Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tecnologia e ciência-O Tópico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citação:Originalmente colocada por Tó Zé

    Deixo aqui esta inovação 100% Portuguesa!!!!![^][^][^][^]


    http://www.realcork.org/artigo.php?art=45


    Façam favor de ler!!!!!
    Mais informação em:

    http://www.ctcor.com/gca/index.php?id=67

    http://www.ctcor.com/gca/?id=45

    http://www.ctcor.com/gca/index.php?id=72



    Comentário


      citação:Batido o recorde de velocidade dos microchips

      Através de uma liga de silício e germânio, o Instituto de Tecnologia da Geórgia, EUA, alcançou um novo recorde no número de operações que um chip consegue realizar por segundo. O feito é noticiado hoje pela News Scientist, que revela que os chips criados pelo instituto norte-americano conseguem realizar 500 mil milhões de operações por segundo. O que significa que operam na frequência de 500GigaHertz.
      Segundo os investigadores do Instituto de Tecnologia Geórgia, só foi possível atingir o novo recorde através de uma liga que junta silício e germânio. Esta liga permitiu que os electrões fluíssem com maior rapidez que nos circuitos constituídos apenas por silício.

      Durante as experiências laboratoriais, foi utilizado hélio em estado líquido para a dissipação de calor. Foi através deste sistema de “arrefecimento” que foi alcançada a marca histórica dos 500Ghz.

      Ainda assim, os investigadores norte-americanos afirmam que o mesmo microchip consegue chegar aos 300Ghz quando em ambiente doméstico tradicional.
      http://exameinformatica.clix.pt/noti...ia/213446.html
      Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2007, 15:20.

      Comentário


        citação:China transmite música a partir da Lua

        rinta peças de música chinesa serão transmitidas para a Terra a partir do primeiro satélite lunar que a China pretende lançar para o Espaço já no próximo ano.

        Para já, o Governo do país mais populoso do mundo está ainda a auscultar os seus cidadãos no sentido de serem estes a seleccionar, a partir de um conjunto de 150 canções, que melodias deverão ser transmitidas. Os chineses poderão registar os seus votos a partir de um site na Internet criado especialmente para esse efeito.

        Este programa espacial, que se denomina “Chang’e” em honra da lenda de uma deusa chinesa que voou até à Lua, é o primeiro passo num plano mais ambicioso que passa por enviar ao satélite natural da Terra um vaivém tripulado por uma equipa humana até 2010.
        http://exameinformatica.clix.pt/noti...ia/213537.html
        Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2007, 15:21.

        Comentário


          citação:RTP lança canal de TV para telemóveis
          Está desde ontem a emitir o novo canal da RTP exclusivamente destinado a equipamentos móveis com funcionalidades 3G. Chama-se RTP Mobile e pode ser acedido através das três operadoras nacionais – Optimus, Vodafone e TMN.

          O RTP Mobile disponibilizará conteúdos próprios ou adaptados a este tipo de plataforma e o seu acesso implica uma subscrição mensal fixa de 7,50 euros ou, em alternativa, a adesão a um sistema pay-per-view, em que o utilizador só paga o que quiser ver, podendo aceder apenas a conteúdos específicos como, por exemplo, aos episódios das séries Gato Fedorento e Contra-Informação.

          Mais detalhes sobre o RTP Mobile estão disponíveis a partir daqui.

          http://exameinformatica.clix.pt/noti...os/213660.html

          Comentário


            citação:Mais de 99% dos computadores enviam spam

            Apenas 0,9% de 20 milhões de endereços avaliados revelam ser inofensivos no que toca ao envio de correio electrónico não solicitado. A estimativa é da Return Path e vem confirmar que o spam está longe de acabar.
            O estudo realizado pela companhia de Nova Iorque revela que o “lado bom” do tráfego de e-mail é ainda altamente minoritário. Além dos 0,9% de computadores inofensivos, a Return Path estima que apenas 2,5% dos endereços analisados apresentam alguns casos de envio de spam.

