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Venda de carros (e artigos de luxo) "disparou"...Luxo sempre em alta...
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Originalmente Colocado por Icedevice Ver PostCaro Pé Leve este teu tópico é meramente populita, ao contrário das tuas habituais intrevenções:
Em primeiro lugar os dados são de 2010. Não há referências a que marcas de luxo dispararam as vendas tirando da porsche.
para ser credível gostaria de ver o seguintes dados:
- Limite inferior para definir "carro de luxo" 50.000 euros? 100.000?
- depois gostaria de ver os números absolutos das vendas, não as percentagens [se a Aston Martin vender 20 carros em vez de 10 é um aumento de 100% mas não é verdadeiramente representativo do mercado.]
- Carros de absoluto luxo em Portugal [Aston, Bentley, Lambo, Ferraris, Audis, Mercedes e BMW de mais de 150 mil euros] vendem-se quantos em Portugal por ano? 1000? isso é o número de pessoas que ganham as lotarias/euromilhões /totoloto, Jogadores que chegam aos clubes de futebol mais ricos/ grandes acionistas de empresas.
- Uma das coisas que ensino aos meus alunos no estudo dos media é que as notícias deste tipo são selecionadas pelo critério "conflituosidade social" ou seja sob um título sensacionalista procura-se dramatizar as diferenças entre ricos e pobres como se fosse a causa de todos os males para assim vender mais. Sinceramente pensei que aqui no fórum fossemos um bocadinho além disso.
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostPelos vistos, sim...
Por vezes fico na dúvida sobre se algumas pessoas acham ou sabem que este e outros espaços de discussão são para... trocar ideias! Daí que é com reiterada "surpresa" que vejo determinados temas serem frequentemente alvo de violentos, e por vezes concertados ataques, sobretudo para que se não fale das coisas!... Mal de nós um dia se um dia voltar institucionalizadamente o mais famoso lápis nacional!
A base do tópico, e desculpem lá os que têm opiniões mais sagazes, logo mais objectivas, sobre o tema, é a da minha percepção sobre o que será mais notório desde há relativamente pouco tempo de cada vez mais de "bombas" nas nossas estradas. Topos de gama que, antes mais raros, ora se sucedem e passam por nós são cada vez mais evidentes, o que, num cenário de crise, me levanta, penso, legítimas questões sobre como tal é possível. E não me digam que agora se nota mais, pois quem gosta de carros sempre reparou nesse pormenor e, naturalmente, nos carros melhores!
Um amigo meu diz mais, "Não há dinheiro? Pudera, olha como ele rola nas nossas estradas!". E faz sentido, pelo menos para mim e, pelo que vejo, para mais algumas pessoas, que em momentos de crise e de incerteza se deixe de investir na estrutura económica e passe a investir-se na "felicidade pessoal", adquirindo bens de consumo de mais valor e que, por essa via, sugerem a fruição de mais satisfação na vida, na actual lógica da sociedade de consumo!
E, já agora, sejamos todos sinceros, o mercados dos artigos de luxo nunca conhece, verdadeiramente, a crise instalada, certo? Para além dos carros, temos as casas (cujo mercado continua a "rolar"), as obras de arte, as jóias e alta relojoaria, os barcos de recreio, etc, etc, etc...
Por isso, deixemos-nos de "piadéticas", e discutamos os temas de forma descomprometida e, como alguns gostam de sublinhar, de forma intelectualmente séria! Quem não gostar, passe ao lado! Simples.
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Originalmente Colocado por bg2 Ver PostSe eu morar em Moimenta da Beira, tenho a discordar completamente deste tópico.
Se morar na foz do porto, também discordo, porque não vejo mais carros de luxo do que sempre vi
E é assim que se responde a um tópico onde as estatísticas são feitas "a olho"
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Em 1º lugar acho que devíamos estar a discutir os dados de 2012 e não os de 2010, isto porque nos últimos 2 anos a estória mudou muito.
