Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é isto de "maçonaria"?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Vino Ver Post
    O Livro de "A Chave Perdida" do Dan Brown é um excelente livro para se perceber como é que estas sociedades underground funcionam.

    É no mínimo interessante.
    É que só podes estar a gozar... Dan Brown? A sério?

    A vontade até pode ser muita e boa mas isso do Dan Brown é tudo fantochada.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
      Se ao menos houvesse um sitio onde pudesses obter informação sobre este assunto...

      Home | Loja Maçónica Mestre Afonso Domingues - Maçonaria

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        "Maçon" quer dizer pedreiro em francês.

        No entanto, pedreiro tem hoje um significado muito diferente do que tinha então.

        Há uns séculos atrás o "maçon" era o detentor de toda a arte de construção, possuindo uma mistura de saberes desde o planeamento, a arquitectura, a engenharia civil e a arte de trabalhar a pedra propriamente dita (incluindo escultura), e ainda as funções de chefe de obras e empreiteiro. O "pedreiro" era uma pessoa com estudos, com conhecimentos, com dinheiro, com bons relacionamentos e um certo poder.

        Daí a regra e o esquadro nos símbolos (engenheiro/arquitecto) e o avental (usado para protecção do operário na escultura da pedra, função hoje em dia substituída por uma bata em quase todas as profissões).

        Em português fala-se muitas vezes em "pedreiro-livre", onde o "livre" vem de "livre pensador". Como os livres-pensadores eram normalmente perseguidos por quem detinha o poder, eles reuniam-se às escondidas, daí o secretismo de que os maçons ainda hoje não dizem que são maçons. Supostamente a maçonaria deve defender ideias elevados, nomeadamente a "liberdade, igualdade e fraternidade" que são moto da França adoptados após a revolução francesa (onde os maçons tiveram grande influência).

        O problema da maçonaria é que, apesar dos bons princípios, tornaram-se em boa parte nuns agrupamentos semi-obscuros de pessoas influentes e poderosas para puxarem os cordelinhos da política por forma a servir os seus próprios interesses e umbigos, e não os tais ideais elevados de "liberdade, igualdade e fraternidade" para as pessoas em geral.

        Custava muito aos users que só mandaram postas de pescada a criticar o autor do tópico, responderem assim?
        Aqui está em poucas palavras e bem resumidas o que é a maçonaria.

        Mas não há users que preferem fazer o bulling no fórum, só porque sim. Ide aí a um tópico ao lado e aprendei.

        Comentário


          #34

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
            Custava muito aos users que só mandaram postas de pescada a criticar o autor do tópico, responderem assim?
            Aqui está em poucas palavras e bem resumidas o que é a maçonaria.

            Mas não há users que preferem fazer o bulling no fórum, só porque sim. Ide aí a um tópico ao lado e aprendei.
            Sem contar que certos argumentos são uma ofensa para maçons que apenas o são para seguir os propósitos para o qual foram inicialmente surgiram. Ser maçon na minha opinião é como tudo, há bons e maus, não podemos é generalizar e pensar que ou são todos bons, ou são todos maus e querem dominar o mundo como as teorias da conspiração apregoam.

            Comentário


              #36
              Ora muito a propósito:

              Aventais e outras obediências
              por NUNO SARAIVA


              Sou, por princípio democrático, avesso a qualquer tipo de organização que assenta a sua atuação no secretismo, na opacidade, na discrição, enfim, na falta de transparência. Se em ditadura a sobrevivência daqueles que se lhe opõem depende da clandestinidade e do segredo - foi assim com o PCP e outras organizações políticas na resistência ao Estado Novo, mas também com o Grande Oriente Lusitano (GOL), que, naquele tempo histórico, desempenhou um papel importante -, num regime democrático como é o nosso a cultura do segredo e do obscuro não fazem qualquer sentido, a não ser para esconder práticas socialmente condenáveis e moralmente inaceitáveis.

              Em democracia, o imperativo da publicidade e o respeito pelo escrutínio público são, ou deveriam ser, linhas fundamentais da orientação de quem é titular de cargos públicos. Sobretudo num momento em que, mesmo descontados os exageros típicos de Vasco Lourenço - eminente maçom da Loja 25 de Abril -, ficamos a saber que na maçonaria, à boleia da "fraternidade", há quem "forme gangues a coberto de lojas maçónicas". Esta denúncia do general é, no mínimo, inquietante.

