Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OA: quase 60% dos candidatos chumba no exame de agregação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Sim, OE referia-me a ordem dos enfermeiros, que acaba por ter um âmbito de acção diferente das restantes.
    Em que aspecto? É muito diferente da Ordem dos Médicos? Não sei que salvaguarda legal é que referes.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
      Em que aspecto? É muito diferente da Ordem dos Médicos? Não sei que salvaguarda legal é que referes.
      Apoio jurídico no caso. Tal e qual a ordem dos advogados presta apoio jurídico aos seus membros no caso de grave ataque ao livre exercício da profissão.

      Quanto a estes exames da ordem toda a gente sabe que são feitos com o intuito de chumbar o maior número de pessoas. Basta perceber um pouco de direito para perceber que estes exames são feitos de pequenos pormenores, de preciosismos capazes de chumbar o mais hábil advogado.

      Tenho a certeza que o Bastonário chumbava em muitos deles, mas...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
        Apoio jurídico no caso. Tal e qual a ordem dos advogados presta apoio jurídico aos seus membros no caso de grave ataque ao livre exercício da profissão.
        ...
        Coisas distintas, apoio jurídico no caso de processo por resp. civil é uma coisa.
        Outra o controle da actividade ser de responsabilidade da OA e, essa questão ser verificada e sancionada pela Ordem.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
          Coisas distintas, apoio jurídico no caso de processo por resp. civil é uma coisa.
          Outra o controle da actividade ser de responsabilidade da OA e, essa questão ser verificada e sancionada pela Ordem.
          Controlo dos membros (disciplinar), regulamentação da profissão, seguro de responsabilidade civil, fundo de pensões, são algumas das actividades da ordem a nível interno.

          Apoio contra agressões à profissão por terceiros (apoio jurídico) a nível de relações externas.

          Comentário


            #35
            Acho mt bem que chumbem!!!! Ja é tempo de por fim ao facilitismo das faculdades! Este é um exemplo a seguir por todas as outras ordens profissionais. Cumps

            Comentário


              #36
              Acho muito bem estes chumbos. Ja e altura de acabar com os facilitismos que existem nas licenciaturas, ja que não são as faculdades a impor ordem que sejam as ordens profissionais. O grau de Licenciado precisa de deixar de ser banalizado como tem vindo a acontecer. Espero que as outras ordens profissionais sigam esta politica.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                Acho mt bem que chumbem!!!! Ja é tempo de por fim ao facilitismo das faculdades! Este é um exemplo a seguir por todas as outras ordens profissionais. Cumps
                Curioso é que passem nos exames de acesso (saídos da Faculdade), mas chumbem após estagiar na..... Ordem e nos escritórios de advogado.

                Realmente a culpa deve ser das faculdades que os formou 2 ou 30 anos antes, já que ninguém é obrigado a correr para Ordem assim que acaba o curso.

                As faculdades tem (ou pelo menos deviam ter) corpos docente com estudiosos das áreas que lecionam, Mestres, Doutores, quais são os requisitos dos professores das Ordens?

                Se disseres que não concordas com o plano de estudos, com a diminuição de anos de curso, a conversa é outra...

                Comentário


                  #38
                  Ainda nao li ninguem a dizerca verdadeira causa do surto de chumbos. A qualidade da formacao e dos formandos entre 2006 e 2012 é a mesma. O q mudou foi o bastonário...

                  Comentário


                    #39
                    Engano

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Curioso é que passem nos exames de acesso (saídos da Faculdade), mas chumbem após estagiar na..... Ordem e nos escritórios de advogado.

                      Realmente a culpa deve ser das faculdades que os formou 2 ou 30 anos antes, já que ninguém é obrigado a correr para Ordem assim que acaba o curso.

                      As faculdades tem (ou pelo menos deviam ter) corpos docente com estudiosos das áreas que lecionam, Mestres, Doutores, quais são os requisitos dos professores das Ordens?

