Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viajar de Comboio pelo nosso Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
    Também é uma hipótese. Tem que se vir até ao Porto e depois apanhar o InterRegional até Viana ou Internacional para Vigo. Ou em alternativa suburbano até Nine e apanhar o regional lá.

    Mas atenção. Para a próxima semana, circular de comboios vai ser muito dificil.

    Detalhe do Aviso :: CP :: (Verso Portuguesa)
    Esses com tantas greves qualquer dia não querem ter passageiros.

    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
    O comboio tinha era um preço baixo. Porque ou temos os preços baixos e o deficit das empresas públicas (CP e REFER) continua a crescer, ou temos um aumento de preços de forma a tentar controlar os custos destas empresas.

    Porque no resto da europa, andar de comboio é caro e não é por isso que não estão cheios.
    Caro? Poderá ser para nós, para eles nem por isso. Além que tem uma excelente rede ferróviaria. Qualquer possivel comparação, chega a ser ridicula.
    Editado pela última vez por Indigo; 27 September 2012, 12:58.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Esse hei-de fazer um dia. As paisagens devem ser magníficas. Mas, curiosamente, tenho mais encanto pelas linhas do Alentejo, e beiras.
      Cada linha tem o seu encanto. Não fosse o nosso Portugal, um país bonito. Valha-nos isso, a gastronomia e pouco mais...
      Mas se gostas de comboios, podias fazer parte de alguma associação ou coisa do género. Não sei ao certo mas penso que há vantagens. Nem que seja as "conversas ferroviárias".

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
        falta o seguro e o imposto.
        Acrescenta 80€ por ano a dividir pelo número de kms.

        Diria que 2 centimos no máximo dão e sobram para quem faz poucos kms...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
          Podes visitar Coimbra, mas isso do café é verdade mas não vale a pena visita alguma.
          E desde a estação, vais a pé para qualquer ponto turístico da cidade sem chatices
          Achei curioso, pensei que por agora já tivesse fechado/insolvência.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
            Vem até Évora !
            É, a meu ver, das cidades mais lindas de Portugal. Adoro o alentejo, de alto a baixo. O ano passado fui a Évora mas foi de carro, sai baratinho pois a nacional 4 é boa, tem pouco trânsito e é um instante.

            Agora para castelo branco e não só, demora-se uma eternidade ao ir por nacionais.

            Comentário


              #36
              Sou rapazinho para me pagares um café se vieres a Portalegre...

              Comentário


                #37
                Hoje decidi-me, fui até Santa Apolónia, e lá comprei os bilhetes. Já agora aproveito para informar que, ao contrário de um post meu na 1ª pagina, o desconto não é acomulável. Ou seja fiquei com 20 % de desconto devido ao cartão jovem, mas não fiquei além destes 20, com os 10 % de desconto por ser bilhete de ida e volta.

                Domingo, aí vou eu até Castelo Branco, onde já defini um roteiro.

                Depois tiro umas fotos " às máquinas " e posto aqui

                Já agora, estou curioso de saber se fou naquelas carruagens IC esverdeadas, puxadas por locomotiva, ou se vou nas automotoras eléctricas ( parecidas com as da linha de cascais ) modernizadas e adaptadas para longo curso. Estas automotoras são de inter-regionais mas supostamente algumas tambem fazem IC.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                  O comboio tinha era um preço baixo. Porque ou temos os preços baixos e o deficit das empresas públicas (CP e REFER) continua a crescer, ou temos um aumento de preços de forma a tentar controlar os custos destas empresas.

                  Porque no resto da europa, andar de comboio é caro e não é por isso que não estão cheios.
                  quanto é que ganham os funcionários de uma companhia de comboios, autocarros etc. lá fora???

                  É que os gestores, administradores, engenheiros, chefes e outros até são capazes de ganhar tanto ou mais que eles, agora os restantes funcionários não... e há que somar as mordomias...

                  Claro que depois para se sustentar a mama, a má gestão, a falta de inovação e eficácia, o preço dos bilhetes tem que ser mais alto e mesmo assim não chega...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    É, a meu ver, das cidades mais lindas de Portugal. Adoro o alentejo, de alto a baixo. O ano passado fui a Évora mas foi de carro, sai baratinho pois a nacional 4 é boa, tem pouco trânsito e é um instante.

