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    #31
    Originalmente Colocado por Orieos Ver Post
    Cá ficam os números retirados da portdata:
    Número de alunos inscritos ensino básico (contando com ensino recorrente)
    2000 1.240.836
    2001 1.223.151
    2002 1.192.931
    2003 1.174.412
    2004 1.166.277
    2005 1.153.057
    2006 1.145.234
    2007 1.155.181
    2008 1.187.184
    2009 1.283.193
    2010 1.256.462
    2011 1.206.716

    Número de alunos inscritos no ensino secundário
    2000 417.705
    2001 413.748
    2002 397.532
    2003 385.589
    2004 382.212
    2005 376.896
    2006 347.400
    2007 356.711
    2008 349.477
    2009 498.327
    2010 483.982

    A subida em 2009 creio que pode ser explicada pela passagem do escolaridade obrigatória para o 12º ano.
    Olha que agradável ver tais números. Aparentemente há mais alunos inscritos em 2010 que existiam em 2000...

    Fico a aguardar a revisão de algumas considerações entretanto aqui produzidas.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
      O tratamento pode ser, então, muito pior que no privado, é assim? Pensava eu que o discurso vigente só apontava vantagens a quem trabalhava na Função Pública. A mentira tem perna curta...?
      Não só pode como tem sido, de que mentira falas tu?


      Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
      Os dados que me levam a dizer que o número de alunos estabilizou referem-se a um Agrupamento que inclui todas as escolas de um concelho. Nos últimos cinco anos, este número estabilizou (esta tendência deve ser ainda mais precoce). Nas escolas da cidade onde resido, a situação é a mesma. E estou no interior do país, onde este fenómeno é mais sentido. Satisfeito agora? Ou preferes mais um estudo da treta, com comparações velhas, mas com conclusões que te agradem mais?
      Preferia algo concreto, um estudo fiável é a única forma de se obter uma noção geral do problema, não consegues fazê-lo observando um caso isolado. Nem mesmo um grupo de casos dependendo da grandeza do universo que estamos a considerar.


      Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
      Quanto ao que me escapa: escapa-me ler a tua análise do que significa para a qualidade da Educação esta saída em massa de professores e se essa situação (a miséria que vai sobrar na Escola Pública) te interessa a ti ou não.?
      Como cidadão nacional é óbvio que me interessa, e muito, contudo temos um problema urgente para resolver e pelos números apresentados até agora manter ou mesmo aumentar o número existente de professores no serviço público é um luxo ao qual não nos podemos dar.

      Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
      Serás capaz de produzir algo nesse sentido ou as tuas análises ficam-se pela mera contabilidade? Porque será que neste país a Educação é sempre vista como uma despesa e nunca como um investimento? Deve ser uma questão civilizacional. Noutras paragens onde a eficácia e a eficiência são admiradas, como na Escandinávia, a Educação é onde se investe em tempos de crise. Devem ser parvos, pela tua perspetiva, não?
      Lamento, sou demasiado pragmático por vezes, não é por má fé mas raramente os números concretos enganam. Claro que gostava muito de ver um maior investimento em vários sectores e em especial no da educação, mas se neste momento essa aposta significa que temos que empregar uma massa de assalariados porque eventualmente podem vir a ser precisos então lamento, mas não posso concordar.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
        Olha que agradável ver tais números. Aparentemente há mais alunos inscritos em 2010 que existiam em 2000...

        Fico a aguardar a revisão de algumas considerações entretanto aqui produzidas.
        Não precisas de aguardar muito, olhando a grosso quer-me parecer que tem havido um aumento significativo de alunos, especialmente no ensino secundário, pelo que um aumento de professores no ensino público também pode ser justificável. Seria interessante ainda ver os números de professores no activo para os mesmos anos.

        Edit: Tinha visto mesmo muito a grosso, sem ver o post original, olhando melhor quer-me parecer que apesar do aumento no ano em que o 12o passou a ser escolaridade obrigatória o número de alunos está em queda abrupta como se tinha verificado nos anos anteriores e no imediatamente a seguir... Ou seja vamos dar ao mesmo.
        Editado pela última vez por Bisonte; 20 July 2012, 17:10.

        Comentário


          #34
          Mas também podemos por exemplo fazer um exercicio engraçado.
          Número total de alunos inscrito no secundário+3ºciclo em 2010 - 483.982+503.695 = 987.677
          Número total de docentes no secundário+3ºciclo em 2010 - 91.375

          Vamos assumir 20 alunos por turma e que cada aluno tem 10 disciplinas. Vamos ainda assumir que cada docente tem a seu cargo por exemplo 5 turmas.

          Quantos professores seriam necessários para fazer face a estes critérios?
          987.677 / 20 turmas = 49883 turmas
          multiplicando o numero de turmas pelo numero de disciplinas por aluno temos: 49883 turmas * 10 disciplinas = 498830

          Se cada professor for responsavel por dar a sua disciplina a 5 turmas, são precisos:
          241990/5 = 99766

          Como não conheço a carga horaria média por disciplina, fiz as contas a 5 turmas por professor. Se for outro valor, é só refazer a coisa.
          Editado pela última vez por Orieos; 20 July 2012, 17:34. Razão: edit: dados iniciais errados

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