Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tecnologia e ciência-O Tópico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts



    Japoneses criam engenhoca inspirada em desenho animado para fazer café da manhã

    Máquina criada por japoneses frita ovos, faz suco de laranja, torrada e ainda passa geleia e manteiga no pão

    Quem nunca sonhou com uma engenhoca para fazer o café da manhã? Imagine um dispositivo que desencadeia uma reação em cadeia, que frita ovos, faz suco de laranja, faz uma torrada e serve tudo isso com geleia, carne e queijo.

    Foi o que fizeram os dois designers japoneses Yuri Suzuki e Masa Kimura. A máquina foi revelada nesta terça-feira (27) pelo jornal inglês DailyMail.

    A engenhoca funciona assim: o preparo do café da manhã começa com o ovo, que cai da gaiola da galinha, desce por uma calha até um prato quente onde ele é quebrado e cozido. O ovo mexido cai então numa bandeja.

    Enquanto isso, a chaleira entra em ebulição e libera água em uma xícara depois que o café é jogado.

    Uma fatia de pão é então cortada ao passar por uma correia, antes de jogá-la na tostadeira. Quando ela salta, um sistema de contrapeso leva a fatia até um dispositivo no estilo de um rolo de tinta, que espalha manteiga e geleia no pão.

    O suco de laranja é carregado para a bandeja, e o café é servido.

    Yuri Suzuki, que estudou na famosa Faculdade Real de Arte de Londres, criou a engenhoca com ajuda do amigo artista Masa Kimura.
    A construção da engenhoc, que foi exibida na exposição Plataforma 21, em Amsterdam, começou no dia 16 de setembro e usou vários dispositivos bizarros, como relógios de alarme e toca-discos.

    O conceito de uma máquina de café automática já foi usado várias vezes no cinema – como no filme De volta para o futuro – e em diversos desenhos animados, como Tom e Jerry.
    Fonte: notícias r7

    Comentário


      Robô industrial faz autópsia de seres humanos sem tocar em nada

      "Virtópsias" combinam imagens em 3D da superfície de um corpo com tomografia computadorizada do interior dele
      Uma equipe de médicos especializados em criminalística da Universidade de Bern, na Suíça, está testando um robô industrial para a realização de autópsias (exame detalhado de um cadáver) mais precisas e menos estressantes para a família do paciente. Detalhe: sem tocar em nada.

      Os pesquisadores já são pioneiros em autópsias virtuais – também chamadas de “virtópsias” – que usam um sistema de imagens não-invasivas, dentro e fora do corpo, em vez da tradicional cirurgia, muito usada para determinar a causa de uma morte.

      Agora, eles estão usando um robô, apelidado "Virtibô" (tradução livre de Virtibot) para cuidar de algumas fases, tornando o processo mais confiável e padronizado, revelou a revista americana New Scientist nesta terça-feira (27).

      As virtópsias combinam imagens em 3D (três dimensões) da superfície de um corpo com tomografia computadorizada do interior dele. O resultado é uma imagem confiável, de alta resolução do cadáver. Este escaneamento duplo pode ser usado para determinar com precisão o que matou uma pessoa.

      O procedimento atual de uma virtópsia começa pelo escaneamento do corpo. Quando o cadáver é colocado na mesa o robô põe marcadores na pele que ajudam a calibrar o escaneamento da superfície e combiná-las com o escaneamento interno, que vem logo a seguir.

      O robô captura então um modelo 3D em cores do corpo em uma resolução de apenas 0,02 mm, usando câmeras estereoscópicas e um projetor que cria um padrão do corpo. Esse modelo pode ser girado e mostrado em uma tela de computador, revelando doenças, tatuagens e outras marcas de identificação em detalhes.

      Depois do escaneamento da superfície a mesa com o corpo desliza por um scanner de tomografia computadorizada, que tira fatias de raio-X em alta resolução de todo o corpo, permitindo ver danos ou doenças em órgãos ou ossos.

      Finalmente, depois de análises do modelo em 3D e dos escaneamentos interno e externo, uma agulha de biópsia pode ser usada para recolher amostras de dentro do corpo, caso dejam necessárias mais informações.

      Até agora o Virtibô já realizou virtópsias de 52 casos reais, incluindo 26 mortes na estrada, dez por impacto, seis facadas, cinco tiros e dois estrangulamentos. Em 19 deles, o escaneamento em 3D foi usado para fazer reconstituições virtuais tão precisas do ataque ou do acidente que foram usadas pela corte suíça.

