Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Possíveis mudanças nos Transportes Públicos da AML

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Porreira pá!!!

    Aumentam o valor dos parquimetros, limitam os períodos de estacionamento e restringem o acesso das viaturas pré-92 junto ao meu local de trabalho, para usarmos os transportes públicos. Agora querem restringir os transportes públicos...

    Acho que o estudo, relativamente ao metro, tem alguma utilidade. Talvez livro de anedotas.... (sempre) 3 carruagens na Linha Verde , às 18h vai ser lindo, será que fazem desconto a quem for no tejadilho?

    uma linha em que me parece que andam a investir para se tornar maior e puder levar 6 carruagens

    Comentário


      #32
      Estão aqui a falar de preços dos transportes públicos em utilização esporádica e a defender uma posição a partir daí. Típico de quem raramente os usa

      Em qualquer país, a utilização esporádica é sempre cara e, raramente, "compensa" (só mesmo se o parqueamento no destino for caro e/ou por muitas horas).

      Comentário


        #33

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
          Estão aqui a falar de preços dos transportes públicos em utilização esporádica e a defender uma posição a partir daí. Típico de quem raramente os usa

          Em qualquer país, a utilização esporádica é sempre cara e, raramente, "compensa" (só mesmo se o parqueamento no destino for caro e/ou por muitas horas).
          Exactamente! E com as novas 3 cores da EMEL....é mesmo muito caro!!! Mesmo esporadicamente!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
            Estão aqui a falar de preços dos transportes públicos em utilização esporádica e a defender uma posição a partir daí. Típico de quem raramente os usa

            Em qualquer país, a utilização esporádica é sempre cara e, raramente, "compensa" (só mesmo se o parqueamento no destino for caro e/ou por muitas horas).
            Tal e qual.

            Por exemplo, eu se tiver que ir á empresa (nas avenidas novas) para lá estar uma hora, vou de carro pois compensa-me, mas se for para lá ficar todo o dia em reunião já vou de metro.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
              Exactamente! E com as novas 3 cores da EMEL....é mesmo muito caro!!! Mesmo esporadicamente!
              E já o devia ter sido há muito...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                Os comboios da Linha de Sintra em hora de ponta já não estão muito longe disso...

                Frequências de 10 min dá nisto

                P.S. E a CP ainda teve a lata de dizer que acabou com os comboios Monte-Abrão/Roma Areeiro para, e cito, "ajustar a oferta à procura". Mas que lata

                Comentário


                  #38
                  eu vi o pdf assim por alto, mas por exemplo na carris acho muito bem que se acabe por exemplo com o 797

                  tem ai 7km de percurso, e existe pelo menos mais 1 autocarro que desses 7km faz ai 5 que podemos chamar em conjunto

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                    Os comboios da Linha de Sintra em hora de ponta já não estão muito longe disso...

                    Frequências de 10 min dá nisto

                    P.S. E a CP ainda teve a lata de dizer que acabou com os comboios Monte-Abrão/Roma Areeiro para, e cito, "ajustar a oferta à procura". Mas que lata
                    São sim, uma desgraça, ainda hoje tive que vir no tejadilho, não andem de comboio da linha de Sintra.

                    PS: Ainda hoje, às 8:36 apanhei lugar sentado na Amadora, na viagem de regresso (a partir das 19) venho sempre sentado.

                    Comentário


                      #40
                      Sabes que a inclinação tem um propósito e se ia a 4km/h foi por algum motivo pontual, não é normal.
                      Acho que podias comparar os serviços se também tivesses Fertagus nessa linha.
                      O serviço público não é para dar lucro. É para servir as pessoas que pagam impostos. A CP e a outras empresas têm défices enormes devido a problemas estruturais, devido a más estratégias. O que interessa em Portugal é asfaltar. Obviamente o comboio teve um decréscimo de procura. O comboio é um óptimo meio de transporte e podia ser barato mas não é para transportar dois gatos pingados por dia.