            Do outro lado da barricada, os números são bem maiores: 96,7% dos endereços analisados apresentam uma classificação negativa, a ponto de a Return Path acreditar que podem estar neste momento sob o controlo de empresários do spam, que controlam milhões de computadores de todo o mundo através da instalação de vírus que actuam sem o conhecimento dos proprietários das máquinas (botnets).

            Para a Return Path esta estimativa tem especial importância: a companhia norte-americana tem apostado numa forma inovadora de combate ao spam, que consiste na aplicação de “filtros de re****ção”.

            Estes filtros determinam quem é que pode ou não enviar e-mail para os clientes da Return Path, através do cadastro que os remetentes têm no que toca ao envio de spam.

            O cadastro dos remetentes é determinado de acordo com o volume de e-mail, número de queixas, entre outras variáveis.

            Segundo a Return Path, cerca de 75% das mensagens de correio electrónico que são enviadas hoje correspondem a spam.

            http://exameinformatica.clix.pt/noti...et/213648.html


            Comentário


              citação:Microsoft faz parceria para aproximar Windows do Linux

              A Microsoft anunciou esta semana que está a formar uma parceria com a XenSource, fornecedora de software Linux, que visa permitir que computadores executem a nova versão do sistema operativo Windows para servidores em máquinas que estão ao mesmo tempo a funcionar com Linux.
              No mais recente sinal de que está a deixar de lado a sua resistência ao sistema operativo livre, a Microsoft formou uma parceria com a XenSource para competir com a VMware, hoje a maior fornecedora do chamado software de “virtualização”.

              A VMware é uma subsidiária da EMC, e ajudou a inaugurar o mercado de computadores que podem ser usados com diferentes sistemas operativos simultaneamente. O software de virtualização opera a um nível mais básico do que os sistemas operativos como o Windows ou o Linux, e permite que programas fundamentalmente diferentes sejam executados por um mesmo chip. Isso torna possível que mais tarefas sejam executadas em cada computador, o que reduz o custo geral de hardware de uma empresa.

              A Microsoft e a XenSource anunciaram em comunicado conjunto que cooperarão no desenvolvimento de tecnologia que torne os seus respectivos programas de virtualização capazes de trabalhar lado a lado numa mesma máquina.

              Como resultado da colaboração, a próxima versão do Windows Server, que está a ser desenvolvida sob o nome de código “Longhorn”, vai oferecer aos clientes um sistema de virtualização que promete ajudá-los a operar Windows e Linux numa mesma máquina com uma relação custo/benefício bastante superior.

              A Microsoft anunciou que espera conduzir testes públicos do sistema de virtualização do Windows Server até ao final deste ano.

              http://exameinformatica.clix.pt/noti...re/213590.html


              Comentário


                citação:HP apresenta Memory Spot

                [img]uploaded/nthor/200685225335_284484.jpg[/img]

                Mede dois por quatro milímetros, armazena 512KB e será lançado em 2008. Chama-se Memory Spot e está ainda em fase de protótipo, mas a HP acredita que, em breve, poderá revolucionar o transporte e o armazenamento de dados.

                O Memory Spot permite a “carregar” e “descarregar” dados através de comunicações de rádio.
                O pequeno chip pode suportar texto, música, vídeo ou apenas códigos de barras e, dadas as dimensões, tem a vantagem de poder ser incorporado em qualquer objecto.

                Tendo em conta estas características, o Memory Spot pode substituir etiquetas RFID, que fornecem dados e preços de produtos em armazéns e supermercados, ou simplesmente acompanhar um álbum de fotografias com música, servir de certificado de legitimidade para medicamentos, ou complementar qualquer outro suporte de informação com conteúdos multimédia.

                Actualmente, o Memory Spot consegue armazenar até 512KB, mas a HP acredita que, em futuras versões, a capacidade de armazenamento deste pequeno chip pode aumentar.

                A leitura e/ou inserção de dados processa-se através de um dispositivo similar a uma caneta, que comunica com o chip a velocidades de 10Mbps.

                O pequeno Memory Spot dispensa bateria (é o dispositivo que lê e inscreve os dados no chip que fornece a energia) e pode ser fabricado como uma peça única que comporta antena, modem e o chip propriamente dito.

