Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fim ou saída do Euro será inevitável. Como precaver?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por dfacd93 Ver Post
    Perante estas "bombas" na iminência de explodir, como é que um rapaz de 18 anos pode encarar com optimismo o futuro?
    Se já na altura da ditadura, quando havia uma crise não se via as coisas como um poço sem fundo, da maneira que se falam as coisas agora, parece que tudo caminha para um buraco negro.
    Um rapaz de 18 anos pode encarar o futuro com optimismo. Para começar, pode aproveitar os próximos anos para estudar; quando estiver pronto para a vida activa as coisas já estarão mais clarificadas. Depois disso são mais uns anos até as coisas normalizarem.

    Já para aqueles que vão a caminho dos 60, como eu, as coisas não estão tão risonhas. Não sei aquilo que me pode vir a suceder em termos de trabalho e resta-me passar parte da vida de reformado em tempos de grandes dificuldades. Não é animador, convenhamos.

    Comentário


      #62
      Acho que não ganhamos nada em stressar.

      É bom estar informado e tentar perceber o que se vai passar amanhã.

      Tirando a energia que ai não estou a ver como vamos fugir a um colapso, tudo o resto acho que se resolve, só espero é que não seja de uma forma animalesca.

      E mesmo a energia é um problema que se vai prolongar no tempo o que torna as coisas mais faceis para poder haver um ajustamento.

      Tudos estes problemas precisam de tempo para ser possivel por em praticas as mudanças que tiverem que ser feitas.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
        O problema é que muito possivelmente se quem hoje compra tudo e mais alguma coisa o deixa-se de fazer, quem hoje não pode fazer essa vida ainda deveria ficar numa situação pior.

        Há muita gente que pensa que "o fim do mundo" é só para os outros, que não é um problema que os vá afectar.

        Infelizmente quanto mais abaixo na escala social tivermos mais problemas devemos vir a ter, é sempre assim, os mais fracos levam sempre na cabeça.
        Acho que o complicado é saber neste momento quem está mais abaixo na escala. Quem de facto está pelo baixo rendimento que aufere ou quem não aparenta estar devido às elevadas dívidas que tem!
        Parece-me que os primeiros se adaptarão melhor que os segundos ...

        Comentário


          #64
          Peço desculpa estar a ser algo "bruto" (pois partilho dos vossos medos também), mas para mim a real questão ainda não está respondida:

          O que fazer/vai acontecer ás poupanças (muitas ou poucas) que temos em caso de um grande colapso?

          Eu como ate (tive o privilégio de poder) tenho estudos na área de micro/macro economia, farto-me de puxar pela cabeça e não consigo encontrar um "escape" real e seguro para onde colocar "o pé de meia"...

          Inclusivamente, cheguei ás mesmas conclusões que alguns chegaram: Comprar Ouro (pouco prático mas economicamente seguro e viável) ou investir em Terrenos Agrícolas (mas que depois implicam investimento e uma mudança radical no estilo de vida).

          Todas as outras opções (contas no estrangeiro, investir em dólares, colocar no co(l)hão, etc) não me parecem viáveis, tanto por contágio como por termos práticos (ter dinheiro em dólares não me mata a fome).

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
            O que fazer/vai acontecer ás poupanças (muitas ou poucas) que temos em caso de um grande colapso?
            Resposta a isso é difícil.

            Eu não considero o Ouro um bom investimento até porque a partir do momento em que os estados quiserem usar reservas para pagar bens, os seu valor irá cair.
            Além disso o ouro não serve para nada em termos práticos.

            Eu tenho mais medo de guerra / anarquia/ revolução ( real) do que de colapsos financeiros...

            Comentário


              #66
              o fim do euro nao é inevitavel. No entanto, ha 3 coisas que tem de acontecer:

              - intervencao do BCE para limitar a descida de preco das obrigacoes no mercado secundario

              - criacao de eurobonds

              - criacao de uma politica orcamental europeia, com a consequente perda de autonomia orcamental de cada pais

              O primeiro ponto é de curto prazo, e os outros dois so se executarao no medio/longo prazo. No entanto enquanto estes nao forem anunciados, o BCE vai ficar a espera...

              Pessoalmente acho que o euro vai sobreviver, mas nunca se deve subestimar a estupidez/inercia dos governantes europeus. Particularmente a Merkel tem tido um aconselhamento economico pessimo...

