Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Devo abater o meu cão?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
    Depois de ler só pergunto uma coisa... Só por ser um animal, não merece ser levado um sacrifício de recuperação até ao fim como se fosse um ser humano? Por muito difícil que esteja, só se desiste no fim. E se vai tendo melhorias na sensibilidade nas patas, é sinal que está a andar para a frente. Da-lhe uma oportunidade, vai-te ficar grato para o resto da vida.
    O problema é que nos humanos muitas vezes se leva o sacrifício longe demais. Prolongar vida com alguma qualidade sim. Prolongar só para se causar sofrimento, não.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
      É verdade.
      Décadas de incesto dentro de uma raça, arrastaram imensos problemas genéticos de trás. Quanto mais puro for o cão, hoje em dia, mais propenso a problemas será.
      Desculpa mas isso é mentira.

      Nos primórdios da canicultura, houve efectivamente muita criação com recurso a cruzamentos entre familiares, houve muita consanguinidade, mas hoje em dia, salvo algumas excepções, os criadores cada vez mais trabalham no sentido de abolir determinados problemas genéticos. Infelizmente ainda há é demasiados criadeiros de vão de escada que não têm qualquer cuidado nem tão pouco critérios na criação, e quem paga são sempre os mesmos.

      O meu dobermann mais velho faleceu com 14 anos, é uma linda idade para um cão de porte grande.

      Todos os cães têm problemas, as diferenças são que muitos acabam por morrer, por vezes sem nunca ter conhecido um dono, e aí prevalece a lei do mais forte, a natureza em toda a sua plenitude.

      Comentário


        #33
        Daquilo que sei a "teoria" pode ter algum sentido, mas a perspectiva não é bem essa. A Natureza tem por costume fazer com que os machos tentem dissiminar a sua génese pelo maior número de fêmeas possível, criando misturas de ADN muito variadas. Isto serve o propósito de criar combinações com mais qualidade que surgem depois pela selecção natural propriamente dita. As misturas de ADN servem também para criar "soluções" para alguns problemas genéticos fornecendo possibilidades de correcção de defeitos que de outra forma se propagariam sem fim. Claro que também cria outros, mas num global trará mais benefícios que malefícios.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
          Daquilo que sei a "teoria" pode ter algum sentido, mas a perspectiva não é bem essa. A Natureza tem por costume fazer com que os machos tentem dissiminar a sua génese pelo maior número de fêmeas possível, criando misturas de ADN muito variadas. Isto serve o propósito de criar combinações com mais qualidade que surgem depois pela selecção natural propriamente dita. As misturas de ADN servem também para criar "soluções" para alguns problemas genéticos fornecendo possibilidades de correcção de defeitos que de outra forma se propagariam sem fim. Claro que também cria outros, mas num global trará mais benefícios que malefícios.
          A natureza há muito que não interfere na multiplicação dos cães, as raças foram criadas pelo Ser Humano e este é o único responsável pelo que faz, na natureza existe apenas o Canis lupus familiaris.
          O inbreeding é um método ainda usado, mas tem de ser BEM usado e por quem efectivamente sabe o que está a fazer, e pode ser benéfico. Conhecimentos de genética são fundamentais para esta prática.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
            Desculpa mas isso é mentira.

            Nos primórdios da canicultura, houve efectivamente muita criação com recurso a cruzamentos entre familiares, houve muita consanguinidade, mas hoje em dia, salvo algumas excepções, os criadores cada vez mais trabalham no sentido de abolir determinados problemas genéticos. Infelizmente ainda há é demasiados criadeiros de vão de escada que não têm qualquer cuidado nem tão pouco critérios na criação, e quem paga são sempre os mesmos.

            O meu dobermann mais velho faleceu com 14 anos, é uma linda idade para um cão de porte grande.

