Anúncio

Collapse
No announcement yet.

RMS Titanic- o centenário

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Um monstro daqueles a afundar-se a 200km/h, não restaria mesmo nada para ver no fundo do mar, a não ser uma enorme quantidade de pequenos detritos irreconheciveis.
    Além disso, não estás a considerar uma coisa.
    Aquilo está a atravessar água. Não ar. A resistência é bastante superior. 200km/h debaixo de água obrigaria não só a uma forma hidrodinâmica perfeita, como elevados niveis de impulsão. Dificilmente um transatlantico partido em dois, apenas com a força da gravidade a actuar sobre o mesmo conseguiria atingir velocidades nessa ordem de grandeza.

    A velocidade de queda estimada do Titanic encontra-se algures entre os 40 e 50 à hora.
    Existe algo chamado velocidade terminal, que pode ser aplicado a qualquer objecto a cair por um fluido, onde podemos incluir o ar.
    E isso implica a força da gravidade a actuar no objecto, assim como o atrito causado pelo fluido que está a ser atravessado.
    O objecto acelará até um ponto, onde força de gravidade encontrará resistência equivalente do atrito provocado pelo fluido, desacelarando a queda do objecto e causando uma queda a velocidade estabilizada.

    E atravessar uma parede de água 40-50km/h, já envolve forças hidrodinâmicas elevadas, que acabam por ter um efeito destruidor não muito diferente daquele que vemos com ventos fortes. E a actuar sobre um objecto, mesmo um massivo como o Titanic, que já se encontrava dividido em dois, revelando as entranhas e onde essas forças poderiam actuar sobre partes que não foram de todo projectadas para lidar com elas, permite justificar grande parte dos estragos que foram encontrados nas duas metades do transatlântico.
    Eu já percebi isso, tinha na ideia os 200km/h mas certamente percebi alguma coisa mal (já foi em 1997 quando o filme saiu), como não tenho (tinha) noção que os valores eram absurdos, acreditei e não questionei. Falha minha e estamos sempre a aprender

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
      Vi e achei muito interessante.

      Hoje descobri a história desta senhora.

      Violet Jessop - Wikipedia, the free encyclopedia

      Estava no Olympic, o primeiro dos três navios da Classe Olympic e "irmão" do Titanic e Britannic, quanto este bateu num cruzador da Marinha Inglesa em 1911.
      Estava no Titanic quando este se afundou e estava no Britannic quando também foi ao fundo em 1916, após o embate numa mina da 1ª guerra.
      Para quem gostas destas coisas:

      Morgan Robertson - Wikipedia, the free encyclopedia

      Morgan Andrew Robertson (September 30, 1861–March 24, 1915) was a well-known American author of short stories and novels, and the self-claimed inventor of the periscope.
      He is best known for his short novel Futility, first published in 1898. This story features an enormous British passenger liner called the Titan, which, deemed to be unsinkable, carries an insufficient number of lifeboats. On a voyage in the month of April, the Titan hits an iceberg and sinks in the North Atlantic, resulting in the loss of almost everyone on board. There are some similarities to the real-life disaster of the RMS Titanic. The book was published fourteen years before the actual Titanic hit an iceberg, on an April night, and sank to the bottom of the North Atlantic.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
        Culpa da mãe natureza ?...

        Foi o Titanic que chocou contra o iceberg e não o contrário... A culpa foi simplesmente falta de prudência da tripulação, numa zona propícia à formação de icebergs.
        Não estou a dizer que o Titanic afundou por acto divino da mãe natureza. O que digo é que a natureza proporcionou uma série de condições que levaram a erros de percepção e deficientes condições de visibilidade por parte das duas tripulações, e num caso levou à detecção do iceberg demasiado tarde e no outro a não conseguir identificar visualmente o Titanic como Titanic, como a não conseguir comunicar eficazmente através de código morse com sinais de luzes entre as duas embarcações, onde o Californian poderia ter ajudado a poupar muitas vidas.

        Muito se discutiu sobre a falta de prudência, quando na realidade eles apenas seguiam os procedimentos correntes na altura. Era prática corrente não abrandar com aviso de icebergs. Só abrandavam com obstáculo À vista. O problema foi terem-no visto tarde demais...

        Não sei se viste o documentário, mas a noite do desastre foi peculiar em diversos aspectos climáticos e também ela documentada por outras embarcações que percorriam as mesmas águas simultaneamente.
        Noite sem lua, céu limpo e mar excepcionalmente calmo (o que também não ajuda a percepcionar a rebentação de ondas na borda do iceberg). E dada as temperaturas baixas ao nivel do mar, tiveram condições perfeitas para este fenómeno de miragem.
        Basta procurar por imagens e até videos deste fenómeno para perceber como pode alterar a percepção do horizonte ou de um objecto.