                      Se disseres que não concordas com o plano de estudos, com a diminuição de anos de curso, a conversa é outra...
                      Essa é inocente

                      Muitas vezes são as mesmas pessoas, mas mesmo não sendo, os bons professores são raríssimos, aqueles com capacidade de ensinar ainda existem, o problema é que se antes (há uns anos) começaram a ensinar menos umas coisas, os actuais sabem menos que alguns recém licenciados. Mesmo com mestrados e doutoramentos do copo pelo meio...a podridão no seu esplendor.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                        Uma Ordem só funciona se servir os Engenheiros, ponto! Sobretudo os problemas por ordem decrescente de urgência e importância. Não se admite por exemplo que pouco ou nada tenha sido conseguido com o reconhecimento dos cursos de Engenharia no Brasil. Se vou estar à espera deles para emigrar, estou feito.

                        Em vez disso, anda-se nos tribunais com guerrinhas com a OET e OArq por questões que são de facto menores.
                        Por acaso estive o ano passado numa "reunião" da ordem dos engenheiros (zona norte), onde se ocupou a maior parte do tempo a falar do que está a bold e as razões para isso estar em banho maria...por acaso coincidem com as mesmas razões que muitos pequenos/médios empresários portugueses se queixam para conseguirem entrar no Brasil

                        Comparada com a "minha ordem" trocava de bom grado...pior não deve ser.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                          Ainda está para vir alguém que me fundamente em concreto para que servem as Ordens.
                          São grupos de pressão ou lobbies. Servem para salvaguardar os interesses de uma carreira especifica ou de um grupo, usam os conhecimentos e a influência para se protegerem e criar poder, no sentido económico.

                          Claro que não é sempre assim, nem tudo assim, os grupos de pressão que existem são uma parte importante da democracia participativa, quando tem objectivos construtivos.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                            Acho mt bem que chumbem!!!! Ja é tempo de por fim ao facilitismo das faculdades! Este é um exemplo a seguir por todas as outras ordens profissionais. Cumps
                            Nota-se que és um completo desinformado nestas questões.

                            Curiosamente os estagiários passam nas matérias que lhe são ministradas nas faculdades (proc. civil, organização judiciária, proc. penal e direito constitucional) tendo mais dificuldades nas matérias que lhe são ministradas pela ordem dos advogados (deontologia e informática jurídica), portanto se há aqui alguém a ensinar mal é a ordem e não as faculdades.

                            O "povo" deixa-se levar pela demagogia do bastonário e depois saem calinadas destas. Antes de se expressarem com frases feitas informem-se. A Ordem perdeu toda a credibilidade com um bastonário destes, é um autêntico circo.

                            Comentário


                              #44
                              Fiquei sem perceber se é um tópico sobre ordens profissionais ou sobre licenciaturas.

                              De qualquer forma é importante garantir rigor. Mas o nosso problema não são as licenciaturas feitas à medida dos cartões de partidos políticos, nem o seu resultado (ainda que seja um problema também, claro).

                              O nosso problema são os conteúdos de alguns cursos que pararam em 1975, os cursos de Gestão, Economia e até Direito pouco mudaram e são disso exemplo. Os cursos científicos, com raras excepções, nem sequer acompanham a ultima década. Pior ainda estão os cursos de letras.

                              Basicamente andamos a formar pessoas com teorias erradas e temas desadequados, para um mercado de trabalho que desapareceu em 1985/1990, em vez de prepararmos pessoas para o futuro (com algumas excepções como referi).

                              Alguns, poucos, procuram actualizar conhecimentos, conheço algumas pessoas que depois do curso de direito aqui, foram estudar para França, UK e EUA, assim como uma grande amiga minha que foi para o Japão e depois para o Brasil, para complementar a formação em Gestão (diga-se que voltou abismada com a diferença), mas estes casos são poucos, sei até de pessoas que tiveram dificuldades obter equivalência para fazer mestrados cá, apenas porque a licenciatura feita no exterior, contemplava matéria desconhecida e ao nível de doutoramento o que fazia confusão.