                      Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                      Começando pelos locais onde passa o comboio...literalmente pelo meio dos prédios e das hortas a 4 Km/h e todo tombado...eu fiquei estarrecido!! Como é possível????
                      Fiz um percurso grande (IC19 de Mira Sintra/Meleças a Entrecampos) na CP e não vi 1 único segurança....coisa que na Fertagus até vês 2!
                      Limpeza do comboio.....epá o da CP não estava sujo.....os da Fertagus é que andam limpos!

                      Fiz este percurso por 1,70€ salvo erro e 0,50€ deste valor foi o cartãozinho, portanto 1,20€ se bem me recordo.
                      Como é que a CP não havia de dar prejuízo? 1,20€ para fazer a IC19 até Lisboa? Este preço é dado!!
                      Pragal-Lisboa é 1,80€ mas é uma distância muito menor do que Mira Sintra - Lisboa

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                        Sou um acérrimo defensor dos transportes públicos. Para mim o carro é para lazer felizmente.
                        Ainda assim percebo que são muito pouco eficientes ainda que alguns possam ser eficazes.
                        Tem de facto de haver uma reestruturação de toda a rede, especialmente na Carris.
                        Um pequeno exemplo é a carreira 745 (Prior Velho - Cais Sodré) e a carreira 36 (Odivelas - Cais de Sodré).
                        Cruzam-se ambas no Campo Grande e depois fazem o mesmo percurso até ao Cais do Sodré. Isto é ser redundante.
                        Uma destas carreiras terminaria no Campo Grande e as pessoas apanhariam a outra se quisessem ir do Campo Grande para a frente.


                        Outro exemplo é o do Metro de Almada.
                        Funciona bem mas não se justifica haver Metro para Cacilhas de 5 em 5 minutos em hora de ponta!! Bastava de 10 em 10 minutos p.ex.

                        Quanto à Fertagus, faz inquéritos aos clientes frequentemente.
                        Em 2009 tiveram 4,7 numa escala de 0 a 5
                        Em 2010 tiveram 4,5....sei que os clientes acham caro de facto mas o serviço funciona muito bem!
                        FERTAGUS | O Comboio da Ponte - Inquérito de Imagem e Qualidade 2010
                        Até podia concordar contigo, não andassem essas duas carreiras em determinados períodos do dia completamente lotadas. Portanto, faz sentido existirem. Se a 745 for suprimida, não sei onde vão os passageiros se o 36 vier cheio.

                        Comentário


                          #42
                          Bruno o 745 já não parte do Cais do Sodré, mas sim de Terreiro do Paço. É uma carreira bastante concorrida tal como o 36 e o 44.
                          Editado pela última vez por Thatsme; 03 November 2011, 22:27.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            São sim, uma desgraça, ainda hoje tive que vir no tejadilho, não andem de comboio da linha de Sintra.

                            PS: Ainda hoje, às 8:36 apanhei lugar sentado na Amadora, na viagem de regresso (a partir das 19) venho sempre sentado.
                            Ou seja, hoje vieste sentado (notícia) já no período final da hora de ponta da manhã e, no regresso, já fora do maior período de movimento vens sentado sempre.

                            Parece-me que tens aí um grande argumento de como os comboios não andam cheios

                            Comentário


                              #44
                              O que acho mais transtornante é ponderar-se a supressão do serviço do Seixal ( 2600 pax / dia) e a concentração no Cais do Sodré. A Estação do Terreiro do Paço foi renovada, tem ligação directa ao Metro, vários cais... é recorrente fazer grandes obras em Portugal para depois não servirem para nada.
                              O cenário 1 do transporte fluvial acho catastrófico.

