Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cientistas franceses põem milho transgénico debaixo de fogo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
    Há sim outra hipótese. Cultivar as terras que estão ao abandono com os milhares de desempregados que há por esse mundo fora.
    E se possível com os presos também. Mas claro que o que interessa realmente é o LUCRO astronomico.
    Deves pensar que Africa é o Alentejo...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Peste Ver Post
      18 setembro 2012 - BIOSFERA - Magazines - RTP

      Especial atenção depois do minuto 23:50.
      Esqueci-me de uma coisa, neste programa fala-se de cabras alimentadas com OGM e revelam no leite e na carne o tipo de alimentação que tem, ou seja, o material genético usado no milho passou para a carne e leite do animais e eventualmente irá concentrar-se nos que estão no topo da cadeia alimentar, os humanos.

      Quais os resultados disso?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
        Não e não aprecio a ironia.
        E não vejo onde foste buscar essa ideia! Onde é que defendo o que dizes?
        Apenas questionei o pertinente... que essa lógica ignora por completa o direito de propriedade e que faz a apologia do uso de mão de obra desqualificada e "grátis" ou por castigo!
        Engraçado que não respondes a nenhuma questão... fazes a demagogia normal de quem não tem ideias e respostas, "respondes" com uma pergunta e fazes uma piada!
        Agradecia que respondesses...
        Perguntei se és politico pelo montes de entraves que colocaste.
        Não disse para por gente a trabalhar gratuitamente nem disse para expropriar terras!
        Simplesmente os desempregados passam a receber um ordenado pago pelas horas de trabalho, assim como já acontece na apanha da uva.
        Os donos dos terrenos são os primeiros a dever cultiva-los e a tirar lucro disso, se não o podem fazer por algum motivo, podem sempre aluga-los assim como ja acontece também. De uma maneira ou de outra recebiam dinheiro.

        E digo isto porque trabalho 2 hectares, em que no inverno cultivo ração para o gado e no verão tenho milho para venda e uso próprio, entre outra coisa que se pode cultivar pelo meio. E ainda tens direito a subsídios tanto para a agricultura como para o gasóleo dos tractores.

        Eu estou a dar estas ideias, simplesmente porque doí-me ver um pais a afundar na miséria, com tanto para poder explorar!
        Acho que há aqui muita malandrice por parte do povo português.

        Comentário


          #64
          Voltando ao tema, a Franca anunciou agora que se o estudo se revelar verídico, vai ser pedido a união europeia o bloqueio total de milho de OGM.
          Ja agora para quem percebe francês: http://guide-ogm.greenpeace.fr/guideogm.pdf.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
            Perguntei se és politico pelo montes de entraves que colocaste.
            Não disse para por gente a trabalhar gratuitamente nem disse para expropriar terras!
            Simplesmente os desempregados passam a receber um ordenado pago pelas horas de trabalho, assim como já acontece na apanha da uva.
            Os donos dos terrenos são os primeiros a dever cultiva-los e a tirar lucro disso, se não o podem fazer por algum motivo, podem sempre aluga-los assim como ja acontece também. De uma maneira ou de outra recebiam dinheiro.

            E digo isto porque trabalho 2 hectares, em que no inverno cultivo ração para o gado e no verão tenho milho para venda e uso próprio, entre outra coisa que se pode cultivar pelo meio. E ainda tens direito a subsídios tanto para a agricultura como para o gasóleo dos tractores.

            Eu estou a dar estas ideias, simplesmente porque doí-me ver um pais a afundar na miséria, com tanto para poder explorar!
            Acho que há aqui muita malandrice por parte do povo português.

            Não são entraves, são questões válidas, no respeito pelo trabalho alheio, no direito à propriedade e à livre opção de cada um fazer o que quiser da sua propriedade, dentro da legalidade!
            Parece é que tu queres e defendes é o desrespeito por tal!
            E achas que as questões acerca da formação das pessoas é entrave? Ok...
            Visto não responderes a tudo o que questionei, responde ao seguinte:
            - És tu que vais dizer aos outros, neste caso, proprietários de terrenos, o que fazer deles?
            - És tu que vais cumprir com aquilo que eu decidir que deves fazer no teu terreno?