              No caso do euro ir ao charco, nao ha grandes sitios seguros. O Ouro talvez suba, mas é um activo sem valor industrial, e esta fortemente sobrevalorizado. Das obrigacoes, provavelmente as unicas obrigacoes sem risco serao as obrigacoes suicas, mas o franco suico tambem esta caro. Comprar USD nao é de todo risk free, com um governo que nao tem feito grandes esforcos para reduzir o defice ate agora, apesar do USD estar barato.

              Para ja, o melhor e esperar, e ir aproveitando as taxas de juro dos depositos em PT. Mas convem estar atento e ter sempre a possibilidade de retirar o guito de um dia para o outro. Pessoalmente eu tambem nao me fiava muito nas contas abertas em sucursais portuguesas do deutsche/ barclays protegidas pelas garantias estrangeiras, pois em caso de redenominacao da moeda o estado pode perfeitamente bloquear a conta ca. So uma conta aberta noutro pais é que pode oferecer proteccao.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post

                Para ja, o melhor e esperar, e ir aproveitando as taxas de juro dos depositos em PT.
                É o que estou a fazer...

                Mas tenho também investido em artigos de colecção em áreas que não lembram a ng nem vou aqui revelar mas como exemplo, comprei há 3 anos um artigo novo por 80€ que neste momento é transaccionado no EBAY por 800€. Com muita pena minha só comprei 1 mas com intenções especulativas.
                Estamos a falar duma brincadeira. Mas se tivesse comprado 100X artigos destes por 8000€ agora poderia à vontade vendê-los por 50000€.

                O que é não interessa

                Comentário


                  #68
                  Relacionado com o ouro, acho sinceramente que estamos a assistir a mais uma daquelas bolhas espectaculares... o preço sobe todos os dias há anos. Vai haver uma altura em que alguém (entenda-se algum país) vai fazer dump forte e feio e vai-se ver o preço a cair drasticamente. Podem ser os Chineses, os Americanos ou até os Portugueses, mas que "alguém" vai meter largas quantidades de ouro no mercado mais dia menos dia, aposto que vai.

                  Comentário


                    #69
                    e lá vão fechar as milhares de lojas de compra e venda de ouro que abrem todos os dias.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                      e lá vão fechar as milhares de lojas de compra e venda de ouro que abrem todos os dias.
                      Não se perde grande coisa

                      Comentário


                        #71
                        Notícias destas não vêm propriamente apaziguar os mercados ou as pessoas:

                        Crise
                        Coração do euro treme com Espanha e Itália à beira do colapso


                        Luís Reis Pires
                        28/11/11 00:05


                        ‘La Stampa’ afirma que FMI já prepara um plano de resgate a Roma. “The Economist” dá apenas semanas de vida ao euro.

                        A zona euro continua a caminhar a passos largos para o fim. Depois das feridas abertas na periferia, os estragos da crise chegaram finalmente ao coração da moeda única: Itália e Espanha estão à beira do colapso e Roma já terá inclusive pedido ao FMI para preparar um plano de ajuda, no valor de 600 mil milhões de euros. Se qualquer uma das duas economias seguir o caminho de Grécia, Irlanda e Portugal, a Europa a 17 colapsa - isso mesmo já foi admitido por Merkel e Sarkozy. Por isso, há quem já não acredite de todo num final feliz: a revista ‘The Economist" dá apenas algumas semanas de vida ao euro.

                        A notícia foi avançada ontem pelo diário italiano "La Stampa": o FMI já está a preparar um plano de ajuda externa para Itália, até 600 mil milhões de euros. Recorde-se que, na sexta-feira, a Reuters avançou que Espanha também já estaria a ponderar pedir ajuda externa, algo que o novo governo de direita espanhol desmentiu de imediato. No que toca a Itália, ninguém desmentiu a notícia.

                        A concretizar-se, o empréstimo internacional daria uma "janela" de 12 a 18 meses a Roma para implementar os cortes orçamentais urgentes e as reformas de estímulo à economia necessários - o novo primeiro-ministro, Mario Monti, apresenta as primeira medidas de austeridade a 5 de Dezembro -, "aliviando as necessidade de refinanciamento da dívida", escreve o "La Stampa".

