Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o momento ideal para desistir de reparar um carro, computador, electromestico ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Como estes problemas dos Nec/Tokin são mato, resolvi fazer um condensador de bancada, assim basta arrancar o velho, e testo logo com um "de confiança" antes de soldar os definitivos, como me aconteceu ali atrás e afinal nem era dos condensadores.

    Peguei em 4 condensadores EN8 extraidos de um insys gameforce , segundo esta tabela são de 330uF / 2.5V , que é o que se quer

    http://www.nec-tokin.com/english/pro...capacitors.pdf




    Comentário


      #62
      Mais um quebra cabeças ...

      Tenho aqui uma board de um toshiba A100 com um sintoma que pelo que estive a ler é frequente: Mesmo sem a bateria colocada, apenas ligado na alimentação DC quando se liga pisca um led laranja varias vezes e não arranca.

      Pelo que li, podiam ser os mosfets Q518 ou Q519, mas não estão em curto.
      Andei ainda uns bons minutos e nao vi nenhum mosfet ou condensador suspeiro

      Talvez seja o controlador de carga da bateria texas instruments BQ24721 que tenha ido à vida ... se bem que este não aquece, e ja uma vez apanhei um que fervia...

      No caso deste toshiba A100 que estou neste momento a mecher, nunca puxa corrente significativa , ou seja, nunca passa os 10 a 20 ma

      Da mesma forma que os A300 têm o problema conhecido do nec/tokin, será que estes A100 têm alguma solução simples para este sintoma ?

      Comentário


        #63
        boas

        vou-me meter (sem conhecimentos na matéria) a tentar ressuscitar um router Dlink

        tipo isto D-Link DSL-524T | Flickr - Photo Sharing!

        pergunto: conseguirei fazê-lo com um ferro muito muito básico sem qualquer regulação e com o bico rombo?

        se tivesse um ferro com regulação de temperatura qual utilizariam?

        obrigado

        speccy

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por speccy Ver Post
          boas

          vou-me meter (sem conhecimentos na matéria) a tentar ressuscitar um router Dlink

          tipo isto D-Link DSL-524T | Flickr - Photo Sharing!

          pergunto: conseguirei fazê-lo com um ferro muito muito básico sem qualquer regulação e com o bico rombo?

          se tivesse um ferro com regulação de temperatura qual utilizariam?

          obrigado

          speccy
          Boas! Eu usava uma temperatura qualquer, desde que seja suficiente para derreter a solda.
          Se usares no maximo tambem nao vai fazer mal nenhum, desde que seja rapido a fazer a trocar é na boa.

          Na foto nao se nota la muito bem, mas os condensadores que assinalaste estao inchados ? Se sim muda-os e deve fazer mais 100.000Kms.

          Queres condensadores desses, ou tens ? Nota: deves usar condensadores de 105 graus , e NÃO os de 85 graus

          Editado pela última vez por Civismo; 16 February 2013, 14:20.

          Comentário


            #65
            Tive um primo que deixou cair o telemóvel a água e disse-lhe para o meter num frasco/tupperware com arroz, já que é um bom dissecante e não é que passado muito tempo o vejo novamente com o telemóvel. Perguntei-lhe se o tinha encostado depois de ter ficado bom e disse-me que levou 3 meses a desaparecer a humidade. Achei estranho tanto tempo e perguntei-lhe como o tinha guardado, ao que me respondeu que não tinha metido uma tampa. Perseverança!

            Comentário


              #66
              Deixar de reparar um carro:

              Quando o conserto passar de 60% do valor do mesmo

              Computador

              A mesma regra para um carro

              Eletrodomésticos em geral

              NÃO VALE A PENA CONSERTAR.


              Me lembro que minha mãe tinha um televisor de 14", comprada em 1993. Durou 12 anos sem defeito algum. Porém quando quebrou, o reparo era o preço de uma nova, ai deixamos na assistência lá pra fornecer peças as demais que aparecerem.

              Comentário


                #67
                a foto não é mesmo do meu router, é da net onde encontro relatos que é um problema recorrente

                obrigado pela disponibilidade mas já os comprei na Diodo no Porto (agora Gondomar)

                comprei esses 2 mais 4 para futuramente fazer as 2 mods aqui mostradas Sweden - Spectrum Hardware DIY Site. num dos meus spectrums

                sim, são 105º

                depois digo como correu

                speccy



                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                Boas! Eu usava uma temperatura qualquer, desde que seja suficiente para derreter a solda.
                Se usares no maximo tambem nao vai fazer mal nenhum, desde que seja rapido a fazer a trocar é na boa.

