Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quanto custa uma Licenciatura em Direito na Católica ? Alguém sabe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    a católica é a melhor universidade privada portuguesa, e em algumas áreas, como na gestão, bate-se de igual com as melhores do mundo, por exemplo o MBA da católica tem uma boa reputação lá fora.

    o curso em si é que ...... neste momento acho que direito só para alguém que tenha algum familiar no ramo. Por exemplo se o meu pai fosse advogado e já tivesse um escritório montado, e a ideia fosse depois continuar o trabalho dele, provavelmente iria para direito, tirando isso, é uma área muito saturada. Em que a licenciatura serve de pouco, basta ver as taxas de reprovação no exame de admissão à ordem. Algum licenciados em direito tem se safado na área da solicitaria, mas é uma saída que não consegue absorver todos os licenciados.

    Comentário


      #32
      On topic:

      (1) Se estiveres interessado em cursar Direito, acredita que a Católica de Lisboa é uma excelente opção para ti. Não ficas atrás de nenhuma das universidades de referência na área (refiro-me a Coimbra e Lisboa) e beneficias de um ensino menos massificado, muito mais acompanhado.

      (2) Não te preocupes com as propinas; vai directamente ao gabinete de admissão de alunos e expõe o teu problema; eles têm imensos programas de apoios, bolsas e ainda podes beneficiar das bolsas do ensino público. Ninguém deixa de lá estudar por dificuldades económicas.

      (3) Direito não tem nada a ver com "decorar"; trata-se de exercícios de raciocínio e de aplicação de teoria muitíssimo elaborados como compreenderás logo nas primeiras aulas práticas.

      Boa sorte e bom estudo!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por psantos Ver Post
        a católica é a melhor universidade privada portuguesa, e em algumas áreas, como na gestão, bate-se de igual com as melhores do mundo, por exemplo o MBA da católica tem uma boa reputação lá fora.
        A Católica é a única Universidade privada com qualidade em Portugal. O resto são sítios onde se dão diplomas (como o são também muitas públicas, mas isso são outros 500).
        Mas mesmo na Católica, temos de nos cingir às áreas de economia/gestão e direito. Estas são de facto muito boas. As tecnologias na Católica, por exemplo, são tão "boas" que mais dia menos dia vão acabar.
        Direito numa boa Univ. (há 3 que se destacam e já foram muito faladas aqui) é um curso fantástico onde aprendes muito acerca de muita coisa. Se fores bom aluno e trabalhador hás-de conseguir emprego.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
          On topic:

          (1) Se estiveres interessado em cursar Direito, acredita que a Católica de Lisboa é uma excelente opção para ti. Não ficas atrás de nenhuma das universidades de referência na área (refiro-me a Coimbra e Lisboa) e beneficias de um ensino menos massificado, muito mais acompanhado.

          (2) Não te preocupes com as propinas; vai directamente ao gabinete de admissão de alunos e expõe o teu problema; eles têm imensos programas de apoios, bolsas e ainda podes beneficiar das bolsas do ensino público. Ninguém deixa de lá estudar por dificuldades económicas.

          (3) Direito não tem nada a ver com "decorar"; trata-se de exercícios de raciocínio e de aplicação de teoria muitíssimo elaborados como compreenderás logo nas primeiras aulas práticas.

          Boa sorte e bom estudo!
          Como?


          6666

          Comentário


            #35
            seis caracteres
            Editado pela última vez por rantamplan; 13 April 2012, 20:48.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
              A Católica é a única Universidade privada com qualidade em Portugal. O resto são sítios onde se dão diplomas (como o são também muitas públicas, mas isso são outros 500).
              Mas mesmo na Católica, temos de nos cingir às áreas de economia/gestão e direito. Estas são de facto muito boas. As tecnologias na Católica, por exemplo, são tão "boas" que mais dia menos dia vão acabar.
              Direito numa boa Univ. (há 3 que se destacam e já foram muito faladas aqui) é um curso fantástico onde aprendes muito acerca de muita coisa. Se fores bom aluno e trabalhador hás-de conseguir emprego.
              Algumas notas:

              (1) a Católica não é privada; é concordatária e tem o mesmo estatuto de uma Universidade pública de acordo com a Concordata celebrada com a Santa Sé. Estude um bocadinho o assunto e veja a diferença.