        E os testemunhos de passageiros e tripulação do Titanic assim como a tripulação do Californian, alguns antes ignorados ou até assumidos como mentiras, agora, 100 anos depois, encaixam perfeitamente como descrições destas ilusões de óptica.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por crash Ver Post
          No fim de semana mostraram uma série de documentários sobre o Titanic.
          No National Geographic, um deles, incluia o próprio James Cameron a actualizar a info daquilo que tinha feito para o filme, corrigindo certos erros sobre o modo como o Titanic afundou.

          Mas o mais interessante documentário que coloquei os olhos em cima, tem a ver com a procura de respostas para ninguém ter visto o icebergue a não ser quando já era tarde demais e o porquê do Californian estar a poucas milhas do Titanic enquanto este se afundava e não ter ido em seu auxilio, apesar de estarem suficientemente perto para se verem um ao outro com binóculos.
          E em ambas as situações, a culpada parece ter sido mesmo a mãe natureza, dado terem se conjugado uma série de condições que provocaram um fenómeno que nunca tinha ouvido falar, miragens de água fria, que afectaram grandemente a percepção do que se via.

          Mais alguém viu?
          Infelizmente não vi. Se houver links que disponibilizem os videos desses comentários, publiquem aqui, please ;)

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
            Infelizmente não vi. Se houver links que disponibilizem os videos desses comentários, publiquem aqui, please ;)
            Esta aqui, devido por 7 partes, vê a pagina do user que estao la todas as partes, infelizmente a qualidade de Audio nao é das melhores:

            Titanic: the final word with james cameron ( part 1 ) - YouTube

            Amanha tenho de ver tudo, este caso do Titanic sempre me interessou.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Esta aqui, devido por 7 partes, vê a pagina do user que estao la todas as partes, infelizmente a qualidade de Audio nao é das melhores:

              Titanic: the final word with james cameron ( part 1 ) - YouTube

              Amanha tenho de ver tudo, este caso do Titanic sempre me interessou.
              O documentário a que o Crash se refere não é esse, esse até o achei pouco interessante. Eles passaram uma sequencia de três documentários, o do Cameron foi o primeiro mas o mais interessante foi o terceiro.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                Infelizmente não vi. Se houver links que disponibilizem os videos desses comentários, publiquem aqui, please ;)
                Não apanhei o inicio deste documentário em especifico. Nem sei o nome do mesmo.
                Achei bastante interessante a introdução destes novos elementos na análise do acontecimento. Acho que nunca um desastre foi tão dissecado ao pormenor como o do Titanic, que ainda 1 século depois continuemos a perceber o que aconteceu, como aconteceu e porque aconteceu.

                Encontrei um artigo algo extenso em inglês, que refere estas miragens frias

                in StarTribune

                "What doomed the Titanic is well known, at least in outline. On a moonless night in the North Atlantic, the liner hit an iceberg and disaster ensued, with 1,500 lives lost.

                Hundreds of books, studies and official inquires have addressed the deeper question of how a ship that was so costly and so well built -- a ship declared to be unsinkable -- could have ended so terribly. The theories vary widely, placing the blame on everything from inept sailors to flawed rivets. Now, a century after the liner went down in the early hours of April 15, 1912, two new studies argue that rare states of nature played major roles.

                The first says Earth's nearness to the moon and the sun -- a proximity not matched in more than 1,000 years -- resulted in record tides that help explain why the Titanic encountered so much ice, including the fatal iceberg.

                And a second, put forward by a Titanic historian from Britain, contends that the icy waters created ideal conditions for an unusual type of mirage that hid icebergs from lookouts and confused a nearby ship as to the liner's identity.

                Author Tim Maltin said his explanation helps remove the stain of blunder from what he regards as a tragedy.

                "There were no heroes, no villains," Maltin said. "Instead, there were a lot of human beings trying to do their best in the situation as they saw it." The title of his new book, "Titanic: A Very Deceiving Night," being published this week as an e-book, alludes to how mirages could have wrought havoc with human observations.

                Scholars, as well as scientists, are debating the new theories. Some question whether natural factors can outweigh the ineptitude. Others find the mirage explanation plausible -- in limited scenarios. Overall, though, many experts applaud the fresh perspectives.

                The Titanic was the largest, most luxurious ship of its time. It carried 10 millionaires.

                From the start, news reports and inquiries said that the ice in the North Atlantic was unusually bad that year. The New York Times, in an article shortly after the sinking, quoted U.S. officials as saying that the winter had produced "an enormously large crop of icebergs."