                    Agora para castelo branco e não só, demora-se uma eternidade ao ir por nacionais.
                    Reitero o conselho do Varycela.

                    A linha foi restaurada recentamente e o comboio faz a viagem em 1h25 (se entrares em Sete Rios). De carro pela nacional, não fazes menos de 1h45.

                    O bilhete, só ida, com C. Jovem fica por 10€, por isso não sei se compensa em relação ao carro (ainda para mais pelo facto de vocês serem 2).

                    A viagem é muito agradável, mas duvido que comp€nse.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      (...) Hoje, temos IC e AP com internet wifi a bordo, bar, e faz-se lisboa porto em 2h30m de AP ou 2h50m de IC, sendo que há uns anos atrás, em 2002, ainda se demorava 3h de AP ou quase 5h de IC. Entretanto algumas locomotivas passaram da velocidade máxima de 140 km/h para 160, e falo das diesel-electricas.
                      Bah! Fritadeiras!


                      Isso para alguns elementos deste fórum é tabu!

                      Comentário


                        #41
                        Há tempos publicaram uma excelente reportagem na RTP em que mostravam pessoas a percorrer as linhas abandonadas, em cima dos carris, em bicicletas adaptadas ao efeito.

                        Fiquei com uma vontade enorme de experimentar, pois percorrem-se cantos mágicos que nem imaginávamos existirem por cá!!!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                          O preço dos comboios atingiu de facto um preço ridículo, resultados das excelentes parcerias do estado...
                          Olha que não, pelo menos no meu caso.

                          Faço Gaia-Aveiro todos os dias e fica mais barato o passe que ir de carro e dividir despesas com mais 4 pessoas.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                            Olha que não, pelo menos no meu caso.

                            Faço Gaia-Aveiro todos os dias e fica mais barato o passe que ir de carro e dividir despesas com mais 4 pessoas.
                            Quanto pagas de passe?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Hoje decidi-me, fui até Santa Apolónia, e lá comprei os bilhetes. Já agora aproveito para informar que, ao contrário de um post meu na 1ª pagina, o desconto não é acomulável. Ou seja fiquei com 20 % de desconto devido ao cartão jovem, mas não fiquei além destes 20, com os 10 % de desconto por ser bilhete de ida e volta.

                              Domingo, aí vou eu até Castelo Branco, onde já defini um roteiro.

                              Depois tiro umas fotos " às máquinas " e posto aqui

                              Já agora, estou curioso de saber se fou naquelas carruagens IC esverdeadas, puxadas por locomotiva, ou se vou nas automotoras eléctricas ( parecidas com as da linha de cascais ) modernizadas e adaptadas para longo curso. Estas automotoras são de inter-regionais mas supostamente algumas tambem fazem IC.
                              Tenho quase a certeza que é automotora 2240 renovada (que não tem nada a ver com as de Cascais). O serviço com locomotiva foi retirado o ano passado. Não sei se há algum horário em que exista excepção.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                Olha que não, pelo menos no meu caso.

                                Faço Gaia-Aveiro todos os dias e fica mais barato o passe que ir de carro e dividir despesas com mais 4 pessoas.
                                Sim, os urbanos são mais baratos, mas se fores de aveiro para coimbra que é +- a mesma distancia pagas o dobro.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Request Ver Post
                                  Sou rapazinho para me pagares um café se vieres a Portalegre...
                                  Qual quê pá, nem existe estação ferroviária aí

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                    Sim, os urbanos são mais baratos, mas se fores de aveiro para coimbra que é +- a mesma distancia pagas o dobro.
                                    Sim, eu sei, mas generalizaste erradamente.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                      Quanto pagas de passe?
                                      51,75€ salvo erro. Sem os 25% de desconto são ~70€ penso eu, mas continuava a compensar.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                        Reitero o conselho do Varycela.

                                        A linha foi restaurada recentamente e o comboio faz a viagem em 1h25 (se entrares em Sete Rios). De carro pela nacional, não fazes menos de 1h45.

                                        O bilhete, só ida, com C. Jovem fica por 10€, por isso não sei se compensa em relação ao carro (ainda para mais pelo facto de vocês serem 2).

