Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Atenção que 3.000 ou até 1.000€ para muita gente é bastante dinheiro.

    Espero que esses consigam dar o valor ao que é nascer com dinheiro.
    Não era nesse sentido.

    Era no sentido de nunca pouparem e nunca se preocuparem com isso.

    Comentário


      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
      Este tópico (pelo menos para mim) tinha "pano para mangas"...

      Nem sei se quero começar, ou onde começar, pois tinha que me alongar tanto que até fico cansado só de pensar!

      Mas existem aqui muitos posts que reflectem um pouco a minha opinião, nomeadamente na forma de como e quando poupar.

      Muita gente diz que "não dá, não pode", mas não deixa de fumar, ir ao café e sairem em grandes noitadas regadas com muito alcool! (e isto são apenas exemplos, como muitos mais que me podia lembrar).
      Desenvolve lá isso que eu gosto muito de ler o que tu escreves

      Comentário


        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
        Não era nesse sentido.

        Era no sentido de nunca pouparem e nunca se preocuparem com isso.
        Tambem tinha pensado nisso, realmente tambem há quem nunca se preocupe. São maneiras de estar na vida.

        Comentário


          com o meu salário de 1500 euros tenho poupado uma média de 40-50% do salário. Mas daqui a algum tempo vou mudar de casa, e espero ter um filho. Por isso a poupança vai descer. Mas espero por sempre de lado 25-35%.

          Se usar a fórmula dinheiro poupado/meses sem receber/vida com o essencial, diria que tenho poupado o suficiente para 4 anos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post

            Muita gente diz que "não dá, não pode", mas não deixa de fumar, ir ao café e sairem em grandes noitadas regadas com muito alcool! (e isto são apenas exemplos, como muitos mais que me podia lembrar).
            Assino por baixo e validado no notario .
            Na empresa onde trabalho há funcionarios que ganham o ordenado minimo, e fartam-se de queixar que a vida está má, mas coisa que nao pode faltar nos intervalos de produçao é a sua cigarrada.

            Comentário


              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
              Grande coisa. Há quem nasça e viva até morrer sem nunca se preocupar com isso.
              Pois mas eu não. E dai ter um "plano de vida" traçado por mim logo desde cedo.Mas o meu caso é algo atípico e não é para aqui chamado

              Comentário


                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                Atenção que 3.000 ou até 1.000€ para muita gente é bastante dinheiro.
                Caro,

                Se houver vontade, em mais ou menos tempo, qualquer pessoa poupa isso e mais, se não houver vontade de complicar [isto NÃO é para si! ; )] pede que quem de direito lhos empreste.
                Cumprimentos.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                  Queres dar um exemplo onde aplicar?

                  Outras ideias são bem vindas
                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                  Neste momento apenas quero segurar capital e não crescer pois não me apetece grandes riscos, mas este é o tópico errado para se discutir isto
                  Originalmente Colocado por NMello Ver Post
                  Tem razão, respondo-lhe no outro tópico, mas não espere nada em concreto, não quero ficar com o Nuno156 e o user Tomix 'agarrados à perna'. ; )
                  Caro,
                  Respondido no sítio devido! ; )
                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                    com o meu salário de 1500 euros tenho poupado uma média de 40-50% do salário. Mas daqui a algum tempo vou mudar de casa, e espero ter um filho. Por isso a poupança vai descer. Mas espero por sempre de lado 25-35%.

                    Se usar a fórmula dinheiro poupado/meses sem receber/vida com o essencial, diria que tenho poupado o suficiente para 4 anos.
                    até ao dia que o torras nalgum carro ou casa ( o dinheiro é para se gastar tb)

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      até ao dia que o torras nalgum carro ou casa ( o dinheiro é para se gastar tb)
                      Claro ! se não for gasto por nós, será por quem cá fica.

