Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quatro universidades portuguesas entre as 400 melhores do mundo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Não pude de reparar na mesquinhez de muitos comentadores por esses sites de jornais e de noticias fora em relação a este assunto, ainda por cima quando são Portugueses a criticar este resultado extremamente positivo.

    não sei qual a população amostrada para a elaboração desse ranking, mas tendo por exemplo que nos EUA há 2618 universidades documentadas, se fosse este o tamanho da amostra, mesmo assim a posição 301-350 seria notável, quanto mais com uma população de amostra certamente maior.

    Com mentalidade da que encontrei nos comentários da noticiam de facto não se vai para a frente.

    Comentário


      #32
      Existem 15 a 20mil Universidades em todo o mundo. Usando o número 15mil, aquelas 400 representam o top 3%. É algo fenomenal estar ali e mesmo assim as pessoas estão a barafustar. A outra questão que está a levar mais pessoas a barafustar, é por Aveiro ter tido melhor cotação, sendo que não recebe metade do dinheiro das outras universidades e ter muito menos gente (acho que entra mais gente por ano na FEUP que toda a UA).

      Comentário


        #33
        Sejamos realistas. Aveiro é uma universidade de 2ª linha tal como todas as outras criadas no pós 25 de A ( na mente subjectiva colectiva tuga) . É natural que essa notícia não seja bem recebida...

        Além disso é normal que não receba tanto dinheiro como as univs de 1ª linha. Terá certamente menos investigadores, menos projectos etc, ou não?

        Comentário


          #34
          Pois está claro que parece-me que esse ranking não deve valer muito. Estão a Oceânia, que segundo a wikipedia tem 32 milhões habitantes, e tem 27 universidades no ranking???

          Como é isso possível? Significaria que praticamente todas as universidades de Austrália e Nova Zelândia deveria estar no Top 400. Improvável, digo eu.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Sejamos realistas. Aveiro é uma universidade de 2ª linha tal como todas as outras criadas no pós 25 de A ( na mente subjectiva colectiva tuga) . É natural que essa notícia não seja bem recebida...

            Além disso é normal que não receba tanto dinheiro como as univs de 1ª linha. Terá certamente menos investigadores, menos projectos etc, ou não?
            Porque dizes isso?
            Por acaso na área de eng electrotécnica, até tenho uma imagem contrária.

            Comentário


              #36
              Houve uma noticia ha uns tempos sobre a area da electrónica e afins que comparava o numero de artigos nas universidades em Portugal, e a conclusão era que no Porto era onde havia maior numero, mas uma menor quantidade por docente.

              Já relativo a Aveiro, sei foi que o Departamento de Quimica (muito graças ao CICECO penso) o departamento de quimica do país com maior numero de publicações por Docente.

              Isto quer dizer que talvez algumas universidades usem mais bolseiros para investigação do que alunos (Mestrado, Doutoramento) sobre orientação de docentes propriamente dito.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                Porque dizes isso?
                Por acaso na área de eng electrotécnica, até tenho uma imagem contrária.
                São muito anos a virar frangos e a ouvir histórias ...
                Esquece lá isso do curso X Y ou W ser melhor ou pior conforma a univ. Já tive essa opinião e já perdi. Ng quer saber disso pa nada no mundo laboral. Tipo, acha que a gaja dos RH da pré seleção da empresa Xpto vai andar a ver se o curso X em Aveiro é melhor q na FEUP??? Sinceramente?
                Engenharia: IST ou FEUP = 1ª linha
                Minho, Aveiro, UNL, Coimbra = 2ª linha.

                O resto não tem expressão, é como que se não existisse sequer.

                Nota: estamos a fugir ao tema. Na tarda o Foliv salta-nos pá pinha.
                Editado pela última vez por ; 06 October 2011, 21:52.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  São muito anos a virar frangos e a ouvir histórias ...
                  Esquece lá isso do curso X Y ou W ser melhor ou pior conforma a univ. Já tive essa opinião e já perdi. Ng quer saber disso pa nada no mundo laboral. Tipo, acha que a gaja dos RH da pré seleção da empresa Xpto vai andar a ver se o curso X em Aveiro é melhor q na FEUP??? Sinceramente?
                  Engenharia: IST ou FEUP = 1ª linha
                  Minho, Aveiro, UNL, Coimbra = 2ª linha.