                        Dos países europeus, Itália é quem tem o seu plano de financiamento mais atrasado este ano, tendo executado até ao momento 89% do mesmo. E o facto de se encontrar estagnada, aliado aos 1,9 biliões de euros de dívida pública (120% do seu PIB), está a fazer com que os investidores apostem forte num pedido de resgate.

                        O problema é que ajudar Itália - que representa 17% da economia do euro - custa, por si só, mais do que resgatar Grécia, Irlanda e Portugal juntos - as três economias valem 6% da moeda única. Ou seja, a magnitude de um eventual resgate torna muito difícil a sua concretização. Nesse sentido, nem o FMI tem meios para ajudar Itália por si só: o plano de resgate andará sempre em torno dos 600 mil milhões de euros e as reservas do Fundo não chegam aos 400 mil milhões. Por isso, estão a ser estudadas várias hipóteses, incluindo uma acção conjunta com o BCE, acrescenta o jornal italiano.

                        Perante a urgência da situação, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy estão a trabalhar num novo Pacto de Estabilidade e Crescimento, que promova maior integração política, retire poder aos Estados-membros e aumente a força do BCE. É o reconhecimento da chanceler alemã e do presidente francês de que não conseguem contrariar os mercados, que há muito pedem o fim do euro. Mas não pedem que o euro acabe e cada país volte à sua moeda, pedem sim o fim do euro como ele é: uma união monetária sem união política. E agora, com o coração do euro a sofrer o impacto da crise - "se existe um problema em Itália, é o coração da zona euro que é afectado", disse o porta-voz da presidência francesa -, Merkel e Sarkozy admitem finalmente a urgência de reforma da moeda única.

                        Mas pode já ser tarde. De acordo com a "The Economist", o euro tem apenas algumas semanas de vida. "A crise na zona euro está a provocar o pânico. O risco de a moeda única se desintegrar dentro de semanas é altamente alarmante", escreve a revista britânica, que acrescenta que a crise já alastrou "da periferia vulnerável da zona euro para os países ‘core'" e que "existem sinais de que a economia da zona euro está a caminhar para uma recessão". Por isso, conclui: "Agora é provável uma calamidade ainda maior. A intensificação das pressões financeiras aumenta as probabilidades de um ‘default' desordeiro de um país, uma corrida aos depósitos dos bancos ou uma revolta contra a austeridade, que marcaria o início do fim da zona euro".
                        Coração do euro treme com Espanha e Itália à beira do colapso | Económico

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          Relacionado com o ouro, acho sinceramente que estamos a assistir a mais uma daquelas bolhas espectaculares... o preço sobe todos os dias há anos. Vai haver uma altura em que alguém (entenda-se algum país) vai fazer dump forte e feio e vai-se ver o preço a cair drasticamente. Podem ser os Chineses, os Americanos ou até os Portugueses, mas que "alguém" vai meter largas quantidades de ouro no mercado mais dia menos dia, aposto que vai.
                          Enquanto toda a gente estiver preocupada em desvalorizar a sua moeda em relação à do vizinho é natural que suba.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Notícias destas não vêm propriamente apaziguar os mercados ou as pessoas:

                            Acho que quem tem mais a ganhar com este clima alarmista é a banca sediada em UK. Só pode.
                            Continuo a achar que estão desejosos de ver o Euro dar o berro.

                            Cá para mim, acho que tudo isso é uma forma de desviar as atenções da situação económica de UK. Provavelmente que está pior que a zona Euro.
                            Digo isso exclusivamente com base no faro e na intuição ( alguns artigos que leio e debates em canais ingleses de notícias) passam o tempo todo a cascar no Euro como se não houvesse amanhã.
                            Os canais US fazem o mesmo.

                            Porque será???? Faz-lhes comichão é?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Acho que quem tem mais a ganhar com este clima alarmista é a banca sediada em UK. Só pode.
                              Continuo a achar que estão desejosos de ver o Euro dar o berro.

                              Cá para mim, acho que tudo isso é uma forma de desviar as atenções da situação económica de UK. Provavelmente que está pior que a zona Euro.
                              Digo isso exclusivamente com base no faro e na intuição ( alguns artigos que leio e debates em canais ingleses de notícias) passam o tempo todo a cascar no Euro como se não houvesse amanhã.
                              Os canais US fazem o mesmo.

                              Porque será???? Faz-lhes comichão é?
                              Sim, também tenho essa percepção. A economia americana está profundamente endividada, os britânicos não conseguem conter o aumento de despesa.