                              Ao nível das teorias económicas a diferença então, é abismal. Estamos a falar, nos melhores casos, de atrasos de 30/40 anos, nos piores, de mais de 200 anos, irreal.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                [...]

                                O nosso problema são os conteúdos de alguns cursos que pararam em 1975, os cursos de Gestão, Economia e até Direito pouco mudaram e são disso exemplo. Os cursos científicos, com raras excepções, nem sequer acompanham a ultima década. Pior ainda estão os cursos de letras.

                                [...].
                                É engraçado que fales em 1975 porque eu tive um professor que foi Ministro do...Salazar e ainda dá aulas

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Stargazer Ver Post
                                  É engraçado que fales em 1975 porque eu tive um professor que foi Ministro do...Salazar e ainda dá aulas
                                  Eu também.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                    Nota-se que és um completo desinformado nestas questões.

                                    Curiosamente os estagiários passam nas matérias que lhe são ministradas nas faculdades (proc. civil, organização judiciária, proc. penal e direito constitucional) tendo mais dificuldades nas matérias que lhe são ministradas pela ordem dos advogados (deontologia e informática jurídica), portanto se há aqui alguém a ensinar mal é a ordem e não as faculdades.

                                    O "povo" deixa-se levar pela demagogia do bastonário e depois saem calinadas destas. Antes de se expressarem com frases feitas informem-se. A Ordem perdeu toda a credibilidade com um bastonário destes, é um autêntico circo.
                                    Desinformado? Olha que se calhar não!! E mais acho uma total falta de respeito para faculdades como a classica e a catolica existirem faculdades com cursos que se dão pelo nome de Direito que vem tirar todo o mérito a um curso como é o de Direito!! E mais não digo!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Realmente se há excesso de advoganos parece-me normal que tornem os exames mais difícies de modo a reduzir o numero de novos advogados.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Miguelox Ver Post
                                        Realmente se há excesso de advoganos parece-me normal que tornem os exames mais difícies de modo a reduzir o numero de novos advogados.
                                        Quem tem que definir isso é o mercado. Há muitos advogados mas poucos advogados bons.

                                        Estas restrições só servem para atrasar a entrada de novos membros na ordem com o intuito de angariar mais dinheiro para os cofres da instituição. Há muita coisa escondida e grandes grupos de interesse por trás. Mas como são matérias sensíveis, não convém informar a população. Fiquemo-nos com as demagogias do bastonário a insistir na ideia de que são as universidades que formam mal, e com o boneco do presidente da república especado a olhar para este atentado à nossa constituição (violação do princípio do livre exercício da profissão).

                                        Para terminar, os exames são completamente inconstitucionais, tanto que quem quiser entrar na ordem não precisa de os fazer. Basta intentar a acção adequada com a providência cautelar adequada que eles metem a viola ao saco e são obrigados a dar a cédula profissional.

                                        O bastonário é tão inteligente e desconhece estes mecanismos legais, é uma vergonha para a classe ser representado por uma figura tão triste.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Algo está muito errado neste País.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            Quem tem que definir isso é o mercado. Há muitos advogados mas poucos advogados bons.
                                            E quem te disse a ti que o mercado escolhe os melhores? Aliás a dificuldade começa logo em definir o que é ser-se bom advogado. Será aquele que tem ótimos conhecimentos jurídicos, ou será aquele que tem ótimos conhecimentos de outro tipo?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Essa é inocente

                                              Muitas vezes são as mesmas pessoas, mas mesmo não sendo, os bons professores são raríssimos, aqueles com capacidade de ensinar ainda existem, o problema é que se antes (há uns anos) começaram a ensinar menos umas coisas, os actuais sabem menos que alguns recém licenciados. Mesmo com mestrados e doutoramentos do copo pelo meio...a podridão no seu esplendor.
                                              Concordo contigo que os bons professores são raríssimos, isso desde a primária até ao nível superior.
                                              Também apanhei "doutores" que apenas lá estão para completar "o número" necessário, que são nulidades a transmitir conhecimentos.
                                              Mas apanhei muitos professores, que eram apenas licenciados, uns advogam outros não, que davam aulas por gosto e sabia do que falava.