                Além de permitirem reduzir os custos de produção, as pequenas dimensões tornam este “armazenador” um dispositivo versátil, que pode ser acoplado a qualquer objecto, para efeitos informativos ou de certificação.

                http://exameinformatica.clix.pt/noti...re/213578.html


                Comentário


                  citação:Criado o primeiro chip de memória magnética



                  A Freescale, dos EUA, acaba de alcançar um feito que muitas companhias não conseguiram na última década – a produção de um microchip que, em vez da carga eléctrica, recorre a propriedades magnéticas para arquivar dados. O conceito dá pelo nome de Magnetoresistive Random-Access Memory (Mram).
                  Há já quem veja no novo Mram o principal invento tecnológico dos últimos 10 anos.

                  A Mram vai permitir o arquivo de dados através dos mesmos processos utilizados pelos discos rígidos. O que significa que mantém a memória da informação processada mesmo quando se desliga a corrente eléctrica.

                  Outras famílias de chips especializadas no arquivo de dados, como as memórias Flash, já permitem manter os dados arquivados depois de se desligar a electricidade que alimenta os diferentes dispositivos. No entanto, a Mram tem a vantagem de ser mais rápida a gravar e ler dados e apresentar maior nível de resistência à degradação da informação arquivada.

                  Actualmente, estão já em fabrico no Arizona, EUA, modelos de memória Mram de quatro megabits.

                  Os novos microchips podem revelar-se úteis tanto para computadores pessoais (para armazenar o sistema operativo e assim acelerar o início de cada sessão) como para pequenos dispositivos (MP3, telemóveis, entre outros).

                  http://exameinformatica.clix.pt/noti...re/213535.html


                  ..............................
                  Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2007, 15:22.

                  Comentário


                    citação:Memória DDR4 já em fabrico

                    A Samsung iniciou o fabrico de módulos de memória DDR4 para placas gráficas.
                    Segundo o fabricante sul-coreano os novos módulos, mais conhecidos por GDDR4 (G de Graphics), são 33% mais rápidos do que os módulos GDDR3, actualmente utilizados nas placas gráficas, ao mesmo tempo que consomem 45% menos energia.

                    Ainda não se sabe quando chegarão ao mercado as primeiras placas gráficas com memória DDR4, mas representantes da ATI e da Nvidia, que estiveram presentes na apresentação da Samsung, manifestaram o seu entusiasmo pela nova tecnologia.

                    http://exameinformatica.clix.pt/noti...re/213523.html


                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por Nthor
                      citação:...
                      [img]uploaded/nthor/200685225335_284484.jpg[/img]

                      ...
                      Um dispositivo destes dificilmente poderá ser portátil, pois dado o seu tamanho os riscos que acarretaria em perder-se seriam demasiado elevados! Em vez disso a solução deverá passar pela integração dessas memórias "on board", limitando a "vida" útil dos dispositivos que as integrarem!

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Nthor

                        citação:China transmite música a partir da Lua

                        rinta peças de música chinesa serão transmitidas para a Terra a partir do primeiro satélite lunar que a China pretende lançar para o Espaço já no próximo ano.

                        Para já, o Governo do país mais populoso do mundo está ainda a auscultar os seus cidadãos no sentido de serem estes a seleccionar, a partir de um conjunto de 150 canções, que melodias deverão ser transmitidas. Os chineses poderão registar os seus votos a partir de um site na Internet criado especialmente para esse efeito.

                        Este programa espacial, que se denomina “Chang’e” em honra da lenda de uma deusa chinesa que voou até à Lua, é o primeiro passo num plano mais ambicioso que passa por enviar ao satélite natural da Terra um vaivém tripulado por uma equipa humana até 2010.

                        http://exameinformatica.clix.pt/noticias/futurologia/213537.html
                        Enquanto o mundo ocidental brinca as guerras, um destes dias a lua passa a ser chinesa.



                        qualquer dia andam chineses a vender calhaus da lua [:0]
                        :D:D

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                          citação:Originalmente colocada por Nthor
                          citação:...