                                        A viagem é muito agradável, mas duvido que comp€nse.
                                        Nesse caso não compensa tecnicamente, pois fica mais caro para 2, e o decréscimo de tempo não é nada por aí alem. Já para o Norte e para as beiras, a coisa muda de figura.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Há tempos publicaram uma excelente reportagem na RTP em que mostravam pessoas a percorrer as linhas abandonadas, em cima dos carris, em bicicletas adaptadas ao efeito.

                                          Fiquei com uma vontade enorme de experimentar, pois percorrem-se cantos mágicos que nem imaginávamos existirem por cá!!!
                                          Procura no youtube por " The Bravo Ones " eles meteram um mini vagão com pedais de bicicleta e adaptado para a linha férrea, e andam por zonas da beira, e tambem em linhas espanholas junto à fronteira, em montanhas magnificas e paisagens espectaculares. Na viagem de regresso traziam outro vagão, com um motor de uma mota para ajudar nas subidas

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                            Tenho quase a certeza que é automotora 2240 renovada (que não tem nada a ver com as de Cascais). O serviço com locomotiva foi retirado o ano passado. Não sei se há algum horário em que exista excepção.
                                            O serviço de IC da linha do norte creio que continua com locomotivas...pelo menos em santa apolonia estavam lá algumas e creio que uma delas dizia Lx-porto-LX

                                            PS : ah, ok, estás-te a referir à beira baixa apenas?

                                            PS2 : sim, é de facto a 2240, e tem uma velocidade máxima de 120 km/h, mas eu preferia uma CP 1930 ou 40, ou uma 2600, ou uma 5600
                                            Editado pela última vez por EscapeLivre; 27 September 2012, 21:12.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Já agora quem quiser andar de comboio em Família, deixa de pagar uma pequena fortuna :

                                              :: CP :: (Verso Portuguesa)

                                              Aos fins de semana, no Intercidades e Alfa Pendular, os bilhetes de 3 a 8 pessoas têm desconto de 50 %, o que ajuda a atenuar e muito, as despesas.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                É um investimento a longo prazo.

                                                Queres mesmo cálculos?

                                                Compra da mota - 2.500€ (esperança média de 100.000kms) -> custo por km = 0,025€
                                                Manutenção - 200€ a cada 10.000kms - > custo por km = 0,02€
                                                Consumo 3 litros/100kms (para ser generoso) * 1,70€ = 5,10€ -> custo por km = 0,051€

                                                Resultado = 0,10€/km

                                                Um passe custa quanto? 35€? Corresponde a 350kms/mês de 125cc

                                                É só fazer as contas, e o custo da mota não precisa de ficar "esquecido"...
                                                35€/mês é só até Benfica. Até Sintra são 45€/mês.

                                                Mas faz a conta ao contrário: 2500€ / 45€ = 55,55 meses

                                                Ou seja, precisas no mínimo de 56 meses de passe (4 anos e meio) só para pagares a mota, e ainda nem entrei com manutenção e combustíveis.

                                                A pergunta é: será que compensa mesmo?

                                                Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                falta o seguro e o imposto.
                                                Também.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  E estar à espera de fazer 100.000Km com a mota é obra....

                                                  Acho graça a estes prognósticos e estimativas... depois dá asneira....

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                    E estar à espera de fazer 100.000Km com a mota é obra....

                                                    Acho graça a estes prognósticos e estimativas... depois dá asneira....
                                                    Sem stress pá

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      O serviço de IC da linha do norte creio que continua com locomotivas...pelo menos em santa apolonia estavam lá algumas e creio que uma delas dizia Lx-porto-LX

                                                      PS : ah, ok, estás-te a referir à beira baixa apenas?