                              Comentário


                                #45
                                Como utilizador diário e defensor dos TP públicos há medidas que me parecem ajustadas, p.e., o bilhete único para a Cidade, bem como passe.
                                Está na cara que vai aumentar o preço dos passes, mais uma vez, mas parece mais simples que se possa circular por toda a rede. Ter que ir comprar a zona1 não fazia sentido.
                                Haver apenas 3 carruagens no período da noite já acontece actualmente, não é qualquer novidade.Tal como alguns átrios encerrarem mais cedo. Parece-me ajustado.

                                Claramente errado o encerramento às 23h. As 3 carruagens que fazem a linha azul, p.e., andam bem compostas até mais tarde, principalmente até à Baixa-chiado, Av., etc. e acima de tudo sextas e fim-de-semana.
                                Já nem falo das ligações, p.e. aos Estádios da cidade e pessoas que movimentam nos dias de jogo, que até deviam reforçar o serviço logo após os jogos (e jogos que terminam perto das 23h).
                                A supressão de carreiras da Carris onde já passam outras ou o Metro, tem que ser bem pensada devido aos espaço entre estações e, principalmente para fora da zona do M. A grande falta é aí.

                                A questão é que Lisboa, goste-se ou não, tem poucos residentes, logo o movimento é muito às horas de ponta de quem entra e saí da cidade - por qualquer dos meios - e depois decresce brutalmente. O movimento fora de horas não se pode comparar, proporcionalmente (creio), com outras cidades.
                                Assim apenas sobra eliminar ou reduzir bastante a frequência. Eu seria apologista da segunda opção, aumentado o tempo de espera (que já anda no M perto dos 10mt) do que deixar apenas como alternativa, válida, o carro próprio ou táxi.

                                A redução fora hora de ponta apresenta outro problema, com o seguinte exemplo: tive que ir à margem sul ontem, barco de hora a hora praticamente, depois o bus também com grandes tempos de espera.
                                Segunda opção M até ao comboio da margem sul. Comboio também com algum tempo de espera e depois "perdido" nos Bus até ao destino ou táxi.
                                Conclusão carro, demorei 20 mt.

                                Ou seja a redução obriga a tempos de espera tão grandes, fora das horas de ponta, que das duas uma: ou a pessoa não tem pressa e consegue calcular o percurso para evitar, pelo menos, as esperas ou irá demorar bastante tempo desincentivando o uso do TP.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                  Até podia concordar contigo, não andassem essas duas carreiras em determinados períodos do dia completamente lotadas. Portanto, faz sentido existirem. Se a 745 for suprimida, não sei onde vão os passageiros se o 36 vier cheio.
                                  Tem como alternativa ao 36, Metro na LV ate ao Campo Grande e depois Amarela, ou trocar na Baixa para a Azul

                                  Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                                  Bruno o 745 já não parte do Cais do Sodré, mas sim de Terreiro do Paço. É uma carreira bastante concorrida tal como o 36 e o 44.
                                  O 745 nunca saiu do Cais do Sodré, mas sim de Sta. Apolónia. Por isso encontram-se na Rua da Prata.


                                  Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                  O que acho mais transtornante é ponderar-se a supressão do serviço do Seixal ( 2600 pax / dia) e a concentração no Cais do Sodré. A Estação do Terreiro do Paço foi renovada, tem ligação directa ao Metro, vários cais... é recorrente fazer grandes obras em Portugal para depois não servirem para nada.
                                  O cenário 1 do transporte fluvial acho catastrófico.
                                  Para o Seixal já só há um barco de hora em hora.
                                  Realmente não faz sentido os €€ gastos no TP, para agora fechar. (Para além do maior percurso do CS para o destino).