              (2) Os cursos de engenharia mantêm-se e com perspectivas de crescimento. O que se passou foi algumas dificuldades económicas devido a investimentos mal planeados. A faculdade de Arquitectura da Técnica de Lisboa está tecnicamente falida e teve que dispensar pessoal mas certamente que ninguém põe em causa a qualidade do curso.

              (3) Concordo que há cursos onde basicamente se dão diplomas mas isso acontece tanto no sector público como no privado. Depende mais do curso e da instituição do que do sector.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                A Católica é a única Universidade privada com qualidade em Portugal. O resto são sítios onde se dão diplomas (como o são também muitas públicas, mas isso são outros 500).
                ...
                Direito numa boa Univ. (há 3 que se destacam e já foram muito faladas aqui) é um curso fantástico onde aprendes muito acerca de muita coisa. Se fores bom aluno e trabalhador hás-de conseguir emprego.
                A Católica não é "bem uma privada", e essa do que nenhuma privada é boa... enfim.

                De resto de acordo. Conseguir um emprego mais não seja no Mac.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                  (2) Os cursos de engenharia mantêm-se e com perspectivas de crescimento. O que se passou foi algumas dificuldades económicas devido a investimentos mal planeados. A faculdade de Arquitectura da Técnica de Lisboa está tecnicamente falida e teve que dispensar pessoal mas certamente que ninguém põe em causa a qualidade do curso.
                  A Faculdade de Engenharia da Católica está à beira de fechar as portas. É um assunto mais que falado no "meio" e levou já a que alguns docentes saíssem para outras faculdades públicas e a que aqueles que ainda lá estão andem muito preocupados com o futuro...
                  Não compares a qualidade da Fac. de Arquitectura com a Fac. de Engenharia da Católica. Em que é que a Fac. de Engenharia da Católica se distinguiu ao longo destes anos? É boa em quê? Onde é que os Engenheiros da Católica são vistos como alguém com uma formação excelente?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    A Católica não é "bem uma privada", e essa do que nenhuma privada é boa... enfim.

                    De resto de acordo. Conseguir um emprego mais não seja no Mac.
                    A questão da Católica ser privada é dito para simplificação. Não vale a pena descrever o estatuto especial de cada vez que se fala dela.
                    Não queres dizer qual/quais as privadas que têm qualidade em Portugal e, se possível, porquê?

                    Comentário


                      #40
                      Mais uma vez, obrigado pelas vossas respostas. Tenho gostado de vos ler.

                      Algumas notas que este tópico já serviu para clarificar e também algumas dúvidas:

                      1-O curso é algo caro, mas é bom e a Universidade é boa também e "com nome". Será que compensa tirar este curso na Católica em vez de na Clássica, tendo eu média para entrar na Clássica ou é desperdício de dinheiro? Ou será para quem não tem média para as públicas?

                      2-Como eu já previa, da minha área que lembro mais uma vez ser Humanidades, Direito parecer ser das melhores opções a tomar e das mais abrangentes em termos de conhecimentos adquiridos/saídas para o mercado. Aconselham algum curso melhor nesse aspecto? Bem sei que depende da minha vocação, e essa eu vou sabendo, mas em termos de saídas, emprego, vocês são bem mais experientes que eu e toda a ajuda/informação que eu possa receber nesta fase é bem-vinda, até porque ando em fase de pesquisa e quase de tomada de decisão para o que será o meu futuro

                      3- Ando também de olho num curso que é Ciências da Comunicação, na Nova de Lisboa. A média é algo mais alta, mas o curso em si parece-me interessante. Não sei até que ponto terá ou não mais saída que Direito.