                                                      PS2 : sim, é de facto a 2240, e tem uma velocidade máxima de 120 km/h, mas eu preferia uma CP 1930 ou 40, ou uma 2600, ou uma 5600
                                                      CP1900 ou CP1930, queres tu dizer, não? Mas 1900 não seria. As 1930 é que estavam afectas ao serviço de passageiros. As 2600 já não fazem serviço. Acho que estão duas de reserva, só. As 5600 é que fazem serviço IC agora, mas não na Beira Baixa. Com os cortes no orçamento, houve um racionamento forçado, daí a substituição de IC's locomotiva + carruagens por automotoras em algumas linhas. Juntando isso ao fecho de serviços e linhas, também passou a haver excedente de material (as 2600, por exemplo). A ferrovia em Portugal tem vindo a ser mal tratada desde há décadas. Não se investiu nela e agora chegou a um ponto em que já não consegue competir com outros meios de transporte em algumas zonas do país, o que é muito mau. Menos investimento, menos serviço, menos passageiros, menos receita, mais dívidas. Tudo culpa dos sucessivos governos.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                        CP1900 ou CP1930, queres tu dizer, não? Mas 1900 não seria. As 1930 é que estavam afectas ao serviço de passageiros. As 2600 já não fazem serviço. Acho que estão duas de reserva, só. As 5600 é que fazem serviço IC agora, mas não na Beira Baixa. Com os cortes no orçamento, houve um racionamento forçado, daí a substituição de IC's locomotiva + carruagens por automotoras em algumas linhas. Juntando isso ao fecho de serviços e linhas, também passou a haver excedente de material (as 2600, por exemplo). A ferrovia em Portugal tem vindo a ser mal tratada desde há décadas. Não se investiu nela e agora chegou a um ponto em que já não consegue competir com outros meios de transporte em algumas zonas do país, o que é muito mau. Menos investimento, menos serviço, menos passageiros, menos receita, mais dívidas. Tudo culpa dos sucessivos governos.
                                                        As 1930 ainda andam em IC das linhas não electrificadas, ou não ? Mas, acredito que seja mais barato manter as automotoras 2240 do que as 2600 e 5600, sobretudo porque na linha da beira baixa a velocidade maxima permitida é 120 km/h, logo não fazia grande sentido as 2600 e 5600.

                                                        Houve algumas melhorias ao longo dos anos, sobretudo na linha do norte, onde os tempos de viagem são agora bem reduzidos. E as 2600 também há uns anos passaram de 145 km/h para 160 km/h.

                                                        Mas podia-se ter investido muito mais e de uma forma correcta, e se os governos tivessem tido cuidado, talvez hoje mais pessoas usassem o comboio.

                                                        Mas pronto, assim a ser devo ir numa destas :

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                                          35€/mês é só até Benfica. Até Sintra são 45€/mês.

                                                          Mas faz a conta ao contrário: 2500€ / 45€ = 55,55 meses

                                                          Ou seja, precisas no mínimo de 56 meses de passe (4 anos e meio) só para pagares a mota, e ainda nem entrei com manutenção e combustíveis.

                                                          A pergunta é: será que compensa mesmo?

                                                          Também.
                                                          4,5 para pagar a mota?

                                                          Porquê, ao fim desse tempo ela vale 0?

                                                          Obviamente que não. As contas que fiz são para 100.000kms, que podem ser 10 ou 20 anos. Em todo o caso, no fim desse tempo todo a mota ainda tem valor (desvalorizam muito menos do que os carros).

                                                          E a liberdade de horários, de deslocação e estacionamento sempre fácil, não têm preço...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Por falar em estacionamento, quero ver onde deixo o carro estacionado , junto a Santa Apolónia.....da outra vez encontrei lá um lugar quando fui sacar os bilhetes, vamos ver se no Domingo tenho a mesma sorte. Não me apetecia deixar num parque pago

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                              E estar à espera de fazer 100.000Km com a mota é obra....

                                                              Acho graça a estes prognósticos e estimativas... depois dá asneira....
                                                              Deves conhecer apenas motociclistas de fim de semana...só pode...daqueles que têm uma mota com 4 anos e 3.000kms e que a querem vender porque já não usam...

                                                              Eu estou a falar de uma mota de deslocação diária. Considerando apenas 250 dias/ano (dias úteis) entre Sintra-Lisboa-Sintra, estamos a falar de 13.500kms/ano, por exemplo...

                                                              Eu próprio já estive a fazer 22k/ano, o que nem demora 5 anos para chegar aos 100k.

                                                              Além disso, os 100k eram para uma amortização completa, quando na realidade mesmo com esses 100k, ainda tem valor de mercado.

                                                              Eu também acho graça a ver os carros parados...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X