Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Devemos mover as nossas poupanças para fora de Portugal? E para onde?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    não se dêm ao trabalho de abrir contas no estrangeiro.

    Os bancos em Portugal já têm depositos em USD, caso o Euro dê para o torto

    Se o Euro acabar não haverá uma desvalorização do capital, se o valor estiver depositado em dólares.
    Editado pela última vez por XXI; 09 May 2012, 13:59.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por XXI Ver Post
      não se dêm ao trabalho de abrir contas no estrangeiro.

      Os bancos em Portugal já têm depositos em USD, caso o Euro dê para o torto

      Se o Euro acabar não haverá uma desvalorização do capital, se o valor estiver depositado em dólares.
      isso não é garantia de nada.
      se houver saída do EUR vai tudo à frente, contas em EUR, USD, CHF, etc

      Comentário


        #33
        Recentemente acompanhei um familiar que reside em Portugal que veio cá por uns dias para abrir uma conta bancária, e na altura da transferencia também perguntaram acerca da proveniencia do dinheiro, embora nao tenham sido chatos a pedir o historico todo.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por c220cdi Ver Post
          Recentemente acompanhei um familiar que reside em Portugal que veio cá por uns dias para abrir uma conta bancária, e na altura da transferencia também perguntaram acerca da proveniencia do dinheiro, embora nao tenham sido chatos a pedir o historico todo.
          mas o teu familiar teve de entregar alguma documentação da proveniência do dinheiro, ou foi apenas preencher um formulário?

          Comentário


            #35
            Apenas tive que justificar e reparei que a senhora no balcao escrevia algo no pc. Nao tive que provar nada, e se quisesse provar até podia na hora, uma vez que o dinheiro que estava a ser depositado foi levantado umas semanas antes e nao era uma quantia fora do normal.

            Mas é o que referi no post anterior, nao tenho conhecimento de nenhum regime "no questions asked", mas tambem nao sao chatos ao ponto de pedir o historico.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por c220cdi Ver Post
              Apenas tive que justificar e reparei que a senhora no balcao escrevia algo no pc. Nao tive que provar nada, e se quisesse provar até podia na hora, uma vez que o dinheiro que estava a ser depositado foi levantado umas semanas antes e nao era uma quantia fora do normal.

              Mas é o que referi no post anterior, nao tenho conhecimento de nenhum regime "no questions asked", mas tambem nao sao chatos ao ponto de pedir o historico.
              isso que referes para mim é regime "no questions asked"
              se nem formulário preencheste basicamente, não te pediram - formalmente - nada, se preenchesses esse tal formulário no final terias de assinar e isso teria algum significado, assim é apenas para estatística

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                mas o teu familiar teve de entregar alguma documentação da proveniência do dinheiro, ou foi apenas preencher um formulário?
                Nao teve que entregar qualquer documentacao referente a proveniencia do dinheiro, teve apenas que justificar verbalmente.

                Comentário


                  #38
                  Como é que se mete aqui um smile a tremer?

                  Comentário


                    #39
                    Eu tenho uma Toyota Hiace que levo regularmente ao estrangeiro, se alguém quiser pode entregar-me o númerário que faço a abertura de conta a meio da viagem.


                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                      isso que referes para mim é regime "no questions asked"
                      se nem formulário preencheste basicamente, não te pediram - formalmente - nada, se preenchesses esse tal formulário no final terias de assinar e isso teria algum significado, assim é apenas para estatística
                      Pois, levei o termo "no questions asked" á letra! Por acaso da primeira vez que me perguntaram, até perguntei a razao e eles limitaram me a responder "just for our records, dont worry!" e fiquei com a impressao que aquilo talvez servisse no futuro no caso de houver alguma dúvida da proveniencia do dinheiro (money laundering,etc...)

                      Mas se dizes que o mais provavel é estatística, talvez estejas mais dentro do assunto do que eu

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        Eu tenho uma Toyota Hiace que levo regularmente ao estrangeiro, se alguém quiser pode entregar-me o númerário que faço a abertura de conta a meio da viagem.


                        Ou nao!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por c220cdi Ver Post
                          Pois, levei o termo "no questions asked" á letra! Por acaso da primeira vez que me perguntaram, até perguntei a razao e eles limitaram me a responder "just for our records, dont worry!" e fiquei com a impressao que aquilo talvez servisse no futuro no caso de houver alguma dúvida da proveniencia do dinheiro (money laundering,etc...)