                      Pelo que consigo observar, ter poupanças permite é uma maior flexibilidade e tranquilidade. Embora também haja quem faça tudo recorrendo a crédito e durma descansado com isso.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
                        Claro que sim, desde que não tivesses uma renda para pagar de 400/500 euros, desde que não tivesses prestação do carro para pagar!!! Agora se viveres sózinho, não pagares renda e teres o carro pago, aí já se viveria bem, mas nunca como um Lord, pois haveria sempre agua, luz, gás, tv cabo, combustivel, telemovel e alimentação (e outros gastos que aparecem sempre) para pagar!!


                        Uma boa poupança, é ter dinheiro para uma situação inesperada como saude, ou ficar sem trabalho e desse no minimo para viver no minimo dos minimos durante um ano , sem ter nenhuma fonte de receitas...mas neste momento poupar, falo pessoalmente, é pratica muito pouco recorrente de há uns aninhos para cá Vai dando para viver e ter comida em casa, para mim e a minha mulher e filha!!
                        aproximado 12 ou 13 anos traz ( ainda no tempo do escudo ) vivia com os meu pais, não pagava casa/renda/agua/luz/comida/etc fazia um part time a como estafeta na pizza hut, não lembro bem ao certo quanto ganhava ( mas mesmo naquel tempo como no actual era pouco ) mas aquele dinheiro deu para comprar o meu segundo carro ( renault 5 ) e vivia como um lord , " mulheres" ou melhor "moças " cinemas,discotecas, gasolina, som no carro, etc ( como não fumo e bebo pouco talvez por isso aquele dinheiro rendia tanto ).
                        Editado pela última vez por offpring; 05 January 2012, 11:21.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          até ao dia que o torras nalgum carro ou casa ( o dinheiro é para se gastar tb)
                          Porquê nisso [eu sei que foi um exemplo, mas não entendo o porquê de se ir sempre para bens materiais supérfluos]?

                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Claro ! se não for gasto por nós, será por quem cá fica.

                          Pelo que consigo observar, ter poupanças permite é uma maior flexibilidade e tranquilidade. Embora também haja quem faça tudo recorrendo a crédito e durma descansado com isso.
                          Concerteza.

                          Como em tudo, há sempre um ponto de equilibrio, decidido por cada um, o mais importante é haver um minimo de responsabilidade nas acções tomadas.

                          No entanto, o que a esmagadora maioria nunca pensa antes é na probabilidade de ficar sem emprego e com as dívidas a cargo e/ou sem nada, em particular nos tempos que correm.

                          Cumprimentos.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por NMello Ver Post
                            Porquê nisso [eu sei que foi um exemplo, mas não entendo o porquê de se ir sempre para bens materiais supérfluos]?

                            Mesmo ... que raio de mania as pessoas gastarem dinheiro em carros e casas !

                            Podes sempre andar a pé e dormir debaixo da ponte.

                            Raio de mania ...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                              Mesmo ... que raio de mania as pessoas gastarem dinheiro em carros e casas !

                              Podes sempre andar a pé e dormir debaixo da ponte.

                              Raio de mania ...
                              De facto. Uma mania que também não compreendo é não saber, ou não querer, contextualizar o que é escrito por terceiros. ; )
                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                Bom, o melhor é viver de juros altos (na casa dos 5 dígitos) e rezar para o banco nunca vá à falência.

                                Happy Ending.

                                Comentário


                                  Mais de um ano depois...

                                  Infelizmente tive de apertar ainda mais o cinto para conseguir ter algum dinheiro de parte.
                                  Não é nada fácil viver neste país. Nada mesmo.

                                  Poupar é cada vez mais complicados, e com estes cortes ainda pior.
                                  Acho que a "boa poupança" está a baixar de valores.

                                  Acho que juntar mais que 100/150€ mês é complicado para mim neste momento.
                                  O que, para conseguir manter o meu nível de vida por 1 ano, exige poupar mais de 3 anos e meio.
                                  Isto é patético, quando comparado com gestores de topo que auferem mais de 20k por mes!

                                  Comentário


                                    Eu acho que uma boa poupança é aquela que não nos é roubada. E ainda não sou cipriota.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
                                      Eu acho que uma boa poupança é aquela que não nos é roubada. E ainda não sou cipriota.
                                      Acho que abaixo dos 100k euros é tranquilo... Por isso...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                        Acho que abaixo dos 100k euros é tranquilo... Por isso...
                                        Nunca fiando.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                          Acho que abaixo dos 100k euros é tranquilo... Por isso...
                                          Mais um crente na Iurde chamada europa!