                      4- Saídas para o Estrangeiro. Ok, aqui admito que sou um pouco patriota e o meu principal objectivo é servir o país onde nasci. Mas como isto não está fácil e se não melhorar, as hipóteses de emigrar daqui a uns anos estão em cima da mesa. Posto isto, uma dúvida que vos coloco: Direito possibilita saídas do país e respetivo emprego lá fora relacionado com este curso? Muita gente tem-me dito que para sair de Portugal, o Direito não serve de nada uma vez que no curso apenas se estuda a parte do Direito praticada em Portugal e respectivo código penal, igualmente válido só para Portugal e que portanto será diferente dos outros países. Confirmam?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                        A questão da Católica ser privada é dito para simplificação. Não vale a pena descrever o estatuto especial de cada vez que se fala dela.
                        Não queres dizer qual/quais as privadas que têm qualidade em Portugal e, se possível, porquê?
                        Ou porque não dizes tu quais são más e motivos.
                        E não esquecer que dentro de cada Universidade, tal como referiste na Católica, há cursos/faculdades melhores e outros piores.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Ou porque não dizes tu quais são más e motivos.
                          E não esquecer que dentro de cada Universidade, tal como referiste na Católica, há cursos/faculdades melhores e outros piores.
                          A minha opinião acerca das privadas é baseada no meu contacto (como profissional) com algumas e em relatos de colegas. Em ambos os casos a opinião é negativa. Para além disso, não me lembro de ter visto uma privada ser notícia por ver a qualidade de um curso seu reconhecida a nível internacional.
                          Por fim, pelos contactos profissionais como colega e empregador, avalio os recém licenciados das privadas como estando muito pior preparados para o mercado que os colegas vindos das melhores faculdades públicas. Como já disse antes, também há muitas públicas que só servem para aumentar as estatísticas de diplomados.
                          Se há privadas (ou cursos de privadas) boas em Portugal eu não conheço (para além dos referidos da Católica). Mas eu não conheço tudo (longe disso). Apenas opino com base na minha experiência pessoal.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                            Mais uma vez, obrigado pelas vossas respostas. Tenho gostado de vos ler.

                            Algumas notas que este tópico já serviu para clarificar e também algumas dúvidas:

                            1-O curso é algo caro, mas é bom e a Universidade é boa também e "com nome". Será que compensa tirar este curso na Católica em vez de na Clássica, tendo eu média para entrar na Clássica ou é desperdício de dinheiro? Ou será para quem não tem média para as públicas?

                            2-Como eu já previa, da minha área que lembro mais uma vez ser Humanidades, Direito parecer ser das melhores opções a tomar e das mais abrangentes em termos de conhecimentos adquiridos/saídas para o mercado. Aconselham algum curso melhor nesse aspecto? Bem sei que depende da minha vocação, e essa eu vou sabendo, mas em termos de saídas, emprego, vocês são bem mais experientes que eu e toda a ajuda/informação que eu possa receber nesta fase é bem-vinda, até porque ando em fase de pesquisa e quase de tomada de decisão para o que será o meu futuro

                            3- Ando também de olho num curso que é Ciências da Comunicação, na Nova de Lisboa. A média é algo mais alta, mas o curso em si parece-me interessante. Não sei até que ponto terá ou não mais saída que Direito.

                            4- Saídas para o Estrangeiro. Ok, aqui admito que sou um pouco patriota e o meu principal objectivo é servir o país onde nasci. Mas como isto não está fácil e se não melhorar, as hipóteses de emigrar daqui a uns anos estão em cima da mesa. Posto isto, uma dúvida que vos coloco: Direito possibilita saídas do país e respetivo emprego lá fora relacionado com este curso? Muita gente tem-me dito que para sair de Portugal, o Direito não serve de nada uma vez que no curso apenas se estuda a parte do Direito praticada em Portugal e respectivo código penal, igualmente válido só para Portugal e que portanto será diferente dos outros países. Confirmam?
                            Eu tentaria Gestão. Na Católica ou na Nova (que tu referiste no teu post). Depois talvez apostasse num bom MBA internacional.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                              ...