                  O resto não tem expressão, é como que se não existisse sequer.

                  Nota: estamos a fugir ao tema. Na tarda o Foliv salta-nos pá pinha.

                  Quer-me parecer é que as universidades publicas portuguesas estão estão todas na mesma linha (como este e os outros rankings e estudos comparativos demonstram).
                  E esse facto curiosamente irrita alguns Portugueses que em vez de valorizarem um segmento do sector publico que de facto tem bons resultados a nível nacional e internacional, se põem a discutir negativamente detalhes insignificantes.

                  Este e outros estudos demonstram claramente uma coisa, por muito que tentem denegrir o que temos de bom.
                  O ensino superior publico universitário Português é bom, e bastante uniforme.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                    O ensino superior publico universitário Português é bom, e bastante uniforme.
                    Até me admiro como os políticos ainda não o destruíram ...

                    Comentário


                      #40
                      Falando em politicos, nos comentarios acerca desta noticia havia um a referir algo do tipo"se aveiro é tão boa, quantos politicos se formaram lá?"

                      E fez-me perguntar a mim mesmo...quantos? Os governadores em Portugal vêm todos de Lisboa ou quê?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                        Pois está claro que parece-me que esse ranking não deve valer muito. Estão a Oceânia, que segundo a wikipedia tem 32 milhões habitantes, e tem 27 universidades no ranking???

                        Como é isso possível? Significaria que praticamente todas as universidades de Austrália e Nova Zelândia deveria estar no Top 400. Improvável, digo eu.
                        Improvável porquê? Uma das melhores economias do Mundo ter imensas faculdades num top Mundial?

                        Estranho é os EUA dominarem os primeiros lugares. Nos primeiros 10 são 7 creio...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Até me admiro como os políticos ainda não o destruíram ...
                          Calma. Já trabalham nisso!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Eu diria mesmo que o Ensino Superior é um oásis de competência e rigor no Estado

                            Se a Justiça tivesse evoluído o que evoluiu o Ensino Superior, teríamos um País muito diferente...


                            Não concordo minima, isso é uma visão interna.

                            As universidades em Portugal têm pessoas muito inteligentes que fazem por vezes excelentes trabalhos e quando querem produzem investigação e fazem artigos cientificos de alto nivel.

                            O grave problema das Universidades em Portugal é que fazem questão de estar distanciadas do Pais real. O facto das Universidades Portuguesas com toda a sua sabedoria não contribuirem directamente para o desenvolvimento do Pais leva a que o comum trabalhador olhe com desdém para os universitarios, quando numa sociedade ideal deveria haver mais respeito mutuo e porque não as grandes inteligencias deste Pais poderem ajudar o comum trabalhador e por sua vez este poder ter uma boa imagem dos universitarios.

                            Comentário


                              #44
                              Oh VitorPatricio, o problema é que pouca gente pensa assim. Faz-se muita investigação na área das ciencias, que é só pelo conhecimento...nada "criável" ou "vendável"... e esse é o problema.

                              Comentário


                                #45
                                As universidades não são todas iguais, dentro da mesma universidade existem diferentes faculdades, e mesmo dentro das faculdades existem diferentes departamentos, pelo que essas generalizações de "investigação para aquecer" são obviamente injustas.

                                Aliás, na área das TI o que não faltam são exemplos de projectos de investigação que deram origem a empresas, para citar dois dos mais conhecidos - Sapo e Critical Software, mas existem muitos mais (quem conhece o mercado sabe do que falo).

                                Para além disso existem muitas parcerias entre universidades e empresas (ex: a minha tese de mestrado foi feita numa empresa, criando novas funcionalidades que foram incluídas num produto comercial dessa empresa) e depois existe ainda a venda de serviços de consultoria ás empresas.