            Comentário


              #66
              Hoje poucos alimentos que comemos é que não são de origem OMG com a globalização a explosão deste tipo de produtos proliferam por todo o mundo , muita gente neste momento usa-os e nem sabe . Muitos estudos que existem a favor destes alimentos são encomendados pelas grandes industrias deste sector. Sei que a União Europeia vai analisar estes novos dados que de novo tem muito pouco porque os alertas já se fazem sentir há anos.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                Esqueci-me de uma coisa, neste programa fala-se de cabras alimentadas com OGM e revelam no leite e na carne o tipo de alimentação que tem, ou seja, o material genético usado no milho passou para a carne e leite do animais e eventualmente irá concentrar-se nos que estão no topo da cadeia alimentar, os humanos.

                Quais os resultados disso?
                Nenhuns!

                O material genético dos alimentos, quaisquer que sejam (OGM ou normais) NÃO PASSA para os tecidos e seus derivados de um organismo que deles se alimenta!!!!

                Essa afirmação na reportagem está seguramente errada ( devido a má tradução ou interpretação dos dados errada)

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                  o material genético usado no milho passou para a carne e leite do animais e eventualmente irá concentrar-se nos que estão no topo da cadeia alimentar, os humanos.
                  Isso é totalmente impossível. O único tipo de material genético "não-humano" capaz de se integrar estavelmente no nosso genoma é o viral. E para isso há milhares de anos de evolução que permitiram aos vírus reunir um verdadeiro arsenal biológico que lhes permite fazê-lo. Nunca o DNA que ingerimos nos alimentos poderia ser integrado no nosso genoma.
                  Se isso fosse possível então sê-lo-ia para qualquer DNA de qualquer alimento... se comêssemos muito peixe qualquer dia ainda tínhamos barbatanas a crescer nas costas.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                    Nenhuns!

                    O material genético dos alimentos, quaisquer que sejam (OGM ou normais) NÃO PASSA para os tecidos e seus derivados de um organismo que deles se alimenta!!!!

                    Essa afirmação na reportagem está seguramente errada ( devido a má tradução ou interpretação dos dados errada)
                    Não sei, não entendo muito disso, mas sempre ouvi falar que, por exemplo as focas e outros animais marinhos que estão no topo da cadeia alimentar, acumulam no tecido adiposo todos os contaminantes que os pequenos animais de que se alimentam, vão acumulando.

                    E se o material biológico passou do milho modificado para a carne e para o leite (já agora é uma Portuguesa que o diz no citado programa), pode perfeitamente passar para os humanos e atingir níveis que eventualmente podem ser prejudiciais para nós, se se provar que esse material genético é tão mau como dizem ser.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                      Não percebi bem o que querias dizer... atenção que o Roundup não tem nada que ver com OGMs. O Roundup é um herbicida mais que sabido que é nocivo para a saúde. Uma das vantagens dos OGMs é exactamente a de diminuírem a necessidade de uso de herbicidas por introduzirem resistências a certas "pragas" no milho.
                      Este estudo destaca essencialmente o efeito nocivo do Roundup (conhecido há muito) ao mesmo tempo que levanta interrogações em relação aos OGMs. Não me parece que traga grande novidade.
                      O problema é a forma como o jornalista leu e interpretou o estudo. A notícia está empolada e não é rigorosa.
                      Não tem nada a ver mas é necessário para tratar da bicharada e, coincidência, é fabricado pela Monsanto, gigante dos OGM... Portanto, ao fim e ao cabo, estão directamente relacionados. O estudo pode não atacar o OGM em si, mas se o mesmo é tratado com Round Up, é válido dizer que aquele produto OGM causa doenças! Exemplo: Num rio corre água potável e a certa altura há um despejo de produtos perigosos. As pessoas bebem a água e adoecem. Diz-se que beberam água boa contaminada ou diz-se simplesmente que beberam água contaminada? Não vejo razão para tanto preciosismo.

