Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
    Tenho alguns que não têm nada disso. Mas de grosso modo sim, tens razão. Isso é verdade. Mas também é verdade que os rendimentos estão a baixar drasticamente.
    Sim sem dúvida...Eu olho para o que ganho hoje e há 5 anos atrás e em vez de aumentar, diminuiu!

    Comentário


      Por aqui, tem sido um ano de stress e males de saude devido ao emprego. Esta a ser dificil poupar no meio de tantos gastos. E para contornar isto tenho-me oferecido alguns mimos.

      Isto para juntar nem que sejam 50euros por mes nao e facil.

      Comentário


        Se juntares os 50€ em notas de 5/10/20/50€ é mais rápido...o pessoal é que so anda a juntar moedas...

        Comentário


          Chego à conclusão que uma boa poupança é ter dinheiro para me despedir e não trabalhar ate ao fim dos meus dias. Vou ali meter o euromilhoes e já ca venho

          Comentário


            Isso chama-se auto-empregabilidade ...

            Comentário


              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
              Isso chama-se auto-empregabilidade ...
              Ou simplesmente rico

              Comentário


                Ou isso...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                  O custo de vida é (ou pelo menos tem sido) algo que aumenta regularmente, fazer contas com 75% dos custos, pode levar a que pouco tempo depois, se tenha só poupança para 50% dos custos e se encontre numa situação delicada.
                  Isso é pouco relevante nos dias de hoje onde a economia simplesmente estagnou, pelo menos em Portugal. Nem sequer há aumentos de salários, basicamente as coisas tornam-se de uma forma natural a ter um custo de vida mais caro.
                  Editado pela última vez por NaoInteressa; 20 July 2013, 15:39.

                  Comentário


                    A poupanca esta cada vez mais dificil.

                    Gasto cerca de 55% dos rendimentos para poder trabalhar!
                    Qualquer dia despeco-me por justa causa lol!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                      A poupanca esta cada vez mais dificil.

                      Gasto cerca de 55% dos rendimentos para poder trabalhar!
                      Qualquer dia despeco-me por justa causa lol!
                      Esse nivel de gasto é demasiado elevado... Trabalhar de carro certo ? Nesse caso como falaste faz sentido ver o "carro" como o aluguer de um espaço. É como arrendar uma loja...Faz sentido pagar a prestacoes (mas tem de ser tudo bem contado). Mas esse nivel de gasto é muito alto. Tenho amigos que trabalham para seguradoras e se lhes derem bem , ganham bem... Mas o local de trabalho é basicamente o carro. Na ordem de ordenado de 2000 a 2500€ o q ja é acima da média portuguesa. no entanto como carro é pago a prestacoes (feito em funcao do conceito como disse de alugar de espaço de trabalho) + impostos + combustivel + telemovel e um seguro completo (nestes casos tem de ser pq andam mesmo muito de carro) , esse valor reduz-se facilmente em mais de 500€... Mesmo assim apos descontos se tiver 2000€ nao é de todo mau nos dias actuais... Mas mesmo assim nao é uma vida segura pq sao trabalhos a recibos verdes. Mas se em 2500 perder 600 em despesas directas do trabalho é aceitavel. mais do que isso começa a ser mau no meu entender

                      Comentário


                        Eu acho que aqui ja tudo foi dito... Vou dar apenas minha opiniao. Ponto mais importante: Temos logo de perceber se se trabalha numa empresa e cargo estavel. Se funcionario publico num lugar bem estavel ou se se esta por conta propria... Se faz bons descontos SS ou nao... Etc... Este ponto é muito importante. Comparar funcionario numa empresa estilo EStado e alguem a recibos verdes é totalmente diferente. Ponto 2: formaçao que se tem, mercado onde opera e conhecimentos gerais em varias áreas... Isto pq numa sociedade como a nossa nao podemos estar demasiado dependentes localmente (negocios ou trabalho) bem como nao devemos saber fazer apenas uma coisa... Malta que nao aprende e nao sabe fazer nada convem amealhar muito, pq SS cada vez vai existir menos....