Além disso, deixo um exemplo que me deixou a pensar: a minha empresa tem encomendado um MB E250CDI AMG praticamente full extras; o preço final foi de 60.700€. Há cerca de 9 anos, o meu pai pagou quase o mesmo por um W211 220CDI Avantgarde. Ou seja, parece-me que actualmente em viaturas acima dos 50.000€ conseguem-se preços idênticos de há 10 anos atrás, o que quer dizer muito do estado do mercado.
Quanto a 2012 não tenho dúvidas que tirando uma ou outra situação muito especifica, todas as premium vão cair também.
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostUm sector que se encontra em acentuada queda de actividade que tenta desesperadamente manter um volume de vendas aceitável a par de uma taxa de ocupação dos seus serviços técnicos (leia-se oficinas), para manutenção dos postos de trabalho dos seus colaboradores e estabilidade dos agregados familiares destes para bem do equilíbrio do próprio tecido social e económico do país a nível regional e nacional, é um total absurdo vir questionar a legitima opção dos consumidores em adquirir determinado produto, ou será que a questão é mesmo o poder de compra de uns em deterioramento de outros.
Maior paradoxo desta coisa pequeníssima, é focar a atenção no valor do produto em si somente, (neste caso concreto até havia possibilidade de focar ou analisar positivamente a questão fiscal do produto) .
A continuar assim, e sabendo nós que se a economia não se levantar no 2º semestre, acho bem que os donos desses carros lhes coloquem vidros inquebráveis.........ainda vamos ser o primeiro país com Ferraris e Lamborghinis a diesel ou com motores 1000cc, como aconteceu com os jaguares a seguir ao 25 do A.........
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tonyV
Estas "questões" que não interessam a NINGUÉM é o prato do dia do português. A verdadeira questão é:
Se os portugueses em vez de olharem para os popós que passam na rua, olhassem para a sua vida, para o que fazem e para quem regula o país faz, se calhar não andavamos nisto.
Essa dos, 95% dos empresários anda numa bomba em vez de gerir a empresa conveninentemente, só pode ser colmatada com o que por exemplo os "trabalhadores" de uma fábrica do grupo inditex andam a fazer para irem para o fundo de desemprego...ainda bem que a mama vai acabar para quem não quer trabalhar de todo.
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Originalmente Colocado por mablopes Ver PostQue são 95% dos nossos "empresários"!
Como empresário estou à vontade para lhe responder.....Até há bem pouco tempos (cerca de dois anos a esta parte) pensava como o amigo (atenção que sou empresário há mais de 10 anos), nestes ultimos tempos mudei completamente de ideias.......acho que 90% dos empresários deste país são verdadeiros herois, quem ainda consegue manter as portas abertas e salários em dia deve ser considerado um verdadeiro milagreiro.....os outros 10% são os FDP do costume, que gravitam em torno de negócios chorudos com o desgoverno deste país, e que mais não fazem do que contribuír, cada vez mais, para a nossa desgraça.....
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Originalmente Colocado por jomaso Ver PostEm 1º lugar acho que devíamos estar a discutir os dados de 2012 e não os de 2010, isto porque nos últimos 2 anos a estória mudou muito.
Além disso, deixo um exemplo que me deixou a pensar: a minha empresa tem encomendado um MB E250CDI AMG praticamente full extras; o preço final foi de 60.700€. Há cerca de 9 anos, o meu pai pagou quase o mesmo por um W211 220CDI Avantgarde. Ou seja, parece-me que actualmente em viaturas acima dos 50.000€ conseguem-se preços idênticos de há 10 anos atrás, o que quer dizer muito do estado do mercado.
Quanto a 2012 não tenho dúvidas que tirando uma ou outra situação muito especifica, todas as premium vão cair também.
Veja quanto é que custava um bmw 325td em 1993 e quanto custa um 325d agora.....
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Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver PostQue tipo de triagem? Daquelas em que os posts que discordam do teu são apagados?
Isso tem um nome...