      Mas os próprios médicos dizem que ainda são necessárias mais comparações das virtópisas com os procedimentos tradicionais.
      Fonte: a mesma, ou seja, a outra

      Comentário


        Cientista sul-coreano condenado a dois anos de prisão

        Permaneceu sereno ao ouvir a sentença: culpado de fraude, desvio de dinheiro e violação de princípios éticos. E saiu do tribunal aplaudido por cerca de uma centena de pessoas. Hwang Woo-suk, o cientista sul-coreano que em 2004 conseguiu convencer a revistaScience que tinha conseguido, pela primeira vez, clonar células estaminais humanas, quando tudo não passava de uma fraude, conheceu finalmente o veredicto. Vai cumprir dois anos de prisão.
        Notícia completa: PUBLICO.PT - Cientista sul-coreano condenado a dois anos de prisão


        Só falta saber quem é que vai cumprir a pena: se o cientista ou clone dele


        Comentário


          Máquina para massajar os "neurónios",
          Coreanos criam capacete que massageia cabeça
          Bolas fazem pressão na cabeça do usuário e ajudam a relaxar

          Ponha uma espécie de capacete e relaxe. Essa é a ideia do Headtime, um produto criado por uma empresa sul-coreana que usa bolas de silício e cerâmica para fazer uma massagem automática na cabeça do usuário para ajudá-lo a relaxar.

          O capacete tem 29 bolas de silício e 34 de cerâmica, que fazem pressão sobre a cabeça. A ideia é que a massagem seja feita enquanto a pessoa estuda, está estressada ou com dor de cabeça. No aparelho também há um aparelho de sim que emite ruídos de pássaros, riachos, chuvas e ondas.
          Um sistema de iluminação com LED (diodo emissor de luz) também ajuda no processo.
          Fonte: notícias.r7

          Comentário


            Um mundo em constante mudança:
            E-mail vai morrer em dez anos, diz estudo
            Jovens encaram correio eletrónico como ferramenta fora de moda
            Pesquisadores da Universidade de Kent, na Inglaterra, dizem que os serviços de e-mail só têm mais dez anos de vida, à medida que são substituídos por outras formas de comunicação online como os programas de mensagens instantâneas do tipo MSN ou as redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook.
            A pesquisa, financiada pela TalkTalk, uma empresa britânica de internet, indica que só 51% dos jovens e adolescentes britânicos ainda usam o e-mail regularmente.
            A impressão é que o correio eletrónico, encarado como algo ultrapassado e fora de moda, começa a ficar restrito às pessoas mais velhas. O estudo indicou que 98% das pessoas com mais de 65 anos de idade e 96% dos internautas com idades entre 45 e 64 anos ainda usam esse tipo de serviço.
            Mark Schmid, porta-voz da TalkTalk, diz que os jovens hoje preferem as tecnologias que permitem o contato com grupos inteiros de uma só vez, em vez de conversas com apenas uma pessoa.
            – O e-mail é o modo de comunicação dominante há cerca de 20 anos, mas isso não significa que vai ser sempre assim. Cada vez mais pessoas querem mandar mensagens rápidas e curtas que cheguem a várias pessoas de uma vez só.
            Fonte: notícias.r7

            Comentário


              Os Robôs estão aí... e ainda não mos apercebemos!
              Robô japonês usa jeans e dança hip hop
              Movimentos do brinquedo são inspirados em dançarinos profissionais
              O robô japonês Manoi Go! dança hip hop com uma desenvoltura muito parecida com a dos humanos. A máquina, que tem apenas 34 cm, teve os movimentos de cabeça e pés programados com base no trabalho de dançarinos profissionais. Por enquanto o robô é apenas um protótipo, mas deve chegar às lojas custando o equivalente a R$ 3.000.

              Vídeo: Robô japonês usa jeans e dança hip hop


              Robô faz movimentos difíceis até para humanos
              "NAO" tem 25 motores e custa R$ 15 mil
              Pesquisadores franceses criaram um robô com 25 motores e sensor que ajudam a fazer com precisão movimentos difíceis até para humanos.
              O “NAO” demorou cinco anos para ficar pronto e todo o projeto custou cerca de R$ 27 milhões e custa R$ 15 mil.
              A apresentação foi feita na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) de Bauru.
              A ideia é que o robô seja usado em atividades que facilitem o dia-a-dia das pessoas.

              Vídeo: Robô faz movimentos difíceis até para humanos


              Feira japonesa tem robôs que jogam ping-pong e medem o pulso
              Robôs que podem transportar pessoas com dificuldades de locomoção …

              Vídeo: Feira japonesa tem robôs que jogam ping-pong e medem o pulso

              Fonte: noticiasr7
              Ficheiros anexados

              Comentário


                YouTube - The Known Universe by AMNH

                O Universo conhecido.

                Comentário


                  Mais novidades:
                  Telas impressas levam filmes para a embalagem de produtos

                  Em vez de simples rótulos que, ainda que coloridos e criativos, são sempre estáticos, as embalagens poderão conter animações e até filmes.