                Na foto nao se nota la muito bem, mas os condensadores que assinalaste estao inchados ? Se sim muda-os e deve fazer mais 100.000Kms.

                Queres condensadores desses, ou tens ? Nota: deves usar condensadores de 105 graus , e NÃO os de 85 graus

                Comentário


                  #68
                  success :-)

                  os condensadores não estavam inchados mas a verdade é que após substituição o router ressucistou

                  logo tento colocar um par de fotos

                  não ficou com a perfeição que eu gostaria mas o ferro é mesmo fraquinho, tenho de comprar outro e um chupador de solda também

                  como limpas os "buracos" após a retirada dos condensadores avariados? há algum produto?

                  (vi há dias um video de reballing e eles passam não sei o quê que limpa a solda velha de uma forma muito boa)

                  cumps

                  speccy

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por speccy Ver Post
                    success :-)

                    os condensadores não estavam inchados mas a verdade é que após substituição o router ressucistou

                    logo tento colocar um par de fotos

                    não ficou com a perfeição que eu gostaria mas o ferro é mesmo fraquinho, tenho de comprar outro e um chupador de solda também

                    como limpas os "buracos" após a retirada dos condensadores avariados? há algum produto?

                    (vi há dias um video de reballing e eles passam não sei o quê que limpa a solda velha de uma forma muito boa)

                    cumps

                    speccy
                    Nunca limpo a solda a mudar condensadores... uma vez que tem so 2 pinos, é bastante facil meteres um de cada vez... tipo encostas o ferro na solda e enfias esse pino do condensador, ou seja o pino do condensador a entrar vai abrir o buraco.
                    E depois fazes o mesmo no outo pino.

                    Se quiserem depois meto aqui um tutorial fotografico

                    Comentário


                      #70
                      aqui estão as fotos, criticas construtivas são bem vindas

                      ImageShack Album - 4 images



                      os condensadores novos são mais gordinhos mas couberam no local

                      speccy

                      Comentário


                        #71
                        Boas, devias era ter mostrado o lado das soldaduras :P

                        Tiveste em atenção o valor do condensador, voltagem e temperatura ?

                        E polaridade ?

                        Comentário


                          #72
                          na 1ª foto do album está o lado das soldaduras, está horrível :-o

                          sim, mesmos microfarad e volts, a temperatura foi sorte pois não especifiquei ao comprar (mas sim, são de 105º)

                          a polaridade foi tida em conta claro :-)



                          speccy

                          Comentário


                            #73
                            resolveste este?

                            neste caso era o GPU em curto Toshiba Satellite A100-049 not charging, totally dead - HELP! | AVForums.com - UK Online

                            speccy



                            Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                            Mais um quebra cabeças ...

                            Tenho aqui uma board de um toshiba A100 com um sintoma que pelo que estive a ler é frequente: Mesmo sem a bateria colocada, apenas ligado na alimentação DC quando se liga pisca um led laranja varias vezes e não arranca.

                            Pelo que li, podiam ser os mosfets Q518 ou Q519, mas não estão em curto.
                            Andei ainda uns bons minutos e nao vi nenhum mosfet ou condensador suspeiro

                            Talvez seja o controlador de carga da bateria texas instruments BQ24721 que tenha ido à vida ... se bem que este não aquece, e ja uma vez apanhei um que fervia...

                            No caso deste toshiba A100 que estou neste momento a mecher, nunca puxa corrente significativa , ou seja, nunca passa os 10 a 20 ma

                            Da mesma forma que os A300 têm o problema conhecido do nec/tokin, será que estes A100 têm alguma solução simples para este sintoma ?

                            Comentário


                              #74
                              Boas!

                              Novidades do toshiba A300 que não passava do logotipo inicial da toshiba!

                              Tal como muitos sugeriram que pudesse ser bios, encomendei uma à Lizbit (passo a publicidade - mas merecem!), a qual veio amavelmente já programada.
                              Nunca tinha trabalhado com eles , mas são 5 estrelas, recomendo !










