Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Não terminando o "regime de exclusividade" na FP, deve haver um subsídio respectivo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
    Injusto é o Zé não ter emprego nenhum enquanto o Manel tens dois.
    É verdade, mas o Zé pode não ter emprego como electricista e o Manel poder escolher a empresa e o salário como técnico informático, se é que me percebes... Um ter apenas um emprego não resolve necessariamente o problema do outro que não tem nenhum!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
      Se uma pessoa for obrigada a assinar a um contrato, acho justo.
      Tendo oportunidade de escolher ter essa função ou essa carreira, não, não acho justo.
      Desse modo tens apenas uma possibilidade, o não à pergunta inicial. Ninguém é obrigado a assinar o que quer que seja em termos contratuais, mas carreiras há a quem está vedada a assinatura de contratos adicionais como forma de complementar vantagens! Por exemplo, um médico ou um enfermeiro podem acumular vários empregos, jogando com as escalas e, desse modo, gerir as suas actividades profissionais com ganhos, embora, claro, com sacrifícios adicionais!

      Comentário


        #33
        São as vicissitudes da carreira, conhecidas à partida pelos signatários dos contratos.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
          É verdade, mas o Zé pode não ter emprego como electricista e o Manel poder escolher a empresa e o salário como técnico informático, se é que me percebes... Um ter apenas um emprego não resolve necessariamente o problema do outro que não tem nenhum!
          Percebo mas acho que não se aplica porque para o lugar de técnico de informática há de certeza outros Zés que não o Zé electricista.

          Vou-te dar um exemplo do qual tenho conhecimento directo por via familiar/pessoal: eu vejo milhares de enfermeiros no desemprego enquanto que outros acumulam 2 ou 3 postos de trabalho e algo está mal quando isto acontece.

          Comentário


            #35
            O PeLeve quer mais um subsidiozito? Não posso....



            Bem, paciência, tira-se mais algum às criancinhas!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
              Injusto é o Zé não ter emprego nenhum enquanto o Manel tens dois.
              O que é que isso vem ao caso?

              O meu cota só tem 12 "empregos" seja em nome individual ou por conta de outrem, na mesma área. E felizmente a FP já não está incluída no lote. Era o que faltava haver limites.

              O meu problema com regimes de exclusividade e falando da saúde que é o que conheço não são os valores envolvidos é a diferença de trabalho/desempenho entre um profissional de saúde em exclusividade face a outro em regime livre, que no geral anda taco a taco e a quebra desse regime de exclusividade...
              Editado pela última vez por ; 11 January 2015, 21:25.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                Percebo mas acho que não se aplica porque para o lugar de técnico de informática há de certeza outros Zés que não o Zé electricista.

                Vou-te dar um exemplo do qual tenho conhecimento directo por via familiar/pessoal: eu vejo milhares de enfermeiros no desemprego enquanto que outros acumulam 2 ou 3 postos de trabalho e algo está mal quando isto acontece.
                Não te sei responder a esta realidade, embora tenha na família exemplos desses... Será sorte? Será uns irem à luta e sacrificarem tempos de descanso e outros não estarem dispostos a isso? Não sei, confesso... O que sei é que vejo bem perto (...) quem tenha conseguido um bom contrato num hospital privado de referência e ainda tenha tempo para gerir folgas e turnos para trabalhar em duas ou três clínicas...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                  São as vicissitudes da carreira, conhecidas à partida pelos signatários dos contratos.
                  Sim, é um argumento válido, sobretudo se todas as premissas conhecidas e subscritas à partida se mantiverem inalteradas bilateralmente!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                    O PeLeve quer mais um subsidiozito? Não posso....

                    Bem, paciência, tira-se mais algum às criancinhas!
                    Não tinhas mais nenhum tópico para brincar e para estragar o respectivo assunto, não?... Dasss...

                    Comentário


                      #40
                      sempre trabalhei no privado com contratos de exclusividade. Nunca me fez qualquer confusão, e até hoje nunca me tinha passado pela cabeça pedir um subsídio por isso !!!! Estou mesmo mal habituado, tenho de ver mais vídeos da raquel varela !

                      e é óbvio que os juízes pediram isso, porque hoje em dia é a classe que está em alta e leva tudo. Nesta republica de juízes, tudo o que os meritíssimos pedirem será concedido.

                      quando a tirar a exclusividade à FP, é completamente impensável, se agora já é difícil, aí é que deixavam mesmo de aparecer.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                        São as vicissitudes da carreira, conhecidas à partida pelos signatários dos contratos.
                        Certo, mas o problema é que a carreira e condições da mesma para muitos FP estavam devidamente balizados aquando da assinatura do contrato, e, entretanto, foram alterados unilateralmente em prejuízo do trabalhador, sem qualquer vantagem.
                        Porque não permitir compensar cortes ou com o fim da exclusividade, ou, nos casos em que esta seja inevitável, em função da carreira, mediante compensação?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por mrphillip Ver Post
                          Certo, mas o problema é que a carreira e condições da mesma para muitos FP estavam devidamente balizados aquando da assinatura do contrato, e, entretanto, foram alterados unilateralmente em prejuízo do trabalhador, sem qualquer vantagem.
                          Porque não permitir compensar cortes ou com o fim da exclusividade, ou, nos casos em que esta seja inevitável, em função da carreira, mediante compensação?
                          Porque em muitas das funções, nem faria sentido não ser exclusivo.
                          Juízes não exclusivos?
                          Funcionários da AT não exclusivos?
                          Havia de ser (ainda mais) bonito.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                            Porque em muitas das funções, nem faria sentido não ser exclusivo.
                            Juízes não exclusivos?
                            Funcionários da AT não exclusivos?
                            Havia de ser (ainda mais) bonito.
                            Tudo bem, mas não são essas que questiono... E estou à vontade, porque as minhas funções também me exigem exclusividade.
                            Estou a falar nas muitas em que essa exclusividade não criaria problemas. E não defendo subsídios, defendo apenas a possibilidade genérica de não terem exclusividade.
                            Além disso, todas as outras funções admitem a não exclusividade, desde que superiormente autorizadas.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por mrphillip Ver Post
                              Tudo bem, mas não são essas que questiono... E estou à vontade, porque as minhas funções também me exigem exclusividade.
                              Estou a falar nas muitas em que essa exclusividade não criaria problemas. E não defendo subsídios, defendo apenas a possibilidade genérica de não terem exclusividade.
                              Além disso, todas as outras funções admitem a não exclusividade, desde que superiormente autorizadas.
                              Em teoria, não tenho problema com essa tua formulação.
                              Os sindicatos encarregam-se de minar qualquer cenário prático.