                      Eu não sei a quantidade de pragas que ataca culturas modificadas e biológicas. Mas os novos problemas que os novos e mais potentes pesticidas trazem, acabam por ser mais nocivos que os pesticidas tradicionais. Contra pesticidas mais potentes, pragas mais agressivas. Pragas que depois destroem facilmente culturas biológicas. E quem culturas biológicas, diz insectos polinizadores, que a maior parte das pessoas nem sonha com a importância que têm para o Homem. Olhar para estas coisas como "cada um faz o que quer no seu quintal", é um erro crasso. Na natureza não há fronteiras. O que se faz num sitio, tem impacto noutro.
                      Mas isso até lhes convém, como se vê num caso de que tive conhecimento, em que um produtor de um cereal não-OGM se viu processado por uma destas empresas, porque de uma cultura OGM vizinha vieram sementes com o vento, e germinaram na sua cultura. O homem era um pirata cerealífero! A cultura OGM fez "upload" para a sua, sem o seu consentimento, mas como ele estava na posse do produto sem ter licença, foi processado. Espectacular!

                      Comentário


                        #71
                        Roundup é um herbicida... Dá cabo de praticamente todas as infestantes, muito usado por cá no combate à junça, por exemplo.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                          Ninguem obriga nenhum produtor a cultivar OGM's ou a comprar o que quer que seja a essas empresas.

                          Ao optar por produzir OGM's baseado em premissas que entende depois não se verificarem, o produtor pode sempre deixar de os produzir (evento extremamente raro, diga-se).

                          No entanto, para os produzir, tem que os comprar a uma empresa que os desenvolveu e que o informa que, enquanto os produzir terá que os adquirir a essa empresa, num contrato de prestação de serviços previamente definidos.

                          O agricultor só assina se quiser, e se entender que tem vantagem.

                          O facto de, enquanto os produzir, ter de comprar as sementes á empresa que as desenvolveu é não só uma medida de protecção de direitos de autor/patente, mas também uma garantia que essas sementes dificilmente se irão disseminar indiscriminadamente no meio ambiente, visto os organismos OGM's serem na sua maioria estéreis.

                          Tem sido extremamente raros os casos dos produtores abandonarem a produção de OGM pois manifestamente estes tem grandes vantagens produtivas.
                          Certo, exceptuando aqueles casos em que as sementes "estéreis" aparecem noutro lado e a partir daí se faz uma cobrança a uma pessoa que nunca quis aquilo, ninguém os obriga, acho eu. Mas isso tem muito que se lhe diga. Também há muita gente que compra banha da cobra e fica feliz.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                            Pelos vistos esse tal estudo é pouco credível...
                            GM Crop Concerns | The Scientist

                            “If the effects are as big as purported, and if the work really is relevant to humans, why aren’t the North Americans dropping like flies?” Bem visto...
                            Os estudos não dizem que as pessoas "caem como moscas". Dizem que essas culturas provocam um aumento dos casos de doença, tumores, etc, e que encurta o tempo de vida. As estatisticas dizem que, de facto, há um aumento de casos de certas doenças. Mas não será antes que seja tarde demais que vamos ter a prova viva que, de facto, provoca um retrocesso na esperança média de vida.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                              Explica...
                              Explico o quê? Se o mundo decidisse cultivar os campos, achas que haveria problemas em formar agricultores ou arranjar terrenos, etc? Estás a ver problemas onde não há.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                Não sei, não entendo muito disso, mas sempre ouvi falar que, por exemplo as focas e outros animais marinhos que estão no topo da cadeia alimentar, acumulam no tecido adiposo todos os contaminantes que os pequenos animais de que se alimentam, vão acumulando.

                                E se o material biológico passou do milho modificado para a carne e para o leite (já agora é uma Portuguesa que o diz no citado programa), pode perfeitamente passar para os humanos e atingir níveis que eventualmente podem ser prejudiciais para nós, se se provar que esse material genético é tão mau como dizem ser.
                                A bioacumulação e bioaumentação são fenómenos que ocorrem com a maioria dos metais, muitos xenobioticos, e alguns outros compostos complexos e acontecem quando os organismos não tem capacidade para digerir, excretar, ou inactivar os elementos acima referidos.