              O que está nas bases fundadoras da maçonaria são ideais nobres - liberdade, igualdade e fraternidade. O que esta semana ficou mais uma vez à vista foi a perversão, total e completa, destes valores. Para que fique claro, recuemos ao verão de 2011 e aos factos que entretanto foram apurados. Soube-se nessa altura que um ex-dirigente dos serviços secretos, Jorge Silva Carvalho, terá, alegadamente, passado informações a uma empresa privada para a qual foi posteriormente trabalhar. Soube-se ainda que, no exercício das suas funções públicas e privadas, mantendo canais abertos nos serviços que dirigiu, terá, alegadamente, sido protagonista de outras más práticas, como, por exemplo, a violação do registo telefónico de um jornalista, o suborno de uma funcionária de uma operadora de telecomunicações ou o pedido do registo criminal do ex-marido da mulher de um atual funcionário dessa mesma empresa privada. Já esta semana, soube-se que, após uma sindicância da Assembleia da República a este caso, terão sido apagadas de uma primeira versão de relatório referências às ligações maçónicas existentes entre diversos protagonistas desta história. E soube-se finalmente que Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, pertence à mesma loja, a Mozart49, que o ex-espião e outras figuras relevantes deste caso. Do que se trata, a ser tudo isto verdade, é, como é óbvio, de obediência não ao interesse público, como é próprio das democracias, mas à irmandade a que pertencem estes cidadãos. Falar aqui de igualdade e fraternidade só mesmo entre "irmãos" e nunca enquanto valores universais.

              Feita a síntese dos factos desta narrativa, importa sublinhar que à maçonaria pertencem centenas ou milhares de portugueses, de todos os quadrantes. Estão, naturalmente, no seu direito. E talvez assim se compreenda o incómodo transversal que esta discussão provoca no arco parlamentar, com maior impacto no PSD e no PS. Mas o que já não é aceitável é que, a coberto desta pertença, se movam interesses que se assemelham mais ao tráfico de influências do que à promoção da matriz fundadora destas orga-nizações. Convém também, em nome do rigor histórico, dizer que a franco-maçonaria nasce, no período iluminista por oposição aos excessos da Igreja Católica.

              É pois em nome da transparência e da boa saúde do regime democrático que, à luz do que hoje estamos a assistir, é urgente fazer, sem baias, o debate sobre a obrigatoriedade de colocar nos registos de interesses dos titulares de cargos políticos a filiação a este tipo de organizações. Não por qualquer tentação voyeurista, mas porque dada a natureza secreta ou "discreta" da maçonaria esta não é escrutinável.

              Dizer, a este propósito, que a confissão pública da pertença à irmandade é uma violação dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos é uma falácia. Não se trata de qualquer "caça às bruxas" ou de devassar ou invadir a vida privada de quem quer que seja, mas sim de garantir a salutar vigilância dos atos públicos de quem tem poder, garantindo que estes obedecem escrupulosamente ao interesse da comunidade e não a quaisquer outros, porventura ocultos. E afirmar que se trata da mesma coisa que ter de dizer se se é católico ou muçulmano é uma boutade. Que se saiba, nenhum católico se inibe, por exemplo, de se benzer em público ou nenhum muçulmano, orgulhoso do seu credo, deixa de jejuar no Ramadão ou de rezar as vezes ao dia que o Alcorão determina, com receio de ser identificado.

              Trata-se pois de um imperativo democrático e de transparência da vida pública, uma vez que, é um facto, estão em causa a constituição de teias de poder e influência subterrâneas que visam a solidariedade, promoção e protecção entre "irmãos".

              Como já disse acima, em democracia nenhuma obediência se pode sobrepor ao interesse público. Porque quem não deve, não teme!
              Aventais e outras obediências - Opinião - DN Saraiva&tag=Opinião - Em Foco&page=-1

              Comentário


                #37
                Para descontrair um pouco, sobre este assunto

                Herman José - A familia Maçon e a familia Opus - YouTube

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                  É que só podes estar a gozar... Dan Brown? A sério?

                  A vontade até pode ser muita e boa mas isso do Dan Brown é tudo fantochada.
                  Fantochada? OK! Agora defende o teu ponto de vista.

                  Comentário


                    #39
                    Bem explicado.

                    José Adelino Maltez analisa a maçonaria em Portugal - SIC Notícias

                    Comentário


                      #40
                      Agora que já todos sabemos o que são maçons, não estava na altura de perguntar a cada um daqueles que estão na nossa Assembleia da República, se, no role de interesses que pretendem servir a sua irmandade, sobra algum espaço/tempo para os interesses do seu eleitorado?

