Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viajar de Comboio pelo nosso Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Para quem puder fazer a viagem de comboio entre Sta Apolónia e a Covilhã, não se vai arrepender.

    Eu recomendo. Só tenho pena de não ter tempo e disponibilade para o fazer.

    Comentário


      Originalmente Colocado por andred Ver Post
      Para quem puder fazer a viagem de comboio entre Sta Apolónia e a Covilhã, não se vai arrepender.

      Eu recomendo. Só tenho pena de não ter tempo e disponibilade para o fazer.
      Bota tempo nisso. Quantas horas mesmo?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
        De todos os gráficos e estatísticas que vi até hoje, o comboio é o transporte mais seguro do mundo.
        O avião é suposto ser o mais seguro do mundo, mas já agora mostra lá esses estudos que dizem o contrário sff.

        Comentário


          Originalmente Colocado por andred Ver Post
          Para quem puder fazer a viagem de comboio entre Sta Apolónia e a Covilhã, não se vai arrepender.

          Eu recomendo. Só tenho pena de não ter tempo e disponibilade para o fazer.
          Eu já fiz entre Sta Apolónia e Castelo Branco. A viagem é de facto muito boa.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
            Bota tempo nisso. Quantas horas mesmo?
            Cerca de 3h40m. Se fores de carro por nacional demoras mais ou menos o mesmo tempo mas é muito mais cansativo.

            Podes ir por AE e aí sim demoras menos 1h mas pagas mais.

            A velocidade média na linha da beira baixa ( ou seja entre entroncamento e Covilhã ) não ultrapassa os 90 km/h e a velocidade máxima é de 120 km/h, daí que o preço é relativamente em conta, especialmente se for apenas 1 pessoa, mas aí é normal que a poupança seja acentuada.

            A linha da beira baixa pode ser redesenhada para permitir maiores velocidades, mas na conjuntura actual tem que se ter cuidado no investimento pois o dinheiro é pouco. Ainda assim os comboios estão modernizados e a linha também em termos de electrificação e segurança. A velocidade máxima dos IC da beira baixa é de 120 km/h pelo que entre Lisboa e Entroncamento ele não passa dessa velocidade. Se fosse por exemplo um IC de Cp5600 + corails, fazia-se entre Lx e Entroncamento com velocidades acima dos 190 km/h, por vezes a 200 km/h e já se poupava algum tempo, mas nestas alturas tem que se fazer bem as contas.

            Não é das linhas mais rápidas, nada disso, mas tendo em conta o preço dos bilhetes, a comodidade da viagem, a paisagem, a segurança e as populações chave que consegue servir, fazem desta viagem algo muito apetecivel. E a parte em que se vai 80km com o rio tejo ao lado, passando por Almourol, e apreciando toda aquela paisagem....

            Comentário


              Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
              O avião é suposto ser o mais seguro do mundo, mas já agora mostra lá esses estudos que dizem o contrário sff.
              Se tivermos uma ferrovia em plenas condições e com toda a tecnologia de segurança, acho que o comboio sai a ganhar, penso eu.

              Comentário


                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Se tivermos uma ferrovia em plenas condições e com toda a tecnologia de segurança, acho que o comboio sai a ganhar, penso eu.
                Basta o facto de andar no chão e o avião no ar....

                Comentário


                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Não é das linhas mais rápidas, nada disso, mas tendo em conta o preço dos bilhetes, a comodidade da viagem, a paisagem, a segurança e as populações chave que consegue servir, fazem desta viagem algo muito apetecivel. E a parte em que se vai 80km com o rio tejo ao lado, passando por Almourol, e apreciando toda aquela paisagem....
                  É uma excelente viagem para se fazer com a máquina fotográfica na mão

                  Comentário


                    Um exemplo de segurança, comodidade e rapidez é a nova linha de évora que foi recentemente renovada.

                    De lisboa a Évora demora-se 1h25m, e tendo em conta que o Intercidades pára em Sete Rios, Pragal, Pinhal novo, Vendas novas, casa branca e évora, é um excelente tempo.

                    Aliás o troço entre Vendas Novas e Évora, mesmo com uma paragem a meio ( casa branca ) é feito a uma velocidade média de 160 km/h , com a velocidade máxima de 190 ou 200 km/h, além de outros sítios onde também se atingem os 200 km/h, como por exemplo na recta do pinhal novo.

                    Através deste video no youtube, deduzo que seja também uma viagem magnífica, com bonitas paisagens.