Triagem do tipo, chamar à atenção de quem posta posts sem significado ou interesse ao conteúdo a debater. Entendes agora?
ps - Quem sou eu para exigir apagar qualquer que seja o post? Para isso há a moderação. Nem sei de onde tiraste essa ideia mas deve ser da crise, tolda-nos o discernimento.Editado pela última vez por warmthboy; 31 March 2012, 19:34.
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Originalmente Colocado por bg2 Ver PostDe nada, sempre que posso ajudo a colocar palha nos tópicos do PL
Relativamente a dados de 2012, para quem falou nisso, bem, como ainda estamos a terminar o primeiro trimestre do ano é natural que ainda não estejam disponíveis dados actualizados!
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostJá tinha reparado, mas assim, assumido, é sempre mais fácil de identificar! Assim outros sigam o teu exemplo na assumpção desse objectivo...
Relativamente a dados de 2012, para quem falou nisso, bem, como ainda estamos a terminar o primeiro trimestre do ano é natural que ainda não estejam disponíveis dados actualizados!
Terça feira já podes usar os do 1º trimestre de 2012
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No site da autoinforma tem os dados de janeiro e fevereiro. Todos perdem. Os 3 alemães perdem em torno dos 30%, os outros em torno dos 50%. A BMW é a 4ª marca, mercedes e audi andam perto. Como perderam menos subiram 1 ou outro lugar, talvez isso.
Já há mtos anos que vejo as 3 alemãs nos 10 primeiros, por isso nada de novo.
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostRelativamente a dados de 2012, para quem falou nisso, bem, como ainda estamos a terminar o primeiro trimestre do ano é natural que ainda não estejam disponíveis dados actualizados!
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Em 2008 começou uma crise nos EUA, que se espalhou à Europa e a Portugal. Apesar disso, a venda de carros topo de gama, disparou em 2009, voltou a subir em 2010, chegou à troposfera em 2011 e tudo indica que volte a subir de novo este ano, ao contrario do restante mercado auto, onde as vendas caem ano após ano.
Há no entanto um dado novo, antecipando uma lei ridícula sobre o enriquecimento ilícito, uma grande parte dos carros de luxo, vendidos em 2011, foram comprados com dinheiro vivo e a pronto. Nada mais natural, num país onde há mais ferraris, do que no pais onde são fabricados.
Temos portanto um novo negocio em Portugal com as viaturas de luxo, a lavagem de dinheiro, pelo menos aparentemente.
E é tão bom que um responsável de uma outra empresa a Porsche, chegou a afirmar "vamos ter um crescimento recorde, nunca visto", enquanto isso a idade do parque automóvel em Portugal, sobe para uns assustadores 13 anos, com todos os riscos, ambientais e de segurança, que isso acarreta, mas que pouco importa a quem muda/compra carro todos os anos ou sempre que se farta de uma cor.
Isto não é tudo mau, afinal pagam impostos e tal, como se pagar impostos não fosse um acto diário de cada cidadão, ou talvez não...
Curioso é que além dos carros, a venda de outros luxos também aumentou, assim casas, jóias, aviões, além de inúmeras propriedades, inclusive algumas fora do país, em locais como Itália, Austrália e EUA, foram também um bom investimento.
Tudo isto, durante uma crise internacional com quase cinco anos, a que podemos juntar a crise endémica nacional.
Mas talvez o problema não seja o aumento da compra de bens de luxo, mas o falar-se disso, comparar o estilo de vida dos que nos pedem sacrifícios, com a falta de qualidade de vida dos que, efectivamente, pagam os luxos.
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Originalmente Colocado por Lom Ver PostNão sei qual é a surpresa.Mesmo em crise o Pais tem mais ricos do que alguma vez teve.O dinheiro desaparece do bolso de uns,vai para o bolso de outros.
A mim não faz confusão parar no semáforo e ver que ao lado esta alguem sentado em cima de 100,200,300 ou 400 mil euros.
Este é o caminho da salvação das empresas, do emprego e do país. Muitas empresas já praticam isto a alguns anos, e o surgimento da crise para algumas delas não foi algo de muito impactante. Contudo isto são casos como também há casos de empresas que não resistem, ou porque lhes falta algo para vingar (ex.: mão de obra adequada, capacidade financeira, equipa comercial) ou porque não conseguem encontrar as oportunidades adequadas ao seu crescimento...