                      Comentário


                        #41
                        Pensava que ias dizer: "Agora que já todos sabemos o que são maçons, não estava na altura de perguntar a cada um"... dos elementos deste fórum quem é maçon??

                        Comentário


                          #42
                          Basicamente:

                          Um grupo secreto que defende interesses próprios e conjuntos (da sociedade secreta) que toda a gente sabe quem são, que estão infiltrados em todo o lado que interessa e que são intocáveis.

                          Só em Portugal é que a direcção dos serviços secretos faz parte...de uma sociedade secreta! Dá um jeito danado!

                          Esses gajos...desculpem o meu correcto Português...eram todos corridos ao biqueiro e à paulada...e ainda não tinham o que mereciam...

                          Comentário


                            #43
                            É só mais um grupo que saiu do esgoto com a queda do estado novo e se dedica a vender influências.

                            Comentário


                              #44
                              Futebolistas da maçonaria são mais vezes titulares nas suas equipas e mais vezes chamados à Selecção - Inimigo Público

                              Até no futebol há maçonaria

                              Comentário


                                #45
                                Acho que é o melhor post do tópico.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post

                                  Esses gajos...desculpem o meu correcto Português...eram todos corridos ao biqueiro e à paulada...e ainda não tinham o que mereciam...
                                  Não te esqueças que são eles ( não me refiro só aos maçons, pois existem outras "organizações secretas" bem mais poderosas os principais contribuintes para as instituições de caridade.
                                  Além disso, não são de todo pessoas mal formadas e criminosas e muitos praticam o mecenato e fazem efectivamente muitas doações.

                                  Só tem 2 problemas:
                                  1) São pessoas como nós e portanto não são perfeitos e estão sujeitos ás "tentações do pecado"
                                  2) Atraem muito mais ao dinheiro do que as moscas à mrd.

                                  Agora HONESTAMENTE: quem não gosta de dinheiro que atire a primeira pedra ( exptuando o Blade talvez J/K)

                                  Comentário


                                    #47

                                    José Adelino Maltez, é maçon, como é evidente saiu em defesa de um organização da qual faz parte e que está a ser acossada e amplamente falada pelos piores motivos na comunicação social.

                                    É uma pessoa extremamente inteligente, com créditos firmados no mundo académico quer a nivel nacional como internacional, quem melhor como uma pessoa deste calibre para fazer a defesa publica da causa maçónica.

                                    Sobre a secularidade da sua organização - também a Máfia o é mas disso falo abaixo -, que não é posta em causa, seria de bom tom, já que dela fala como sendo um dos pilares para a construção da sociedade tal como hoje a conhecemos como algo positivo que nos mostrasse também a face obscura e pouco divulgada da maçonaria.
                                    Não podemos falar só do bom que a organização tem, mas convém analisar o seu lado negro que nunca saberemos ou poderemos avaliar se é tão ou mais prejudicial que o que é divulgado.

                                    Sabemos que houve facto imputados á maçonaria directa ou indirectamente e que nunca foram bem explicados, por exemplo o Regicido em Portugal, que foi só uma forma para posteriormente a Maçonaria atingir patamares mais elevados em Portugal.
                                    E porque razão Salazar proibiu e tornou clandestina a Maçonaria ?
                                    Será que o Sr. Presidente do Concelho sabia de antemão que a organização poderia condicionar politicamente a sua governação ?

                                    A nivel mundial quantas lojas maçónicas e ramificações existem ?
                                    Que firmas e organizações dirigem ?
                                    Como convivem com o poder politico e o influenciam ?

                                    Há todo um conjunto de perguntas que não obtêm resposta, mas que os maçons tem por hábito dizer que sem a maçonaria o mundo ocidental tal como o conhecemos não existira.
                                    Mas ninguém consegue dizer que sem influencia da maçonaria não estariamos melhor, a verdade é que a maçonaria tudo continuará a fazer para manter o seu estatuto e próximidade ao poder, influenciando e orquestrando globalmente uma rede de milhões de membros ao nivel mundial.

                                    Dá que pensar.


                                    Sobre as Máfias, também elas organizações seculares, com estatutos e rituais próprios - tal qual como a maçonaria, não tão elaborados, mas ainda assim existem-, a diferença é que foram consideradas á "margem da lei" por defenderem recorrendo a todos os meios que lhes fosse permitido, os seus interesses e influencias, fizeram-no a nivel regional e nacional e hoje estão espalhadas pelo mundo.
                                    Ao serem marginalizadas as máfias cada vez mais passaram a adoptar metodos improprios.

