatura em química com média 14 e foi a melhor aluna do curso, num total de mais de 100 alunos - as notas das cadeiras daquele curso era tudo 4, 5, 6 valores e quando alguém lá conseguia passar era com um 10 ou 11 à rasquinha).
        Por cá tens algo vagamente parecido (permite-te ter mais ou menos a mesma noção): chamam-se percentis

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
          Isso é falta de umas entaladelas.
          Discordo, ela tem-me entalado bem e com vontade de me entalar ainda mais e eu não ando mais feliz por isso. Bem pelo contrário!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
            12 valores para esta análise.
            0% para esta resposta. Em conteúdo, e em educação.
            Ao que sei, ninguém te mandatou para dar notas às intervenções do fórum.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
              A organização económica do país é feita numa base mensal. As prestações de crédito bancário costumam ser mensais, as contas da maior parte dos serviços (telefones, internet, água, luz, gás, etc) são pelo menos mensais, a retenção de imposto sobre o rendimento e a segurança social são mensais, enfim, está tudo organizado numa base mensal, logo não faria muito sentido mudar as coisas.

              Em termos puramente aritméticos é irrelevante pagar ao mês ou à semana. Em termos de gestão de tesouraria já não é bem a mesma coisa, mas há vantagens e desvantagens. Pagar à semana tem a vantagem, para a entidade patronal, de precisar de dispôr de menos dinheiro de cada vez, mas por outro lado tem a enorme desvantagem de quadruplicar o processo burocrático (mais transferências bancárias, mais processamentos de ordenados, mais recibos, etc).

              Em termos económicos puros, é mais vantajoso receber ao mês, porque permite passar para a esfera do trabalhador o rendimento financeiro do salário enquanto este não é gasto. Imaginemos um salário de 1000, que é gasto linearmente durante o mês (250 por semana logo à cabeça), e que usufrui de uma taxa de juro i sobre o que estiver na conta. Se o trabalhador receber à seman vai receber zero de juros (no pressuposto de que gasta à cabeça os 250 euros semanais). Se receber ao mês vai receber juros referentes a 750 na 1ª semana, 500 na 2ª semana e 250 na 3ª. Ou seja, economicamente é mais eficiente receber ao mês.

              Para aliviar a tesouraria das empresas, uma coisa que se pode tentar pôr em prática é pagar a empresa pagar salários semanais, e os trabalhadores receberem ao mês! E como é que isto se faz? Simples: A empresa paga 1/4 dos salários mensais dos seus trabalhadores ao longo das 4 semanas do mês. Por hipótese, numa empresa com 4 trabalhadores, A recebe na 1ª semana de cada mês, B recebe na 2ª semana, e assim sucessivamente, repetindo-se o processo mensalmente.

              Resta acrescentar que até nos EUA, onde a maioria das pessoas recebe à semana, já vai havendo muitas empresas que começam a pagar ao mês.
              Apenas como exercício de aritmética.
              Se ganho 1000€/mês ao fim do ano são 12 000 € (sem contar com os subsidios natal e ferias). Ora, isto são 250€/semana partindo da convenção que o mês tem 4 semanas.
              Mas 250€/semana a multiplicar pelas 52 semanas são 13 000 € anuais.

              Show me the money! Paguem-me à semana, faxavor...

              Comentário


                #37
                Devia ser ao ano, recebia se o bolo todo no dia 1 de janeiro. Com sorte ainda me apanhavam a festejar o ano novo aleijado de bebado e gastava logo metade de uma vez a pagar copos a estranhos e a telefonar para amigos no estrangeiro.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por crash Ver Post
                  Apenas como exercício de aritmética.
                  Se ganho 1000€/mês ao fim do ano são 12 000 € (sem contar com os subsidios natal e ferias). Ora, isto são 250€/semana partindo da convenção que o mês tem 4 semanas.
                  Mas 250€/semana a multiplicar pelas 52 semanas são 13 000 € anuais.

                  Show me the money! Paguem-me à semana, faxavor...
                  Talvez seja por isso que recebes um 13º mês... e, diria eu, até um 14º

                  Comentário


                    #39
                    O pagamento à semana tem a vantagem de podermos estabelecer ciclos produtivos semanais com o consequente pagamento fraccionado para esse período de tempo. Podemos sempre pagar o correspondente a semanas em vez do mês mas isso é que causa mais embaraço à parte administrativa.

                    Mas isto é a minha opinião.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                      Talvez seja por isso que recebes um 13º mês... e, diria eu, até um 14º
                      o que leva a outra questão... o 13º mês não é um extra ou um benefício, mas sim um direito.
                      O 14º, sim, é uma "prendinha". heheheh

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                        o que leva a outra questão... o 13º mês não é um extra ou um benefício, mas sim um direito.
                        O 14º, sim, é uma "prendinha". heheheh
                        Nada a opor.
                        Voltou a circular, não faz muito tempo, um email que versava sobre esse assunto. Penso até que ter visto o conteúdo disso algures aqui pelo fórum.

                        Comentário


                          #42
                          Porque que em Portugal se paga os salários ao mês?... não se devia mudar para semana?


                          Porque face aos «altos» salários que por aqui se praticam, a maior parte passaria a ter de ser pago em moedas... e isso não seria bonito de se ver.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                            Apenas como exercício de aritmética.
                            Se ganho 1000€/mês ao fim do ano são 12 000 € (sem contar com os subsidios natal e ferias). Ora, isto são 250€/semana partindo da convenção que o mês tem 4 semanas.
                            Mas 250€/semana a multiplicar pelas 52 semanas são 13 000 € anuais.

                            Show me the money! Paguem-me à semana, faxavor...
                            Ora partindo da convenção de que cada mês tem 4 semanas, então deves considerar 48 semanas num ano e não 52

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                              Para mim isso tem outro nome: estupidez.

                              Nos States há diferenciação entre um estudante com nota 91 e outro com nota 95. Aqui, são iguais.

                              Aliás, aqui um 14 é "uma boa nota", mas nos States equivale a um 70, o que é uma nota péssima!

                              A meu ver o sistema 0-100 põe as pessoas a lutarem mais pelos lugares cimeiros, e premeia-se o mérito. Por cá pelos vistos "de 10 para cima tá-se bem" e o tal aluno de 95 vê o seu esforço reduzido para o nível de um 91, e quem tem um "91 à tangente" pode considerar-se em pé de igualdade com quem tem um 95... enfim.
                              Nem tanto. 91% equivale a 18/20, 95% são 19/20.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X