                  Brevemente, as indústrias terão um recurso a mais para tentar convencer os consumidores a comprar seus produtos.
                  Em vez de simples rótulos que, ainda que coloridos e criativos, são sempre estáticos, as embalagens poderão conter animações e até filmes.
                  A possibilidade surgiu a partir dos desenvolvimentos da eletrónica orgânica, que está permitindo a fabricação de circuitos eletrônicos, principalmente telas, por processos similares ao da impressão.
                  Mais: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=telas-impressas-levam-filmes-embalagem-produtos&id=010110091204

                  Comentário


                    Uma notícia bastante interessante para ajudar na resolução de um problema de enorme gravidade para a humanidade.
                    Cogumelos usados no combate ao cancro
                    Um estudo do New York Medical College, publicado no British Journal of Urology, indica que o cogumelo Maitake, usado na cozinha chinesa, é eficaz no combate ao cancro.

                    A equipa de investigação afirma que a combinação de um extracto do Maitake e da proteína Interferon Alpha pode reduzir o crescimento das células do cancro da bexiga e da próstata até 75 por cento, através da activação de uma enzima que controla o crescimento das células cancerígenas.

                    Mais: http://www.cienciahoje.pt/portal/37604

                    Comentário


                      Eh, pá! Eu acho que não cheiro mal, tenho boa apresentação, não trato ninguém mal, mas desde que cheguei a este tópico o pessoal espaventou-se!
                      Ei, podem aparecer e dizer qualquer coisa que eu não mordo ninguém. Não me deixem é para aqui a falar sozinho, senão ainda me trazem aquela bela camisa... de forças.
                      Bem, adiante...
                      Nano-agricultura: efeitos gigantescos sobre o crescimento das plantas

                      João e o Pé de Tomate: Sementes e mudas de tomate agigantaram-se depois de serem tratadas com nanotubos de carbono


                      Controvérsia dos nanotubos de carbono

                      Os nanotubos de carbono vêm ocupando os dois lados de uma polêmica no mundo científico há vários anos: de um lado, eles são vistos como um dos materiais mais promissores já encontrados pela ciência, com utilizações possíveis que vão da eletrônica até materiais super-resistentes e ultra leves.
                      No outro lado da polêmica estão os eventuais efeitos que os nanotubos podem ter sobre a saúde humana. Sendo menores do que as células, alguns estudos apontam que eles possuem uma toxicidade potencial que supera largamente a do já quase totalmente banido amianto.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                        Eh, pá! Eu acho que não cheiro mal, tenho boa apresentação, não trato ninguém mal, mas desde que cheguei a este tópico o pessoal espaventou-se!
                        Ei, podem aparecer e dizer qualquer coisa que eu não mordo ninguém. Não me deixem é para aqui a falar sozinho, senão ainda me trazem aquela bela camisa... de forças.
                        Bem, adiante...


                        Por acaso tenho seguido o topico, e até já coloquei o Science Tech nos meus favoritos, mas como nunca tenho nada de interessante a colocar, tenho andado só na leitura mesmo...


                        Mas quanto a mim é um dos melhores tópicos daqui!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post


                          Por acaso tenho seguido o topico, e até já coloquei o Science Tech nos meus favoritos, mas como nunca tenho nada de interessante a colocar, tenho andado só na leitura mesmo...


                          Mas quanto a mim é um dos melhores tópicos daqui!
                          Uma alma do além?! Bem, só pode! Alguém meio desnítido… parece-se com a Amália de braços abertos. Agora a estas horas só me faltava uma alma penada a cantar-me o fado.
                          Deixa-me ir buscar os óculos para ver como é essa alm… Ah! És tu Baiones! Bons óculos te vejam!
                          Então, olha. Toma conta do lugar que chegou a minha hora de abandonar aqui o “place”.
                          Ficam aqui mais nano-coisas para te entreteres. Boa noite.
                          Pneus com nanotecnologia diminuem consumo de combustível

                          As nanopartículas, com cerca de 50 nanômetros de diâmetro, permitem uma conexão mais precisa entre os diversos elementos que entram na composição dos pneus, sobretudo a sílica e os silanos



                          Quando se fala em economia de combustível, é natural que o consumidor lembre-se do motor do carro - de fato, os carros de mil cilindradas tornaram-se famosos e ganharam grandes fatias de mercado justamente pelos motores menores e, por decorrência, mais econômicos.
                          Mas quase ninguém se lembra dos pneus. Só que o atrito dos pneus contra o asfalto é um dos elementos fundamentais na determinação da economia de um veículo, sendo responsável por até 20% do consumo de combustível do carro.
                          Triângulo mágico
                          E será que é possível tornar os pneus mais eficientes?
                          A indústria tem tentado e, embora propostas para a fabricação de pneus mais "verdes" incluam até o uso da celulose, o fato é que os engenheiros têm estado em uma sinuca pelo chamado "triângulo mágico da tecnologia dos pneus": a diminuição do atrito do pneu com o solo sempre se dá à custa de uma ou das duas outras arestas do triângulo, a aderência e a durabilidade.
                          Mas novas pesquisas parecem estar rompendo com a rigidez desse triângulo, que se baseia nas propriedades dos materiais usados na fabricação dos pneus.
                          Os primeiros testes indicam que os novos pneus podem garantir um ganho adicional de até 1 quilômetro por litro de combustível.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                            Uma alma do além?! Bem, só pode! Alguém meio desnítido… parece-se com a Amália de braços abertos. Agora a estas horas só me faltava uma alma penada a cantar-me o fado.
                            Deixa-me ir buscar os óculos para ver como é essa alm… Ah! És tu Baiones! Bons óculos te vejam!
                            Então, olha. Toma conta do lugar que chegou a minha hora de abandonar aqui o “place”.
                            Ficam aqui mais nano-coisas para te entreteres. Boa noite.