                                    A mais conhecida é a Italiana com muitissimas ramificações ou familias, mas contudo a globalização indica que as mafias de leste e orientais coordenam as suas actividades a nivel mundial, traficam influencias, condicionam politicos corruptos, negoceiam em armas, possuem casinos, tudo negócios legitimos que usam para encobrir os negócios de mercados negro de armas drogas, agiotagem entre outros.


                                    Não estou nem quero dizer que Maçonaria e Mafia são a mesma coisa, mas do (não) que sabemos de uma e outras organizações é que

                                    - Não sabemos que são os seus membros
                                    - Não sabemos quais os seus interesses e jogos de poder
                                    - Não sabemos quem "possuem" no seu "pay roll" politicos, pessoas influentes empresários, etc.
                                    - Que negócios controlam (legitimos ou ilegitimos)


                                    Eu gostava de ver um mundo sem a influência da Máfia e da Maçonaria para poder avaliar, o mundo que conheço sofre a influencia das duas e não possuo ponto de referência para avaliar se o mundo é efectivamente melhor sem que elas existam.


                                    Desculpem a extensão da minha dissertação.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Mesmo que o continuem a negar estas sociedades não passam de grupos de tráfico de influências! Até porque a a sua razão de existir desapareceu!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                        Não te esqueças que são eles ( não me refiro só aos maçons, pois existem outras "organizações secretas" bem mais poderosas os principais contribuintes para as instituições de caridade.
                                        Além disso, não são de todo pessoas mal formadas e criminosas e muitos praticam o mecenato e fazem efectivamente muitas doações.


                                        O Manuel Godinho era um dos maiores mecenas na zona onde morava, ajudava todos e no seu pay roll de mecenas estavam Bombeiros e Colectividades desportivas.

                                        Na sua zona de influencia na América latina as comunidades que vivem de expedientes e cultura de droga onde pontificam carteis de droga acham que a pobreza só foi erradicada pelo empreendedorismo e ajuda de mecenas dos senhores da Droga.

                                        A Yakusa, Bratva, Cosa Nostra, Triade's - que surgiu no Sec.XVI - tratam da familia dos seus colaboradores providenciando sustento e educação aos seus descendentes.

                                        Todas fazem doações e são vistos alguns dos seus membros como verdadeiros mecenas de bondade e ajuda aos carenciados.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Eu sou maçon e é fixe.......

                                          Comentário


                                            #51
                                            Olhó Adelino e o seu castiço "Tufo de Cabelo" na testa!

                                            Que saudades das suas aulas de CP

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                              Mesmo que o continuem a negar estas sociedades não passam de grupos de tráfico de influências! Até porque a a sua razão de existir desapareceu!
                                              Será? Vai na volta, nunca tiveram tanta pertinência...Para eles claro

                                              Comentário


                                                #53
                                                Maçonaria parece ser um grupo de bate-maçons uns nuns outros.

                                                Vou formar um grupo secreto mas vou convidar gajas!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                  Eu sou maçon e é fixe.......
                                                  onde é que se preenche o formulário de adesão?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                    onde é que se preenche o formulário de adesão?
                                                    Em qualquer firma de construção civil.

                                                    Só tens que saber usar talocha e acartar balde de massa.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Ponham na RTP1 agora.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                                                        José Adelino Maltez, é maçon, como é evidente saiu em defesa de um organização da qual faz parte e que está a ser acossada e amplamente falada pelos piores motivos na comunicação social.

                                                        É uma pessoa extremamente inteligente, com créditos firmados no mundo académico quer a nivel nacional como internacional, quem melhor como uma pessoa deste calibre para fazer a defesa publica da causa maçónica.

                                                        Sobre a secularidade da sua organização - também a Máfia o é mas disso falo abaixo -, que não é posta em causa, seria de bom tom, já que dela fala como sendo um dos pilares para a construção da sociedade tal como hoje a conhecemos como algo positivo que nos mostrasse também a face obscura e pouco divulgada da maçonaria.
                                                        Não podemos falar só do bom que a organização tem, mas convém analisar o seu lado negro que nunca saberemos ou poderemos avaliar se é tão ou mais prejudicial que o que é divulgado.

                                                        Sabemos que houve facto imputados á maçonaria directa ou indirectamente e que nunca foram bem explicados, por exemplo o Regicido em Portugal, que foi só uma forma para posteriormente a Maçonaria atingir patamares mais elevados em Portugal.
                                                        E porque razão Salazar proibiu e tornou clandestina a Maçonaria ?
                                                        Será que o Sr. Presidente do Concelho sabia de antemão que a organização poderia condicionar politicamente a sua governação ?

