Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Universidade de Coimbra notifica estudantes para pagamento de propinas de 2003/2004

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por air Ver Post
    Presumo que isso te aconteceu há 8 anos...

    Edit: já agora, anulaste a matrícula quando e em que situação?
    O que interessa a minha situação?Mas posso-te dizer que anulei a matricula cerca de um mês antes de se iniciarem as aulas, portanto paguei 350€ de uma coisa que nunca viria a usufruir nem causaria transtorno á instituição.

    Já um aluno que se inscreveu 1 mês depois de acabarem os prazos pagou 50€.

    É justo não é?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
      O que deves ter pago foi a primeira prestação das propinas.

      Tenho quase a certeza que não se paga pelo acto de anulação de matricula desde que sejam cumpridos os prazos para o mesmo.
      Prazos que acabam quase 1 mês antes de se iniciarem as aulas?Vai lá vai.

      Mas ao mesmo tempo um gajo que vá lá cair de pára quedas depois de começarem as aulas já só paga 50€.

      Agora um tipo que queira anular a matricula antes de começarem as aulas por insuficiencia economica (que não era o meu caso), tem de pagar 350€ para evitar pagar o que não tem dinheiro para pagar.

      pff

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
        O que interessa a minha situação?Mas posso-te dizer que anulei a matricula cerca de um mês antes de se iniciarem as aulas, portanto paguei 350€ de uma coisa que nunca viria a usufruir nem causaria transtorno á instituição.

        Já um aluno que se inscreveu 1 mês depois de acabarem os prazos pagou 50€.

        É justo não é?
        Por situação entende-se prazos, etc. De resto ninguém tem nada a ver com a tua vida.

        Acho justo sim. A Universidade está a contar com um determinado n.º de alunos, para ela é bem pior um que desiste do que um que se atrasa no pagamento. É o mesmo que ter uma empresa e ter um contrato assinado para uma obra, é bem mais grave desistir da obra do que atrasar-se no pagamento.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por air Ver Post
          Por situação entende-se prazos, etc. De resto ninguém tem nada a ver com a tua vida.

          Acho justo sim. A Universidade está a contar com um determinado n.º de alunos, para ela é bem pior um que desiste do que um que se atrasa no pagamento. É o mesmo que ter uma empresa e ter um contrato assinado para uma obra, é bem mais grave desistir da obra do que atrasar-se no pagamento.
          Coloquemos a situação, um aluno inscreve-se, falta 1 mês para se iniciarem as aulas já acabaram os prazos de anulação, o aluno deixa de poder pagar o ensino superior por isso pretende anular a sua matricula.

          Tem de pagar 350€ para não pagar o que não pode pagar.

          Eu paguei, mas havia gente que desistia porque não podia pagar e continuou sem pagar, vão agora andar a juntar juros para daqui a 8 anos lhes cairem em cima?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
            Coloquemos a situação, um aluno inscreve-se, falta 1 mês para se iniciarem as aulas já acabaram os prazos de anulação, o aluno deixa de poder pagar o ensino superior por isso pretende anular a sua matricula.

            Tem de pagar 350€ para não pagar o que não pode pagar.

            Eu paguei, mas havia gente que desistia porque não podia pagar e continuou sem pagar, vão agora andar a juntar juros para daqui a 8 anos lhes cairem em cima?
            Quantos são os casos que as pessoas deixaram de poder pagar no espaço de 1 mês? Haverão casos sim, mas será que 8 anos não foram suficientes para juntar esse dinheiro+juros e pagar o que se deve?

            Ou pagar o que se deve é apenas para os outros? Ainda venho de famílias que, primeiro do que tudo, se paga o que se deve. Infelizmente nem todos pensam igual.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por air Ver Post
              Quantos são os casos que as pessoas deixaram de poder pagar no espaço de 1 mês? Haverão casos sim, mas será que 8 anos não foram suficientes para juntar esse dinheiro+juros e pagar o que se deve?