                                  Mas os gastos que se fizeram não interessam, só os futuros.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    O 745 nunca saiu do Cais do Sodré, mas sim de Sta. Apolónia. Por isso encontram-se na Rua da Prata.
                                    Estava aqui mesmo na dúvida, já encontrei o que procurava: Quando era 45 o seu local de partida era efectivamente no Cais Sodré Transportes XXI • Portal

                                    Entretanto com a rede 7 passou a partir da Praça do Comércio

                                    Acho um absurdo os barcos do Montijo serem ainda mais reduzidos que actualmente, só falta fecharem a carreira.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                                      Fico particularmente triste é com o anunciado fecho da ligação entre Belém e a Trafaria. Aqueles passeios no Mouraria com a namorada... Foi bom enquanto durou. :/
                                      Depois da grande publicidade da inovadora ciclovia que usa a travessia Belém-Trafaria que iria integrar não sei quantas dezenas de kms de ciclovia. "olhe, nós queremos que você deixe o carro em casa e que use os transportes públicos, que só funcionam à hora em que você está a trabalhar, mas não se preocupe que temos uma bela ciclovia para você andar de ceclete que acaba em Belém e retoma na Trafaria aproveitando a travessia Cais do Sodré - Cacilhas"...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                                        Estava aqui mesmo na dúvida, já encontrei o que procurava: Quando era 45 o seu local de partida era efectivamente no Cais Sodré Transportes XXI • Portal

                                        Entretanto com a rede 7 passou a partir da Praça do Comércio
                                        ...
                                        Sem querer ser chato, o 745 que vai para o Prior Velho, começava em Sta. Apolonia até passar para o Terreiro do Paço, pelo menos desde 2008, apanhava-o todos os dias

                                        Passou a fazer duas carreira o 90 e 746, do site que colocaste:

                                        • apanhar o 45 nos Restauradores com destino à Encarnação

                                        Poderá continuar a fazer o seu trajecto, sem transbordos, pela carreira 745. A carreira 745 processa-se entre Santa Apolónia e o Prior Velho e garante os percursos da carreira 90 entre Santa Apolónia e Entrecampos e da carreira 45 entre a Praça do Comércio e o Prior Velho.
                                        Com o Metro em Santa Apolónia, depois de terem retirado o 90 e 746, decidiram que o 745 começava no Terreiro do Paço.

                                        Com isto decidiram acabar com o 45 que começava no CS, já que o "745" fazia o mesmo percurso a partir da Praça do Comercio.
                                        Editado pela última vez por Valium; 03 November 2011, 23:55.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Só ainda não vi os tarados sexuais.
                                          Se fosses uma gaja boa,com umas belas nalgas,não só já os tinhas visto,como os tinhas sentido.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Como é que é possível?
                                            passo a fazer contas:

                                            exemplo para ir ao dentista na conde valbom:

                                            carro: ir e voltar a lx 30 kms =1.8L x 1.44€/l=2.59
                                            Parque: 1.50€ +-
                                            soma: 4.09€
                                            velocidade: sempre a andar e sem perder tempo entre transportes

                                            transportes públicos:
                                            Comboio: 3.40€
                                            Metro:2.10€
                                            Soma:5.20€

                                            Transportes públicos geralmente vou mais pelo menos uma pessoa, sendo que o valor de 5.20passa para 10.40 o que é um perfeito exagero e disparate.

                                            note-se que na conde valbom o parque é por baixo do dentista e o metro nem por isso...

                                            este é um dos muitos exemplos

                                            mas para se andar em lisboa de carro não é preciso querer-se é preciso saber-se. quando não sei, gps com ele e estudo prévio com o google maps.

                                            Comentário


                                              #52
                                              acho bem, esses adeptos da malandragem e bandidagem que andem a pé.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                uma linha em que me parece que andam a investir para se tornar maior e puder levar 6 carruagens
                                                À hora de ponta são mais que justificáveis as 6 carruagens actuais. Fora dessas horas acho muito bem que se reduza o n.º.

                                                Ridiculo ainda é fecharem às 23h, e a partir das 21h30 certos troços.
                                                Mesmo que queira usar a linha de Sintra para chegar a casa, entro na linha vermelha a queimar as 23h, chego ao fim da linha e "Kaput" não há metro para chegar ao Rossio e apanhar o comboio .