                          Mas se dizes que o mais provavel é estatística, talvez estejas mais dentro do assunto do que eu
                          se não assinaste nada, nem entregaste documentação da proveniência, legalmente não serve para nada as perguntas que te fizeram. Apenas para estatísticas internas do banco

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            isso não é garantia de nada.
                            se houver saída do EUR vai tudo à frente, contas em EUR, USD, CHF, etc
                            como assim ? ai, ai, ai............

                            O próprio banco também se está a salvaguardar, tendo o capital investido em Dólares, embora sendo arriscado é o mais acertado neste momento.


                            o novo escudo seria indexado provavelmente à Libra ou ao Dólar
                            Editado pela última vez por XXI; 09 May 2012, 15:46.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Claro que funcionam assim!
                              Acho um piadão a forma como alguns falam...

                              Em quantos países tens contas bancárias mesmo?!? Eu digo-te que tenho contas bancárias em 4 países diferentes, e em todos eles (tirando Portugal por motivos óbvios) tive de justificar muito bem a abertura da conta, explicar a origem dos fundos, mostrar fontes de rendimentos, em 2 deles tive de mostrar contrato de trabalho e uma carta da empresa para poder abrir conta, etc. Vocês devem pensar que os países andam a brincar e a lavagem de dinheiro não é um problema real e muito bem investigado!

                              Falaram da Suíça... tentem lá ir meter 5 ou 10 mil euros numa conta bancária da Suíça e depois venham contar como correu.
                              Editado pela última vez por Rasec; 09 May 2012, 16:42. Razão: Erros ortográficos, escrever à pressa dá asneira.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                Acho um piadão a forma como algunas falam...

                                Em quantos países tens contas bancárias mesmo?!? Eu digo-te que tenho contas bancárias em 4 países diferetes, e em todos eles (tirando Portugal por motivos óbvios) tive de justificar muito bem a abertura da conta, explicar a origem dos fundos, mostrar fontes de rendimentos, em 2 deles tive de mostrar contrato de trabalho e uma carta da empresa para poder abrir conta, etc. Vocês devem pensar que os países andam a brincar e a lavagem de dinheiro não é um problema real e muito bem investigado!

                                Falaram da Suíça... tentem lá ir meter 5 ou 10 mil euros numa conta bancária da Suíça e depois venham contar como correu.
                                Um piadão acho eu.... isso aplica-se a um choné qualquer como eu !

                                Pergunta lá ao Isaltino e a outros que justificações dão para por a massa na Suiça.

                                Não era com depósitos de 5 ou 10.000 euros que a Suiça ía lá.

                                A Suiça serve só para alguns e para beneficios de outros alguns
                                Editado pela última vez por XXI; 09 May 2012, 16:31.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por XXI Ver Post
                                  Um piadão acho eu.... isso aplica-se a um choné qualquer como eu !

                                  Pergunta lá ao Isaltino e a outros que justificações é que eles têm que dar, para por a massa na Suiça.

                                  Não era com depósitos de 5 ou 10.000 euros que a Suiça ía lá.

                                  A Suiça serve só para alguns e para beneficios de outros alguns
                                  Ora nem mais!

                                  Afinal que moral é essa contra a lavagem de dinheiro, somos muita transparentes e tal, e se for um "pelintra" depositar 10.000 € desconfiam e não permitem, mas se um gajo transferir meio milhão já é "no questions asked"?? Se isto for mesmo assim, vão lá para o raio que os parta, para não dizer algo muito pior!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Comprem ouro.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                      Comprem ouro.
                                      Outra boa hipótese. Mas convem guardar num local muito seguro.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                        Outra boa hipótese. Mas convem guardar num local muito seguro.
                                        Num banco, por exemplo.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                                          Num banco, por exemplo.
                                          Exacto.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Acho um piadão a forma como alguns falam...

                                            Em quantos países tens contas bancárias mesmo?!? Eu digo-te que tenho contas bancárias em 4 países diferentes, e em todos eles (tirando Portugal por motivos óbvios) tive de justificar muito bem a abertura da conta, explicar a origem dos fundos, mostrar fontes de rendimentos, em 2 deles tive de mostrar contrato de trabalho e uma carta da empresa para poder abrir conta, etc. Vocês devem pensar que os países andam a brincar e a lavagem de dinheiro não é um problema real e muito bem investigado!