              Ou pagar o que se deve é apenas para os outros? Ainda venho de famílias que, primeiro do que tudo, se paga o que se deve. Infelizmente nem todos pensam igual.
              isto é que me faz confusão. E estamos a falar de um prazo de 8 anos para alguns, ou seja longe desta crise gigante (ainda estávamos só na nossa privada).
              Acho que houve um bom número de pessoas que ou sabia da lei da prescrição ou simplesmente se defecou para a divida.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por air Ver Post
                Quantos são os casos que as pessoas deixaram de poder pagar no espaço de 1 mês? Haverão casos sim, mas será que 8 anos não foram suficientes para juntar esse dinheiro+juros e pagar o que se deve?

                Ou pagar o que se deve é apenas para os outros? Ainda venho de famílias que, primeiro do que tudo, se paga o que se deve. Infelizmente nem todos pensam igual.
                Eu também acho que se deve pagar o que se deve, tanto que eu paguei, contrariado mas paguei.

                O que eu discuto é a legitimidade do estado pedir certos montantes ás pessoas.

                Os regulamentos aprovados este ano para ir buscar dinheiro a tudo o que mexe são de bradar aos céus, as pessoas que estão a falar de regras acho que deviam lê-las e ver se são dignas de um país europeu.

                Deixo casos de pessoas que para preencherem o seu horário teriam de se inscrever a cadeiras de anos avançados, não me lembro de valores concretos, mas rondava os 90€ por cadeira, basta fazerem as contas, um aluno que se inscreva a apenas 5 cadeiras do 2º ano e seja do 1º ano, paga 450€ além das propinas normais, e vi também pessoas que assim este ano só fazem 5 cadeiras a tempo parcial pagando metade das propinas, ficando mais anos no ensino superior.

                Recomendo uma boa leitura dos regulamentos, irá surpreender muita boa gente.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  Quantos são os casos que as pessoas deixaram de poder pagar no espaço de 1 mês? Haverão casos sim, mas será que 8 anos não foram suficientes para juntar esse dinheiro+juros e pagar o que se deve?

                  Ou pagar o que se deve é apenas para os outros? Ainda venho de famílias que, primeiro do que tudo, se paga o que se deve. Infelizmente nem todos pensam igual.
                  Basicamente é isto. Responsabilidade.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                    Eu também acho que se deve pagar o que se deve, tanto que eu paguei, contrariado mas paguei.

                    O que eu discuto é a legitimidade do estado pedir certos montantes ás pessoas.

                    Os regulamentos aprovados este ano para ir buscar dinheiro a tudo o que mexe são de bradar aos céus, as pessoas que estão a falar de regras acho que deviam lê-las e ver se são dignas de um país europeu.

                    Deixo casos de pessoas que para preencherem o seu horário teriam de se inscrever a cadeiras de anos avançados, não me lembro de valores concretos, mas rondava os 90€ por cadeira, basta fazerem as contas, um aluno que se inscreva a apenas 5 cadeiras do 2º ano e seja do 1º ano, paga 450€ além das propinas normais, e vi também pessoas que assim este ano só fazem 5 cadeiras a tempo parcial pagando metade das propinas, ficando mais anos no ensino superior.

                    Recomendo uma boa leitura dos regulamentos, irá surpreender muita boa gente.
                    Um aluno que esteja no 1º ano e se vá inscrever a disciplinas do 2º é porque chumbou. O regulamento até pode estar muito mal feito, mas alguém que anda a passear os livros é porque não tem muitos problemas financeiros.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      Um aluno que esteja no 1º ano e se vá inscrever a disciplinas do 2º é porque chumbou. O regulamento até pode estar muito mal feito, mas alguém que anda a passear os livros é porque não tem muitos problemas financeiros.
                      Errado.

                      E digo-te mais, eram alunos noturnos na casa dos 40 com trabalho fixo, realmente eles não fazerem as cadeiras todas é porque andam a passear.