            Todos os cães têm problemas, as diferenças são que muitos acabam por morrer, por vezes sem nunca ter conhecido um dono, e aí prevalece a lei do mais forte, a natureza em toda a sua plenitude.
            Eu tenho 4 cães, todos eles de raça.
            Tenho este Teckel que sempre teve problemas de costas. Toda a raça tem problemas crónicos de costas pois tens uma coisa chamada "Kennel Club" que é uma organização que define as característicasde cada raça. No caso do teckel e dos salsichas no geral, perna curtas, dorso longo e peito inchado são a receita de um teckel de concurso. Portanto, após anos de cruzamentos na estupida tentativa de perseguir esse ideal de cão hoje temos uma raça com problemas crónicos.
            Tenho dois Bracos Alemães, um com 11 e outra com 5 anos. Nunca me deram o mínimo problema, são cães estupendamente felizes e saudáveis, mas é óbvio que são de uma raça muito robusta. Uma raça em que os ideais perseguidos foram esses mesmo da robustez, força e longevidade.
            A mais nova adição é a cadela da minha irmã, uma Cavalier King Charles. Quando a comprou todos os seus colegas veterinários disseram que estava maluca. Pois é talvez das raças mais propensas a problemas. 90% dos cães desta raça desenvolvem problemas graves de coração até aos 2 anos. Problemas oculares e craniais também são muito comuns. Graças a Deus a nossa já vai com 3 ou 4 anos e sem qualquer problema, além de ter energia que parece que não acaba.

            Cada caso é um caso, e eu sei que hoje em dia tens criadores que são pessoas conscientes e adoram tanto como nós os animais. Mas grande parte dos estragos já estão feitos. São poucos os cães de raça que não têm genes com problemas. E, num animal que tem um traço genético de pais e filhos tão linear, é praticamente impossível impedir que os cachorros nasçam propensos a ter problemas iguais.

            Aconselho-te a ver um excelente documentário da BBC (penso eu) infelizmente não sei o nome mas é qualquer coisa relacionada com "Dog Breeds" Evolution ou uma coisa do género. Fala destes mesmos problemas, explica as suas raíze e o que está a ser feito para o evitar.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
              Eu tenho 4 cães, todos eles de raça.
              Tenho este Teckel que sempre teve problemas de costas. Toda a raça tem problemas crónicos de costas pois tens uma coisa chamada "Kennel Club" que é uma organização que define as característicasde cada raça. No caso do teckel e dos salsichas no geral, perna curtas, dorso longo e peito inchado são a receita de um teckel de concurso. Portanto, após anos de cruzamentos na estupida tentativa de perseguir esse ideal de cão hoje temos uma raça com problemas crónicos.
              Tenho dois Bracos Alemães, um com 11 e outra com 5 anos. Nunca me deram o mínimo problema, são cães estupendamente felizes e saudáveis, mas é óbvio que são de uma raça muito robusta. Uma raça em que os ideais perseguidos foram esses mesmo da robustez, força e longevidade.
              A mais nova adição é a cadela da minha irmã, uma Cavalier King Charles. Quando a comprou todos os seus colegas veterinários disseram que estava maluca. Pois é talvez das raças mais propensas a problemas. 90% dos cães desta raça desenvolvem problemas graves de coração até aos 2 anos. Problemas oculares e craniais também são muito comuns. Graças a Deus a nossa já vai com 3 ou 4 anos e sem qualquer problema, além de ter energia que parece que não acaba.

              Cada caso é um caso, e eu sei que hoje em dia tens criadores que são pessoas conscientes e adoram tanto como nós os animais. Mas grande parte dos estragos já estão feitos. São poucos os cães de raça que não têm genes com problemas. E, num animal que tem um traço genético de pais e filhos tão linear, é praticamente impossível impedir que os cachorros nasçam propensos a ter problemas iguais.

              Aconselho-te a ver um excelente documentário da BBC (penso eu) infelizmente não sei o nome mas é qualquer coisa relacionada com "Dog Breeds" Evolution ou uma coisa do género. Fala destes mesmos problemas, explica as suas raíze e o que está a ser feito para o evitar.
              Há raças que são "aberrações" como o bulldog inglês por exemplo, que nem sequer se consegue reproduzir de forma natural e os partos acabam 90% das vezes em cesarianas, e os pequenois que têm problemas respiratórios graves por razões óbvias, etc etc...

