Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento de Casa - Emissores Termicos???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
    Eu não acho face ao consumo de uma bomba de calor.
    Uma bomba de calor para aquecimento central consome sensivelmente 2KW/hora +/-0.30€/horas
    As pellets fica a +/- 0.23€//hora

    Acho que vale bem a pena carrega-las e fazer uma pequena limpeza por semana.

    Claro que a bomba de calor é mais pratica.
    COmparar bombas de calor com caldeiras não é grande comparação ainda assim.

    Sobre o consumo da caldeira, as pellets tem tipicamente um pci de 15-16 kj/kg ou seja se tu queres alimentar uma caldeira de 7,5 kw vais gastar numa hora 27 kj e isto para um rendimento de 100%.

    E com uma caldeira de 7,5 kw aqueces uma sala não uma casa.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
      Eu não acho face ao consumo de uma bomba de calor.
      Uma bomba de calor para aquecimento central consome sensivelmente 2KW/hora +/-0.30€/horas
      As pellets fica a +/- 0.23€//hora

      Acho que vale bem a pena carrega-las e fazer uma pequena limpeza por semana.

      Claro que a bomba de calor é mais pratica.
      Quando dizes que uma bomba de calor consome 2 KWh ao longo do dia é preciso ver que esse valor tem como presuposto que o aparelho está sempre em funcionamento na potência máxima, algo que na realidade não acontece numa situação normal. 2 kw consumidos numa eficiente bomba de calor equivalem a 8 ou mais kw de calor libertados no espaço a climatizar, ou cerca de mais de 27000 btu. Não me parece que nenhuma caldeira a paletes tenha está eficiência em termos de custo/benefício. (30 cêntimos para mais de 27000 btu )
      Editado pela última vez por Jacare; 06 December 2012, 14:10.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
        Quando dizes que uma bomba de calor produz 2 KWh ao longo do dia é preciso ver que esse valor tem como presuposto que o aparelho está sempre em funcionamento na potência máxima, algo que na realidade não acontece numa situação normal. 2 kw consumidos numa eficiente bomba de calor equivalem a 8 ou mais kw de calor produzido, ou cerca de mais de 27000 btu. Não me parece que nenhuma caldeira a paletes tenha está eficiência em termos de custo/benefício. (30 cêntimos para mais de 27000 btu )
        Com certeza, mas o mesmo se aplica a caldeira de pellets.

        Comentário


          #34
          Alguem sabe onde comprar lenha em lisboa? O melhor que arranjei foi 120/T e é para sobro.
          Editado pela última vez por tiago19; 06 December 2012, 11:13.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
            Com certeza, mas o mesmo se aplica a caldeira de pellets.
            Tux, uma caldeira que consuma 1 Kg/ hora de pellets não produz 8 Kw de calor! Produz cerca de metade disso... ~4 kw. Na melhor das hipóteses 5 kw (se cada Kg de pellets tiver mais de 17000 kJ e a caldeira tiver um rendimento de 100% - o que não tem!)

            Já uma bomba eficiente de calor que consuma 2 KWh de electricidade "produz" com relativa facilidade cerca de 9 KWh de calor.

            Onde eu quero chegar é que para a mesma quantidade de calor libertado, a Bomba de calor é mais eficiente em termos económicos que as pellets (e cujo o preço por Kg tem vindo a subir...)... isto sem ter os custos das tarifas bi-horárias em consideração.
            Editado pela última vez por Jacare; 06 December 2012, 14:11.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por tiago19 Ver Post
              Alguem sabe onde comprar lenha em lisboa? O melhor que arranjei foi 120/T e é para sobro.
              O Sobro é bom, mas a esse preço esta caríssimo, procura na periferia. fala com "gente do campo" que de certeza que arranjas mais barato e levam a casa.

              tens o eucalipto, que não é tão bom como o sobro mas aquece muito bem. vai sempre ao grosso e seco. Não te deixes enganar com palitos.

              Comentário


                #37
                O que é uma «bomba de calor»?
                Alguém explica......para «loiras»
                Obrigado

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                  O que é uma «bomba de calor»?
                  Alguém explica......para «loiras»
                  Obrigado
                  Neste caso do aquecimento ambiente significa "ar condicionado".

                  Uma bomba de calor é um tipo de máquina assente nos princípios da termodinâmica e física de fluídos. Outro exemplo comum de bomba de calor é o frigorífico. Tira calor de dentro do frigorífico e põe esse calor cá fora (daí ficar fresco lá dentro).