                      Sim não terão problemas financeiros, por isso devemos extorquir ao máximo o que pudermos?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Um aluno que esteja no 1º ano e se vá inscrever a disciplinas do 2º é porque chumbou. O regulamento até pode estar muito mal feito, mas alguém que anda a passear os livros é porque não tem muitos problemas financeiros.
                        Até digo mais, quem alguma vez chumbou um ano, deveria ser obrigado a trabalhos forçados...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                          Errado.

                          E digo-te mais, eram alunos noturnos na casa dos 40 com trabalho fixo, realmente eles não fazerem as cadeiras todas é porque andam a passear.

                          Sim não terão problemas financeiros, por isso devemos extorquir ao máximo o que pudermos?
                          Tu gostas muito de fazer da excepção e do particular a regra.. Se bem me lembro, para quem não se queria inscrever às cadeiras todas, podia pagar um X de propina/disciplina. Era muito utilizado pelos trabalhadores-estudantes, porque normalmente inscreviam-se a metade das cadeiras.

                          A educação é um investimento, não deve apenas ser suportado pelo estado, por muitas razões. No momento, a principal, é porque o estado está falido, mas existem muitas mais.

                          Mas vou-te deixar com o teu discurso dos coitadinhos, pois é disso que o povo gosta.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                            Até digo mais, quem alguma vez chumbou um ano, deveria ser obrigado a trabalhos forçados...
                            Ou então receber uma medalha e uma bolsa de mérito para o ano seguinte..... Paga por ti, claro.

                            Comentário


                              #44
                              Estes casos já não prescreveram?

                              Não estarão apenas a mandar o barro à parede?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                Tu gostas muito de fazer da excepção e do particular a regra.. Se bem me lembro, para quem não se queria inscrever às cadeiras todas, podia pagar um X de propina/disciplina. Era muito utilizado pelos trabalhadores-estudantes, porque normalmente inscreviam-se a metade das cadeiras.

                                A educação é um investimento, não deve apenas ser suportado pelo estado, por muitas razões. No momento, a principal, é porque o estado está falido, mas existem muitas mais.

                                Mas vou-te deixar com o teu discurso dos coitadinhos, pois é disso que o povo gosta.
                                Sim e então, faz com que os regulamentos estejam bem feitos?

                                Eu até devo ser dos poucos a favor do aumento de propinas que aconteceu este ano, é o meu discurso de coitadinhos.

                                Agora daí a tentar extorquir em tudo o que mexe, sim sou contra, mas o estado não está falido por esses, até porque esses que passeiam os livros neste momento tem limites de chumbos ou são proibidos de se inscreverem novamente durante 2 anos.

                                O estado está falido porque dá por exemplo bolsas a quem não deve, mas neste país nunca se pune quem deve, ou fiscaliza quem deve, vai tudo a eito, porque é disto que a austeridade gosta, paga quem tem culpa e quem não tem, é como nos fp's, porque fazer algo melhor daria trabalho.

                                E deixo-te mais outra, quando o presidente de uma instituição de ensino superior reduz custos, o que recebe de prêmio é redução de orçamento, depois andam a gastar € desnecessários para que não lhes reduzam o orçamento, não mudem isso, façam regulamentos para extorquir a torto e a direito, é isso que nos vai tirar da crise.

                                Portanto podes ficar com o discurso de cumprir regulametos á risca, por mais estupidos que sejam, e que é extorquir os alunos a torto e a direito que vamos ficar bem.

                                Nem a dignidade tem de dizer que estão sem € e aumentem as propinas para 2mil€ que sejam (e as pessoas possam ficar esclarecidas sobre o custo que tem para frequentarem o ensino superior, em vez de andarmos com valores exorbitantes escondidos em regulamentos maus), mas sejam gente séria pelo menos, não é não aumentarem as propinas muito para não criar confusão e depois pela calada fazer regulamentos onde se cobra tudo de uma maneira exorbitante.

                                Temos falta de gente séria, enquanto não se aperceberem disso, podem continuar no discurso do extorquir dinheiro que não muda nada.

                                Bom resto de tópico.
                                Editado pela última vez por Israel; 22 April 2012, 17:35.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                  Ou então receber uma medalha e uma bolsa de mérito para o ano seguinte..... Paga por ti, claro.
                                  Então se achas mesmo que só os malandros é que chumbam...