                              1-O curso é algo caro, mas é bom e a Universidade é boa também e "com nome". Será que compensa tirar este curso na Católica em vez de na Clássica, tendo eu média para entrar na Clássica ou é desperdício de dinheiro? Ou será para quem não tem média para as públicas?
                              ...


                              4- Saídas para o Estrangeiro. Ok, aqui admito que sou um pouco patriota e o meu principal objectivo é servir o país onde nasci. Mas como isto não está fácil e se não melhorar, as hipóteses de emigrar daqui a uns anos estão em cima da mesa. Posto isto, uma dúvida que vos coloco: Direito possibilita saídas do país e respetivo emprego lá fora relacionado com este curso? Muita gente tem-me dito que para sair de Portugal, o Direito não serve de nada uma vez que no curso apenas se estuda a parte do Direito praticada em Portugal e respectivo código penal, igualmente válido só para Portugal e que portanto será diferente dos outros países. Confirmam?
                              1 - se vires pelo lado meramente monetário, pensa que em 4/5 meses de propinas na Católica, pagarás um ano na Clássica. Para muita gente isso é importante.
                              A Clássica como já deves ter percebido é das mais reconhecidas Faculdades de Direito, tal como Coimbra. A não ser que haja alguma característica muito particular no Curso da UC, que para ti seja essencial (uma especialização, cadeira ou opção curricular) ou um eventual maior acompanhamento (desconheço), seria a Clássica a minha escolha.

                              4 - O Cursos por norma são reconhecidos internacionalmente, por norma obrigam no entanto a inscrição e eventuais exames na respectiva Ordem.
                              Para além de teres que dominar língua muito bem e termos técnicos, ainda haverá as diferenças nos ordenamentos jurídicos (apesar da base permitir depois analisar e opinar).

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                A minha opinião acerca das privadas é baseada no meu contacto (como profissional) com algumas e em relatos de colegas. Em ambos os casos a opinião é negativa. Para além disso, não me lembro de ter visto uma privada ser notícia por ver a qualidade de um curso seu reconhecida a nível internacional.
                                Por fim, pelos contactos profissionais como colega e empregador, avalio os recém licenciados das privadas como estando muito pior preparados para o mercado que os colegas vindos das melhores faculdades públicas. Como já disse antes, também há muitas públicas que só servem para aumentar as estatísticas de diplomados.
                                Se há privadas (ou cursos de privadas) boas em Portugal eu não conheço (para além dos referidos da Católica). Mas eu não conheço tudo (longe disso). Apenas opino com base na minha experiência pessoal.
                                O que vejo no contacto com profissionais vindo das várias faculdades é que há bons e maus profissionais vindo de todo o lado. Depende da qualidade do curso, da qualidade do "estudante".
                                Nos contactos com duas privadas, tenho melhor opinião de uma que outra, mas o tempo passado também foi diferente, também aí considero haver bons e maus profissionais. Uma boa parte tanto lecciona na Privada, como lecciona na Clássica.