                    Editado pela última vez por EscapeLivre; 31 October 2012, 08:57.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por egmagro Ver Post
                      É uma excelente viagem para se fazer com a máquina fotográfica na mão
                      Exacto e já para não falar de que a linha da beira baixa, atravessa sítios em que são praticamente inacessíveis às pessoas, e mesmo totalmente inacessíveis aos carros. Ou seja viajamos mesmo pelo coração das serras e do vale.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Exacto e já para não falar de que a linha da beira baixa, atravessa sítios em que são praticamente inacessíveis às pessoas, e mesmo totalmente inacessíveis aos carros. Ou seja viajamos mesmo pelo coração das serras e do vale.
                        Com vista privilegiada para as Portas de Rodão

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                          O avião é suposto ser o mais seguro do mundo, mas já agora mostra lá esses estudos que dizem o contrário sff.
                          O avião também é tido como um transporte muito seguro. Costuma aparecer em segundo lugar atrás do comboio. Os gráficos e estatisticas vi em papel, e não me lembro de onde foram tirados.
                          Obviamente, os dados variam de ano para ano. Basta haver mais um acidente ou dois graves com aviões de grande porte que as estatísticas disparam logo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Eu já fiz entre Sta Apolónia e Castelo Branco. A viagem é de facto muito boa.
                            Essa viagem nunca fiz.
                            Julgo que a viagem até à Covilhã continua, para quer quiser, para a Guarda, salvo erro.

                            Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                            Bota tempo nisso. Quantas horas mesmo?
                            Com as paisagens que vais vendo, o tempo vai passando, sem dares muita conta dele.

                            Vale mesmo a pena, fazer, pelo menos 1x esta viagem.

                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Cerca de 3h40m. Se fores de carro por nacional demoras mais ou menos o mesmo tempo mas é muito mais cansativo.

                            Podes ir por AE e aí sim demoras menos 1h mas pagas mais.

                            A velocidade média na linha da beira baixa ( ou seja entre entroncamento e Covilhã ) não ultrapassa os 90 km/h e a velocidade máxima é de 120 km/h, daí que o preço é relativamente em conta, especialmente se for apenas 1 pessoa, mas aí é normal que a poupança seja acentuada.

                            A linha da beira baixa pode ser redesenhada para permitir maiores velocidades, mas na conjuntura actual tem que se ter cuidado no investimento pois o dinheiro é pouco. Ainda assim os comboios estão modernizados e a linha também em termos de electrificação e segurança. A velocidade máxima dos IC da beira baixa é de 120 km/h pelo que entre Lisboa e Entroncamento ele não passa dessa velocidade. Se fosse por exemplo um IC de Cp5600 + corails, fazia-se entre Lx e Entroncamento com velocidades acima dos 190 km/h, por vezes a 200 km/h e já se poupava algum tempo, mas nestas alturas tem que se fazer bem as contas.

                            Não é das linhas mais rápidas, nada disso, mas tendo em conta o preço dos bilhetes, a comodidade da viagem, a paisagem, a segurança e as populações chave que consegue servir, fazem desta viagem algo muito apetecivel. E a parte em que se vai 80km com o rio tejo ao lado, passando por Almourol, e apreciando toda aquela paisagem....
                            Essa é a melhor parte da viagem. Até dá para ver os peixes e os cagados.

                            Originalmente Colocado por egmagro Ver Post
                            É uma excelente viagem para se fazer com a máquina fotográfica na mão
                            Sem dúvida. É pena que nas vezes que lá fui ainda não existiam maquinas digitais, senão tinha aproveirado.

                            Comentário


                              andred, a linha da beira baixa vai até à Covilhã.

                              Para ir à Guarda, tem que se ir na Linha da beira alta, que começa antes de Aveiro mas claro que os comboios partem de Santa Apolónia em Lisboa.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                Essa viagem nunca fiz.
                                Julgo que a viagem até à Covilhã continua, para quer quiser, para a Guarda, salvo erro.
                                Infelizmente isso já foi "chão que deu uvas" ... Começaram com as obras de requalificação, mas que neste momento estão paradas, e sem perspectivas de alguma vez voltarem a re-iniciarem-se uma vez que o governo decretou o fecho desse troço da linha ....
                                É apenas mais um caso em que depois de se gastarem uns quantos milhões de euros, vem um iluminado que manda parar tudo ...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por pmpeixoto Ver Post
                                  Infelizmente isso já foi "chão que deu uvas" ... Começaram com as obras de requalificação, mas que neste momento estão paradas, e sem perspectivas de alguma vez voltarem a re-iniciarem-se uma vez que o governo decretou o fecho desse troço da linha ....
                                  É apenas mais um caso em que depois de se gastarem uns quantos milhões de euros, vem um iluminado que manda parar tudo ...
                                  Não se percebe, realmente.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por pmpeixoto Ver Post
                                    Infelizmente isso já foi "chão que deu uvas" ... Começaram com as obras de requalificação, mas que neste momento estão paradas, e sem perspectivas de alguma vez voltarem a re-iniciarem-se uma vez que o governo decretou o fecho desse troço da linha ....
                                    É apenas mais um caso em que depois de se gastarem uns quantos milhões de euros, vem um iluminado que manda parar tudo ...