                              A crise de divida europeia não vai ser nada comparado com a crise de divida americana, que caso se continuem a endividar, vai ser inevitável. Aliás, fosse aplicado o mesmo critério aos USA que são aplicados aos paises europeus e o ranking já tinha descido mais.

                              Há estados americanos com as finanças piores que a Grécia, e a piorar a cada dia que passa, mas disso ninguém fala, não interessa, o importante é os países do euro ou os problemas com a china e a sua moeda.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                Relacionado com o ouro, acho sinceramente que estamos a assistir a mais uma daquelas bolhas espectaculares... o preço sobe todos os dias há anos. Vai haver uma altura em que alguém (entenda-se algum país) vai fazer dump forte e feio e vai-se ver o preço a cair drasticamente. Podem ser os Chineses, os Americanos ou até os Portugueses, mas que "alguém" vai meter largas quantidades de ouro no mercado mais dia menos dia, aposto que vai.
                                Sinceramente subidas médias de 2% ao mês (caso dos últimos 12 meses) não são propriamente o que se possa considerar bolha.

                                Acerca dos Chineses, convém lembrar que só recentemente foram autorizados pelo estado a possuir ouro, e um milhar de milhão de chineses a tentarem-se proteger da expropriação do estado através da inflação monetária são uma força muito grande no mercado.

                                Depois temos a Rússia, que tem comprado toneladas recentemente.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                  Relacionado com o ouro, acho sinceramente que estamos a assistir a mais uma daquelas bolhas espectaculares... o preço sobe todos os dias há anos. Vai haver uma altura em que alguém (entenda-se algum país) vai fazer dump forte e feio e vai-se ver o preço a cair drasticamente. Podem ser os Chineses, os Americanos ou até os Portugueses, mas que "alguém" vai meter largas quantidades de ouro no mercado mais dia menos dia, aposto que vai.

                                  Os indicadores de mercado, de facto, apontam para isso.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Eu (que pouco percebo disto) acho que esta crise e este adiar de soluções convém muito à Alemanha, que assim deixa as coisas chegar a um estado em que pode impôr o que os mercados querem: as eurobonds, onde os países saudáveis dão garantias sobre a dívida dos outros, em troca do governo económico da Europa. Assim, os alemães alcançam a almejada conquista da Europa por vias económicas, passando a puxar os cordelinhos da governação nacional de cada país, ameaçando com a queda do Euro. Esta não lhes interessa nada, pois eles não querem "conquistar" uma Europa estraçalhada, mas sim uma "saneada" de dívidas e Berlusconis. Deixar as coisas chegarem a um estado em que a Itália e afins já tremem fará com que pareçam os salvadores da Europa, comprando a "pax romana" que é para todos benéfica.

                                    Entre esta minha teoria, e a queda do Euro... espero bem que eu esteja correcto!

                                    Se algo está (provavelmente sim) errado no meu raciocínio, não se coibam de o refutar, estamos cá é para discutir e aprender!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Honestamente, tudo o que se tem passado ultimamente leva-me a crer que vai haver um certo "back to the basics".

                                      Actividades do sector primário vão crescer (não esquecer a exploração mineira), certos serviços tenderão a desaparecer, principalmente aqueles relacionados ao imobiliário e à intermediação. Aliás, a "webização" de tudo e mais um par de botas, vai fazer continuar a cair negócios que se baseia na intermediação. Vai haver novamente maior aproximação entre produtor e consumidor, porque os consumidores - que vão reflectir muito mais sobre os seus hábitos de compra - vão perceber que o valor acrescentado que os intermediários lhes trazia ou era muito reduzido, ou fez sentido numa dada altura e começa a deixar de o fazer.

                                      Neste momento "vejo" dois tipos de negócio a aparecer: Negócios relacionados com o sector primário e negócios cujo modelo consista em fazer a população poupar dinheiro.

                                      Quanto ao precaver o futuro, só vejo uma única forma: Empreender.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                        Honestamente, tudo o que se tem passado ultimamente leva-me a crer que vai haver um certo "back to the basics".

                                        Actividades do sector primário vão crescer (não esquecer a exploração mineira), certos serviços tenderão a desaparecer, principalmente aqueles relacionados ao imobiliário e à intermediação. Aliás, a "webização" de tudo e mais um par de botas, vai fazer continuar a cair negócios que se baseia na intermediação. Vai haver novamente maior aproximação entre produtor e consumidor, porque os consumidores - que vão reflectir muito mais sobre os seus hábitos de compra - vão perceber que o valor acrescentado que os intermediários lhes trazia ou era muito reduzido, ou fez sentido numa dada altura e começa a deixar de o fazer.