                                          Comentário


                                            A minha poupança está tonta porque não estava habituada a descer tão a pique como nos últimos meses

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
                                              Eu acho que uma boa poupança é aquela que não nos é roubada. E ainda não sou cipriota.
                                              Cá não se lava tanto dinheiro como lá.
                                              Eles lá fizeram contas às poupanças que um cidadão médio consegue "auferir" e chegou-se ao valor de 100k.
                                              Na auditoria que realizaram, a esmagadora maioria dos depósitos acima desse valor vêm de origens desconhecidas.
                                              Os cipriotas nativos, contam-se pelos dedos os que ficaram afectados por essa medida.
                                              Isto mais de mediatismo e facciosismo que outra coisa.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                Cá não se lava tanto dinheiro como lá.
                                                Eles lá fizeram contas às poupanças que um cidadão médio consegue "auferir" e chegou-se ao valor de 100k.
                                                Na auditoria que realizaram, a esmagadora maioria dos depósitos acima desse valor vêm de origens desconhecidas.
                                                Os cipriotas nativos, contam-se pelos dedos os que ficaram afectados por essa medida.
                                                Isto mais de mediatismo e facciosismo que outra coisa.
                                                Não tenho dados concretos, mas estou em crer que a fasquia dos 100k teve mais a ver com a intenção de manter a confiança no sistema bancário, fazendo jus ao fundo de garantia bancária do Euro, do que propriamente com um cálculo da poupança média de um cipriota nativo. Até porque, se de facto 100k parece razoável e deixará com certeza a classe média e daí para baixo de fora do sacrífício, nas empresas já não se passará provavelmente isso. Vai haver umas quantas PMEs com compromissos para cumprir (pagamento de ordenados, pagamentos a fornecedores, etc), que por terem mais de 100k no banco vão perder 30 ou 40%.

                                                Esta solução acaba por ser uma falência controlada dos bancos. É uma abordagem nova em que se pede aos depositantes, que são na verdade credores dos bancos, que perdoem de modo forçado uma parte dos seus créditos perante os ditos bancos. Este bail-in evita passar o fardo todo para o contribuinte, o que sucederia caso se fizesse o clássico bail-out, que foi o que fizemos com o BPN, por exemplo.

                                                Entre as soluções "radicais" de safar os bancos a todo o custo através do erário público, ou de pura e simplesmente deixá-los caír, escolheu-se um caminho intermédio.

                                                Comentário


                                                  acho que nos momentos actuais em que se encontra portugal , a melhor compra que o dinheiro pode comprar é um bilhete de avião só de ida para o luxemburgo ,noruega,dinamarca,canada,.......finlandia etc.....

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                    Não tenho dados concretos, mas estou em crer que a fasquia dos 100k teve mais a ver com a intenção de manter a confiança no sistema bancário, fazendo jus ao fundo de garantia bancária do Euro, do que propriamente com um cálculo da poupança média de um cipriota nativo. Até porque, se de facto 100k parece razoável e deixará com certeza a classe média e daí para baixo de fora do sacrífício, nas empresas já não se passará provavelmente isso. Vai haver umas quantas PMEs com compromissos para cumprir (pagamento de ordenados, pagamentos a fornecedores, etc), que por terem mais de 100k no banco vão perder 30 ou 40%.

                                                    Esta solução acaba por ser uma falência controlada dos bancos. É uma abordagem nova em que se pede aos depositantes, que são na verdade credores dos bancos, que perdoem de modo forçado uma parte dos seus créditos perante os ditos bancos. Este bail-in evita passar o fardo todo para o contribuinte, o que sucederia caso se fizesse o clássico bail-out, que foi o que fizemos com o BPN, por exemplo.

                                                    Entre as soluções "radicais" de safar os bancos a todo o custo através do erário público, ou de pura e simplesmente deixá-los caír, escolheu-se um caminho intermédio.