                        Comentário


                          Dito o indicado acima vou narrar minha situacao no contexto da minha vida. Trabalho por conta propria. Vantagens do costume e desvantagens do costume. a grande desvantagem é que estou por minha conta propria basicamente totalmente. Isto levou-me a desenvolver um grande instinto de sobrevivencia. Ou seja sou daqueles tipos que sabe esperar, adaptar-se e evoluir por necessidade. Em termos de estudos estive em 2 boas faculdades e hoje em dia trabalho em áreas que nao teem nada a haver. Apanhei a crise como todos em 2011 e percebi logo na altura que tinha de remodelar totalmente meus negocios. Diminuindo muito os gastos consegui fazer uma vida (bem pior inicialmente) com uma fração do que ganhava. Mudei-me de grande cidade para cidade pequena. Aluguer bem mais baixo mas muita coisa a adaptar (intrinsecamente piorou as vendas). Lucros cairam em mais de 60% (boa parte devido a crise mas nao só) mas curiosamente sempre fui poupando algum (ganhava bem antes da crise na ordem de 2500 a 3000€ limpos). NEstes 2 anos de crise preocupei-me acima de tudo a virar 50% dos meus lucros para exportacoes e aprender muita coisa nova... Ouve ordenados onde ganhei por opçao apenas 500€ a 650€ mas dava-me tempo para aprender coisas novas e ter tempo e cabeça para testar mercados diferentes... Apos o primeiro ano da crise ja tinha adaptado alguma coisa na minha vida e ordenaos voltaram a subir alguma coisa. Permitiram voltar a melhorar minha vida (isto em 2012) e continuar a aprender. Aprender e adaptar era para mim a chave do sucesso e nao estar a a amealhar sem evoluir (acho erro grave). Durante estes 2 anos de crise e apesar de enorme reducao de ordenado consegui poupar aprox 3000€ em 2 anos (nao era objectivo sinceramente). Nao é muito (nao o acho) mas tambem nao é nada mau... Mas o melhro de tudo é que desenvolvi o que considerava fundamental para sobrevivencia. Ou seja exportacoes e nao estar demasiado preso sempre ao mesmo negocio... O que estou a dizer é que levei cerca de 1 ano a melhorar varios pontos (nao todos) e 2 anos a ficar numa posicao nova totalmente previligiada. Obviamente sempre a precisar evoluir. Por isso considero que capacidade para ficar um ano (no meu caso) com ordenados baixos ou algo de grave acontecer é suficiente. Cerca de 7000 a 9000€ de dinheiro de lado da-me sensacao de segurança para ter se quiser meses negativos. De qq modo isto obviamente para problemas graves de saude é pouco. Mas para isso teria sempre de contar com seguro saude e nosso serviço nacional de saude (ainda nao é tao mau como se pinta)... Espero ate final do ano voltar a ter ordenados de 2000€ a 2500€ e em 2014 ordenados acima de 3000€... E aí vou poupar muito Pq minha vida faz-se com 850€ (mais o da mulher). Antes da crise rondava os 1500€ (mas como ganhava 2500a 3000€ sobrava muito). Parte será para investir em negocios e outros em Bolsa. como nem tudo é rosas este mês ainda fiz apenas uns 250€ (risos) mas poderia estar nos 1000€ mas eram negocios que considero injustos. De qq modo nao estou preocupado pq se acelarar ganho um ordenado em 4 ou 5 dias. Tambem espero que a situacao economica portuguesa estabilize. Estabilizar por baixo mas estabalizar... Estabilizar nossa economia mesmo q por baixo sera bons sinais. Parte da divida portuguesa a medio prazo será perdoada (impossivel ser paga) e será feito o que se chama Hair Cut ou seja corte(perdao) parcial da divida. Como os mais ricos da europa na compra da nossa divida fizeram muito dinheiro, esse "perdao" é inevitavel e devia ser forçado ja em 2014 por Coelho pq é inevitavel e nao devem deixar esse bombom para terceiros. Logo apos eleicoes na Alemanha em Setembro isso deve ser colocado em cima da mesa . Só espero a capacidade de negociacao e esperteza de Portas (mas nao gosto dele) nisso pq o Coelho parece-me pouco esperto
                          Editado pela última vez por Fernandovieira7; 25 August 2013, 15:35.