                                Obviamente que existem casos de investigadores que investigam "só para o papel", ou só para justificarem cargos nas instituições. Obviamente que o ideal seria uma ainda maior articulação e inclusão de projectos nas empresas, mas a realidade não é tão negra assim como a estão a pintar...
                                Editado pela última vez por pacxito; 06 October 2011, 23:39.

                                Comentário


                                  #46
                                  O resultado não é muito mau, mas bom também não é. Basta ver que estamos pior do que qualquer país desenvolvido da nossa dimensão.
                                  E as universidades portuguesas e investigadores portugueses têm recebido também muito dinheiro da UE para fazerem investigação. Portanto, e tal como o resto do país deviamos estar melhor. Infelizmente, ainda grassa muita incompetência e falta de profissionalismo nas nossas universidades, e como é óbvio ninguém pode ser despedido por ser incompetente ou por não fazer nenhum.

                                  E algumas universidades mais recentes, das quais se destaca Aveiro, Minho e UNL, conseguem tão bons ou melhores resultados que as Universidades tradicionais precisamente porque têm muito mais sangue novo com vontade de produzir, enquanto nas mais velhas andam por lá muitos dinossauros incompetentes.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    O resultado não é muito mau, mas bom também não é. Basta ver que estamos pior do que qualquer país desenvolvido da nossa dimensão.
                                    E as universidades portuguesas e investigadores portugueses têm recebido também muito dinheiro da UE para fazerem investigação. Portanto, e tal como o resto do país deviamos estar melhor. Infelizmente, ainda grassa muita incompetência e falta de profissionalismo nas nossas universidades, e como é óbvio ninguém pode ser despedido por ser incompetente ou por não fazer nenhum.

                                    E algumas universidades mais recentes, das quais se destaca Aveiro, Minho e UNL, conseguem tão bons ou melhores resultados que as Universidades tradicionais precisamente porque têm muito mais sangue novo com vontade de produzir, enquanto nas mais velhas andam por lá muitos dinossauros incompetentes.
                                    Acho um belo resumo. A Universidade de Barcelona está mais 100 lugares à frente de qualquer portuguesa. Bom era se estivéssemos na linha das maiores potências mundiais ou maiores economias crescentes.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                      Infelizmente, ainda grassa muita incompetência e falta de profissionalismo nas nossas universidades, e como é óbvio ninguém pode ser despedido por ser incompetente ou por não fazer nenhum.
                                      Ou eu ando muito a leste, ou devemos estar certamente a falar de países diferentes.

                                      A investigação nas universidades portuguesas é geralmente coordenada por gente dos quadros (professores ou investigadores), mas quem faz o trabalho de investigação ou são estudantes (tipicamente mestrados/doutoramentos) ou bolseiros, sem qualquer vinculação contractual à instituição ou com vinculação precária (os que dão aulas são geralmente convidados a recibos ou contractos a termo)...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                        Ou eu ando muito a leste, ou devemos estar certamente a falar de países diferentes.

                                        A investigação nas universidades portuguesas é geralmente coordenada por gente dos quadros (professores ou investigadores), mas quem faz o trabalho de investigação ou são estudantes (tipicamente mestrados/doutoramentos) ou bolseiros, sem qualquer vinculação contractual à instituição ou com vinculação precária (os que dão aulas são geralmente convidados a recibos ou contractos a termo)...
                                        Sim é verdade. Mas dependendo do grupo, também tens professores a trabalhar ler artigos e juntar informações, simplesmente por terem mais experiencia e um conhecimento mais vasto. Mas ser bolseiro é tão mau, só fui 1 ano e vejo la colegas ha 6-7-8 anos. Até no forum Bolseiros estava uma rapariga de 36 anos, mae, a dizer k ia desistir porque andar com vinculos de meses e as vezes 1 ano, a receber 745-980€ por mes,sem perspectivas de futuro e sem nunca poder pedir empréstimo ao banco, é muito mau.