                              Nunca tinha trocado um chip destes de bios, então foi uma experiencia nova para mim - até porque é mais delicado do que trocar os Mosfets de 8 pinos .
                              Com um ferro de soldar com ponta fina fez-se muito bem, foram 5 minutos!
                              Ligo e pimba, foi à primeira! Foi um "YES!" bem alto, daqueles que nos fazem sentir os maiores cá do bairro por breves instantes !!!

                              Mas foi sol de pouca dura, pois ao arrancar o meu disco-do-win8-que-arranca-em-todo-o-lado , crashou no arranque do windows, e rapidamente percebi que estava com o sintoma classico do nec / tokin, em que funciona bem ligado à bateria, mas ligado ao transformador crasha-se.
                              Conclusão: O Problema inicial desta board era a bios, eu fui mudar os condensadores e como aproveitei condensadores de outra board,provavelmente apanhei um que não estava bom e acabei por estragar uma parte que não estava boa!

                              Entrentanto fiz merd* da grossa : ao experimentar condensadores devo ter curto-circuitado a zona dos condensadores , o que levou a queimar um Mosfet dos que alimentam o processador.
                              E o mais grave nem foi isso, pois já o troquei, o problema é que acho que queimei o chipzinho da entrada que faz a gestão de carga da bateria...
                              Enfim, fui o herói cá do bairro por breves momentos, mas o final meti isto para o lado e acabei a noite a arranjar ecrans LCD-TFT de 17" , para relaxar ...

                              Comentário


                                #75
                                E portáteis que arrancam e desligam logo de seguida? Já fiz um reflow ao GPU e funcionou.. até fazer um reset à bios. Agora voltou a arrancar e desligar 2segs depois.

                                Comentário


                                  #76
                                  Hoje depois de apanhar mais uma pilha de nervos com as portagens da ascendi, resolvi relaxar um pouco ... e o que melhor para relaxar do que salvar um ecran LCD do tenebroso ecoponto ?!?

                                  Neste caso eram 2 ecrans LCD de 17" , ambos com ficha VGA partida.
                                  Costuma ser facil quando dá para trocar o cabo, mas no caso destes é lixado pois o cabo ven inteiriço lá de dentro.

                                  Como era util termos mais 2 ecrans ao serviço, desafiei o meu colega para uma competição de quem conseguia soldar uma ficha de VGA primeiro ...

                                  Eis o material a jeito :





                                  Eu sabia que o meu colega era despachado a soldar ... mas foi devastador ... ele acabou a soldadura em 20 ou 30 minutos!
                                  Quando ele acabou estava eu a desistir e a começar do zero novamente
                                  Conclusão: eu demorei umas 2 horas no total! Claro que entretanto tive uma guerra enorme para meter o chouriço de fios dentro da capa da ficha, e ele vai ter que fazer isso amanhã.
                                  Seja como for ha-de haver mais alguma diferença do que simples habilidade... assumo que os fios do ASUS que reparei fosse mais finos / frageis que os do Belinea... Tive que refazer algumas soldaduras 3X !






                                  No final, antes de fechar a tampa testei, e antes de aparafusar enchi a ficha com termocola, ficou um belo sarcofago para os fios não abanarem / torcerem.


                                  No final ficamos ambos a ganhar, pois temos mais 2 ecrans que bem jeito vão dar. Contudo tenho que dar os parabéns ao meu colega e tirar-lhe o chapéu, ele é o ferro de soldar mais rapido do oeste !





                                  Em jeito de conclusão final, este é um daqueles serviços que já nao fazia ha uns bons anos ... e enquanto me lembrar não voltarei a faze-lo, lol !
                                  Ha trabalhos que não compensa fazer, pois o valor de uma reparação destas facilmente custaria o mesmo que um ecran destes a trabalhar bem em segunda mão.
                                  Mas lá está, há tambem o gozo de o fazer, e o acto de salvar aprelhos do tenebroso ecoponto ... isso também é de valor

                                  Comentário


                                    #77
                                    Ha bocado tive a reparar uma avaria parva num magalhães 2 .

                                    Partilho pois estes tutoriais algures no tempo, algures no espaço, ajudarão alguém com o mesmo problema a salvar um portatilzinho do tenebroso ecoponto!