                Recently, a team of researchers from Texas State University-San Marcos and Sky & Telescope magazine found an apparent explanation in the heavens. They published their findings in the magazine's April issue.

                The team discovered that Earth had come unusually close to the sun and moon that winter, enhancing their gravitational pulls on the ocean and producing record tides. The rare orbits took place between December 1911 and February 1912 -- about two months before the disaster.

                The researchers suggest that the high tides refloated masses of icebergs traditionally stuck near Labrador and Newfoundland, sending them adrift into the North Atlantic shipping lanes.

                "We don't claim that our idea is conclusive," Donald Olson, a physicist at Texas State, said. But, he added, the team continues to gather new supporting evidence.

                Olson said that after the study's publication, "we found there had been remarkable tidal events around the globe -- in England and New Zealand."

                Unusual kind of mirage

                The icy waters that night created ideal conditions for an unusual kind of mirage, according to Maltin, who has written three books on the Titanic.

                Most people know mirages as natural phenomena caused when hot air near the Earth's surface bends light rays upward. But another kind of mirage occurs when cold air bends light rays downward. In that case, observers can see objects and settings far over the horizon. The images often undergo quick distortions.

                In an interview, Maltin said he first learned of the possibility of cold mirages when reading a 1992 British inquiry on the Titanic's sinking. It suggested that the icy waters could have cooled the adjacent air and warped images that confused the Californian, a nearby ship that could have rushed to the Titanic's aid but instead did nothing.

                Fascinated, Maltin dug into navigational records and found that both the Californian and the Titanic had moved into the icy Labrador Current that night and had encountered conditions ideal for cold mirages. He then hunted through reams of official and unofficial testimony to see what people saw -- or what they thought they saw.

                Unusual haze

                A drama of misperceptions ensues. Maltin's book shows how mirages could have created false horizons that hid the iceberg from the Titanic's lookouts.

                By this theory, the intersection of dark sea and starry sky would have looked blurry, reducing the contrast with the looming iceberg. Maltin cites three Titanic lookouts who, despite the night's remarkable clarity, testified to seeing an unusual haze on the horizon.

                Maltin suggests that the speeding Titanic would have slowed down if its crew and officers had understood how the cold night was bending light in confusing ways.

                As for the failed rescue, Maltin cites testimony that he sees as revealing the role of nature's trickery. The Californian knew the luxury liner was nearby but wrote off sightings of its lights and distress rockets. Maltin calculates that the two ships were about 10 miles apart. But cold mirages, he says, let the crews see the vessels as much closer -- on the order of 5 miles.

                This sense of closeness helped create a disastrous series of false impressions, he argues.

                The Californian's captain, Stanley Lord, said the nearby ship seemed to be a medium-size steamer rather than a giant passenger liner. "I am positive," he testified, "it was not the Titanic."
                "

                EDIT: acrescento um link da pág. do National Geographic que resume bem a coisa

                http://natgeotv.com.au/tv/titanic-10...se-closed.aspx
                Editado pela última vez por crash; 17 April 2012, 10:05.

                Comentário


                  #68

                  Comentário


                    #69
                    Eu vou definitivamente assistir o Titanic em 3d. Tem que ser um filme completamente novo!!!




                    Comentário


                      #70
                      Aqui mais um curioso por todo a história e fascínio do "Unsinkable Ship".

                      Comentário


                        #71
                        Já agora @ 9gag , sempre houve discussão que no filme a tabua de madeira dava para os 2..

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por FerreiraFerrari Ver Post
                          Eu vou definitivamente assistir o Titanic em 3d. Tem que ser um filme completamente novo!!!




                          Esta longe de ser novo ou introduzir algo de novo ao filme. É igual so com efeitos 3D (nada de especiais na minha opiniao). Excelente para relembrar e ver o mesmo de uma perspectiva diferente. De resto... the same old thing.

                          Comentário


                            #73
                            Bilionário anuncia a construção do «Titanic II» > TVI24

                            Comentário


                              #74
                              What!?! Um barco Made in China!?!? Está-se mesmo a ver o que vai resultar dali...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                What!?! Um barco Made in China!?!? Está-se mesmo a ver o que vai resultar dali...
                                O filme vai ter 5 minutos

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                  What!?! Um barco Made in China!?!? Está-se mesmo a ver o que vai resultar dali...
                                  Vai-se afundar antes de embater no iceberg :p

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                    Não estou a dizer que o Titanic afundou por acto divino da mãe natureza. O que digo é que a natureza proporcionou uma série de condições que levaram a erros de percepção e deficientes condições de visibilidade por parte das duas tripulações, e num caso levou à detecção do iceberg demasiado tarde e no outro a não conseguir identificar visualmente o Titanic como Titanic, como a não conseguir comunicar eficazmente através de código morse com sinais de luzes entre as duas embarcações, onde o Californian poderia ter ajudado a poupar muitas vidas.