                                        Neste momento "vejo" dois tipos de negócio a aparecer: Negócios relacionados com o sector primário e negócios cujo modelo consista em fazer a população poupar dinheiro.

                                        Quanto ao precaver o futuro, só vejo uma única forma: Empreender.
                                        Concordo. Mas em quê? O que é à prova de crise, ou com muito potencial de crescimento? Já deste algumas dicas, é certo - podes concretizar?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                          Concordo. Mas em quê? O que é à prova de crise, ou com muito potencial de crescimento? Já deste algumas dicas, é certo - podes concretizar?
                                          Em empreendimentos sólidos e com pernas para andar.
                                          Percebeste?

                                          Eu tb não.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                            Concordo. Mas em quê? O que é à prova de crise, ou com muito potencial de crescimento? Já deste algumas dicas, é certo - podes concretizar?
                                            Não há um único negócio "à prova de crise" nem com muito potencial de crescimento. Há negócios bem liderados e negócios mal liderados. Dito isto, é mais fácil liderar um negócio cuja procura esteja a aumentar/ em crescimento.

                                            E como disse, tudo o que ajudar os consumidores/ empresas a cortar custos será um bom negócio (se bem gerido, entenda-se). Assim como aquele que dê ao mercado coisas de que o mercado precisa. E vamos, no cenário enunciado, certamente precisar de negócios que nos deem uma maior autonomia em termos de produção, ou seja, menor dependência externa.

                                            Vê por exemplo a loucura que tem sido o crescimento da Groupon. Algo sem (ou quase) precedentes em termos de crescimento. Embora eu duvide da sustentabilidade a médio/ longo prazo do modelo de negócio deles, eles têm crescido massivamente graças a proporcionar a consumidores acesso a determinados produtos e serviços a preços muito mais interessantes do que seria se se comprasse directamente pelos circuitos tradicionais.

                                            Além de que esta crise está a trazer outra coisa à superfície, que é evidenciar uma nova geração de consumidores mais conscientes em termos ambientais e éticos e com preocupações relativas à origem dos produtos que consomem. e isso também pode ser capitalizado por novos empreendedores.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                              Honestamente, tudo o que se tem passado ultimamente leva-me a crer que vai haver um certo "back to the basics".

                                              Actividades do sector primário vão crescer (não esquecer a exploração mineira), certos serviços tenderão a desaparecer, principalmente aqueles relacionados ao imobiliário e à intermediação. Aliás, a "webização" de tudo e mais um par de botas, vai fazer continuar a cair negócios que se baseia na intermediação. Vai haver novamente maior aproximação entre produtor e consumidor, porque os consumidores - que vão reflectir muito mais sobre os seus hábitos de compra - vão perceber que o valor acrescentado que os intermediários lhes trazia ou era muito reduzido, ou fez sentido numa dada altura e começa a deixar de o fazer.

                                              Neste momento "vejo" dois tipos de negócio a aparecer: Negócios relacionados com o sector primário e negócios cujo modelo consista em fazer a população poupar dinheiro.

                                              Quanto ao precaver o futuro, só vejo uma única forma: Empreender.
                                              Percebo a tua opinião sobre o sector primário, especialmente agrícola, e actualmente até é uma das poucas áreas onde a banca continua disposta a emprestar dinheiro. Mas tenho as minhas dúvidas no que diz respeito a Portugal, porque a Europa continua a ser excedentária em produção agrícola, a população cresce pouco pelo que não há grande pressão nos recursos, designadamente na terra arável, e a aparente tendência de aquecimento do planeta tem aumentado o espaço agrícola no centro e norte da Europa.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                Percebo a tua opinião sobre o sector primário, especialmente agrícola, e actualmente até é uma das poucas áreas onde a banca continua disposta a emprestar dinheiro. Mas tenho as minhas dúvidas no que diz respeito a Portugal, porque a Europa continua a ser excedentária em produção agrícola, a população cresce pouco pelo que não há grande pressão nos recursos, designadamente na terra arável, e a aparente tendência de aquecimento do planeta tem aumentado o espaço agrícola no centro e norte da Europa.