                                                Mas pelos vistos eu para fazer um estudo acerca do ML passei lá mais tempo debaixo e percorri mais estações, que os autores do estudo .

                                                PS: Como é que andam a investir se foi tudo suspenso? (à excepção da Estação da Reboleira)

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  À hora de ponta são mais que justificáveis as 6 carruagens actuais. Fora dessas horas acho muito bem que se reduza o n.º.

                                                  Ridiculo ainda é fecharem às 23h, e a partir das 21h30 certos troços.
                                                  Mesmo que queira usar a linha de Sintra para chegar a casa, entro na linha vermelha a queimar as 23h, chego ao fim da linha e "Kaput" não há metro para chegar ao Rossio e apanhar o comboio .

                                                  Mas pelos vistos eu para fazer um estudo acerca do ML passei lá mais tempo debaixo e percorri mais estações, que os autores do estudo .

                                                  PS: Como é que andam a investir se foi tudo suspenso? (à excepção da Estação da Reboleira)
                                                  Hoje em vez de bus, apanhei Metro e vinha a pensar nisto.

                                                  Hoje em dia a partir das 21h (salvo erro) o Metro já só circula com 3 carruagens.

                                                  Não reparei se também está previsto terminar a CP mais cedo, mas não faz sentido ter CP até às 2h e depois o M encerrar às 23h. Terminando ambos mais cedo é esquecer centenas de pessoas que trabalham até mais tarde e utilizam os TP.

                                                  Realmente há números para os barcos da TT, mas número do M, em que as entradas são controladas não apresentaram (ou passou-me?). Então qual é a frequência diária afinal entre as 21h30 e o encerramento? Não há qualquer linha (azul p.e.) que o movimento justifique?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    Hoje em vez de bus, apanhei Metro e vinha a pensar nisto.

                                                    Hoje em dia a partir das 21h (salvo erro) o Metro já só circula com 3 carruagens.

                                                    Não reparei se também está previsto terminar a CP mais cedo, mas não faz sentido ter CP até às 2h e depois o M encerrar às 23h. Terminando ambos mais cedo é esquecer centenas de pessoas que trabalham até mais tarde e utilizam os TP.

                                                    Realmente há números para os barcos da TT, mas número do M, em que as entradas são controladas não apresentaram (ou passou-me?). Então qual é a frequência diária afinal entre as 21h30 e o encerramento? Não há qualquer linha (azul p.e.) que o movimento justifique?
                                                    Acho muito bem que circulem só com 3 carruagens nas horas mortas, sejam a qualquer hora do dia. Provavelmente em certas horas até uma automotora chegava .
                                                    Alargarem os tempos de espera nalguns períodos.

                                                    Assim poupavam na manutenção e na energia eléctrica.

                                                    Agora "esquecerem-se", por exemplo, de quem trabalha no VDG e sai sempre depois das 23h, nem que sejam 10 minutos. Ou de quem precisa de mudar de linha (nem que seja para apanhar outro TP) e a ultima caruagem já passou. .

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      ...

                                                      Agora "esquecerem-se", por exemplo, de quem trabalha no VDG e sai sempre depois das 23h, nem que sejam 10 minutos. Ou de quem precisa de mudar de linha (nem que seja para apanhar outro TP) e a ultima caruagem já passou. .
                                                      No VDG ou outro lado qualquer. A questão é quais são os números de utilização.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Estes gajos que estão no poder, com esta medida pretendem é impor um recolher obrigatório às pessoas.

                                                        Senão, vejamos:

                                                        - Metro a encerrar às 23h (ou 21h30 alguns troços);
                                                        - Menos dinheiro na carteira;
                                                        - Combustiveis mais caros;
                                                        - Mais impostos;
                                                        - Luzes apagadas nos centros urbanos cedo demais;

                                                        O que querem é que passemos a viver com a codia do pão racionada.