Mas a título de exemplo do que referi no início deste tópico (do encenamento da crise), à 2 anos trabalhava noutra empresa que a actual, e numa determinada altura após ter feito alguns esforços significativos acima do normal para mostrar alguns projectos inovadores, surgiu um momento de avaliação onde o argumento da crise era superior à qualidade e significado prático do trabalho que tinha feito. A situação deu uma volta de 180º quando questionei sobre uma notícia de que a empresa tinha crescido uma determinada percentagem significativa e previa-se para o ano seguinte um crescimento relativamente acentuado também...
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Originalmente Colocado por Peste Ver PostEm 2008 começou uma crise nos EUA, que se espalhou à Europa e a Portugal. Apesar disso, a venda de carros topo de gama, disparou em 2009, voltou a subir em 2010, chegou à troposfera em 2011 e tudo indica que volte a subir de novo este ano, ao contrario do restante mercado auto, onde as vendas caem ano após ano.
Há no entanto um dado novo, antecipando uma lei ridícula sobre o enriquecimento ilícito, uma grande parte dos carros de luxo, vendidos em 2011, foram comprados com dinheiro vivo e a pronto. Nada mais natural, num país onde há mais ferraris, do que no pais onde são fabricados.
Temos portanto um novo negocio em Portugal com as viaturas de luxo, a lavagem de dinheiro, pelo menos aparentemente.
E é tão bom que um responsável de uma outra empresa a Porsche, chegou a afirmar "vamos ter um crescimento recorde, nunca visto", enquanto isso a idade do parque automóvel em Portugal, sobe para uns assustadores 13 anos, com todos os riscos, ambientais e de segurança, que isso acarreta, mas que pouco importa a quem muda/compra carro todos os anos ou sempre que se farta de uma cor.
Isto não é tudo mau, afinal pagam impostos e tal, como se pagar impostos não fosse um acto diário de cada cidadão, ou talvez não...
Curioso é que além dos carros, a venda de outros luxos também aumentou, assim casas, jóias, aviões, além de inúmeras propriedades, inclusive algumas fora do país, em locais como Itália, Austrália e EUA, foram também um bom investimento.
Tudo isto, durante uma crise internacional com quase cinco anos, a que podemos juntar a crise endémica nacional.
Mas talvez o problema não seja o aumento da compra de bens de luxo, mas o falar-se disso, comparar o estilo de vida dos que nos pedem sacrifícios, com a falta de qualidade de vida dos que, efectivamente, pagam os luxos.
Porém, o mundo real mostra outra coisa que alguns não querem ver e que já foi referido aqui:
Portugueses pagaram carros de luxo em cash no ano passado
Em plena crise, compra de carros de luxo a pronto pagamento sublinha desigualdades existentes no país
Apesar de, em termos acumulados, entre Janeiro e Dezembro de 2011 as vendas de automóveis ligeiros de passageiros terem sofrido uma contracção de 31,3%, para 153 433 unidades, no mesmo período 59% dos consumidores portugueses pagaram a pronto os veículos automóveis de luxo de gama média-alta importados.
Os dados foram divulgados pela MBM Mobile com base numa amostra de 3 mil processos de consulta à importação na gama dos veículos automóveis.
O estudo revela também que 38% dos portugueses recorreram ao crédito para a aquisição de viaturas daqueles segmentos, tendo apenas 3% utilizado o crédito pessoal como modalidade de pagamento.
Entre os modelos que registaram maior procura entre os portugueses mais endinheirados em 2011, a ordem de preferência foi para os modelos Classe C da Mercedes-Benz, A4 da Audi e Série 3 da BMW.
Segundo a MBM Mobile, no universo de automóveis que integram o top 10 dos mais vendidos, o pódio foi ocupado pelos modelos Série 1 da BMW, o Classe E, da Mercedes-Benz, e o Série 5, também da BMW.