              Essa reportagem da BBC, que eu obviamente conheço e já vi, é das coisas mais facciosas, falsas e estúpidas que eu alguma vez vi. Eles conseguem reunir numa só reportagem, TUDO que o que há de PÉSSIMO na canicultura, conseguem reunir tudo o que há de errado na canicultura, conseguem mostrar de uma forma muito condensada tudo o que os bons Criadores e defensores da verdadeira canicultura abominam e lutam diariamente para abolir. Essa não é a regra, felizmente, já há muito bons Criadores em todo o mundo de todas as raças

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                A natureza há muito que não interfere na multiplicação dos cães, as raças foram criadas pelo Ser Humano e este é o único responsável pelo que faz, na natureza existe apenas o Canis lupus familiaris.
                O inbreeding é um método ainda usado, mas tem de ser BEM usado e por quem efectivamente sabe o que está a fazer, e pode ser benéfico. Conhecimentos de genética são fundamentais para esta prática.
                Isso não se aplica aos rafeiros. Os rafeiros beneficiam da mistura. Mas como disse, nem sempre é benéfico. Às vezes é a mistura que provoca fragilidade.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                  Há raças que são "aberrações" como o bulldog inglês por exemplo, que nem sequer se consegue reproduzir de forma natural e os partos acabam 90% das vezes em cesarianas, e os pequenois que têm problemas respiratórios graves por razões óbvias, etc etc...

                  Essa reportagem da BBC, que eu obviamente conheço e já vi, é das coisas mais facciosas, falsas e estúpidas que eu alguma vez vi. Eles conseguem reunir numa só reportagem, TUDO que o que há de PÉSSIMO na canicultura, conseguem reunir tudo o que há de errado na canicultura, conseguem mostrar de uma forma muito condensada tudo o que os bons Criadores e defensores da verdadeira canicultura abominam e lutam diariamente para abolir. Essa não é a regra, felizmente, já há muito bons Criadores em todo o mundo de todas as raças
                  Eu sei e concordo contigo.
                  Estou do teu lado quando dizes que a reportagem é facciosa. Sim, foi feita de forma a chocar mas não acho que isso a invalide. Claro que é preciso ter o senso e perceber o que foi colocado para impressionar e o que realmente é conteúdo útil.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
                    Eu sei e concordo contigo.
                    Estou do teu lado quando dizes que a reportagem é facciosa. Sim, foi feita de forma a chocar mas não acho que isso a invalide. Claro que é preciso ter o senso e perceber o que foi colocado para impressionar e o que realmente é conteúdo útil.
                    Há de tudo no mundo da canicultura, e espanta-te, até há criadores que depois de exporem um cão da sua criação, que recolheu pontos suficientes para se sagrar campeão de Portugal, em pleno Agosto, foi pôr o cão e a cadela no carro e foi almoçar com os "camaradas" de exposição. Resultado -> Campeão de Portugal morto dentro do carro por insolação e uma cadela internada com problemas muito graves da mesma natureza. Tudo porque o "camarada" foi a uma almoçarada com os compadres

                    Portanto há de tudo...

                    Comentário


                      #40
                      Eu já tive uma cadela, rafeira, exatamente com o mesmo problema nas pernas, e assim andou a arrastar-se sempre a acompanhar a minha mãe pelos campos, pelas vinhas, milherais etc. Passaram-se muitos meses e ela recuperou quase completamente pelo seu próprio esforço e mérito. Portanto acho que não deverias perder a esperança, visto que ele até está a ser acompanhado por um fisioterapeuta.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por joo Ver Post
                        Eu já tive uma cadela, rafeira, exatamente com o mesmo problema nas pernas, e assim andou a arrastar-se sempre a acompanhar a minha mãe pelos campos, pelas vinhas, milherais etc. Passaram-se muitos meses e ela recuperou quase completamente pelo seu próprio esforço e mérito. Portanto acho que não deverias perder a esperança, visto que ele até está a ser acompanhado por um fisioterapeuta.
                        Aqui está um caso de recuperação. Não há que perder a esperança.

                        Comentário


                          #42
                          Bem pessoal! É com GRANDE felicidade que venho fazer o update!

                          O meu cãozito, o Wally, já anda outra vez!
                          A fisioterapia deu excelentes frutos, já está a ir à rua pelo seu próprio pé, já corre e salta (ainda um bocado tosco) e, o maior sinal de ter voltado ao normal, não pára de abanar o rabo!
                          Até o veterinário que o operou está incrédulo, já que sempre disse que nunca daria garantias de que voltaria a andar.

                          Nem acredito como pensei no que pensei há uns tempos atrás... Ainda tenho cão para mais uns anos

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
                            Bem pessoal! É com GRANDE felicidade que venho fazer o update!