                                A bioacumulação e bioaumentação NÃO ocorre com proteínas, açucares, lípidos, ou nucleotidos ("material genético"), pois todas estas moléculas são facilmente digeridas, excretadas ou inactivadas pelos organismos.

                                Essa senhora que aparece na reportagem, está errada na afirmação que fez e isso posso-to garantir profissionalmente.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                  Não sei, não entendo muito disso, mas sempre ouvi falar que, por exemplo as focas e outros animais marinhos que estão no topo da cadeia alimentar, acumulam no tecido adiposo todos os contaminantes que os pequenos animais de que se alimentam, vão acumulando.

                                  E se o material biológico passou do milho modificado para a carne e para o leite (já agora é uma Portuguesa que o diz no citado programa), pode perfeitamente passar para os humanos e atingir níveis que eventualmente podem ser prejudiciais para nós, se se provar que esse material genético é tão mau como dizem ser.
                                  O ADN modificado, como disseram, não passa. Mas os contaminantes desses produtos, sim, podem passar. Na peça, está mal explicado, mas no fim vai dar ao mesmo. Uma cultura OGM é tratado com produtos perigosos que entram na cadeia alimentar. Preciosismos a que já me referi atrás.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                    Não sei, não entendo muito disso, mas sempre ouvi falar que, por exemplo as focas e outros animais marinhos que estão no topo da cadeia alimentar, acumulam no tecido adiposo todos os contaminantes que os pequenos animais de que se alimentam, vão acumulando.
                                    E ouviste bem. Isso acontece de facto. Mas com os tais contaminantes que referes e não com material genético. Por exemplo, metais pesados como chumbo ou mercúrio acumulam-se nos alimentos com muita facilidade. As ameijoas são um óptimo exemplo de um animal que acumula metais pesados e que os pode passar aos humanos...

                                    Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                    E se o material biológico passou do milho modificado para a carne e para o leite (já agora é uma Portuguesa que o diz no citado programa), pode perfeitamente passar para os humanos e atingir níveis que eventualmente podem ser prejudiciais para nós, se se provar que esse material genético é tão mau como dizem ser.
                                    O material biológico não passa para lado nenhum. A opinião dessa portuguesa não é imparcial. Ela própria apresenta-se como membro da "plataforma transgénicos fora" e tem um discurso cheio de inverdades e invenções.
                                    Por um lado era até bom se o material genético passasse para as nossas células através da alimentação. A terapia génica seria uma realidade e curar-se-iam centenas de doenças genéticas através da adição do gene "bom" nos alimentos. Infelizmente, mesmo com todas as ferramentas que a ciência tem actualmente à disposição, a "entrega" de um transgene a uma célula de alguém doente é algo dificílimo de fazer!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Obrigado aos dois, Foliv e Zell.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                        Não tem nada a ver mas é necessário para tratar da bicharada e, coincidência, é fabricado pela Monsanto, gigante dos OGM... Portanto, ao fim e ao cabo, estão directamente relacionados. O estudo pode não atacar o OGM em si, mas se o mesmo é tratado com Round Up, é válido dizer que aquele produto OGM causa doenças! Exemplo: Num rio corre água potável e a certa altura há um despejo de produtos perigosos. As pessoas bebem a água e adoecem. Diz-se que beberam água boa contaminada ou diz-se simplesmente que beberam água contaminada? Não vejo razão para tanto preciosismo.
                                        Estás a fazer confusão. Roundup não tem mesmo nada a ver com alimentos transgénicos. Não há qualquer tipo de associação possível.
                                        O Roundup é nocivo para a saúde. Os transgénicos não. Curiosamente, muitos dos agricultores que de manhã dão entrevistas a dizer cobras e lagartos dos transgénicos, à tarde estão a pulverizar as colheitas de milho com o tal Roundup...