                                                        É completamente errado esta politica nos transportes. Sim senhor que deve ser feito alguma coisa para colmatar a dívida, mas quem lê o PET (Plano estratégico transportes), não vê nada para atingir este fim.
                                                        Lê sim medidas para criar condições para privatização, despedimentos e criar condições para subida dos preços dos bilhetes e passes. E são medidas que afastam as pessoas dos transportes públicos em vez das chamar. São linhas fechadas, são carreiras eliminadas, estações fechadas cedo de mais, etc....

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                          Sabes que a inclinação tem um propósito e se ia a 4km/h foi por algum motivo pontual, não é normal.
                                                          Acho que podias comparar os serviços se também tivesses Fertagus nessa linha.
                                                          O serviço público não é para dar lucro. É para servir as pessoas que pagam impostos. A CP e a outras empresas têm défices enormes devido a problemas estruturais, devido a más estratégias. O que interessa em Portugal é asfaltar. Obviamente o comboio teve um decréscimo de procura. O comboio é um óptimo meio de transporte e podia ser barato mas não é para transportar dois gatos pingados por dia.

                                                          Sobre esta frase vou completar com o seguinte: Não são só problemas estruturais. Isso é o mínimo. O que se passou foi que de há 10-15 anos para cá o investimento necessário efectuar e da responsabilidade do Estado em termos de disponibilização das verbas, foi passado para as Empreas Públicas.
                                                          Estas tiveram que ir à banca financiarem-se para responder aos objectivos pretendidos pelo Estado (e Camaras Municipais). E o Estado nunca disse que não. E nunca entrou com as compensaões devidas. E foi fechando os olhos a isto.

                                                          Resultado: as EP aumentaram a sua dívida e com o aumento das taxas de juro e não ser possível o empréstimo por parte da banca, a coisa ficou pior.


                                                          Sobre o encerramento de alguns troços do metro de Lisboa a partir das 21h30, lembrei-me de uma coisa. Apesar de ser da cidade do Porto, sou Benfiquista e sócio. Cheguei a ter em 2 anos lugar cativo na Luz e ia a ver quase todos os jogos do campeonato.
                                                          Ainda hoje é a mesma coisa. Jogos que acabem às 22h, 22h30, com a saída das pessoas e uma grande parte a dirigir-se para o Metro, como vai ser a partir daqui?

                                                          Igual cenário é nos jogos do Sporting....









                                                          À pois é, a malta não vai ter dinheiro para ir ao futebol e o problema está resolvido...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Pensava que o objectivo nacional era aumentar a produtividade, afinal não.

                                                            Antes, conceitos como intermodalidade e redução dos tempos de viagem, com o objectivo de aumentar a produtividade nacional eram apontados como o caminho a seguir, sendo o grande objectivo, a redução das actuais quatro horas diárias, gastas em transportes, para as duas horas diárias.

                                                            Afinal parece que isso não interessa e o importante é mesmo poupar, ainda que para isso se obrigue a economia a estagnar criando mais desemprego e se gaste mais dinheiro. A formação em gestão e economia em Portugal é estranha.
                                                            Editado pela última vez por Peste; 04 November 2011, 09:47.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              eu moro na margem sul e só venho de comboio porque a ponte está sempre encravada...
                                                              ficava mais barato vir de carro para Lisboa
                                                              (e sim.. eu venho todos os dias para Lisboa mais a minha mulher...)

                                                              estes cortes a mim não me afectam...
                                                              mas quando chegar a Janeiro vamos levar mais uma bela pomada no aumento dos passes (e a Fertagus tipicamente aproveita sempre para aumentar mais do que o indicado...) e ainda vai aumentar mais o diferencial para o carro...



                                                              para quem vem esporadicamente a Lisboa então a diferença entre carro e transportes ainda é pior...
                                                              basta ver os exemplos citados acima... só a pagar cartões para carregar bilhetes gasta-se logo o suficiente para estacionar o carro 1 hora ou mais..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X