O estudo da MBM Mobile conclui ainda, no que respeita às tendências e comportamentos de consumo dos portugueses em 2011 em matéria de aquisição de viaturas de luxo e de gama média-alta, que os modelos mais procurados foram os Mercedes-Benz Classe C, Audi A4, BMW Série 3, BMW Série 1, Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5, Audi A1, Porsche 911 e Mercedes-Benz CLS.
Entre os modelos mais vendidos pela MBM Mobile figuram os modelos anteriormente descritos e ainda Porches Cayman, 911 e Panamera.
As modalidades de pagamento mais utilizadas, segundo o estudo em questão, foram o pronto pagamento (59%), o leasing (38%) e o crédito pessoal (3%).
Relativamente aos extras mais solicitados pelos compradores, o top 5 é liderado pelos estofos em pele seguidos por faróis de xénon, sistema de navegação, sensores de estacionamento e caixa automática.
Já agora, fique a saber que estes compradores optaram pelas cores preta, prata e azul para os seus modelos de luxo.
A MBM Mobile é, desde 2005, uma marca do sector automóvel de capital português, detida a 100% pela Lufthafen Brands Group, sendo pioneira na introdução do conceito de consultoria automóvel em Portugal.
Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em Dezembro de 2011 o mercado de ligeiros sofreu uma forte queda, de 60,1%, tendo sido comercializados 11 207 veículos.
Ora, se os carros de luxo são pagos a pronto e em dinheiro vivo, o que é que será que isto significa?
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Originalmente Colocado por Peste Ver PostEm 2008 começou uma crise nos EUA, que se espalhou à Europa e a Portugal. Apesar disso, a venda de carros topo de gama, disparou em 2009, voltou a subir em 2010, chegou à troposfera em 2011 e tudo indica que volte a subir de novo este ano, ao contrario do restante mercado auto, onde as vendas caem ano após ano.
Há no entanto um dado novo, antecipando uma lei ridícula sobre o enriquecimento ilícito, uma grande parte dos carros de luxo, vendidos em 2011, foram comprados com dinheiro vivo e a pronto. Nada mais natural, num país onde há mais ferraris, do que no pais onde são fabricados.
Temos portanto um novo negocio em Portugal com as viaturas de luxo, a lavagem de dinheiro, pelo menos aparentemente.
E é tão bom que um responsável de uma outra empresa a Porsche, chegou a afirmar "vamos ter um crescimento recorde, nunca visto", enquanto isso a idade do parque automóvel em Portugal, sobe para uns assustadores 13 anos, com todos os riscos, ambientais e de segurança, que isso acarreta, mas que pouco importa a quem muda/compra carro todos os anos ou sempre que se farta de uma cor.
Isto não é tudo mau, afinal pagam impostos e tal, como se pagar impostos não fosse um acto diário de cada cidadão, ou talvez não...
Curioso é que além dos carros, a venda de outros luxos também aumentou, assim casas, jóias, aviões, além de inúmeras propriedades, inclusive algumas fora do país, em locais como Itália, Austrália e EUA, foram também um bom investimento.
Tudo isto, durante uma crise internacional com quase cinco anos, a que podemos juntar a crise endémica nacional.
Mas talvez o problema não seja o aumento da compra de bens de luxo, mas o falar-se disso, comparar o estilo de vida dos que nos pedem sacrifícios, com a falta de qualidade de vida dos que, efectivamente, pagam os luxos.
Falas assim do ar de dados errados com tanta convicção, sem um acho, penso que na frase, depois quase ninguém acredita no que escreves.
Basta o PeLeve arranjar dados credíveis e certos que com certeza o pessoal assume o erro das críticas.
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PeLeve, por favor, sabes pelo menos qual o negócio da MBM? E leste a retracção de 31,3%? Já agora, é pecado quem tem dinheiro pagar os carros a pronto (talvez tenho sido eu que não li, mas não vi em lado nenhum falarem de "dinheiro vivo")?
Este tópico....Editado pela última vez por air; 01 April 2012, 10:18.
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