                                    Muito se discutiu sobre a falta de prudência, quando na realidade eles apenas seguiam os procedimentos correntes na altura. Era prática corrente não abrandar com aviso de icebergs. Só abrandavam com obstáculo À vista. O problema foi terem-no visto tarde demais...

                                    Não sei se viste o documentário, mas a noite do desastre foi peculiar em diversos aspectos climáticos e também ela documentada por outras embarcações que percorriam as mesmas águas simultaneamente.
                                    Noite sem lua, céu limpo e mar excepcionalmente calmo (o que também não ajuda a percepcionar a rebentação de ondas na borda do iceberg). E dada as temperaturas baixas ao nivel do mar, tiveram condições perfeitas para este fenómeno de miragem.
                                    Basta procurar por imagens e até videos deste fenómeno para perceber como pode alterar a percepção do horizonte ou de um objecto.

                                    E os testemunhos de passageiros e tripulação do Titanic assim como a tripulação do Californian, alguns antes ignorados ou até assumidos como mentiras, agora, 100 anos depois, encaixam perfeitamente como descrições destas ilusões de óptica.

                                    Eu concordo com isso mas só acho que a tua frase "a culpada foi a mãe Natureza" não está correcta.

                                    Mas vamos ver uma coisa, se eu for a andar na rua e levar com um raio em cima e morrer, aí sim pode-se dizer que a culpa é da mãe na natureza. Não fui em que provoquei o perigo, foi o perigo que veio ao meu encontro.

                                    Agora neste caso, o iceberg estava lá sossegado no seu canto, o navio vai contra ele, que culpa tem a mãe natureza? Os icebergs já são conhecidos há muitos séculos, na altura não era propriamente um fenómeno novo, a tripulação deveria ter tido mais precaução.

                                    Se eu for a conduzir e embater contra uma árvore não vou culpar a árvore pelo meu acidente, não é?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                      em 100 anos este tipo de navios evoluiram bastante

                                      o titanic hoje em dia ia parecer 1 navio de cruzeiro de brincar

                                      basta olhar para o funchal que ao pe dos outros ja parece de cruzeiros é no rio
                                      Foi anunciada a intenção de construir uma réplica modernizada do Titanic:

                                      Titanic II: Australian tycoon unveils plans for replica of doomed vessel | Mail Online

                                      Comentário


                                        #79
                                        de inicio vai andar cheio pelo nome, depois vai andar muito vazio porque não apresenta nada de vantagem em relação ha concorrencia

                                        eu acho que melhor era terem metido o dinheiro na minha conta

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                          de inicio vai andar cheio pelo nome, depois vai andar muito vazio porque não apresenta nada de vantagem em relação ha concorrencia

                                          eu acho que melhor era terem metido o dinheiro na minha conta
                                          Cheio só se for depois dai da décima quinta viagem, pelo menos

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                                            Foi anunciada a intenção de construir uma réplica modernizada do Titanic:

                                            Titanic II: Australian tycoon unveils plans for replica of doomed vessel | Mail Online

                                            Se ele flutuar, ir de Southampton até Nova Iorque sem problema algum, dou crédito pro cara.

                                            Sempre ouço falar de construir o Titanic II. Só iria ter a casca do original, mas dotado da última tecnologia em cruzeiros. É o que ouço falar.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                              Se ele flutuar, ir de Southampton até Nova Iorque sem problema algum, dou crédito pro cara.

                                              Sempre ouço falar de construir o Titanic II. Só iria ter a casca do original, mas dotado da última tecnologia em cruzeiros. É o que ouço falar.
                                              É este o site oficial da iniciativa


                                              Blue Star Line


                                              www.youtube.com/watch?v=NB0cWXBP-Cc

                                              Comentário


                                                #83
                                                Quem é que vão ser os campeões que se vão enfiar num navio de nome Titanic II, feito na China, e que vai seguir na íntegra o trajecto do original?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Maquelarene Ver Post
                                                  Quem é que vão ser os campeões que se vão enfiar num navio de nome Titanic II, feito na China, e que vai seguir na íntegra o trajecto do original?
                                                  O design não é chinês, é finlandês

                                                  Home | Deltamarin Ltd.

                                                  Titanic II: Clive Palmer Unveils Replica Plans

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    não acredito muito que isto passe da fase do projecto. Quando o gajo descobrir quanto custa construir um navio, certamente vai desistir

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Já não existia uma continuação do Titenic II: Jack is back?

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X