                  Uma bomba de calor não "produz calor" nem "frio", simplesmente desloca o calor de um sítio para o outro.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                    O que é uma «bomba de calor»?
                    Alguém explica......para «loiras»
                    Obrigado
                    O funcionamento é o de um frigorífico... serve para bombear calor de um sitio para o outro. As bombas de calor não produzem calor como uma bomba de agua não produz água, a energia que gasta é para realizar essa operação de bombeamento.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                      Isso é completamente falso.

                      Um emissor térmico de 1000 W desses mais caros que falas aquece exactamente a mesma coisa que um radiador a óleo de 1000 W!

                      Se queres eficiência a aquecer uma divisão então esquece estes aquecedores eléctricos (para cada Watt consumido de electricidade é produzido o mesmo Watt em calor) e consomem todos exactamente a mesma coisa!
                      A excepção são as bombas de calor usadas por exemplo em AC.

                      Jacare,

                      Obrigado pelo seu comentário. Sendo um apartamento arrendado não vou instalar AC por mais que, provavelmente era o que faria. Mais provavel era estudar opções de energia renovável se o apartamento fosse meu.

                      Assim sendo, não percebo o porquê de indicarem os emissores como uma boa hipótese (Nas lojas é claro... sim querem vender... just saying). Há quem diga que depois de desligados continuam a emanar calor por mais tempo que por exemplo um radiador a óleo...

                      Termoventilador, já tenho. 2000W ligado em média 3horas/dia x 7dias por semana, forma mais 20€ na factura... e depois de desligado a temperatura começa a descer rapidamente do que por exemplo quando se tem um radiador a oleo (sei do que falo aqui )

                      Então questão final: não há ninguém que esteja satisfeito com emissores termicos correcto? (ou então estão satisfeitos e não vêm ao forum porque estão com a casa quente lool)
                      A solução mais próxima seriam os aquecedores a óleo (só porque o investimento ser menor)?! Ou entre os dois venha o diabo e escolha? É só para ver o que fazer.

                      Só uma nota de rodapé: Sei que a conta da luz vai aumentar, não tenho outra hipótese, mas desde que não chegue aos 70€ por mês... por mim... não vejo muito mais soluções para o problema...


                      Cumpz

                      Comentário


                        #41
                        Obrigado
                        Deve ser um sistema que vi num vizinho em que, no exterior tem uma espécie de «irradiadores» negros que nos dias frios até «ganham» gelo.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por JEstevao Ver Post
                          Então questão final: não há ninguém que esteja satisfeito com emissores termicos correcto? (ou então estão satisfeitos e não vêm ao forum porque estão com a casa quente lool)
                          A solução mais próxima seriam os aquecedores a óleo (só porque o investimento ser menor)?! Ou entre os dois venha o diabo e escolha? É só para ver o que fazer.
                          Há.


                          Tenho um velho amigo que investiu mais de 5000 € em emissores térmicos secos espalhados pela sua moradia de 3 pisos.... Eles estão constantemente ligados e regulados a 21º C.

                          A casa está sempre quente nos dias mais frios com uma factura de electricidade mensal, nesses meses mais frios a ser superior a 500 €. Obviamente já teve que pedir o aumento de potência contractada à EDP várias vezes. Nesses meses até se queixa de não perceber o motivo de ter uma conta tão alta já que "lhe venderam" a ideia que tais emissores eram mais económicos a libertar calor...

                          Mas posso dizer que está satisfeito. Entretanto já lhe expliquei que em vez de 5000 € teria gasto bem menos de 1000 € com radiadores a óleo que fariam exactamente a mesma coisa com consumos exactamente iguais... mas pronto, os tais emissores "eco-treta" têm de facto um design bem mais atraente que os aquecedores a óleo... e para quem tem muito dinheiro sem saber onde gastar, poderá ser um motivo de satisfação. (se tivesse comprado convectores provavelmente a factura ficaria em menos de 200 € para terem no final exactamente o mesmo efeito)

                          Resumindo, se é para "safar" e a ideia é comprar um aquecedor/emissor de calor, então mais vale comprar um aquecedor a óleo, ou até mesmo um convector. (um de 2000 W custa cerca de 15 €)

                          Podes ir à leroy Merlin e trazer um para experimentar. Se vires que não estás satisfeito trocas por um a óleo ou outro qualquer. (estes convectores podem demorar um pouco mais tempo a espalhar o calor já que quase todo o calor vai na mesma direcção e concentrado para cima... há uns que têm uma ventoinha para ajudar ao início a espalhar o calor no local.)

