Aproveitando que existem por aqui user's de variadas áreas empresariais, marketing, etc, vou aproveitar para colocar esta questão:
Como é definido o preço de um produto por parte de um comerciante?
É apenas por sua vontade? "O que bem lhe apetecer"?
É através da definição de um certo valor de lucro que se pretenda atingir/obter por unidade, colocando o preço de acordo com isso (sabendo o que se gastou a "fabricar", acrescenta-se-lhe uma margem --> e como se define essa margem? 10%, 50%, ...)?
É "copiando" o que outros, eventuais, concorrentes pratiquem? No caso de ser novo, aplica-se o ponto anterior?
É através de estudos de mercado, inquéritos e sondagens aos possíveis clientes?
Que outras maneiras existem?
Imagino que não haja qualquer regulação legal para esta definição por parte de uma entidade reguladora, a não ser no caso de se querer baixar muito o preço em relação a concorrentes existentes. Acho que isto não se coloca em caso de produtos novos, ou coloca?
Por exemplo: o preço do café pode diferir de estabelecimento para estabelecimento, 050€, 055€, 060€, 065€, 070€, etc. Imagino (por acaso nunca cheguei a perguntar) que seja comprado ao Kg e que cada saco dê para (mais ou menos) X cafés, tendo em conta a medida da "colher" da máquina que (mais uma vez) imagino que seja de tamanho standard.
Logo à partida, os comerciantes têm uma ideia de quanto lhes rende cada saco de café conforme o que definam como preço.
Outros exemplos: umas sapatilhas/ténis, casas de habitação, uma canoa, um casaco, serviços de reparações (canalização, etc), etc.
Não tenho formação em área de marketing e não tenho grandes conhecimentos de comércio e do seu funcionamento.
A minha dúvida é meramente "lúdica", por assim dizer, por curiosidade.
Não encontrei um tópico que tratasse este assunto mas se a moderação achar por bem juntar a outro já existente.
Como é definido o preço de um produto por parte de um comerciante?
É apenas por sua vontade? "O que bem lhe apetecer"?
É através da definição de um certo valor de lucro que se pretenda atingir/obter por unidade, colocando o preço de acordo com isso (sabendo o que se gastou a "fabricar", acrescenta-se-lhe uma margem --> e como se define essa margem? 10%, 50%, ...)?
É "copiando" o que outros, eventuais, concorrentes pratiquem? No caso de ser novo, aplica-se o ponto anterior?
É através de estudos de mercado, inquéritos e sondagens aos possíveis clientes?
Que outras maneiras existem?
Imagino que não haja qualquer regulação legal para esta definição por parte de uma entidade reguladora, a não ser no caso de se querer baixar muito o preço em relação a concorrentes existentes. Acho que isto não se coloca em caso de produtos novos, ou coloca?
Por exemplo: o preço do café pode diferir de estabelecimento para estabelecimento, 050€, 055€, 060€, 065€, 070€, etc. Imagino (por acaso nunca cheguei a perguntar) que seja comprado ao Kg e que cada saco dê para (mais ou menos) X cafés, tendo em conta a medida da "colher" da máquina que (mais uma vez) imagino que seja de tamanho standard.
Logo à partida, os comerciantes têm uma ideia de quanto lhes rende cada saco de café conforme o que definam como preço.
Outros exemplos: umas sapatilhas/ténis, casas de habitação, uma canoa, um casaco, serviços de reparações (canalização, etc), etc.
Não tenho formação em área de marketing e não tenho grandes conhecimentos de comércio e do seu funcionamento.
A minha dúvida é meramente "lúdica", por assim dizer, por curiosidade.
Não encontrei um tópico que tratasse este assunto mas se a moderação achar por bem juntar a outro já existente.
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