                          Comentário


                            Para mim, poupança é um meio para obter um fim. Passo a explicar: para mim, uma poupança é durante alguns tempos fazer uma vida regrada e económica, para que depois se possa adquirir algum bem/serviço, como comprar um carro ou fazer simplesmente uma viagem que há tanto tempo já estava na agenda. O compasso de espera entre o tempo que se começa a fazer uma vida económica, até que se tem dinheiro de sobra para fazer essa tal aquisição, para mim, pode chamar-se poupança. É uma abordagem um pouco diferente do que estamos habituados, mas válida, quanto a mim.

                            Por outro lado, para mim, andar a fazer sacrifícios, para que o dinheiro chegue para o mês todo e que dê para pagar as despesas, não é estar a poupar. É estar no limiar das condiçõ€s para se sobreviver de forma digna, o que infelizmente começa a ser um caso cada vez mais frequente no nosso país, e noutros países também. Ou seja, para mim, andar a contar os tostões para que o dinheiro estique, não é poupar. É andar a sobreviver, sem dar o usufruto desejável ao dinheiro. Claro que para muitas famílias, esta é a única forma de conseguir cumprir com as obrigações e bem mais válida, do que contrair créditos e restantes formas de endividamento.

                            Colocar algum dinheiro de parte por mês, e ir juntando no banco, também é uma forma de poupança. Mas quanto a mim, não importa ter muito dinheiro no banco; prefiro, isso sim, ter algum dinheiro (umas poupanças caso algo corra mal) e outro tanto para poder comprar coisas que gosto: ou um relógio bom, ou algum carro, ou umas férias melhores, etc. Não valorizo muito o dinheiro por si só, prefiro que isso se transforme em aquisições ou algo em prol do meu bem-estar. Ter centenas de milhares de euros no banco, parados, não é mesmo a minha cena (também não os tenho, claro ), prefiro disfrutar de coisas que uma parte desse dinheiro me pode dar, e guardar o restante, porque nunca se sabe o dia de amanhã.

                            Mas basicamente, para mim, poupanças, pressupõem juntar dinheiro durante uns tempos para depois o gastar. Se houver possibilidades disso, claro está.

                            Comentário


                              Depende do que entenderem como algum dinheiro de parte.
                              Isso sao que? 1000euros? 2000euros?

                              Poupar para amortizar um CH?

                              Mas no dia a dia, acho que existem duas formas de poupar.

                              1) privar-se de bens nao essenciais por fim a amealhar algum dinheiro.
                              2) privar-se de uma vida normal, cortando em bens essenciais a felicidade e dia a dia de cada um.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                Para mim, poupança é um meio para obter um fim. Passo a explicar: para mim, uma poupança é durante alguns tempos fazer uma vida regrada e económica, para que depois se possa adquirir algum bem/serviço, como comprar um carro ou fazer simplesmente uma viagem que há tanto tempo já estava na agenda. O compasso de espera entre o tempo que se começa a fazer uma vida económica, até que se tem dinheiro de sobra para fazer essa tal aquisição, para mim, pode chamar-se poupança. É uma abordagem um pouco diferente do que estamos habituados, mas válida, quanto a mim.

                                Por outro lado, para mim, andar a fazer sacrifícios, para que o dinheiro chegue para o mês todo e que dê para pagar as despesas, não é estar a poupar. É estar no limiar das condiçõ€s para se sobreviver de forma digna, o que infelizmente começa a ser um caso cada vez mais frequente no nosso país, e noutros países também. Ou seja, para mim, andar a contar os tostões para que o dinheiro estique, não é poupar. É andar a sobreviver, sem dar o usufruto desejável ao dinheiro. Claro que para muitas famílias, esta é a única forma de conseguir cumprir com as obrigações e bem mais válida, do que contrair créditos e restantes formas de endividamento.