                                        Caso houvessem mais empresas com investigação(fora engenharias obvio) de certeza que se passava a fzr menos investigação nas universidades.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          O resultado não é muito mau, mas bom também não é. Basta ver que estamos pior do que qualquer país desenvolvido da nossa dimensão.
                                          E as universidades portuguesas e investigadores portugueses têm recebido também muito dinheiro da UE para fazerem investigação. Portanto, e tal como o resto do país deviamos estar melhor. Infelizmente, ainda grassa muita incompetência e falta de profissionalismo nas nossas universidades, e como é óbvio ninguém pode ser despedido por ser incompetente ou por não fazer nenhum.

                                          E algumas universidades mais recentes, das quais se destaca Aveiro, Minho e UNL, conseguem tão bons ou melhores resultados que as Universidades tradicionais precisamente porque têm muito mais sangue novo com vontade de produzir, enquanto nas mais velhas andam por lá muitos dinossauros incompetentes.

                                          Eu não classificaria de incompetentes, acho o termo demasiado forte para pessoas inteligentes mas que a determinada altura da vida ficaram alienados da realidade, muitas dessas pessoas que só "investigam para o papel", alienaram-se da realidade porque o sistema universitario ao longo dos anos deixou que isso acontecesse e nalgumas alturas até foi incentivado.
                                          Durante alguns anos um investigador era melhor ou pior, pela quantidade de artigos cientificos publicados em revistas de prestigio, colaboração por exemplo com industria local não dava credito nenhum na carreira.


                                          Quanto a universidades novas e velhas, isso também não é linear, vou contar uma historia com mais de 15 anos sem dizer nomes mas que se calhar alguns conheçem, um dos grandes investigadores de Quimica em Coimbra resolveu abrir guerra a outros dois grandes investigadores do seu departamento, então quando receberam computadores novos e outros equipamentos para o Dep. Quimica, resolveu deixar todo o equipamento escondido na cave das Quimicas, de modo a sabotar os projectos que os outros tinham em curso, depois de muitos meses(quase 2 anos) à procura do equipamento e as empresas a dizerem que já tinha sido entregue, acabou por ser descoberto o que gerou um verdadeira guerra contra o chefe de departamento. Resultado visto o caso se revistar de uma componente criminal e para não destituir um prof. catedratico a solução encontrada foi ir para Aveiro onde pretendiam desenvolver o dep. Quimica e ainda aproveitou e levou o filho para outro departamento, que por sinal era o pior dos 5 alunos que ficaram de prof. universitario.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Podes-me mandar PM o nome? É que formei-me no Dep quimica da UA e realmente ja ouvi algo disso. Mas também tens lá um prof com um papel na porta do tempo em que foi preso

                                            Epah agora lembrei-me de um que realmente está lá e axo que o filho dá aulas noutro dep
                                            Editado pela última vez por krendam; 07 October 2011, 00:37.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Ok ja sei quem é o prof de quimica e o filho

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                Ou eu ando muito a leste, ou devemos estar certamente a falar de países diferentes.

                                                A investigação nas universidades portuguesas é geralmente coordenada por gente dos quadros (professores ou investigadores), mas quem faz o trabalho de investigação ou são estudantes (tipicamente mestrados/doutoramentos) ou bolseiros, sem qualquer vinculação contractual à instituição ou com vinculação precária (os que dão aulas são geralmente convidados a recibos ou contractos a termo)...
                                                Então estás mesmo a leste se achas que os professores doutores estão a ser pagos apenas para dar umas aulitas e coordenar bolseiros.
                                                Então e para que serve o ano sabático? E não é só no ano sabático que devem fazer investigação.
                                                É suposto eles trabalharem em investigação o tempo todo, faz parte das suas funções.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                  Podes-me mandar PM o nome? É que formei-me no Dep quimica da UA e realmente ja ouvi algo disso. Mas também tens lá um prof com um papel na porta do tempo em que foi preso

                                                  Epah agora lembrei-me de um que realmente está lá e axo que o filho dá aulas noutro dep
                                                  Hum?! Que história é esta? Nunca ouvi uma coisa destas, podes dar a perceber o que se passou, claro que não são precisos grandes detalhes ;).