                            Eu também já me vou, que a maria já me está a puxar as orelhas...


                            Tudo o que é ciência e tecnologia para mim é mel!!!


                            Estou a trabalhar neste momento para também daqui a uns, muito poucos espero (sonho), anos, conseguir pertencer a esse rol de pessoas que conseguem inovar e fazer mexer as rodas da evolução...


                            Um objectivo talvez demasiado ambicioso, mas sem ambição não se chega a lado nenhum...

                            Comentário


                              Um comentário no video que tinha postado aqui:

                              "wish people would realize science is the real religion that actually backs up what they say"

                              Interessante

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                Excelente vídeo , Bizopt. Bem demonstrativo daquilo que somos: apenas um grão de poeira cósmica perdido algures no espaço.

                                Por isso é que eu já consigo ter um pouco da humildade de saber qual o meu lugar na natureza, qual a minha insignificância, pois já vejo mais além do que a minha vista alcança. As pessoas limitadas que só conseguem ver o seu quintal, julgam-se senhoras desse palmo de terra pensando ser uma grande coisa quando, de facto, não são nada. Temos apenas a importância relativa de sermos uma pequeníssima parte dentro de um todo imenso: o cosmos.
                                Talvez isso fosse o suficiente para tratarmos melhor este nosso quintal; talvez isso fosse o bastante para nos darmos melhor neste nosso quintalito.

                                -----------------------------

                                Bem Baiones, também tenho a minha Maria de vez em quando a lembrar-me que já estou aqui tempo a mais. Acho que é um fenómeno que nos toca quase a todos.

                                Não te esqueças que o sonho comanda a vida. Sabendo que o homem é do tamanho do seu sonho, e pelo que te conheço daqui (pessoa de enorme dimensão humana), vai em frente e nunca desistas que estou certo de que o irás realizar.
                                Editado pela última vez por BLADERUNNER; 11 February 2010, 07:18.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                  Um comentário no video que tinha postado aqui:

                                  "wish people would realize science is the real religion that actually backs up what they say"

                                  Interessante
                                  Eu não consigo concordar totalmente ( ou se concorda ou não se concorda ) com essa afirmação.


                                  A ciência não explica tudo, e ha coisas que a ciência explica, mas que vão de encontro ás leis criadas por ela própria...


                                  Ainda ha umas duas semanas atrás estava a ver um documentario num canal tematico, sobre o big-bang, em que diziam que para o big-bang ter acontecido mesmo, porque para já não passa de uma teoria, isso quer dizer que acontecerem ali coisas que vão de encontro ás leis da fisica...



                                  A ciência não pode ser vista como uma religião...

                                  A ciência não é mais que uma grande enciclopédia de conhecimento que vai ter sempre paginas em branco á espera de serem preenchidas com novas informações...



                                  É uma das coisas que adoro na ciência, nunca podemos dar nada como terminado, ha sempre maneira de ir mais além!!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                    Eu não consigo concordar totalmente ( ou se concorda ou não se concorda ) com essa afirmação.


                                    A ciência não explica tudo, e ha coisas que a ciência explica, mas que vão de encontro ás leis criadas por ela própria...


                                    Ainda ha umas duas semanas atrás estava a ver um documentario num canal tematico, sobre o big-bang, em que diziam que para o big-bang ter acontecido mesmo, porque para já não passa de uma teoria, isso quer dizer que acontecerem ali coisas que vão de encontro ás leis da fisica...



                                    A ciência não pode ser vista como uma religião...

                                    A ciência não é mais que uma grande enciclopédia de conhecimento que vai ter sempre paginas em branco á espera de serem preenchidas com novas informações...



                                    É uma das coisas que adoro na ciência, nunca podemos dar nada como terminado, ha sempre maneira de ir mais além!!
                                    Mas a ciência não explicar (totalmente) certas coisas, faz parte da evolução da ciência.. Nunca irás ver um (bom) cientista afirmar categoricamente algo. A incerteza faz parte da Ciência.

                                    No entanto podemos ter fé na Ciência. Acreditar que a Verdade virá de lá. E a minha verdade é que no meio de tanta probabilidade não há certezas, há tendências...