                                            Falaram da Suíça... tentem lá ir meter 5 ou 10 mil euros numa conta bancária da Suíça e depois venham contar como correu.
                                            Por 5,10 mil euros mandam-te dar uma volta,agora quando são grandes quantias, a história é outra,se for preciso mal sais do avião e tens alguém do banco a tua espera.
                                            Tenho uma pessoa muito próxima que tem varias contas na Suíça e segundo ele só compensa se for valores elevados porque as despesas de manutenção,transferências.Mas lá esta, essa pessoa só transfere valores acima dos 7 dígitos e o gestor dele é Português.
                                            Editado pela última vez por Lom; 09 May 2012, 21:36.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                                              Por 5,10 mil euros mandam-te dar uma volta,agora quando são grandes quantias, a história é outra,se for preciso mal sais do avião e tens alguém do banco a tua espera.
                                              Tenho uma pessoa muito próxima que tem varias contas na Suíça e segundo ele só compensa se for valores elevados porque as despesas de manutenção,transferências.Mas lá esta, essa pessoa só transfer valores acima dos 7 dígitos e o gestor dele é Português.
                                              Daççççç

                                              Comentário


                                                #53
                                                Eu ca, estou a investir todo o meu dinheiro na construção da minha casa.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Epá disse-me uma pessoa que percebe dos mercados e é alta patente num grande banco português, que o dolar está ameaçado pela china,já nao me lembro bem da razão mas acho que tinha a ver com um tratado que regula a venda de produtos chineses aos EUA.

                                                  Portanto investir no dolar para mim já não é seguro.

                                                  As moedas mais estáveis continuam para mim a ser as nórdicas e a suiça, mas excluo a suiça pelos altos custos de manutenção das contas, restando entao a noruega e a suécia.

                                                  Quanto a chegar lá e abrir a conta depende dos bancos: eu abri uma conta no Lloyds TSB em inglaterra "No questions asked", mas no Barclays já exigiam número de segurança social inglesa. Pergunto portanto não será a mesma coisa para abrir contas num país Nórdico?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                    Eu ca, estou a investir todo o meu dinheiro na construção da minha casa.
                                                    Epá mas a lógica não será quando o Euro colapsar, os nossos bens todos passarem a valer metade? Imagina que queres vender a casa depois do Euro cair: vais vender em Escudos certo? E quando sairmos do Euro o euro passa a valer 400 escudos em vez de 200, logo o teu poder de compra para importar coisas de outros países vai para metade.

                                                    Eu quero ver depois é os Nórdicos a virem cá comprar casas a metade do preço a que compravam antes e passarem aqui umas belas férias a metade do preço...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por migueldomingos2 Ver Post
                                                      Epá disse-me uma pessoa que percebe dos mercados e é alta patente num grande banco português, que o dolar está ameaçado pela china,já nao me lembro bem da razão mas acho que tinha a ver com um tratado que regula a venda de produtos chineses aos EUA.

                                                      Portanto investir no dolar para mim já não é seguro.

                                                      As moedas mais estáveis continuam para mim a ser as nórdicas e a suiça, mas excluo a suiça pelos altos custos de manutenção das contas, restando entao a noruega e a suécia.

                                                      Quanto a chegar lá e abrir a conta depende dos bancos: eu abri uma conta no Lloyds TSB em inglaterra "No questions asked", mas no Barclays já exigiam número de segurança social inglesa. Pergunto portanto não será a mesma coisa para abrir contas num país Nórdico?
                                                      Passa-se a mesma coisa por ca.Só podes abrir uma conta se tiveres número de segurança social e autorização de residência.Agr na Suíça a história é outra.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Digam-me uma coisa: para abrirmos uma conta bancária num outro país da UE, não é obrigatório possuirmos nº de identificação fiscal desse país?
                                                        Eu posso chegar a Espanha (por exemplo) e abrir uma conta bancária só com o cartão do cidadão?
                                                        Eu tenho ideia de que temos de ter nº de contrinuinte fiscal desse estado membro, mas corrijam-me se estiver enganado.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Vai por aqui muita confusão. Com efeito, qualquer um pode abrir uma conta bancária noutra país da União Europeia sem problema nenhum. Não é preciso ser rico, nem é preciso justificar a origem do dinheiro, salvo se for acima de determinadas quantias e/ou se for depositado em dinheiro vivo, nem é preciso ter número de contribuinte desse país.
                                                          Repito, qualquer pessoa pode abrir uma conta no estrangeiro, e em muitos bancos até o consegue fazer perfeitamente sem precisar ir ao país em causa. Claro que não abre uma conta de residente. Abre uma conta de não residente. E não precisa a abrir a conta na moeda desse país. Pode, por exemplo, abrir uma conta no Reino Unido, em euros. Agora, não esperem ter uma conta isenta de comissões de manutenção, e cada transferência emitida ou recebida pode custar 20 ou 30 euros, por isso geralmente não vale muito a pena abrir a conta para ter lá só 10 ou 15 mil euros.

