Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Justiça proíbe novos créditos para famílias na falência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
    No caso das empresas não é muito difícil.
    A legislação do IVA foi alterada há pouco tempo, mas antes havia uma situação típica que podia dar cabo de uma empresa em 2 tempos:

    - Imagina que tu tinhas uma empresa pequena, e ganhavas um concurso do Estado para uma obra de 1 milhão de Euros, cujo pagamento seria oficialmente a 30 dias.
    - Tu como pequeno empresário que és, não tens grande fundo de maneio e estás a contar receber a tempo e horas
    - Ao fim de 30 dias, tens de liquidar mais de 200.000 Euros de IVA ao estado (sim, o mesmo que ainda não pagou a factura) e não tens como, ou seja, ficas em dívida.
    - Na altura em que o estado resolve pagar, passados 5 ou 6 meses, exige uma declaração tua a dizer que não deves nada às Finanças nem a Seg. Social, mas como não tinhas dinheiro para liquidar o IVA, não tens essa declaração, por culpa do próprio estado.
    - Para além de não receberes, ainda ganhas como bónus uma multa astronómica das finanças, por não teres liquidado o IVA a tempo e horas.

    Como podes ver, é muito fácil uma empresa falir, por não ter como cumprir as suas obrigações com o Estado. Estado esse que é ao mesmo tempo directamente culpado pela falência. Isto é no mínimo caricato, não achas?
    Quem não tem cão caça com gato...

    Um empresário quando faz um negócio tem obrigação de saber os "prós e os contras" que lhe poderão acontecer e estar devidamente preparado para os "contras".

    O problema normalmente é que a ganância é tal que ele ficam cegos e só conseguem ver os "prós" que até se realizarem de facto são meramente virtuais!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
      isso também é fácil falar, mas na prática é difícil de concretizar. Imagina que tens uma pequena empresa de construção e que tens a possibilidade de ganhar 400 ou 500 mil euros de uma só vez, mas o cliente é o Estado. Tu até podes ficar na dúvida, mas vais acabar por aceitar o negócio.
      Ou não. A lucidez nestes casos é importantíssima!

      Se é pequeno tem que saber crescer primeiro de forma sustentada e só depois ponderar voos mais altos!

      O problema de muita empresa portuguesa é que passaram demasiado rápido do 8 para o 80 e depois os empresários não têm pedalada/formação para acompanharem o salto nem se sabem fazer rodear das pessoas adequadas para os ajudarem nesses saltos e muito menos têm capacidade para ouvirem essas pessoas quando estas lhes dizem "não vá por aí ...."

      Depois é uma questão de tempo até tudo rebentar!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
        Os bancos assim como as seguradoras tê formas de facilmente, acederem ao historico de cumprimento de um cliente. Credinformações, relatorios da InformaDB ( entre outros) e Banco de Portugal têm tudo registado....dificilmente qualquer empresa de credito, seja ela qual for, empresta dinheiro a quem têm ou teve o nome numa base de dados deste genero....
        Talvez agora isso seja assim.
        Antes não foi pois houve pessoas que conseguiram ter 20 créditos ao mesmo tempo.

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X