                                    Já agora Ciência não é sinónimo de conhecimento.. Ciência é uma forma de obter conhecimento. Ciência aplica um método para obter conhecimento. O conhecimento faz parte da cultura...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                      Mas a ciência não explicar (totalmente) certas coisas, faz parte da evolução da ciência.. Nunca irás ver um (bom) cientista afirmar categoricamente algo. A incerteza faz parte da Ciência.

                                      No entanto podemos ter fé na Ciência. Acreditar que a Verdade virá de lá. E a minha verdade é que no meio de tanta probabilidade não há certezas, há tendências...

                                      Já agora Ciência não é sinónimo de conhecimento.. Ciência é uma forma de obter conhecimento. Ciência aplica um método para obter conhecimento. O conhecimento faz parte da cultura...
                                      Sim, concordo contigo, expliquei-me mal.


                                      Aquilo que a ciência não explica hoje, irá conseguir explicar amanha.


                                      E sim, mais correctamente, a ciência não é conhecimento, é uma maneira de o obter.

                                      Comentário


                                        A teoria do «Big Bang» é válida até deixar de o ser, à imagem daquilo que sucedeu com tantas verdades que ao longo dos tempos a ciência foi desmontando. Verdades estas que mais tarde voltaram, elas próprias, a ser refutadas e substituídas por novas teorias científicas, num processo que se pensa ser interminável.
                                        Por isso, acredito que esta teoria da origem do universo poderá estar errada ou ter-se tratado simplesmente de uma explosão inicial de entre muitas outras simultâneas, as quais, do nosso pequeno quintal, ainda não conseguimos ver.

                                        A ciência não deixa de nos surpreender pela sua postura aberta ao conhecimento. E aquilo que mais a distingue da religião reside nessa pequena (mas grande) diferença de estar constantemente a questionar as verdades, incluindo o próprio tempo e espaço. O facto de ela não se isolar, tendo a grandeza de se questionar a ela própria, é aquilo que lhe permite evoluir na procura do conhecimento.
                                        A religião, por seu lado, baseia-se em verdades universais inquestionáveis. Em certezas estanques que não podem ser postas em causa. Uma filosofia totalmente oposta e castradora.

                                        E, por isso, esta é a verdadeira beleza da ciência: a de estar constantemente a abrir novos mundos ao mundo.

                                        Uma ciência que nos tem oferecido a capacidade de vermos mais além, não só no imenso cosmos, como também dentro do pequeno quintal que habitamos.

                                        Comentário


                                          Ora, aqui estão os primórdios de um invento que poderá ajudar muito boa gente (a começar por mim).
                                          Vancouver vai ter luzes controladas pela mente
                                          Uma empresa de tecnologia promete revolucionar a edição dos Jogos de Inverno, que acontecem em Vancouver, no Canadá, a partir da próxima sexta-feira (12). Visitantes poderão testar o InteraXon, que usa seus estímulos cerebrais para controlar a iluminação de três pontos turísticos do país.

                                          Conjuntos de poltronas estarão colocados próximo das cataratas do Niágara, da torre CN de Toronto e dos prédios do Parlamento, em Ottawa. Cada assento terá uma espécie de fone de ouvido com sensores para medir a atividade cerebral. A força do pensamento é transmitida para um computador que fica ao seu lado. Um programa processa as informações e gera o comando responsável por alterar a iluminação dos três locais.

                                          Para começar, os usuários são orientados a concentrar sua atenção nos detalhes de qualquer objeto próximo. Depois, a pessoa precisa respirar profundamente para relaxar e permitir que a experiência funcione.

                                          Trevor Coleman, diretor de operações da empresa que desenvolveu a tecnologia, disse que o recurso funciona de maneira fácil, exigindo apenas concentração.


                                          - Depois de um ou dois minutos ninguém mais precisa dos estímulos para operar o programa.

                                          A expectativa é que, durante os 16 dias de exposição do InteraXon, mais de 2.000 pessoas testem a novidade.


                                          Fonte: r7

                                          Comentário


                                            Aqui está a explicação porque nós (que aqui estamos) somos todos uns deprimidos que não nos entendemos. A imagem é oferta da casa
                                            «Viciados» em Internet mais propensos a depressão

                                            Pessoas que ocupam muito do seu tempo a navegar na Internet apresentam maiores riscos de sofrer de depressão, alerta um estudo realizado no Reino Unido por investigadores da Universidade de Leeds.

                                            Este primeiro estudo realizado em grande escala para avaliar esta questão numa população europeia foi publicado na edição de Fevereiro da revista Psychopathology e procurou analisar o fenómeno de utilizadores que têm desenvolvido um uso compulsivo da Internet, substituindo a interacção social no mundo real pelo virtual, através das redes sociais, chats e outros serviços semelhantes.

                                            Os investigadores constataram assim que este tipo de dependência pode ter impactos sérios na saúde mental. “A Internet ocupa hoje parte importante na vida moderna, mas os seus benefícios são acompanhados por um lado negro”, sublinhou Catriona Morrison, um dos autores do estudo.