                                        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                        como se vê num caso de que tive conhecimento, em que um produtor de um cereal não-OGM se viu processado por uma destas empresas, porque de uma cultura OGM vizinha vieram sementes com o vento, e germinaram na sua cultura. O homem era um pirata cerealífero! A cultura OGM fez "upload" para a sua, sem o seu consentimento, mas como ele estava na posse do produto sem ter licença, foi processado. Espectacular!
                                        Essa é outra estória mal contada... as sementes do milho OGM são estéreis! Não germinam em lado nenhum. Aliás, é assim que a Monsanto e companhia fazem dinheiro: os agricultores têm de comprar sementes novas de cada vez que querem fazer uma sementeira.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                          Estás a fazer confusão. Roundup não tem mesmo nada a ver com alimentos transgénicos. Não há qualquer tipo de associação possível.
                                          O Roundup é nocivo para a saúde. Os transgénicos não. Curiosamente, muitos dos agricultores que de manhã dão entrevistas a dizer cobras e lagartos dos transgénicos, à tarde estão a pulverizar as colheitas de milho com o tal Roundup...
                                          Então mas existem produtos mais seguros para o mesmo efeito? No fundo, pode tratar-se uma cultura OGM sem Roundup?



                                          Essa é outra estória mal contada... as sementes do milho OGM são estéreis! Não germinam em lado nenhum. Aliás, é assim que a Monsanto e companhia fazem dinheiro: os agricultores têm de comprar sementes novas de cada vez que querem fazer uma sementeira.
                                          Se a companhia quiser fazer algumas sementes não-estéreis, faz. Entre acreditar na Monsanto e num agricultor, não tenho dúvidas.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                            Então mas existem produtos mais seguros para o mesmo efeito? No fundo, pode tratar-se uma cultura OGM sem Roundup?
                                            Uma das vantagens do milho OGM é precisamente a de não necessitar de tantos químicos como o milho convencional. Não precisas tratar as culturas de OGMs com Roundup.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                              O ADN modificado, como disseram, não passa. Mas os contaminantes desses produtos, sim, podem passar. Na peça, está mal explicado, mas no fim vai dar ao mesmo. Uma cultura OGM é tratado com produtos perigosos que entram na cadeia alimentar. Preciosismos a que já me referi atrás.
                                              Como o ADN de um OGM não passa para terceiros, então evidentemente não são da responsabilidade dos OGM propriamente ditos as consequencias ambientais/saude de determinadas susbtancias, mas sim da substancia prévia que é veiculada pelo OGM.

                                              Os OGM são uma ferramenta, uma tecnologia fantástica com inúmeras aplicações extremamente meritórias e valiosíssimas para a humanidade.

                                              O estudo indica uma associação possível das substancias "roundup" ao aumento da prevalência e incidência de doenças bem como efeitos na mortalidade e morbilidade, NÃO associa esses acontecimentos aos OGM propriamente ditos, e isto não é um preciosismo.

                                              Não foi o OGM o causador dos efeitos mas sim uma "substancia" á qual o OGM está artificialmente associado.

                                              O artigo está claramente a ser instrumentalizado para veicular uma informação que não consta do mesmo.
                                              Editado pela última vez por Foliv; 20 September 2012, 22:52.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                Uma das vantagens do milho OGM é precisamente a de não necessitar de tantos químicos como o milho convencional. Não precisas tratar as culturas de OGMs com Roundup.
                                                Não respondeste à questão principal. Existe algum produto seguro para tratá-las em subsituição do roundup?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                  Não respondeste à questão principal. Existe algum produto seguro para tratá-las em subsituição do roundup?
                                                  Não sei...
                                                  Nenhum herbicida é seguro... e penso que apesar de tudo os OGMs precisam de ser tratados com alguns químicos. Mas isso não é por serem OGMs. O efeito nocivo do Roundup ou outros herbicidas não é dependente do milho ser ou não modificado geneticamente.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                    Explico o quê? Se o mundo decidisse cultivar os campos, achas que haveria problemas em formar agricultores ou arranjar terrenos, etc? Estás a ver problemas onde não há.
                                                    Não! Tu é que os ignoras, por não teres respostas para eles! Enfias a cabeça na areia!
                                                    Vai lá atrás e responde ao que pergunto...
                                                    Se pensas que o que pergunto não faz sentido... então não tens a noção do mundo em que vives.
                                                    É que não respondes ao que perguntei (e quando pergunto, pergunto a todos #23), nem explicas #58... assim é fácil andar a aqui a atirar com coisas desconexas para o ar!