                                Colocar algum dinheiro de parte por mês, e ir juntando no banco, também é uma forma de poupança. Mas quanto a mim, não importa ter muito dinheiro no banco; prefiro, isso sim, ter algum dinheiro (umas poupanças caso algo corra mal) e outro tanto para poder comprar coisas que gosto: ou um relógio bom, ou algum carro, ou umas férias melhores, etc. Não valorizo muito o dinheiro por si só, prefiro que isso se transforme em aquisições ou algo em prol do meu bem-estar. Ter centenas de milhares de euros no banco, parados, não é mesmo a minha cena (também não os tenho, claro ), prefiro disfrutar de coisas que uma parte desse dinheiro me pode dar, e guardar o restante, porque nunca se sabe o dia de amanhã.

                                Mas basicamente, para mim, poupanças, pressupõem juntar dinheiro durante uns tempos para depois o gastar. Se houver possibilidades disso, claro está.
                                concordo com quase tudo.
                                apenas discordo que se deva poupar com o fim de adquirir um bem ou um serviço. Falando na minha experiência própria, felizmente consigo poupar de forma natural, e não o faço a pensar comprar o produto A ou B, mas para manter níveis de segurança financeira que considero aceitáveis, começa-se a pensar (mais) nestas coisas quando vamos ficando mais maduros e temos 1, 2, 3, filhos (o meu caso) a nosso cargo.

                                Mas também acho que não se deve ser refém do dinheiro, deve-se é gastar consoante as capacidades de cada um, mas isto nem devia ser preciso escrever.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                  Depende do que entenderem como algum dinheiro de parte.
                                  Isso sao que? 1000euros? 2000euros?

                                  Poupar para amortizar um CH?

                                  Mas no dia a dia, acho que existem duas formas de poupar.

                                  1) privar-se de bens nao essenciais por fim a amealhar algum dinheiro.
                                  2) privar-se de uma vida normal, cortando em bens essenciais a felicidade e dia a dia de cada um.
                                  3) ter um bom ordenado/ bom rendimento

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                    3) ter um bom ordenado/ bom rendimento
                                    Arranja aí que eu fico poupadinho!!!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                      concordo com quase tudo.
                                      apenas discordo que se deva poupar com o fim de adquirir um bem ou um serviço. Falando na minha experiência própria, felizmente consigo poupar de forma natural, e não o faço a pensar comprar o produto A ou B, mas para manter níveis de segurança financeira que considero aceitáveis, começa-se a pensar (mais) nestas coisas quando vamos ficando mais maduros e temos 1, 2, 3, filhos (o meu caso) a nosso cargo.

                                      Mas também acho que não se deve ser refém do dinheiro, deve-se é gastar consoante as capacidades de cada um, mas isto nem devia ser preciso escrever.
                                      Pois nao devia ser preciso escrever nao.
                                      Mas ha quem gaste bem acima das possibilidades e no final do mes têm compromissos que ascendem a 80 e muitos % do rendimento do agregado e acabam por ser escravizados por eles mesmos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                        Arranja aí que eu fico poupadinho!!!
                                        eu?? Apesar de muita gente achar que não, bons empregos conseguem-se com trabalho, determinação e perseverança

                                        tu é que falaste que só havia 2 formas de poupar

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                          eu?? Apesar de muita gente achar que não, bons empregos conseguem-se com trabalho, determinação e perseverança

                                          tu é que falaste que só havia 2 formas de poupar
                                          O que é um bom ordenado?
                                          Felizmente trabalho diariamente para conseguir sempre mais.
                                          Sao quase 14h por dia, espero atingir objectivos a todos os niveis.

                                          Comentário


                                            Essa é outra boa questão: o que é um bom ordenado?

                                            Apesar de ser uma resposta que deve ter em conta vários factores, acho que consigo ser objectivo e definir um valor absoluto para o que é, para mim, um bom ordenado: acima de 2000€ limpos/mês, inclusivé, eu considero um ordenado bom.

