Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Concordam com um imposto sobre alimentos nocivos para a saúde?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por cjr Ver Post
    Eu concordo contigo, até porque o grande problema da junk food nem são as calorias propriamente ditas, mas sim as gorduras saturadas, o sal e o açucar.

    Mas dito por nutricionistas ou não, o número de calorias q cada alimento tem é baseado em fenómenos químicos e físicos q cada um desses alimentos produz (de uma forma simplista seria o "calor" q cada alimento consegue gerar) e não há volta a dar-lhe.

    Quando no meu pacote de arroz diz q 100g desse arroz tem 350 kcal, não vejo como é q pode ter 50 kcal.

    Ou seja, quando comes um bitoque com batatas e arroz, e tendo em conta q por exemplo um menu do MC é aquilo e já está, enquanto num bitoque, dependendo da casa, podes ter um prato cheio, é verdade q comes comida mais saudável, mas dificilmente (para não dizer impossível) conseguirás só ingerir 500/550 kcal. Isto partindo do princípio q comes normalmente, porque com esses valores só poderás comer umas 10 batatas e 2 colheres de arroz.

    Se comeres as 100gr de arroz da praxe mais umas 30 batatas, mesmo q o bife seja feito "em ouro" já não te safas de pelo menos umas 800 kcal, além de q as batatas (mesmo com o óleo acabado de mudar) são sempre "venenosas".

    Repara, eu concordo com tudo o q dizes em relação às gorduras, sal, etc, inerentes ao conceito junk food, só q considero injusta a tua comparação no sentido em q no menu Mc estás a fazer as contas às calorias com base em dados oficiais, enquanto no bitoque dizes q se comem menos calorias mas não apresentas a relação entre o peso dos alimentos ingeridos vs calorias. Ou seja, sim, posso ingerir menos, mas para isso tenho de fechar a boca. O q seria interessante (e mais credível) eram números concretos feitos a partir do peso dos 2 pratos.

    E é o q te digo, se comeres "normalmente" é impossível de ingerires só 550 kcal com um bitoque, batatas fritas e arroz, independentemente da maneira como o confeccionas.
    Mas uma coisa é comer à grande, outra é comeres uma porção suficiente para te alimentar.. Muita gente come apenas 3x ao dia, e ao almoço empanturra-se para "aguentar" até à hora do jantar.. Quando posso comer as tais 5x, almoço pouco. Quando não posso, chego a comer 2 bifes para me aguentar.. É simples.
    E no bitoque é praticamente impossivel dar dados mais concretos, até porque um bife tanto pode ter 90 com 120g, e a carne pode ser mais gorda num do que no outro..

    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
    Isso é simplesmente mentira... 50 gramas de arroz têm 150 calorias. Um bife de vaca frito tem outras 300 calorias. Uma duzia de palitos de batatas fritas têm 250 caloria. 1 fatia de queijo + 1 fatia de fiambre têm 100 calorias. Um ovo estrelado tem 150 calorias. Um refrigerante tem 100 calorias. Total = 150+300+250+100+150+100 = 1050 calorias.

    Agora o ideal seria mesmo no lugar dessas porcarias:

    Bife de peru grelhado em vez do de vaca frito (150 calorias em vez de 300)
    Manter o arroz (150 calorias)
    Substituir as batatas fritas por salada mista com azeite e vinagre (100 calorias em vez de 250)
    Cola-zero em vez de cola normal (0 calorias em vez de 100)

    Este menú é muito mais saboroso que o anterior (minha opinião) e tem um total de 400 calorias enquanto que o anterior tinha 1050. Ou seja, tem menos de metade (tem quase um terço) e as unicas gorduras que tem são saudáveis (as do azeite).


    Tabela de Calorias - Listagem dos alimentos

    80 gramas de arroz branco cozido tem 88 calorias.. como é que 50 tem 150?

    O Bife do bitoque (aka bife a cavalo) com 140g tem 196 calorias.
    Juntas um ovo que terá perto de 110calorias.

    O queijo e o fiambre já não é bitoque.. é bife à lateiro

    Ou seja, o teu bitoque (tirei o queijo e fiambre) fica a 850calorias.
    Tem 50g de arroz, um bife, 12 palitos de batatas e um ovo.