                                    O sintoma deste é que por vezes não detectava o disco.
                                    Tirei o disco , liguei-o noutro computador e está impecável.
                                    Montei de volta no Intel Classmate (AKA Magalhaes 2 ) , e já deu. Fechei o computador.
                                    No dia a seguir de manhã o mesmo problema de novo... o disco a emitir um ruido como estando a tentar arrancar, mas sem power para tal.
                                    Pensei logo na fita do disco, até porque foi o cancro do magalhães I

                                    Claro que se eu fosse um individuo simplificado compraria outra fita online.
                                    Poder podia, mas não era a mesma coisa
                                    Toca se sacar do multimetro, e medi os 5V do disco , inspirado por este diagrama.



                                    E voila ! Os 5V falhavam a medida que dobrava a fita !




                                    Toca de meter um fio paralelo à fita !



                                    Aqui mais em detalhe:
                                    Do lado do disco basta soldar aqueles 3 que estão pintados a azul escuro
                                    Do lado da motherboard são o 2º e 3º pino a contar da esquerda



                                    Como da teoria à pratica vai sempre um pequeno fosso, passei a ter os 5V estaveis, mas continou temperamental.
                                    Saquei então da tesoura e cortei 1mm da ponta da fita que encaixa na board, por forma a fazer contacto ligeiramente atrás do sitio onde fazia.




                                    E voilá, está impecável ;)
                                    Para quem quiser tentar, acho que mais vale começarem por isto de cortar 0.5mm a 1mm da ponta da fita, e se não der é que soldam o fio.
                                    Convem usar uma tesoura bem afiada, e cortar de uma unica vez.
                                    Boms salvamentos de computadores !


                                    Editado pela última vez por Civismo; 21 March 2013, 22:54.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Engraçado, já nem me lembrava. Tenho lá em casa um disco rígido que squei de uma torre. Mas aquela porcaria não é detecdada.
                                      Será que foi de eu tocar com os dedos nos componentes? Ou de ganahar pó nos mesmos?

                                      Eu tenho-o lá guardado que era para colocar na minha torre e assim ter 2 discos de 80gb. Sempre ficava com um para o sistema e o outro para pastas básicas.
                                      O dsco é assim mais ou menos:



                                      Mas eu na secretária sempre o deixei pousado com a parte cinzenta em contacto com a mesa; já que me parecia que é mal colocar os componentes para baixo (até que me disseram que essa parte verde é que deve ser resguardada).
                                      Tenho lá ainda a fita grossa que vinha com ele. Já experimentei ligar no meu Desktop e nada. Quando pedi que me formatacem o desktop pedi para verem se o disco dava e nada também.

                                      Será que é recuperavel?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                        Engraçado, já nem me lembrava. Tenho lá em casa um disco rígido que squei de uma torre. Mas aquela porcaria não é detecdada.
                                        Será que foi de eu tocar com os dedos nos componentes? Ou de ganahar pó nos mesmos?

                                        Eu tenho-o lá guardado que era para colocar na minha torre e assim ter 2 discos de 80gb. Sempre ficava com um para o sistema e o outro para pastas básicas.
                                        O dsco é assim mais ou menos:



                                        Mas eu na secretária sempre o deixei pousado com a parte cinzenta em contacto com a mesa; já que me parecia que é mal colocar os componentes para baixo (até que me disseram que essa parte verde é que deve ser resguardada).
                                        Tenho lá ainda a fita grossa que vinha com ele. Já experimentei ligar no meu Desktop e nada. Quando pedi que me formatacem o desktop pedi para verem se o disco dava e nada também.

                                        Será que é recuperavel?
                                        Esses discos da imagem são discos ZIF de magalhaes , por isso provavelmente os seus discos nao sao iguais...

                                        Diga qual a marca / modelo ao certo dos seus

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                          Esses discos da imagem são discos ZIF de magalhaes , por isso provavelmente os seus discos nao sao iguais...
                                          Diga qual a marca / modelo ao certo dos seus
                                          Ui, agora só vendo.
                                          Sei que tanto o que saquei, como o do meu são exactamente iguais e da mesma marca. Agora saber qual...

                                          Podes tratar-me por tu sff

                                          Comentário


                                            #81
                                            Encontrei um igual, ou parecido:



                                            Maxtor, é isso

                                            Comentário


                                              #82
                                              Respondendo à pergunta do tópico, a partir do momento em que o custo da reparação corresponde ao custo de um bem equivalente ou melhor, deixa de valer a pena reparar.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Nem a propósito...

