Alguém saberá dizer para que servem esta espécie de "bolas" que se utiliza nas obras, nomeadamente entre dois pisos de um edifício? Confesso que depois de muito pensar, ainda não percebi
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Originalmente Colocado por PAZ Ver PostPosso estar errado, mas parecem-me "formas", para dar forma aqueles tectos/placas dos grandes edifícios, que parecem umas colmeias...
Neste caso as bolas vão ficar dentro do betão e "perdem-se" mas consegue-se fazer uma laje mais leve.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostNão, isso é uma laje fungiforme. Que leva os chamados de "cocos" para fazer os espaços que depois são retirados qaudno se retira a cofragem.
Neste caso as bolas vão ficar dentro do betão e "perdem-se" mas consegue-se fazer uma laje mais leve.
Tens toda a razão !
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostJá agora uma particularidade das tais lajes fungiformes, por norma são muito usadas em estacionamentos e afins. Num caso de um estacionamento com uma laje dessas, não se deve trocar um pneu a um carro lá dentro.
Lá vai macaco perfurador
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostJá agora uma particularidade das tais lajes fungiformes, por norma são muito usadas em estacionamentos e afins. Num caso de um estacionamento com uma laje dessas, não se deve trocar um pneu a um carro lá dentro.
Pelos vistos tive sorte que ela estacionou mesmo no piso mais baixo.
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Originalmente Colocado por RDSBorges Ver PostNão sabia disso... Ainda há 15 dias tive de mudar um pneu a uma rapariga num parque de estacionamento num Centro Comercial.
Pelos vistos tive sorte que ela estacionou mesmo no piso mais baixo.
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Originalmente Colocado por Agent Ver PostA sério que há assim tanto risco de acontecer alguma coisa?
Tendo em conta um carro com 1200 - 1400 Kg?
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Originalmente Colocado por Agent Ver PostA sério que há assim tanto risco de acontecer alguma coisa?
Tendo em conta um carro com 1200 - 1400 Kg?
É como o dimensionamento de pavimentos, o que é pior? Um elefante pisar um mosaico com a pata ou uma mulher pisá-lo com um salto alto?
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Originalmente Colocado por After Ver PostEstá relacionado com a tensão, força a dividir pela área (T=F/A), concentrando peso num ponto único (base do macaco) provoca uma tensão enorme.
É como o dimensionamento de pavimentos, o que é pior? Um elefante pisar um mosaico com a pata ou uma mulher pisá-lo com um salto alto?
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostDepois entramos na resistência ao punçoamento! E temos mais coisas para explicar!
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostHá sempre risco, as lajes fungiformes chegam a ter 7cm na parte mais fina, e se por acaso tiveres azar e o macaca ficar exactamente no meio, e tiveres um carro de 1.200kg são mais de 300kg apoiados apenas numa chapa de 3cm2 sobre uma laje com 7cm...
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostDepois entramos na resistência ao punçoamento! E temos mais coisas para explicar!
Confesso que sempre que as vejo, fico a pensar nisso. Uma vez perguntei a um Engenheiro Civil e a única conclusão com que fiquei é que ele não deveria ter tirado o curso.
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Originalmente Colocado por Ton Ver PostEste exemplo do macaco do carro numa laje fungiforme é completamente exagerado. Era o que faltava se tal coisa pudesse acontecer. Eu nem vou fazer contas agora - e a resistência de materiais está um pouco esquecida - mas uma carga de 300 Kg concentrada numa laje de pavimento de um parque de estacionamento não é nada de especial. Claro que se fosse uma laje de cobertura a questão era outra.
Claro que não vai cair nada! Mas pode partir.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostA fungiforme reage melhor a esforços de torção?
Confesso que sempre que as vejo, fico a pensar nisso. Uma vez perguntei a um Engenheiro Civil e a única conclusão com que fiquei é que ele não deveria ter tirado o curso.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostHá sempre risco, as lajes fungiformes chegam a ter 7cm na parte mais fina, e se por acaso tiveres azar e o macaca ficar exactamente no meio, e tiveres um carro de 1.200kg são mais de 300kg apoiados apenas numa chapa de 3cm2 sobre uma laje com 7cm...
Porque pelo aço, isso nunca parte. Dá 25x menos carga que o limite elástico de um aço baixo carbono, comum.
Não sou da área de civil, daí o meu interesse em aprender algo diferente
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