    O meu com 80g de arroz, um bife, 10 palitos e um ovo fica com 668 calorias.
    Se for com bife grelhado terás menos calorias ainda. (isto entrando no que me pediram.. igualdade.. se o Mc é grelhado, o bitoque será tambem.)

    O refrigerante é subjectivo.. podes beber uma cola e eu beber uma água..


    Digam o que disserem, comer comida tradicional bem cozinhada, é sempre mais saudável que uma hamburguer do Mc ou outra "porcaria" qualquer..

    Comentário


      Depois de ler a discussão e pensar um pouco acho que é uma ideia que não tem pernas para andar. Para taxar produtos de fast food também que tinham que ser taxados outros igualmente nocivos.

      Presunto
      Enchidos [com destaque para a morcela, chouriço corrente e alheira de mirandela]
      Queijo [manteigudo da serra da estrela... ui ui até o colesterol bate palmas]
      farturas [até tenho medo de saber a ficha nutricional destas]
      doces conventuais [então estes iam todos]
      Francesinhas

      Quando a restauração, comércio tradicional, turismo começassem a sentir na pele eu queria ver se o populismo da medida ia resultar.

      Se não taxassem os produtos tradicionais e taxassem os outros então arriscavamos uma queixa na UE por atentado ao mercado livre.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
        Depois de ler a discussão e pensar um pouco acho que é uma ideia que não tem pernas para andar. Para taxar produtos de fast food também que tinham que ser taxados outros igualmente nocivos.

        Presunto
        Enchidos [com destaque para a morcela, chouriço corrente e alheira de mirandela]
        Queijo [manteigudo da serra da estrela... ui ui até o colesterol bate palmas]
        farturas [até tenho medo de saber a ficha nutricional destas]
        doces conventuais [então estes iam todos]
        Francesinhas

        Quando a restauração, comércio tradicional, turismo começassem a sentir na pele eu queria ver se o populismo da medida ia resultar.

        Se não taxassem os produtos tradicionais e taxassem os outros então arriscavamos uma queixa na UE por atentado ao mercado livre.
        Já agora tinham de taxar a dobrada, a feijoada e o cozido à portuguesa, que devem ser mais bem calóricos que uma refeição no McDonalds.

        Comentário


          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
          1-º no fim de vida ja deves ter a tua vida financeira resolvida
          2-º paga-se o que se pode, i.e. nao se recusa tratamento a ninguem consoante os rendimento que tem fica a pagar uma prestaçao mensal, se falecer antes de pagar a divida acaba, de facto a divida pode nunca chegar a ser paga na totalidade, mas e diferente de nunca ser paga.
          Concordo com o primeiro ponto, mas tens sempre que ter o momento de reset que iria ser altamente penalizador para uma geração - geração que não teria a vida financeiramente resolvida porque a passou toda a pagar impostos e a descontar para a segurança social.

          Com o segundo ponto já não concordo, irias criar um sistema muito menos eficaz do que o que tens actualmente por duas razões. A primeira é porque a grande maioria dos clientes do SNS (ou pelo menos os mais custosos) são idosos. A segunda é que as pessoas quando morrem, raramente morrem de uma forma pouco custosa em termos financeiros, morrem normalmente no fim de algum tempo de cuidados de saúde continuados, principalmente no contexto actual em que as doenças oncológicas são a principal causa de mortalidade e têm cada vez mais expressividade.

          Esse modelo poderia funcionar para casos raros e esporádicos, mas não resultava para a maioria da população que morria sem poder pagar um cêntimo das suas dívidas, deixando-as para o estado. No fundo, ias voltar a colocar em cima do estado (todos nós) a responsabilidade de financiar os cuidados de saúde, com a agravante de que não terias os mais novos e saudáveis a financiá-la.

          Eu pessoalmente acho que os cuidados de saúde são uma responsabilidade do estado para com os seus cidadãos que pagam impostos (pelo menos daqueles que têm menos capacidades), mas a aceitar um modelo da saúde privada e do cada um por si, só com legislação muito forte que obrigasse as seguradoras a:
          • Não ter tectos/plafons tão estupidamente baixos
          • Renovar as apólices, mesmo quando o cliente já se encontra doente ou tem mais do que x anos
          • Terem uma comparticipação para a componente social (daqueles que não conseguem pagar os seguros - desempregados, pobres, etc...)


