Originalmente Colocado por Ilyushin
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Funcionário do Lidl quis ajudar cliente com 50 centimos e foi despedido
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postpor acaso gostava de não ser a mulher ou os filhos desse rapaz, se os tiver. numa altura destas um ato generoso transformar-se em subsídio de desemprego uns dias depois...
queria dizer por acaso não gostava de ser...
assim é que está correto, fica o reparo.
já agora, a esse lidl fui poucas vezes, ia muito era a braga. acho que vou deixar de ir lá a mozelos também. sendo assim e como já quase não vou a braga, acho que hoje ou amanhã vou só a um dos de guimarães.
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Originalmente Colocado por Ilyushin Ver PostO problema aqui não parece ser o valor em falta mas sim o incumprimento das regras por parte do funcionário. Eu sei que esta comparação pode parecer estúpida, mas roubar 1 euro é moralmente tão grave como roubar 500. Neste caso não foi roubar, mas eu percebo que para a administração de uma grande empresa, tudo o que seja mexer sem autorização com o dinheiro deles possa parecer uma falha gravíssima, digna de despedimento. E se calhar até é, para não abrir precedentes.
Ele não roubou nada...Editado pela última vez por Paulinhonanet; 20 November 2012, 10:03.
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Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver PostMas tão perto do Natal fica uma familia com rendimento a menos... Um aviso ou processo disciplinar seria preferivel.
Ele não roubou nada...
Depende. Imagina que vais trabalhar para um banco, e que na altura da contratação dizem-te claramente que não podes mexer com o dinheiro do caixa em hipótese alguma, que isto dá direito a despedimento e tu tens plena consciência disso e está tudo no contrato. Se tu mexes, já sabes ao que vais. Não sei se no LIDL é assim, mas se for, eu até compreendo a atitude da empresa. Geralmente, as grandes empresas estão onde estão porque são rigorosas e as regras são para cumprir..
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Originalmente Colocado por Ilyushin Ver PostDepende. Imagina que vais trabalhar para um banco, e que na altura da contratação dizem-te claramente que não podes mexer com o dinheiro do caixa em hipótese alguma, que isto dá direito a despedimento e tu tens plena consciência disso e está tudo no contrato. Se tu mexes, já sabes ao que vais. Não sei se no LIDL é assim, mas se for, eu até compreendo a atitude da empresa. Geralmente, as grandes empresas estão onde estão porque são rigorosas e as regras são para cumprir..
Ou seja, não somos rigidos nem robots para seguir tudo á risca como estes.
Podemos dar sempre o jeitinho e contornar quando for necessario...principalmente nestes casos, um pouco de flexibilidade seria bem-vinda.
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Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver PostMas não somos Alemães, nem Ingleses, somos Portugueses.
Ou seja, não somos rigidos nem robots para seguir tudo á risca como estes.
Podemos dar sempre o jeitinho e contornar quando for necessario...principalmente nestes casos, um pouco de flexibilidade seria bem-vinda.
O problema é que o LIDL é alemão. Queres um exemplo semelhante? O McDonalds também não é português, no entanto todos os McDonalds em Portugal seguem a mesma disciplina e regras rigorosas da empresa americana, e os responsáveis são treinados dessa forma. Não sei se ainda é assim que funciona, mas há uns anos atrás para abrires um mcDonalds tinhas de tirar um curso nos USA que durava mais de 1 ano.. O princípio do LIDL deve ser parecido.
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Vocês falam porque não foi convosco. Ponham-se no lugar do homem da caixa, em que uma cliente que para levar artigos de 1ª necessidade, provavelmente embalagens de Cerelac e fraldas para bebé, faltam 50 cêntimos. O que vocês fariam? Eu ajudaria claro, mesmo que o dinheiro não fosse meu, ainda era mais uma motivação para ajudar e se a cliente quisesse levar iogurtes bifidus activo, deixava também.
Prontos, revoltei-me!! Vou andando para a porta da assembleia!!! Quem se quiser juntar a mim que vá lá ter. Não se esqueçam de levar as pedras.
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Se ele, o funcionário, queria ajudar a pessoa que não conseguia pagar a totalidade das compras, tirava o dinheiro em falta (fosse 0,01€ ou 500€) da sua carteira; nunca, mas nunca, se deve fazer solidariedade com dinheiro alheio.
E se um dos meus funcionários tirasse dinheiro da caixa para dar a alguém, nesse mesmo dia era despedido.
... Eu só tinha é que explicar bem a história no facebook, antes que surgissem os paladinos dos "coitadinhos" e deturpassem o que tinha acontecido!
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Originalmente Colocado por Ladrilhador Ver Post
Vocês falam porque não foi convosco. Ponham-se no lugar do homem da caixa, em que uma cliente que para levar artigos de 1ª necessidade, provavelmente embalagens de Cerelac e fraldas para bebé, faltam 50 cêntimos. O que vocês fariam? Eu ajudaria claro, mesmo que o dinheiro não fosse meu, ainda era mais uma motivação para ajudar e se a cliente quisesse levar iogurtes bifidus activo, deixava também.