                          ...
                          Um dispositivo destes dificilmente poderá ser portátil, pois dado o seu tamanho os riscos que acarretaria em perder-se seriam demasiado elevados! Em vez disso a solução deverá passar pela integração dessas memórias "on board", limitando a "vida" útil dos dispositivos que as integrarem!
                          O objectivo não é só a portabilidade mas o reduzido tamanho e as varias aplicações de uma memoria que ocupa um espaço fisico tão reduzido, imagina o tamanho que um telemovel ou um pc podem ter, ou por haver mais espaço disponivel dentro de um aparelho, as funcionalidades a mais que ele pode ter, ou um pc com 24gb de memoria no espaço actualmente ocupado por duas placas de 1gb.

                          A substituição dos codigos de barras ou um cartão que substitua todos os actuais documentos e ainda tenha a capacidade de ser aumentado em cartão da universidade quando chegar a altura, cartão de biblioteca e chave de casa, tudo com o custo de um cartão.
                          Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2007, 15:23.

                          Comentário


                            citação:Encontrada cratera de meteorito gigante na Antártida

                            Uma cratera gigante foi descoberta na Antártica por via de medições gravitacionais a partir do espaço. Esta levou os geólogos a especular que o grande meteorito foi o que causou a maior extinção em massa na história da Terra e que causou a quebra de um antigo supercontinente, formando a Austrália.

                            Estas medições foram obtidas pelos satélites GRACE e mostram uma estrutura com 483 km de diâmetro que está agora escondida sobre 1.6 km de gelo.

                            Ralph von Frese, da Universidade Estatal do Ohio nos EUA, e colegas, dizem que a cratera Wilkes Land (nome da região em que se encontra) tem o dobro do tamanho da cratera Chicxulub na península de Yucatan no México, que marca o impacto que se pensa ter morto os dinossauros há 65 milhões de anos atrás.

                            Enquanto o meteorito que criou a cratera Chicxulub pensa-se que tenha tido 9.6 km de diâmetro, o meteorito da Antártica poderia ter tido até 48.3 km.

                            A determinação da idade da cratera é uma tarefa complicada, mas os cientistas já indicam alguns números. A cratera é cortada pela fenda que se abriu para formar o Oceano Índico, o que significa que tem mais de 100 milhões de anos.

                            E von Frese diz que as crateras de impacto mais antigas que o começo do período geológico Cambriano - há 543 milhões de anos atrás - já não têm anomalias gravitacionais. "São como feridas - grandes no começo mas ficam mais pequenas com o passar do tempo," diz, à medida que a crosta sofre erosão e encolhe para preencher a depressão.

                            Entre estas duas datas, há 250 milhões de anos, o fim do período Permiano marcou a maior extinção em massa conhecida da história do planeta Terra (95% da vida na Terra). Von Frese pensa que a descoberta da cratera gigante poderá ter sido criada na altura certa é sugestiva, mas admite não ter provas. Outros cientistas sugeriram que uma estrutura perto da costa Australiana pode ser uma cratera de impacto ligada à Extinção Permiana.

                            Von Frese gostaria de visitar a Antártica para levar a cabo estudos gravitacionais e magnéticos usando um avião de longo-alcance. Tal expedição também permitiria aos geólogos ver se os glaciares drenando as bacias ao longo da cratera terão corroído e levado amostras de rocha para a costa.

                            O cientista também pensa ser possível o impacto ter despoletado a quebra do supercontinente Gondwana, que formou a Austrália, África e Índia. E nota que uma série de erupções vulcânicas na Sibéria estão localizadas no lado oposto do globo a partir da cratera.

                            Mas aceita que esta ideia é controversa e que os geólogos estão longe de concordar: "É um fenómeno pouco estudado."

                            http://www.ualg.pt/ccviva/astronomia.../6_cratera.htm
                            Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2007, 15:23.

                            Comentário




                              http://dup.esrin.esa.int/ionia/wfa/index.asp

                              http://dup.esrin.esa.it/map/wms_docs...xt=general.xml


                              Um site interessante.
                              Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2007, 15:24.

                              Comentário


                                Light Travels Backward and Faster than Light

                                It sounds nuts, but a scientist says his team has made light go backward. And this is not a simple trick of mirrors.