                                              Eu tive um professor com a idade do Mário Soares....

                                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                              ...
                                              Curiosamente os estagiários passam nas matérias que lhe são ministradas nas faculdades (proc. civil, organização judiciária, proc. penal e direito constitucional) tendo mais dificuldades nas matérias que lhe são ministradas pela ordem dos advogados (deontologia e informática jurídica), portanto se há aqui alguém a ensinar mal é a ordem e não as faculdades.

                                              ....
                                              Já há Universidades com cadeiras de informática jurídica no Curso.

                                              Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                                              Desinformado? Olha que se calhar não!! E mais acho uma total falta de respeito para faculdades como a classica e a catolica existirem faculdades com cursos que se dão pelo nome de Direito que vem tirar todo o mérito a um curso como é o de Direito!! E mais não digo!
                                              Quando tens muitos professores que dão aulas na Clássia e em privadas.

                                              Mas se o plano de curso é mau, e acredito que seja, há uma tutela que terá que avaliar isso.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                Uma Ordem só funciona se servir os Engenheiros, ponto! Sobretudo os problemas por ordem decrescente de urgência e importância. Não se admite por exemplo que pouco ou nada tenha sido conseguido com o reconhecimento dos cursos de Engenharia no Brasil. Se vou estar à espera deles para emigrar, estou feito.

                                                Em vez disso, anda-se nos tribunais com guerrinhas com a OET e OArq por questões que são de facto menores.
                                                O que eu rebolei a rir ao ler este post

                                                Estás a criticar uma ordem que não faz coisa a não ser preocupar-se e defender os interesses dos engs civis????
                                                Uma ordem que está 100% focada na resolução do problema dos engº civis merecia mais respeito da tua parte. No mínimo.

                                                Eu por acaso até estou inscrito mais pela perspectiva elitista da coisa. É sempre um bom tema de conversa e como se costuma dizer: "mal: não faz" ( só à carteira). Tb costumo usar para impressionar alguns interlocutores e mandar uma bocas sobre ética e tal teorizar sobre o exercício da profissão etc, visto que devo exercer no máximo 1 ou 2 dias por mês ( nos dias em que não vendo tshirts na feira)

                                                Quanto aos advogados e à questão das privadas deixem-me dizer-vos que isto é um falsa questão. Um bom advogado não precisa de andar na pública ou "assistir" a um ensino "bom" ou "exigente" (como lhe quiserem chamar). Precisa de encornar bem e saber ler e interpretar códigos e Leis.

                                                Há inúmeros casos de alunos das privadas que fazem os estágios com perna às costas... E já agora que falo nisso, a Ministra da Justiça que já foi dirigente da Ordem andou numa privada. Há tb vários formadores e avaliadores da OA que andaram em privadas...

                                                Quanto à exigência: acho engraçado e a maioria dos actuais advogados adoram.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  O que eu rebolei a rir ao ler este post

                                                  Estás a criticar uma ordem que não faz coisa a não ser preocupar-se e defender os interesses dos engs civis????
                                                  Uma ordem que está 100% focada na resolução do problema dos engº civis merecia mais respeito da tua parte. No mínimo.

                                                  Eu por acaso até estou inscrito mais pela perspectiva elitista da coisa. É sempre um bom tema de conversa e como se costuma dizer: "mal: não faz" ( só à carteira). Tb costumo usar para impressionar alguns interlocutores e mandar uma bocas sobre ética e tal teorizar sobre o exercício da profissão etc, visto que devo exercer no máximo 1 ou 2 dias por mês ( nos dias em que não vendo tshirts na feira)

                                                  Quanto aos advogados e à questão das privadas deixem-me dizer-vos que isto é um falsa questão. Um bom advogado não precisa de andar na pública ou "assistir" a um ensino "bom" ou "exigente" (como lhe quiserem chamar). Precisa de encornar bem e saber ler e interpretar códigos e Leis.