                                            Claro que me podem dizer que depende do trabalho/funções, número de pessoas do agregado, que não há um valor universal, que depende da formação/área de cada um. Tudo bem, concordo com isso tudo. Mas também temos de ser objectivos e falando de números, a meu ver, os 2000 parecem-me bem.

                                            Não está aqui em questão ser um ordenado acima/abaixo da média, nem se é frequente/difícil ganhar 2000€/mês...

                                            Comentário


                                              Acho é que em Portugal se criou o fantasma que 1000€ ja é um grande salario!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                Acho é que em Portugal se criou o fantasma que 1000€ ja é um grande salario!
                                                É por estarmos habituados (estarmos não, que eu pelo menos nunca pensei assim) à mediocridade.

                                                Num país onde por vezes se pensa que ganhar o SMN já é bom, e onde há tanta gente a ganhar isso, tudo o que é acima já é visto como um vencimento chorudo.

                                                Sinceramente nem sei de quem é a culpa: se dos patrões por atribuírem esses salários, se das pessoas por os aceitarem.

                                                Acaba por ser como um ciclo: os patrões aproveitam-se da crise e do desemprego para pagarem cada vez menos e exigirem cada vez mais; as pessoas, como têm poucas alternativas têm que aceitar essas condições, senão morrem à fome, passe o exagero. Felizmente que ainda vai havendo excpeções, de ambos os casos.

                                                Comentário


                                                  Eu recebo ordenado minimo, nos ultimos meses nem tenho conseguido juntar 100€ por mês, mesmo vivendo com a minha mãe e não pagando renda. Tábom que tenho gasto bem com o carro, (pneus novos 250€, colunas 50€), tenho ido sair algumas vezes, comprado algumas roupas... Mas mesmo assim não é muito.

                                                  Dos 485€ + subsidio de alimentação que recebo (dá cerca de 508€ mensais) porque dos 485 são-me retirados cerca de 62€ para a segurança social. E fazendo a conta a 500€ gasto:

                                                  - 160€ em gasolina mensalmente, sobram 340€, dos 340€ vou pagando a minha comida e ajudando a minha mãe com as compras cá de casa, (incluindo bilha do gás etc), portanto desses 340€ fico com talvez 240€ (sim, tento poupar bastante, ando a comer muitas vezes massa porque sai bem mais barato e é algo de que gosto bastante). Sobram-me 240€, dos quais 15€ gasto em saldo para o telemóvel, sobram-me 225€ (sem pagar luz, água, renda, internet). Agora imaginemos que eu vivesse sozinho, com 225€ seria bastante impossível sobreviver sem partilhar as despesas com outra pessoa, a não ser que eu alugasse um quarto e mesmo assim duvido que conseguisse ter dinheiro para chegar ao fim do mês.

                                                  Aqui há uns anos eu pensava, ah e tal, vou trabalhar, depois vou morar sozinho. Agora sei que enquanto não ganhar mais de 700€ não penso em ir morar sozinho! e mesmo com 700€ talvez me sobrassem apenas 100€ por mes (que eu poderia guardar sendo um eremita, e ao fim de 1 ano ter 1200€ no banco), ou então continuar a sair, sem muitos abusos, 1 ou 2 jantares fora por mês, 1 ou 2 idas ao cinema, uns copitos e pouco mais!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                    É por estarmos habituados (estarmos não, que eu pelo menos nunca pensei assim) à mediocridade.

                                                    Num país onde por vezes se pensa que ganhar o SMN já é bom, e onde há tanta gente a ganhar isso, tudo o que é acima já é visto como um vencimento chorudo.

                                                    Sinceramente nem sei de quem é a culpa: se dos patrões por atribuírem esses salários, se das pessoas por os aceitarem.