                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                      Não sei...
                                                      Nenhum herbicida é seguro... e penso que apesar de tudo os OGMs precisam de ser tratados com alguns químicos. Mas isso não é por serem OGMs. O efeito nocivo do Roundup ou outros herbicidas não é dependente do milho ser ou não modificado geneticamente.
                                                      Lá está... têm a vantagem de precisar de menos herbicidas mas mais perigosos... Tomemos 1mg de cianeto ou uma dose de cavalo de antibiótico?
                                                      Mas olha que me parece que há produtos químicos mais seguros para as culturas, ambiente, animais e humanos. Até existem alternativas caseiras. O problema da Monsanto é que não pode tirar daí ganhos pois não tem a patente.

                                                      Vamos lá ver umas coisas: A Monsanto começou como uma empresa química. Criou o Agente Laranja usado no Vietname, esteve envolvida na bomba atómica e criou vários pesticidas altamente perigosos para a saúde pública e para o ambiente, com efeitos nefastos reais que perduram, entre outras coisas.
                                                      Esta história dos OGM, da biotecnologia, é em parte apenas uma forma de vender mais químicos, não me venham com histórias. Por cada cultura de OGM, vende automaticamente químicos. É entrada vitalícia de dinheiro. Sementes, licenças que têm de ser renovadas e químicos. Parece incrível, mas não estamos a falar de produtos supérfluos, estamos a falar de comida. Não acredito que mesmo que haja interessados em desistir dos seus produtos, não sejam desincentivados pela sua tropa de advogados. Entretanto, vai tomando conta da agricultura, convencendo uns e eliminando outros, através de esquemas, uns mais sujos que outros. No final de contas, fez sempre pressão para que não existisse legislação nos EUA que obrigasse à rotulagem informativa de produtos geneticamente modificados. Isto em conjunto com estudos encomendados concluindo que não existe perigo com os seus produtos, abre caminho para o sucesso. Finta os cépticos e finta os crentes nesses estudos, menos cautelosos. Os estudos independentes, que apontam problemas, "têm falhas". A cereja no topo do bolo é o seu suposto contributo para matar a fome em África.
                                                      É tudo um negócio sujo e baixo, à custa da saúde das pessoas,a nível global.

                                                      Não tenho qualquer tipo de ligação a qualquer tipo de movimento anti-OGM, mas dadas as evidentes manobras desta empresa ao longo dos tempos, sou levado a acreditar nestas perigosas mensagens:

                                                      monsanto-no-food.JPG

                                                      ("Não crescerá comida de que não sejamos donos")


                                                      monsanto1.gif

                                                      ("Controla o fornecimento alimentar, e controlarás as pessoas")

                                                      NÃO À COMIDA PATENTEADA!
                                                      Editado pela última vez por Zell; 21 September 2012, 00:28.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                        Não! Tu é que os ignoras, por não teres respostas para eles! Enfias a cabeça na areia!
                                                        Vai lá atrás e responde ao que pergunto...
                                                        Se pensas que o que pergunto não faz sentido... então não tens a noção do mundo em que vives.
                                                        É que não respondes ao que perguntei (e quando pergunto, pergunto a todos #23), nem explicas #58... assim é fácil andar a aqui a atirar com coisas desconexas para o ar!


                                                        Eu de cabeça enterrada na areia ainda tenho de te explicar isto tim-tim por tim-tim. Se o mundo, os Estados decidissem cultivar os terrenos e sendo esses terrenos sua propriedade, qual era o entrave?
                                                        Terrenos particulares: negociar a compra/utilização. Em último caso, não utilizá-los.
                                                        Formação de agricultores e deslocação de familias: Desculpa lá, mas no mundo em que vives, as pessoas não têm formação para ir trabalhar nem saem do seu quintal? E obviamente, estamos a falar de pessoas interessadas, ninguém ia apontar uma pistola a um homem e separá-lo da familia em pranto!