                                Previous work has slowed light to a crawl. But in the new research, a pulse of light is given a negative speed and—as if just to make your head spin—the researcher says the experiment made light appear to exceed its theoretical speed limit.

                                If you totally confused, don't worry. This reporter doesn't get it either. Nor do a lot of really smart scientists.

                                http://www.livescience.com/technolog..._backward.html




                                Comentário


                                  citação:Multiple Gear Speed Reduction Unit



                                  Microelectromechanical systems or MEMS are micro versions of electrical gears, motors, switches, etc. that are used to significantly reduce the size of many of today's and future devices from all kinds of industries. Common uses include defense/munitions applications, computer hard drives, optics, and many others. The image above shows the top view of gear reduction unit. Click to enlarge.

                                  http://www.livescience.com/php/multi...imgid=53&gid=6


                                  Comentário


                                    citação:Nine Planets Become 12 with Controversial New Definition



                                    The tally of planets in our solar system would jump instantly to a dozen under a highly controversial new definition proposed by the International Astronomical Union (IAU).

                                    Eventually there would be hundreds as more round objects are found beyond Neptune.

                                    The proposal, which sources tell SPACE.com is gaining broad support, tries to plug a big gap in astronomy textbooks, which have never had a definition for the word "planet." It addresses discoveries of Pluto-sized worlds that have in recent years pitched astronomers into heated debates over terminology.

                                    * The asteroid Ceres, which is round, would be recast as a dwarf planet in the new scheme.

                                    * Pluto would remain a planet and its moon Charon would be reclassified as a planet. Both would be called "plutons," however, to distinguish them from the eight "classical" planets.

                                    * A far-out Pluto-sized object known as 2003 UB313 would also be called a pluton.

                                    That would make Caltech researcher Mike Brown, who found 2003 UB313, formally the discoverer of the 12th planet. But he thinks it's a lousy idea.

                                    http://www.space.com/scienceastronomy/060816_planet_definition.html


                                    Comentário


                                      E parece que finalmente se começa a sair da idade das trevas.

                                      citação:The New History of Black Holes: 'Co-evolution' Dramatically Alters Dark Reputation



                                      Black holes suffer a bad rap. Indicted by the press as gravity monsters, labeled highly secretive by astronomers, and long considered in theoretical circles as mere endpoints of cosmic evolution, these unseen objects are depicted as mysterious drains of destruction and death.

                                      So it may seem odd to reconsider them as indispensable forces of creation.

                                      Yet this is the bright new picture of black holes and their role in the evolution of the universe. Interviews with more than a half dozen experts presently involved in rewriting the slippery history of these elusive objects reveals black holes as galactic sculptors.

                                      In this revised view, which still contains some highly debated facts, fuzzy paragraphs and sketchy initial chapters, black holes are shown to be fundamental forces in the development and ultimate shapes of galaxies and the distribution of stars in them. The new history also shows that a black hole is almost surely a product of the galaxy in which it resides. Neither, it seems, does much without the other.

                                      The emerging theory has a nifty, Darwinist buzzword: co-evolution.

                                      As a thought exercise, co-evolution has been around for less than a decade, or as much as 30 years, depending on who you ask. Many theorists never took it seriously, and no one had much evidence to support it. Only in the past six years or so has it gained steam. And only during the past three years have observations provided rock-solid support and turned co-evolution into the mainstream idea among the cognoscenti in both black hole development and galaxy formation.

                                      "The emerging picture of co-evolving black holes and galaxies has turned our view of black holes on its head," says Meg Urry, an astronomer and professor of physics at Yale University. "Previously, black holes were seen as the endpoints of evolution, the final resting state of most or all of the matter in the universe. Now we believe black holes also play a critical role in the birth of galaxies."

                                      The idea is particularly pertinent to explaining how massive galaxies developed in the first billion years of the universe. And it is so new that just last week theorists got what may be the first direct evidence that galaxies actually did form around the earliest black holes.

                                      Podem ler o resto da noticia aqui
                                      Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2007, 15:24.