                                                        A nivel mundial quantas lojas maçónicas e ramificações existem ?
                                                        Que firmas e organizações dirigem ?
                                                        Como convivem com o poder politico e o influenciam ?

                                                        Há todo um conjunto de perguntas que não obtêm resposta, mas que os maçons tem por hábito dizer que sem a maçonaria o mundo ocidental tal como o conhecemos não existira.
                                                        Mas ninguém consegue dizer que sem influencia da maçonaria não estariamos melhor, a verdade é que a maçonaria tudo continuará a fazer para manter o seu estatuto e próximidade ao poder, influenciando e orquestrando globalmente uma rede de milhões de membros ao nivel mundial.

                                                        Dá que pensar.


                                                        Sobre as Máfias, também elas organizações seculares, com estatutos e rituais próprios - tal qual como a maçonaria, não tão elaborados, mas ainda assim existem-, a diferença é que foram consideradas á "margem da lei" por defenderem recorrendo a todos os meios que lhes fosse permitido, os seus interesses e influencias, fizeram-no a nivel regional e nacional e hoje estão espalhadas pelo mundo.
                                                        Ao serem marginalizadas as máfias cada vez mais passaram a adoptar metodos improprios.

                                                        A mais conhecida é a Italiana com muitissimas ramificações ou familias, mas contudo a globalização indica que as mafias de leste e orientais coordenam as suas actividades a nivel mundial, traficam influencias, condicionam politicos corruptos, negoceiam em armas, possuem casinos, tudo negócios legitimos que usam para encobrir os negócios de mercados negro de armas drogas, agiotagem entre outros.


                                                        Não estou nem quero dizer que Maçonaria e Mafia são a mesma coisa, mas do (não) que sabemos de uma e outras organizações é que

                                                        - Não sabemos que são os seus membros
                                                        - Não sabemos quais os seus interesses e jogos de poder
                                                        - Não sabemos quem "possuem" no seu "pay roll" politicos, pessoas influentes empresários, etc.
                                                        - Que negócios controlam (legitimos ou ilegitimos)


                                                        Eu gostava de ver um mundo sem a influência da Máfia e da Maçonaria para poder avaliar, o mundo que conheço sofre a influencia das duas e não possuo ponto de referência para avaliar se o mundo é efectivamente melhor sem que elas existam.


                                                        Desculpem a extensão da minha dissertação.
                                                        Se é maçon, não deveria efectivamente ser ele a defender a Maçonaria num programa de tv. Antes de ver essa peça desconhecia quem seria.

                                                        Quando falas na face obscura da Maçonaria queres implicar elementos que vêm nas teorias da conspiração? Ou falas em casos como a P2 em Itália? Ou ambos?

                                                        Salazar repudiava qualquer ajuntamento de pessoas, organizada ou não. Daí ser óbvio que proibisse a Maçonaria. E obviamente que se precaveu tendo em conta o episódio do Regicidio. Ao longo da História, foram sempre contestados, umas vezes com razão outras vezes não, tanto por Portugal como por outras nações.

                                                        Do pouco contacto que tive com maçons ou filhos destes, são pessoas cultas, que ligam bastante a questões filosóficas e frases cliché desta onda de positivismo "à la The Secret" que tem surgido ultimamente. Se há alguma coisa obscura por trás, desconheço. Também tenho notado que tentam o seu auto-aperfeiçoamento, sendo muito raro falarem negativamente de alguém. Mas isto é uma avaliação que faço a apenas meia duzia de pessoas que conheço que estão ligados directamente ou indirectamente à Maçonaria.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                          onde é que se preenche o formulário de adesão?
                                                          Não é nada disso. Ser-se maçon é um estado de espírito.......

                                                          .......costumam dar umas fichas de adesão RSF à porta do Continente, mas não caias na esparrela que aquilo é treta.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Maçonaria = MAFIA

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                                                              Maçonaria parece ser um grupo de bate-maçons uns nuns outros.

                                                              Vou formar um grupo secreto mas vou convidar gajas!
                                                              O Direito Humano é uma ordem mista, tanto admite homens como mulheres, segundo julgo saber, o próprio GOL tem boas relações com as lojas femininas, assistindo estas, por vezes, aos trabalhos das lojas do GOL (Fórum Maçónico)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X