                                                    Acaba por ser como um ciclo: os patrões aproveitam-se da crise e do desemprego para pagarem cada vez menos e exigirem cada vez mais; as pessoas, como têm poucas alternativas têm que aceitar essas condições, senão morrem à fome, passe o exagero. Felizmente que ainda vai havendo excpeções, de ambos os casos.
                                                    Ainda me recordo quando comecei a trabalhar com estagio e a receber 2 vezes o IAS. Dava 700 e picos limpos.
                                                    Toda a gente me dizia que era um grande salario...

                                                    No final do segundo mes, dei por mim a perguntar para onde tinha ido o dinheiro!

                                                    Actualmente e no meu caso, o patrao exige muito de mim, nao aumenta e ainda reduz, e, como num raio de 50km nao ha mais nada e gosto muito da minha familia vou aguentando. Mas nao por muito mais.

                                                    Mas livrem-se de dizer que ganham perto de 1000euros, que associam logo a novos ricos!

                                                    Comentário


                                                      Agora falando em poupanca palpavel, qual sera um bom montante para ter de parte?

                                                      Digamos que um objectivo para conseguir alguma tranquilidade?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                                                        Eu recebo ordenado minimo, nos ultimos meses nem tenho conseguido juntar 100€ por mês, mesmo vivendo com a minha mãe e não pagando renda. Tábom que tenho gasto bem com o carro, (pneus novos 250€, colunas 50€), tenho ido sair algumas vezes, comprado algumas roupas... Mas mesmo assim não é muito.

                                                        Dos 485€ + subsidio de alimentação que recebo (dá cerca de 508€ mensais) porque dos 485 são-me retirados cerca de 62€ para a segurança social. E fazendo a conta a 500€ gasto:

                                                        - 160€ em gasolina mensalmente, sobram 340€, dos 340€ vou pagando a minha comida e ajudando a minha mãe com as compras cá de casa, (incluindo bilha do gás etc), portanto desses 340€ fico com talvez 240€ (sim, tento poupar bastante, ando a comer muitas vezes massa porque sai bem mais barato e é algo de que gosto bastante). Sobram-me 240€, dos quais 15€ gasto em saldo para o telemóvel, sobram-me 225€ (sem pagar luz, água, renda, internet). Agora imaginemos que eu vivesse sozinho, com 225€ seria bastante impossível sobreviver sem partilhar as despesas com outra pessoa, a não ser que eu alugasse um quarto e mesmo assim duvido que conseguisse ter dinheiro para chegar ao fim do mês.

                                                        Aqui há uns anos eu pensava, ah e tal, vou trabalhar, depois vou morar sozinho. Agora sei que enquanto não ganhar mais de 700€ não penso em ir morar sozinho! e mesmo com 700€ talvez me sobrassem apenas 100€ por mes (que eu poderia guardar sendo um eremita, e ao fim de 1 ano ter 1200€ no banco), ou então continuar a sair, sem muitos abusos, 1 ou 2 jantares fora por mês, 1 ou 2 idas ao cinema, uns copitos e pouco mais!
                                                        Ganhar 700€ e sobrarem 100€ a pagar casa, água, luz, gás, alimentação, seguro, 160€ de combustível, etc etc?? Boa sorte!!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                          Ganhar 700€ e sobrarem 100€ a pagar casa, água, luz, gás, alimentação, seguro, 160€ de combustível, etc etc?? Boa sorte!!
                                                          Tambem acho dificil.

                                                          É que o dinheiro desaparece!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                            Agora falando em poupanca palpavel, qual sera um bom montante para ter de parte?

                                                            Digamos que um objectivo para conseguir alguma tranquilidade?
                                                            Se puseres de parte 20.000€ penso que te consegues governar durante uns poucos anos sem te entrar nenhum na conta. Mas como tal conseguir 20.000€ não é nada fácil, a não ser que ganhes um daqueles prémios das festas dos velhos na TVI ao Domingo!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                                                              Se puseres de parte 20.000€ penso que te consegues governar durante uns poucos anos sem te entrar nenhum na conta. Mas como tal conseguir 20.000€ não é nada fácil, a não ser que ganhes um daqueles prémios das festas dos velhos na TVI ao Domingo!
                                                              20000€ para um comum cidadao é um objectivo dificil!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X