                                      Comentário



                                        Imagens de Marte do Rover Spirit


                                        Comentário


                                          Afinal o gelo sempre derrete em Marte.





                                          Fonte



                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                            Multas automáticas

                                            New Camera Mails Tickets to Noisy Cars
                                            New technology allows police to mail automated tickets to cars with loud stereos and noisy exhausts.

                                            Noise cameraTransportation officials are looking to expand the use of photo enforcement to cash in on motorists who blast their stereos or use modified, high-performance exhausts. At least one agency has expressed interest in a ticketing system developed by Acoustic Research Laboratories, a New South Wales company that developed acoustic detection equipment for the Australian Navy.

                                            The fully automated setup mails traffic citations to passing vehicles that exceed a predetermined noise threshold. It can detect loud subwoofers, a noisy exhaust, or even an inopportune honk of the
                                            horn.

                                            [img]uploaded/Excalibur/2006320162337_noisecamera.jpg[/img]

                                            A combination of sound level meters, cameras and computer processors identify these targets of opportunity. Separate microphone and video modules are pole-mounted in waterproof boxes that communicate with a laptop control unit using WiFi. The manufacturer claims that the system distinguishes predetermined trigger sounds from general background road noise. Once the system is configured, it will generate up to 10,000 tickets before the on-board hard drive is filled. A 10-second video and audio clip is stored for each incident.

                                            Similar red light camera and photo radar technology has generated billions of dollars worldwide. In Washington, DC alone, cameras billed drivers more than $171 million since 1999.



                                            http://www.thenewspaper.com/news/10/1019.asp



                                            Download Attachment: [img]images/icon_paperclip.gif[/img] noisecamera.jpg
                                            8.56 KB
                                            [^][^][^][^][^][^][^]


                                            Comentário


                                              Então e isto:
                                              Memory Stick Micro(M2) Specifications

                                              * Dimensions 15 × 12.5 × 1.2 mm
                                              * Volume 225 mm3
                                              * Connector Pin 11-pin
                                              *Maximum Capacity 32GB (Theoretical) *2
                                              * Max. Data Transfer Rate 160 Mbps (Theoretical) *3
                                              * Operating Voltage 1.7 - 1.95 V and 2.7 - 3.6 V
                                              * Interface Serial I/F and 4-bit parallel I/F
                                              * Operating Temperature -25#8764;+85°C
                                              * Copyright Protection Technology MagicGate

                                              http://www.dpreview.com/news/0509/05093001ms_micro.asp

                                              Comentário


                                                citação:

                                                Gene específico pode ter diferenciado cérebro de homens e chimpanzés

                                                Por David Biello

                                                As seqüências de DNA de humanos e chimpanzés são 98% idênticas. Entretanto, essa diferença de 2% representa pelo menos 15 milhões de mudanças ocorridas em nosso genoma desde a época de nosso ancestral comum - há aproximadamente seis milhões de anos. Agora, uma nova técnica computacional identificou 49 regiões que mudaram com particular rapidez entre humanos e chimpanzés, e pode ter revelado pelo menos um gene exclusivo dos seres humanos que foi crítico para o desenvolvimento de cérebros maiores e outras características humanas que resultaram em maior inteligência que a dos chimpanzés.

                                                Katherine Pollard, da Universidade da Califórnia em Davis, foi a primeira a usar computadores para buscar segmentos de DNA que exibam a maioria das mudanças entre os genomas de humanos e chimpanzés. Os computadores identificaram 49 dessas áreas, denominadas regiões humanas aceleradas (ou HAR, na sigla em inglês). Na mais radicalmente revolucionária, rotulada HAR1, ocorreu a transformação de 18 de seus 118 nucleótidos no curso dos últimos poucos milhões de anos; para se ter uma idéia, apenas dois haviam sofrido modificações nos 310 milhões de anos anteriores que separam as galinhas dos macacos. "Trata-se, realmente, de um caso extremo", afirma a pesquisadora.

                                                Observações mais detalhadas feitas por Sofie Salama, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, revelaram que a região é parcialmente superposta a dois genes vizinhos: HAR1F e HAR1R. Esses genes não codificam proteínas que desempenhem uma determinada função no organismo. Eles produzem uma molécula mensageira de RNA (mRNA) que orienta a produção de proteínas por outros genes.

