Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gastos mensais com habitaçao e vida a dois

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Neste momento reisdo em Barcelona (valores mensais):

    - Solteiro (24 anos), sem filhos

    Renda (inclui despesas de condomínio e seguros em T3 partilhado): 500€
    Gás, electricidade, água e comunicações: 70€
    Transportes públicos: 50€
    Combustível: 50€
    Garagem: 100€
    Alimentação: 150€
    Telecomunicações: 20€

    Total: 940€

    Quando vivia em Lisboa (valores mensais):

    Renda/prestação: 0 €
    Gás, electricidade, água e comunicações: 200 €
    Combustível: 100€
    Alimentação: 150€
    Telecomunicações: 20€

    Total: 470€

    Comentário


      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
      Aquecimento central, incluído no condomínio.
      Yup, tudo eléctrico.

      Gastei ~313€ de electricidade to ano todo de 2015.

      A grande diferença é que, o que pagas de electricidade, é electricidade. A licença da TV, por exemplo, é àparte (e ainda são uns 350€/ano). Além de que a concorrência na electricidade é mesmo brutal.

      O preço é 20 øre/kWh, ou seja, 2 cêntimos de euro.
      Do que pude perceber o modelo Norueguês assenta numa presença largamente do domínio público da produção de energia eléctrica, mas depois há uma presença muito grande dos privados na comercialização. Como se trata de um país rico não é preciso reflectir nos preços da produção o custo dos investimentos efectuados nas centrais, nas barragens, etc, pelo que o custo de produção se resume em larga escala aos custos operacionais de produzir electricidade. Claro que a factura dos investimentos é paga na mesma, mas via impostos gerais. Lá está, quem pode pode!

      Comentário



        Vida a 3 e numa cidade média do interior.:

        Renda: 450
        Agua/luz/gás: 100
        Tv, telef tlm e internet: 80
        Compras de supermercado: €600
        Carros excl seguros: €500
        Seguros carros: €45
        Saude excl oculos: €230.

        Todos valores mensais.

        Dpois há outro mundo de despesas como férias, lazer, roupa, eletrodomésticos, prendas ou outros utensilios etc.

        Comentário


          Originalmente Colocado por momentos Ver Post
          Neste momento reisdo em Barcelona (valores mensais):

          - Solteiro (24 anos), sem filhos

          Renda (inclui despesas de condomínio e seguros em T3 partilhado): 500€
          Gás, electricidade, água e comunicações: 70€
          Transportes públicos: 50€
          Combustível: 50€
          Garagem: 100€
          Alimentação: 150€
          Telecomunicações: 20€

          Total: 940€
          Vives em que zona?

          Esses valores são até agradáveis para uma cidade como Barcelona.

          Adorava ir para BCN...

          Comentário


            No mundo globalizado em que vivemos hoje em dia o custo de vida ajusta maioritariamente por via do preço da habitação e dos impostos. Isto porque são duas variáveis que não se conseguem importar ou exportar.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
              Vives em que zona?

              Esses valores são até agradáveis para uma cidade como Barcelona.

              Adorava ir para BCN...
              Vivo no centro, em Eixample.
              O valor da renda equivale a uma terça parte do valor total, uma vez que partilho o apartamento com 2 amigos.
              A casa é remodelada, mas não é nada de especial.
              Os valores de m2 são bem mais simpáticos em Lisboa.

              Para vistar e passar uns dias é um bom destino.
              Para viver? Nunca.

              Comentário


                Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                Para vistar e passar uns dias é um bom destino.
                Para viver? Nunca.
                Porque dizes isto ? e eu que gosto tanto de Barcelona.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                  Porque dizes isto ? e eu que gosto tanto de Barcelona.
                  A minha experiência tem revelado o contrário.
                  Viver no centro pode ser bom porque há uma grande oferta de comércio e serviços de lazer que tornam a opção apetecível.
                  No entanto, há também muitas pessoas, marés de turistas, e as casas tendem a ser pequenas, com pouca luminosidade e expostas ao intenso ruído de carros.
                  Naturalmente que existem opções mais confortáveis, mas nesses casos os preços são outros.

                  Mas penso que isto é claramente uma questão pessoal. Conheço pessoas que vivem na cidade e adoram. Eu não.

                  Comentário


                    As últimas 2 vezes que fui em Barcelona fiquei no Hotel Pullman Barcelona Skeeper que é muito simpático (ao lado do Arts) e as vezes anteriores fiquei em Gava numa belíssima moradia de um familiar, portanto confesso que nao tenho esse "banho de realidade" de que falas.