Prontos, revoltei-me!! Vou andando para a porta da assembleia!!! Quem se quiser juntar a mim que vá lá ter. Não se esqueçam de levar as pedras.
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Originalmente Colocado por To Ver PostSe ele, o funcionário, queria ajudar a pessoa que não conseguia pagar a totalidade das compras, tirava o dinheiro em falta (fosse 0,01€ ou 500€) da sua carteira; nunca, mas nunca, se deve fazer solidariedade com dinheiro alheio. E se um dos meus funcionários tirasse dinheiro da caixa para dar a alguém, nesse mesmo dia era despedido. ... Eu só tinha é que explicar bem a história no facebook, antes que surgissem os paladinos dos "coitadinhos" e deturpassem o que tinha acontecido!
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Originalmente Colocado por LIC Ver PostAcho que ainda ninguém referiu aqui, mas creio que só estão obrigados a prestar contas no fecho da caixa. Pelo menos o que ouço é que faltando x o caixa tem que repor do seu bolso a quantia em falta. Não era mais fácil assim?
Creio que os funcionários da caixa recebem o Abono de Falhas justamente para essas situações.
No entanto, parece-me que na descrição que o funcionário faz da situação ele diz que os 0,5€ foram repostos do seu bolso e que as contas da caixa estavam certas no fim.
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Originalmente Colocado por Cavin Ver PostCreio que os funcionários da caixa recebem o Abono de Falhas justamente para essas situações.
No entanto, parece-me que na descrição que o funcionário faz da situação ele diz que os 0,5€ foram repostos do seu bolso e que as contas da caixa estavam certas no fim.
Não sabia disso
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostMas eu, para ser sincero, nem sei o que dizer......talvez porque não haja muito para dizer....
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Originalmente Colocado por Ladrilhador Ver Post
Vocês falam porque não foi convosco. Ponham-se no lugar do homem da caixa, em que uma cliente que para levar artigos de 1ª necessidade, provavelmente embalagens de Cerelac e fraldas para bebé, faltam 50 cêntimos. O que vocês fariam? Eu ajudaria claro, mesmo que o dinheiro não fosse meu, ainda era mais uma motivação para ajudar e se a cliente quisesse levar iogurtes bifidus activo, deixava também.
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Originalmente Colocado por Cavin Ver PostCreio que os funcionários da caixa recebem o Abono de Falhas justamente para essas situações.
No entanto, parece-me que na descrição que o funcionário faz da situação ele diz que os 0,5€ foram repostos do seu bolso e que as contas da caixa estavam certas no fim.
Além disso, o que poderão ter ficado a pensar possíveis clientes que tivessem assistido à cena?
Que confiança a gerência terá naquele funcionário?
Quem garante que realmente ele iria repor o dinheiro?
Não sei quantos daqui já trabalharam em caixas, mas há regras a cumprir... neste caso, o mais acertado era ter chamado o responsável, ou se queria ser benfeitor, tinha-o sido fora do horário de serviço
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Originalmente Colocado por Ladrilhador Ver Post
Vocês falam porque não foi convosco. Ponham-se no lugar do homem da caixa, em que uma cliente que para levar artigos de 1ª necessidade, provavelmente embalagens de Cerelac e fraldas para bebé, faltam 50 cêntimos. O que vocês fariam? Eu ajudaria claro, mesmo que o dinheiro não fosse meu, ainda era mais uma motivação para ajudar e se a cliente quisesse levar iogurtes bifidus activo, deixava também.
Prontos, revoltei-me!! Vou andando para a porta da assembleia!!! Quem se quiser juntar a mim que vá lá ter. Não se esqueçam de levar as pedras.
Eu também poderia ajudar, mas nunca no cumprimento das minhas funções.
Poderia, após fecho do expediente, comprar algo para oferecer à senhora...
Certamente não era um caso de vida ou de morte
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Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver PostO Abono de Falhas é, tal como o nome indica, para falhas, e não para atos propositados
Eu estava a responder directamente a um user que estava a falar, no geral, da reposição dos valores em falta na conferência de caixa. Não me estava a referir directamente a este caso
Obviamente que o Abono de Falhas serve para, como o nome indica, precaver situações de falha e não para utilizar como plafond para descontos a clientes.
De resto concordo com o teu post.
Volto a referir que o que diz o funcionário é que repôs os 0,5€ em falta imediatamente e, que no fim, as contas da caixa estavam certas.
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Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver PostQuantas vezes ao dia, operadores de caixa deste país lidam com situações dessas?
Eu também poderia ajudar, mas nunca no cumprimento das minhas funções.
Poderia, após fecho do expediente, comprar algo para oferecer à senhora...
Certamente não era um caso de vida ou de morte
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Originalmente Colocado por luissousa6 Ver PostPosso partir do principio então que nunca esteve mais de 24 horas sem comer, ou tendo apenas petiscado qualquer coisita...é por essas e por outras que sou defensor do serviço militar obrigatório, sempre ensinava umas coisitas a certas pessoas!
Qual é a relação entre o serviço militar obrigatório e saber o que é passar 24h sem comer?!
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