Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Echos Ver Post
    Apesar do tema muito interessante de alavancagem pessoal aproveito para acrescentar o seguinte:


    - Atingir 20.000€, por exemplo, é difícil nos tempos que correm, com ordenados médios entre os 750€/1250€ liquidos, contudo há factores na vida que permitem alcançar uma boa poupança mais rápido e esses factores são os investimentos que fazemos todos os dias.

    Para além do que podemos ou não poupar (análise variável em função de cada vida) deve-se ter imensa atenção ao investir num imóvel, num carro, num artigo de valor, e/ou até num computador.

    Se tudo for bem ponderado, com alguma estratégia pode-se ganhar dinheiro em certos investimentos, que no caso de um imóvel pode traduzir-se num ganho futuro (curto ou médio prazo) muito relevante nas poupanças pessoais.

    As escolhas que se faz determinam TUDO
    Eu diria que por exemplo um casal sem filhos, com 1250€ líquidos cada um de salário certo e que não se tenham "enforcado" demasiado com créditos, podem atingir 20.000€ em poupança relativamente rápido. Agora com a pequenada a coisa muda um bom bocado.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
      Eu diria que por exemplo um casal sem filhos, com 1250€ líquidos cada um de salário certo e que não se tenham "enforcado" demasiado com créditos, podem atingir 20.000€ em poupança relativamente rápido. Agora com a pequenada a coisa muda um bom bocado.
      Se contares só com um crédito habitação de 500€, +150€ contas, + 100/150€ supermercado, +50€ telemóveis, +300€ gasolina/portagens.

      Temos 1.150€, contando com carros pagos, e sem jantares fora, compras extra, ou viagens. Bastavam 14 meses para conseguir os 20.000€, mas se fosse assim tão simples.
      Todos os meses há despesas extra, revisões, seguros, impostos, roupa, electrodomésticos, fim de semana fora, etc etc

      Comentário


        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Se contares só com um crédito habitação de 500€, +150€ contas, + 100/150€ supermercado, +50€ telemóveis, +300€ gasolina/portagens.

        Temos 1.150€, contando com carros pagos, e sem jantares fora, compras extra, ou viagens. Bastavam 14 meses para conseguir os 20.000€, mas se fosse assim tão simples.
        Todos os meses há despesas extra, revisões, seguros, impostos, roupa, electrodomésticos, fim de semana fora, etc etc
        Esses 14 meses multiplicam por um numero grande!

        Apesar de ter de existir poupanca, creio que mais importante é atingir um valor que nos permita estar seguros e depois aproveitar um pouco a vida.

        A mim nada paga o prazer de sair, conhecer, explorar. Sem isso nao encontraria grande sentido para o esforco diario.

        Comentário


          E outra coisa é que os salarios de 1250euros liquidos sao um pouco raros!
          Pelo menos para quem iniciou a vida profissional na ultima decada!

          Comentário


            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
            E outra coisa é que os salarios de 1250euros liquidos sao um pouco raros!
            Pelo menos para quem iniciou a vida profissional na ultima decada!
            E com os impostos atuais ainda mais difícil. Para se levar para casa 1250€, é preciso ganhar cerca de 1.800€.
            Para se levar 2.000€ é preciso ganhar mais de 3.000€.

            Comentário


              Um casal com 2500eur, sem filhos e só com a prestação de casa, não é facilmente que se consegue poupar 1000eur... mas penso que algo entre os 700-850eur deveria ser quase obrigatório (a não ser que tenha uma grande salvaguarda nas costas). Para mim é mais importante abdicar de algumas coisas que se relacionem com lazer/bem estar do que não poupar (sem chegarmos ao ponto de não termos vida social).
              Eu mediante os rendimentos, sempre defini um valor para poupar... é quase como uma prestação da casa. É obrigatório, no dia que recebo, tirar X valor para uma conta a prazo. Só excepcionalmente (algum azar dos grandes) me pode obrigar/demover de não poupar. Obviamente também é preciso saber ajustar os rendimentos tendo em conta o nível de vida que se quer ter...

              Comentário


                Acho que so a ultima frase falhou...nao sera ajustar os rendimentos ao nível de vida mas sim ajustar o nível de vida aos rendimentos...