                                                          Quanto à abertura propriamente dita, há alguns bancos que facilitam muito o processo. Basta fazer o download dos impressos na net, preencher, fazer cópias autenticadas dos documentos de identificação (por notário ou advogado), eventualmente podem ter que ser autenticadas em inglês ou francês, enviar tudo e pronto. Se forem cidadãos europeus não é preciso praticamente mais nada. Em princípio dá para escolher o domicílio da tributação, de maneira a definir quem cobra os impostos, se o país da conta através de taxas liberatórias, se o próprio dono da conta quando faz a sua declaração de IRS cá em Portugal. Se escolhermos esta última opção temos que assinar uma declaração de honra bastante intimidatória, e existe um acordo qualquer que obriga todos os bancos da zona SEPA (Single Euro Payments Area), onde estão incluídos todos os países do UE (dentro e fora do Euro), os países da EFTA (onde está a Suíça), a enviar para as finanças das respectivas contra-partes o reporte dos juros e mais-valias obtidas pelo não residente. Contudo, como a nossa taxa de IRS sobre juros é de 25%, na grande maioria das vezes mais vale optar pelas taxas liberatórias dos outros, que são bem mais baixas.

                                                          Quanto à movimentação, faz-se tudo online e por telefenone, se necessário. Curiosamente, depois de tomarmos contacto com sistemas bancários estrangeiros, e eu tenho experiência com Espanha, França, Itália, mas sobretudo Reino Unido, rapidamente verificamos que os nossos serviços bancários estão bem à frente dos deles, sobretudo a nível da quantidade de produtos e serviços que temos na banca online. Ah, e se pensarem em abrir uma conta lá fora, esqueçam as remunerações de aplicações que aqui se praticam. A segurança/baixo risco é inversamente proporcional à taxa de juro que se obtém.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Estou esclarecido então.
                                                            Para muitos podem ver o vosso problema resolvido, se bem que neste momento talvez escolhesse a Alemanha para lá depositar as minhas poupanças.
                                                            Dar um salto a Espanha ou mesmo a França, não acho lá grande ideia.
                                                            E se for Gibraltar?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                              Estou esclarecido então.
                                                              Para muitos podem ver o vosso problema resolvido, se bem que neste momento talvez escolhesse a Alemanha para lá depositar as minhas poupanças.
                                                              Dar um salto a Espanha ou mesmo a França, não acho lá grande ideia.
                                                              E se for Gibraltar?
                                                              Abrir uma conta num paraíso fiscal europeu, de que Gibraltar é um exemplo, já é menos aconselhável para um particular, a não ser que saiba muito bem o que está a fazer. Em primeiro lugar, porque qualquer transferência de fundos de uma conta bancária nacional para um paraíso fiscal tem que ser reportada ao Banco de Portugal. Aliás, se não estou em erro, se a transferência for superior a 100 mil euros até tem que ser feita através do Banco de Portugal. E desconfio que as Finanças também serão notificadas (presumo que não declaradamente, por causa do sigilo bancário, mas de certeza que recebem listagens agregadas de movimentos).
                                                              Mas sobretudo porque há uma coisa, chamada Directiva da Poupança, assinada por todos os paraísos fiscais "sérios", como por exemplo Gibraltar, Andorra, Mónaco, Lieschtenstein, ilha de Man e Guernsey, etc, etc, ou seja, todos os paraísos fiscais europeus, mas também alguns de fora da Europa. Ora, esta Directiva da Poupança obriga os paraísos fiscais a enviarem relatórios para os países de residência das pessoas que lá têm contas de não residente. É portanto um risco muito grande fazer lá aplicações isentas de imposto, porque depois corremos o risco das Finanças nos apanharem e obrigarem a pagar o imposto cá. Sinceramente não sei se as Finanças fiscalizam isto como deve ser, mas da maneira que andam precisados de dinheiro, não me admirava nada. Sobram os paraísos fiscais menos sérios, mas esses não dão segurança nenhuma...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X