                              Comentário


                                #45
                                A manutenção da situação atual beneficia o infrator.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                  A manutenção da situação atual beneficia o infrator.
                                  A alteração, em muitos casos, prejudica o contribuinte.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                    sempre trabalhei no privado com contratos de exclusividade. Nunca me fez qualquer confusão, e até hoje nunca me tinha passado pela cabeça pedir um subsídio por isso !!!! Estou mesmo mal habituado, tenho de ver mais vídeos da raquel varela !

                                    e é óbvio que os juízes pediram isso, porque hoje em dia é a classe que está em alta e leva tudo. Nesta republica de juízes, tudo o que os meritíssimos pedirem será concedido.

                                    quando a tirar a exclusividade à FP, é completamente impensável, se agora já é difícil, aí é que deixavam mesmo de aparecer.
                                    E eu. Tb tenho bem explicito no meu contrato essa questão, e não recebo qualqeur subsidio por isso...

                                    Nem acho que faça qualquer sentido tal coisa...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por point Ver Post
                                      E eu. Tb tenho bem explicito no meu contrato essa questão, e não recebo qualqeur subsidio por isso...

                                      Nem acho que faça qualquer sentido tal coisa...
                                      claro, mas isso é porque nós não estamos habituados a um ecossistema subsídio-dependente.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                        OK. Mas, então, deverá haver "compensação" (na tua opinião) por esse facto (exclusividade) ou não?
                                        Depende, pode estar inerente às funções ou ao local onde se trabalha, ou seja, já está incluído, implícito ou faz parte ter exclusividade.

                                        Imagina por exemplo um funcionário das finanças agora ser ao mesmo tempo daqueles agentes independentes bancários que "vendem" produtos bancários por conta própria, com base em informação sobre particulares ou empresas usava essa informação para tirar partido da sua segunda actividade e ganhar mais uns trocos, será que deve ser pago a mais para não o fazer ou será que já faz parte das suas funções não poder fazer algo deste género?

                                        Agora também acho que pode depender do tipo de funções de uma segunda actividade. Se o mesmo funcionário das finanças der formação profissional num centro de emprego não vejo qual é o mal, por exemplo.

                                        Mas independentemente da exclusividade e da possibilidade de acumular funções penso que cabe a cada um de nós depois dar lugar a quem não tem qualquer fonte de rendimento. Os tempos são difíceis, e se eu tiver uma segunda actividade que condiciona o acesso a uma actividade principal a outra pessoa devo abster-me de a praticar.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                          Originalmente Colocado por PeLeve
                                          OK. Mas, então, deverá haver "compensação" (na tua opinião) por esse facto (exclusividade) ou não?
                                          Depende, pode estar inerente às funções ou ao local onde se trabalha, ou seja, já está incluído, implícito ou faz parte ter exclusividade.

                                          Imagina por exemplo um funcionário das finanças agora ser ao mesmo tempo daqueles agentes independentes bancários que "vendem" produtos bancários por conta própria, com base em informação sobre particulares ou empresas usava essa informação para tirar partido da sua segunda actividade e ganhar mais uns trocos, será que deve ser pago a mais para não o fazer ou será que já faz parte das suas funções não poder fazer algo deste género?

                                          Agora também acho que pode depender do tipo de funções de uma segunda actividade. Se o mesmo funcionário das finanças der formação profissional num centro de emprego não vejo qual é o mal, por exemplo.

                                          Mas independentemente da exclusividade e da possibilidade de acumular funções penso que cabe a cada um de nós depois dar lugar a quem não tem qualquer fonte de rendimento. Os tempos são difíceis, e se eu tiver uma segunda actividade que condiciona o acesso a uma actividade principal a outra pessoa devo abster-me de a praticar.
                                          Estive a ler o teu post e detive-me, não só mas também, no segundo parágrafo que, visto à minúcia, fez-me logo lembrar os detentores de cargos políticos, seja ao nível dos executivos em que os titulares, é voz corrente, continuarão a ter interesses em diversas empresas e mercados, seja, também consta, ao nível dos deputados da AR que, muitos deles exercerão também funções em empresas e / ou escritórios de advogados, por exemplo, o que, convenhamos e comparativamente, é muitíssimo mais questionável mas muito pouco questionado!...

                                          No demais exemplos, deixa-me que te diga que não acho rigorosamente nada incompativel, desde que os horários permitam uma gestão de compatibilidade, por exemplo leccionar, fazer investigação científica, fazer parte de comissões de estudo e elaboração legislativa, gestão de um negócio familiar, produção artística e literária, etc, etc, etc...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                            A alteração, em muitos casos, prejudica o contribuinte.
                                            Em que aspecto ?

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X