                                                Estou aqui com um problema num CRT que resgatei do destino mais provável - o lixo. É um Phillips de 25 polegadas, som stereo, modelo 25PT480A/06, em que ele liga, mas quando liga, em vez de aparecer a imagem a cobrir toda a área, aparece assim:



                                                O que poderá ser? Acham que tem arranjo? E se tiver, será caro?

                                                Obrigado

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  vamos lá repescar isto.

                                                  tenho um multifunções HP, no qual, deixou de funcionar o screen.

                                                  Antes de o mandar "borda fora" até porque não tem um uso intensivo, decidi pesquisar e pelo que li, a HP substituía a peça gratuitamente, mas pelos vistos já deixou de fazer o suporte a esta impressora.

                                                  entretanto li isto:

                                                  Stop complaining. HP had a service note for 3 years to repair the printer as they have not sold the unit in over 2 years. That said you can repair it yourself if you want. Just remove the formatter, remove any black tape by the memory slot. Place in a baking pan chip up with the bottom propped up so the it does not touch the bottom of the pan. Preheat a GOOD oven to 350F (177C) and when the oven is ready place the pan with the card in the oven for 8 minutes. Remove and let cool for 20 minutes and put back in the printer and odds are it will work just fine. Instructions for removing the board are contained in the service manual at the link below:
                                                  isto é verdade?

                                                  gracias,

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    é uma HP laserjet 1522nf

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Gosto muito dessas impressoras ... e precisas mesmo do display ?
                                                      Sabes que é possivel aceder-lhe através do browser, uma vez que é uma impressora de rede ?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        ela esta conectada via usb.

                                                        mas não imprime.

                                                        mas já esteve em rede

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por SB Ver Post
                                                          vamos lá repescar isto.

                                                          tenho um multifunções HP, no qual, deixou de funcionar o screen.

                                                          Antes de o mandar "borda fora" até porque não tem um uso intensivo, decidi pesquisar e pelo que li, a HP substituía a peça gratuitamente, mas pelos vistos já deixou de fazer o suporte a esta impressora.

                                                          entretanto li isto:



                                                          isto é verdade?

                                                          gracias,
                                                          Isso é porque um dos chips necessita de um processo que se chama de reflow. Não é nada mais do que resoldar chips às placas cuja soldadura estalou ou saltou com o uso normal e temperatura elevada.

                                                          Eu tenho um problema semelhante, mas com a gráfica Nvidia de um portátil e o processo de reparação é semelhante, que consiste em envolver toda a placa em folha de alumínio, deixando apenas o chip exposto e colocar no forno pré-aquecido por 15 min.


                                                          Este processo faz com que a solda volte a liquidificar e a unir os contactos que se soltaram. Quando ganhar coragem embarco nessa aventura.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                                            Isso é porque um dos chips necessita de um processo que se chama de reflow. Não é nada mais do que resoldar chips às placas cuja soldadura estalou ou saltou com o uso normal e temperatura elevada.

                                                            Eu tenho um problema semelhante, mas com a gráfica Nvidia de um portátil e o processo de reparação é semelhante, que consiste em envolver toda a placa em folha de alumínio, deixando apenas o chip exposto e colocar no forno pré-aquecido por 15 min.


                                                            Este processo faz com que a solda volte a liquidificar e a unir os contactos que se soltaram. Quando ganhar coragem embarco nessa aventura.
                                                            Boas!

                                                            Mas ele nao estava a falar de uma grafica de um portatil, mas sim do display LCD de uma multifuncoes

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Estava eu a imprimir umas facturas quando a minha companheira de mais de 10 anos OKI B6100 lembrou-se de falhar.

                                                              Quaixa-se ela " u4 fuser failure" ... supostamente é um erro no fusor ...

                                                              Andei a pesquisar na net, e a opinião do dr google levou-me a este video em que limpam o fusor de uma parecida com a minha:
                                                              Xerox Phaser 4500 and 4510 Fuser Failure or U4 Error FIX - YouTube

                                                              Entretanto saquei o meu fusor, limpei-o com alcool isopropilico, mas continua a dar o mesmo erro.

                                                              O que fazer nestes casos ? Nao vale a resposta "compra outro fusor"

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X