                    Mas gosto pela luz, pelo clima, por estar perto do mar, pelo ambiente artistico, pela noite, pelo comércio, pelos restaurantes, enfim ....

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                      Vivo no centro, em Eixample.
                      O valor da renda equivale a uma terça parte do valor total, uma vez que partilho o apartamento com 2 amigos.
                      A casa é remodelada, mas não é nada de especial.
                      Os valores de m2 são bem mais simpáticos em Lisboa.

                      Para vistar e passar uns dias é um bom destino.
                      Para viver? Nunca.
                      Pois, isso é bastante central. Eu tive aí em Novembro e fiquei na Gran Via perto da Plaça d'Espanya.

                      Se vivesses, por exemplo, em L'Hospitalet de Llobregat talvez se consiga mais em conta não?

                      Por acaso quando fiquei na Gran Via não achei que os carros fizessem mto barulho, apesar de haver sempre movimento durante a noite, dava perfeitamente para dormir, nada de escandaloso face a Lisboa, mas também era um Hotel e não uma casa.

                      Eu trocava Lisboa por Barcelona a rir, mas a rir mesmo, tirando a habitação os valores que colocaste são perfeitamente normais e nada de escandalosos.
                      Editado pela última vez por Gmigas; 08 February 2016, 15:16.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                        As últimas 2 vezes que fui em Barcelona fiquei no Hotel Pullman Barcelona Skeeper que é muito simpático (ao lado do Arts) e as vezes anteriores fiquei em Gava numa belíssima moradia de um familiar, portanto confesso que nao tenho esse "banho de realidade" de que falas.

                        Mas gosto pela luz, pelo clima, por estar perto do mar, pelo ambiente artistico, pela noite, pelo comércio, pelos restaurantes, enfim ....
                        A experiência de cada um também depende das condições da mesma. Eu não tenho motivos para me queixar. Mas em Lisboa tinha uma qualidade de vida muito superior.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                          Pois, isso é bastante central. Eu tive aí em Novembro e fiquei na Gran Via perto da Plaça d'Espanya.

                          Se vivesses, por exemplo, em L'Hospitalet de Llobregat talvez se consiga mais em conta não?

                          Por acaso quando fiquei na Gran Via não achei que os carros fizessem mto barulho, apesar de haver sempre movimento durante a noite, dava perfeitamente para dormir, nada de escandaloso face a Lisboa, mas também era um Hotel e não uma casa.

                          Eu trocava Lisboa por Barcelona a rir, mas a rir mesmo, tirando a habitação os valores que colocaste são perfeitamente normais e nada de escandalosos.
                          Eu moro próximo dessa zona.
                          Viver o dia a dia ou passar uma temporada é diferente. Quando vives tens de enfrentar a realidade todos os dias. O contexto é diferente.
                          Os valores não são escandalosos comparando com Paris ou Londres, mas a "qualidade" do m2 é muito fraca.
                          É (para mim e para todos os que conheço que passaram pela mesma situação) é um desafio grande encontrar uma casa em condições na cidade de Barcelona.
                          Para exemplificar os desafios:

                          - É comum quartos sem janela, ou com uma janela virada para um pátio interior sem ventição ou luz natural;
                          - Cozinhas sem janela e/ou ventilação;
                          - Divisões ridiculamente pequenas;
                          - Um quarto "duplo" significa que é possível enciaxar uma cama de casal, mesmo que não haja espaço para nada mais;
                          - Idem para um quarto "single" (no fundo, tudo é um quarto desde que lá caiba uma cama);
                          - Casas de banho em marquises;
                          - Casas de banho sem qualquer tipo de ventilação;
                          - entre outras soluções manhosas que teria de demontrar com fotos...

                          Naturalmente que é possível encontrar outro tipo de casas, mas aí a diferença no preço é astronómica.

                          Eu passei 10 dias inteiros (de manhã à noite) à procura e a visitar aprtamentos e lá consegui um bom compromisso.

                          Isto já é um pouco off topic. Penso que devem haver por aí muitos tópicos sobre Barcelona.

                          Comentário


                            Há muitos anos ainda era eu rapaz novo, fui falar com uma empresa de Barcelona para uma eventual realocacao lá. Cheguei á conclusao que, dadas as condicoes oferecidas, nao valia a pena.