                                            “Enquanto a maioria usa a rede mundial para se informar, pagar contas, fazer compras e trocar e-mails, há uma pequena parcela dos utilizadores que acha difícil controlar o tempo gasto on-line. Isso ao ponto em que tal hábito passa a interferir nas suas actividades diárias”, apontou a cientista.

                                            Os “viciados em Internet” passam, proporcionalmente em relação à maioria dos utilizadores, mais tempo em comunidades virtuais e em sites pornográficos e de jogos. Os investigadores verificaram que esse grupo tem incidência maior de depressão de moderada a grave.

                                            “A nossa investigação indica que o uso excessivo da Internet está associado à depressão, mas o que não sabemos é o que vem primeiro. As pessoas depressivas são atraídas pela Internet ou é o uso da rede que causa depressão?”, questionou Catriona.

                                            Foram examinadas 1319 pessoas com idades entre 16 e 61 anos. Do total, 1,2 por cento foi considerado como “viciado”. Apesar de ser uma pequena parte do total, segundo os investigadores, o número de internautas nessa categoria tem crescido. No estudo, os psicólogos observaram que esse grupo era formado principalmente por utilizadores mais jovens, com a idade média de 21 anos.

                                            “Está claro que, para uma pequena parte dos utilizadores, o uso excessivo da internet é um sinal de perigo para tendências depressivas. Precisamos considerar as diversas implicações dessa relação e estabelecer claramente os efeitos desse uso na saúde mental”, concluiu Catriona Morrison.
                                            Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39326&op=all#cont

                                            Comentário


                                              Pacientes em estado vegetativo comunicam com médicos

                                              Novo scanner cerebral permite modular pensamentos de doentes


                                              Técnica de Imagem por Ressonância Magnética funcional (Imagem: Coma Science Group)Uma colaboração entre duas equipas médicas, de Liège (França) e Cambridge (Reino Unido), permitiu descobrir que um paciente, considerado em estado vegetativo durante cinco anos, podia comunicar – com respostas de “sim” e “não”, unicamente por pensamento.

                                              Os investigadores do Coma Science Group, da Universidade de Liège, trabalharam em parceria com a unidade Medical Research Council’s Cognition and Brain Sciences da Universidade de Cambridge, para desenvolver um novo método que permite a pacientes incapazes de se mexerem ou falar, comunicarem com o mundo exterior por meio de novas tecnologias de scanner cerebral. Os resultados foram publicados esta semana no «New England Journal of Medicine».

                                              Steven Laureys, do CSGEm 2003, um homem de 29 anos sobreviveu a um grave acidente de viação e, após ter acordado de um coma, foi considerado durante cinco anos, estado vegetativo. Mas, graças à técnica de Imagem por Ressonância Magnética funcional (IRMf), a sua actividade cerebral foi gravada, quando respondia “sim” e “não” a perguntas simples, como “O nome do seu pai é Thomas?”, por exemplo.

                                              A técnica já tinha sido experimentada em pessoas saudáveis e permitiu descodificar respostas cerebrais com uma precisão de 100 por cento. Agora, foi testada pela primeira vez num paciente que não podia nem falar nem se mexer, de forma a exprimir o que sentia. O doente foi examinado pela equipa médica de Steven Laureys, do Coma Science Group, que confirmou que este era completamente incapaz de comunicar sem o scanner.

                                              “Ficamos completamente aterrados quando verificamos os resultados do scanner do paciente”, assinalou Owen, da Universidade de Cambridge. Segundo o investigador britânico, o paciente “foi capaz de responder correctamente a várias questões e simplesmente, modulando pensamentos – que, de seguida, foram descodificados pelo IRMf”.


                                              Sinais de consciência

                                              Actividade cerebral registada (Foto: CSG)Os resultados figuram nas conclusões do estudo realizado durante três anos pelas equipas franco-britânicas, em que 23 doentes cujo diagnóstico assegurava que se encontravam em estado vegetativo foram scannarizados. O novo método de IRMf permitiu detectar sinais de consciência em quatro deles (17 por cento). O mais surpreendente foi o facto de estes conseguirem responder positiva ou negativamente, mudando a actividade cerebral.

                                              A descoberta levanta questões importantes de ordem clínica: “Pacientes conscientes, não podiam mexer-se nem falar para transmitir o que sentiam, podiam agora ser interrogados sobre dores e facultar a possibilidade aos médicos de adaptarem tratamentos adequados”, declarou Audrey Vanhaudenhuyse, neuropsicóloga de Liège. Contudo, a investigadora sublinha que isso "não significa que todos os doentes em estado vegetativo estejam conscientes” e “este estudo apenas se refere a pacientes cujo scanner detectou evidências de consciência”.