                                    Tal como as linhas para Elvas, Marvão,........etc

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por pmpeixoto Ver Post
                                      Infelizmente isso já foi "chão que deu uvas" ... Começaram com as obras de requalificação, mas que neste momento estão paradas, e sem perspectivas de alguma vez voltarem a re-iniciarem-se uma vez que o governo decretou o fecho desse troço da linha ....
                                      É apenas mais um caso em que depois de se gastarem uns quantos milhões de euros, vem um iluminado que manda parar tudo ...
                                      Não fazia ideia que essa ligação havia terminado.

                                      Quer dizer que não existe ligação de Lisboa para a Guarda?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Não se percebe, realmente.
                                        Percebe-se... infelizmente todos querem os comboios, mas ninguém os usa!
                                        As pessoas se querem as coisas deviam-nas usar antes de elas serem fechadas.
                                        Nesta altura de crise se calhar era uma boa altura para "investir" num regresso das pessoas aos transportes públicos que nos últimos 15/20 anos passaram a ser vistos pela sociedade como transporte de pobre!

                                        Eu moro num sitio onde passa o comboio e tenho amigos de 20 e tal anos que nunca fizeram 1 viagem de comboio! E há gente com 40 e tal anos que há 20 anos que não andam de comboio! E é por exemplo a forma mais barata de ir de Braga ao Porto, mesmo com 4 pessoas num carro por exemplo é capaz de ficar preço por preço.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                          Não fazia ideia que essa ligação havia terminado.

                                          Quer dizer que não existe ligação de Lisboa para a Guarda?
                                          Ligação Lisboa-Guarda existe, mas não passa pela covilhã. Passa por Coimbra

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                            Percebe-se... infelizmente todos querem os comboios, mas ninguém os usa!
                                            As pessoas se querem as coisas deviam-nas usar antes de elas serem fechadas.
                                            Nesta altura de crise se calhar era uma boa altura para "investir" num regresso das pessoas aos transportes públicos que nos últimos 15/20 anos passaram a ser vistos pela sociedade como transporte de pobre!

                                            Eu moro num sitio onde passa o comboio e tenho amigos de 20 e tal anos que nunca fizeram 1 viagem de comboio! E há gente com 40 e tal anos que há 20 anos que não andam de comboio! E é por exemplo a forma mais barata de ir de Braga ao Porto, mesmo com 4 pessoas num carro por exemplo é capaz de ficar preço por preço.
                                            Não concordo totalmente.

                                            Falando da minha (curta) experiência em ligações de Longo Curso (Reg/InterReg/IC/Alfa) vejo algo diferente.
                                            A última vez que andei de Alfa, numa 2ª feira ao início de tarde, ia praticamente cheio.
                                            Regionais e InterRegionais idem, apesar de falar de 6ª e Dom, dias de "migração".

                                            Muita gente nem pensa numa alternativa ao carro, mas que vejo os comboios minimamente lotados, isso vejo.

                                            Comentário


                                              Há muitos comboios bem lotados, especialmente na linha do norte. Aliás a filmagem que fiz acusou 2 Intercidades, cada um com 7 carruagens, cada uma delas pode levar de 66 a 88 pessoas creio eu, e dependendo da classe.

                                              Já para não falar de casos em que 1 funcionario de 1 empresa ir de Lx-Porto-Lx fica bem mais barato ir de alfa pendular em trabalho, viagem rápida e a trabalhar no portátil se quiser, e sem gastar desgaste do carro, cansaço, portagens e combustivel.

                                              Mas acima de tudo eu acho que muita gente não tem noção do quanto as ferrovias portuguesas melhoraram nos ultimos 25 anos em Portugal.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                Não concordo totalmente.