                                                Para Portugal nem por isso, temos pouco terreno, um solo cada vez mais desgastado, não temos economias de escala, etc, mas para a Europa a Agricultura será certamente uma das soluções. Um dos problemas da crise Europeia (como quase todas as crises) é que importa mais do que exporta. Ora o que é que temos em excesso e os outros em defeito? Lá está... comida! Vamos ver a Europa a exportar comida (entre outras coisas) para os países com poder de compra, como a China e a Índia e os "novos ricos" Africanos. Vai levar o seu tempo, mas há medida que os Chineses e Indianos enriquecerem (e os Europeus ficarem obrigatoriamente mais pobres), as balanças comerciais vão equilibrar outra vez. Quantas gerações... talvez 2, máximo 3.

                                                A solução mais curta para todos os problemas da Europa chama-se Federação Europeia, uma moeda única, um política única, um poder único (tripartido). Enquanto andarmos a brincar aos países que querem ser uma região única nunca seremos tão fortes como os Americanos ou os Chineses.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Isto acho que é uma forma de pressionar os poderosos da UE a fazer alguma coisa de facto, e depressa (estilo: "mexam-me esses rabos"), pois acho que é inimaginável e inconcebível o Euro acabar de facto.

                                                  É das grandes crises que nasce a grande prosperidade, e neste momento é necessário haver uma pequena revolução no modelo económico-financeiro dos países da União.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                    Um dos problemas da crise Europeia (como quase todas as crises) é que importa mais do que exporta. Ora o que é que temos em excesso e os outros em defeito? Lá está... comida!
                                                    Atenção que a União Europeia só apresenta défice das contas externas, e quando apresenta este tem sido sempre reduzido, por causa das importações de energia (petróleo e gás natural). Em tudo o resto a União Europeia regista sempre uma balança comercial externa positiva, sobretudo nos sectores da industria de equipamentos, automóveis, produtos químicos, maquinaria, etc. Na agricultura também temos superavit mas é muito mais pequeno. A União Europeia, no seu todo, (ainda) é o maior colosso económico do mundo. Só para dar uma ideia, com apenas 1/3 da população da China conseguimos exportar mais uns 10% que ela!

                                                    O problema actual da União Europeia nao tem nada que ver com défices comerciais, mas sim com défices orçamentais, que é como quem diz, com Estados demasiado gastadores, cujo dinheiro para esses gastos provem de divida exagerada.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                      Honestamente, tudo o que se tem passado ultimamente leva-me a crer que vai haver um certo "back to the basics".

                                                      Actividades do sector primário vão crescer (não esquecer a exploração mineira), certos serviços tenderão a desaparecer, principalmente aqueles relacionados ao imobiliário e à intermediação. Aliás, a "webização" de tudo e mais um par de botas, vai fazer continuar a cair negócios que se baseia na intermediação. Vai haver novamente maior aproximação entre produtor e consumidor, porque os consumidores - que vão reflectir muito mais sobre os seus hábitos de compra - vão perceber que o valor acrescentado que os intermediários lhes trazia ou era muito reduzido, ou fez sentido numa dada altura e começa a deixar de o fazer.

                                                      Neste momento "vejo" dois tipos de negócio a aparecer: Negócios relacionados com o sector primário e negócios cujo modelo consista em fazer a população poupar dinheiro.

                                                      Quanto ao precaver o futuro, só vejo uma única forma: Empreender.
                                                      Concordo bastante com isto.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        O fim do Euro traria consequências enormes para Portugal (e aqui estou a ser egoísta e sem contar com o resto da UE). Tal não me parece possível acontecer, porque todos sabem que o mal foi Portugal ter aderido à moeda única, mas que agora se quiser voltar atrás com esta decisão, está literalmente entalado. Não devia ser muito difícil ver-se 100€ num banco, por exemplo, reduzido a 30whatever (inserir aqui nome da possível substituta do Euro), visto que seria impossível aderir-se a uma moeda mais forte que o Euro.

                                                        O ouro, será um bom investimento nos dias que correm...