                                              Steven Laureys insiste: "Este é apenas o início, porque a técnica pode permitir aos pacientes exprimir sentimentos, tomar decisões sobre quem cuida deles e melhorar a sua qualidade de vida”.
                                              Paciente em estado vegetativo comunica com médicos

                                              Comentário


                                                Qualquer dia as revistas «mexem»... a ver se também não mordem
                                                «Video in Paper» entra em Portugal amanhã

                                                Nova tecnologia permite integrar imagens em movimento na imprensa


                                                Vídeo: http://www.cienciahoje.pt/portal/39502

                                                Portugal vai ser, a partir de amanhã, uma das portas de entrada na Europa para uma nova tecnologia que promete mudar o conceito de imprensa, já que permite colocar imagens em movimento em jornais e livros. Designado como Video In Print (VIP), esta tecnologia é constituída por um ecrã de dois milímetros de espessura que pode ser incorporado no meio de uma folha de jornal ou revista ou numa brochura ou livro.

                                                Esse ecrã, recarregável através de UBS, permite ver um vídeo de até 120 minutos com imagens que acompanhem uma reportagem ou com anúncios publicitários ou apresentações de produtos.O VIP pode ser usado "para anúncios ou imprensa porque conjuga a tecnologia estática com a tecnologia da imagem", afirmou à Lusa Ana Santana Lopes, directora executiva da Pixel, empresa que vai lançar e comercializar o Video In Print em Portugal."Sabemos que a imagem tem sempre outro impacto", sublinhou, adiantando que a tecnologia foi bem recebida nos Estados Unidos.

                                                O VIP foi lançado em Setembro passado nos Estados Unidos com "uma grande campanha [conjunta] da CBS e da Pepsi na revista Entertainment Weekly na qual a estação televisiva apresentou vários 'trailers' das suas novas séries e a Pepsi transportou os seus anúncios de televisão para a revista", referiu Ana Santana Lopes, assegurando que "a reacção foi brutal".

                                                O Vídeo In Print pode ainda ser acompanhado por cheiros, texturas ou mesmo sabores. Comunicar cheiros em papel "não é propriamente uma inovação, mas o sabor acaba por ser", admite a responsável, explicando que a técnica "funciona através de umas tiras de papel, que vêm numas saquetas" e que, ao serem postas na boca, desfazem-se e permitem sentir o gosto do produto.

                                                Embora esta tecnologia aparentemente possa mudar o conceito de notícias e publicidade em imprensa, o preço pode ser um entrave. A responsável escusou-se a referir valores, mas admitiu tratar-se de uma técnica que "não é barata". Ainda assim, assegura Ana Santa Lopes, "já há interesse de várias empresas de áreas como a comunicação, o grande consumo e o sector automóvel".
                                                Ficheiros anexados

                                                Comentário



                                                  Comentário


                                                    Em http://forum.autohoje.com/1063197348-post417.html

                                                    Confirmada entrada de lince-ibérico em Portugal vindo de Huelva
                                                    03.02.2010
                                                    Helena Geraldes


                                                    Um lince-ibérico macho com cinco anos, seguido por telemetria, entrou em Portugal, na zona de Moura-Barrancos, vindo de Huelva na última semana de Janeiro e por cá ficou durante três dias. Esta é uma confirmação rara de que animais desta espécie ameaçada de extinção atravessam a fronteira.
                                                    Caribú está a ser seguido por telemetria pelas autoridades espanholas.

                                                    Mas há cerca de um mês, estas notaram que o sinal que recebiam estava cada vez mais fraco. Desde então têm tentado capturar o lince para trocar as baterias do sistema transmissor que transporta.

                                                    Sandra Moutinho, assessora do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), contou ontem ao PÚBLICO que as autoridades espanholas pediram autorização a Portugal para capturarem Caribú.

                                                    “Enquanto recebemos sinal de que o lince estava deste lado da fronteira, técnicos espanhóis e do ICNB estiveram no terreno à procura de vestígios do animal. Acabámos por encontrar pegadas”, confirmou.

                                                    Este lince, entretanto, já regressou a Espanha mas ainda não foi capturado, informou Sandra Moutinho.

                                                    “Acreditamos que os animais usam este corredor [entre Espanha e Portugal], entrando em território português”. Desta vez a novidade é que “conseguimos confirmá-lo”.

                                                    Caribú, original da Serra Morena, foi libertado na área protegida de Doñana, no Sul de Espanha, no final de 2008. Três meses depois já tinha viajado cerca de 200 quilómetros na província de Huelva. “Os seus movimentos proporcionaram muita e valiosa informação sobre os processos de dispersão deste felino, utilizada para a planificação das reintroduções” que o Governo espanhol tem realizado desde o final de 2009, segundo o site do projecto Life Lince da Junta da Andalucia. “A manutenção do seu colar localizador é vital para continuarmos a segui-lo”.

                                                    Estima-se que existam actualmente apenas cerca de 150 linces-ibéricos (Lynx pardinus); em meados do século XIX seriam cem mil espalhados por toda a Península Ibérica. Hoje a espécie vive em Portugal numa situação de "pré-extinção". O colapso das populações de coelhos, a sua principal presa, a caça indiscriminada e a perda de habitat explicam o cenário.