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Acho que o prof pertencia a uma camara municipal ou assembleia municipal, e foi condenado não sei porque a uns dias ou meses (não sei se foi para a frente ou se cumpriu sequer). Mas o recorte do jornal a dizer que ia ser condenado, está colado na porta do gabinete já ha muito e ele nunca o tirou. Deve ser orgulho Lol

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Condenado por corrupção, 5 anos pena suspensa

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Parece que favoreceu no valor de uns terrenos, menos de 20mil euros(tipo desconto), mas foi condenado 17 anos depois ou assim, pena suspena com pagamento de um donativo (dakeles forçados) de 15mil euros aos bombeiros da região

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Então estás mesmo a leste se achas que os professores doutores estão a ser pagos apenas para dar umas aulitas e coordenar bolseiros.
                                                          Então e para que serve o ano sabático? E não é só no ano sabático que devem fazer investigação.
                                                          É suposto eles trabalharem em investigação o tempo todo, faz parte das suas funções.
                                                          E tu estas a oeste!!

                                                          Muitos professores só querem saber da investigação quando se publica alguma coisa (para ver se aparecem como autores)

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                            Quer-me parecer é que as universidades publicas portuguesas estão estão todas na mesma linha (como este e os outros rankings e estudos comparativos demonstram).
                                                            E esse facto curiosamente irrita alguns Portugueses que em vez de valorizarem um segmento do sector publico que de facto tem bons resultados a nível nacional e internacional, se põem a discutir negativamente detalhes insignificantes.

                                                            Este e outros estudos demonstram claramente uma coisa, por muito que tentem denegrir o que temos de bom.
                                                            O ensino superior publico universitário Português é bom, e bastante uniforme.
                                                            Em minha opinião há 2 interpretações para isso. A primeira é a interpretação factual baseada em rankings e em dados concretos quantificáveis. Neste caso, podes metê-las no mesmo saco se quiseres pois são equiparáveis.

                                                            A segunda, é a interpretação do mercado de trabalho que não valoriza os mesmo parãmetros. Neste caso, há uma rigorosa linha linha que separa as univs de 1ª das de 2ª por vários motivos que já aqui citei n vezes, por exemplo o facto duma FEUP ter uma quantidade significativa de ex-aluno bem colocados que dão preferência a colegas de fac. Ou porque simplesmente o empregador, diz que quer da univ X ou Y. Por exemplo no expresso ainda se vê (ainda) muito "engº FEUP ou IST".

                                                            Mas estou apenas a referir-me à minha área de trabalho pois nas outras : não sei.
                                                            E que fique claro: estudei num unviv de 2ª linha. Escusam de pensar que estou a dizer isso armado ao pingarelho ou tentando superiorizar-me de alguma forma.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                              Em minha opinião há 2 interpretações para isso. A primeira é a interpretação factual baseada em rankings e em dados concretos quantificáveis. Neste caso, podes metê-las no mesmo saco se quiseres pois são equiparáveis.

                                                              A segunda, é a interpretação do mercado de trabalho que não valoriza os mesmo parãmetros. Neste caso, há uma rigorosa linha linha que separa as univs de 1ª das de 2ª por vários motivos que já aqui citei n vezes, por exemplo o facto duma FEUP ter uma quantidade significativa de ex-aluno bem colocados que dão preferência a colegas de fac. Ou porque simplesmente o empregador, diz que quer da univ X ou Y. Por exemplo no expresso ainda se vê (ainda) muito "engº FEUP ou IST".

                                                              Mas estou apenas a referir-me à minha área de trabalho pois nas outras : não sei.
                                                              E que fique claro: estudei num unviv de 2ª linha. Escusam de pensar que estou a dizer isso armado ao pingarelho ou tentando superiorizar-me de alguma forma.
                                                              A ideia que eu tenho é que as empresas distiguem faculdades de 1ª e 2ª (IST e FEUP para engenharias, UNL e UCP para gestão, etc.) para pessoal com no máximo 1 ou 2 anos de experiência. A partir daí ninguém quer saber...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X