                          Comentário


                            #43
                            Vamos lá reanimar este topic.

                            Qual preferem, convertores ou aquecedores a óleo?

                            Comentário


                              #44
                              Se bem percebo da poda o convector é mais para espaços amplos tipo oficinas, garagens e afins.

                              Dentro dos aquecedores, a uns tempos tive uma questão semelhante e recomendaram-me um destes:

                              AQUECEDOR A ÓLEO DELONGHI - TRD41025 - 2500W - DELONGHI

                              Além da eficiência energética supostamente tem uma característica qualquer que o torna mais poupado. Isto foi pelo menos o que me venderam, eu ainda não comprei o aparelho mas fiquei para o convencido.

                              Comentário


                                #45
                                E será que estes paineis radiantes aprovam ( ver página 10 do ficheiro):

                                http://www.ventilnorte.com/haverland...erland_web.pdf

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                  Vamos lá reanimar este topic.

                                  Qual preferem, convertores ou aquecedores a óleo?

                                  Eu prefiro conventor.

                                  Comentário


                                    #47
                                    comprei um desses delonghi mas o de 2000w para aqueles dias mais frios. quando estiver frio vejo o que comprei...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Por aqui acabadinha de instalar uma caldeira a pellets. Maravilha...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por JEstevao Ver Post
                                        Jacare,

                                        Obrigado pelo seu comentário. Sendo um apartamento arrendado não vou instalar AC por mais que, provavelmente era o que faria. Mais provavel era estudar opções de energia renovável se o apartamento fosse meu.

                                        Assim sendo, não percebo o porquê de indicarem os emissores como uma boa hipótese (Nas lojas é claro... sim querem vender... just saying). Há quem diga que depois de desligados continuam a emanar calor por mais tempo que por exemplo um radiador a óleo...

                                        Termoventilador, já tenho. 2000W ligado em média 3horas/dia x 7dias por semana, forma mais 20€ na factura... e depois de desligado a temperatura começa a descer rapidamente do que por exemplo quando se tem um radiador a oleo (sei do que falo aqui )

                                        Então questão final: não há ninguém que esteja satisfeito com emissores termicos correcto? (ou então estão satisfeitos e não vêm ao forum porque estão com a casa quente lool)
                                        A solução mais próxima seriam os aquecedores a óleo (só porque o investimento ser menor)?! Ou entre os dois venha o diabo e escolha? É só para ver o que fazer.

                                        Só uma nota de rodapé: Sei que a conta da luz vai aumentar, não tenho outra hipótese, mas desde que não chegue aos 70€ por mês... por mim... não vejo muito mais soluções para o problema...


                                        Cumpz
                                        Já usei disso e sim, estive satisfeito. Só funcionam se forem colocados numa divisão pequena, tipo quarto. Se puseres numa sala, esquece.
                                        Aquilo gasta alguma energia e tem de estar ligado umas 10h/dia para funcionar de forma efectiva

                                        Basicamente um emissor de 2000W custa uns 200€ e gasta-te 2000W de energia elétrica
                                        Um ar condicionado portátil de 2000W custa uns 250€ e gasta-te 800W de energia elétrica

                                        Se o objectivo é gasta pouco dinheiro, compra o ar condicionado portátil.

                                        Se queres uma coisa a sério, tens piso radiante, aquecimento central, ar condicionado de parede, recuperadores de calor/salamandras a pellets, etc.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                          Se bem percebo da poda o convector é mais para espaços amplos tipo oficinas, garagens e afins.

                                          Dentro dos aquecedores, a uns tempos tive uma questão semelhante e recomendaram-me um destes:

                                          AQUECEDOR A ÓLEO DELONGHI - TRD41025 - 2500W - DELONGHI

                                          Além da eficiência energética supostamente tem uma característica qualquer que o torna mais poupado. Isto foi pelo menos o que me venderam, eu ainda não comprei o aparelho mas fiquei para o convencido.

                                          O consumo energético de um aparelho de aquecimento é dado por P/COP, em que P é a potência em Watts e COP a eficiência energética ou rendimento do dito-cujo.
                                          A maioria dos aparelhos tem um COP de 1 (alguns têm COP de 0.8, isto é, gastam mais energia do que produzem). Um bom ar condicionado tem um COP de 3 e uma bomba de calor para piso radiante consegue um COP de 4. Quanto maior o COP menos energia gasta.

                                          Quando comprarem aparelhos de aquecimento vejam sempre o COP (EER refere-se à eficiência de arrefecimento no verão e COP de aquecimento no inverno).

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X