                                                    Morreu Garfio, o “patriarca” dos linces nascidos em cativeiro

                                                    Mas os esforços de conservação da espécie sofreram um revés com a morte, na tarde de 1 de Fevereiro, de Garfio, o primeiro macho adulto a ingressar no programa ibérico de criação em cativeiro.

                                                    O animal, com dez anos de idade, morreu de doença renal crónica “em fase muito avançada” no centro de La Olivilla, na Serra Morena, revela o site do Programa de Criação em Cativeiro.

                                                    Garfio foi o pai da primeira ninhada de linces nascidos em cativeiro, em Março de 2005: Brezo, Brezina e Brisa. Foi macho reprodutor nas épocas de criação de 2005 a 2008 e proporcionou ao programa de reprodução um total de onze crias.

                                                    “Fez-se tudo o que era possível por este animal, mas as suas funções vitais estavam já seriamente comprometidas”. “Este é um dos dias mais tristes para todos os membros da equipa do programa de Conservação Ex situ”, lê-se no comunicado.

                                                    Actualmente, 25 dos 72 animais deste programa têm Insuficiência Renal Crónica e especialistas renais espanhóis e internacionais estão a trabalhar para encontrar um tratamento com sucesso.
                                                    Em http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1421145

                                                    Comentário


                                                      Não sabia onde colocar isto.. Aqui não será o mais indicado, mas não me apeteceu estar a criar um tópico...

                                                      YouTube - UFO FINALLY!! 2010 100% UFO PROOF, Day time footage UFO Craft 2

                                                      Vejam e comentem..

                                                      Comentário


                                                        Vida eterna...
                                                        Pentágono financia projecto de desenvolvimento de organismos sintéticos imortais

                                                        «BioDesign» é apresentado no programa de financiamento para 2011 da DARPA


                                                        http://www.cienciahoje.pt/files/39/39485.jpg

                                                        A agência do Pentágono DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) vai investir seis milhões de dólares para a pesquisa na criação de organismos sintéticos com capacidade de viverem para sempre.

                                                        O DNA desses organismos será manipulado para os fazer imortais ou morrerem quando lhes for indicado. Este projecto para criar vida artificial será desenvolvido a partir deste ano e poderá ter propósitos militares.


                                                        O projecto, intitulado «BioDesign», foi apresentado no programa de financiamento para 2011 desta agência e já está a provocar polémica. Em alguns meios de comunicação já se fala da criação de “replicantes”, como no famoso filme de Ridley Scott, «Blade Runner», baseado livro de ficção científica escrito em 1968 por Philip K. Dick.

                                                        O que se pretende, pode ler-se no resumo do projecto é “eliminar a aleatoriedade do avanço evolutivo natural, principalmente através da engenharia genética e das tecnologias de biologia molecular, para se conseguir produzir um determinado efeito”.

                                                        No documento diz-se ainda que o objectivo é “desenvolver uma sólida compreensão dos mecanismos colectivos que contribuem para a morte da célula de modo a permitir a criação de uma nova geração de células regenerativas que podem ser programadas para viver indefinidamente”.

                                                        Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39484&op=all#cont

                                                        Comentário


                                                          Ora aqui está uma notícia que poderá interessar a muita gente. Quem não tem um familiar nesta situação ou conhece alguém que sofre da doença ou é próximo de quem padece desta enfermidade?

                                                          É algo que um dia, directa ou indirectamente, nos poderá tocar a qualquer um de nós.
                                                          Nova esperança no tratamento de Parkinson

                                                          Investigadores encontraram sinalizador da disfunção na estrutura das células




                                                          Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC) identificaram uma disfunção na estrutura das células que cria esperança no tratamento da doença de Parkinson.

                                                          Coordenada por Sandra Morais Cardoso, em colaboração com uma equipa da Universidade do Kansas (EUA), a investigação identificou a mitocôndria, um organelo intracelular que sintetiza a energia das células, como o sinalizador da disfunção no funcionamento celular que provoca a doença.

                                                          Continuar a ler...

                                                          Comentário


                                                            Quase se poderá dizer que o futuro é amanhã.
                                                            Novo material elástico será pele para robôs

                                                            Investigadores japoneses criam estrutura com nanotubos de carbono



                                                            Uma equipa de cientistas da Universidade de Tóquio criou um novo material elástico que poderá ter diversas aplicações, mas o seu primeiro destino será para ser transformado em pele para robôs. A inovação é, ao mesmo tempo, um excelente condutor de corrente eléctrica, segundo avançou a «Science».

                                                            Continuar a ler...

                                                            Comentário


                                                              As aplicações destes novos materiais irá permitir coisas inimagináveis. Os derivados do buckminsterfullereno , irão revolucionar tudo..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X