                                                  Há inúmeros casos de alunos das privadas que fazem os estágios com perna às costas... E já agora que falo nisso, a Ministra da Justiça que já foi dirigente da Ordem andou numa privada. Há tb vários formadores e avaliadores da OA que andaram em privadas...

                                                  Quanto à exigência: acho engraçado e a maioria dos actuais advogados adoram.
                                                  Muito rebolas tu. Deve ser por isso que quando páras de rebolar, vens com as ideias à roda.

                                                  É que ainda bem que tocas em mais esse ponto. É uma Ordem de Eng. Civis para Eng. Civis. Mas mesmo nesse campo, faz pouco. Muito pouco. Aliás é o último "agente" a mexer-se pelos Engenheiros. Tudo o resto se mexe mais rápido do que eles.

                                                  Sim estar inscrito é mesmo para o "status quo". Não sei de que maneira é aproveitado porque a maioria dos meus colegas de curso está desempregado cá ou arranjou por meios exclusivamente próprios trabalho lá fora. Mas continuam a pagar as quotas anuais em troca de uma revista.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                    Muito rebolas tu. Deve ser por isso que quando páras de rebolar, vens com as ideias à roda.

                                                    É que ainda bem que tocas em mais esse ponto. É uma Ordem de Eng. Civis para Eng. Civis. Mas mesmo nesse campo, faz pouco. Muito pouco. Aliás é o último "agente" a mexer-se pelos Engenheiros. Tudo o resto se mexe mais rápido do que eles.

                                                    Sim estar inscrito é mesmo para o "status quo". Não sei de que maneira é aproveitado porque a maioria dos meus colegas de curso está desempregado cá ou arranjou por meios exclusivamente próprios trabalho lá fora. Mas continuam a pagar as quotas anuais em troca de uma revista.
                                                    Acho que estás a ser injusto.
                                                    Se estás inscrito deves certamente receber mails semanais com reports sobre a situação negocial com o Brasil... A percepção q tenho é que eles estão empenhados.
                                                    Mas o Brasil não quer de modo algum abrir as pernas.
                                                    E diria mais, é um negociação que não dará em nada pois aos engº brasileiros tb não são parvos.

                                                    Não cabe à Ordem arranjar emprego a ninguém ou solucionar a crise!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Stargazer Ver Post
                                                      É engraçado que fales em 1975 porque eu tive um professor que foi Ministro do...Salazar e ainda dá aulas
                                                      Soares Martinez?
                                                      Foi meu professor de Economia Política.
                                                      Como pessoa é uma verdadeira besta.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        Acho que estás a ser injusto.
                                                        Se estás inscrito deves certamente receber mails semanais com reports sobre a situação negocial com o Brasil... A percepção q tenho é que eles estão empenhados.
                                                        Mas o Brasil não quer de modo algum abrir as pernas.
                                                        E diria mais, é um negociação que não dará em nada pois aos engº brasileiros tb não são parvos.

                                                        Não cabe à Ordem arranjar emprego a ninguém ou solucionar a crise!
                                                        Por opção não passei a membro efectivo. Antes de entregar o relatório comecei a ver efectivamente como "tudo aquilo" funciona e para que fins funciona. Depois, iria pertencer por mera formalidade. Nunca precisei por onde tenho passado e exercido o meu trabalho, mas sobretudo porque tenho visto o retorno com todos os meus colegas efectivos. Sabes do que é que lhes tem servido? Dos descontos com os parceiros da Ordem. "Inscrevi-me no Solinca com o cartão da Ordem!"