          Mas também não sou ingénuo, uma regulamentação destas iria aumentar exponencialmente os custos dos produtos, afinal as seguradoras não estão no negócio para perder dinheiro.

          Se achas que vais ter dinheiro suficiente para comparticipar do teu bolso os cuidados de saúde que vais precisar quando fores velho, acredita que muito provavelmente estás enganado. Não só pela inflação, mas principalmente pelo custo absurdo dos mesmos. Volto dizer que facilmente chegas ás centenas de milhares de euros (por pessoa) e esse é um valor que a grande maioria da população portuguesa não consegue poupar ao longo da vida.
          Editado pela última vez por pacxito; 07 September 2011, 11:30.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
            Mas uma coisa é comer à grande, outra é comeres uma porção suficiente para te alimentar.. Muita gente come apenas 3x ao dia, e ao almoço empanturra-se para "aguentar" até à hora do jantar.. Quando posso comer as tais 5x, almoço pouco. Quando não posso, chego a comer 2 bifes para me aguentar.. É simples.
            E no bitoque é praticamente impossivel dar dados mais concretos, até porque um bife tanto pode ter 90 com 120g, e a carne pode ser mais gorda num do que no outro..





            Tabela de Calorias - Listagem dos alimentos

            80 gramas de arroz branco cozido tem 88 calorias.. como é que 50 tem 150?

            O Bife do bitoque (aka bife a cavalo) com 140g tem 196 calorias.
            Juntas um ovo que terá perto de 110calorias.

            O queijo e o fiambre já não é bitoque.. é bife à lateiro

            Ou seja, o teu bitoque (tirei o queijo e fiambre) fica a 850calorias.
            Tem 50g de arroz, um bife, 12 palitos de batatas e um ovo.

            O meu com 80g de arroz, um bife, 10 palitos e um ovo fica com 668 calorias.
            Se for com bife grelhado terás menos calorias ainda. (isto entrando no que me pediram.. igualdade.. se o Mc é grelhado, o bitoque será tambem.)

            O refrigerante é subjectivo.. podes beber uma cola e eu beber uma água..


            Digam o que disserem, comer comida tradicional bem cozinhada, é sempre mais saudável que uma hamburguer do Mc ou outra "porcaria" qualquer..

            Desculpa lá, mas estás a entrar numa onda de "querer ganhar à força"... esse link não é nada inocente, e não foi ao calhas.

            Também queres links "inocentes" q dizem q o arroz tem entre 350 e 360 kcal?

            tabela de calorias

            Arroz

            Tabla de Calorías


            E se quiseres posso-te pôr aqui um link de um nutricionista reputado onde afirma q um bitoque tem mais de 1000 kcal.

            Mas acho q não é esse objectivo desta discussão, pelo menos o meu.


            Eu como arroz e massas "normais" e arroz e massas integrais, desde ao arroz propriamente dito, até esparguete, macarrão, pevides, etc, e TODAS essas massas (repito TODAS) apresentam os valores dos nutrientes no pacote, e esse valor é SEMPRE entre os 350 - 360 kcal, e nunca inferior a isso. Podes tu mesmo verificar.


            Aliás, basta fazer contas:

            as proteínas e hidratos de carbono tem 4 kcal por cada grama;

            as gorduras 9 kcal por grama;

            o álcool 7 kcal;

            Tendo em conta q 90% do arroz são hidratos de carbono (ligeiramente menos no integral este porque tem mais fibra), basta fazer 90 x 4 = 360

            Agora há uma coisa, e aqui reside a minha dúvida: será q este valor corresponde APENAS aos alimentos crus e q depois quando cozinhados perdem mais de metade das calorias?

            É algo pertinente, mas q nunca consegui ver esclarecido de uma forma lógica e directa.

            Outra coisa q quanto a mim estás a fazer mal as contas é q estás a puxar o bitoque para a dieta, quando na realidade poucas pessoas q comem um bitoque têm esse cuidado. Eu também posso dizer q se for ao Mc posso comer uma salada em vez das batatas e beber uma cola light ou beber água...

            Compreendo o q queres dizer e concordo, mas não podes é imaginar a pior situação possível para o Mc e a melhor possível para o bitoque, porque normalmente o q acontece é q a malta "ajavarda" tanto num lado como noutro.
            Editado pela última vez por cjr; 07 September 2011, 14:28.

            Comentário


              Concordo.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X