                                Referes em concreto a Direito ou estás noutra área?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                  Eu tentaria Gestão. Na Católica ou na Nova (que tu referiste no teu post). Depois talvez apostasse num bom MBA internacional.
                                  Tenho ideia que o caminho natural para Gestão, não seria por humanidades, poderá ter algumas dificuldades em algumas cadeiras por falta de base. Poderá sempre fazer os exames de acesso necessário.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    Tenho ideia que o caminho natural para Gestão, não seria por humanidades, poderá ter algumas dificuldades em algumas cadeiras por falta de base. Poderá sempre fazer os exames de acesso necessário.
                                    Também penso que sim. Mas acho que as melhores perspectivas de futuro justificam o esforço de estudar um pouco mais.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Referes em concreto a Direito ou estás noutra área?
                                      Não me refiro concretamente a Direito. Não é a minha área. Falo em Medicina/Engenharias/Ciências Exactas.
                                      A realidade do Direito/Gestão conheço essencialmente por opiniões de outros e breves contactos.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Tenho ideia que o caminho natural para Gestão, não seria por humanidades, poderá ter algumas dificuldades em algumas cadeiras por falta de base. Poderá sempre fazer os exames de acesso necessário.
                                        A base do secundário para esta área é muito próxima de zero, ao nível de Economia. O problema aqui é a Matemática, que normalmente é a razão para o pessoal escolher humanidades. Se ele não gostar de matemática (ou suportar bem, vá), pode esquecer Gestão/Economia.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                          Também penso que sim. Mas acho que as melhores perspectivas de futuro justificam o esforço de estudar um pouco mais.
                                          Concordo contigo, dependerá desta "pequena questão":

                                          Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
                                          A base do secundário para esta área é muito próxima de zero, ao nível de Economia. O problema aqui é a Matemática, que normalmente é a razão para o pessoal escolher humanidades. Se ele não gostar de matemática (ou suportar bem, vá), pode esquecer Gestão/Economia.
                                          Se for como no meu tempo, matemática termina no 9º basicamente.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                            a católica é a melhor universidade privada portuguesa, e em algumas áreas, como na gestão, bate-se de igual com as melhores do mundo, por exemplo o MBA da católica tem uma boa reputação lá fora.
                                            Que exagero... Os cursos de gestão da católica são bons cá dentro. Lá fora ninguém os conhece. O MBA nem sequer está no top100 do financial times. Daí a dizeres que a católica bate-se de igual com as melhores do mundo, vai lá vai... Basicamente estás a dizer que a católica em gestão bate-se de igual com Harvard, Stanford, MIT, London Business School, Insead, etc.?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                              Que exagero... Os cursos de gestão da católica são bons cá dentro. Lá fora ninguém os conhece. O MBA nem sequer está no top100 do financial times. Daí a dizeres que a católica bate-se de igual com as melhores do mundo, vai lá vai... Basicamente estás a dizer que a católica em gestão bate-se de igual com Harvard, Stanford, MIT, London Business School, Insead, etc.?
                                              Tambem não concordo. No entanto, não será completamente desconhecida: Business school rankings from the Financial Times - Masters in Management 2011 (assim como a NOVA, diga-se!). Já nos MBA's, talvez daqui a uns anitos o The Lisbon MBA esteja por lá.

                                              Quanto à questão da matemática, logo no 1º ano de faculdade pega-se na matemática do 12º, e ao longo do curso existe muita matemática/estatística.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
                                                A base do secundário para esta área é muito próxima de zero, ao nível de Economia. O problema aqui é a Matemática, que normalmente é a razão para o pessoal escolher humanidades. Se ele não gostar de matemática (ou suportar bem, vá), pode esquecer Gestão/Economia.
                                                Pois, Gestão e Economia é uma área da qual gosto bastante. No entanto, o meu percurso escolar já serviu para descartar esta área uma vez que entrei no secundário para Ciências e Tecnologias e depois tive de mudar de área por causa da Matemática A, que também faz parte de SocioEconómicas. Não sei se foi por causa do professor que não dava bem a matéria, mas não me parece, porque havia boas notas nessa turma. Note-se que eu até ao 9º era bastante bom aluno a Matemática, não era aluno de 100, mas andava na casa dos 80s e alguns desses que tinham boas notas em Mat A até tinham piores notas que eu no básico...

                                                Daí eu ter descartado a área das Socio Económicas e ter optado por Humanidades.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X