                            O meu cãozito, o Wally, já anda outra vez!
                            A fisioterapia deu excelentes frutos, já está a ir à rua pelo seu próprio pé, já corre e salta (ainda um bocado tosco) e, o maior sinal de ter voltado ao normal, não pára de abanar o rabo!
                            Até o veterinário que o operou está incrédulo, já que sempre disse que nunca daria garantias de que voltaria a andar.

                            Nem acredito como pensei no que pensei há uns tempos atrás... Ainda tenho cão para mais uns anos
                            Ainda bem, Boas noticias!

                            Dá uma festa ao cão wally por mim

                            Comentário


                              #44
                              Foi incrível a evolução num só mês! Quem o viu e quem o vê...

                              O problema da bexiga é o único que ainda persiste, mas já com melhorias graduais. Já só é necessário esvaziar-lhe a bexiga ao fim da tarde, para ter a certeza de que não fica com ela cheia de noite. Mas de manhã quando vai à rua já urina com jacto, ou seja, já faz contracções da bexiga, um sinal de melhoria.
                              Amanhã vai ao veterinário fazer uma ecografia e novo exame físico. Mas está óptimo e feliz!

                              Comentário


                                #45
                                Excelentes notícias.
                                Quando vi o tópico, abstive-me de o comentar, pois as palavras não iriam ser nada agradáveis, mas com um sentimento misto do "acaba com o sofrimento/dá-lhe uma oportunidade".
                                Mas, optaste julgo eu, pelo sentimento que nutres pelo cão, ou seja, deste-lhe uma oportunidade, e os resultados estão à vista!
                                Agora, espero que os problemas que o cão possa vir a ter, sejam devidamente controlados.

                                Parabéns!

                                Comentário


                                  #46
                                  Parabéns!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Fico contente!

                                    Por vezes assusta-me a rapidez com que se abatem cães por sofrimento. Ainda bem que ele está a recuperar

                                    Comentário


                                      #48
                                      Tenho-te a dar os meus Parabéns pela tua atitude, não desististe do teu amigo, ele também nunca desistiria de ti, tenho a certeza

                                      Comentário


                                        #49
                                        Só agora vi este topico, e vejo que realmente quem gosta, gosta e ponto final. Parabens para ti e para o teu Wally e que façam muitos passeios juntos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          muitos parabéns e que o cãozinho melhore cada vez mais, pelo que parece a recuperação vai de vento em popa!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Mais uma prova de que às vezes temos de decidir às escuras e que pode correr bem ou pode correr mal. Correu bem, ainda bem

                                            Comentário


                                              #52
                                              Ótima notícia.
                                              Agora nem penses em abate-lo porque vais acabar com uma coisa por causa de um problema que está a ser resolvido depressa.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
                                                Foi incrível a evolução num só mês! Quem o viu e quem o vê...

                                                O problema da bexiga é o único que ainda persiste, mas já com melhorias graduais. Já só é necessário esvaziar-lhe a bexiga ao fim da tarde, para ter a certeza de que não fica com ela cheia de noite. Mas de manhã quando vai à rua já urina com jacto, ou seja, já faz contracções da bexiga, um sinal de melhoria.
                                                Amanhã vai ao veterinário fazer uma ecografia e novo exame físico. Mas está óptimo e feliz!
                                                Fico muito contente!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Muito bom! Eu vou aqui dizer uma coisa e acredito piamente nisso: o cão teve essa recuperação espectacular porque sentiu todo o vosso amor e carinho, e foi por uma questão psicológica. Acreditem nisso, que é verdade!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Parabéns.
                                                    Eu tive uma cadela pointer que viveu até aos 16 anos, mas nos últimos 2 meses a qualidade de vida dela já estava muito débil, pois tinha muita dificuldade em conter as feses e a urina, tinha muita dificuldade em subir ou descer as escadas, tendo eu que a levar sempre ao colo, estava com problemas ósseos graves nas articulações e na coluna não conseguindo encontrar uma posição confortavel na cama e quando melhorava de uma coisa, apareciam logo outros problemas novos. Como consegia andar, comer e conter +/- as nessesidades decidimos não a abater, mas houve um dia em que ela não se levantou mais da cama e nesse dia tivemos que a levar ao colo para o veterinário para ser abatida. Sabiamos que ela não durava mais uma noite e poupamos-lhe o sacrificio, mas sem dúvida que aquele foi o dia mais marcante da minha vida (tenho 16 anos).

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X