                                                Falando da minha (curta) experiência em ligações de Longo Curso (Reg/InterReg/IC/Alfa) vejo algo diferente.
                                                A última vez que andei de Alfa, numa 2ª feira ao início de tarde, ia praticamente cheio.
                                                Regionais e InterRegionais idem, apesar de falar de 6ª e Dom, dias de "migração".

                                                Muita gente nem pensa numa alternativa ao carro, mas que vejo os comboios minimamente lotados, isso vejo.
                                                É verdade que alguns comboios andam cheios, nem podia ser de outra forma. Então nos alfas por exemplo e junto aos fins de semana andam bastante cheios por razões óbvias. (acho que é um dos que dá lucro...) Ou os regionais entre as principais cidades nas horas de ponta também andam com bastante gente.

                                                Mas a verdade é que podiam andar, muito mas muito mais cheios, por exemplo os regionais ao fim de semana, sábados e domingos andam em muitas horas às moscas. Alguma família pensa sequer em deixar o carro em casa e ir dar uma volta de comboio nos dias de hoje? E falo de viagens curtas. Nas longas as pessoas procuram sempre mais algumas alternativas, principalmente se viajam sozinhas ou um casal.

                                                Os percursos que vão ficando são os que têm gente, provavelmente por isso é que nós os vemos minimamente com gente, os outros acabam por fechar!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                  É verdade que alguns comboios andam cheios, nem podia ser de outra forma. Então nos alfas por exemplo e junto aos fins de semana andam bastante cheios por razões óbvias. (acho que é um dos que dá lucro...) Ou os regionais entre as principais cidades nas horas de ponta também andam com bastante gente.

                                                  Mas a verdade é que podiam andar, muito mas muito mais cheios, por exemplo os regionais ao fim de semana, sábados e domingos andam em muitas horas às moscas. Alguma família pensa sequer em deixar o carro em casa e ir dar uma volta de comboio nos dias de hoje? E falo de viagens curtas. Nas longas as pessoas procuram sempre mais algumas alternativas, principalmente se viajam sozinhas ou um casal.

                                                  Os percursos que vão ficando são os que têm gente, provavelmente por isso é que nós os vemos minimamente com gente, os outros acabam por fechar!
                                                  Então diz-me uma sugestão de passeio e vamos calcular os custos (€€€) associados para uma família.

                                                  Hoje em dia, mais do que nunca, o pessoal olha muito para a carteira.

                                                  Por outro lado, penso que a CP podia publicitar/sugerir/incitar de forma mais agressiva o uso do comboio.
                                                  Especialmente em passeio/turismo, como sugeriste.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                    Então diz-me uma sugestão de passeio e vamos calcular os custos (€€€) associados para uma família.

                                                    Hoje em dia, mais do que nunca, o pessoal olha muito para a carteira.

                                                    Por outro lado, penso que a CP podia publicitar/sugerir/incitar de forma mais agressiva o uso do comboio.
                                                    Especialmente em passeio/turismo, como sugeriste.
                                                    Concordo.

                                                    Aliás para familias de 3 a 8 pessoas o preço dos bilhetes de Alfa e Intercidades têm desconto de 50 %. Mesmo fora isto, existem muitos outros descontos, acordos com hoteis, rent a car, etc.

                                                    Depois há aqui que referir que se algumas linhas infelizmente um dia teriam mesmo de fechar, que é o caso de algumas linhas que seviam aldeias e vilas que hoje estão desertas, por outro é de referir que algumas se calhar fecharam porque a CP não adequou as condições da via, comboios e horários às necessidades da população.

                                                    E depois e como disseste e muito bem, a CP podia facilmente fazer uma campanha publicitária a fortalecer os seus transportes, já que nos dias de hoje grande parte das linhas e comboios, especialmente de longo curso, estão muit cómodos, renovados e seguros.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                                      Não fazia ideia que essa ligação havia terminado.

                                                      Quer dizer que não existe ligação de Lisboa para a Guarda?
                                                      Existe - Via Linha da Beira Alta.

                                                      Comentário


                                                        Sim andred, como disse a Joana, existe ligação entre Lisboa e Guarda.

                                                        Aliás aqui fica um mapa de intercidades em portugal :

                                                        Ficheiros anexados

                                                        Comentário


                                                          É só conversa.

                                                          Aqui vão umas (más) pics:



                                                          Comentário


                                                            Escape, arranja um diagrama desses mas para Regionais/InterRegionais.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                              Escape, arranja um diagrama desses mas para Regionais/InterRegionais.
                                                              Ora aqui fica meu caro

                                                              http://www.cp.pt/StaticFiles/Imagens...a_servicos.pdf

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X