Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Venezuela agora faz parte do MERCOSUL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Venezuela agora faz parte do MERCOSUL



    O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comemorou a entrada do país no Mercosul e disse que propôs à presidenta Dilma Rousseff a exportação de petróleo cru para o Brasil.
    Chávez está em Brasília para selar o ingresso do país no bloco e jantou com Dilma e ministros do Palácio da Alvorada.A Venezuela é dona de uma das maiores reservas mundiais de petróleo, e, segundo Chávez, deve alcançar este ano a produção diária de 3,5 milhões de barris. Como o Brasil ainda importa petróleo, o presidente disse que sugeriu a Dilma a exportação do óleo venezuelano para o país.“Propusemos hoje e a presidenta se mostrou muito interessada que a Venezuela exporte petróleo cru ao Brasil. O Brasil ainda importa petróleo e nós estamos incrementando nossa produção. Este ano, a Venezuela vai chegar a [produzir de] 3 milhões de barris a 3,5 milhões”, disse Chávez ao deixar o Palácio da Alvorada pouco depois da meia-noite, após quatro horas de encontro.

    O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e a presidenta da Petrobras, Graça Foster, também estavam no jantar, além dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia. Além de petróleo, Chávez disse que a Venezuela está pronta para firmar outros acordos com o Brasil e que o ministro Fernando Pimentel deve ir a Caracas nos próximos dias com um grupo de empresários brasileiros interessados em fechar parcerias com venezuelanos. A compra de 20 aeronaves modelo 190AR da Embraer pela estatal venezuelana de aviação, que será fechada hoje (31), é apenas um dos negócios entre os dois países, segundo o presidente bolivariano.“É milionário o acordo, são várias centenas de milhares de dólares. Mas é um projeto até modesto em relação ao mapa de projetos que temos com o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], a Refinaria Abreu e Lima, alianças petroleiras, energéticas”, disse, sem revelar as cifras do contrato com a Embraer.

    Após mais de cinco anos de negociação para a entrada da Venezuela no Mercosul, Chávez disse que o ingresso, que será oficializado hoje, “completa uma equação” e vai fortalecer o bloco. “Esperamos este dia por muitos anos. Para a Venezuela é muito importante, porque esse é o nosso rumo, é o nosso projeto, a união sul-americana. E para o Mercosul uma porta gigantesca se abriu. É um passo histórico e reformará completamente a união sul-americana”, avaliou.Segundo Chávez, a entrada de seu país no Mercosul fortalece “o caráter democrático” do bloco, assim como a atitude do grupo de suspender o Paraguai após o impeachmeant sumário do então presidente Fernando Lugo. “Quando a democracia retornar ao Paraguai, seremos os primeiros a levantar as mãos para apoiar e aprovar o reingresso do Paraguai ao bloco”, disse. A entrada da Venezuela no Mercosul será oficializada hoje em Brasília, em uma cúpula extraordinária dos líderes dos países que formam o bloco: Dilma, o presidente uruguaio, Pepe Mujica, e a presidenta argentina, Cristina Kirchner.

    Com o ingresso da Venezuela, o Mercosul contará com uma população de 270 milhões de habitantes (70% da população da América do Sul), registrando um Produto Interno Bruto (PIB) em valores correntes de US$ 3,3 trilhões (o equivalente a 83,2% do PIB sul-americano) e um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados (72% da área da América do Sul), de acordo com o Itamaraty.









    Editado pela última vez por Murillo; 01 August 2012, 23:47.

    #2
    Não consigo gostar dele. Ele fala em democracia mas lá todas as emissoras de TV são controladas pelo governo..

    Mas com isso ele não pode mais fazer o que bem entender e terá que se adaptar às regras dos outros países. E isso é bom para o desenvolvimento do povo venezuelano, tanto na economia quanto em questões sociais.

    Comentário


      #3
      Não era suposto o brasil ser auto suficiente em energia?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
        Não era suposto o brasil ser auto suficiente em energia?

        O Brasil tem capacidade para isso e tem muita reserva. Mas agora é mais correcto comprar com baixos preços da Venezuela e deixar o nosso bem guardado para o futuro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
          O Brasil tem capacidade para isso e tem muita reserva. Mas agora é mais correcto comprar com baixos preços da Venezuela e deixar o nosso bem guardado para o futuro.
          Que dizes sobre as condições de trabalho na Venezuela para quem vai para lá trabalhar vindo de Portugal por exemplo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
            Que dizes sobre as condições de trabalho na Venezuela para quem vai para lá trabalhar vindo de Portugal por exemplo?
            Não sei mesmo responder. Nunca fui para lá e não tenho contacto com ninguém que viva lá. Sei que o ramo do petróleo tem muita força. Com a participação no Mercosul, vão ter melhorias a médio prazo em outros segmentos.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X