                                                        Não cabe à Ordem solucionar a crise mas cabe à Ordem criar as condições para que não se desbarate a profissão de Engenharia como está a ser em Portugal. Para isso, é fundamental que se sintam os sinais dos tempos nos objectivos e metas da Ordem. O reconhecimento dos cursos para além fronteiras é essencial para a abertura de oportunidades (nem tanto de acesso) de crescimento e carreira lá fora. Mas nem o site da Ordem tem versão em inglês.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                                                          Soares Martinez?
                                                          Foi meu professor de Economia Política.
                                                          Como pessoa é uma verdadeira besta.
                                                          Nop, Mário Júlio de Almeida Costa.
                                                          Como pessoa não tenho nada que dizer, era simpático e contava histórias do "antigamente"

                                                          edit: mas tive de estudar o livro do Soares Martinez para Economia por acaso

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                            Por opção não passei a membro efectivo. Antes de entregar o relatório comecei a ver efectivamente como "tudo aquilo" funciona e para que fins funciona. Depois, iria pertencer por mera formalidade. Nunca precisei por onde tenho passado e exercido o meu trabalho, mas sobretudo porque tenho visto o retorno com todos os meus colegas efectivos. Sabes do que é que lhes tem servido? Dos descontos com os parceiros da Ordem. "Inscrevi-me no Solinca com o cartão da Ordem!"

                                                            Não cabe à Ordem solucionar a crise mas cabe à Ordem criar as condições para que não se desbarate a profissão de Engenharia como está a ser em Portugal. Para isso, é fundamental que se sintam os sinais dos tempos nos objectivos e metas da Ordem. O reconhecimento dos cursos para além fronteiras é essencial para a abertura de oportunidades (nem tanto de acesso) de crescimento e carreira lá fora. Mas nem o site da Ordem tem versão em inglês.
                                                            Eu acho que está no teu direito em optar não inscrever. Contudo, a partir do momento que o fazes, não tens autoridade moral para criticar ou sugerir nada...
                                                            Um ordem vive do empenho dos seus membros e só eles podem, em conjunto, resolver os problemas ou lacunas desta mesma ordem.

                                                            Não podemos eternamente exigir que sejam sempre os "outros que lá estão" (seja onde for) a resolverem os problemas.
                                                            Além disso, é perfeitamente natural que a Ordem esteja mais focada em Portugal pois a sua fundamentação Legal é exactamente essa de controlar o exercício da profissão em Portugal. A adaptação às novas exigências da globalização leva o seu tempo e só é possível se os membros se interessarem e participarem na organização.

                                                            Sei que as minha palavras soam um bocado a tanga e conversa de "velho" mas se reflectires um pouco verás que não há outra forma de se fazerem as coisas.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Stargazer Ver Post
                                                              Nop, Mário Júlio de Almeida Costa.
                                                              Como pessoa não tenho nada que dizer, era simpático e contava histórias do "antigamente"

                                                              edit: mas tive de estudar o livro do Soares Martinez para Economia por acaso
                                                              Epá tiveste sorte. O Martinez a leccionar era uma miséria. Falava num tom tão baixo que quase que era preciso um aparelho para o ouvir. Isto num auditório.
                                                              Depois ao nível da formação, era do mais arrogante e mal educado que se possa imaginar. Quando fiz a oral com ele ainda tinha cabelo comprido, isto para um homem que se identificava com Salazar... estás mesmo a ver o tipo de questões que me colocou ehehehe. Mas lá passei.

                                                              Para veres o tipo de pessoa, no parque da faculdade tinha um carro à minha frente que parou assim do nada. Eu naturalmente buzinei. Era o exmo Martinez com o seu motorista. Pelos vistos o exmo ficou muito indignado e foi fazer queixa minha com a matricula do meu carro. eheheheheheh

                                                              Ou seja, uma besta.

                                                              Contaram-me que ele saiu da clássica porque se recusava a fazer orais a pessoas de cor (expressão mais esquisita, parece que os outros não têm cor ehehehe). Se é verdade ou não, não faço ideia.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X