                Comentário


                  Que tal vão as poupanças?

                  Em 2014 tenho um saldo negativo, se por um lado passei boa parte do ano a poupar, por outro estou a ter uma recta final cheia de imprevistos.


                  Mas vá lá, não toquei em nado do de 2013!

                  Mas poupar é dificil porra!

                  Comentário


                    Muito bem! O Sócrates aceitou ser meu amigo do LinkedIn

                    Comentário


                      Vai dentro do possível neste País.

                      A grande parcela de gastos...não são gastos. São investimentos (formação).

                      Em 2015 vai ser melhor sobretudo ao nível de progressão na carreira.

                      Comentário


                        Há aqui malta que só come noodles ... não me levem a mal , tenho amigos que também gastam pouquíssimo no hipermercado .. eu sinceramente ou sou mesmo tolo ou como demais ... ok estamos ambos la em casa com uns 6/7 kilos a mais mas porra

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                          Que tal vão as poupanças?

                          Em 2014 tenho um saldo negativo, se por um lado passei boa parte do ano a poupar, por outro estou a ter uma recta final cheia de imprevistos.


                          Mas vá lá, não toquei em nado do de 2013!

                          Mas poupar é dificil porra!
                          Tens andado desaparecido
                          Ate ao momento foi um bom ano para mim... O carro foi unica coisa que deu-me algumas despesas extras e perdas de tempo (obrigou-me a ficar quase 1 mês parado ) mas é o preço de ser uma maquina a sério com alguns anos. Mas pronto... Foi a opçao q fiz na compra à 4 anos...

                          Fora isso sem loucuras (nao estou a tentar loucamente poupar) consegui valores que prefiro nao dizer mas muito simpaticos . Mas nao tenho creditos por opção e isso faz-se notar na minha vida. Mas estou a precisar de descanso. Ando cansado psicologicamente (fisicamente estou bem).
                          Editado pela última vez por Fernandovieira7; 24 November 2014, 19:34.

                          Comentário


                            Em 2013 consegui uma poupança de cerca de 35% do rendimento líquido. Este ano está a descer para cerca de 27%, face a novas despesas que me meti.

                            Em 2015 terei de explorar melhor os investimentos financeiros para conseguir compensar o aumento de despesas, aumentando as receitas (já comecei a trabalhar nisso, aliás, que quem vai para o mar, avia-se em terra).

                            Mas como prevejo umas viagens extra de lazer em 2015, temo que os planos irão por água abaixo. Mas desde que fique com saldo a verde, é na boa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Fernandovieira7 Ver Post
                              Tens andado desaparecido
                              Ate ao momento foi um bom ano para mim... O carro foi unica coisa que deu-me algumas despesas extras e perdas de tempo (obrigou-me a ficar quase 1 mês parado ) mas é o preço de ser uma maquina a sério com alguns anos. Mas pronto... Foi a opçao q fiz na compra à 4 anos...

                              Fora isso sem loucuras (nao estou a tentar loucamente poupar) consegui valores que prefiro nao dizer para nao maguar susceptibilidades alheias . Mas nao tenho creditos por opção e isso faz-se notar na minha vida. Mas estou a precisar de descanso. Ando cansado psicologicamente (fisicamente estou bem).
                              Ola amigo Fernando!

                              Tenho andado ausente, distante, sem grande pacienci e consumido pelo tempo!
                              Estou a ficar velho, cabelos brancos, calvo, e nao me lembro de viver grande coisa. Ando bem engando ando!

                              Os carros só nos ultimos 3/4 meses levaram-me cerca de 3500€! Sao danados! Mas para se ter tudo no estado que queremos, tem de se investir!

                              Nem sei ao certo o que poupei, e perdoem-me mas cono conseguem fazer contas em percentagem face ao rendimento liquido? As vezes nem sei quanto entra nem de onde vem, quanto mais saber a percentagem.
                              Feliz ou infelizmente a partir do dia 15 deste mes deixei um dos trabalhos que tinha, agora sobra-me um pouco mais de tempo e tambem alguma mais previsibilidade nos rendimentos.
                              Neste pais, para se ter uma vida mediana, nao importa muito a formaçao, grau, cor dos olhos etc. Interessa uma boa cunha ou trabalhar que nem um "burro" que é como ando a fazer!

