Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reaproveitamento / reciclagem da água

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Poça, do que vejo por cá, bendita bomba que está metida no furo artesiano cá em casa...

    Mas a minha opinião é que de facto existem soluções de poupança, mas que se revelam algo dispendiosas, o que é uma pena. É complicado massificar esse tipo de produtos com preços assim tão elevados...

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
      Esse é o preço do sistema da Roca.

      Eu estava a perguntar quanto pode custar uma sanita+autoclismos+lavatório com algum estilo para comparar com o preço do sistema da Roca e tentar perceber até que ponto pode compensar.
      o meu irmao fez obras ás uns meses e no leroy uma sanita e autoclismo da ROCA que estava em exposição custava 1000euros. O preço era mesmo apenas para a sanita e autoclismo e não para o conjunto completo

      Comentário


        #93
        Caros colegas obrigado pelos conselhos, vou considerar.
        Quanto ao meu consumo, estive a verificar tudo, inclusive contador, e não há nada errado. O problema é mesmo o assalto a que estou sujeito todos os meses por parte da quadrilha municipal (perdão, quero dizer câmara)

        Fiz uma conta com mais detalhes, e a partir da altura em que atinjo os 20 metros cúbicos em 2 meses, começo a pagar a módica quantia de 4,40€ por metro cúbico + IVA, com todas as taxas incluídas. A adicionar a isto ainda há a componente fixa que só agora eu reparei, que é de 3,95€ + 4,00€ + 1,50 por mês, ou seja, mesmo que eu não consuma NADA pago 9,45€ + IVA de água por mês. Solução: mudar para outro concelho.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
          Gaia, e sei que por exemplo no Porto a água é bem mais barata.
          Se és de Gaia, a razão de pagares tanta àgua está no parque biológico (Água e Paque Biológico de Gaia, EM).

          Acho bem que as pessoas se mentalizem que o preço da água em Portugal difere bastante entre regiões, sendo que é mais barato sobretudo nas cidades com maior elevado poder de compra (Lisboa e Porto), e que o futuro com a privatização das Águas de Portugal será recebermos (todos) facturas de 70€/mês.

          Na minha zona, AMP também , empresa privada de fornecimento de água, pago quase cerca de 50€mês num T3.
          Acho o seu consumo de 65€/mês demasiado elevado, suspeitando de fuga de água.

          Em vez de meter uma garrafa de 1,5l no depósito das sanitas, aconselho a verificar se a água não corre na sanita minutos depois de encher o depósito (e substituir anilha vedante) , e, caso viva numa vivenda, aconselho a verificar a instalação de água, do contador ao interior da casa, verificar se não existe água a mais em determinado local proveniente de uma fuga pequena e se o contador roda quando ninguém utiliza nenhuma torneira.

          Comentário


            #95
            Eu quando falei de aproveitar as águas sujas para a sanita referia-me a construções novas, o tubo da banheira, do bidé e lavatório ligados à sanita e não à caixa de esgoto.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
              Eu quando falei de aproveitar as águas sujas para a sanita referia-me a construções novas, o tubo da banheira, do bidé e lavatório ligados à sanita e não à caixa de esgoto.
              Pois, mas a dificuldade reside directamente no desnível entre o nível de enchimento do tanque da sanita e o tubo de esgoto do lavatório.


              As águas do bidé, lavatório ou banheira, chamem-lhe de "águas brancas", ao esgoto da sanitas "águas negras" (para não metermos cinzentas ao barulho)

              Não é preciso gastar 2300 euros num sistema desses que aproveite água do lavatório para a sanita.?!?!?

              Numa reformulação de WC ou casa nova, é fácil colocar um filtro decantador à saída do esgoto do lavatório que encaminha as águas para o autoclismo.
              Mas nem sempre é linear.

              opção 1:
              Vê a seguinte situação, o lavatório terá de estar próximo da sanita, na maioria dos casos a sanita esta na parede oposta do lavatório;
              O tanque da sanita terá de estar mais baixo que o lavatório, é possível
              Normalmente lavas as mãos depois de ires à sanita, essa água pode ser logo usada para o tanque da sanita, enquanto o tanque está em enchimento. E é unicamente aqui que há aproveitamento.

              opção 2:
              na mesma linha da anterior, haverá um reservatório antes do tanque da sanita embutido na parede
              e sempre que o autoclismo baixa, a água entraria desse reservatório antes do da rede.
              Com crias essa prioridade, não sei?
              Em wc geminados, esse reservatório pode ser comum aos 2 wc. é preciso por lavatório, sanita do wc 1 e wc 2 , costas com costas.

              Alguma ideia de como se poderá dar prioridade total à agua do reservatório face à da rede?
              A única maneira que me ocorre, é que entre em simultâneo água da rede sob pressão (reduzir o caudal da válvula de entrada e demora mais a encher) e água do reservatório em escoamento livre, vai entrando enquanto entra a da rede.
              Assim há mistura de agua usada com limpa e já temos algum aproveitamento.
              Editado pela última vez por callinas; 13 November 2012, 09:19.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                Pois, mas a dificuldade reside directamente no desnível entre o nível de enchimento do tanque da sanita e o tubo de esgoto do lavatório.


                As águas do bidé, lavatório ou banheira, chamem-lhe de "águas brancas", ao esgoto da sanitas "águas negras" (para não metermos cinzentas ao barulho)

                Alguma ideia de como se poderá dar prioridade total à agua do reservatório face à da rede?
                A única maneira que me ocorre, é que entre em simultâneo água da rede sob pressão (reduzir o caudal da válvula de entrada e demora mais a encher) e água do reservatório em escoamento livre, vai entrando enquanto entra a da rede.
                Assim há mistura de agua usada com limpa e já temos algum aproveitamento.
                É uma questão de gestão de níveis, ou seja, só entra água da rede quando o sistema de reaproveitamento está abaixo de x nível.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X