                                                Experiências adicionais realizadas por uma equipe internacional de colaboradores revelaram que o gene HAR1F é fortemente expresso durante o desenvolvimento do neocórtex nos embriões humanos, processo que inicia na sétima semana. O mRNA é produzido pelos neurônios Cajal-Retzius, que pesquisas anteriores revelaram ser responsáveis por orientar a criação de camadas de neurônios no córtex humano. Essas células também produzem a proteína reelina, que ajuda a criar a arquitetura do cérebro humano. Em outros primatas, o gene correspondente desempenha um papel similar, segundo experiências com macacos comedores de caranguejos (Macaca fascicularis).

                                                Embora essa pesquisa não associe definitivamente essa região com diferenças cerebrais entre os seres humanos e nossos parentes mais próximos, seus resultados são fascinantes. "Nós não sabemos o que (essa região) faz, e não sabemos se ela interage com a reelina, mas a evidência é bastante sugestiva da importância desse gene no desenvolvimento do córtex cerebral, e isso é fascinante porque o córtex humano é três vezes maior do que o de nossos predecessores", destaca David Haussler, líder da equipe na Universidade da Califórnia em Santa Cruz. "Alguma coisa fez com que nossos cérebros evoluíssem de modo a ser muito maiores e ter mais funções do que os cérebros de outros mamíferos".

                                                E essa é apenas a primeira das 49 regiões de rápida evolução a serem estudadas. "Agora precisamos examinar as outras 48", diz Haussler. O estudo foi divulgado no site da Nature dia 16 de agosto.

                                                @ http://www2.uol.com.br/sciam/conteud...ticia_162.html





                                                ..............................
                                                Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2007, 15:25.

                                                Comentário


                                                  citação:Satélite captura criação de nova Crosta Continental

                                                  Um novo mar está se formando no deserto do nordeste da Etiópia.

                                                  Em milhões de anos, o afastamento das placas tectônicas árabe e núbia permitirá que o mar invada a região, formando uma extensão do Mar Vermelho. E graças à abundância de imagens de satélite, os cientistas têm conseguido pela primeira vez vislumbrar como as placas se separam. A crosta de rocha se move na superfície da Terra a até 12 cm por ano.

                                                  Tim Wright, da Universidade de Leeds, e sua equipe internacional de pesquisadores, coletaram observações em solo e do espaço da ampliação de uma fissura no deserto etíope Afar. Entre setembro e outubro do ano passado, uma extensão de rocha com 60 km de comprimento aumentou até 8 metros. Magma de vulcões adjacentes preencheu a parte inferior da fissura, criando uma nova crosta continental e um dique de aproximadamente 2,5 km³ - o dobro do material ejetado pela poderosa erupção do monte Saint Helens em 1980 - mais de 2 km abaixo da superfície.

                                                  "Muita cinza foi lançada no ar e surgiram rachaduras no solo com mais de 1 metro de largura", diz Cindy Ebinger, da Universidade de Londres, e membro da equipe. "A região de Afar constitui uma área de estudo valiosíssima de ruptura continental e formação de novas bacias oceânicas". Isso porque trata-se de uma das poucas fissuras ativas que não está no fundo do oceano. Esse espraiamento da crosta continental prosseguirá ao longo da fissura, estendendo-se do Líbano à Tanzânia, com o bordo oriental da África possivelmente seguindo Madagascar, mar afora. O artigo relatando a pesquisa aparece na Nature de 25 de julho.

                                                  @ http://www2.uol.com.br/sciam/conteud...ticia_158.html


                                                  ..............................
                                                  Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2007, 15:26.

                                                  Comentário


                                                    http://www.inovacaotecnologica.com.br - Vão aparecendo por aqui umas novidades interessantes.