                                                    Partilho as tua palavras.
                                                    Mas acrecento outro detalhe.

                                                    100000USD (cash) é um valor psicológico muitas vezes citado como limiar inferior de riqueza ao qual apenas 7,5% da população mundial consegue chegar.
                                                    Mesmo os Português que possuem mais dinheiro do que isso, pertencem a um grupo muito restrito de pessoas.
                                                    Pelas minhas contas ( de alguns sites que consultei ontem não me lembro quais) , não haverá mais de 10% dos depositantes nacionais com mais do que esse dinheiro no banco.

                                                    Em Portugal, 35% dos agregados familiares não tem conta a prazo ( notícia sapo).

                                                    Em relação a tema em concreto: não há nada de novo. Qualquer livro de investimentos refere sempre a mesma coisa:

                                                    1) diversificar investimentos ( a questão dos ovos no mesmo cesto)
                                                    2) investir em activos geradores de capital a longo prazo

                                                    Comentário


                                                      Com o que os bancos pagam de juros, menos de 3%, mais vale estourar o dinheiro! Eu no meu caso andei muito tempo a fazer poupança, pois queria comprar/fazer uma casa, o que felizmente consegui concretizar, no meu caso pessoal tento fazer metas realizaveis e depois "trabalhar" para isso...
                                                      Já agora certificados de aforro estarão a "dar" mais do que os bancos? Como podem ver sou um bocado avesso ao risco e não percebo nada de bolsa e essas coisas, tenho pena...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                        Não tenho dados concretos, mas estou em crer que a fasquia dos 100k teve mais a ver com a intenção de manter a confiança no sistema bancário, fazendo jus ao fundo de garantia bancária do Euro, do que propriamente com um cálculo da poupança média de um cipriota nativo. Até porque, se de facto 100k parece razoável e deixará com certeza a classe média e daí para baixo de fora do sacrífício, nas empresas já não se passará provavelmente isso. Vai haver umas quantas PMEs com compromissos para cumprir (pagamento de ordenados, pagamentos a fornecedores, etc), que por terem mais de 100k no banco vão perder 30 ou 40%.

                                                        Esta solução acaba por ser uma falência controlada dos bancos. É uma abordagem nova em que se pede aos depositantes, que são na verdade credores dos bancos, que perdoem de modo forçado uma parte dos seus créditos perante os ditos bancos. Este bail-in evita passar o fardo todo para o contribuinte, o que sucederia caso se fizesse o clássico bail-out, que foi o que fizemos com o BPN, por exemplo.

                                                        Entre as soluções "radicais" de safar os bancos a todo o custo através do erário público, ou de pura e simplesmente deixá-los caír, escolheu-se um caminho intermédio.
                                                        Por acaso não sei se afectará as empresas. Mas não te esqueças que a esmagadora maioria do bolo são depósitos Russos e não PME's locais.
                                                        Por outro lado, e como dizes, será a morte dos depósitos nos bancos presentes no Chipre. Depois de aplicada a talhada é só depósitos a sair de lá. Os restantes bancos europeus agradecem.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                          Com o que os bancos pagam de juros, menos de 3%, mais vale estourar o dinheiro! Eu no meu caso andei muito tempo a fazer poupança, pois queria comprar/fazer uma casa, o que felizmente consegui concretizar, no meu caso pessoal tento fazer metas realizaveis e depois "trabalhar" para isso...
                                                          Já agora certificados de aforro estarão a "dar" mais do que os bancos? Como podem ver sou um bocado avesso ao risco e não percebo nada de bolsa e essas coisas, tenho pena...
                                                          Estão a rondar os 3,2% actualmente.

                                                          Comentário


                                                            Tenho direccionado as últimas poupanças para os certificados de aforro, pois estão um pouco superiores ao que, por exemplo, a CGD oferece.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                              Tenho direccionado as últimas poupanças para os certificados de aforro, pois estão um pouco superiores ao que, por exemplo, a CGD oferece.
                                                              A última aplicação que fiz também apostei neles.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X