                                                        Há mais algum pseudo-entrave?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                          Eu de cabeça enterrada na areia ainda tenho de te explicar isto tim-tim por tim-tim. Se o mundo, os Estados decidissem cultivar os terrenos e sendo esses terrenos sua propriedade, qual era o entrave?
                                                          Terrenos particulares: negociar a compra/utilização. Em último caso, não utilizá-los.
                                                          Formação de agricultores e deslocação de familias: Desculpa lá, mas no mundo em que vives, as pessoas não têm formação para ir trabalhar nem saem do seu quintal? E obviamente, estamos a falar de pessoas interessadas, ninguém ia apontar uma pistola a um homem e separá-lo da familia em pranto!

                                                          Há mais algum pseudo-entrave?
                                                          Tim-tim por tim-tim... não explicas.
                                                          Continuas ingénuo. Achas mesmo que isso é realizável? Ok...
                                                          Achas que a formação é o bastante? Achas que é em um ou dois anos que aprendes? Achas que é credível levar famílias para o interior? Já viste bem como, no nosso caso, por exemplo, o interior está?
                                                          Sem escolas, sem hospitais, sem centro de saúde, sem aquilo que tu e outros têm como garantido. E achas que se convence pessoas a ir trabalhar para o interior assim com facilidade? Pessoas interessadas? Achas que as há... assim de modo a "povoar" o interior?
                                                          E o investimento? Achas que o investimento é fácil?
                                                          Já agora... desenterra a cabeça... não achas isso uma utopia?
                                                          Os estados agora mudarem as políticas... tomarem conta dos terrenos, comprarem e/ou expropriarem... ou venderem e/ou oferecerem os do Estado... formarem as pessoas, investirem na formação, investirem nos projectos, convencerem as pessoas a tal... isso é utópico!
                                                          Uma coisa dessas demora gerações. É algo que em dois ou três anos se destrói, mas para reatar um sector desses... é algo para umas gerações! De modo generalizado, como idealizas...
                                                          Tornar a mão de obra, em mão de obra qualificada demora. Convencer as pessoas... tarefa difícil. Mais ainda porque isso implica emigração interna, algo que não está nos nosso genes. O investimento seria algo de gigantesco... e partiria de quem? Das pessoas? Ou seria subsidiado?
                                                          És muito utópico... o que não é negativo, mas também, não é algo de "viável"!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                            (...)
                                                            NÃO À COMIDA PATENTEADA!
                                                            Com o "NÃO À COMIDA PATENTEADA!" concordo, quanto ao resto, não.

                                                            Mas como é que se pode confundir monsanto com OGM?

                                                            OGM são a denominação de organismos sujeitos a manipulação genética, nada mais.

                                                            Os OGM são ferramentas de estudo importantíssimas para a compreensão de fenómenos biológicos e graças aos quais temos dos mais variados produtos desde a área alimentar, a medicamentos, a produtos industriais etc...

                                                            A tecnologia de produção de OGM não é pertença de ninguém, e é usada em milhares de instituições em todo o mundo, desde universidades, centros de investigação, laboratórios comerciais, como ferramentas quotidianas de trabalho.

                                                            A monsanto é apenas UMA das milhares de entidades existentes dedicadas ao estudo e utilização de OGM, com a particularidade de desenvolve produtos comerciais ligados nomeadamente á agricultura.

                                                            Acusar e repudiar TODA uma tecnologia/ferramenta, com base apenas numa empresa e os seus produtos é como acusar toda a industria da cutelaria, por uma das facas por si produzida ter sido usada no homicídio de alguém, sem ver que para alem do poder letal de uma faca, há toda uma nobre amplitude de aplicações úteis e pacificas.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Em relação à sustentabilidade falada aí mais atrás:

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X