                            Nao sei se já aqui pus a despesa cá em Dublin, mas é +- isto:

                            T1 + água + luz + net = 1200€
                            Supermercado: 200€-250€
                            Passe (bus+metro): 60€

                            Relativamente ás casas, no centro das cidades vao ser sempre pequenas, o m2 é mais caro, como seria de esperar. Aqui em Dublin com 2000-2200€ já se alugam vivendas T3 a uns 3Km do centro e com áreas jeitosas.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                              Eu moro próximo dessa zona.
                              Viver o dia a dia ou passar uma temporada é diferente. Quando vives tens de enfrentar a realidade todos os dias. O contexto é diferente.
                              Os valores não são escandalosos comparando com Paris ou Londres, mas a "qualidade" do m2 é muito fraca.
                              É (para mim e para todos os que conheço que passaram pela mesma situação) é um desafio grande encontrar uma casa em condições na cidade de Barcelona.
                              Para exemplificar os desafios:

                              - É comum quartos sem janela, ou com uma janela virada para um pátio interior sem ventição ou luz natural;
                              - Cozinhas sem janela e/ou ventilação;
                              - Divisões ridiculamente pequenas;
                              - Um quarto "duplo" significa que é possível enciaxar uma cama de casal, mesmo que não haja espaço para nada mais;
                              - Idem para um quarto "single" (no fundo, tudo é um quarto desde que lá caiba uma cama);
                              - Casas de banho em marquises;
                              - Casas de banho sem qualquer tipo de ventilação;
                              - entre outras soluções manhosas que teria de demontrar com fotos...

                              Naturalmente que é possível encontrar outro tipo de casas, mas aí a diferença no preço é astronómica.

                              Eu passei 10 dias inteiros (de manhã à noite) à procura e a visitar aprtamentos e lá consegui um bom compromisso.

                              Isto já é um pouco off topic. Penso que devem haver por aí muitos tópicos sobre Barcelona.
                              Em turismo BCN é fantástica.
                              Não serão isso umas saudades metidas ao barulho????

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                Em turismo BCN é fantástica.
                                Não serão isso umas saudades metidas ao barulho????
                                As experiencias podem diferir largamente dependendo do dinheiro que se tem no bolso. Ás vezes até o local de trabalho pode alterar essa percepcao de forma considerável.

                                Comentário


                                  as impressoes que tenho de amigos que viveram em barcelona era similares á do momentos.

                                  muito giro para férias, não para viver.

                                  Comentário


                                    Mais uma pessoa chocada aqui!

                                    Adoro Barcelona e achava que era dos poucos sítios que me faziam deixar Lx.

                                    Comentário


                                      A percepção que tenho de cidades maiores como BCN, Paris, Londres, é que existe um leque bem maior de preços e como tal para se ter alguma qualidade é preciso ter muito maior capacidade financeira.

                                      Do mesmo modo que entre uma comum capital de distrito e Lisboa existe essa mesma diferença. Há mais extremos nas cidades grandes.

                                      Também já estive em Paris e Londres nessas condições: zonas "centrais" mas com áreas e condições muito pouco abonatórias.

                                      Comentário


                                        Conheço razoavelmente uma pessoa que foi estudar para BCN e que agora podia vir para PT no fim do curso mas que lá vai ficar a trabalhar.

                                        Acho que fez lá muitos amigos e gosta daquilo. Mas é como tudo, vale o que vale

                                        A última vez que fui a BCN (4a vez...) não gostei tanto como das outras. Talvez porque não estava sol e porque não foi bem em turismo puro e duro digamos.

                                        Achei o trânsito bem pensado. Em hora de ponta até flui bem o trânsito entre o centro e o aeroporto pela gran via.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                          Aquecimento central, incluído no condomínio.
                                          Yup, tudo eléctrico.

                                          Gastei ~313€ de electricidade to ano todo de 2015.

                                          A grande diferença é que, o que pagas de electricidade, é electricidade. A licença da TV, por exemplo, é àparte (e ainda são uns 350€/ano). Além de que a concorrência na electricidade é mesmo brutal.

                                          O preço é 20 øre/kWh, ou seja, 2 cêntimos de euro.
                                          Muito bom, 2cent... Cá já passa dos 16/kWh.

                                          Comentário


                                            Do feedback que vou tendo de colegas espalhados por essa Europa fora, tirando uma ou outra excepção, a maioria continua a preferir Portugal no que a qualidade de vida quotidiana diz respeito.