                              Estive em vias de me lançar por conta propria, depois o contabilista nunca mais se calava com taxas, impostos, controbuiçoes, etc. Meti o dinheiro em DP e pronto, empresa criada!

                              So sei que investimentos do ano 2013 nao lhe toquei, os de 2014 acho que nem chegaram a ser feitos, foi chash in/cash out!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                Que tal vão as poupanças?

                                Em 2014 tenho um saldo negativo, se por um lado passei boa parte do ano a poupar, por outro estou a ter uma recta final cheia de imprevistos.


                                Mas vá lá, não toquei em nado do de 2013!

                                Mas poupar é dificil porra!
                                O que custa mais é chegar aos 6 dígitos, depois é sempre a facturar.

                                Comentário


                                  Voçes poupam pa crl , não vou ler mais isto

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                    O que custa mais é chegar aos 6 dígitos, depois é sempre a facturar.
                                    Pois. Acredito. Ainda nao sou desses.... Tambem nao pretendo no meu caso matar-me por isso . Para esses valores é precisoo norma berço (ou receber boas heranças). Para mim juntar 10000€ é algo fazivel num ano. Mas 100000 tinha q nascer num berço de uma familia abastada ou receber heranças.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                      O que custa mais é chegar aos 6 dígitos, depois é sempre a facturar.
                                      Não é bem assim, os 7 dígitos estão difíceis

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Fernandovieira7 Ver Post
                                        Pois. Acredito. Ainda nao sou desses.... Tambem nao pretendo no meu caso matar-me por isso . Para esses valores é precisoo norma berço (ou receber boas heranças). Para mim juntar 10000€ é algo fazivel num ano. Mas 100000 tinha q nascer num berço de uma familia abastada ou receber heranças.
                                        Depende dos ordenados....

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                          Depende dos ordenados....
                                          Eu podia juntar 10000€ apenas pagando as contas e fazendo as coisas básicas da vida!

                                          Mas é mais ou menos como fazer hipermilling na condução! Não se aguenta!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Fernandovieira7 Ver Post
                                            Pois. Acredito. Ainda nao sou desses.... Tambem nao pretendo no meu caso matar-me por isso . Para esses valores é precisoo norma berço (ou receber boas heranças). Para mim juntar 10000€ é algo fazivel num ano. Mas 100000 tinha q nascer num berço de uma familia abastada ou receber heranças.
                                            Os 100K será então menos de 10 anos.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                              Não é bem assim, os 7 dígitos estão difíceis
                                              De 6 para 7 é um salto MUITO grande. Aí já chia mais fino.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                Os 100K será então menos de 10 anos.
                                                Depois é só ir estoirar tudo num M550D

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                                                  Depois é só ir estoirar tudo num M550D
                                                  Tentador...mas depois aí ganha é um passivo.

                                                  Comentário


                                                    Aos 25 anos, o que se pode considerar como uma boa poupança para ter um futuro risonho? 10k€? 20k€? 50k€?

                                                    Comentário


                                                      Define futuro rinhoso...

                                                      Até com 0 é possivel ter um "futuro risonho". Basta o dono desse futuro estar satisfeito com ele.
                                                      Editado pela última vez por zQuatro; 24 November 2014, 21:23.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                                                        Define futuro rinhoso...

                                                        Até com 0 é possivel ter um "futuro risonho". Basta o dono desse futuro estar satisfeito com ele.
                                                        Ter uma casa boa, carro bom, viver sem grandes preocupações (é amplo, mas não dá para definir de outra forma).

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                          De 6 para 7 é um salto MUITO grande. Aí já chia mais fino.
                                                          é verdade não está a ser fácil chegar aos 7 dígitos

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
                                                            Ter uma casa boa, carro bom, viver sem grandes preocupações (é amplo, mas não dá para definir de outra forma).
                                                            isso depende do ordenado que tenhas (ou da herança, mesada dos pais, etc)
                                                            e obviamente da definição de uma boa casa, bom carro e viver sem preocupações.

                                                            como costumo dizer: CV's e dinheiro nunca são demais

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                              é verdade não está a ser fácil chegar aos 7 dígitos
                                                              Se contares com o património imobiliário já será menos difícil.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X