                                                    Comentário


                                                      citação:Chip minúsculo converte pensamento de paraplégico em ações

                                                      Matthew Nagle perdeu o uso dos braços e pernas em 2001, após ter a espinha dorsal seccionada por uma ferimento a faca. Três anos mais tarde, aos 25 anos, um sensor implantado o fez recuperar a capacidade de converter pensamento em ações. Anteriormente, um sensor semelhante permitira que macacos movessem um cursor pela tela de um computador simplesmente por meio do pensamento. Nagle é o primeiro caso de eficácia comprovada desse dispositivo em humanos. Resultados preliminares de nove meses de testes são relatados na revista Nature desta semana.

                                                      O neurologista Leigh Hochberg, do Hospital Geral de Massachusetts, e seus colegas - entre eles John Donoghue, da Universidade Brown, co-inventor do sensor - alojaram o minúsculo dispositivo contendo 100 eletrodos, cada um mais fino que um fio de cabelo humano, sobre a superfície do córtex motor de Nagle, a parte do cérebro que controla os movimentos. O sensor registra os sinais elétricos de neurônios no entorno e os transmite por fios de ouro para uma base de titânio no crânio de Nagle. Cabos conectam essa base a um conjunto de computadores, processadores e monitores.

                                                      O equipamento mede o disparo dos neurônios - por vezes até 200 por segundo - e os converte em ações. Depois de Nagle rastrear um cursor movido por um técnico para calibrar os computadores, ele pôde usar um cursor neural no decorrer de 57 sessões subseqüentes para abrir mensagens de e-mail, desenhar círculos e jogar um videogame de pingue-pongue. O sistema também permitiu que ele abrisse e fechasse os dedos de uma prótese de mão, e que usasse um braço robótico para apanhar balas e depositá-las na mão de um técnico. Ele conseguiu também controlar a televisão, mesmo enquanto conversava com pessoas a seu redor.

                                                      "O que é realmente fascinante é que a atividade cortical de uma pessoa com dano na coluna vertebral - ao controlar um dispositivo externo simplesmente mediante a intenção de mover sua própria mão - é semelhante à vista durante estudos pré-clínicos em que macacos usavam efetivamente as mãos", diz Hochberg. "Tanto para o movimento real quanto para o planejado, os neurônios parecem reagir com padrões similares de disparo".

                                                      Muitos obstáculos persistem, incluindo um defeito inexplicável após cerca de seis meses de testes e a necessidade de um sistema menos volumoso, mas os pesquisadores estão confiantes na sua superação por tecnologias emergentes. Outro pesquisa divulgada na mesma edição da Nature mostra como o sistema poderia ser acelerado simplesmente mediante a antevisão do resultado final desejado. Extrapolando de resultados obtidos com macacos, o grupo de Krishna Shenoy, da Universidade Stanford, conseguiu velocidades de processamento de sinais neurais que permitiriam a digitação de 15 palavras por minuto, suficientemente rápido para uma comunicação eficaz. "Embora reste muito trabalho a ser feito", acrescenta Hochberg, "esperamos um dia poder dizer que temos uma tecnologia capaz de fazer as pessoas se movimentarem novamente". - David Biello

                                                      @ http://www2.uol.com.br/sciam/conteud...ticia_156.html

                                                      .....................
                                                      Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2007, 15:27.

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por Nuvolari

                                                        http://www.inovacaotecnologica.com.br - Vão aparecendo por aqui umas novidades interessantes.
                                                        [^] [^]

                                                        Muito útil.




                                                        Comentário


                                                          Nthor... Uma palavra... BRILHANTE!! Por este tópico e pela sua manutenção!

                                                          Abraço!

                                                          Comentário


                                                            Novos Monitores SED

                                                            citação:LCD, LED, HDTV, plasma, they don’t have anything compared to the latest and greatest display technology that should begin appearing next year. The next big thing is called Surface-conduction Electron-emitter Display, or SED for short. Basically it combines the terrific contrast, responsiveness and sharpness of conventional CRT monitors with the power efficiency, size, and thickness of LCDs or Plasmas. Like any new display technology, it will probably cost an arm and a leg.
                                                            http://us.gizmodo.com/gadgets/home-e...sed-149300.php



                                                            A qualidade de um CRT nas dimensoes de um LCD?
                                                            Perfeito!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X