                                            Para juntar mais um à comparação Europeia, Bruxelas:

                                            Alojamento: 1000€ - T0/1 c/ tudo incluído (agua, electricidade, internet, etc) a 20min a pé do trabalho / centro.
                                            Supermercado 100 a 150€ - Carne / Peixe são +- o dobro, o resto é sensivelmente o mesmo preço de PT
                                            Transporte públicos: ~25€ / mes - Não tenho passe mensal, que custa 50€
                                            Viagens a PT: entre 60 e 150€ por viagem
                                            Almoçar / Jantar fora: Dificilmente por menos de 10€, mas por este valor já se consegue comer em restaurantes no centro da cidade.
                                            Editado pela última vez por 996; 08 February 2016, 19:02.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                              Em turismo BCN é fantástica.
                                              Não serão isso umas saudades metidas ao barulho????
                                              Penso que não.
                                              Como salientei antes, as opiniões mudam com a experiência de cada um.
                                              Barcelona é uma cidade engraçada, boémia. Eu talvez não seja a pessoa mais indicada para esta cidade.
                                              Mas aceitei o desafio por causa do trabalho.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                as impressoes que tenho de amigos que viveram em barcelona era similares á do momentos.

                                                muito giro para férias, não para viver.
                                                É o que penso.

                                                Aliás, todos os meus colegas de trabalho que têm família, nenhum deles vive em Barcelona.
                                                Assim que a família cresce, mudam-se para a periferia.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                                                  Do feedback que vou tendo de colegas espalhados por essa Europa fora, tirando uma ou outra excepção, a maioria continua a preferir Portugal no que a qualidade de vida quotidiana diz respeito.


                                                  Para juntar mais um à comparação Europeia, Bruxelas:

                                                  Alojamento: 1000€ - T0/1 c/ tudo incluído (agua, electricidade, internet, etc) a 20min a pé do trabalho / centro.
                                                  Supermercado 100 a 150€ - Carne / Peixe são +- o dobro, o resto é sensivelmente o mesmo preço de PT
                                                  Transporte públicos: ~25€ / mes - Não tenho passe mensal, que custa 50€
                                                  Viagens a PT: entre 60 e 150€ por viagem
                                                  Almoçar / Jantar fora: Dificilmente por menos de 10€, mas por este valor já se consegue comer em restaurantes no centro da cidade.
                                                  Dificilmente por menos de 10€? E por 11€, já é mais fácil? Em que sítios consegues jantar por esse preco?

                                                  Comentário


                                                    Eu comecei a pouco uma vida a dois, mas na Suíça, logo os valores são um pouco diferentes de PT.

                                                    Renda (estúdio) - 600 FR com tudo incluido (agua, luz, aquecimento, condominio e para pagar a quem me tire a neve da porta ) e garagem.
                                                    Alimentação - seguramente 500/700 FR, a não faltar rigorosamente nada.

                                                    Comunicação - 39 FR de telemovel e 80 FR de TV e net.

                                                    Depois são despesas com o carro, seguro e matriculas, basicamente com autocarro de 15 em 15 minutos a porta e comboio nem precisava mas pronto.

                                                    Mesmo assim não acho que aqui o custo de vida seja como dizem, tudo a custar os olhos da cara.

                                                    Comentário


                                                      Ruben99, podes partilhar a localidade? Tinha ideia que as rendas seriam mais caras.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                                                        Ruben99, podes partilhar a localidade?
                                                        Cantão GR, mais precisamente Klosters.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                                          Eu comecei a pouco uma vida a dois, mas na Suíça, logo os valores são um pouco diferentes de PT.

                                                          Renda (estúdio) - 600 FR com tudo incluido (agua, luz, aquecimento, condominio e para pagar a quem me tire a neve da porta ) e garagem.
                                                          Alimentação - seguramente 500/700 FR, a não faltar rigorosamente nada.

                                                          Comunicação - 39 FR de telemovel e 80 FR de TV e net.

                                                          Depois são despesas com o carro, seguro e matriculas, basicamente com autocarro de 15 em 15 minutos a porta e comboio nem precisava mas pronto.

                                                          Mesmo assim não acho que aqui o custo de vida seja como dizem, tudo a custar os olhos da cara.
                                                          Isso é um achado!!!

                                                          Comentário


                                                            Completamente..isso é dado

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                              Isso é um achado!!!
                                                              Eu diria que vai depender do local. Um achado é um emprego que pague bem num sítio onde as casas sao a esse preco.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X