                                  parabéns.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                    Então se achas mesmo que os malandros é que chumbam...

                                    parabéns.
                                    Onde é que eu disse que era só os malandros? Se falamos da maior parte, sim, a maior parte dos que chumbam é porque não se aplicam.

                                    Comentário


                                      #48
                                      O problema começa quando se quer fazer de organismos do estado, como uma universidade pública, uma instituição com funções para a qual não tem meios, é a maior asneira monumental considerar que uma universidade pública deve ter preocupações sociais quando ela não tem meios de nem nos melhores sonhos saber as necessidades dos seus alunos, e muito menos dinheiro para ela, quanto mais dinheiro para ajudar os outros, assim a universidade deve-se concentrar a ensinar e a cobrar a respectiva contra-prestação, as propinas e deixar a acção social para outros.
                                      O problema continua ao fazer-se a burrada de permitir ás pessoas ignorar a sua situação ou de agir contra ela, o aluno tem necessidades não vai à universidade ponto, ele deve fazer um esforço por ele ser necessitado, em igualdade de circunstâncias dos outros, não são os outros a fazerem sacrifícios por ele, e ele a deitar o dinheiro dos outros ao lixo.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Onde é que eu disse que era só os malandros? Se falamos da maior parte, sim, a maior parte dos que chumbam é porque não se aplicam.
                                        Então retiro os parabéns. E nisso concordo contigo. Mas há vários que não.

                                        Pelo post que originou esta parte da discussão, a ideia que ficou não foi essa.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                          Eu não perguntei, porque nada devo...


                                          Adiante. A minha posição é:

                                          Não acho, por princípio, a prescrição como uma coisa boa. Legalmente haverá quem melhor discuta do que eu. Mas choca-me haver prazos tão diferentes para o estado exercer direitos sobre os cidadãos e para os cidadãos exercerem o direito sobre o estado.

                                          Moralmente, acho mau estarem calados 8 (oito) anos sem avisar as pessoas, acumulando juros de 12% ao ano (provavelmente ilegais) e só notificar as pessoas agora.

                                          Moralmente, acho mau apenas notificarem os de 2003/204 (por estarem perto da prescrição) e não todos os outros. Sim, conheço quem esteja na mesma situação relativa a ano lectivo posterior e não foi notificado. Deve ser para acumular mais 12%.
                                          Eu não consigo defender esta gente. Oito anos de propinas em atraso? Que responsabilidade afinal é que essas pessoas têm? Não sabem bem que as contas são para se pagar?

                                          E se já na univ são assim, nem quero imaginar quando forem trabalhar...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                            Eu não consigo defender esta gente. Oito anos de propinas em atraso? Que responsabilidade afinal é que essas pessoas têm? Não sabem bem que as contas são para se pagar?

                                            E se já na univ são assim, nem quero imaginar quando forem trabalhar...
                                            Quantas páginas deste tópico seriam necessárias para enumerar falhas de secretaria nas universidades? 6? 8?

                                            Sabes se foi propositado? Sabes os motivos porque saíram? Como o fizeram?

                                            Comentário


                                              #52
                                              A prescrição para este tipo de dividas não é de 5 anos?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                A prescrição para este tipo de dividas não é de 5 anos?
                                                Acho que eles enquadram na Lei Geral Tributária. Sendo assim, são oito anos.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Caloteiros, se mantiveram a inscrição tem de pagar .

                                                  A Associação é que está aborrecida andou a incentivar o não pagamento das propinas como forma de contestação e alguns aproveitam essa suposta contestação para serem "chico espertos" e não pagarem.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Têm de pagar, mas se assim é, não devem dizer ao aluno que não tem de pagar nada e que está livre para ir embora e depois 4 anos depois "olhe têm de nos pagar 10000 euros de propinas"

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Ai Ai Coimbra! Para quem lá andou e não tenha reparado (pois para quem não andou lá nem vale a pena falar), o 25 de Abril ainda não chegou aquela Universidade...

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X