                                                        Já agora, num worst case scenario, se abandonássemos o Euro, que moeda seria adoptada ? O escudo outra vez ?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                          O fim do Euro traria consequências enormes para Portugal (e aqui estou a ser egoísta e sem contar com o resto da UE). Tal não me parece possível acontecer, porque todos sabem que o mal foi Portugal ter aderido à moeda única, mas que agora se quiser voltar atrás com esta decisão, está literalmente entalado. Não devia ser muito difícil ver-se 100€ num banco, por exemplo, reduzido a 30whatever (inserir aqui nome da possível substituta do Euro), visto que seria impossível aderir-se a uma moeda mais forte que o Euro.

                                                          O ouro, será um bom investimento nos dias que correm...

                                                          Já agora, num worst case scenario, se abandonássemos o Euro, que moeda seria adoptada ? O escudo outra vez ?
                                                          Podemos usar a pataca, por exemplo, como substituto do Euro.

                                                          Acho que o melhor, que podemos fazer é comprar ouro, mas do português, daquele mais puro, assim quando o euro der o berro, inundamos o mercado com ouro de qualidade superior e vemos as economias mundiais a afundar.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                            O fim do Euro traria consequências enormes para Portugal (e aqui estou a ser egoísta e sem contar com o resto da UE). Tal não me parece possível acontecer, porque todos sabem que o mal foi Portugal ter aderido à moeda única, mas que agora se quiser voltar atrás com esta decisão, está literalmente entalado. Não devia ser muito difícil ver-se 100€ num banco, por exemplo, reduzido a 30whatever (inserir aqui nome da possível substituta do Euro), visto que seria impossível aderir-se a uma moeda mais forte que o Euro.

                                                            O ouro, será um bom investimento nos dias que correm...

                                                            Já agora, num worst case scenario, se abandonássemos o Euro, que moeda seria adoptada ? O escudo outra vez ?
                                                            O escudo com 1 escudo a valer 1 euro.
                                                            Depois ia descendo a taxa naturalmente o que seria positivo pois passariamos a ter mais facilidade em exportar.

                                                            BTW, o bandwagon do outro já vai pesado, qualquer dia rebenta e fica no meio da estrada. A Platina tá muito melhor para se investir. E mesmo que desça, a platina tem utilidade, ao contrario do ouro.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Ton Ver Post
                                                              Um rapaz de 18 anos pode encarar o futuro com optimismo. Para começar, pode aproveitar os próximos anos para estudar; quando estiver pronto para a vida activa as coisas já estarão mais clarificadas. Depois disso são mais uns anos até as coisas normalizarem.

                                                              Já para aqueles que vão a caminho dos 60, como eu, as coisas não estão tão risonhas. Não sei aquilo que me pode vir a suceder em termos de trabalho e resta-me passar parte da vida de reformado em tempos de grandes dificuldades. Não é animador, convenhamos.
                                                              O problema é que as coisas não se normalizam por magia...

                                                              Eu quando saio de casa e penso no que vai ser o meu futuro, também recorro à frase "Isto há-de mudar, não pode ficar eternamente como está!" só que entretanto depois caio na realidade e vejo que isto não pode mudar do nada, sem intervenção de ninguém, e quando ligo o telejornal ainda solidifico mais estas últimas palavras - "Isto está mau"

                                                              Tenho 17 anos. Imagina que tiro um curso de Direito (pois, as Engenharias que é aquilo que pelos vistos "está a dar" são uma cena que não me assiste, e para andar uma vida inteira a trabalhar contrariado, mais vale ir já plantar batatas), "gasto" aquele tempo, + estágio, etc. Ok, não é bem tempo gasto porque invisto na minha formação, mas imagina que depois desse tempo todo, não consigo arranjar trabalho ou não consigo ter ajuda dos meus pais ou de mais alguém para montar um escritório de Advogados... Estou entalado duplamente: 1º porque nos anos em que andei a estudar, deixei de poder ganhar algo que poderia eventualmente ganhar caso tivesse terminado o 12º ano e tivesse ido trabalhar. 2º porque não tenho trabalho, e já foram uns bons anos "perdidos" na formação.

                                                              Posto isto, por vezes dou por mim em plena aula a pensar nestas hipóteses, e depois ainda aprofundo mais o pensamento quando chego a casa e ligo as notícias.

                                                              Dia após dia, é nisto que eu penso. Se quero que isto mude ? QUERO! Se sei como pode mudar ? Não, sou muito novo e resta-me confiar minimamente em quem está encarregue de gerir o país, porque quando a confiança se quebrar, mais vale emigrar. E já não confio muito, pelo que vou vendo...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X